PDA

Ver Versão Completa : JUMBO Explo 4x4 sacaneando



Berredo
21/02/2007, 20:55
Grandes colegas,
Aqui estou eu com duas dúvidas cruéis !!!
Sabe quando você liga a Explorer e a danada faz aquele barulho de 4 segundos (rajando) e depois pára de fazer o barulho e fica sereninha? Bolei cumpadi !!!:(
Verifiquei o óleo e tudo mais....sem problemas ! (1º momento):-|
Aí foi que fiquei preocupado ! Será que pode ser tucho ou cabeçote ? :cry:
O pior é que percebi que assim que ligo o tomovi, ele tá fazendo um ruído como se fosse um rolamento zuuuuuunindo ! Pensei logo que poderia ser o rolamento da ventoinha !!!
Os dois barulhos são muito rápidos e logo param. Só voltam a perturbar quando ligo novamente (frio).
Posso ficar tranquilo:dance: Ou posso começar a chorar ? :shock:

Abraços,
Berredo

Márcio T
21/02/2007, 22:02
Olá, Berredo.

O barulho de "rajada" mais comum na partida é quando o motor de partida (arranque) demora a "desengatar". Normalmente a solenóide está travando ou tem dente quebrado no pinhão.

Assim, "de ouvido", só dá pr'á palpitar... Como pode ser um monte de coisas, se conseguir maiores detalhes, o "palpite" pode melhorar.

Demora p'rá pegar? Quando o motor está frio ou quando está quente?
Este "barulho" é acompanhado de variação da rotação do motor?
O barulho desaparece completamente quando o motor aquece?
Se acelerar o barulho aumenta? Ou diminui?
Depois que a marcha lenta fica normal, qual a rotação?
Na partida, o ar condicionado está ligado?

Um abraço e boa sorte!

Márcio Teixeira

Berredo
22/02/2007, 14:06
Não demora para pegar...na verdade pega de primeira !:-P
Só acontece na primeira ligada do dia ! Depois faz barulho por uns 5 segundos e pára !

O ruído que ocorre junto, geralmente varia a intensidade com variação na aceleração...mas também pára logo após uns 5 a 10 segundos e não aparece mais.

A rotação fica em torno de 950 rpm...quase não varia. Um espetáculo.:dance:

SEI LÁ !!!

nzardo
22/02/2007, 14:27
Não demora para pegar...na verdade pega de primeira !:-P
Só acontece na primeira ligada do dia ! Depois faz barulho por uns 5 segundos e pára !

O ruído que ocorre junto, geralmente varia a intensidade com variação na aceleração...mas também pára logo após uns 5 a 10 segundos e não aparece mais.

A rotação fica em torno de 950 rpm...quase não varia. Um espetáculo.:dance:

SEI LÁ !!!

Berredo,

Barulho qdo liga e depois para, como um ''rajado'', com certeza é ÓLEO ! !:concordo: , salvo motor ja desgastado (pricipalmente anéis) e bomba de óleo (faça uma visita ao pescador) :parede:

O problema é q partes do motor q tem q ''segurar'' o óleo, não estão fazendo o seu papel :-( , os BONS motivos ? verifique se o óleo não é ''fino'' demais (veja a especificação no manual) e se o mesmo esta no nivel..:pensativo:

Se o motor ja ta cansadinho, tente utilizar aqueles óleos para motores com alta km, eu não experimentei, mas tem gente q gostou muito..:concordo:

Márcio T
22/02/2007, 21:13
Olá, Berredo.

Se só acontece por alguns segundos e na primeira "ligada" do dia, tô com o Nzardo: Tá faltando óleo nas partes altas do motor. :concordo:

Boa sorte.

Márcio Teixeira