Ver Versão Completa : QUE RISCOS CORRO INTERCULANDO UMA sw4 3.0 TD 97??
JEFFCATUNDA
18/02/2007, 14:51
GENTE.
Tenho lido por aqui maravilhas a respeito da melhora do desempenho e etc e tal das viaturas interculadas.
Tenho uma SW4 3.0 TD e gostaria de saber quais os riscos que corro interculando a mesma.
Tenho medo exatamente do aumento das pressões/ compressões e, pelo que lí, intercular não afasta a possibilidade de queima do cabeçote...
E gostaria de saber porque é necessário abrir a injetora, isto é, alterar o angulo quando se intercula.
Lí que existem diferenças entre os motores EFI e os mais antigos como o meu...
Que diferença faz na interculação de um e de outro?????
Antecipadamente obrigado pela ajuda.
Se nao quiser abrir a bomba nem a pressão da turb., nao precisa, só q daí vc terá só 5% de aumento de pot. aproximadamente e um motor bem fresquinho com uma mistura errada de muito oxigênio e pouco combustível a fumaça vai sair bem azulzinha do escape, se vc abrir terá alem dos 5% terá aprox. mais 15% de pot devido a mistura oxig. + comb.+pressão ficar mais balanceada. Em nenhum dos casos danifica-se o motor apenas se tem mais ou menos rendimento.
Apesar de aumentar a potência ele não aumenta a temperatura não, pois o aumento da potência deve-se ao enriquecimendo da mistura combustível+pressão+ar, portanto c/ o intercooler podemos aumentar os parâmetros combustível+pressão sem aumentar a quantidade de calor gerada pois este equipamento irá gerar um enriquecimento do ar em patículas de oxigênio e resfríar o ar, tem alguns q só abrem a bomba e aumentam a pressão do turbo alem dos padrões de fábrica sem instalar o intercooler, melhora o desempenho só q logo o motor vai pro pau porque a mistura tá errada temos mais um elemento q é o ar que fica no mesmo parâmetro.
O aumento da potência deve-se tbém ao fato do ar entrar mais frio na câmara de combustão e ser rápidamente aquecido com a combustão sob pressão, pois o ar frio tem uma massa menor q o ar quente, faça o teste vc mesmo pegando uma garrafa pet e deixando ela fechada por alguns minutos no sol, qdo vc fechar o ar dentro vai estar na temperatura ambiente qdo aquecer com o sol e vc abrí-la vai notar q vai escapar uma pressão e isso é uma fonte de energia gerada com o aumento da massa dento da garrafa e isso acontece tbém na camara de combustão só q em maior proporção devido a quantidade de ar injetado na câmara de combustão através do turbo e juntando a isto mais combustível e mais presão do turbo dentro de parâmetros exatos teremos um resultado bom.
Então respondendo suas perguntas no meu ponto de vista:
1-Na minha opinião não a risco pro motor além dos q já possam existir no momento da instalação, devido tipo manutenções erradas ou não executadas e procedimentos errados tipo "dar uma abridinha na bomba".
2-Temos q abrir a bomba e aumentar a pressão para q a fogueira queime de acordo pois o ar apropriado vai estar lá.
Tudo isso nao tem nada a ver com o problema de queima de cabeçote, que na minha opinião é falta de se cuidar do sistema de refrigeração ou falha de um de seus vários componentes desde radiador, bomba, cirquito interno do motor e até fluído da élice. É claro que o intercooler pode ate ajudar um pouco no ítem refrigeração mas se um butinudo colocar um intercooler e andar c/ o pé sempre atolado vai derreter tudo meio logo mesmo. A colocação deste acessório não te livra das preocupações anteriores de manutenção, muito pelo contrário é mais um ponto pra se dar uma olhadinha de vez em quando e não só lembrar dele a hora que vc gruda no banco em uma ultrapassagem, ou q vê carros 2.0 ficando pra trás numa retomada.
Espero ter ajudado.
Abraç.
JEFFCATUNDA
19/02/2007, 14:06
Valeu colega!