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Ver Versão Completa : História - O Primeiro 4x4 de todos os Tempos



Leo - Beethoven
15/02/2007, 19:00
Aqui no fórum existem vários sites sobre a história do Jeep.
Coloco a pergunta a todos: Qual foi o primeiro veículo 4x4 da história ?

Nas publicações americanas, todos levam ao Quad (não confundir com uns dos primeiros Jeeps Quad de 41-42) que foi um caminhão de 1916-17.
É claro, os americanos sempre vão dizer que eles são sempre os primeiros, assim como fizeram com Santos Dumont.

Este caminhão existe mesmo, cheguei até a velo no Museu Henry Ford em Detroit.....mas a a coisa vai bem mais longe......tem veículos 4x4 no mundo inteiro muito antes que isso.....

Por isso, deixo aqui esta lista, para postarmos vários modelos....para os que possam colaborar e praqueles que querem saber um pouco mais sobre isso.....

Também não quero fazer discussão de esquerda do tipo Chavista....hehehe...com o papo de que os USA não prestam, coisa e tal....eu mesmo tenho um CJ-5 que me dá muitas alegrias e sei o quanto estes caras contribuiram para o popularização do 4WD....

...mas aí também, fazer a mesma coisa eles fazem com os Irmãos Wright, aí também não.....

Aurélio
15/02/2007, 21:35
Coloco a pergunta a todos: Qual foi o primeiro veículo 4x4 da história ?


Leo,

Transcrevo abaixo o resultado das pesquisas que fiz ao escrever minha monografia.
A citação é referente ao livro Técnicas 4x4 do João Roberto Gaiotto.

[]´s

Aurélio
sspfoa

" Conhecer a evolução dos veículos fora de estrada é importante para se entender os seus diferentes usos e o porquê esse veículo tem hoje em dia tantos adeptos.
A história do fora de estrada está diretamente relacionada à necessidade de locomoção em caminhos precários. Dessa forma, no inicio do século XVIII, a demanda pela eficácia no deslocamento por estradas sem pavimentação alguma, esburacadas e sem conservação, levou os europeus a pesquisar veículos com tração nas quatro rodas.


No ano de 1825, surge na Escócia o primeiro veículo motorizado a vapor com tração nas quatro rodas. Criado por dois irmãos fabricantes de carruagens, Timothy Burstall e John Hill, o veículo atendia a solicitação de um cliente, que reclamava que sua carruagem a vapor encalhava com facilidade, sendo que uma carruagem a cavalos não tinha esse tipo de problema. O protótipo pesava 8 toneladas e tinha velocidade máxima de 6,5km/h. Ele tinha suspensão apenas nos assentos, e necessitava de um motorista e um auxiliar para alimentar a caldeira com carvão. ( GAIOTTO, 2002, p.23 ).

O próximo passo na evolução dos veículos com tração nas quatro rodas coincide com a evolução do automóvel, pois ao final do XIV surgem os primeiros veículos movidos por motor a explosão. Assim, em 1898, fabricado pela Latil, na França, surge o primeiro veiculo 4x4 com motor à explosão que viria a se aproximar da idéia de se produzir um veículo com tração total. Segundo GAIOTO, (2002), a mesma fábrica na primeira década do século XX produz um caminhão com tração 4x4 e movido por um motor a gasolina de 40 CV .
A crescente procura pelos veículos de tração integral levou diversos fabricantes na Europa e nos Estados Unidos a desenvolverem seus modelos, como por exemplo, a Marmon Herrington Company de Jeffery, e posteriormente a FWD - Four Wheel Drive, nos Estados Unidos, que vendeu mais de 15.000 unidades de pequenos caminhões 4x4 na Primeira Guerra Mundial.
Mas apesar do enfoque militar dado aos projetos, a Marmon Herrington Company adaptou a tração 4x4 em uma Station Wagon da Ford no início da década de trinta do século passado, criando o primeiro SUV - Sport Utility Vehicle (Veículo Utilitário Esportivo ) da história. O Ford Woody, como era chamado, foi equipado com um impressionante sistema de engate automático de tração, que acionava o eixo dianteiro quando as rodas traseiras patinavam. Seu motor V8 fazia dele o veículo favorito de muitos fazendeiros, pescadores, caçadores, servidores públicos e correios. Mas, como veremos adiante, o mercado civil só passou a ter importância para os fabricantes após a Segunda Guerra Mundial.(...)"

Leo - Beethoven
16/02/2007, 07:45
Leo,

Transcrevo abaixo o resultado das pesquisas que fiz ao escrever minha monografia.
A citação é referente ao livro Técnicas 4x4 do João Roberto Gaiotto.

[]´s

Aurélio
sspfoa

" Conhecer a evolução dos veículos fora de estrada é importante para se entender os seus diferentes usos e o porquê esse veículo tem hoje em dia tantos adeptos.
A história do fora de estrada está diretamente relacionada à necessidade de locomoção em caminhos precários. Dessa forma, no inicio do século XVIII, a demanda pela eficácia no deslocamento por estradas sem pavimentação alguma, esburacadas e sem conservação, levou os europeus a pesquisar veículos com tração nas quatro rodas.


No ano de 1825, surge na Escócia o primeiro veículo motorizado a vapor com tração nas quatro rodas. Criado por dois irmãos fabricantes de carruagens, Timothy Burstall e John Hill, o veículo atendia a solicitação de um cliente, que reclamava que sua carruagem a vapor encalhava com facilidade, sendo que uma carruagem a cavalos não tinha esse tipo de problema. O protótipo pesava 8 toneladas e tinha velocidade máxima de 6,5km/h. Ele tinha suspensão apenas nos assentos, e necessitava de um motorista e um auxiliar para alimentar a caldeira com carvão. ( GAIOTTO, 2002, p.23 ).

O próximo passo na evolução dos veículos com tração nas quatro rodas coincide com a evolução do automóvel, pois ao final do XIV surgem os primeiros veículos movidos por motor a explosão. Assim, em 1898, fabricado pela Latil, na França, surge o primeiro veiculo 4x4 com motor à explosão que viria a se aproximar da idéia de se produzir um veículo com tração total. Segundo GAIOTO, (2002), a mesma fábrica na primeira década do século XX produz um caminhão com tração 4x4 e movido por um motor a gasolina de 40 CV .
A crescente procura pelos veículos de tração integral levou diversos fabricantes na Europa e nos Estados Unidos a desenvolverem seus modelos, como por exemplo, a Marmon Herrington Company de Jeffery, e posteriormente a FWD - Four Wheel Drive, nos Estados Unidos, que vendeu mais de 15.000 unidades de pequenos caminhões 4x4 na Primeira Guerra Mundial.
Mas apesar do enfoque militar dado aos projetos, a Marmon Herrington Company adaptou a tração 4x4 em uma Station Wagon da Ford no início da década de trinta do século passado, criando o primeiro SUV - Sport Utility Vehicle (Veículo Utilitário Esportivo ) da história. O Ford Woody, como era chamado, foi equipado com um impressionante sistema de engate automático de tração, que acionava o eixo dianteiro quando as rodas traseiras patinavam. Seu motor V8 fazia dele o veículo favorito de muitos fazendeiros, pescadores, caçadores, servidores públicos e correios. Mas, como veremos adiante, o mercado civil só passou a ter importância para os fabricantes após a Segunda Guerra Mundial.(...)"
Aurélio, é bom saber que existem outros interessados em manter viva a história do 4x4.
Tive a chance de ir ao escritório de patentes na Inglaterra em 2000 e pasmem: Os caras tinham arquivado ainda o registro de patente original da carruagem de Burstall & Hill. Permitiram até que fizesse cópias, pois disse que estava escrevendo uma publicação (que foi feita em 2000 pela Fora de Estrada)....mesmo sendo um motor de combustão externa (à vapor), este sem dúvida foi o primeiro veículo automotor 4x4 patenteado.
Em 1998 à 2000 entrei em um busca frenética por todos os cantos, pra tentar buscar curiosidades sobre este tema.

Abs.

Aurélio
16/02/2007, 09:18
Aurélio, é bom saber que existem outros interessados em manter viva a história do 4x4.

:concordo:


(...) Permitiram até que fizesse cópias, pois disse que estava escrevendo uma publicação (que foi feita em 2000 pela Fora de Estrada)....mesmo sendo um motor de combustão externa (à vapor), este sem dúvida foi o primeiro veículo automotor 4x4 patenteado.


Opa.
Isso muito me interessa ! :-D
Você pode enviar uma cópia dessa patente assim como da reportagem da Fora de Estrada?
Se for possível, me avisa que te mando o endereço por MP.

[]´s

Aurelio
sspfoa

Leo - Beethoven
16/02/2007, 17:03
Aurélio, a patente toda, deve ter uns 50 páginas em plantas em tamanho A3 e A2 (mais ou menos).....posso dizer uma coisa, Burstall e Hill foram tão profissionais ao registrarem a patente, que com ela daria até mesmo para construir uma réplica.....vai ser difícil copiar tudo isso, mas vou ver o que consigo, OK ?

Outro veículo muito interessante que descobri, foi um Holandes de nome Spyker de 1904-06.....os desenhos mostram que o veículo era simplesmente muito parecido com o Jeep da 2a. Guerra....chassis e a caixa de transferência são praticamente iguais.....Na época, existia uma competição chamada "Corrida de Subida de Ladeira" e era muito prestigiada.....esse "monstrinho" detinha o recorde de velocidade de mais de 140Km/h......alguém pode dizer: Mas essa velocidade não é nada......e eu digo, para um carro do início do século passado, isso era muito.....O Spyker usava um motor 6 cilindros em linha, muito parecido com o do Jeep que era fabricado em Taubaté-SP.....só que era muito maior....

Aurélio
16/02/2007, 18:40
(...)vai ser difícil copiar tudo isso, mas vou ver o que consigo, OK ?
Leo,

Por favor, não precisa copiar toda a planta.
Interessa somente o, vamos assim dizer, registro da patente junto ao governo inglês, ok!?


Outro veículo muito interessante que descobri, foi um Holandes de nome Spyker de 1904-06..
Esse eu não sabia.
Alías, essa informação está no artigo que escreveu para a Fora de Estrada?

[]´s

Aurelio
sspfoa

leopoldo
16/02/2007, 19:43
O 1º 4x4 de todos os tempos usado pelo homem foi o CAVALO.

depois vieram as carroças, que evoluiram para esta carruagem da Burstall & Hill e mesmo na inglaterra, algumas viraram até avião (de Havilland).

O homem sempre copia da natureza procurando otimizar em uma máquina

Um viva ao cavalo que depois virou cavalo-vapor, avião, jeep e mesmo assim, tem um monte dentro dos nossos motores.

E se um dia a gasolina acabar,

ainda vamos voltar a andar a cavalo, com 4 patas ativas, com bloqueio automático de ferradura e movido a capim e água .... ecologicamente correto.

CAVESO
16/02/2007, 19:58
Leopoldo,

Isso é sacangem!

Ia escrever o cavalo e vc sacou antes de mim! rs

Quase foi transmimento de pensassão! rs

CAVESO
16/02/2007, 20:15
Aos historiadores do 4x4,

Qual a relevância do jipe engesa militar no mercado mundial?
Foi aquele sucesso todo que muito se fala?

leopoldo
16/02/2007, 23:38
sucesso perdura por anos e anos a fio.

a engesa podia ter um sucesso mas foi um fracasso... faliu estrondosamente/fraudulentamente

Sucesso é o ford-bantan-willys-kaiser-AMC-Chrysler-Daimler/Chrysler

que as fabricas lutam de unhas e dentes para serem as detentoras da marca

sucesso é o JEEP, que saiu do MB - GPA - CJ 2/2A/3/3B/4/5/6/7/8 YJ/TJ/ quem sabe o que mais J

que o engesa pensava que podia ser
que todo mahindra pensa ser
que todo troller gostaria de ser

CAVESO
16/02/2007, 23:54
O Cj já tem seu lugar garantido na eternidade, isso é unânime!

Só gostaria de saber do pessoal expert no assunto (incluindo você mestre leopoldo) e/ou os que defenderam monografias e tudo mais sobre, a repseito do Engesa, pois, segundo li alguma coisa foi um grande sucesso em vários exércitos no mundo e continua uma lenda aqui no Brasil, respeitado por muitos jipeiros (e sonho da maioria deles).

Leo - Beethoven
19/02/2007, 17:37
[quote=leopoldo;351866]O 1º 4x4 de todos os tempos usado pelo homem foi o CAVALO.


Ptz, Leopolpo, aí é que vc se engana......se for levar pelo lado de veículos 4x4 de tração animal, é bem provável que o camelo tenha sido o primeiro e não o cavalo....e isso contanto com a civilização Egípicia......na ásia é bem provável que tenha sido o Elefante que é usado até hoje.....e nas Américas, tudo indica que foi a Lhama....principalmente com as civilizações mas antigas do Peru e Colombia.....o cavalo foi trazido para a América principalemnte pelos Espanhóis.....e pra quem não sabe, os famosos Mustangs era considerados uma praga e eram exterminados aos milhares e quase foram extintos, pois não eram considerados uma raça e sim eram cavalos desgarrados que se tornaram selvagens....A palavra Mustang vem do Espanhol "Masteño" que significa mestiço.....hoje os Mustangs americanos são protegidos por lei nos EUA.
Leopolpo, não estou tirando com a sua cara...longe disso....mas história é história.....

Leo - Beethoven
19/02/2007, 17:42
Leo,

Por favor, não precisa copiar toda a planta.
Interessa somente o, vamos assim dizer, registro da patente junto ao governo inglês, ok!?

Esse eu não sabia.
Alías, essa informação está no artigo que escreveu para a Fora de Estrada?

[]´s

Aurelio
sspfoa

Creio que escrevi uma coluna na Fora de Estrada em umas 15 ou mais edições.....vou pegar esses dias e scanear as matérias.....tem muita gente me pedindo e estou sempre falando: "depois eu mando"......mas agora, eu acho que sai....aí divulgo a todos que quiserem.....

leopoldo
19/02/2007, 17:44
É verdade, Aquiles levou o maior pau dos elefantes quando se engraçou pela india.

e eu não sei se algum neandertal chegou a domesticar algum Mamute

então, que seja ....

sendo ou não cavalo, com ou sem corcova, sendo ou não dromedário, com ou sem tromba.

Um VIVA aos quadrúpedes....

mas somente aos que sejam assim desde o nascimento e não àqueles que optaram depois, seja qual o motivo for ....

Leo - Beethoven
19/02/2007, 17:57
O Cj já tem seu lugar garantido na eternidade, isso é unânime!

Só gostaria de saber do pessoal a repseito do Engesa, pois, segundo li alguma coisa foi um grande sucesso em vários exércitos no mundo e continua uma lenda aqui no Brasil, respeitado por muitos jipeiros (e sonho da maioria deles).

Carlos, certamente o Engesa seria dono de um capítulo único na história dos 4x4 Originalmente brasileiros......No tempo na guerra Irã/Iraque em que os EUA apoiavam o Iraque (acredite se quiser, com Sadam e td mais).....o Brasil vendeu tudo o que podia para o Iraque.....a VW vendeu o nosso Passat aos milhares, a Avibrás (outra que quase faliu) vendeu lançadores de foquetes, sistemas de radares.....e a Engesa vendeu os seus Tanques e o seu jipe também aos milhares ao Iraque.....houve um período que o exército Iraquiano tinha mais jipes Engesa que o próprio exército brasileiro........tenho um amigo que fez parte da Engenharia da Engesa em SJC e passou muito tempo no Iraque.....
O Engesa, tem sim o seu espaço na história, mas existem vários outros, como o Javali da também falida CBT, a Camper da Envemo e o atual Troller, que já foi comprada recentemente pela Ford.....e os vários outros que vemos por aí feitos por brasileiros em oficinas pelo Brasil....Este domingo mesmo, vi no Globo Esporte, um car em MT que construiu um veículo de chassis e estrutura tubular que apelidou de "´Socano" e que tem "apavorado" nas competições de lá.......definitivamente, se algum empresário ver essa oportunidade, pode render uma boa....assim como foi com a Troller no Ceará......e olha que o jipinho do cara no MT até que era ajeitado.....

Leo - Beethoven
19/02/2007, 18:01
Um VIVA aos quadrúpedes....

mas somente aos que sejam assim desde o nascimento e não àqueles que optaram depois, seja qual o motivo for ....

Agora vc disse uma grande verdade....conheço alguns e algumas que se cairem de 4, não levantam mais....:-D ....passam a comer capim.....:wink:

Leo - Beethoven
22/02/2007, 09:58
Leo,

Por favor, não precisa copiar toda a planta.
Interessa somente o, vamos assim dizer, registro da patente junto ao governo inglês, ok!?


Esse eu não sabia.
Alías, essa informação está no artigo que escreveu para a Fora de Estrada?

sspfoa

Estou com as matérias da Fora de Estrada (os dois primeiros capítulos de 1999) em PDF. Se quiser me passe um end por MP para que eu possa enviar. Tentei lhe mandar os arquivos por MP, mas não sei por que razão, foram rejeitados. Os dois arquivos não passam de 2Mb.
Para os demais que quiserem também receber os arquivos, só me passem aonde devo enviá-los.

Abraços.

Leo

Leo - Beethoven
15/03/2007, 16:53
Estou disponibilizando aqui as duas primeiras matérias dessa série. Aos poucos vou scaneado e postanto todas elas.