Conectar

Ver Versão Completa : Problemas com transmissão

Rubens Carlos Maciel
12/02/2007, 20:34
Senhores,
Depois de realizar um antigo sonho que era comprar um samurai e me decepcionar rapidamente com a compra (o vendedor não foi muito honesto ao me repassar as caracteristicas em que se encontrava o samurai ) resolvi encarar de frente e realizar a manutenção que o samuca precisa.
Gostaria de contar com a compreenssão dos senhores com respeito aos questionamentos que irrei fazer a partir de agora.
Primeiro vou contar rapidamente o que já foi feito.
Tentei tirar um vazamento que ocorria (acho eu) no volante do motor, trocando o retentor mas o mesmo continua vazando. Ao retirar a caixa de marchas para trocar o retentor me deparei com o volante do motor todo arranhado e a embreagem já bem detonada. Trocamos a embreagem.
Neste ultimo final de semana fui testar a embreagem dando uma volta numa via de acesso rapido. Agora começa minha maior duvida.... reparei que ao colocar uma velocidade de media para alta ( em torno de 70p/80km ) o veiculo sofria um tremido em toda a sua estrutura. Apos voltar para casa, verifiquei que onde havia encaixes na lataria parecia que estes haviam sofrido algum tipo de tração não estavam mais tão alinhados como antes.

Pergunto: como posso localizar ou mesmo detectar qual seria o problema? pode ser um desgaste dos cardãns??? como faço para detectar se as cruzetas jã estão com sua vida util esgotadas???

Ps. Esqueci de informar que a caixa de marchas do samurai foi substituida por uma de chevette ( 4 marchas ) e acho que a adaptação foi mal feita.

Obrigado,
Rubens Carlos Maciel

Mineiro do Cerrado
12/02/2007, 21:47
Rubens,

Para a Galera aqui te ajudar melhor informe qual é o ano do seu Samuka...;)
O pessoal é bem solicito e todo mundo aprende um bocado com os enrroscos um do outro;)
Além lógico de existirem aquelas já velhos na "profissão"...

Abraços do Mineiro:mrgreen:

Rubens Carlos Maciel
13/02/2007, 09:53
Bom dia Mineiro,
Desculpe a falha, aqui vão os dados do samurai.

Suzuki samurai - ano 1994 - motor original - caixa de marchas do chevette 4 marchas, o restante parece ser original.

Obrigado,
Rubens

lorenzo santangelo
13/02/2007, 10:11
olha....
meu samuka tb tem cx de chevete ..e tb acontece esse fenomeno...
o meu faz de primeira marcha em baixas rotaçoes e depois de 100km/h!
na minha cabeça so existem poucas explicaçoes..
1)cardã desbalanceado...(pq quando se adapta essa cx ele fica muito curto..
2) amortecedor de direçao
3) rodas tortas
4) pneu recapado igual a cara do fabricante. (como os meus)
devem ter outros fatores...
mas ai ja é demais p mim...
este topico tb vai me ajudar...
pq o meu samuka tb treme demais

lorenzo santangelo
13/02/2007, 10:13
ae pessoal..explicaçao com (s) foi demais...
hahhah desculpem
nao sei como se apaga uma msg

PEIXOTO
13/02/2007, 10:21
Tive uma experiencia dessa com o meu 93. No inicio da faixa da quarta marcha havia essa vibração e ronco, e se o giro aumentava o sintoma ia diminuindo. Mai ou menos no chute, desmontei o cardã traseiro e realizei o balaceamento, fiz um espaçador com 5 mm de espessura entre o acoplamento do motor e a cruzeta (encurtando o passeio do engate estriado) porque observei que o estriado tinha muita folga e por ultimo ajustei a folga das engrenagens do diferencial acrescentando duas arruelas (shimming). Esse ultimo foi no mecânico (qualquer mecânico que tenha experiencia com 4x4 ou carros com transmissão traseira) por falta de ferramenta e de calibre de folga.
Bom no meu caso sumiu, e não sei se resolve para vc., porem vc. pode checar estes pontos tambem que não farão mau nenhum.

Fabil
14/02/2007, 10:32
Rubens...
o rententor vazando mesmo apos a troca por um novo, pode ser que a adaptacao da caixa de chevete nao tenha ficado com o alinhamento perfeito ( até pq vc relatou problemas com a embragem) e com isso afetando a vedacao do retentor.

a vibracao ao rodar pode ser cruzetas dos cardãs, deita debaixo do carro e com as maos ou uma alavanca force os cardas p/ ver de encontra folgas...

quanto aos encaixes da lataria, se for o que eu estou pensando ( os calcos da carroceria e chassis) pode ser nao que sejam os originais.. se vc puder tirar uma foto e postar ajuda...

T+