PDA

Ver Versão Completa : Tomada de força



Piter
14/02/2007, 23:28
Daew galera.....gostaria de saber c alguem teria idéia ou tenha feito já uma tomada de força nos motores vw ar do fusca...gostaria de utilizar em uma gaiola com esta mecanica uma rossadeira para cortar grama no campo...más para isso precisaria fazer/adaptar uma tomada de força no motor da gaiola...
Obrigado

zoega
14/02/2007, 23:33
A minha gaiola tem a porca do virabrequim do fusca manivela...Alguns fuscas foram fabricados de modo que podia-se dar a partida no motor através de uma manivela conectada á porca que é rosqueada ao virabrequim do motor a ar (naquela polia maior).

Partindo-se desse princípio, pode-se bolar algum adaptador e mandar fazer no torno para pegar a força dali...Não acho difícil...

Piter
14/02/2007, 23:38
Idéia boa cara....só pensar direito e ver c dah pra bolar certinho...coisa inédita..heheh....tipo...queria ver como fazer caso naum haja esta porca no motor...inda naum to cum a gaiola...mas quero fazela para andar na trilha e inda tirar + este proveito dela...

zoega
15/02/2007, 10:49
Se vc reparar vc vai sacar de cara.

É uma simples porca que é rosqueada no vira e que segura a polia maior do motor a ar...

Aí é só ver como é o acoplamento da roçadeira que vc quer utilizar e mandar um torneiro fazer uma nova porca em uma peça inteira de metal, porém já com o acoplamento que vc precisa.

Um problema é que aí a roçadeira vai variar a rotação igual ao motor da gaiola...

Dá pra vc utilizar um mancal fixo engraxado pra não deixar o peso inteiro somente na porca...

CArioca
16/02/2007, 10:08
Cuidado ao utilizar a porca para esta finalidade, pois quando se da a partida através da manivela, se faz força no sentido de apertar a porca, quando se aciona algum dispositivo pela porca, a força é inversa, ou seja, no sentido de afrouxar, o que provavelmente aconteceria principalmente pelo esforço e pela vibração. Eu sugiro que bole um suporte com uma polia parecido com a fixação de um compressor do ar condicionado, além de poder trabalhar com redução de acordo com o tamanho da polia utilizada.
Abs.

Flávio Cadore
16/02/2007, 12:22
Cara, com certeza a porca não vai agüentar a força de girar a roçadeira, vc tem que fazer um suporte para fixar direto na polia.

Elias RS
21/02/2007, 13:07
Cuidado ao utilizar a porca para esta finalidade, pois quando se da a partida através da manivela, se faz força no sentido de apertar a porca, quando se aciona algum dispositivo pela porca, a força é inversa, ou seja, no sentido de afrouxar, o que provavelmente aconteceria principalmente pelo esforço e pela vibração. Eu sugiro que bole um suporte com uma polia parecido com a fixação de um compressor do ar condicionado, além de poder trabalhar com redução de acordo com o tamanho da polia utilizada.
Abs.

Olá galera!!!
Piter o Carioca tem toda razão! Se vc fizesse a adaptação direto na polia ela acabaria se soltando do motor! A idéia dele seria a mesma que eu utilizaria se quesesse fazer tal adaptação. Adaptaria uma outra polia junto a polia original e, ao lado do motor, faria uma flange semelhante às existentes em tratores que são PNP, usando uma roçadeira pequena dessas que são usadas em tratores da linha 4100 da Agrale, pois elas alêm de serem leves, tem uma espécie de embreagem automática que protege a tomadad de força em caso de enrosco da lâmina da roçadeira. Mas existe outro problema, como vc iria transportar a roçadeira? Sim pois para os deslocamentos seria necessário um sistema hidráulico, para ergue-la. E isso iria acresentar mais peso a traseira do veículo... Sei lá não quero te desanimar, mas é um baita desafio!
[]s motivadores!
Elias