Ver Versão Completa : Adaptando Pinça da Montana em freio a disco p/ F75
Nivaldo J. Sedenho
13/02/2007, 21:46
Saudações amigos do Forum.
Sou novato por aqui e razoavelmente leigo em termos de mecânica.
Estamos adaptando discos de F1000 ventilados (torneados para 25 mm de espessura), utilizando pinças da Montana na dianteira e trazeira de minha viatura.
A Jabiraca já tem pedaleira suspensa e hidrovacuo. Já sangramos várias vezes as tubulações e não conseguimos fazer o pedal subir antes de umas três bombadas. Na sangria não tem saído ar e continuo sem freio.
Já colocamos válvulas (? do cilindro da D20)na saída do cilindro mestre e não melhorou. Por favor alguem me dê uma luz.
Sangrou o cilindro mestre?
Saudações amigos do Forum.
Sou novato por aqui e razoavelmente leigo em termos de mecânica.
Estamos adaptando discos de F1000 ventilados (torneados para 25 mm de espessura), utilizando pinças da Montana na dianteira e trazeira de minha viatura.
A Jabiraca já tem pedaleira suspensa e hidrovacuo. Já sangramos várias vezes as tubulações e não conseguimos fazer o pedal subir antes de umas três bombadas. Na sangria não tem saído ar e continuo sem freio.
Já colocamos válvulas (? do cilindro da D20)na saída do cilindro mestre e não melhorou. Por favor alguem me dê uma luz.
ja tomei um baile uma vez num chevette......teu problema é só na regulagem do servo freio......regula a haste entre o servo e o cilindro mestre.....
depois me conta o resultado........
Bah o Fontana tem razão...pode ser isso sim...e por mais que vc sangre nunca fica bom...
Nivaldo J. Sedenho
14/02/2007, 20:10
Beleza, obrigado pela dica. Vou fazer isto amanhã cedo. Depois volto para contar o resultado.
Nivaldo J. Sedenho
14/02/2007, 20:13
Sangrou o cilindro mestre?
Zepi, o cilindro mestre foi sangrado sim. Vou tentar a dica do Fontana. Obrigado pela colaboração.Valeu.
Nivaldo J. Sedenho
21/02/2007, 10:02
Obrigado companheiros. O caso foi resolvido associando a idéia do Fontana, baixando um pouco mais a pinça em direção ao disco e colocando pastilhas novas também no freio trazeiro.
José Augusto
23/02/2007, 18:18
Nivaldo, não gostei do "som" da solução, posso estar errado, mas me parece que se vc estiver com as pastilhas gastas vai ficar com o freio comprometido, que ainda falta volume no embulo do cilindro escolhido.
Nivaldo, não gostei do "som" da solução, posso estar errado, mas me parece que se vc estiver com as pastilhas gastas vai ficar com o freio comprometido, que ainda falta volume no embulo do cilindro escolhido.
pastilhas gastas não interferem na altura do pedal, ou seja a pastilha gasta e o cilindro da roda se auto regula........
ja no freio a tambor não ocorre isso, necessita de regulagem......
José Augusto
23/02/2007, 20:03
Fontana, sei disso, vc tem razão, minha preocupação é que por se tratar de adaptação as coisas podem não estar como imaginamos, ele destacou a necessidade de pastilhas novas (e consequentemente mais espessas) imagino que o suporte da pinça deve ter sido desenvolvido por eles (e portanto não se sabe a distância livre para o disco está correta), apesar de ter grande curso, talvez o cilindro da roda tenha ficado no limite.
Nivaldo J. Sedenho
01/03/2007, 18:16
Desculpem pela demora em voltar ao tópico. Creio que tenha razaõ em relação ao embulo. Vou esperar mais um pouco para as pastilhas gastarem e avaliarei novamente o embulo. Se eu tivesse comprado os Kits prontos acho que o freio teria ficado melhor e teria gasto menos $$$$$. Valaeu muito pela ajuda.
LEONARDOCRT
04/11/2007, 23:33
Este fianl de semana foi um final de semana feliz pra minha F 75 azul. Conseguimos, sem muito trabalho (quaaaase um plug & play) adaptar o cubo (com discos) da S 10 4x2 no eixo dianteiro, com as respectivas e revisadas pinças. No rolamento interno, levou-se o cubo da S 10 no torno para "abrir" a sede da capa do rolamento, pelo fato do rolamento original da F 75 ser maior um pouco do que o da S 10. No rolamento externo (pequeno), teve que se fazer um "enchimento", para que calçasse o rolamento da F 75 que é um pouco menor (externamente) que o da S 10. Serviço rápido e barato (aprox. R$ 20,00)
Com o cubo da S 10, sobrou espaço para a construção da flange/suporte da pinça de freio, devidamente parafusada na furação original da ponta do eixo, que tinha o espelho do freio a tambor (06 furos). Ficou LINDO!!!!
Ainda não testei, pq vou trocar o cilindro mestre (colocar da F1000), mas tudo indica que vai ter eficácia 100%. Vou postar as fotos depois.
Abração.
Explica melhor isso aí Leonardo!
Tem fotos disso tudo?
A sua "F" é 4x4 ou 4x2?
Como icou a furação das rodas?Teve de usar um flange?
Fiquei curioso....
Abs
LEONARDOCRT
05/11/2007, 00:01
Explica melhor isso aí Leonardo!
Tem fotos disso tudo?
A sua "F" é 4x4 ou 4x2?
Como icou a furação das rodas?Teve de usar um flange?
Fiquei curioso....
Abs
A furação continuou da S 10, de seis furos. Vou ter que providenciar outro estepe rsrs. Ela é 4x2. O suporte da pinça ficou no mesmo estilo daquelas que vem no kit do Berga. Chapa inteiriça, rígida, parafusada com 6 parafusos, no eixo. Muito resistente. tô só com as fotos do cubo, pq minha máquina tava cheia. Vou postar.
LEONARDOCRT
05/11/2007, 00:11
To apanhando do link, não to achando onde anexar as fotos rsrsrsrsrs........
Goiano é triste......
hehehe!!!!!
Vai tentando...
Pensei que a sua fosse 4x4...
ABs