PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas sobre capacidade do tanque



CORELIO
14/02/2007, 07:03
Amigos, gostaria de saber qual a capacidade do tanque de combustível da band chassi curto 1989; 40? 50?

A minha dúvida deve-se ao fato de eu ter lido num manual do usuário que encontra-se disponível na internet que faz referencia a 50 litros. Contudo quando o meu marcador de combustível para de dar "sinal de vida" normalmente cabe uns 30 litros. Por isso eu imaginei ser de 40 a capacidade.
Bom eu nunca deixei esgotar o tanque, é logico.
Eu ja procurei outros tópicos aqui no forum, mas continuei na dúvida porque encontrei informações como 46 litros, 55 litros...
Algém pode me ajudar?

Obrigado,

Marco Aurélio - MG

Aurélio
14/02/2007, 07:22
Ow, Meio Xará,

A capacidade do tanque original da sua Band é de 52 litros.

[]´s TOYOTEIROS

Aurelio
sspfoa

romeu
14/02/2007, 12:33
Cara, a minha band é 88

E eu tenho um grande problema pra abastecer, o tanque fica logo abaixo do bocal (debaixo do banco do passageiro) e o diesel espuma pra kct, então na hora de encher o taque é difícil achar frentista com saco pra ficar um tempão ali, então se eu chegar no posto com 10 reais, eles "enchem o tanque" e se eu chegar com 50 reais, nas mesmas condições e com o frentista com saco, eles "enchem o tanque" da mesma maneira hehehehe

Então, não dá pra ter uma base de quanto que cabe lá simplesmente olhando qto que os frentistas colocam. Pelo menos no meu caso...

Mas como eu tenho um tanque de 100L de inox debaixo do banco traseiro, eu encho por lá pra evitar frentistas sem paciência hehe

CORELIO
14/02/2007, 19:09
Muito obrigado ao " meio xara" e ao Romeu pelas respostas.

Ufa 52 litros é bem melhor que 40.

Um abraço
Marco Aurelio-MG

Aurelio Palma
15/02/2007, 20:06
Pessoal,
A bóia que tinha no tanque jé ra. tava todo estragada. O relógio também tava bem estragado.
Comprei um relógio VDO mas tô levando uma sura para achar uma bóia que dê certo:
-Tentei uma Idelbrás. Na marcação de cheio, tudo bem, mas quando o tanque estava vazio, ele marcada 1/2 tanque.
-Tentei outra bóia (sei lá de que fabricante) e ocorreu a mesma coisa.

Essa falha acontecia mesmo quando eu simulava manualmente a bóia no vazio.

Algúém sabe que bóia devo comprar ou se tenho que fazer algúm ajuste? Toda dica é bem vinda, inclusive dos meus xarás e 1/2 xarás.

abraço
Aurelio Palma

Gildo Antônio
15/02/2007, 20:22
Não sei se vai ajudar mas existe uma tal metalúrgica CLA www.metalurgicacla.com.br/ que fabrica tanques de combustível para Bands. Os tanques são de plástico. Sei que eles vendem um tanque muito parecido com o original e completo, com boia, tampa, etc. Talvez possam lhe vender em separado a boia ou lhe indicar o fabricante.

Abraços.

Gildo.

Dogwalker
15/02/2007, 20:58
Vou dar um pitaco

Tem na Donatti uma boia pra rural que parece muito com a boia que vai no meu tanque.

Dá uma olhada
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=32802&idcategoria=8139&Nivell=&Categorias=

(http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=32802&idcategoria=8139&Nivell=&Categorias=)
Não sei se a furação dos parafusos é a mesma...então....é só um palpite bem xulo.

Tem ai uma foto da minha Boia, acho que é original.

Aurélio
15/02/2007, 21:13
A bóia que tinha no tanque jé era. (...)
Algúém sabe que bóia devo comprar ou se tenho que fazer algúm ajuste?

Xará,

Nos primórdios da minha convivência com a Band, fiquei na mão por confiar no bendito marcador de combustível :twisted: .
Daí, quando instalei o tanque de plástico resolvi da seguinte forma: Coloquei dois litros ( reserva ) e "ajustei" a bóia na mão. Depois enchi o tanque e o ponteiro marcava cheio. Nunca mais deu problema.
Se isso não resolver, tente o ajuste no marcador numa oficina especializada em velocímetros.

[]´s

Aurélio
sspfoa

Sergio Rocha
15/02/2007, 21:26
Cada boia e cada medidor tem uma relação ohmica.Se não souber qual o marcador está usando vai ser loteria acertar a boia.de uma olhada na tabela anexa.

[]´

Aurelio Palma
16/02/2007, 14:50
Obrigado Pessoal,

Obrigado a todos. Com esse conjunto de informações, a coisa começa a ficar mais clara.
Xará, tentei fazer um ajuste como o que você fez, mas mesmo quando colocava as bóias todo no "zero" (vazio), ainda assim acusava 1/2 ou 1/4 de tanque. Percebi então que não adiantaria inclinar a vareta.

Vou tentar agora o caminho de procurar a metalurgica e as bóias na Donatti.
Valeu!

Aurelio Palma

Aurélio
16/02/2007, 18:52
Xará, tentei fazer um ajuste como o que você fez, mas mesmo quando colocava as bóias todo no "zero" (vazio), ainda assim acusava 1/2 ou 1/4 de tanque. Percebi então que não adiantaria inclinar a vareta.
Ow Xará,
Então "vamos" ao marcador :mrgreen:


Vou tentar agora o caminho de procurar a metalurgica e as bóias na Donatti.

Antes disso, verifique a resistência ohmica do mostrador. O problema pode estar aí.

[]´s

Aurelio
sspfoa

joão k. chikui
19/02/2007, 08:55
Corélio
A minha é 90 e só pegava 46 litros(totalmente vazio). Adaptei um de 75 L na traseira , no lugar do estepe.

cristiano
20/02/2007, 14:27
Comprei um relógio VDO mas tô levando uma sura para achar uma bóia que dê certo


Aurelio, esse relógio VDO que arrumou é o original Toyota? Onde arrumou?

As bóias da Indebras são consideradas as melhores, porque a base delas é de plástico, o que evita a oxidação ocasionada pela água do diesel.

Existiram dois tipos de bóias para a Toyota Bandeirante, até 1993 e após 1993, e existem dois tipos dependendo do painel que vá utilizar, uma vai de 3.5 a 5.5 ohms (painel antigo) e a outra vai 63.5 a 75.5.

Problemas como esses costumam ocorrer quando os proprietários decidem trocar o painel de suas viaturas pela da Toyota mais moderna ou vice-versa.

Aelbioner Eunase da Silva
20/02/2007, 21:11
então, quer disser que toda band. tem 52 litros? e a band. 92, quantos litros são?

cristiano
20/02/2007, 23:05
O tanque original da Band até 1993 é de 45 lts, mas existem algumas empresas que fabricam com um pouco mais.

Sergio Rocha
21/02/2007, 12:30
Cristiano

Blz ?

Anexei aki um manual do proprietario de uma Band 1990.Repare que tem revisões anotadas em 1990.

Nesse manual dá o tanque da Band como de 52 litros.

Acho que todas as Bands tem essa capacidade.

Abs

Aurelio Palma
26/02/2007, 19:57
Pessoal/ Xarás;

Acho que hoje acabei com a "novela" da bóia: falei com o pessoal da fábrica da VDO (fabricantes também do relógio) e eles me recomendaram a bóia referencia 221.004.032-R, que trabalha de 8 a 69 ohms (que é a faixa de trabalho do relógio VDO).
Consegui encontar em SPaulo, na Casa Verde ( Distribuidora Sete fone 3857.18.19) e instalei.
Agora vou acompanhar se vai funcionar bem.

abraço,
Aurelio

André-4WD
07/06/2007, 18:23
Um pergunta de um novato em bandeirante...

Meu marcador de combustivel nao marca absolutamente nada.. quase fiquei na rua mesmo, sorte que qdo deu a falhada eu tava entro do posto.

Hoje fui checar o estado da bóia e ela fica num lugar quase impossivel. Tenho que retirar o BANCO com o seu suporte (ja q tem uma chapa protegendo a boia)? ou tem algo menos trabalhoso?
obrigado
andre

GERALDOMS
07/06/2007, 22:33
Caro Andre,

O a boia realmente fica nessa posição aí que falaste, não tem outro jeito a não ser tirando o banco e seu suporte, agora quanto ao marcador no painel, te digo o mesmo que me disseram assim que comprei a minha, esquece que ele existe, normalmente não funciona e quando funciona não funciona direito.

A solução é abastecer pela quilometragem, confiando no marcador já fiquei no prego várias vezes.

Um abraço

Allan Nielsen
08/06/2007, 01:11
Um pergunta de um novato em bandeirante...

Meu marcador de combustivel nao marca absolutamente nada.. quase fiquei na rua mesmo, sorte que qdo deu a falhada eu tava entro do posto.

Hoje fui checar o estado da bóia e ela fica num lugar quase impossivel. Tenho que retirar o BANCO com o seu suporte (ja q tem uma chapa protegendo a boia)? ou tem algo menos trabalhoso?
obrigado
andre

Andre,
Dá pra retirar a boia soltando a chapa de proteção do tanque sem retirar o banco.

Mas antes de retirar a boia teste se a parte eletrica esta funcionando, aterrando o fio que entra na boia. Aterre momentaneamente e veja se o marcador move pra cheio; desaterre assim que marcar cheio senão poderá danificar o medidor ou o regulador de voltagem do medidor.

Se for instalar uma boia nova, teste o funcionamento com ela fora do tanque pra ver se esta marcando certo, conectando apenas a parte eletrica.

Boa sorte

André-4WD
10/06/2007, 22:23
Allan:
Hoje fiz o aterramento da bóia. Não mexeu um milimetro o ponteiro. Entao pelo jeito é sinal que tem problema eletrico.
ALIAS.. Quando levantei o banco e procurei o fio da bóia, notei que ele estava já descascado numa parte (logo a que passa entre duas chapas) e entao acho que o que aconteceu foi que ficou aterrado e danificou o marcador.
Teria outro teste a ser feito?
obrigado
andre

Allan Nielsen
11/06/2007, 17:46
Allan:
Hoje fiz o aterramento da bóia. Não mexeu um milimetro o ponteiro. Entao pelo jeito é sinal que tem problema eletrico.
ALIAS.. Quando levantei o banco e procurei o fio da bóia, notei que ele estava já descascado numa parte (logo a que passa entre duas chapas) e entao acho que o que aconteceu foi que ficou aterrado e danificou o marcador.
Teria outro teste a ser feito?
obrigado
andre

Andre,
A maneira mais facil é levar num eletricista de automoveis, que é um problema simples de resolver :mrgreen:.

Não sei qual é o seu conhecimento, mas se quiser fuçar o circuito é muito simples. No caso da minha band é o painel antigo e ele usa um regulador, mas acho que no painel mais novo, ele já faz parte do medidor. Fica assim:
12V ---->(regulador > medidor) ------> boia -----> terra
Abra o painel e veja se entra 12V no medidor de combustivel, e se a "saida" esta conectado até a boia. O ideal é usar um multimetro :pensativo:

O fato do fio esta descascado e aterrado pode sim danificar o medidor ou queimar algum fusivel de proteção, pois a resistencia minima da boia é 5 ohms.

O painel original é VDO Siemens, http://www.siemensvdo.com.br/downloads/replacement-parts/Catalogo+Injecao+Eletronica.htm
catalago linha pesada.

Boa sorte

André-4WD
13/06/2007, 21:25
Allan:
Hoje refiz o teste do aterramento pq naquele primeiro teste esqueci de virar a chave da ignição.. dããããããã...
O painel da minha band tem um "H" então é horasa. Será que foi trocado??
Fiz e de fato o ponteiro foi ao cheio. O negócio é a bóia e vou troca-la.

Outro marcador que ta me tirando o sono, é o marcador da temperatura. Nao mexe nada. Alguma dica? a cebolinha da temperatura costuma dar problema?
abraços
andre

Allan Nielsen
13/06/2007, 21:55
Allan:

Outro marcador que ta me tirando o sono, é o marcador da temperatura. Nao mexe nada. Alguma dica? a cebolinha da temperatura costuma dar problema?
abraços
andre

Faça o mesmo procedimento, aterre no motor pra testar a parte eletrica. É comum em alguns motores q foram retificados, a retifica colocar o sensor para o Mercedes, que tem impedancia diferente do sensor da Toyota. Confira o codigo do sensor; na duvida troque q custa barato (cod toyota 8342098002 -- VDO 323005025R)

Se quiser testar o sensor: coloque o sensor numa panela com agua no fogo e com um Ohmeter (multimetro na escala de resistor) meça a resistencia para as temperaturas caracteristicas (90°C -- 7,5 ohms)

Boa sorte

joão k. chikui
13/06/2007, 22:18
Allan:
Hoje refiz o teste do aterramento pq naquele primeiro teste esqueci de virar a chave da ignição.. dããããããã...
O painel da minha band tem um "H" então é horasa. Será que foi trocado??
Fiz e de fato o ponteiro foi ao cheio. O negócio é a bóia e vou troca-la.

andre

André
Quando a minha tinha o tanque original , sob o banco do passageiro,saía um cheiro de diesel pela bóia, mesmo a junta sendo nova.Percebi que era pela rosca dos parafusos que vazava o oleo, afinal são passantes. Não sei se é o correto, mas resolvi com fita teflon na rosca dos parafusos(engrossa bem quase na arruela, quando vc aperta ,se forma tipo uma vedação de teflon)