PDA

Ver Versão Completa : Freio de mão pode funcionar!

israel teixeira
15/02/2007, 21:42
Pessoal,
hoje eu estava na oficina, e vi pela primeira vez alguém dar jeito no freio de mão da toyota bandeirantes. Ele disse que para resolver o problema tem que substituir todos as travinhas por parafusos com porcas. Vi os testes e fiquei impressionado, a trava funciona paracendo que a toyota é carro pequeno. Pedi para ele fazer o teste de puxar a trava e tentar sair, e o carro não saiu do lugar. Então pedi para ele andar com ela parciamente puxada para ver se desregulava, então novamente não desregulou. Ele fez isso em três bands e todas ficaram boas. Outra coisa que ele disse que deve-se prestar atenção, é no cabo, pois tem toyotas que o cabo é longo outras que o cabo é curto a depender do ano.

Ney _Niterói
16/02/2007, 07:50
Israel,

Bom dia! Por favor, passe mais detalhes deste sistema.

Abraço

Ney - Band 1978 longa

israel teixeira
16/02/2007, 09:28
Ney, eu não presenciei a montagem do freio, entretanto ele me disse que a falha do freio de mão das toyotas era que devido às prisilhas se criavam folgas, assim descobriu-se que com o uso de parafusos no lugar das prisilhas evitava-se esta folga e a desrregulagem, fazendo com que o sistema passasse a funcionar corretamente. Futuramente vou fazer o mesmo serviço na minha, não fiz agora, pois tive que viajar neste carnaval. Assim, tirarei fotos e postarei os detalhes. Segundo os toyoteiros daqui que fizeram isso o problema foi resolvido, pelo menos até agora, temos quer ver a longo prazo.

Abraço

Ney - Band 1978 longa[/quote]

romeu
16/02/2007, 09:38
Cara, eu arranquei o freio de mão, foi a melhor coisa que eu já fiz hahaha

Nunca mais andei com aquela mer%¨& puxada

estyvybeykr
16/02/2007, 15:25
:parede: Estou quebrando a kbça e a cara e não consigo arrumar o conjunto completo do sistema de freio de mão para minha band se alguem possuir, ou souber onde consigo fico grato, pois aqui no Rio de Janeiro as opções são terriveis. No demais bom carnaval a todos.:dance:

Elmer_Jeep
16/02/2007, 15:55
uma vez meu pai fez um esquema usando sapatas e lonas trazeiras do gol mas aguentou pouco tempo...

Só resolvemos o problema quando resolvemos adaptar disco e pinça(com acionamento mecânico)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=8

Lembrando que a F75 roda com pneus 900x16 e o CJ5 com 35" ambos tem mecanica da Band 14B.

[]'s

Sergio Rocha
16/02/2007, 17:36
Israel,

Abraço

Ney - Band 1978 longa

A minha Band tem um ótimo freio de mão.Foi resolvido pelo Chapeu.
Antes era uma merd@, na primeira vez que andei com ele puxado, quebrou na hora.Agora não acontece mais.

[]´

cristiano
20/02/2007, 14:33
Quando comprei minha Band a 2 anos estava desregulado, fiz uma revisão, troquei o tamborzinho e nunca mais deu problema.

Está na minha lista a troca do tamborzinho por discos e pinças.

ThE_DoG
20/02/2007, 19:48
É comum quem tem Band reclamar do freio de mão mas o certo é o freio de mão reclamar do motorista. Se colocar uma lona nova e regular certinho ele funciona perfeitamente bem, só que se andar com ele puxado, que é o que acaba acontecendo em 100% dos casos, aí ele vai pro pau mesmo. Na minha Band me condicionei a procurar a luz do freio no painel antes de sair, já estou com o freio de mão sem precisar regular a mais de ano...
Existem mais algumas opções: colocar uma sirene que indica o freio de mão puxado qdo se vira a chave, colocar um freio a disco no cardan no lugar da lona do freio de mão, fica bom mas o disco de freio fica um pouco pronunciado...

Abração

Marco

GERALDOMS
11/03/2007, 10:16
Bom dia.
O freio de Band não é pra parar o carro.
Eu consertei o da minha Band e funciona perfeitamente e não troquei as prisilhas não, só foi regulado.
Como o prórpio nome já diz é freio de estacionamento.
Já vi várias pessoas voltarem a oficina por arrancarem com o freio puxado ou mesmo tentar para o carro com o freio de mão, porque desarma.
A idéia do Romeu é boa pra quem gosta de arrancar com o freio puxado.

Jun Okada
11/03/2007, 18:15
Hehe, eu tenho um pedaço de caibro embaixo do banco. Chato é pedir pra quem tá passando colocar o calço, rsrs.

Aurelio Palma
12/03/2007, 16:57
Pessoal,
Outro dia passei no mecânico e ele estava trabalhando no freio de uma Hilux. Ele me mostrou o sistema de freio de mão e achei muito interessante.
Alguém sabe de dá para adptar na Band ?
Possivelmente o preço seja proibitivo, mas técnicamente, dá?
Abraço,

Aurelio Palma
19/03/2007, 07:30
Pessoal,
hoje eu estava na oficina, e vi pela primeira vez alguém dar jeito no freio de mão da toyota bandeirantes. Ele disse que para resolver o problema tem que substituir todos as travinhas por parafusos com porcas. Vi os testes e fiquei impressionado, a trava funciona paracendo que a toyota é carro pequeno. Pedi para ele fazer o teste de puxar a trava e tentar sair, e o carro não saiu do lugar. Então pedi para ele andar com ela parciamente puxada para ver se desregulava, então novamente não desregulou. Ele fez isso em três bands e todas ficaram boas. Outra coisa que ele disse que deve-se prestar atenção, é no cabo, pois tem toyotas que o cabo é longo outras que o cabo é curto a depender do ano.

Israel,
Desculpe minha ignorancia no assunto: mas que presilha é essa ( prende o que com que ? Fica onde? (dentro da panela) abraço,

israel teixeira
19/03/2007, 18:38
Aurélio,

Foi bom vc tocar no assunto. Parei minha band pra fazer o serviço juntamente com uma revisão. Vou tirar fotos para postar aqui neste tópico aguarde até este final de semana, que postarei as fotos e vou tentar fazer um antes e um depois. De logo, adianto que nas bands que fizeram estão fucionando, tomara que funcione na minha pq já não saberei o que fazer caso não funcione.

Abs.

Israel,
Desculpe minha ignorancia no assunto: mas que presilha é essa ( prende o que com que ? Fica onde? (dentro da panela) abraço,

cristiano
19/03/2007, 18:43
Aurélio,

Foi bom vc tocar no assunto. Parei minha band pra fazer o serviço juntamente com uma revisão. Vou tirar fotos para postar aqui neste tópico aguarde até este final de semana, que postarei as fotos e vou tentar fazer um antes e um depois. De logo, adianto que nas bands que fizeram estão fucionando, tomara que funcione na minha pq já não saberei o que fazer caso não funcione.

Abs.

Eu sei, troca de mecânico... :mrgreen:

Será que você consegue tirar fotos do serviço?

Aurelio Palma
20/03/2007, 07:32
Israel,

Valeu. Ficamos esperando.
Se conseguir (e funcionar) vai ser extraordinário!
Abraço,

israel teixeira
23/03/2007, 23:09
Como dito anteriormente, e após a conclusão do serviço, vamos às considerações:

A primeira coisa a ser observada, e foi o que percebi de tudo isso, foi que, se as sapatas apresentarem desgaste dos pinos e com isso folgas, o sistema deve ser trocado, pois de nada vai adiantar já que o curso do movimento para as lonas encostarem no tambor é muito pequeno e folgas nestes pinos reduzem ainda mais este curso, fazendo com que as lonas não encostem no tambor. Se esse for o caso acredito que só trocando as sapatas com os demais mecanismos. No meu caso, depois de tudo pronto o sistema funcionou, porém o mecânco pediu para que rodasse um pouco mais para que as lonas se desgastem um pouco e posteriormente fazer o ajuste final. Como está, segura!, porém em ladeiras íngremes está deixando a desejar, o jeito é esperar o ajuste final para ver como fica, espero em Deus que este treco funcione! Hoje encontrei novamente outra band que fez e estava funcionando, eu mesmo testei e estava bom. Segue as fotos mostrando o que foi feito para possível debate. Espero que colegas que tenham mais experiência experimente e verifique a validade da feito e postem suas conclusões aqui no fórum. Quanto a mim após o ajuste que farei a semana que vem, postarei as conclusões finais.

Guiga Tostes
24/03/2007, 01:15
Cara, eu arranquei o freio de mão, foi a melhor coisa que eu já fiz hahaha

Nunca mais andei com aquela mer%¨& puxada

Bom, Fórum é o lugar certo para discussões e debates...neste caso estou com o Romeu...entre tantas particularidades de cada Band, concordo e fiz na minha 85" há 3 anos...tirei fora o freio de mão e nunca mais tive problemas.

E só voltarei a ter qdo instalar freio a disco na traseira e assim voltar a ter o freio de estacionamento com acionamento mecânico utilizando do mesmo sistema....se não for assim, tô fora!

abr

G Tostes

Aurelio Palma
29/03/2007, 13:11
Pessoal,
Tô querendo fazer eu mesmo essa mudança de presilhas para parafusos, como proposto pelo Israel.
Sabem dizer por onde começo a desmontar para abrir o "freio de mão"?
Arranco primeiro o cardan traseiro, começando pelo lado do diferencial?
Solto o cardan apenas pelo lado do freio de mão?
E daí em diante?
Alguém pode me ajudar?

O que puderem informar, é bem vindo !
Valeu

André-4WD
05/06/2007, 23:01
aí gente..
a band ta na garagem agora... hehehehe...
mas como toda boa band, freio de mão nao tem!!
O ex-proprietario diz q trocou tudo e a questao é regulagem?
Tem um parafuso ao lado do alavanca do freio, é por ali que regula??
E tb estou interessado em saber como funciona esse esquema dos parafusos!!!
abraços
andre

folgado
05/06/2007, 23:32
O André tá que é só alegria.
Quanto ao freio, nos Willys o pessoal coloca aquele freio hidráulico, que é acionado por um botãozinho no painel.
Não dá pra colocar nas Bands?

André-4WD
13/06/2007, 19:44
Antonio:
Pois é.. viatura em casa então o tempinho livre que tenho é pra ajeitar algumas coisas, ja que o ex-dono tinha "abandonado" algumas coisas, tipo tava sem buzina, o lavador do parabrisa nao funcionava, as portas nao trancavam etc.. e os marcadores de temperatura e combustivel que ainda nao estao funcionando e o freio de mao que sou cabeça-dura e faço questão de ter..
No mais, é só alegria.
Eusei que to devendo o post no frota..
abracos
andre

Aurelio Palma
14/11/2007, 16:05
Israel,
Passados esses 7 meses, sabe dizer se realmente a substituição de presilhas por parafusos foi mesmo eficaz.
Vc achou que valeu a pena? Ainda funciona bem?
Recomenda?

abraço,

maxdelta
18/11/2007, 21:47
Na minha band o freio de mão, cada lona é reforçada, isto é, duplicada, duas lonas, aguenta por bastante tempo até se deixar o carro num morro ingreme ela aguenta mas não confio. Mas se dirigir um metro já era, ela esmigalha toda.

Pra adaptar, eu vi numa toyota de carroceria freio a disco no freio de mão quando ela tava desmostada na oficina onde eu faço serviço. Vou adaptar tb, usaram o disco e a pinça do santana. Mas eu vou colocar o que eu achar de melhor no ferro velho.

Aurelio Palma
20/11/2007, 17:43
Valeu Max.
Tb é uma boa ideia.
abraço

André-4WD
21/11/2007, 00:11
Pessoal:
Eu desisti de colocar os parafusos. Mandei arrumar o freio, pedindo colocar os famosos parafusos e o mecanico nao colocou e jurou de pé jjunto que nao adiantaria. O freio nao aguentou uma semana e olha que nao arranquei com ele puxado...
Enchi a paciencia e partir para o freio de mao do berga. Só to esperando receber o kit para instalar..
abraços
andre

JAIME
21/11/2007, 14:12
Que KIT é este. Berga? ou é alguma brincadeira?

Elmer_Jeep
21/11/2007, 17:47
O Berga é um cidadão lá do RS que faz kits de freio a disco pra serem adaptados em Jeep, F75, Toyota, etc.

Aqui tem alguma coisa sobre o kit de freio a disco no cardâ
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29301

[]'s

Torezan
27/06/2008, 10:38
Como dito anteriormente, e após a conclusão do serviço, vamos às considerações:

A primeira coisa a ser observada, e foi o que percebi de tudo isso, foi que, se as sapatas apresentarem desgaste dos pinos e com isso folgas, o sistema deve ser trocado, pois de nada vai adiantar já que o curso do movimento para as lonas encostarem no tambor é muito pequeno e folgas nestes pinos reduzem ainda mais este curso, fazendo com que as lonas não encostem no tambor. Se esse for o caso acredito que só trocando as sapatas com os demais mecanismos. No meu caso, depois de tudo pronto o sistema funcionou, porém o mecânco pediu para que rodasse um pouco mais para que as lonas se desgastem um pouco e posteriormente fazer o ajuste final. Como está, segura!, porém em ladeiras íngremes está deixando a desejar, o jeito é esperar o ajuste final para ver como fica, espero em Deus que este treco funcione! Hoje encontrei novamente outra band que fez e estava funcionando, eu mesmo testei e estava bom. Segue as fotos mostrando o que foi feito para possível debate. Espero que colegas que tenham mais experiência experimente e verifique a validade da feito e postem suas conclusões aqui no fórum. Quanto a mim após o ajuste que farei a semana que vem, postarei as conclusões finais.

Quais as bitolas dos parafusos utilizados e quantos são no total? Quais as demais adaptações necessárias? Agradeço a atenção.
Abraço a todos.

Francisco Bicalho
27/06/2008, 15:16
Jaime

Um dos Toyomarcos faz essa instalação do disco no freio de mão. Não sei se é o Marcos Aurélio ou o Marcos Luis, mas é o moreno magrinho, não o que tem cara de alemão (nunca sei qual é qual...), é o Marcos que trocou o eixo do meu carro.

Parece que o serviço fica de primeira. Acho que ele usa o rotor de Parati, com duas pinças. Fala com ele. Andei sériamente pensando em fazer esse serviço, mas é daquelas coisas que a gente acaba protelando e nunca fazendo.

Abraço e bom fim de sema a a todos;
Chico

JAIME
28/06/2008, 20:24
Legal Francisco,

O Marcos (não o cara de alemão) fez o serviço de alongamento dos meus diferenciais. Foi o melhor mecanico que mecheu na minha Band até hoje e após uma peregrinação por outros mais próximos de minha residencia não restou a menor duvida de vou retornar a ele. Vou conversar sobre a adaptação do disco, se for interessante vou fazer.

Francisco Bicalho
28/06/2008, 20:40
Então é esse mesmo. Acho que é o Marcos Aurelio. Ele nunca mais vai esquecer de mim... quando foi trocar o meu eixo, soltou o que estava no carro das molas, tirou as rodas e o virabrequim, e o troço caíu de um dos blocos com o tambor direito em cima do dedão do pé dele, completo, com porquinho e tudo. Devia estar pesando uns 200 kg. Fiquei morrendo de pena, e acabei dando uma força de assistente, pra aliviar o lado dele. Quando estiver com ele pergunta do cara com o carro branco que o eixo caiu no dedão dele. Vai lembrar na certa.

Francisco Bicalho
30/06/2008, 09:39
ôpa!

Assim eu queimo o filme do Marcos.

Ele não tirou o virabrequim, e sim soltou o cardam traseiro do porquinho...

Torezan
29/07/2008, 10:08
Desmontei o sistema e retirei todo o "miolo" do freio de mão. Pra variar, estava com uma mola arrebentada e muito sujo. Conversando com um mecânico, ele me perguntou por quê abri em casa e ao ter a resposta de que nenhum mecânico tem vontade ou interesse em fazer o serviço, ele logo me falou que eu poderia trocar todo o sistema e colocar original e que mesmo assim, não segurará o carro. Eu ainda acredito ser possível, já que os amigos aqui do fórum conseguiram.
Agora preciso saber onde posso encontrar as peças para colocar todo o sistema novo (não necessariamente original Toyota) e se existe algum de outro veículo que se adapte com facilidade. Alguém tem alguma idéia? Vou tentar colocar os parafusos no lugar das presilhas também.
Se mais algum "louco" tentar e quizer fazer o serviço em casa, e necessitar de alguma ajuda, estarei à disposição.
Abraços a todos.

Leonelson
30/06/2013, 10:27
Israel Teixeira, teria como enviar informações mais detalhadas sobre essa oficina, telefone. email contato com nome do mecânico artista, por favor. maximasc@bol.com.br

Dimasi
30/06/2013, 16:30
Acho que o Israel não acompanha o tópico faz anos...

marciorank@gmail.com
30/06/2013, 19:13
vejam bem pesoal (TOYOTEIROS É MELHOR) , tenho em minha band o sistema original e funcionado perfeitamene, o que aconteceu pra min foi, varias toyotas que fiz o freio de mão estavão com os pinos gastos, então colocavão as fitas novas porem não dava curso no sistema e o mesmo encostava no miolo da panela, dando a impreçao do sistema estar acionado e o mesmo não funciona.
qualquer duvida posta ai, ajudo se puder.

abraço

Leonelson
01/07/2013, 18:47
Pessoal,

Israel Teixeira, vc teria maiores dados sobre esse mecânico, telefone , endereço ou qualquer informação mais completa?

Sergio c
08/07/2013, 20:06
Eu tb acabei de comprar minhaband 89, motor OM 364, e o freio de mao faz o curso certinho, mas nao freia nadica de naa kkkkk, no morro só primeira marcha e reduzida, aí para mesmo...

Sergio c
21/08/2013, 21:39
Tive que trocar o rolamento intermediario do carda e me invoquei, tirei a panela do freio de mao, tive que tirar todo o oleo, coloquei o retentor novo-10 pila-, as lonas e os prisioneioros do carda, que estavam ruins. Coloquei cola 3m nas estrias da panela, regulei as lonas pela regulagen externa e montei tudo.

Olha, a nave freia mesmo, mem minha frontier quase nova freia tanto na mao como a bandeirnte, arrasta mesmo, vamos ver qto dura, e nao vaza nem um oleo agora. abraços.

marciorank@gmail.com
21/08/2013, 21:48
Tive que trocar o rolamento intermediario do carda e me invoquei, tirei a panela do freio de mao, tive que tirar todo o oleo, coloquei o retentor novo-10 pila-, as lonas e os prisioneioros do carda, que estavam ruins. Coloquei cola 3m nas estrias da panela, regulei as lonas pela regulagen externa e montei tudo.

Olha, a nave freia mesmo, mem minha frontier quase nova freia tanto na mao como a bandeirnte, arrasta mesmo, vamos ver qto dura, e nao vaza nem um oleo agora. abraços.
voce só tera que ter o maximo de cuidado para não arrancar com a band com o freio puxado.

Sergio c
25/08/2013, 10:33
É Marcio, vou ter que cuidar isso mesmo....... Um abraço.

edwint
26/08/2013, 11:30
Pessoal,

Boa tarde Irmao,

Apos tanto tempo, ja 'e possivel afirmar se o processo deu ou nao resultados e por quanto tempo. Resumindo., essa adapta'c~ao 'e viavel e funcional?

edwint
26/08/2013, 11:31
voce só tera que ter o maximo de cuidado para não arrancar com a band com o freio puxado.

esse 'e que e o maior problema...

Sergioporto
26/08/2013, 11:53
É só colocar uma cigarra de alarme !!E dai edwint conseguiu acertar os freios ???Posta para nós o que era .
Abs

edwint
26/08/2013, 13:05
É só colocar uma cigarra de alarme !!E dai edwint conseguiu acertar os freios ???Posta para nós o que era .
Abs

Amigo sergio,

Regulei a folga do pino acionador, agora o pedal esta com folga, mas mesmo assim continua freando. Acho que deve ser essa valvula no burrinho mestre, vou me informar melhor p/ ver se consigo uma solucao.

Obrigado.

Runner
05/09/2013, 01:00
Amigos o mecânico Silas na rua ceará RJ, tem um projeto de freio de mão a disco, alguém tem informações?

edwint
05/09/2013, 07:36
Amigos o mecânico Silas na rua ceará RJ, tem um projeto de freio de mão a disco, alguém tem informações?

ja é encontrado po/ vender nas lojas...

BANDEIRANTE FRANK STAIN
05/09/2013, 21:29
caros amigos tem um topico postado no forum que fala sobre isso só que esse freio a tambor não vale a pena usar, dá pra colocar freio a disco vai ai a dica

edwint
07/09/2013, 08:49
Hummmm... Pensando aqui... e se SUBSTITUIRMOS o sistema de abertura dos patins, por um sistema dos carros MODERNOS que tem SISTEMA DE AJUSTE ALTOMATICO??? Se todos os veículos com tambor traseiro funciona, pq não funcionaria nas nossas bands???

Quando puder, vou desmontar o conjunto e tentar substituir-lo...

TEM QUE FUNCIORARRRR... TOYOTA É CARRO JAPONES E NÃO CHINES!!!

estyvybeykr
07/09/2013, 11:39
Hummmm... Pensando aqui... e se SUBSTITUIRMOS o sistema de abertura dos patins, por um sistema dos carros MODERNOS que tem SISTEMA DE AJUSTE ALTOMATICO??? Se todos os veículos com tambor traseiro funciona, pq não funcionaria nas nossas bands???

Quando puder, vou desmontar o conjunto e tentar substituir-lo...

TEM QUE FUNCIORARRRR... TOYOTA É CARRO JAPONES E NÃO CHINES!!! Ed na minha Band uso o freio de mão original e funciona maravilhosamente bem, como moro em rua de acentuado declive deixo sempre a Band engrenada e calçada com toco além do freio de mão. Porem já fiz por varias vezes testes pra verificar o sistema e sempre que não segura o peso da bruta volto a regular o mesmo. Quando refiz o freio de mão troquei além das lonas, o tambor, o cabo, as molas e as travinhas, retirando assim todas folgas possíveis. Porem se acontecer de se esquecer de soltar o freio, com certeza já vai pro brejo, ficando obrigado a fazer nova regulagem. Colocando peças novas no sistema gastei bem menos que instalar um freio de mão a disco, acredito que até ficaria melhor mas mantenho a originalidade e economizei umas pratinhas.

marciorank@gmail.com
07/09/2013, 19:45
Ed na minha Band uso o freio de mão original e funciona maravilhosamente bem, como moro em rua de acentuado declive deixo sempre a Band engrenada e calçada com toco além do freio de mão. Porem já fiz por varias vezes testes pra verificar o sistema e sempre que não segura o peso da bruta volto a regular o mesmo. Quando refiz o freio de mão troquei além das lonas, o tambor, o cabo, as molas e as travinhas, retirando assim todas folgas possíveis. Porem se acontecer de se esquecer de soltar o freio, com certeza já vai pro brejo, ficando obrigado a fazer nova regulagem. Colocando peças novas no sistema gastei bem menos que instalar um freio de mão a disco, acredito que até ficaria melhor mas mantenho a originalidade e economizei umas pratinhas.
tambem tenho na minha band o sistema original e funciona muito bem, desde que esteja montado por um bom proficional e que voce não esqueça de soltalo no arancar.

MarcioNatal
08/09/2013, 00:09
tambem tenho na minha band o sistema original e funciona muito bem, desde que esteja montado por um bom proficional e que voce não esqueça de soltalo no arancar.

Um interruptor instalado junto a alavanca para acionar um alarme para, ao se ligar a chave/contato, avisar que o freio de mão está acionado, é bastante útil.

429817

Evita dissabores futuros!! 8---)

Sergio c
06/02/2014, 19:21
Eu instalei, além da luz normal no painel, uma luz do antigo MB 1113 no alto do painel, aí é bem difícil de esquecer o freio puxado heheheheheh
A outra luz, a de cima, é do óleo do motor, pois desse ano da minha band só tem o ponteiro, e nas trilhas, a hora que o cara for ver que o ponteiro desmaiou, o motor já está trancado rsrsrsrsr

edwint
14/02/2014, 12:59
Sergio,

meu freio de mão esta com todas as pecas novas, mas nao foi eu quem montei. gostaria de saber como é feita a regulagem dos patinhos de freio, fiz a regulagem do cabo, mas não foi o suficiente, tem um parafuso no tambor, mas parece ser uma regulagem fina.

Sergioporto
14/02/2014, 13:20
Sergio,

meu freio de mão esta com todas as pecas novas, mas nao foi eu quem montei. gostaria de saber como é feita a regulagem dos patinhos de freio, fiz a regulagem do cabo, mas não foi o suficiente, tem um parafuso no tambor, mas parece ser uma regulagem fina.
Ed,no parafuso embaixo ,atras do espelho,ele regula os dois patins mas é bom soltar o cabo um pouco .Regula embaixo primeiro e depois ajusta no cabo , nao tem erro.
No meu tirei os pinos com travas e coloquei parafusos com porca e contraporca porque certa vez caiu uma das travas e como patins estavam bem regulados , a dita trava "entrou"entre os patins e tambor travando tudo e quebrando até a tampa ond é preso espelho !Fez um tendéu danado.
Na minha coloquei uma cigarra de alarme junto com luz do painel ,outra ,alem de rebitar lonas tambem coloquei araldite entre lonas e patins pois sómente nos rebites a lona quebra facil,facil.

Sergio c
14/02/2014, 23:13
Sergio,

Edwint, tem um parafuso sextavado, que é bitola 3/8, ou usa outra chave que de certo rsrsrsrs, na parte de trás do tambor, virado p frente da bandeirante. A regulagem é feita assim: levante uma roda traseira e solte o cabo, deite em baixo da viatura e "fique de frente" para esse parafuso, sendo que para encostar as lonas no tambor, gire esse parafuso no sentido anti-horário, até que as lonas encostem no tambor levemente, checando se a roda levantada gira lisa, até ficar "um pouquinho freada",
Após, regule o cabo e o freio de mão deve ficar bom, se não ficar, as lonas devem estar gastas ou tem outro problema. Se quiser soltar um pouco a regulagem, é só virar o parafuso no sentido horário, sendo que o regulador é com uns "calombos" na parte interna, e você vai avançando um a um para frente ou para soltar as lonas. Espero ter ajudado, um abraço.

LEONELO FORTINI
16/02/2014, 19:20
Um interruptor instalado junto a alavanca para acionar um alarme para, ao se ligar a chave/contato, avisar que o freio de mão está acionado, é bastante útil.

429817

Evita dissabores futuros!! 8---)

Olá Márcio,

A minha Band está sem o interruptor do freio de mão. Gostaria se possível, comprar um interruptor igual ao seu, não sei se é original ou foi vci quem engenhou. Aonde posso adquiri-lo. Abraços- Leonelo

MarcioNatal
16/02/2014, 22:15
Boa noite Leonelo.

Esse interruptor é o mesmo usado na coluna da porta dos carros de plástico, para controlar a luz do teto/cortesia. Você o encontrará em qualquer auto elétrica.

Um grande abraço e boa semana.

Márcio Humberto

LEONELO FORTINI
17/02/2014, 00:44
Boa noite Leonelo.

Esse interruptor é o mesmo usado na coluna da porta dos carros de plástico, para controlar a luz do teto/cortesia. Você o encontrará em qualquer auto elétrica.

Um grande abraço e boa semana.

Márcio Humberto

Valeu pela dica MÁRCIO e tb uma boa semana.

jsuttili
29/04/2014, 15:26
Boa Tarde engembradores de gambiarras.. hehehe....

Estou instalando o freio de mão a disco na minha band e o guincho mecânico... vou instalar um interruptor em ambos os equipamentos que vão ligar a luz do painel e um aviso sonoro...

Perguntas...

Alguém instalou o aviso sonoro no freio? Que sirene utilizar??

Alguém já instalou o aviso sonoro no guincho? Como instalar.. levando em consideração que a tomada de força biselli de reverse , ou seja.. a alavanca vai pra frente e pra trás (dai pra instalar o interruptor fica meio complicado)?

Carlo Pecca
29/04/2014, 16:11
Jsittili,
para o freio de mão, tem essas buzinas de scoter ou o bip_bip vendido em casas de som de carro.
Quanto ao guincho nada sei a respeito.

edwint
29/04/2014, 17:54
Boa Tarde engembradores de gambiarras.. hehehe....

Estou instalando o freio de mão a disco na minha band e o guincho mecânico... vou instalar um interruptor em ambos os equipamentos que vão ligar a luz do painel e um aviso sonoro...

Perguntas...

Alguém instalou o aviso sonoro no freio? Que sirene utilizar??

Alguém já instalou o aviso sonoro no guincho? Como instalar.. levando em consideração que a tomada de força biselli de reverse , ou seja.. a alavanca vai pra frente e pra trás (dai pra instalar o interruptor fica meio complicado)?

para o guincho vc pode usar o interruptor de luz de freio traseiro de moto. Vc usa dois um para cada lado em paralelo.

INTERRUPTOR DE FREIO TRASEIRO YBR 125 MAGNETRON - ATLANTA MOTO PEÇAS (http://www.atlantamotos.com.br/p/0001583/INTERRUPTOR+DE+FREIO+TRASEIRO+YBR+125+MAGNETRON)

PP5GAS
29/04/2014, 21:14
No freio utilizo o alarme contra furto. Tem a desvantagem de fazer uma barulheira infernal e vantagem de, se alguém estiver manobrando a Band, não sair com o veículo até descobrir o motivo.:screwy:

jsuttili
30/04/2014, 16:14
Eu vou colocar no freio a sirene de ré que é utilizada em caminhões e máquinas rodoviárias.... quero ver não escutar.. kkkkkkk
:shock:

ALVARO ANGELO
30/04/2014, 16:24
No freio utilizo o alarme contra furto. Tem a desvantagem de fazer uma barulheira infernal e vantagem de, se alguém estiver manobrando a Band, não sair com o veículo até descobrir o motivo.:screwy:

Poderia por favor detalhar o procedimento ? Grato.
Alvaro Angelo

PP5GAS
01/05/2014, 11:51
Poderia por favor detalhar o procedimento ? Grato.
Alvaro Angelo

Alvaro veja aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/130495-band-90-voluntaria.html
Tem fotos e descrição da instalação do alarme.

ALVARO ANGELO
01/05/2014, 15:12
Alvaro veja aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/130495-band-90-voluntaria.html
Tem fotos e descrição da instalação do alarme.

Realmente muito simples e eficiente.
Muito obrigado pela atenção.
Alvaro Angelo

edwint
06/05/2014, 07:58
achei interessante

https://www.youtube.com/watch?v=kamWSVh55jg

Lenhador
18/03/2015, 13:12
:parede: Estou quebrando a kbça e a cara e não consigo arrumar o conjunto completo do sistema de freio de mão para minha band se alguem possuir, ou souber onde consigo fico grato, pois aqui no Rio de Janeiro as opções são terriveis. No demais bom carnaval a todos.:dance:

Dê uma olhada neste link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638653072-freio-de-mo-hidraulico-p-toyota-bandeirante-jeep-wills-_JM

Lenhador
18/03/2015, 13:12
Dê uma olhada neste link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638653072-freio-de-mo-hidraulico-p-toyota-bandeirante-jeep-wills-_JM

cristiano
25/03/2015, 17:34

E eu achando que não ia aprender mais sobre sobre freio de mão a disco na Toyota.

O cara adaptou um manete de freio de moto.

Que genial! Basta saber se funciona, já que ele tirou para vender.

jsuttili
26/03/2015, 10:48
HEHeh Boa Pergunta...

rubival
03/03/2017, 09:51
na minha band 88 xingu capota lona jeep curto coloquei freio tipo moto \ bicicleta e simples coloca o cabo preso no pedal de freio e aoutra extremidade prende na alavanca do freio de mao. pronto nao tem melhor nem mais simples,

rubival

Sergio c
03/03/2017, 10:21
Rubival, bem vindo ao Forum, teria como postar fotos desse sistema?

TCHEIGOR
03/03/2017, 18:59
na minha band 88 xingu capota lona jeep curto coloquei freio tipo moto \ bicicleta e simples coloca o cabo preso no pedal de freio e aoutra extremidade prende na alavanca do freio de mao. pronto nao tem melhor nem mais simples,

rubival

pelo que entendi o pedal do freio fica acionado através da alavanca do freio de mão, é isso?
E a luz de freio não fica acesa?

_Caco_
04/03/2017, 11:51
pelo que entendi o pedal do freio fica acionado através da alavanca do freio de mão, é isso?
E a luz de freio não fica acesa?

O problema seria manter o sistema hidráulico sob pressão o tempo todo que estiver parado: fora o risco de haver algum pequeno vazamento que se mostraria presente com o tempo, ainda deixaria sob estresse um dos sistemas mais importantes para a segurança.
Da lâmpada se resolve fácil alimentando ela com a saída da ignição.

mfcaumo
08/05/2017, 14:30
Olá pessoal. Sobre os kits de instalação do freio de mão a disco para a bandeirante, alguém indica onde comprar? Encontrei duas empresas que comercializam kits pela internet, a Casa da Transmissao 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/) e a Tropa 4X4 Comercio de Pecas Ltda (http://www.tropa4x4.com.br/), mas confesso que estou um tanto receoso em fazer a compra. Alguém ai conhece alguma dessas empresas, ou pode recomendar outra que comercialize este kit? Grato a todos!

fabiano r
08/05/2017, 15:35
Olá pessoal. Sobre os kits de instalação do freio de mão a disco para a bandeirante, alguém indica onde comprar? Encontrei duas empresas que comercializam kits pela internet, a Casa da Transmissao 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/) e a Tropa 4X4 Comercio de Pecas Ltda (http://www.tropa4x4.com.br/), mas confesso que estou um tanto receoso em fazer a compra. Alguém ai conhece alguma dessas empresas, ou pode recomendar outra que comercialize este kit? Grato a todos!

Já comprei nas duas mas na Tropa é onde mais compro, Paulo é muito correto e gente boa pode comprar com ele sem medo! Atende e-mail whats.

Abs, Fabiano R

mfcaumo
08/05/2017, 16:00
Muito obrigado Fabiano.

Elmer_Jeep
09/05/2017, 09:04

O Danilo da Casa da Transmissão é membro aqui do Fórum e altamente confiável, se quiser posso te passar o whatsapp dele.

jsuttili
09/05/2017, 09:37
Alguém ai já adaptou as pinças traseiras de outro carro, pra poder ter freio de mão?
Eu estou estudando quais poderiam ser utilizadas... por enquanto só achei a do troller....

Elmer_Jeep
09/05/2017, 09:43
Alguém ai já adaptou as pinças traseiras de outro carro, pra poder ter freio de mão?
Eu estou estudando quais poderiam ser utilizadas... por enquanto só achei a do troller....

Já montei com a pinça traseira do golf mas não aguentou, a pinça era zero km, mas o sistema mecânico que aciona o pistão danificou em pouco tempo de uso.
Atualmente estou utilizando a pinça do kadett, funciona perfeitamente, mas é mosca branca pra encontrar...

jsuttili
09/05/2017, 10:07
Já montei com a pinça traseira do golf mas não aguentou, a pinça era zero km, mas o sistema mecânico que aciona o pistão danificou em pouco tempo de uso.
Atualmente estou utilizando a pinça do kadett, funciona perfeitamente, mas é mosca branca pra encontrar...

Elmer..

Mas o disco entra nas pinças? O disco da band é bem grosso.. eu já tentei em algumas pinças e não entrou..

Elmer_Jeep
09/05/2017, 10:30
Elmer..

Mas o disco entra nas pinças? O disco da band é bem grosso.. eu já tentei em algumas pinças e não entrou..

Desculpe, eu estava me referindo ao freio de mão no cardan...

Pro freio nas rodas acho que a pinça do troller deve ser compatível com o disco da Band, porque o disco traseiro do troller apesar de não ser ventilado é bem espesso.

Elmer_Jeep
09/05/2017, 10:39
A largura dos discos é a mesma, 20mm.

Toyota: Disco de Freio - TOYOTA - BANDEIRANTE - TODOS - 1995 em diante - Dianteiro - HF 481 - 4351298003 - Hipper Freios – Disco de Freio (http://www.hipperfreios.com.br/pt-br/produto/disco-freio-toyota-bandeirante-todos-dianteiro-hf-481-4351298003/p:1292/m:1394/e:D)

Troller: Disco de Freio - TROLLER - T4 - 3.0 4X4 TURBO DIESEL (ESPESSURA DA PISTA 20,00 MM) - 2006 em diante - Traseiro - HF 719B - 0102560 - Hipper Freios – Disco de Freio (http://www.hipperfreios.com.br/pt-br/produto/disco-freio-troller-t4-30-4x4-turbo-diesel-espessura-pista-2000-mm-traseiro-hf-719b-0102560/p:1329/m:5480/e:T)

Sergioporto
09/05/2017, 11:45
Desculpe, eu estava me referindo ao freio de mão no cardan...

Pro freio nas rodas acho que a pinça do troller deve ser compatível com o disco da Band, porque o disco traseiro do troller apesar de não ser ventilado é bem espesso.

Ai está um assunto que me interessa.já penso à muito tempo colocar mais um jogo de pinças na traseira ,desde que sejam acionadas por cabo ,para usar como freio de mão ,como Elmer relatou ,espessura de disco de freio de Troller e Toy é a mesma mas já pesquisei e até hoje não descobri qual pinça de freio traseira usa no Troller .Sera´que segura mesmo a band ?
Srs sabem qual pinça é usada no Troller ?

Sergio c
09/05/2017, 12:22
Pois é, essa pinça traseira do Troller é como cabeça de bacalhau, ninguém vê, ninguém sabe.....

jsuttili
09/05/2017, 12:58
Tem nova pra vender... só é um pouco mais cara que as da Band......

547662

jsuttili
09/05/2017, 13:02
Códigos Varga RCFD05590 e RCFD05600

Sergioporto
09/05/2017, 13:23
Códigos Varga RCFD05590 e RCFD05600
Mas é especifíca para o Troller ou algum outro carro usa deste modelo ?Me informaram da Ford Trafic que tem a pastilha grande mas não houve oportunidade para procurar $$$$$$$

jsuttili
09/05/2017, 13:53
É específica do troller... 2.8. e 3.0.....
Daria pra usar de algumas van tipo Ducato, Transit, Traffic... Mas são mais caras que as do troller...

Sergioporto
09/05/2017, 14:14
É específica do troller... 2.8. e 3.0.....
Daria pra usar de algumas van tipo Ducato, Transit, Traffic... Mas são mais caras que as do troller...
Pesquisei no catalogo Vargas e não encontrei outro veículo que usasse estas .Explico meu problema e receio : Coloquei hidroar nos freios,sendo cilindros e cuícas independentes para cada eixo ,freio é um espetáculo ,freio de mão original depois de algumas modificações segura muito bem ,mas ,sempre existe o mas ,se faltar ar fico sem freio totalmente.
Então a idéia é colocar outro par pinças acionadas por cabo e ao mesmo tempo acionadas por uma cuica através de manete.
Nesste sistema também evitara´possível roubo pois sem ar no sistema rodas traseiras estarão travadas.
Iria colocar hidroar do 608 mas não encontrei novo ,somente recondicionado.

jacildo santana
09/05/2017, 19:58
Acompanhando:computador::pipoca:

edcmanhaes
07/07/2018, 16:29
Reativando o tópico... tenho uma dúvida.
Quero instalar freio de estacionamento na minha Band. Pelo jeito, ela já teve freio pq veio com o tambor no lugar, mais nada... já achei o kit pra comprar, mas não tenho a alavanca de acionamento/liberação do freio. Alguém poderia ajudar sugerindo de qual carro eu posso adaptar?!
Agradeço.

Grand Vinicius
31/07/2019, 15:53
A minha foi encurtada e veio sem o freio no cardã. Vou meter uma pinça traseira de A3 com disco de Kombi na traseira, pra ter freio de mão nas rodas. Depois posto aqui.