PDA

Ver Versão Completa : Barra da suspensão?



fondevila
21/02/2007, 14:45
Pessoal,

Voltando da minha primeira viagem (700Km de ida/volta sem nenhum problema...) com o Bob, já aqui em São Paulo ouvi um estalo na traseira e logo depois a traseira ficou boba...:putz:
Quebrou aquela barra que sai do eixo traseiro (ao lado do suporte inferior do amortecedor) e prende no asoalho na altura dos pés do banco de trás...

Essa é a tal da barra estabilizadora ou é a barra tensora?

A troca parece ser relativamente fácil (um parafuso na frente e outro atrás, porém tem que soltar o amortecedor), é facil mesmo ou estou viajando...:pensativo:

Alguém ja teve este problema??

Obrigado

Nivoide
21/02/2007, 22:07
É só isso mesmo.

fondevila
22/02/2007, 10:10
Nivoide,

Mas como chama a peça: Barra estabilizadora mesmo?

Existe algum similar nacional ou tem que ser a original?

Grato

Gustavo Niva
22/02/2007, 17:10
Fondevila,
é a barra estabilizadora... não sei se existe nacional, mas onde quebrou a sua? Pq não solda ela? Aliás, pq não aproveita que vai soldar e põe logo aquele parafuso no meio pra se a qualquer momento tu quiser levantar (ou rebaixar... o que duvido muito... hehehhe) a suspenção?

Nivoide
22/02/2007, 17:38
Pode soldar sem medo...o nome dela é pernhad...ou coisa assim...se tiver levantado a suspensáo siga o conselho do gustavo.

kemramone
22/02/2007, 17:46
< Camarada Fondevila pode soldar sem medo e se o camarada se enteresar pelo prolongador caso queira levantar o Niva veja esse link e veja como é fácil e simples de fazer!! http://www.natal4x4.com.br/barra.htm abraços!!

fondevila
22/02/2007, 18:07
A barra que quebrou não é a panhard (que é paralela ao eixo), a que quebrou é transversal ao eixo,

Acho dificil soldar pois o pedaço que ficou preso ao eixo (quebrou bem no meio, deve ter sido alguma pedra...) bateu no chão e foi pra trás do eixo e nesse processo deu uma entortada,vai dar um bom trabalho pra alinhar, além disso achei a peça por $$50,00 o que ainda cabe no orçamento...

Gostei da idéia do prolongador mas ele é necessário nas barras transversais tb??

shuther4x4
22/02/2007, 19:34
O prolongador se usa na panhard para compensar o levante da suspensão (para que ela não fique deslocada para um dos lados (para a direita) e force todas as outras buxas. Já que achou uma barra transversal por esse valor, fique com ela, pois pra arrumar a sua vai gastar uns 30 conto (solda e prensa para desempenar) e vai ficar uma peça com ponto de solda, ou seja, enfraquecida.
Abraços.

Cavalcante
22/02/2007, 23:23
Shuther, além da panhard, tem de compensar as diferenças também nas estabilizadoras, senão elas "puxam" o eixo pra frente, provocando torções desagradáveis. O modo mais fácil que vi de fazer essa compensação é trocar os pontos de fixação das barras originais por outros com o mesmo formato, mas com o ponto de fixação da barra alongado de uma distância igual ao da elevação da suspenção. O mesmo vale pra panhard e pro equalizador de freio.

shuther4x4
23/02/2007, 21:50
Entendo que desloque a suspensão pra frente sim (pelo menos fica bilateral e não como a panhard que fica puxado pro lado) Mas é uma boa já compensar!
Agora não pode ser o mesmo tanto que se levanta a suspensão não, pois aí vai deslocar ela muito pra trás, pois se aumentarmos em 5cm a suspensão, não podemos aumentar 5cm na barra. Temos de fazer o cálculo correto, de preferência com o carro com a suspensão origi para termos o ângulo correto.
Confirma???
Abraços.

Cavalcante
23/02/2007, 22:08
Não shuther, eu disse aumentar o suporte, e não a barra, que continua a mesma. Como ela está presa ao monobloco e ao eixo, se aumento a altura entre o monobloco e o eixo de X, distancio o ponto de fixação da barra ao monobloco de X na mesma direção e sentido contrário, e tá tudo certo. Claro que pra isso tem de ser feito um novo suporte.

Gustavo Niva
23/02/2007, 23:16
...pois não fiz isso no meu e tá fazendo sentido heheheh

É a peça 18 na 1a figura (a que pintei de vermelho na 2a) que deve ser mudada de posição certo? Deve ser afastada do fundo do carro verticalmente para baixo na mesma distância que a suspenção foi levantada?


http://img341.imageshack.us/img341/1504/67872908nf2.png

http://img156.imageshack.us/img156/7971/94785086ll1.png

Cavalcante
23/02/2007, 23:37
Ela mesma, e também a que prende a barra menor e também o suporte do equalizador de freio e o da panhard. Ou aumenta o comprimento das barras, mas não de quanto subiu, vai ter de fazer como disse o Shuter, verificar as medidas da geometria original e fazer as contas pra determinar os novos comprimentos das barras.

shuther4x4
24/02/2007, 00:17
Não shuther, eu disse aumentar o suporte, e não a barra, que continua a mesma. Como ela está presa ao monobloco e ao eixo, se aumento a altura entre o monobloco e o eixo de X, distancio o ponto de fixação da barra ao monobloco de X na mesma direção e sentido contrário, e tá tudo certo. Claro que pra isso tem de ser feito um novo suporte.


Ah!!! Agora sim!!! Nesse caso perfeito pois um vai estar paralelo ao outro. Tinha pensado que esse aumento seria angulado.

Kim
10/05/2007, 19:04
Caros amigos Niveiros!

O Rogério, proprietário do Nivette precisa trocar as buchas da barra longitudinal, aquela do desenho de um dos post anterior, como também da panhard.

Onde posso encontrar e que será o preço?

Um Engeseiro ajudando um Niveiro!

Desde já agradeço.

Kim.

Rones Jr
10/05/2007, 20:01
Tá doido....nunca mexerei na altura do Shrek!!!

alexandre roveri
10/05/2007, 21:42
Caros amigos Niveiros!

O Rogério, proprietário do Nivette precisa trocar as buchas da barra longitudinal, aquela do desenho de um dos post anterior, como também da panhard.

Onde posso encontrar e que será o preço?

Um Engeseiro ajudando um Niveiro!

Desde já agradeço.

Kim.
Kim, pra comprar as buchas originais eu recomendo a STATUS LADA e a Alternativa 4x4, acredito que hoje o preço está na casa de 10 a 15 reais cada , ou então as buchas de PU da Apoio 4x4 na casa dos 20 reais cada
www.alternativa4x4.com.br
www.statuslada.com.br
www.apoio4x4.com
www.sarancar.com.br
www.bomer.com.br
www.ladpecas.com.br
etc :concordo:

Cavalcante
10/05/2007, 21:49
Pô Roveri, esse seu galo tá meio franga, hein?

Carlão Pinheiro
17/05/2007, 14:37
Kim, pra comprar as buchas originais eu recomendo a STATUS LADA e a Alternativa 4x4, acredito que hoje o preço está na casa de 10 a 15 reais cada , ou então as buchas de PU da Apoio 4x4 na casa dos 20 reais cada
www.alternativa4x4.com.br
www.statuslada.com.br
www.apoio4x4.com
www.sarancar.com.br
www.bomer.com.br
www.ladpecas.com.br
etc :concordo:
Tem tbm na Garra4x4

http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=1&dept%5Fid=38&pf%5Fid=BC016

Flugêncio
17/05/2007, 15:48
Solução pras barras:

http://www.natal4x4.com.br/barras.htm

Kim
17/05/2007, 21:20
Caros amigos!

Muito obrigado a todos pelas respostas.

Já passei o endereço ao Rogério, logo o Nivette estará com as buchas novas!!

Abraços.

Kim.