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Ver Versão Completa : Roda livre AVM com estalos



Fernando Costa
19/02/2007, 19:50
Pessoal,

Tá acontecendo uma coisa engraçada na roda dianteira direita da minha Sportage:

Quando rodo com as rodas livres AVM acionadas, mas sem engatar a tração, aparecem "estalos" em baixa velocidade na roda dianteira direita, mas não faz barulho algum quando a tração 4x4 está sendo usada, por isso não acho que seja a junta homocinética (ou pode ser?)

A minha dúvida é: a roda AVM pode estar escapando? Como sabem, são 03 engrenagens: A 1a. é interna, unida ao fresado da ponta da homocinética, a 2a. engrenagem (externa) é ligada à roda e 3a. engranagem é a do meio, que casa perfeitamente entre as duas primeiras, fazendo a ligação.

O acionador de plástico só dá 1/4 de volta entre as posições 4x2 e 4x4, o que deveria ser suficiente manter a 3a. engrenagem entre as outras duas. Será que há outro tipo de regulagem interna, como na mola??

Abraço.

Ricardo Bambhoo
21/02/2007, 15:23
Pessoal,

Tá acontecendo uma coisa engraçada na roda dianteira direita da minha Sportage:

Quando rodo com as rodas livres AVM acionadas, mas sem engatar a tração, aparecem "estalos" em baixa velocidade na roda dianteira direita, mas não faz barulho algum quando a tração 4x4 está sendo usada, por isso não acho que seja a junta homocinética (ou pode ser?)

A minha dúvida é: a roda AVM pode estar escapando? Como sabem, são 03 engrenagens: A 1a. é interna, unida ao fresado da ponta da homocinética, a 2a. engrenagem (externa) é ligada à roda e 3a. engranagem é a do meio, que casa perfeitamente entre as duas primeiras, fazendo a ligação.

O acionador de plástico só dá 1/4 de volta entre as posições 4x2 e 4x4, o que deveria ser suficiente manter a 3a. engrenagem entre as outras duas. Será que há outro tipo de regulagem interna, como na mola??

Abraço.

Fernando,

Esta semana tive que desmontar minha RL AVM pra dar uma "sapeada" por dentro e tb limpar e engraxar. Até então não entendia como ela funcionava, mas só de ficar ali "1/2 hora" olhando :mrgreen:, consegui entender.
Como é muito fácil desmontar, sugiro que voce desmonte a sua e veja como ela está !
Pelo que vi voce conhece o funcionamento e não terá dificuldades...:concordo: . Se tiver alguma coisa quebada, acho que estará evidente.
OBS: pelo que vi, qd giramos a borboleta para 4x4, a mola empurra o conjunto para atracar com a ponta de eixo, e se a mola estive solta pode dar nisso que voce tá falando, da uma olhada lá por dentro...

[]'s

Fernando Costa
22/02/2007, 11:04
Fernando,

Esta semana tive que desmontar minha RL AVM pra dar uma "sapeada" por dentro e tb limpar e engraxar. Até então não entendia como ela funcionava, mas só de ficar ali "1/2 hora" olhando :mrgreen:, consegui entender.
Como é muito fácil desmontar, sugiro que voce desmonte a sua e veja como ela está !
Pelo que vi voce conhece o funcionamento e não terá dificuldades...:concordo: . Se tiver alguma coisa quebada, acho que estará evidente.
OBS: pelo que vi, qd giramos a borboleta para 4x4, a mola empurra o conjunto para atracar com a ponta de eixo, e se a mola estive solta pode dar nisso que voce tá falando, da uma olhada lá por dentro...

[]'s


Ricardo,

Esse fim de semana vou desmontar a RL, mas deve ser isso mesmo, a tal da mola deve estar mal colocada, o acionador plástico tá muito folgado. Ou então pode ser a trava da ponta de eixo que soltou. Valeu pela dica.

Abraço.