PDA

Ver Versão Completa : ranger 4x4



Vinicius Cruz
28/03/2004, 21:25
Bom pessoal comprei uma Ranger CS XLT 4x4 gasol 6cil. 98 7 pés, o carro parece estar muito original... hj decobri que o abafador do carro é o mesmo que saiu de fábrica!!! (ok ta so o pó, mas é o original.)

Bom mas junto com a originalidade vieram alguns problemas... ou muitos....

Gostaria de opiniões do pessoal mais experiente com este carro, pois na segunda ele irá a um mecanico (apesar de ser o mesmo que mexia no meu CJ), queria estar mais conciente dos problemas tipicos deste carro e tb das manhas....

Primeiro com a frição, não está patinando, mas está ruim para engatar as marchas e quando saio com o carro ela não trepida, mas dá um tranquinho... e depois vai embora... o que vcs acham mais provavel... coxim... conjunto disco plato e atuador...folga no diferencial???
outra divida é quanto o conjunto de plato e disco poderem ser substituidos pelos da ranger <97... procede? (Isto devido ao custo do conjunto novo ... R$ 1.000,00 (-) atuador, na minha região Arapongas PR)

Segundo o freio dianteiro... quando piso faz o carro oscilar na freada... freia mais e freia menos... deu pra entender??? e na estrada ele faz o volante trepidar... considerando que é disco empenado, um mec. disse que deveria trocar os discos para resolver, pois um passe resolveria por um tempo e depois voltaria a dar problema. A questào é que os discos são novos (pela aparencia, pois não foi eu quem os colocou) e custam caro pra KCT.... em outro lugar disseram que poderia ser o cubo, mas que não tinham aparelhagem necessári para fazer uma medição.
Alguem ja teve este tipo de problema???

E por ultimo o motor está falhando em alta, em uma descida corta de leve, vc quase não sente, mas em uma subida de 4ª ou 5ª corta muito e perde velocidade. Lembrando que o carro está equipado com kit gnv, mas isto acontece com gnv ou gasol. Será que algum sensor da injeção foi pro saco??? ou algum bico?? alias quantos bicos tem este motor?

ha e mais uma duvida... eu ja li umas 300 x que cabem, mas eu desconfio... os BF 33 x 12.5 cabem na ranger sem mexer na suspensão?

bom no mais por enquanto o carro me impressionou, no sabado fui fazer uma trilha com o pessoal gaioleiro e a ranger passou bem em todos os lugares... apesar de não ser essa aminha intenção para o carro, fui para trilha pra seber o seu limite... e gostei bastante... uma ranger sem caçamba e com o entre eixos reduzido...vai bem ein?

Por enquanto é só e agradeço a ajuda desde já.
abracos.

Nando
29/03/2004, 15:28
Só vou comentar sobre os pneus:
Caber cabe, mas vc fai ficar logo logo com um belos amassados no paralama, além de ouvir e sentir toda vez que esterçar o bicho para fazer manobras ou curvas fechadas. O jeito mais fácil e barato (mas não recomendado) é apertar as barras de torção e arquear os feixes trazeiros. Dois problemas: os amortecedores terão de ser refeitos e alongados, ja que vai ser muito dificil vc encontrar originais nessa nova medida. E segundo, vai ficar bem mais dura sendo que o conjunto vai sofrer bastante.
Para a Ranger, o melhor, e mais barato jeito de acomodar pneus grandes é partir para um Body Lift, que a Keko ja tem por aqui, sai uns R$2000 ja com mão de obra. Ou ainda tem aqueles Kits americanos, que não saem por menos de US$1500.

Vinicius Cruz
29/03/2004, 20:03
Bom hj o cambio foi retirado e pudemos ver que do antigo proprio-otario fez a seguinte cagada.... deu um passe no plato e recondicionou o disco...assim o atuador nao da mais curso no pedal e as marchas nao entram direito...
Agora vou ter que trocar o conjunto todo menos atuador. Alguem pode informar onde acho o plato e disco ai por SP pois por aqui (Arapongas PR) estao pedindo 850,00.... e eu to achando muito caro... comparando com o de uma S10.. 250,00!


obigado pela atencao.

abracos.

Markito Amato
30/03/2004, 12:11
Salve, Nando, tudo bem?!

Perdoe-me, meu caro, mas discordo do que você disse. Arquear os feixes de molas ou mexer nos parafusos tensores das barras de torção em nada altera os cursos das suspensões traseira e dianteira. Portanto, não há porque trocar os amortecedores. :wink:

No caso da dianteira, o próprio nome do parafuso diz a quê ele veio; regular a altura do veículo mediante a tensão da barra. É claro que esse ajuste deixa a suspensão um pouco mais dura, o que é ótimo no caso da Ranger, haja vista a original ser macia demais.

O meu cunhado, por exemplo, tem uma Ranger 4x4 Supercab Diesel que está no segundo jogo de 33". Tudo que ele fez foi ajustar o parafuso tensor das barras. Em mais de 100 mil Km rodados, os pneus não rasparam nenhuma vez sequer na lataria, que está em perfeito estado, descontando, é claro, os arranhões normais de uso. Os componentes dos sistemas de direção e suspensão também estão perfeitos. Nem uma ponteira precisou ser trocada! E olha que o cara faz motocross e, assim, carrega a moto na caçamba por estradas de terra esburacadas e com lama. Tudo sem a menor pena! :twisted:

Eu mesmo fiz uso desse recurso em minha ex-Ranger (com pneus 31") e gostei bastante. Mesmo tendo rodado pouco com ela, o resultado foi muito bom, daí eu não ter receio em aconselhar tal método. Concordo, é claro, que o ideal é a colocação de um kit apropriado com novas barras. Porém, dado ao alto custo do kit (sai por volta de 3 mil dólares aqui) e a cotação do dólar, esse é uma opção para poucos. Mesmo lá nos EUA, gastar US$ 2 mil não é para qualquer um. Veja você mesmo na página The Ranger Station ( www.therangerstation.com ). 8)

Quanto ao body-lift, esse é o tipo de adaptação que eu sinceramente não gosto. Mesmo assim, considero calços de até 2" como um paliativo aceitável para resolver pequenos problemas de pneu raspando na lataria. Mais do que isso a coisa esquenta. Para você ter uma idéia, já vi aqui no Rio picapes com calços enormes. Isso é loucura! No caso de uma freada brusca, por exemplo, há uma grande possibilidade da carroceria se deslocar em relação ao chassis, podendo com isso romper os parafusos ou os seus suportes. Aí já viu, né?! :shock:

Mas, voltando à viatura em questão...

Olha, Vinícius, esse é o terceiro relato que eu vejo referente a problemas com a instalação de GNV na Ranger. Realmente, mexer no chicote dessa picape não é para qualquer um, não! Portanto, confira se foi feita alguma gambiarra por ocasião da colocação do kit (o chicote não deve ser cortado). Em caso positivo, corrija os absurdos mais aparentes e vá até uma oficina que possua um bom algum equipamento de análise. É bem provável que a central esteja com acúmulo de erros referentes a problemas na injeção (bicos inoperantes etc.). :idea:

Por outro lado, caso a sua picape conte com a existência de um aparelho responsável por "zerar" a central após o desligamento do motor (opcional do kit), o defeito do seu motor é sujeira mesmo. Para que isso não ocorra é fundamental que o veículo seja ligado e rode um pouco utilizando-se a gasolina. :wink:

Além disso, existe na Ranger um sensor massa de ar (MAF sensor) que fica bem colado à caixa do filtro. Dentro desse sensor há dois pequeninos filamentos que, quando sujos, fazem com que o motor não responda direito ou, então, faça barulhos na marcha lenta (nos EUA eles chamam esses ruídos de "ping"). Com um pouco de paciência, um pincel fino e um pouco de álcool, limpe com MUITO CUIDADO esses dois filamentos. Daí, espere secar e remonte a peça. :wink:

Já no tocante aos freios, dar um passe nos discos é um procedimento normal e rotineiro. Porém, os limites mínimos de espessura precisam ser respeitados. Para tanto, verifique essa informação na lateral do próprio disco ou, então, consulte o fabricante. Aproveite ainda para conferir se as pinças e cubos de roda dianteiros estão funcionando perfeitamente e se não há folgas em excesso.

O mesmo deve ser feito com as lonas, burrinhos e rolamentos de rodas traseiros. Observe também o sensor do ABS traseiro. Essa pequena pecinha que fica no topo do diferencial traseiro é responsável pelo sinal que vai para a central. Caso esteja ruim, o freio pode não funcionar direito. :wink: :D

Espero ter ajudado. Abraços,

Nando
30/03/2004, 15:50
Grande Marquito, tudo bem?

Acho estranho o que vc falou a repeito dos amortecedores, fiz exatamente isso na minha Hilux assim que comprei, na verdade passei um final de semana com pneus 33" sem nada alterado e fiquei sem os parabarros dianteiros e alguns amaçados. Voltando, fui aconselhado a fazer o esquema das barras (ja que estava duro da compra da Cabra) e o resultado inicial foi bem satisfatório com relação aos pneus, mas não conseguia não notar que no repuxo (ou quando a suspensão depois de um buraco ou uma lombada volta a subir) havia uma pancada. Mas continuei assim por um ano. Ano passado, com planos de uma viagem longa, e depois de alguns problemas no eixo dianteiro, acabei decidindo dar uma ajeitada nos amortecedores, que ja estavam inexistentes, e mandei alonga-los de acordo com o que os caras (Rogerio Amortecedores) achavam pertinente. Não deu outra, os amortecedores estavam tão acabado que assim que um dos dianterios foi removido explodiu oleo para todo lado. O mecanico falou que os dianteiros estavam trabalhando com um dedo de folga, quando o certo é de 3 a 4. Com os novos amortecedores, a mudança foi dramatica, parecia um carro novo, do jeito que tinha comprado antes de ajustar as barras. Não sei até que ponto a Ranger tem um sistema de fixação dos amortecedores igual ao da Hilux, mas definitivamente pude notar que o curso foi alterado. Ja a trazeira suportou melhor, e só precisou de um alongamento bem pequeno.

( )s

Caio
30/03/2004, 17:09
Nando,

Deixa eu dar um palpite de leigo. Eu instalei um par daqueles amortecedores da OMPRacing, alias este foi um dos motivos que eu entrei no site, ver se tinha alguem usando.
Instalei na traseira da minha Hilux, já estão com +- 30.000km de uso sem problemas, funcionam muito bem e podem ser encomendados com qq medida. O sistema é simples, só requerendo um pequeno aperto (menos de 1/8 de volta) a cada 3000km. Veja bem, não trabalho na fábrica só estou dando uma opinião de quem está usando as peças.
Aquela oscilação de asfalto irregular praticamente acabou, bastando deixá-los mais duros em viagens longas. Tenho usado este carro em condições pesadas e vc tem uma,ou seja, sabe o que eu estou falando.

Nando
30/03/2004, 19:22
Caio,

Muito bom ter um feedback positivo desses amortecedores mecanicos! Na época tinha cogitado, mas como não conhecia ninguem que vinha utilizando-os, acabei desistindo.
Na verdade agora só estou esperando um tempinho livre para instalar o Kit da Superlift que ja vem com amortecedores novos do tamanho certo (+5"). Vamos ver como fica. :D

( )s

Markito Amato
31/03/2004, 10:49
Grande Marquito, tudo bem?

Acho estranho o que vc falou a repeito dos amortecedores, fiz exatamente isso na minha Hilux assim que comprei, na verdade passei um final de semana com pneus 33" sem nada alterado e fiquei sem os parabarros dianteiros e alguns amaçados. Voltando, fui aconselhado a fazer o esquema das barras (ja que estava duro da compra da Cabra) e o resultado inicial foi bem satisfatório com relação aos pneus, mas não conseguia não notar que no repuxo (ou quando a suspensão depois de um buraco ou uma lombada volta a subir) havia uma pancada. Mas continuei assim por um ano. Ano passado, com planos de uma viagem longa, e depois de alguns problemas no eixo dianteiro, acabei decidindo dar uma ajeitada nos amortecedores, que ja estavam inexistentes, e mandei alonga-los de acordo com o que os caras (Rogerio Amortecedores) achavam pertinente. Não deu outra, os amortecedores estavam tão acabado que assim que um dos dianterios foi removido explodiu oleo para todo lado. O mecanico falou que os dianteiros estavam trabalhando com um dedo de folga, quando o certo é de 3 a 4. Com os novos amortecedores, a mudança foi dramatica, parecia um carro novo, do jeito que tinha comprado antes de ajustar as barras. Não sei até que ponto a Ranger tem um sistema de fixação dos amortecedores igual ao da Hilux, mas definitivamente pude notar que o curso foi alterado. Ja a trazeira suportou melhor, e só precisou de um alongamento bem pequeno.

( )s



Grande Nando! Tudo legal?!

Agora entendi tudo! Seu carro é uma Hilux!!! :shock: :D

Pode não parecer, mas há grandes diferenças entre as suspensões e as caixas de roda dessa e a da Ranger. Daí a nossa confusão! Apesar de nossas experiências serem similares, como os veículos são bem distintos, erramos ao comparar os resultados obtidos. Plagiando um certo político, "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!" :D

Só para ilustrar, antes de ajustar os parafusos tensores das barras de torção da Ranger, eu medi tudo com muita calma para que um lado não ficasse mais alto que o outro. Após a modificação, medi tudo novamente para conferir o trabalho. Feito isso, por curiosidade, soltei a barra estabilizadora e levantei a frente da picape colocando um macaco embaixo da travessa que prende as balanças inferiores. O resultado me impressionou e me tranqüilizou também. A partir do ponto de repouso (carro sobre seu próprio peso), a suspensão apresentou bastante curso para baixo e para cima também, sendo pouco menos de 2/3 do curso total para cima e o restante para baixo. Com isso, tive a certeza que os amortecedores dianteiros estariam resguardados. Como de fato ficaram.

Quanto à traseira da Ranger, vale lembrar que eu tinha uma cabine simples com caçamba 7 pés. Portanto, mesmo com a alteração na dianteira, a parte de trás permaneceu naturalmente mais alta, o que dispensou ajustes. :wink:

E por falar nesse assunto, lembrei da Hilux CD 93 que tive. A despeito do eixo rígido na frente e atrás, após uma leve mexida nas molas para ganhar umas polegadas a mais de curso, fui obrigado a trocar os amortecedores por outros mais longos. Ou seja, acho que a Hilux sofre de um problema crônico de amortecedores curtos! :shock: :D :D


Abraços,

Vinicius Cruz
01/04/2004, 20:52
Valeu Markito e pessoal....

Bom o disco e o plato foram trocados... gastei 810,00 de peca.. caro pra KCT... mas se comprasse as peças em Sampa e depois desse problemas por aqui (AraponagsPR), o vendedor das pecas iria falar que o problema era do mecanico e vice versa, assim tenho garantia de tudo, servico e peca pois foi tudo do mesmo lugar...

Ja em relação aos freios, verificamos que os discos são de uma marca não muito boa.. nao lembro o nome, e talvez voltem a empenar... mas foi dado um passe e vamos ver o que acontece...por enquanto esta bom.

Já sobre a falhação, hj foram retirados o bicos e as velas... e mais uma vez eu mandei o antigo proprietário pra PQP...as velas estavam só o pó, não tinha mais eletrodo! talves o problema seja isto tb, mas ja vou aproveitar e limpar os bicos...

Outra duvida é em relação a Dir. Hidr.. tá chiando demias, quando esterco é um escandalo! será que foi pro pau? ou pode ser correia ou rolamento da bomba?? ou isso é comum nas ranger...

bom mais uma vez obrigado .....

abracos.

Brizio
13/04/2004, 21:59
Vinicius,

Sobre as falhadas q vc comentou, eu tenho uma XLT 98 V6 4x4 q comprei com 97mil Km :shock: no carnaval.. a menina tava perfeita, lataria mto boa mesma, mecanica impecavel, tanto q nem meu pai acreditou q tinha quase 100 mil km. Passei pra GNV e no dia seguinte tirei o kit. Ficou uma mer@#% perdeu torque, nao andava bem e ja acendeu luz da injecao. Mandei tirar e passei pra alcool. Te falar q ta uma maravilha. de 5.5 km/l na cidade caiu pra 4, e na estrada de 8 caiu pra 6, mas o alcool aqui em sp ta uns .69, .79 o litro e vale a pena. Em giro baixo nao cai o rendimento e em giro alto ta rendendo até mais. ta mais liso de andar, e mais facil de dar a final, de 165 no limitador.

Sobre os pneus, coloque os 31x10.5 da BF, ou o all terrain ou o trail t/a...a minha ta com os trail e faz mta curva, anda mto bem no asfalto e na terra nao faz feio nao. sinto q falta um pouco em lama mto molhada, mas quando acabar esse jogo vai um all terrain, q é 50% on road e 50% off road.

Um abraço
Brizio

Vinicius Cruz
14/04/2004, 11:13
Fala Brizio.. baleza??? se puder mande uma foto da sua ranger com os 31...quero ver a bicha!

bom sobre falhar nos descobrimos que eram as velas que ja estavam so o pó... meu mec. disse que eram originas..?? vai saber.. o carro ta com 81.000 e elas estava com quase 2mm no eletrodo!

Aproveitei e fiz uma limpeza de bico..

Bom sobre o pneu minha itencao é colocar os 33, mas nunca vi uma ranger com eles.. entao gostaria de ver uma foto da sua com os 31 pra ter uma nocao de tamanho, pois estou com medo de ficar feio com os 33...muito pneu pra pouco carro..

Agora do gnv... eu nao tive muita experiancia, pois aqui na minha cidade nao tem ... Arapongas PR.. entao eu so o usei vindo pra ca de SP (600km) mas como o carro veio falhando nao sei qual era sua perda de potencia nem nada.....

chegando aqui levei ao mec. e trocamos as velas e fizemos a limpeza, ai entao comecei a andar no alcool tb.. mas nao mudei nada... o que vc fez pra passar a sua pra alcool??

Por aqui dizem que nao da pra chipar este carro.. assim como nao da pra chipar as s10 6cil...como nao confio em ninguem por aqui... estou esperando uma ida a SP pra falar com meu mec. de la... enquanto isso so to colocando alcool e ta indo bem.. uma esquentadinha de manha e boa!!! ela esta fazendo 5 na cidade com alcool... na estrada ainda nao medi.

Me diz uma coisa... seu carro chia muito a dir. hid??? cara a minha parece que tem uma cx de abelha quando esteça...

Outra coisa.. vc esta com o escape original??? a minha esta com o abafador meio ruim, mas estou com medo de colocar um cano direto onde é o abafador... pq eu queria um barulho um pouco melhor, mas nada muito estridente, pois pego muita estrada com ela e nao iria aguentar muito tempo... entao ja me disseram pra passar um cano direto onde é o abafador que nao fica muito alto... e outros dizem pra colocar um torbao... aqueles abafadores com saida dupla sabe.. so que no meio do carro..e eu to achando que tb vai ficar ruim... pois o barulho iria ser bem na orelha! vc tem experiencia com isso????

abracos.

Vinicius Hauagge
05/05/2004, 15:32
Ola!
Tenho uma ranger V6 4x4 preta 99com pneus general 33. Sem querer ser convencido, ficou linda!
Os pneus nao pegam na lataria, pois como ja foi mencionado, ela tem regulagem de altura da suspensao.
O unico inconveniente é que quando esterço todo o volante, parte do pneu pega no para barro de plástico que ela tem (original do veiculo), mas isso nao é nada de mais.
Quanto ao escape, coloquei um direto, com apenas um abafador, sem o catalisador, com saida para o lado direito. O barulho ficou mais nervoso, sem ser desconfortavel.
Utilizo o alcool como combustivel e pelo que me informei o modulo da ford nao aceita alteracoes.
A unica coisa que fiz foi colocar um resistor no sensor de temperatura, pois assim vc faz com que o tempo de injecao de combustivel seja maior.
Ela faz aproximadamente 5km/l, o que é uma média excelente.
Atenciosamente,
Vinicius.

PS - gostaria de obter mais informacoes sobre a conversão do motor V6 para o alcool!

Vinicius Cruz
05/05/2004, 19:05
Valeu pelas informaçoes ... vc teria fotos da sua ranger???

vc conhece o Bis?? do posto de molas guara?

abracos...

05/05/2004, 19:15
Ranger com 31" (255/75/R15)

Vinicius Hauagge
06/05/2004, 08:56
Infelizmente nao tenho foto da ranger e como minha máquina digital estragou, fica um pouco dificil , mas vou ver se empresto uma de algum conhecido pra providenciar a fotografia.
Quanto ao Bis, nao só conheco como sou muito amigo dele. E foi na firma dele (fábrica de molas guará) que eu levantei a suspensão dianteira da ranger!
Abraço,
Vinicius!

Markito Amato
06/05/2004, 09:45
Salve, pessoal!

A minha ex-Ranger também tinha pneus 31". :wink:


Abraços,

adr_adriano
26/12/2007, 15:05
Tenho ranger 99 V6 4x4 com o mesmo problema citado antes com ruido na direção Hidraulica, me falaram que se trocar o reparo da direção resolve alguem ja fez isso para dizer se esta certo.

Outro problema q tenho e com um ruido inrritante do lado esquerdo na dianteira ja foi mexido em pinça de freio visto toda a parte de suspenção mas nada o ruido não sumiu alguem ja teve este problema.