Ver Versão Completa : Bacalhau - problema nos chassis
Raphael Stocker
28/03/2004, 23:15
Olá amigos...
Gostaria de uma informação sobre reforço de chassis, sei que no fórum já existe um tópico desses, mas acho q esse é especifico...
Bom, lá vai..
Meu chassi esta muito acabado – seguem fotos – e gostaria de saber se o reforço mais eficaz seria a aplicação de lingotes de aço – tanto na parte superior qto na inf – ou se não vale a pena gastar com isso e esperar trincar e tomar outras atitudes.
Obrigado
[]´s Raphael
Danniel Pizatto
29/03/2004, 00:08
Fotos??
Mauro Darezzo
29/03/2004, 22:21
Para vc começar a ter uma idéia do que se faz por aí afora dá uma olhada nas fotos dos links abaixo. Veja a sujestão dos outros jipeiros antes de fazer qualquer coisa e decida a melhor solução. Esta reforma foi a que achei mais viável para mim, para vc outra pode ser a melhor opção.
(o que eu fiz nele)
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/chassi/index.html
(as fotos do serviço feito)
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/1957/index.htm
Raphael Stocker
01/04/2004, 23:32
Ops.. desculpe.. nao postei as fotos.. ai vai
Alexandre Vaz Ferreira
02/04/2004, 00:02
Rafael
O meu chassis tinha certa semelhança com o seu.
Segui as dicas do Giovani e arranquei todos "reforços", abri um pouco as trincas com esmirilhadeira, soldei com MIG e coloquei chapas de 4mm em cima e embaixo dele, soldadas conforme esquema do Giovani. Ficou muito bom. Só quem conhece bem um chassis de Jeep nota estes reforços :wink: .
Um abração
Raphael Stocker
02/04/2004, 00:15
Òlá amigos!
Me diga alex.... vc mesmo efetuou os reparos? eu nao possuo uma Mig.. tenho no maximo uma eletrica vagaba e olhe lá :wink:
mas meu problema é em qto uma brincadeira dessa fica..
o pior.. quem tem jeep.. tha sempre querendo coisas novas..
eu por exemplo.. quero um misero relogio de temperatura e um velocimetro.. -o do jeep nao funciona- uma capota.. novos paralamas.. peneus 31'
ai ja viu...
[]'s trincados..
Alexandre Vaz Ferreira
02/04/2004, 13:26
Olá Raphael
Eu reforcei o meu chassis em uma empresa metalúrgica da minha cidade, até algumas oficinas pequenas aqui tem solda MIG.
Na verdade tudo que foi feito no chassis, foi com a minha supervisão, não que eu tenha feito sozinho, mas tava encima orientando como eu queria, conforme as dicas do Giovani. O pessoal desta empresa nunca tinham feito ou visto um reforço assim, saiu um monte de piada :twisted: , mas o resultado ficou muito bom.
Vou tentar arrumar um scaner p/ postar as fotos aqui, na época eu não tinha máquina digital.
Todo serviço saiu por 200,00.
Um abração
Danniel Pizatto
02/04/2004, 13:37
Alexandre, vc podia postar aqui qual é esse topico com as dicas de reforço de chassi do Giovanni?
[]s
EduardoLang
02/04/2004, 14:47
Raphael,
Dá só uma olhada neste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2919), é referente à reforma que estou fazendo em meu CJ. O chassi possuia umas trinas e eu reforcei com uma chapa de 4mm por cima e outra por baixo. Fiz em casa mesmo e soldando com solda elétrica. O segredo é vc não ter pressa para soldar, pois senão irá empenar o chassi. Outra vantagem da solda tipo mig, é que o acabamento fica melhor!!!!!!!!! Se vc solber soldar direitinho, o resultado acaba sendo o mesmo ! ! ! mas não pode ter pressa.
Não sei se o link que eu colei vai funcionar, mas vc acha facilmente no tópico de "FROTA 4X4 Brasil" no pitem " fotos da minha reforma ".
Dá uma olhada que vala a pena para ter uma idéia. Inclusive, se vc precisar soltar algum rebite, utilize no lugar deste um prisioneiro de roda do opala. Foi o que eu utilizei e ficou show de bola ! ! ! !
Boa Sorte ! !
sds
Thiago Rodeghel
02/04/2004, 20:25
Fala Raphael :D
A solda MIG é mais recomendada :wink: , mas como o Eduardo falou, dependendo de quem faz a solda, até a elétrica fica bom, e com ótimo acabamento :wink:
O bom no seu caso seria já fazer o chassis inteiro (jateamento,reforço, pintura, alinhamento,etc) aí sim vai ficar belezinha 8)
[s]
eu tenho aqui na minha oficina um chassis 0km eu garanto nao ter soldas e nem bacalhas...... era de um jeep da marinha que eu comprei para tirar peças aqui para oficina .....vendi a carroceria vendi os diferenciais e a caixa sobrou chassis ele e zero eu vendo por 400 moedas!!!
pode ser em duas vezes ou como o parceiro ai quiser!!!!!ah ele tem nota fiscal da marinha!!!!!o chassis e 72
Bruno Cubiaco
Dakar off road
leopoldo
03/04/2004, 13:23
Bom, até eu correria para comprar esse chassis, mas se optar por reparar o seu, só preste atenção para não fazer cordões contínuos.
Faça um cordão de uns 10 cm,espaçado de 10 cm.
Bom, até eu correria para comprar esse chassis, mas se optar por reparar o seu, só preste atenção para não fazer cordões contínuos.
Leopoldo,
Pq não fazer cordões cobrindo o chassi por completo? Para ainda deixar uma certa elasticidade do chassi ?
leopoldo
03/04/2004, 17:12
Boa Tarde.
Esse é o problema. Num primeiro momento, a gente pensa que se soldar de fora a fora, a resistência aumenta. Mas isso não acontece quando se solda uma peça desse tamanho. A solda é só para Ligar o reforço ao chassis. Lembre-se que a solda altera as propriedades do material-base (aço do chassis) além de criar zonas de tensão localizadas, além do que, soldas podem produzir mordeduras , falta de fusão, inclusão de escória etc..... que acabam sendo pontos onde poderão se originar trincas.
Também tem o problema do empenamento. Soldando-se com cordões intercalados, voce propicia um acomodamento do material de reforço.
Veja por exemplo o chassis do Jeep após 76, que tinha uma tira soldada a ponto com intercalamento de uns 20 cm de ponto a ponto.
Pensando de uma outra forma, o intercalamento evita que num eventual rasgamento da tira ou do chassis, o rasgamento se propague de fora a fora.
Depois de acabar o serviço, encha os espaços não preenchidos de solda com um selante tipo poliuretânico, pode ser desses industriais mesmo e aí pinte tudo. Isso evita que a água penetre entre a cinta de reforço e o material base do chassis e gere corrosão, já que lá a tinta não vai entrar e depois da solda, o material está mais susceptível a corroer.
Abraços,
leopoldo
Alexandre Vaz Ferreira
03/04/2004, 17:27
Raphael
O tópico que pediste com as dicas que segui é este:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=296
Em anexo duas fotos do meu reforço :wink:
Um abração
Boa Tarde.
Esse é o problema. Num primeiro momento, a gente pensa que se soldar de fora a fora, a resistência aumenta. Mas isso não acontece quando se solda uma peça desse tamanho. A solda é só para Ligar o reforço ao chassis. Lembre-se que a solda altera as propriedades do material-base (aço do chassis) além de criar zonas de tensão localizadas, além do que, soldas podem produzir mordeduras , falta de fusão, inclusão de escória etc..... que acabam sendo pontos onde poderão se originar trincas.
Também tem o problema do empenamento. Soldando-se com cordões intercalados, voce propicia um acomodamento do material de reforço.
Veja por exemplo o chassis do Jeep após 76, que tinha uma tira soldada a ponto com intercalamento de uns 20 cm de ponto a ponto.
Pensando de uma outra forma, o intercalamento evita que num eventual rasgamento da tira ou do chassis, o rasgamento se propague de fora a fora.
Depois de acabar o serviço, encha os espaços não preenchidos de solda com um selante tipo poliuretânico, pode ser desses industriais mesmo e aí pinte tudo. Isso evita que a água penetre entre a cinta de reforço e o material base do chassis e gere corrosão, já que lá a tinta não vai entrar e depois da solda, o material está mais susceptível a corroer.
Abraços,
leopoldo
Valeu Leopoldo pela aula!
Mauro B.
03/04/2004, 20:14
A aee Leopoldo !!! :D
Como deve ser a posição relativa entre os cordões nas duas laterais da chapa??? Fiz um desenho imaginando duas opções :shock: Qual é a melhor: a 1, a 2 ou a 3??? Ou tem outra melhor???
[]'s
leopoldo
03/04/2004, 21:54
Eu tenho preferência pela 1 devido ser mais fácil controlar o comprimento do cordão e do vazio além do paralelismo entre o par.
A opção 2 não é muito boa não pois na tração, você teria 2 pontos alavancando um rasgameto da tira de reforço.
A opção 3 poderia ser melhorada se as extremidades de cada cordão coincidisse com o 1/2 do oposto. Mas olhando por cima, acho que enrigesse muito a longarina.
Ainda fico com a 1º opção.
Mauro B.
03/04/2004, 22:10
A opção 3 poderia ser melhorada se as extremidades de cada cordão coincidisse com o 1/2 do oposto.
Oi Leopoldo, foi desta forma mesmo que eu desenhei: a extremidade de cada cordão coincide com o meio do oposto! :shock: Certo? :wink:
...
O próximo passo na reforma do cj3a do meu pai é o reforço no chassis, mas eu tenho dúvidas em qual dos modos devo escolher: fazer soldas laterais na chapa (da forma que o Leopoldo mencionou) ou fazer soldas nos furos (como o Giovani ensina no tópico "Reforço no Chassis" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=360)). Pessoal, qual a melhor opção (desconsiderando a estética)??? :roll:
Ah, a solda que vou utilizar é a elétrica de corrente alternada! :shock:
[]'s
leopoldo
03/04/2004, 22:45
Oi Leopoldo, foi desta forma mesmo que eu desenhei: a extremidade de cada cordão coincide com o meio do oposto! :shock: Certo? :wink:
Se for como abaixo, estamos falando a mesma língua.
No caso da sua solda proposta, entre fazer um furo na tira de reforço ou soldar pelas laterais, eu soldaria pelas laterais. Haja trampo furar com uma serra copo de 17~25mm de 20 em 20 cm uma tira de 1/4" para depois soldar sobre a longarina. A Ford fazia com solda ponto mas também haja maquininha.
Mauro B.
03/04/2004, 23:11
Se for como abaixo, estamos falando a mesma língua.
Oi Leopoldo! :D Eu estava falando a sua lingua, pois a quatro mensagens atrás vc escreveu:
... e da forma que vc desenhou agora não há como os cordões terem o mesmo comprimento do espaçamento que há entre eles (na caso vc havia dito 10cm) :shock: E eu estava trabalhando em cima do que vc havia escrito! :)
Sempre estive mais inclinado para as soldas laterais, pois o trabalho redobrado que é fazer muitos furos e soldar dentro deles com solda elétrica iria ser f*&a. Apesar do reforço que quero por ser apenas de 1/8".
Mas independentemente do tipo de solda utilidado, e considerando apenas o fator reforço propriamente dito, qual método é melhor: solda lateral ou solda furo??? :?:
[]'s
leopoldo
04/04/2004, 00:08
Eu sei, eu tinha acrescentado um comentário sobre esses 10 cm mas acho que você já tinha lido minha mensagem quando adicionei.
Bom, na minha opinião, a solda lateral dá mais escoramento à tira. No caso de tira furada e enchida de solda, tenho a impressão que vai ficar mais fraca. Na minha concepção, você estaria introduzindo uma descontinuidade no 1/2 da tira e essa descontinuidade resulta em enfraquecimento.
Mas para tirar a dúvida de quanto um é mais resistente que o outro, só colocando 2 corpos de prova num ensaio de tração. Para mim, a solda lateral ganha.
Preciosismos à parte, colocar 2 cordões paralelos (pareados) - idem com os espaçamentos, é uma solução corriqueira.
Nunca mais tive problemas de trincas em longarinas. Mas usei tira de 1/4.
Mesmo assim, tem que ter uma certa paciência no processo de soldagem para não envergar a longarina.
Não sei se tem material à disposição para isso, mas o ideal seria fazer uma "colagem".
Raphael Stocker
04/04/2004, 15:46
Ola amigos...
bom .. primeiramente obrigado pela ajuda..
O negocio é que no rio é muito dificil de arrumar uma boa mao de obra.. que eu saiba -e confie pq ja vi o trabalho- so a Dakar.. o proprio Bruno mesmo ja falou q tem um chassi novo.. so que para motor 6c o meu é o 4c OHC e adaptar outra vez.. nao da.... resolvi mesmo é cintar o chassi - até cheguei a pensar em ir para o RS, ja que o Alexandre falou que o servico é bom - se alguem do rio tiver uma dica de um cara BOM, é so falar... tb quero no meu jeep trocar calços e refazer susp.
alhuem sabendo.. só dar um toque..
ps: como vou para as bandas de SP quase sempre.. um prof. de lá tb é bem vindo :roll: .....
[]´s Raphael
O CJ que faz feliz! :wink:
Mauro B.
04/04/2004, 16:39
Mesmo assim, tem que ter uma certa paciência no processo de soldagem para não envergar a longarina.
Leopoldo, vc acha melhor ir seguindo a chapa já fazendo as soldas definitivas ou pontear primeiro toda a chapa nos lugares onde irão as soldas e depois soldar por cima?? Enfim, que dicas vc nos dá??? :?:
Não sei se tem material à disposição para isso, mas o ideal seria fazer uma "colagem".
Como é isso? :shock:
[]'s
leopoldo
04/04/2004, 18:16
Seria o ideal.
A colagem não alteraria o material base (o chassis), proporcionaria um acoplamento 100% com o chassis e seria impermeável.
Só não sei se já existe material para executar essa colagem e se seria viável fazer no chassis do jeep. Mas deve ter sim.
É só uma sujestão para pequisa.
Dá uma olhada no site da 3M ou da Permatex-Locktite
vavarusso
28/07/2011, 21:38
Muito importante esse tópico, pois chassis com mais de trinta anos sempre tem o que fazer... Todos nós aqui damos contribuiçoes importantes, mas o Leopoldo entao..
vavarusso
28/07/2011, 21:40
Cometo injustiça nao citando o grande Garage4x4. O cara sabe muito.
vavarusso
30/07/2011, 18:44
Os famosos bacalhais, qual a melhor maneira de tirá-los, ou de curá-los?
4X4GARAGE
31/07/2011, 09:55
lixadeira e depois corta a solda e refaz com solda mig de preferencia,na falta uma eletrica com eletrodos macios para que nao rache de novo!!!
[]s