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Ver Versão Completa : Módulo Gem - Help!



Miguels
13/02/2007, 15:25
Uma disfunção no módulo GEM, que fica atrás do rádio na Ranger (módulo multifuncional, que regula a temporização do limpa-parabrisas, luz do teto, air bag creio... e também acho que é codificável), fez com que o limpador ficasse maluco ao ligá-lo: simplesmente ele não pára, ou demora para parar, logo, não posso usar o limpador do parabrisa. Esse módulo custa na concessionária quase R$ 1900,00 e ainda tem que encomendá-lo! Alguém conhece alguma solução (que não seja comprar o GEM, claro) do tipo: instalar um módulo com relês para o limpador funcionar só com três estágios (1 de pausa e 2 de velocidade) desativando de alguma maneira a entrada no GEM? Já pensei em garimpar nos ferros-velhos por aí. Abraço a todos e feliz carnaval -sem chuva, se não eu não viajo :evil:

Gouveia
13/02/2007, 19:03
Cara, liga na Recoford em SP que eles entregam no Brasil todo. Não tenho o número aqui comigo, se você não encontrar, responde de novo que eu pego no celular (agora to sentado na rede auqi na varanda de casa e tô com preguiça de levantar, hehehe).

Qualquer eletricista bom pode fazer uma gambiarra. um colega meu fez na XL e resolveu o problema dos limpadores, porém eu prefiro deixar original.

Walter L. L. Casitta
13/02/2007, 21:38
Não acredito que o problema esteja no modulo GEM. Acho mais provável estar na chave multifunções (na alavanca junto do volante), motor ou no controle de estacionamento.
O motor do limpador da Ranger tem um interruptor e um rele de controle de estacionamento. Quando o limpador é desligado na alavanca próxima ao volante, eles fazem com que as palhetas continuem funcionando até que cheguem a posição de descanso ou estacionamento. Um problema intermitente nesse interruptor pode fazer com que o limpador não desligue
Pelo menos a chave multifunções é fácil de testar com um multímetro, são apenas 3 fios. Pra testar o motor e os reles tem que tirar e colocar na bancada.
Resumindo, tem que encontrar um eletricista entendido antes de começar a gastar com as peças. Se encontrar um que entenda o esquema abaixo, 90% do problema estará resolvido...

http://img409.imageshack.us/img409/9679/limpador1zl0.gif

http://img409.imageshack.us/img409/6259/limpador2sz7.gif

Miguels
13/02/2007, 23:38
Walter, onde arrumou esses circuitos?? Se o esquema for idêntico acho que dá para resolver. Eu pensei que o relê do motor fosse externo, não interno. De todas maneiras vou começar testantdo com o voltímetro a entrada/saída dos relês de partida/parada e alta/baixa. Se ficar energizado nas diversas intermitências estará evidente que o GEM não apresenta problemas; então só resta testar o motor, que é bem enjoado de montar novamente. Há tb' a possibilidade remota que os relês (de 30 W) fiquem colados e não desarmem. De fato, se eu retirar o de partida/parada e deixar apenas o de alta/baixa, por incrível que pareça o limpador funciona normalmente nos dois últimos estágios de velocidade ininterrupta (mas não nas 8 velocidades intermitentes)! Agradeço sua gentileza, Walter. Um abraço.


Não acredito que o problema esteja no modulo GEM. Acho mais provável estar na chave multifunções (na alavanca junto do volante), motor ou no controle de estacionamento.
O motor do limpador da Ranger tem um interruptor e um rele de controle de estacionamento. Quando o limpador é desligado na alavanca próxima ao volante, eles fazem com que as palhetas continuem funcionando até que cheguem a posição de descanso ou estacionamento. Um problema intermitente nesse interruptor pode fazer com que o limpador não desligue
Pelo menos a chave multifunções é fácil de testar com um multímetro, são apenas 3 fios. Pra testar o motor e os reles tem que tirar e colocar na bancada.
Resumindo, tem que encontrar um eletricista entendido antes de começar a gastar com as peças. Se encontrar um que entenda o esquema abaixo, 90% do problema estará resolvido...

http://img409.imageshack.us/img409/9679/limpador1zl0.gif

http://img409.imageshack.us/img409/6259/limpador2sz7.gif

alan4x4
09/09/2008, 12:05
Será que teriam esse esquema para o 4x4, to tentando traçar a minha mas está difícil, jah troquei o relê que fica perto do gem mas sem efeito, todos os fuíveis funcionando inclusive o de dentro do cofre do motor, retiraram dela partes do sistema a vácuo, então eu já coloquei roda livre manual nela, o motor funciona normamente, tanto para 4x4 e 4x4 low com uma gambiarra tabajara que fizemos no motor.

duardobruno
09/09/2008, 14:24
Amigo, deixa eu te perguntar uma coisa.:pensativo: Por acaso, vc teve problemas com a bateria do carro recentemente? Pq comigo aconteceu a mesma coisa.Não entrava 4X4, não ligava limpador de parabrisa, quando ligava era louco, não acendia a luz interna e não funcionava o painel. O eletricista tirou até os relês dos pneus!:parede: Fuçou em tudo, um dia inteiro, até que já estava se entregando e condenando o módulo GEM, eu já tava com um frio na barriga, já pensando de onde eu ia tirar 2000,00 reais pra comprar um módulo. E tchan tchan tchan tchannnnnn!!! Voltou a funcionar! Sozinho. Daí me disseram que a ranger quando tem problemas na bateria, desconfigura o tal módulo GEM e demora um tempo pro carro voltar o funcionamento normal. Só sei q ela já está a uns 4 meses ou mais funcionando normal. E isso tudo aconteceu quando ela bichou a bateria e eu troquei por uma nova.:concordo: Abraço.

fcapitanucci
10/10/2008, 18:00
limpador parou..levei no auto eletrico e tb fiz em casa, mas p/ resumir


rele com problema, agora trocado
alavanca, chave ou haste, desmontei limpei, e testei ja 2
motor ok,
tirei painel, vi toda a fiacao, caixa de fusiveis, fios, e tal, tudo ok,
modulo GEM aparentemente ok


ele nao desliga, nao funciona o temporizador

sem a alavanca, tb nao desliga
sem o GEM, tb nao desliga e nao funciona a posicao HI

alguem?

Miguels
12/10/2008, 18:20
O problema todo estava nos contatos internos do motorzinho dos limpadores; estavam gastos e davam mal contato. O jeito foi botar um motorzinho novo, aí resolveu.

frio
28/02/2011, 23:22
é...

tambem estou com o problema...

vou em cima do motorzinho pq o que já ouvi de eletricista dizendo que é o comando de seta.... :evil:

crystyan2003
10/03/2011, 21:26
olha galera não sei se a de vcs são igual a minha e a do meu irmão.. olha o motor verifica atras dele que tem um espaço com um parafuso fenda esse parafuso é o responsavel por travar ele quando deve parar de uma giradinha cerca de 3mm pra direita e verifica se para

Graffiti
08/04/2011, 00:08
Estou com uma ranger de um cliente e ela esta roubando carga da bateria.
No multimetro ela rouba 0,20A. Tem um fio que sai negativo do modulo GEM e alimenta o Rele Econiomizador da Bateria. Ja troquei o modulo GEM e nada. Foi simplesmente instalada uma camera de ré, e depois começou com esse problema. Desinstalei tudo quanto é acessorio do carro e nada.

Walter L. L. Casitta
08/04/2011, 06:54
Estou com uma ranger de um cliente e ela esta roubando carga da bateria.
No multimetro ela rouba 0,20A. Tem um fio que sai negativo do modulo GEM e alimenta o Rele Econiomizador da Bateria. Ja troquei o modulo GEM e nada. Foi simplesmente instalada uma camera de ré, e depois começou com esse problema. Desinstalei tudo quanto é acessorio do carro e nada.

O módulo GEM leva a culpa injustamente em 99,99% dos casos.

O economizador apenas desliga a lampada do teto caso ela seja esquecida ligada.

Para descobrir pra onde a corrente está sendo drenada basta retirar um fusível de cada vez...

frio
09/04/2011, 02:14
Estou com uma ranger de um cliente e ela esta roubando carga da bateria.
No multimetro ela rouba 0,20A. Tem um fio que sai negativo do modulo GEM e alimenta o Rele Econiomizador da Bateria. Ja troquei o modulo GEM e nada. Foi simplesmente instalada uma camera de ré, e depois começou com esse problema. Desinstalei tudo quanto é acessorio do carro e nada.


O cliente tem DVD?

eu tenho um pioneer que é um sangue suga... ele deveria estar no pós chave, o que eu nao tomo vergonha na cara pra passar... :D

devo fazer isso algum dia...

Walter,

qual é o consumo da sua desligada? a minha com o DVD chega em 600ma :cry:

VictorL
03/10/2011, 20:52
Boa noite pessoal.
Tenho uma Ranger 2.5 CD 4x2 2001. Estou com o clássico problema do limpador de para brisas que não desliga, ele funciona como quer.
As vezes tenho que desligar o carro rapidamente em movimento e ligar novamente para que o limpador desligue. Alguém já teve este problema? O que devo fazer. Já levei no eletricista e o cara nao resolveu.

marciomeurer
04/10/2011, 09:02
na ranger o sistema elétrico do limpador do para-brisa é compartilhado com alguma coisa... o pessoal do fórum deve saber melhor... mais pode ser isso...

Walter L. L. Casitta
04/10/2011, 09:20
Boa noite pessoal.
Tenho uma Ranger 2.5 CD 4x2 2001. Estou com o clássico problema do limpador de para brisas que não desliga, ele funciona como quer.
As vezes tenho que desligar o carro rapidamente em movimento e ligar novamente para que o limpador desligue. Alguém já teve este problema? O que devo fazer. Já levei no eletricista e o cara nao resolveu.

O limpador da Ranger não é complicado, mas é fora do convencional e um eletricista que não conhece sem o esquema elétrico não resolve.

Então, primeiro você tem que conseguir o esquema elétrico (esse esquema já rodou pelo fórum, tem que procurar) e depois encontrar um eletricista que consiga ler o esquema.

dudas_308w
24/10/2011, 12:18
A minha deu esse problema.... o limpador não para mais, a menos que eu remova o relé no cofre do motor. Desconfio dos contatos do motor, pois é obvio que devem permitir a parada do limpador apenas na posição de descanso... a guerra esta sendo desmontar o motor. Um parafuso, que tem um cordão de aterramento junto, gira em falso... e não tem como segurar para afrouxar..

fabaumm
19/01/2012, 12:56
Victor e todos,

só consegui resolver essa situação trocando o conjunto de chave de seta, mas nem adianta comprar recondicionado, tem que ser nova. fiquei uns 2 anos tentando resolver

e so com a troca da mesma resolvi.

abraço


Boa noite pessoal.
Tenho uma Ranger 2.5 CD 4x2 2001. Estou com o clássico problema do limpador de para brisas que não desliga, ele funciona como quer.
As vezes tenho que desligar o carro rapidamente em movimento e ligar novamente para que o limpador desligue. Alguém já teve este problema? O que devo fazer. Já levei no eletricista e o cara nao resolveu.

frio
19/01/2012, 13:54
Fui um cretino em ter resolvido o meu problema e não ter postado nada... =/

Siga os passos:

Are your wipers malfunctioning? Do they come on by themselves or not work right? Look no further, here is the fix to your problem.

NOTICE: The following is based on observation of my 1999 Ranger, other years may be different. I fixed the phantom windshield wipers myself, you can too. It turns out all you need to do is clean the switch up.

To clean the switch does NOT require removing the turn signal from the steering column and takes about ten minutes.

1. On the turn signal lever, remove the end cap with a small screwdriver off the part you twist.

2. Remove the phillips screw located under the end cap.

3. WARNING! There is a spring to push back against the wiper rotating knob. Hold in the wiper switch so it won't go flying.

4. WARNING! When removing the wiper rotating switch there are two detents that are pressed against the inside of the knob (with another small spring pushing against each other) to give detents to the different levels of wiper delay when you rotate the knob.

5. Inside you will see the switch wiper mounted to a white plastic piece that you can just pull out. It looks kind of weird with 4 arms and an elbow wiper coming out of it.

6. After you pull out the switch wiper just gently clean everything inside, a sort of circuit board looking goodie with rings for the switch wiper to rotate on.

I used a rag and a small (jewelers) screwdriver to clean the board inside and very carefully made sure the gaps between the traces were clean. There is quite a bit of grease in there.

I reassembled the switch using lubriplate (it was handy) and it was very easy to disassemble and to reassemble.

I have had no re-occurrence of the phantom windshield wiper and I don't miss it a bit. Hope this helps!

Photos submitted by Stevan ("navets"):

Today I spent some time doing the "wiper fix". It worked!

Not only do all of my delay-settings now work, but even the washer-fluid is now working (wasn't before going in and cleaning it up! Hurray!) The least I could do to say thanks is send you some pictures of the fix as I saw it. Hope these can be used! -Stevan ("navets" on the forums)

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix1.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix2.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix3.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix4.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix5.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix6.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix7.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix8.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix9.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix10.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix11.jpg









Fonte:
Intermittent (Phantom) Windshield Wiper Fix (http://www.therangerstation.com/tech_library/phantomwipers.htm)




opa opa, mas não termina por ai a saga do limpador fantasma!!! :evil:

No motor do limpador vcs vao encontrar um parafuso fenda, parece que ele é o parafuso do limitador, eu apertei ele 3mm e coloquei silicone pra nao rodar mais e ai sim o problema sumiu...

agora a resolucao foi o parafuso do motor ou a limpeza do comando de seta?! :shock:


[]'s

fabaumm
19/01/2012, 15:35
amigão

te falo fiz isso também, sei de cor e salteado desmontar essa chave de seta, e por completa, inclusive as engrenagem e tal...

e te digo so resolvi comprando outra, mas calma, calma amigos. vc devem estar se perguntando, que comprei muito caro né... na FORD R$ 450,00 , recondicionada 150 a 250...

e uma zera original motorcraft la nos gringos???? ohh Brasil podre!! paguei se não me engano 36$

acho que com envio e tudo saiu R$ 86,00 !

amigo acho que a regulagem do motor resolveu! pois ja tinha feito essa limpeza umas 3 vezes, melhorava por um tempo parece... mas voltava!

e sempre em momentos errados, chegando com a patroa no churrasco todo mundo la no terraço e tal... tomando umas brejas... ai falam olha o Fábaum chegando ai vou estacionar... pimba!!!

limpador maluco fantasma na area! os caras pensavam putz que barbeiro da porra... ta tão desesperado ao estacionar que ligou o limpador!! kkkkkkk

tinha epoca que com medo disso acontecer ia no motor e desligava o chicote! anstes de chegar nos lugares! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


fica ai a dica a todos!

abraços

Fui um cretino em ter resolvido o meu problema e não ter postado nada... =/

Siga os passos:

Are your wipers malfunctioning? Do they come on by themselves or not work right? Look no further, here is the fix to your problem.

NOTICE: The following is based on observation of my 1999 Ranger, other years may be different. I fixed the phantom windshield wipers myself, you can too. It turns out all you need to do is clean the switch up.

To clean the switch does NOT require removing the turn signal from the steering column and takes about ten minutes.

1. On the turn signal lever, remove the end cap with a small screwdriver off the part you twist.

2. Remove the phillips screw located under the end cap.

3. WARNING! There is a spring to push back against the wiper rotating knob. Hold in the wiper switch so it won't go flying.

4. WARNING! When removing the wiper rotating switch there are two detents that are pressed against the inside of the knob (with another small spring pushing against each other) to give detents to the different levels of wiper delay when you rotate the knob.

5. Inside you will see the switch wiper mounted to a white plastic piece that you can just pull out. It looks kind of weird with 4 arms and an elbow wiper coming out of it.

6. After you pull out the switch wiper just gently clean everything inside, a sort of circuit board looking goodie with rings for the switch wiper to rotate on.

I used a rag and a small (jewelers) screwdriver to clean the board inside and very carefully made sure the gaps between the traces were clean. There is quite a bit of grease in there.

I reassembled the switch using lubriplate (it was handy) and it was very easy to disassemble and to reassemble.

I have had no re-occurrence of the phantom windshield wiper and I don't miss it a bit. Hope this helps!

Photos submitted by Stevan ("navets"):

Today I spent some time doing the "wiper fix". It worked!

Not only do all of my delay-settings now work, but even the washer-fluid is now working (wasn't before going in and cleaning it up! Hurray!) The least I could do to say thanks is send you some pictures of the fix as I saw it. Hope these can be used! -Stevan ("navets" on the forums)

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix1.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix2.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix3.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix4.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix5.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix6.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix7.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix8.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix9.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix10.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix11.jpg









Fonte:
Intermittent (Phantom) Windshield Wiper Fix (http://www.therangerstation.com/tech_library/phantomwipers.htm)




opa opa, mas não termina por ai a saga do limpador fantasma!!! :evil:

No motor do limpador vcs vao encontrar um parafuso fenda, parece que ele é o parafuso do limitador, eu apertei ele 3mm e coloquei silicone pra nao rodar mais e ai sim o problema sumiu...

agora a resolucao foi o parafuso do motor ou a limpeza do comando de seta?! :shock:


[]'s

frio
19/01/2012, 17:59
amigão

te falo fiz isso também, sei de cor e salteado desmontar essa chave de seta, e por completa, inclusive as engrenagem e tal...

e te digo so resolvi comprando outra, mas calma, calma amigos. vc devem estar se perguntando, que comprei muito caro né... na FORD R$ 450,00 , recondicionada 150 a 250...

e uma zera original motorcraft la nos gringos???? ohh Brasil podre!! paguei se não me engano 36$

acho que com envio e tudo saiu R$ 86,00 !

amigo acho que a regulagem do motor resolveu! pois ja tinha feito essa limpeza umas 3 vezes, melhorava por um tempo parece... mas voltava!

e sempre em momentos errados, chegando com a patroa no churrasco todo mundo la no terraço e tal... tomando umas brejas... ai falam olha o Fábaum chegando ai vou estacionar... pimba!!!

limpador maluco fantasma na area! os caras pensavam putz que barbeiro da porra... ta tão desesperado ao estacionar que ligou o limpador!! kkkkkkk

tinha epoca que com medo disso acontecer ia no motor e desligava o chicote! anstes de chegar nos lugares! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


fica ai a dica a todos!

abraços

AEHIAEUHAEIUH A ideia do churrasco é ótima... a minha já era pior... entrar no estacionamento coberto do shopping e todos olhando... pq esse imbecil está com limpador ligado aqui!!! :putz:


O meu problema não voltou não, mas já cogitava de comprar algo no ebay se voltar a ter problemas ;) Nem que fosse outro motor, comando de seta ou carro.... :parede:


Agora tenho um problema PIOR eu tenho uma supercab e um dos cabos internos da maçaneta interna da porta suícida quebrou na base e pra abrir a porta agora eu tenho que segurar o acabamento com uma mão e abrir a maçaneta com a outra...
vou até abrir um tópico, depois de procurar no catalogo pra ver se acho a peça maldita...

fabaumm
19/01/2012, 18:13
é amigo ai não tenho idéia, de como resolver... cria um outro topico e me avisa... quem sabe a gente vai atras do problema.

abraço

RGamaJr_4x4
29/03/2012, 13:28
Alguém poderia informar melhor onde fica exatamente esse tal parafuso limitador (ou de regulagem) que fica no motor do limpador?

Wgalam
02/10/2015, 19:08
Olá, adquiri recentemente uma Ranger 3.0 07/08 e ao acender o farol ligava o limpador de para-brisa, após testar identifiquei que estava em curto o farol com o botão do esguicho.

Após ver essa dica, tirei a tampa e limpei com spray limpa contatos e o problema foi resolvido.


Muito obrigado pela dica.



Fui um cretino em ter resolvido o meu problema e não ter postado nada... =/

Siga os passos:

Are your wipers malfunctioning? Do they come on by themselves or not work right? Look no further, here is the fix to your problem.

NOTICE: The following is based on observation of my 1999 Ranger, other years may be different. I fixed the phantom windshield wipers myself, you can too. It turns out all you need to do is clean the switch up.

To clean the switch does NOT require removing the turn signal from the steering column and takes about ten minutes.

1. On the turn signal lever, remove the end cap with a small screwdriver off the part you twist.

2. Remove the phillips screw located under the end cap.

3. WARNING! There is a spring to push back against the wiper rotating knob. Hold in the wiper switch so it won't go flying.

4. WARNING! When removing the wiper rotating switch there are two detents that are pressed against the inside of the knob (with another small spring pushing against each other) to give detents to the different levels of wiper delay when you rotate the knob.

5. Inside you will see the switch wiper mounted to a white plastic piece that you can just pull out. It looks kind of weird with 4 arms and an elbow wiper coming out of it.

6. After you pull out the switch wiper just gently clean everything inside, a sort of circuit board looking goodie with rings for the switch wiper to rotate on.

I used a rag and a small (jewelers) screwdriver to clean the board inside and very carefully made sure the gaps between the traces were clean. There is quite a bit of grease in there.

I reassembled the switch using lubriplate (it was handy) and it was very easy to disassemble and to reassemble.

I have had no re-occurrence of the phantom windshield wiper and I don't miss it a bit. Hope this helps!

Photos submitted by Stevan ("navets"):

Today I spent some time doing the "wiper fix". It worked!

Not only do all of my delay-settings now work, but even the washer-fluid is now working (wasn't before going in and cleaning it up! Hurray!) The least I could do to say thanks is send you some pictures of the fix as I saw it. Hope these can be used! -Stevan ("navets" on the forums)

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix1.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix2.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix3.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix4.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix5.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix6.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix7.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix8.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix9.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix10.jpg

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/wiper_fix/wiperfix11.jpg









Fonte:
Intermittent (Phantom) Windshield Wiper Fix (http://www.therangerstation.com/tech_library/phantomwipers.htm)




opa opa, mas não termina por ai a saga do limpador fantasma!!! :evil:

No motor do limpador vcs vao encontrar um parafuso fenda, parece que ele é o parafuso do limitador, eu apertei ele 3mm e coloquei silicone pra nao rodar mais e ai sim o problema sumiu...

agora a resolucao foi o parafuso do motor ou a limpeza do comando de seta?! :shock:


[]'s

HerbertRSantos
01/02/2016, 19:22
Boa Noite.....Ainda possui sua Ranger? Como resolveu o problema do limpador?

2hot2stop
21/02/2016, 16:21
Opa gente estou com o mesmo problema..... ligo o limpador e pronto não desliga mais tenho q desligar o carro para ele parar..... já sssmontei a chave e nada..... pior que levei na Oficina e querem trocar o módulo GEM..... só que as vezes quando ligo ele desliga.....

HerbertRSantos
06/08/2016, 13:00
Voce ainda tem este esquema do circuito do limpador da ranger?