PDA

Ver Versão Completa : SW4 - Vazamento na turbina

Amadeus123
17/02/2007, 23:00
Olá pessoal, sou novo aqui e gostei muito do site. Gostaria de aproveitar a experiência dos conhecedores de Toyota para me orientarem neste problema.:-|

Troquei minha Hilux 99 nesta semana, fui para a tão sonhada SW4, com a verba que tinha consegui uma 97 Diesel, muito, mas muito inteira mesmo, coisa de museu, todas as pessoas as quais mostrei, ficaram impressionados com os cuidados que os donos anteriores tiveram.:-)

Só que tem aquela história, pobre quando acha um ovo é choco, então apareceu um vazamento de óleo, na turbina, segundo o mecânico que levei para averiguar. Ele me assustou um pouco dizendo que a coisa não era de se brincar e que eu deveria providenciar logo o conserto, que não seria caríssimo, mas que também não era só trocar um retentor (ele não fazia esse serviço).:rolleyes:

Se puderem me orientar no sentido de que gravidade se trata realmente este defeito, se consigo me ressarcir na revenda, pois o carro foi a poucos dias comprado e tenho 3 meses de garantia de motor. Se preciso fazer com urgência o reparo. É isso, agradeço desde já aos que, por ventura, puderem me dar orientações. Um abraço!:-D

JEFFCATUNDA
17/02/2007, 23:22
Com certeza você veio ao local certo!

Gostaria de pedir aos colegas mais experientes que também nos repassem as formas que temos de avaliar a pressão( compressão) do motor e da turbina da SW4

Grande abraço.

Onezimo Ribeiro
18/02/2007, 16:06
caro amigo, ficaria mais fácil se o nobre amigo tivesse especificado melhor o vazamento. mas vamos ver se consigo acertar.
Existe duas maneiras de vazamento de óleo pela turbina, que deve comprometer o turbo ao longo do uso.
- Se o vazamento de óleo acontece jogando para dentro do coletor de admissão é necessário trocar o reparo(retentor) que liga a câmera da turbina ao coletor de admissão.
- Se o vazamento acontece para fora ou seja, para a descarga, soltará uma fumaça esbranqueçada na descarga durante a aceleração. tive um problema com vazamento jogando para dentro do coletor de admissão. Troquei apenas o reparo. Não necessitou de retifica. Ficou 100%.
abraços

Amadeus123
18/02/2007, 17:44
Na verdade não sei exatamente o tipo de vazamento, só sei que pinga no chão depois de parar o Jipe. O mecânico identificou o vazamento colocando o dedo logo abaixo do coletor e disse que era da turbina mostrando o dedo sujo de óleo. Pelo que você falou deve ser algo como um retentor e o custo seria baixo (até R$ 500,00). Será que posso cobrar isso da revenda? Outro detalhe é que na minha SR5 subia o morro onde moro em segunda marcha com uma velocidade na qual o giro ficava bom (em torno de 2000 RPM). Mas com a SW4 se for subir em segunda tenho que acelerar muito mais para não engasgar, então a velocidade fica um pouco alta para passar na buraqueira, ou seja estou com algum problema no motor ou a relação das duas é bem diferente assim? Valeu pessoal.:grin:

Serengetiman
19/02/2007, 00:13
Achei estranho vc dizer que subia o morro com mais facilidade com a SR5 do que com a SW4. Dá uma checada na sua turbina para ver se está funcionando direito. Em subidas quando vc acelera a SW4 e o turbo entra em ação, o motor descarrega uma potência extra nas rodas que dá gosto de ver. A diferença de peso entre as duas viaturas não chega a ser de 200 quilos então tem algo errado ai, um abraço

Amadeus123
19/02/2007, 04:06
Pois é, também acho que tem algo errado, sinto que falta torque em baixa rotação, o turbo só aparece bem depois, dando tempo para engasgar o motor antes de a potência aparecer, vou levar no mecânico e depois posto aqui o resultado. Abraços!

Onezimo Ribeiro
19/02/2007, 10:25
Caro amadeus, é natural que o turbo não entre em ação em baixa rotação, ou seja, não há resposta de emediato, leva alguns segundos, devido o princípio do acionamento mecânico do eixo deslizante da turbina que é impulcionado pelos gasas de escapamento ao passar pela turbina. É necessário maior uma aceleração para o turbo entrar com sua potência total, e só acontece na faixa de 1500 rpm, se não me engano. quanto ao motor falhar, justifica-se por outros motivos, acredito.
E são muitos, por exemplo: Bicos sujos, combustível de baixa qualidade, filtros sujos, filtro de ar e de combustível, bomba injetora, etc.
Abraços.

JEFFCATUNDA
19/02/2007, 14:13
Onésimo.

Um colega me falou que a turbina destes motores entram em menor rotação que os dos convencionais a diesel.

Ele disse até que os das SW4 são os que entram em menor rotação no mercado. Não sei em quantos giros ou se isso é verdade, na minha experiência, escuto o assovio da turbina antes dos 1500 giros...

JEFFCATUNDA
19/02/2007, 14:14
Em tempo: a tua sw4 é igual a minha (cor). 97.TD.

estou pensando em por um MAXCOOLER.
QUE ACHA?

Amadeus123
19/02/2007, 14:20
O problema não é bem falhar, não engasga nem nada, é um entorpecimento mesmo, quanto mais acelera, mais vai morrendo, aí se deixar ele afoga e aí falha e morre. Já tive uma D20 turbinada, só que como não era de fábrica quebrou 2 vezes o virabrequim, me lembro que mesmo em baixa rotação era só acelerar que ela patinava os pneus e saía a mil. Com esse feriado estou com dificuldade de encontrar oficina funcionando, mas quarta-feira vou levar em algum lugar. Tenho outro problema estou no interior e o pessoal aqui não é muito familiriarizado com as SW, mas assim que me derem alguma pista do problema posto por aqui, para argumentar-mos com mais dados, aguardem. Agradeço pelo interesse, abraços!

Amadeus123
19/02/2007, 17:45
Olha só! Agora a tarde fui "à cidade", como diz-se por aqui no interior. Quando liguei o Jipe, o motor engasgou, deu umas corcoviadas e uns coices, como um cavalo chucro, cheguei a me assustar, saiu uma fumaça cinza do escapamento que encobriu a visão. Saí lomba abaixo todo desconfiado, achando que "tinha estourada na minha mão a bomba", mas aos poucos vi que o comportamento do motor estava diferente, mais esperto e solícito, fui até o pé do morro e antes de ir pra faixa subi de novo até um pedaço, cerca de 1 Km, em que ele visivelmente mudara de atitude, em 1500 RPM já se ouvia o turbo enchendo e pedindo gás, como estava tracionado não chegava cantar pneu nas acelerações bruscas, mas o salto a frente já mostrava outro motor nascendo daquele morto que havia pegado dia antes. Sinto que ele pode dar mais que isso, mas já melhorou uns 100%, alguém sabe explicar o que pode ter acontecido?

JEFFCATUNDA
19/02/2007, 18:49
Prisão de ventre provocado por comida estragada ou diesel velho e com sedimento dentro do tanque...

Agora deve estar que nem nenem depois do luftal....

Onezimo Ribeiro
19/02/2007, 20:54
Em tempo: a tua sw4 é igual a minha (cor). 97.TD.

estou pensando em por um MAXCOOLER.
QUE ACHA?

Caro JEFFCATUNDA, Você pelo jeito deve estar preocupado com os problemas de superaquecimento que vem acontecendo com o ano e modelo da nossa. Pois bem, acho que não existe nenhuma relação você "intercoolar" a princesa e venha tricar o cabeçote. O intercooler até melhora o desempenho exigindo menos do motor, pois se dá pela injeção de gases resfriados que se obtém menor volume injetado nos cilindros, que se expende no momento da combustão dando maior economia de deisel(menos combustível injetado) pelo fato da expansão dos gases. É tanto que ao fazê-lo, deve-se efetuar outra regulagem na bomba de combustível, por necessitar de injeção de menos diesel, se não me engano. Não sou nenhum expert no assunto. Apenas sou mais um curioso neste fórum. Peço desculpas aos amigos se estou cometendo alguma inverdade. Como disse, sou apenas um curioso.
Abraços

Amadeus123
19/02/2007, 21:49
Amigos, ainda estou sob o stress da troca de veículo, sempre há o temor de pegar uma "bomba relógio", o fato da camionete estar vazando a turbina e não ter torque em baixa deu um susto, mas já vi que são coisas facilmente contornáveis e comesso a relaxar, hoje já dei umas boas puxadas na estrada e o turbo disse a que veio em algumas ultrapassagens.

Na questão da dirigibilidade, na minha Hilux99 a direção hidraulica era um pouco mais "dura" na estrada, o que acarreta em mais sensação de segurança. Essa SW97 teria o mesmo recurso, que se não me engano se chama D.H. progressiva? E no caso porque se mostra mais "mole" que a pickup Hilux?

Também estou interessado no Intercooler, seria interessante se alguém que fez o procedimento dar o depoimento a respeito dos custos (tempo/verba) e resultados.

Saudações toyoteiras!!

Sandwarrior
24/03/2007, 22:09
Verifique se os pneus estão no mesmo estado. Pneus mais novos com mais borracha deixam a direção mais molinha...:shock:

SÉRGIO HOLANDA
26/03/2007, 21:12
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Amadeus,

A SW4 tem maior peso atrás que a CD, de forma que a distribuição de peso é melhor, com isso vc sente a direção mais leve, nas CDs o peso é maior na frente, sem falar que o sistema de direção das CDs e das SW4 são diferentes, possuem semelhanças mas não são iguais, além disso como disse Sandwarrior verifica as calibragens...

Em relação ao intercooler, como já havia falado antes em outro tópico, um amigo colocou na SW4 e o comportamento é outro, mais economico, mais potência, etc...custo em média R$ 1.500,00...eu turbinei a SR5 de minha esposa, não intercuei porque o intercooler é na frente e embaixo do parachoque, e como fazemos trilhas pesadas com ela iria furar com certeza, mas quando chegar da Expedição pela América do Sul vou fazer um intercooler e colocar na parte de cima do capô, ai terei de fazer uma modificação no mesmo e colocar uma entrada de ar e no caso da SR5 ainda vou colocar um radiador de óleo...no mais digo ao que faei pro Jeff, pode intercoolar sem medo e vais ter um motor mais potete e mais economico e com a vida útil sem ser prejudicada, inclusive melhora, pois vc vai andar mais com menos esforço...

Abrs,

Sérgio Holanda

Amigos, ainda estou sob o stress da troca de veículo, sempre há o temor de pegar uma "bomba relógio", o fato da camionete estar vazando a turbina e não ter torque em baixa deu um susto, mas já vi que são coisas facilmente contornáveis e comesso a relaxar, hoje já dei umas boas puxadas na estrada e o turbo disse a que veio em algumas ultrapassagens.

Na questão da dirigibilidade, na minha Hilux99 a direção hidraulica era um pouco mais "dura" na estrada, o que acarreta em mais sensação de segurança. Essa SW97 teria o mesmo recurso, que se não me engano se chama D.H. progressiva? E no caso porque se mostra mais "mole" que a pickup Hilux?

Também estou interessado no Intercooler, seria interessante se alguém que fez o procedimento dar o depoimento a respeito dos custos (tempo/verba) e resultados.

Saudações toyoteiras!!

SÉRGIO HOLANDA
26/03/2007, 21:17

Grande Amadeus,

tua SR5 era 99, então teu diferencial é japonês e tua relação é mais curta, de forma que vc tem muito mais força na segunda dela do que na segunda da SW4, por isso vc tem acelerar mais nela...olha, sei do que estou falando, pois já tive SR5, estou com outra agora de miha esposa e já tive duas SW4 e te garanto que a SR5 é bem diferente da SW4...na realidade a SR5 é um trator de luxo!!!!

Abrs,

Sérgio Holanda

Na verdade não sei exatamente o tipo de vazamento, só sei que pinga no chão depois de parar o Jipe. O mecânico identificou o vazamento colocando o dedo logo abaixo do coletor e disse que era da turbina mostrando o dedo sujo de óleo. Pelo que você falou deve ser algo como um retentor e o custo seria baixo (até R$ 500,00). Será que posso cobrar isso da revenda? Outro detalhe é que na minha SR5 subia o morro onde moro em segunda marcha com uma velocidade na qual o giro ficava bom (em torno de 2000 RPM). Mas com a SW4 se for subir em segunda tenho que acelerar muito mais para não engasgar, então a velocidade fica um pouco alta para passar na buraqueira, ou seja estou com algum problema no motor ou a relação das duas é bem diferente assim? Valeu pessoal.:grin:

SÉRGIO HOLANDA
26/03/2007, 21:21

Amadeus,

sua SW4 97 como eu disse não tem a mesma relação de força da SR5, outra coisa, seria bom vc fazer bomba e bico, como isso vc vai sentir seu carro uma bala e vai ter mais força em baixa, mas como disse a relação ;e diferente, a SR5 tem muita foça com a relação original e a SW4 é pra andar mais, por isso a relação é mais longa...a questão da bomba e bico é pela idade de teu carro, vc vai se impressionar com o resultado, agora só faz isso em alguma empresa séria e se possivel fica de olho!!!

abrs e muita calma com seu carro, ele é bom de verdade!!!!

Sérgio Holanda

Pois é, também acho que tem algo errado, sinto que falta torque em baixa rotação, o turbo só aparece bem depois, dando tempo para engasgar o motor antes de a potência aparecer, vou levar no mecânico e depois posto aqui o resultado. Abraços!

SÉRGIO HOLANDA
26/03/2007, 21:24

Pessoal,

se vcs querem mesmo se preocupar com motor bronca, comprem Pajeros...pois a maioria funde o primeiro pistão com o tempo...pense num motor que depois de um tempo da bronca !!! Agora as SW4 sendo feitas as revisões direitinho, não vão dar dor de cabeça mesmo!!!

abrs,

Sérgio Holanda

Caro JEFFCATUNDA, Você pelo jeito deve estar preocupado com os problemas de superaquecimento que vem acontecendo com o ano e modelo da nossa. Pois bem, acho que não existe nenhuma relação você "intercoolar" a princesa e venha tricar o cabeçote. O intercooler até melhora o desempenho exigindo menos do motor, pois se dá pela injeção de gases resfriados que se obtém menor volume injetado nos cilindros, que se expende no momento da combustão dando maior economia de deisel(menos combustível injetado) pelo fato da expansão dos gases. É tanto que ao fazê-lo, deve-se efetuar outra regulagem na bomba de combustível, por necessitar de injeção de menos diesel, se não me engano. Não sou nenhum expert no assunto. Apenas sou mais um curioso neste fórum. Peço desculpas aos amigos se estou cometendo alguma inverdade. Como disse, sou apenas um curioso.
Abraços

Amadeus123
27/03/2007, 19:41

Amadeus,

sua SW4 97 como eu disse não tem a mesma relação de força da SR5, outra coisa, seria bom vc fazer bomba e bico, como isso vc vai sentir seu carro uma bala e vai ter mais força em baixa, mas como disse a relação ;e diferente, a SR5 tem muita foça com a relação original e a SW4 é pra andar mais, por isso a relação é mais longa...a questão da bomba e bico é pela idade de teu carro, vc vai se impressionar com o resultado, agora só faz isso em alguma empresa séria e se possivel fica de olho!!!

Exato Sérgio, já tinha chegado a essa conclusão, subi o morro em quarta reduzida e senti a mesma sensação que tinha quando subia na SR5 em segunda. A relação é muito importante quando se trata de subida ingreme, qualquer dente a mais ou a menos faz diferença. Me explica melhor essa coisa de fazer bomba e bico, seria trocar algum reparo ou só limpeza, existe alguma opção de regulagem que eu possa solicitar ao mecânico, desde já agradeço pela muito boa vontade do amigo, que tem sido como um pai pra nós neófitos toyoteiros. Abraços! :concordo:

SÉRGIO HOLANDA
27/03/2007, 23:08
:lol: :lol: :lol: ....

Grande Amadeus,

Em relação a fazer bico e bomba eu me refiro a uma limpeza de bicos e uma geral na bomba, é coisa meio cara, em torno de R$ 1.000,00, se não precisar trocar nenhum elemento da bomba, se precisar cada elemento custa em média R$ 300,00, a bomba tem 4. Você fazendo a bomba, trocando apenas as partes moveis dela, e os elementos entando bons, que acredito que estejam, se não seu carro tava variando a rotação, vibrando muito, saindo fumaça, perda de potência, etc...como teus elementos devem estar bons e tua bomba tem 10 anos, só o fato de trocar as peças moveis e limpar os bicos teu carro vai voar, é incrivel como o motor rende com a bomba redondinha e os bicos limpos...vale a pena fazer isso pelo tempo da bomba...

Em relação a regulagem, se vc quiser que seu carro ande mais vc manda ele abrir a bomba, mas não aconselho, pois com o tempo vais ter de trocar os bicos...eu vou abrir minha bomba daqui a 9 dias quando começar a subir a cordilheira dos andes e depois que voltar a uma altitude com ar mais rico volto a fechar, pois como disse com a bomba aberta os bicos vão pro espaço com o tempo...

Lembrando que vez ou outra vc deve usar um aditivo STP ou Bardahl para o diesel, pois ajuda a lubrificação da bomba e limpar os bicos...

Grande abraço e qualquer dúvida manda a bronca !!!

Sérgio Holanda
Apaixonado por Toyotas!!!

Exato Sérgio, já tinha chegado a essa conclusão, subi o morro em quarta reduzida e senti a mesma sensação que tinha quando subia na SR5 em segunda. A relação é muito importante quando se trata de subida ingreme, qualquer dente a mais ou a menos faz diferença. Me explica melhor essa coisa de fazer bomba e bico, seria trocar algum reparo ou só limpeza, existe alguma opção de regulagem que eu possa solicitar ao mecânico, desde já agradeço pela muito boa vontade do amigo, que tem sido como um pai pra nós neófitos toyoteiros. Abraços! :concordo:

Amadeus123
28/03/2007, 11:03
Ok Serjão, deu pra ter uma idéia da coisa, vou ver se acho aqui na região alguma oficina que seja boa nessa parada de bomba diesel e fazer um orçamento para ir me inteirando dos valores, assim que der vou encarar esse procedimento que parece ser bem importante para o bom desempenho da viatura. Por enquanto é isso, estou sempre acompanhando o fórum e qualquer coisa dou um alô, valeu a força e um grande abraço! :concordo:

SÉRGIO HOLANDA
28/03/2007, 11:10

Grande abraço !!!!

Ok Serjão, deu pra ter uma idéia da coisa, vou ver se acho aqui na região alguma oficina que seja boa nessa parada de bomba diesel e fazer um orçamento para ir me inteirando dos valores, assim que der vou encarar esse procedimento que parece ser bem importante para o bom desempenho da viatura. Por enquanto é isso, estou sempre acompanhando o fórum e qualquer coisa dou um alô, valeu a força e um grande abraço! :concordo:

JEFFCATUNDA
28/03/2007, 15:55
AMADEUS.

O problema de fazer orçamento de bomba é que só em abrir, mesmo que não encontrem nada para fazer, já se vai uns R$ 300,00 de juntas mais a mão de obra...

O negócio é encarar mesmo, fazer ou não!

A bomba da minha foi aberta em 2004, e não tinha nada para fezer, só limparam e fecharam. Custo: R$: 450,00!

Mais é isso né? Só vai vendo!

Amadeus123
30/03/2007, 10:30
Entendi, mas o negócio é encarar mesmo, se não tiver que fazer nada, pelo menos é uma preocupação a menos, assim que der vou encarar o procedimento, valeu jeff!;-)

JEFFCATUNDA
30/03/2007, 22:50
COMO JÁ FIZ BOMBA EM 2004 VOU REVER BICOS....

Entendi, mas o negócio é encarar mesmo, se não tiver que fazer nada, pelo menos é uma preocupação a menos, assim que der vou encarar o procedimento, valeu jeff!;-)

Camilo Mendoza
19/03/2020, 00:37
Bom dia. Faz um bom tempo que sigo o forum pois estou procurando uma SW4 para viajar.
Procurei bastante e achei uma que cabe no bolso e esta bem conservada, levamos ontem na oficina para dar uma olhada e foram achadas dois problemas principais, alem de algumas coisas menores que precisam ser feitas.

1. O turbo tem vazamento de óleo e segundo a oficina precisa ser substituído. O custo da peça na Toyota é $ 9.800 e não está disponível.

Procurei no e-bay e outros sites, porem não consigo achar a venda a peça nova (em nenhum preço), tem varias turbinas nos estados unidos entre 200 e 800 dólares, não da para saber muito sobre a qualidade.

Alguém já substituiu o Turbo, caso sim qual marca usou? Recomendam fazer o reparo do existente, se sim em qual oficina?

2. Foi identificado que tem que fazer a troca de vários elementos da suspensão dianteira, entre eles os braços e o mais caro, a caixa da direção, nesta parte a Toyota pede $ 9.000 reais.

Nos estados unidos tem a parte original por 600 USD aproximadamente.

Na experiencia de vocês, esta parte pode ser consertada ou e necessário colocar novo?
Podem me indicar uma loja de partes em SP (de preferencia) onde possa fazer o orçamento desta peça e das outras que precisa substituir?

Agradeço a ajuda. Vou montar esse orçamento antes de decidir pela compra deste carro.

Obrigado!

Camilo

AlonsoFausto
20/03/2020, 13:15
Vamos lá Camilo, sem pânico e sem gastação desnecessária.

"Alguém já substituiu o Turbo, caso sim qual marca usou? Recomendam fazer o reparo do existente, se sim em qual oficina? Se é justificada por estar passando óleo, troca o miolo (conjunto rotativo) e está zerada novamente. Um de boa marca encontra na faixa de R$ 850,00. Daí gastará com a m.o. para desmontar, trocar, balancear e montar.
"Na experiencia de vocês, esta parte pode ser consertada ou e necessário colocar novo?
Podem me indicar uma loja de partes em SP (de preferencia) onde possa fazer o orçamento desta peça e das outras que precisa substituir?" Não vejo problema algum em fazer a caixa, desde que muito bem executado o serviço. O mais completo, com cromação da cremalheira, deve ficar na faixa de 2K aí em Sampa. Também existe outra alternativa: comprar uma caixa nova completa, porém não original toyota. Sei que o Anderson, da Status Auto Peças, de Ponta Porã, vende, mas não sei preço. De qualquer forma, reforço que uma caixa bem feita fica zerada.

Abraço e pense direito na compra, tente abater preços do que precisa ser feito e, cuidado para não comprar um kinder ovo cheio de surpresas.

Camilo Mendoza
25/03/2020, 22:59
Muito obrigado a todos pelos comentários e as respostas.

Consegui chegar num acordo com o proprietário que fosse vantajoso para os dois e fechamos o negocio. Em breve terei a SW4 comigo, preciso apenas aguardar que termine o período de quarentena para ir buscar no rio de janeiro.
Seguirei os conselhos sobre o turbo e a caixa de direção, assim que estiver com ela dou uma nova olhada.

Obtive em alguns posts do foro o link para o manual do proprietário na Toyota e um outro link muito útil com o manual de reparo do motor.
Alguém tem o manual de oficina do carro? Que cobre suspensão, interior, etc...?

De novo muito obrigado.