Ver Versão Completa : Viajens longas de Samuca
Marcelo Wood
15/02/2007, 20:22
Pessoal,
Alguém já embarcou em uma vijem longa tipo Argentina ou Chile (+/-5000km) de Samurai? Dá pra fazer na boa? O que levar em termos de peças extras?
Abraço;
Marcelo Wood
Samurai 94
Jundiaí-SP
Pai do Pedro
16/02/2007, 06:50
Oi Marcelo,
Três ítens são indispensáveis: almofada, gelol e aspirinas.
Almofada pra não deixar a bunda dormente. Gelol pras dores nas costas e aspirinas pras eventuais dores de cabeça.:dance: :dance:
Brincadeiras a parte, vc terá que ter uma boa dose de coragem meu amigo.
Saudações.
bcantunes
16/02/2007, 07:11
Amigão, o segredo todo é ter "go for it!".
O melhor carro é aquele que a gente tem. Então, basta ter disposição para viajar e ir para onde se quiser no mundo. Claro, se vai mais rápido, de forma mais segura e com menos dor de cabeça com os equipamentos adequados. Mas os equipamentos são só os equipamentos.
Vou dar dois exemplos, que puxo pela memória
1) A primeira moto "fabricada" no Brasil foi uma Yamaha 50cc... isso em 197... e la vai fumaça. A Quatro Rodas fez uma reportagem com um cara pegando essa moto em Manaus (na fábrica) e trazendo até SP. Isso mesmo... 50cc, dois tempos, de Manaus até São Paulo. No meio do caminho, o pistão furou. O cara parou num mecânico, abriu o motor, passou uma broca no furo, tapou o furo com um parafuso e seguiu viagem.
2) Na década de 80, o Amyr Klink brincava de explorar a Serra da Bocaina na região de Paraty. Segundo ele, de moto e facão, abrindo caminho com os dois. Qual a moto? Uma CB 400!
Então, basta ter um pouco de coragem e ousadia. Como escrevi em outro tópico: tem gente que tem o Land Rover último tipo para passear no shopping e ainda acha que o carro é ruim. Tem gente que atravessa o Brasil de fusca e acha que tá tudo bom!
Abraços e boa viagem!
Em tempo: não tenho Samurai, o meu carro é Vitara. Pensei em ir para o Chile neste verão, mais faltou dinheiro... uma pena!
arlei_vitara
16/02/2007, 07:31
Marcelo,
Tudo é possível, como disse o pessoal acima, respeitando os limites de seu equipamento. Para expedições e viagens longas, o ideal é uma viatura o mais nova possível, para ganhar em confiabilidade (vc. não quer ficar na mão no meio do Atacama, certo...........). Se a idéia for encarar com uma viatura mais usada, precisa fazer uma revisão / manutenção preventiva completa.
Então será necessário verificar e trocar todos os óleos, correias, avaliar bombas de água, gasolina, freios etc etc........para vc. ir tranquilo.
Aqui de Porto Alegre teve um pessoal que foi ao Atacama, 6.000km de viagem em 15 dias, com um Samuca Canvas, feixudo.........ou seja o Samurai mais rústico e "desconfortável" possível. Dá uma conferida no link: http://inema.com.br/mat/idmat070149.htm
[ ]s,
lg_gustavo
16/02/2007, 09:12
Salve Marcelo,
Não fui tão longe como voce quer ir, mas fui e voltei da Bahia sem problema algum. Na época, falaram que eu era louco. Eu poderia até ter feito a viagem com um carro de passeio, mas queria ir com o jipe. Não me arrependo e foi uma das melhores viagens que já fiz. Basta ter "o espírito"... Na época, levei uma bomba dágua usada que tinha em casa (para uso numa emergência), um jogo de pastilhas de freio e uma correia dentada, além de itens "básicos" como ferramentas, lubrificantes e um galão de água.
Há algum tempo (uns 3 anos) o Felipe da Suzuki-net fez com o Theseo (um Vitara) uma viagem solitária para a Bolívia. Entre em contato com ele e troque algumas idéias. Recentemente, o Newton Guerra - também da Suzuki Net - viajou para a Argentina-Chile (Ushuaia) com um GV. Há outros relatos semelhantes mais antigos nessa mesma lista.
Quanto as peças, talvez seja até mais tranquilo viajar para a Argentina ou Chile do que para a Bahia... O Newton comentou comigo que usou os serviços de uma concessionária Suzuki em Buenos Aires e foi muito bem atendido. Lembre-se que nesses países a Suzuki ainda está presente.
Entre em contato com esse pessoal. No mínimo, isso vai te ajudar a adequar a viatura para rodar no território de nossos hermanos, que por exemplo, só permite o uso de faróis auxiliares amarelos (se for branco, tem que tampar) e os veículos devem portar 2 triângulos...
[ ]s e boa viagem
Eu já fui para o nordeste com o samuca e não tive nenhum problema com ele... mas a manutenção tava em dia...
O único problema do samuca em viagens longas na minha opnião é o desconforto e baixa autonomia de combústivel devido ao tanque pequeno...
Abraços
Beto Marcicano
16/02/2007, 14:24
Cara, um amigo meu viajou por todo o mercosul de Puma conversível... Acredite, o Samuca é bem mais confortável que a Puma hehe...
Joao Baeta
16/02/2007, 15:45
:arrow:O Ramiro do Mau Caminho 4x4 me falou que um Samurai foi a MA e voltou sem pau!!!!!!!
Como o Samurai é beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem resistente!!!
Abssssssssssssssss
diogo ludovico
16/02/2007, 22:35
Acho que o principal é a autonomia, pois o tanque do samuka é pequeno, e 40 litros, podem te deixar a pé no meio do nada.
Boa sorte, não vai ter conforto, mas acho que a aventura vale a pena.
Sugiro que faça uma boa revisão, e leve itens de primeira necessidade, como um jogo de pastilhas de freio, correias, fusiveis etc etc etc...
Prtocure se informar se em seu roteiro tem alguma cidade que tenha uma revenda suzuki, já que a suzuki está em quase todos os paises da america latina menos no Brasil:parede: .
Boa sorte, e não deixe de postar as fotos da aventura!:concordo:
Ulisses André Valarelli
16/02/2007, 22:49
[quote=Marcelo Wood;351314]Pessoal,
Alguém já embarcou em uma vijem longa tipo Argentina ou Chile (+/-5000km) de Samurai? Dá pra fazer na boa? O que levar em termos de peças extras?
Abraço;
Colega, o Samurai é um ótimo jipe, além de no Chile, ser como fusca.
Já fui 5 vezes para o Chile, Argentina e Uruguai. O meu, vendi com 170.000 km sem ter um único problema. Faça uma revisão básica e só leve o que você souber trocar (se fosse eu, só o estepe), pois nestes países, tem muita peça para este jipe!
Se for para o Atacama, abasteça toda vez que o tanque chegar no "meio". De resto, vá sem medo.
Abraço
Ulisses
lorenzo santangelo
17/02/2007, 09:34
cara.... o maximo q andei com meu samuka....foi em um passeio,... deu uns 300 km....olha....eu nao conseguia mais olhar pro coitado!
mas se vc tem espirito de aventura... good luck
Mineiro do Cerrado
17/02/2007, 13:47
Pessoal,
Quando comprei o meu samuka vim de BH a Uberaba uns 500km só e não achei desconfortável não! Para mim tava tranquilo. A tal da autônomia eu imagino que realmente pega em uma viagem longa... uma alternativa (que não sei se a justiça deixa!) é o que ví em uma Hillux do Exército Brasileiro que cruzei na viagem.
Paramos no mesmo posto e eu tava lá conversando com o motorista da Hillux e olhando uma caixona enorme colocada na parte de traz! Quando ele tirou uma bolsa que estava em cima da caixza ví a boca do tanque!!! E disse Vapô!!! Eles tinham um tanque de compústivel de uns 300 litros ou mais (modelo usado em caminhão) colocados atrás na Hillux.
Lógico que pensei no emu samukinha sem o banco de trás!!! e com uma parte do "porta-malas" ocupado por um tanque sobressalente.... Achei interessante que a adaptação foi feita de modo simples... uma manguei com um registro ligada diretamente ao tanque original da Hillux. Assim eles podem usam os dois tanques e se quiserem usam o marcador de combústivel para "tirar" a relação kilometro-litro.... ah! segundo o motorista do Exército a autonomia era de uns 1800km com AC ligado no talo e a botona socada no acelarador!!! :mrgreen: :mrgreen:
Cara, eu moro em Uruguaiana, fronteira com a Argentina, tenho outro carro, um Stilo, mas nas últimas duas férias fui de Samurai. Ano passado fui para o Rio de Janeiro, andei uns 6000 km (ida, volta e passeios) e este ano para Floripa 3000 km e em todo o trajeto o carro nunca me deu problema. Tudo depende do ponto de vista e como você encara as situações da vida, o carro não é tão confortável, mas ao meu ver nada que incomode muito. No meu caso tem ar, o que ajuda bastante. O que mais me incomoda principalmente para o tipo de estrada aqui da minha região é a velocidade que fica entre 100 e 110, mas estas desvantagens não são nada perto do prazer de quando chegar nos lugares que foste conhecer, poder ter escolha de sair dos caminhos habituais e explorar os lugares da forma que só um 4x4 te proporciona.
Daniel Engelbrecht
17/02/2007, 17:02
Nas minhas duas últimas férias andei mais de dois mil quilômetros em cada uma de Samurai feixe e não me arrependo. O conforto não é igual a de um carro de passeio, mas e daí? Eu posso ir onde eles não vão, o que pra mim é a vantagem.
Os únicos problemas que tive foram um feixe de mola quebrado, trocado facilmente num posto de molas, e a bateria descarregada (por burrice minha, que esqueci o farol ligado). Na minha opinião, não vejo problema algum em se viajar longas distâncias com o Samurai. Basta ter um pouco de paciência quando estiver em estradas boas (velocidade em torno de 100km/h), o resto é diversão.
Para o problema da baixa autonomia basta comprar um galão de combustível (R$ 100) e levar no bagageiro por garantia. Outra dica: imprimir e levar a lista de peças alternativas. A maioria dos problemas que podem acontecer vc resolve com uma dessas peças.
Abraços
Pai do Pedro
18/02/2007, 16:16
Andar com combustível estocado no bagageiro não é proibido não?:pensativo:
Acho que na Argentina é ainda pior...
O negócio é fazer um bom planejamento e não abastecer nos postos YPF por causa da DISCRIMINAÇÃO!
ps. O ideal é não ir sozinho também. Convença outro cara disposto (pra não dizer doido - aqui tá cheio) e aproveite a viagem...
Sds
Daniel Engelbrecht
18/02/2007, 17:38
Em estradas é proibido. Mas em estradas normais têm posto de gasolina.
O galão cheio deve ser usado em trilhas ou situações específicas em que não tenha como reabastecer. Exemplo: Transamazônica. É uma estrada, mas se vc não levar o galão, vai se dar mal.
Marcelo Wood
23/02/2007, 11:55
Pessoal,
Nesse carnaval fui pra casa dos meus pais no interior, +/- uns 350km ida (1h de Ribeirão Preto), de lá resolvi fazer uma viagem rápida de reconhecimento na Serra da Canastra pois olhei uns mapas imaginei que fosse próximo. Saí bem cedo na segunda e fui em direção a Sacramento, fiz a travessia do parque saindo em São Roque de Minas e voltei para a casa de meus pais, ao todo foram +/-750 kms no dia em umas 14 horas, se eu contar todo o tempo que eu fiquei fora do jipe deve ter dado 1 hora e meia pois o percurso era bem mais longo do que eu imaginei e não pude perder muito tempo. na terça voltei para Jundiaí onde foram mais 350 kms totalizando +/-1500kms. Fiquei um pouco cançado mas valeu a pena e me deu confiança para fazer uma viagem mais longa, acho que se trocar os bancos pode melhorar significativamente.
Depois vou postar umas fotos, alias recomendo o passeio.
Abraço;
Marcelo Wood
Samurai "Sushi" 94
Jundiaí-SP
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