PDA

Ver Versão Completa : feixe de mola



Carvalho
13/04/2003, 16:53
Estou colocando jumelo de poliuretano no meu 54, gostaria de receber dicas de como melhorar a maciez . O que pode ser feito nos feixes de molas sem comprometer à :shock: estabilidade?. Os amortecedores são novos, da Toyota bandeirantes e pneus Fate 7.50/16"

Giovani
13/04/2003, 17:06
:D Olá jmcc!

:D Acho que as buchas são de poliuretano, não os jumelos! :D
:D Bom, se vc quer maciez, o que está fazendo com esses amortecedores duros? Um amigo meu que tem Toyota, trocou os amortecedores justamente por serem duros pra caraca! Instalou os da S-10, ficou bem mais macia... :wink: Outro amortecedor macio é o do 608, mas tem um curso maior, logo vc teria que refazer os suportes, senão ele bate em fim de curso. Sugestão: vá numa loja de auto peças e abra com suas mãos cada amortecedor, assim vc sabe a diferença entre um macio e um duro. Faça o teste, abra esse da Toyota e depois pegue um do 608, para ver a diferença. Outro amortecedor macio é o traseiro da Kombi, mas o curso é menor que o original, ele pode quebrar em fim de curso.
Fora isso vc pode retirar algumas lâminas do feixe, 2 ou 3 das menores. :wink:

Carvalho
13/04/2003, 20:02
Caro Giovani,
Claro que são as buchas de poliuretano.Na hora de digitar..... Só mais uma pergunta: quando o motor (Ford) esquenta não consigo dá partida!
tenho que esperar esfriar e ai tudo bem. A bobina fica um pouco quente,mas, não tenho certeza se o problema é isso. Conheçe algum relato?

Giovani
13/04/2003, 20:28
:D Olá jmcc!

:D É eu também como umas letras de vez em quando... :D Não me entenda mal... :D Relato? Tem o meu: a bobina foi pro saco! Já me aconteceu duas vezes. Teve trilha que fiz com uma toalha molhada em cima da bobina! :lol: Às vezes os "mexânicos" também têm culpa. Colocam uma bobina errada achando que é tudo igual! Se vc tem distribuição eletrônica é preciso usar uma mais forte. Aliás, tendo essa distribuição, vc já pode pôr uma de competição. Se com a grana não dá para pôr uma Accel, ponha uma do Gol mais novo, acho que 98 em diante, não sei ao certo. Mas a bobina, além de ser pequena é muito forte, temos muitos jeeps aqui usando essas. Dá até para usar com aquelas velas de 4 eletrodos.

fugger
13/04/2003, 22:39
Pessoal

:D Estas buchas e jumelos são aqueles que não vão graxa? São coloridos (amarelo ou vermelho)? São bons?

Giovani
14/04/2003, 00:10
Pessoal
:D Estas buchas e jumelos são aqueles que não vão graxa? São coloridos (amarelo ou vermelho)? São bons?

:D Olá fugger!

:D São esses mesmos. São melhores que as de borracha, mas com o tempo também desgastam. Num jeep que tinha essas, durou cerca de um ano, fazendo 1 ou 2 trilhas por mês. Como as de borracha não duram nada, instalei uma de metal com graxeira, mas o desgaste veio rápido e a barulheira também. Hoje uso de nylon. Ainda não sofreram desgaste, não "senti" dureza alguma na suspensão e não faz barulho. Já tenho à 2 anos e meio. É certo que não ando muito com ele, mas mesmo assim são duráveis. :wink:

fpandur
15/04/2003, 07:55
Giovani

Você está usando nylon nas buchas de jumelos ? Já pensei em usar o nylon na bucha fixa, mas nas do jumelos, o Jeep não ficou muito duro, já que não há mais absorção de impactos ali ?? :shock:

As minhas de PU duraram exatos 11 meses, fazendo em média de 2 trilhas por mês ... :(

Abraços

billj
15/04/2003, 10:57
Giovani

Você está usando nylon nas buchas de jumelos ? Já pensei em usar o nylon na bucha fixa, mas nas do jumelos, o Jeep não ficou muito duro, já que não há mais absorção de impactos ali ?? :shock:

As minhas de PU duraram exatos 11 meses, fazendo em média de 2 trilhas por mês ... :(

Abraços

Nylon na bucha fixa é receita para tricar o chassis. A ponta fixa tem que ter como absorver as pancadas inevitáveis em trilha ou até no asfalto.

Quanto a vida útil das buchas de PU, 11 meses e 22 trilhas não é ruim, não. Quando usava buchas de borracha no Spider, era uma troca cada 02 meses. Ainda bem que eram baratas e fáceis para trocar....... :P Agora uso PU, mas o carro está parado tanto tempo que acho que vou ter que trocar as buchas por estarem resecadas e não desgastadas.... :(

Giovani
15/04/2003, 18:11
Giovani
Você está usando nylon nas buchas de jumelos ? Já pensei em usar o nylon na bucha fixa, mas nas do jumelos, o Jeep não ficou muito duro, já que não há mais absorção de impactos ali ?? :shock:
As minhas de PU duraram exatos 11 meses, fazendo em média de 2 trilhas por mês ... :(
Abraços

:D Olá Flávio!

:D Uso somente nos jumelos, na ponta fixa é a original, de borracha. O que o Bill falou é verdade, pode trincar o chassi. Mas quanto ao "impacto", não percebi diferença, creio que o próprio movimento do jumelo absorve os impactos. :wink:

fpandur
16/04/2003, 07:47
As buchas dos jumelos acabei de trocar e coloquei PU novamente. Já as fixas também estão com PU e alma de metal, porém já estão indo p/ o "espaço" também ...

Vou trocar essas fixas por PU novamente e quando precisar trocar a dos jumelos, vou então fazer de nylon. Com certeza, a durabilidade será muuuuito maior.

Abraços

Carvalho
19/04/2003, 14:44
Giovani,
Estou terminado a suspensão do bicho, retirei 2 lâminas de cada feixe e coloquei borracha colada entre as lâminas- igual a L200.
:D Ufa,arrumei comprador para os amortecedores de Toyota - realmente são demais. Pergunto: o que vc recomenda na dianteira ? e na trazeira? :shock: Precisa de alguma adaptação?

Giovani
20/04/2003, 16:38
Giovani,
Estou terminado a suspensão do bicho, retirei 2 lâminas de cada feixe e coloquei borracha colada entre as lâminas- igual a L200.
:D Ufa,arrumei comprador para os amortecedores de Toyota - realmente são demais. Pergunto: o que vc recomenda na dianteira ? e na trazeira? :shock: Precisa de alguma adaptação?

:D Olá João!

:D Quanto aos amortecedores, sugiro os do 608, pois são macios e têm um grande curso. Ponha nas 4. Porém será preciso mudar os suportes, senão ele vai bater em fim de curso. O da S-10 ainda é duro para o jeep e o da Kombi têm pouco curso. Precisando grita... :wink:

Pavani
21/04/2003, 15:58
Giovani,
QUando vc diz que tem que mudar o suporte do amortecedor pra colocar um de 608.... O que eu teria que mudar?!? Como se faz essa adapta;ao?!?
Daria pra fazer essa adapta;ao num SPOA?!? Vc teria fotos?!?
Valeu amigo....
Obrigado...
Abra;o....
Pavani

Giovani
21/04/2003, 17:51
:D Olá Pavani!

:D Fotos não tenho, mas dá pra fazer em qualquer jeep, inclusive com SPOA. Meça o comprimento dos amortecedores, originais e do 608, fechados e depois abertos, para saber quanto cada um tem de curso. O do 608, se não me engano é 28cm. Deve ser uns 8cm maior que o original do jeep. Depois meça a distância entre o eixo e o batente de borracha, somando ainda 3cm, devido à deformação da borracha em impacto. Prenda o amortecedor do 608 no suporte inferior e abra ele na medida obtida entre o eixo e o batente, somados os 3cm. É nessa altura que deve ficar o novo suporte. Isso serve para um jeep com os feixes por baixo do eixo.
:arrow: Caso esteja em cima do eixo (SPOA) vc deve 1º fazer o seguinte: o suporte inferior do amortecedor têm que estar entre as molas e o eixo, ou então em suporte soldado no eixo. Como a chapa que prende as molas, e têm o suporte do amortecedor soldado nela, é costumeiramente reutilizada na parte superior do feixe, o amortecedor terá seu suporte elevado o correspondente à expessura do feixe de molas, uns 11cm. Além de ficar para trás, inclinando o amortecedor. Com isso, na traseira, por exemplo, o amortecedor perde toda a ação, pois trabalha deitado. Quanto ao batente, vc deve compensar a expessura do eixo, soldando uma chapa em cima do feixe, ou pondo um calço entre o chassi e o batente, na expessura do eixo (2,5" nos mais antigos ou 3,0").
Portanto o suporte deverá estar embaixo do feixe de molas e o curso até o batente, pondo o calço, ficará igual ao original. Aí, faça como expliquei acima, fazendo medições. É difícil explicar sem ter fotos, mas qualquer dúvida, dá um grito! :D

Pavani
21/04/2003, 19:32
Valeu Giovani....
To pra reformar meu cj.. E um Jeep Willys 62....
Quero por um motor de SIlverado/Ranger/Blazer..
Um dos 3 ai... E por um cambio clarck 5 m.... Vou usa-lo tanto na cidade quanto pra viajar, fazer umas trilhas etal.. Ai quero deixa-lo envocadao...Valeu de novo pela a ajuda....
Abra;o...
Pavani

caj
22/04/2003, 13:02
E ai amigos
é verdade que se retirar folhas do feixe o jipe fica mais macio? e nas curvas, piora ou fica na mesma?
abraços

marco cruz
24/04/2003, 15:03
Dear ALL:

Alguma dica especial para retirada de lâminas em casa?
Quais os passos a seguir?
Vou colocar tb o amortecedor do MB608. Vcs já viram o adaptador vendido no JCChiarelli? Presta?

walter.andreis
28/04/2003, 09:44
Essa vai para os Jeepversitários... =D

:arrow: Pra q serve a colocação de "borracha" entre os feixes de mola? Amortecimento / barulho???? Que tipo de borracha pode ser colocada? Pode ser colocado em qqer feixe?
:arrow: Quantus custa em média o MD608? Dura quanto em média???
:arrow: Estou pensando em utilizar 2 amortecedores por roda em forma de: /\ o que me dizem deste upgrade? Já que estarei usando 2 amortecedores eles devem ser mais fracos, pra não ficar mto duro, certo? O q posso usar?

[]´s

Giovani
28/04/2003, 18:36
Essa vai para os Jeepversitários... =D
:arrow: Pra q serve a colocação de "borracha" entre os feixes de mola? Amortecimento / barulho???? Que tipo de borracha pode ser colocada? Pode ser colocado em qqer feixe?
:arrow: Quantus custa em média o MD608? Dura quanto em média???
:arrow: Estou pensando em utilizar 2 amortecedores por roda em forma de: /\ o que me dizem deste upgrade? Já que estarei usando 2 amortecedores eles devem ser mais fracos, pra não ficar mto duro, certo? O q posso usar?
[]´s

:D Olá Walter!

:D Não é borracha que se põe! É um lâmina de plástico, que vem nas Ranger, L-200, etc. Serve para diminuir o atrito entre as lâminas e o barulho. Pode ser posto em qualquer feixe.
:D Por essas estâncias aqui, em torno de 70 latinhas cada. No jeep deve durar 1 ou 2 anos, depende do uso.
:D Quanto à esse up-grade, creio que não seja o ideal, todos que já vi são paralelos // ou \\ ou ||... Talvez nosso amigo Bill, poderia dar uma idéia aqui. O amortecedor do 608 é bem macio, creio que mesmo com 2 não fique duro. Pretendo fazer isso também... :wink:

Sandro Tannuri
28/04/2003, 22:37
Estou pensando em utilizar 2 amortecedores por roda em forma de: /\ o que me dizem deste upgrade? Já que estarei usando 2 amortecedores eles devem ser mais fracos, pra não ficar mto duro, certo? O q posso usar?

Voce pode usar os amortecedores na posiçao que quiser so entenda que a carga dinamica( real aplicacao da carga) do amortecedor varia inversamente proporcional a inclinaçao, como os dois amortecedores em cada roda se somam nao ha problema de ficarem com inclinaçoes diferentes.
Nao imagino porque alguem colocaria dois amortecedores por roda num Jipe de trilha, poderia me esclarecer seu motivo.

Abraços,

walter.andreis
28/04/2003, 23:08
Dae colega...
O motivo (q eu acredito) :
Porque 1 amortecedor, AMORTECE...
2, AMORTECE+AMORTECE
3, AMORTECE+AMORTECE+AMORTECE...
......
.........
...........
Ateh chegar nos 8 q a viatura ia ter! =D

[]´s

Giovani
28/04/2003, 23:35
Nao imagino porque alguem colocaria dois amortecedores por roda num Jipe de trilha, poderia me esclarecer seu motivo.
Abraços,

:D Grande Sandro!

:D Vi a corrida domingo, qualquer hora deixa eu dar uma voltinha?? :lol:
:D Quanto aos amortecedores, no meu caso, é frescura mesmo! :lol: :lol:

walter.andreis
28/04/2003, 23:38
Ehhh Giovani e Sandro...

Se bem que no meu tbm eh meio q frescura também...
Quando os 4 amortecedores do jeep for pro saco, ao invés de jogar eles fora, faz mais 4 suportes e dexa eles lah! uhauahuahauahuahauahua

Até um dia que.... /////////\\\\\\\\\\

:D :D :D :D :D

[]´s

Sandro Tannuri
29/04/2003, 00:15
Vi a corrida domingo, qualquer hora deixa eu dar uma voltinha??

Tem uma etapa em Guaporé/RS , fica perto dai?


Quanto aos amortecedores, no meu caso, é frescura mesmo!

Nao existe a menor necessidade de usar dois amortecedores a menos que vc va fazer corrida de Jipe ou para compor um visual.

Tenho que concordar que fica bonito mas eu guardaria o $ para outra coisa.

Abraços,

Giovani
29/04/2003, 00:47
Tem uma etapa em Guaporé/RS , fica perto dai?


:D Grande Sandro!

:D Uns 400 Km. Aqui do ladinho... Quando é? :D :D

:D Ah, sobre os amortecedores: é do 608, é baratinho... :wink:

Sandro Tannuri
29/04/2003, 16:26
Uns 400 Km. Aqui do ladinho... Quando é?

Em 9/11, falta muito ainda mas se vc lembrar mais perto e so falar que eu te arrumo uma credencial para assistir dos boxes.

Abraços,

Giovani
29/04/2003, 18:30
:D Grande Sandro!

:D Valeu mesmo! Obrigadão! Pode deixar que não vou esquecer! :D

Luiz Gustavo Mayr
22/04/2005, 11:35
olá amigos...

Já que vcs estão falando de amortecedores..
Queria deixar meu CJ mais macio... Vi que vcs sugerem o amortecedor do MB 608.. e o amortecedor traseiro da Ranger 97 ou mais velha? O q vcs acham? Já ouvi falar que eram bons... queria saber se é mais macio e se precisa de adaptação?

Valeu a atenção...

bibizinhu
11/05/2005, 23:48
alguem pode me falar qual a quantidade de laminas no feixe de mola do jeep original, e qual a quantidade em um jeep na dianteira e trazeira com motor de opala 4cc?

obrigado

Fábio Alexandre
12/05/2005, 12:03
Estou com a mesma duvida do amigo bibizinhu (que aliás, estranhei muito este apelidinho carinhoso :lol: ).

Meu CJ está com o motor original 6cc e o bicho está torto que só vendo e em recomendação do Tio Ernani fui verificar se havia alguma lâmina quebrada e pude verificar que na dianteira tem 14 lâminas de cada lado e na traseira tem 9 de um lado e 7 do outro (lembrano que por incrivel que pareça as 9 estão do lado que está caído).

Aguardo respostas dos amigos de plantão pois pretendo consertar os feixes e não gostaria de fazer besteira e ter que gastar L$ duas vezes.

Abraço a todos !!!!!!!!!!!

OBS: BIBIZINHU, não leva a mal não é que não deu pra aguentar mesmo.

bibizinhu
12/05/2005, 14:41
então meu amigo alexandre!!!

esse nome é meu priminho de 3 anos que deu, então e omenagem a ele eu coloquei!!!

mas pretendo mudar vc sabe como rs!! tentei mas não consegui!!

abraços,

e algum amigo poderia nos ajudar?

abraços!!!

alan4x4
17/05/2005, 21:41
Kracassssssss, meu jeep tah SPOAdo e com todas laminas, vcs não estão e vão tirar laminas ?????? o meu realmente está muito duro, tem idéia de qto devo tirar ??? :oops: :oops: :oops:

Elmer_Jeep
18/05/2005, 19:05
A http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg mandou lembranças :lol:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1773&highlight=mini

Sergio Rocha
18/05/2005, 22:19
A http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg mandou lembranças :lol:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1773&highlight=mini

Pesquisar pra q ? temos vc aki pra fazer isso. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Elmer_Jeep
18/05/2005, 23:05
A http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg mandou lembranças :lol:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1773&highlight=mini

Pesquisar pra q ? temos vc aki pra fazer isso. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Fala Velho.
O pior q eu sempre faço isso, antigamente minha conexão era via fone 56Kbps(um sofrimento), agora é via rádio 100Mbps não entendo PN sobre isso mas facilitou bastante fuçar no fórum, hehehe. :lol:

[]'s pesquisadores :P

Rafael Kuzma
19/05/2005, 20:42
Cara, o feixe original do CJ-5 Dianteiro é com 12 laminas e o traseiro com 11.... vale lembrar que sempre tem alguns que tiram molas outros que colocao a mais... as consecionarias da Willys vendiao como opicional laminas de reforço deixando os 4 feixes com 13 molas.... mais nessa vida se ve de tudo, eu ja vi um Cj com 16 laminas de mola

Elmer_Jeep
20/05/2005, 00:24
Cara, o feixe original do CJ-5 Dianteiro é com 12 laminas e o traseiro com 11.... vale lembrar que sempre tem alguns que tiram molas outros que colocao a mais... as consecionarias da Willys vendiao como opicional laminas de reforço deixando os 4 feixes com 13 molas.... mais nessa vida se ve de tudo, eu ja vi um Cj com 16 laminas de mola

Boa noite, quem é vivo sempre aparece.

Eu e outros amigos estamos esperando por vc aqui ó http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9652&postdays=0&postorder=asc&start=40

[]´s