Ver Versão Completa : Engraxar Munhão com Freio a Disco
Olá Pessoall ! Blz ?
Nesse final de semana baixou o cabôclo ferramenteiro e resolvi engraxar o munhão do CJ.
Como meu carro está com freio a disco, o bujão de entrada da graxa no munhão é atrapalhada pelo suporte da pinça de freio.
Comecei a desmontar a pinça, tirei o disco e quando fui desmontar o suporte da pinça, aquela 1/2 duzia de parafuso tudo com a cabeça enferrujada desencanei de continuar. Como vou precisar do carro nos próximos finais de semana não arrisquei.
Estive pensando em fazer um furo na carcaça do munhão, fazer rosca e adaptar um bico para engraxar.
Alguém aqui já fez/pensou nisso ou tem outra solução (que não seja desmontar aqueles malditos parafusos) ? Qual seria o melhor lugar para furar (ou nem furar) no munhão ?
Obrigado.
[]´s.
KGE
dptucunduva
29/03/2004, 12:00
Estive pensando em fazer um furo na carcaça do munhão, fazer rosca e adaptar um bico para engraxar.
Bingo!
Vc leu o manual quando instalou o kit de freio a disco? :D RTFM!!!!!! :D
Se vc comprou assim, me desculpe a brincadeira... :P :D
O kit da SBD vem com dois bicos graxeiros e dois tampões pra vc inutilizar os originais. Basta vc fazer um furo, fazer rosca e colocar os bicos graxeiros que acompanham o kit.
Bingo!
Vc leu o manual quando instalou o kit de freio a disco? :D RTFM!!!!!! :D
Se vc comprou assim, me desculpe a brincadeira... :P :D
Puta sacanagem ! :cry:
Eu já comprei assim !!!! hehehe :D :D :D
O kit da SBD vem com dois bicos graxeiros e dois tampões pra vc inutilizar os originais. Basta vc fazer um furo, fazer rosca e colocar os bicos graxeiros que acompanham o kit.
No local original tem as tampas "made in tigre-tubos e conexões".
A graxeira é para ser rosqueada nos tampões ou direto na carcaça ?
Consegue me enviar uma foto (isso se vc tiver) de como o bico está instalado ?
Obrigado.
[]´s.
LuizCabral
26/04/2004, 18:50
cara, fiz isso semana passada no jeep do meu pai. Vc compra 2 graxeiros, dedois manda o torneiro abrir as roscas. Eh meio dificil de explicar mas num tem uma tampinha em cima do munhão, vc manda abrir as roscas logo abaixo dela. O ideal seria eu te mostrar as fotos mas eh um serviço muito simples, o cara fez em 10 min.
Mauro Darezzo
26/04/2004, 21:03
Olhe aonde fica a graxeira. É esta peça prateada pouco a frente do pino mestre.
Mauro.
Beleza !
Agora tá fácil....
BROCA NELE !
Final de semana tá garantido o serviço de usinagem do munhão ! hehehe
Obrigado pessoal.
[]´s.
KGE
Mauro B.
27/04/2004, 12:18
BROCA NELE !
Final de semana tá garantido o serviço de usinagem do munhão ! hehehe
Eaee KGE !!! :D
Eu fiz isso no meu cj5 tbm! Se vc tiver um "macho" (ops!) pra fazer a rosca (uuoopppaaa!!!) dá pra fazer em casa mesmo! :wink: Essa graxeira aí eu acho uma coisa muito prática.... Já foi falado um pouco a respeito disso aqui no forum. Vá até "Ajuda aos Iniciantes" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1357&start=0) !
[]'s
Mauro Darezzo
27/04/2004, 21:21
Nos kits de discos do Super Break Disc acompanham as graxeiras com roscas "soberbas", ou seja, auto-atarrachante. Não é necessário fazer rosca antes. Será que nos revendedores eles vendem elas separado?
Entra em contato com o fabricante e com as lojas.
Mauro
Paulo Eduardo
27/04/2004, 23:57
Olá ....
Vou "parpitar" :D :D
eu coloquei engraxadeira na carcaça do eixo, entre os limites daquela marca, deixada pelo feltro do kit de vedação do munhão, próx. da tubeira.
faz anos que esta lá, sem incomodar....
[]´s
Nos kits de discos do Super Break Disc acompanham as graxeiras com roscas "soberbas"
Putz !
Se eu encontrar essas graxeiras vai ficar melhor ainda... Apesar que estou precisando comprar mesmo um jogo de macho :shock: de rosca :shock: :shock:
Se alguém por acaso tiver um lugar certo para buscar esse tipo de graxeira agradeço, enquanto isso vou procurar.
FURO NELE! :twisted: (No munhão :wink: :D :D )
Obrigado
[]´s.
Marcos ET
28/04/2004, 11:35
Olhe aonde fica a graxeira. É esta peça prateada pouco a frente do pino mestre.
Mauro.
Puutz Mauro, tow igual ao Mister Magoo, nao vi ponta prateada nenhuma.... circula a peça aeh...
falowz, grande []
Mauro B.
29/04/2004, 22:29
Puutz Mauro, tow igual ao Mister Magoo, nao vi ponta prateada nenhuma.... circula a peça aeh...
Hãã? Me chamou?? Xii... não é eu! Ah, não dá nada! Olha a foto aee! :D
[]'s
Mauro Darezzo
30/04/2004, 20:56
É esse mesmo. O pino mestre é aquela peça quadrada com 4 parafusos que fica acima e abaixo do munhão. Ele é o que faz o movimento para a direita e esquerda do munhão. A graxeira fica logo a frente desta peça.
Já que estou aqui, vamos ver se alguém sabe o que está acontecendo com meu PC. Porque não estou recebendo aviso de respostas de tópicos? Entrei no link "Perfil" e lá está selecionado "sim" "receber notificação".
Se alguém souber o que é...
então pessoal, tenho uma dúvida.
qdo engraxo pelo bujão, qdo tem algum pouco de água ele sai pelo bujão.
no caso qdo coloca-se a graxeira, por onde sairia!????
acredito não ser normal entrar água no munhão(se bem que era muuuiiitttooo poco) mas to trocando os retentores dele agora e não deve mais entrar(nem o poco).
valeu!
Otavio
leopoldo
27/07/2005, 18:49
Água dentro do munhão = graxa contaminada = corrosão de semi-eixo + corrosão nos rolamentos + corrosão da coroa/pinhão (?) + corrosão nos rolamentos do diferencial (?) = revisão geral do eixo dianteiro.
sobre os bujões:
Quando se montam os suportes de pinça, deve-se deixá-los no ângulo que permite abrir e fechar os bujões ......... se o kit permite isso.
Ok, Leopoldo, ainda bem que acabei de pegar o jeep hoje do mecânico, ele ele revisou tudo e está td ok.
acho que foi pq fiquei com ele muito tempo dentro d'água semana passada e como o retentor não devia estar aquelas coisas.. entrou um pouco qdo fui engraxar.
mas obrigado
Mauro B.
28/07/2005, 01:01
Não sei quando a água, mas quando estiveres engraxando com bomba (pela graxeirinha) retire um dos parafusos de um dos toquinhos (pino mestre): quando começar a sair graxa por ele já tab bom. Com isso tu garantes que não irá "socar" graxa demais nos munhões, pois caso contrário ela pode acabar indo para a tubeira do diferencial. :wink:
Obs: dica dada pelo Flávio Pandur. :)
[]'s
leopoldo
28/07/2005, 17:24
Mas não se preocupe porque graças à falta de um retentor entre a bola e a tubeira, a graxa migra para lá de qualquer jeito.
acho que foi pq fiquei com ele muito tempo dentro d'água semana passada e como o retentor não devia estar aquelas coisas.. entrou um pouco qdo fui engraxar.
:D Fala Tavio!!!
Mesmo com os retentores novos, se vc cruzar um rio, vai entrar água. Esse retentor impede a saída da graxa e junto com o tapa-pó (aquela junta de feltro) impede a entrada de terra, barro ou poeira. Mas com o eixo mergulhado, a água entra!
Dependendo do tempo que vc deixar ele embaixo da água, seria bom abrir depois da trilha, para substituir a graxa. Ou ainda uma vez por mês, de acordo com a freqüência das trilhas alagadas que vc faz...
[]'s
aqui até que não tem muita água não, mas é que teve um passeio aqui e fiquei puxando um pessoal que tava ficando nm lago. aí já viu né? passei umas 20 vezes na água. o jeep ficava parado eunquanto engatava-se a cinta, td dentro dágua. até que entrou pouco! bem pouco mesmo!!!!
mas valeu pela dica Giovani
Abraços!
cara, fiz isso semana passada no jeep do meu pai. Vc compra 2 graxeiros, dedois manda o torneiro abrir as roscas. Eh meio dificil de explicar mas num tem uma tampinha em cima do munhão, vc manda abrir as roscas logo abaixo dela. O ideal seria eu te mostrar as fotos mas eh um serviço muito simples, o cara fez em 10 min.
Este serviço pode ser feito c/o conjunto montado ou é necessario remover, desmontar e limpar o munhao apos realizar a furação ?
Meu receio é contaminar a graxa interna com "cavaco" de ferro da broca e do macho ao fazer o furo pra graxeira se for feito diretamente no munhão montado no jeep.
Alguem pode indicar-me exatamente ( NA FOTO ) onde vai a graxeira ???
no meu cj não tem engraxadeira,mas tem os bujão na parte de tras do munhão que toda semana que eu engraxo o jeep, encho de graxa por ali.
mesmo engraxando toda semana sempre cabem umas 8 ou 10 bombadas da engraxadeira. eu pergunto: é normal??
ali no feltro do retentor (bola do munhão) tem sempre uma pelicula de graxa, então eu acho que ta certo.
detalhe: quando fiz a manutenção dos munhão (aprendi aqui no forum :D ), percebi que no rolamento de munhão de baixo (aquele rolamento que vai nos toquinho) tava meio enferrujado e com agua, se não fosse um jeep com manutenção minuciosa (exagerada pra falar certo), ja que eu tinha revisado tudo a menos de 6 meses ( com desmontagem total dos munhão, troca de retentores etc., e enchendo de graxa toda semana), com certeza meu gasto ia ser bem maior (rolamentos são caros $$$)..
então eu digo: pra quem não usa o jeep só no asfalto, tem que desmontar e dar manuteñção no MINIMO a cada seis meses nos munhão, pois ali é um lugar em que a vedação naum é 100 por cento, a manutenção é barata (graxa é barata :D ), e se estragar os rolamentos , ce ta lascado :putz: :putz:
mesmo engraxando toda semana sempre cabem umas 8 ou 10 bombadas da engraxadeira. eu pergunto: é normal??
:D Fala Tatão! A graxa toda vai para dentro da tubeira do eixo... Não tem pq engraxar toda a semana. Faça isso só nas cruzetas, luvas de cardã e ponteiras de direção. Nessas a graxa velha sai fora.
No munhão vc só tem que ter cuidado, depois das trilhas. Se fôr uma trilha seca, só poeira, nem tem pq colocar graxa. Mas se vc cruzou um rio ou alagado e o eixo permaneceu muito tempo debaixo da água, vc deve desmontar, limpar e pôr graxa nova.
Resumindo: se entrou água, desmonte. Se não entrou água, engraxe uma vez à cada 2 meses... Claro que tudo depende da freqüência de uso do jeep... Só não continue nesse ritmo de enfiar 1/2 Kg de graxa toda semana... :wink:
Este serviço pode ser feito c/o conjunto montado ou é necessario remover, desmontar e limpar o munhao apos realizar a furação ?
Meu receio é contaminar a graxa interna com "cavaco" de ferro da broca e do macho ao fazer o furo pra graxeira se for feito diretamente no munhão montado no jeep.
Alguem pode indicar-me exatamente ( NA FOTO ) onde vai a graxeira ???
Valmor, seria na parte de trás... O bujão indica o "nível" da graxa, + ou - metade do munhão. Mas não importa muito, pois a graxa vai para a tubeira mesmo...
Uma vez so Kits SBD vinham com um bujãozinho com graxeira. Se tiver espaço pra isso, retire o bujão e instale uma graxeira no próprio. Assim vc não precisa desmontar nada.
Se for furar o munhão sim, é recomendável desmontá-lo, para não contaminar a graxa com cavacos. Se bem que seriam bem poucos, pois a broca puxa eles para fora. Ficariam apenas alguns do trabalho da rosca.
[]'s
Renato Sérgio Nazar
09/08/2005, 09:29
Pergunto ao Mestres do Fórum...
Não é uma boa idéia fazer este furo c/ rosca para a engraxadeira na direção do rolamento do munhão superior?? Visto que, por gravidade, a graxa fica na parte inferior do munhão deixando o rolamento de cima seco???? :pensativo:
Uma beservação que estive pensando.....se fura o munhão para colocar o bico graxeiro, não deveria desmontar tudo e tirar as eventuais limalhas que vão cair dentro da bolota ? mais dia menos dia elas vão acabar comendo os rolamentos dos toquinos (acho eu) Não que eu uso freio a disco, mas, só para botar minhoca na cabeça de voces !
Pelo menos quando se fura um mancal industrial (dos que eu vendo) toma-se muito cuidado com isto...
[ ] s
edgar
esqueçam..... agora que reli, vi que ja tinha sido discutido o trem ...
[ ]
edgar
Caros amigos !
Vcs poderiam INDICAR NA FOTO ACIMA onde devem ser feitos os furos para fixar posteriormente as graxeiras ????
Poxa Amigos !!
Já comprei as peças par fazer os furos e fixar as graxeiras mas ainda não esclareceram ONDE furar !!!!
Indiquem na foto , por favor !
[]´s
Poxa Amigos !!
Já comprei as peças par fazer os furos e fixar as graxeiras mas ainda não esclareceram ONDE furar !!!!
Indiquem na foto , por favor !
Valmor, seria na parte de trás... O bujão indica o "nível" da graxa, + ou - metade do munhão.
Não aparece nessa foto. É do outro lado. Instale as graxeiras no bujão, aquele parafuso quadrado... É assim nos kits da SBD. Se não couber, ponha onde tiver espaço...
Qualquer dúvida, grite! :concordo:
[]'s
Carlos ZN
18/08/2005, 10:23
Olá Amigos,
Estava com mesmo problema, tem uma tampa com quatro parafuso em cima do munhão "ver foto a cima" não precisa de torneiro é só tirar a tampinha furar passar o macho e entrar com a engraxadeira. :D :D :D
extraterreno
18/08/2005, 12:29
O furo para colocar a engraxadeira pode ser feito em cima dessa tampa quadrada? Caso não, alguém me explique porque?
Ali fica bem mais fácil de retirar para fazer o furo e colocar a engraxadeira, além de que estará bem em cima do sistema todo, acredito que assim a graxa vai se espalhar melhor pelo sistema.
Sergio Rocha
18/08/2005, 15:50
Pode ser feito aí mesmo. :concordo:
[]'
Seria aqui então ????
Pode ser. Mas não exagere! Abra um furo de apenas uns 3,0mm. Alargue esse furo só o suficiente para fazer a rosca da engraxadeira. Não faça isso de fora a fora, para não comprometer a resistência da peça. É ela que segura o munhão/cubo/roda no lugar...
[]'s
Seria aqui então ????
Pode ser. Mas não exagere! Abra um furo de apenas uns 3,0mm. Alargue esse furo só o suficiente para fazer a rosca da engraxadeira. Não faça isso de fora a fora, para não comprometer a resistência da peça. É ela que segura o munhão/cubo/roda no lugar...
[]'s
Ok . Giovani !
Então seria fazer um furo c/ broca fina atravessando a peça e fixar a graxeira c/ broca e macho na cabeçeira da peça !
Mas a graxa inserida atingira todo munhão ???
Como saber se a quantidade esta sufuciente ?
Muito obrigado e []´s
Valmor
Serviço feito !
Outra duvida : Quanto de graxa ? como saber se a grava esta suficiente ?
[]´s
extraterreno
30/08/2005, 10:20
Grande Valmor, o serviço está muito bem feito e bem ilustrado para nós também. Resta saber se está funcionando legal...
[]´s aguardando para ver quanto de graxa colocar.
O acesso e graxeira é bem facil ..resta saber a quantidade ....
[]´s
valmor
Carlos ZN
06/09/2005, 16:12
Olá Amigos,
E parabéns Valmor, pelas fotos e ajuda :D :D :D
Estou fazendo a adapitação para colocar a graxeta só que para furar é duro que a peste :parede: :parede: :parede: :parede:
Tive que mandar para um torneiro, a broca assuvia mas não fura. :evil: :evil: :evil:
Olá Amigos,
E parabéns Valmor, pelas fotos e ajuda :D :D :D
Estou fazendo a adapitação para colocar a graxeta só que para furar é duro que a peste :parede: :parede: :parede: :parede:
Tive que mandar para um torneiro, a broca assuvia mas não fura. :evil: :evil: :evil:
mandei num torneiro .
Só avise pra fazer um furo c/ a broca mais fina possivel pra não "enfraquecer" a peça.
Agora quanto a quantidade de graxa a ser inserida ... Esta é a duvida .....
[]´s
Valmor
wsjunior938
08/03/2008, 19:34
esta ideia ja é feita nos kits, e fica bom,
buraco com broca 5.0 e rosca 6m