PDA

Ver Versão Completa : Cano de descarga



cinhorj
12/02/2007, 14:14
Amigos, tenho que refazer todo escapamento do niva, e gostaria de saber se ha problema de não colocar o 1º abafador indo direto até o abafador traseiro pois no meu já não havia mesmo o dito cujo.
Será que dá problema?
Valeu!!!!

Nivoide
12/02/2007, 18:22
O meu nao tem e só vejo vantagens. Tem menos coisa para fazer peso no meio do cano e ainda mais espaço embaixo do carro. Com um só o ronco fica legal tb e nao é desagradavel.

A proposito, que cano de qual carro vc vai por?

cinhorj
12/02/2007, 19:00
Ainda não sei bem, mas vou levar num autocenter que trabalha com isso e então te respondo.
Valeu

fabioaguilera
12/02/2007, 22:41
Sinceramente, tenho um Kadett EFi 1.8 álcool original. Neste carro tenho um escape de respeito, canos de 2,5" diretos e um abafador "turbão" na ponta. É um barulho show. Mas considere: 100cv e 17kgfm de torque na configuração original, sem contar que é um carro de rua.

Acho que o Niva já tem barulho que basta, principalmente nos lugares em que andamos que ainda que o carro não tenha NADA solto, o passeio é barulhento.


Fiz meu escape na última quarta-feira. Experimentei algumas configurações no auto-center (subornei o mano que faz o serviço pra ele deixar eu "pôr a mão na massa no meu russo")

Decidimos por usar um abafador central do gol que é pequeno e ovalado, economizando espaço e tornando-se "nulo" embaixo do carro. Na traseira, abaixo do porta-malas, ficou um abafador da Fiorino (que já tava lá) que é o mais utilizado por quem quer se aproximar da configuração original.

Ficou bem silencioso e achei ótimo para ouvir outros barulhos mais importantes. rs

Gastei com isso, tudo feito cuidadosa, lenta e artesanalmente, R$ 200,00 (incluindo o suborno) com solda MIG e pintura resistente à altas temperaturas para não oxidar.


Abraço

cinhorj
13/02/2007, 13:10
Gostei...
Valeu pela dica

Nivoide
13/02/2007, 22:08
Valeu a dica, mas e o resto da tubulaçao?
Tenho motor AP, bem mais silencioso e macio que o russao...mas silencioso é bom sim!

MariusJr.
15/02/2007, 00:14
E aí moçada, blz? Sei que não é diretamente o assunto tratado, mas aquela presilha(??)de borracha que prende o final do escapamento arrebentou e, com isso, o cano balança muito. Aquilo é fácil de se achar ou vai no Durepóxi mesmo?:parede:
Valeu e inté.


Mário - BH
Nivampiro - Tratrozin bem tratadin.

quacula
15/02/2007, 06:54
olá... akela peça vc encontra em qq loja es escapamento,,,, é muito baratinha... e tipo, só fica mais cara q o arame q coloquei no meu... mas q fica mais certa fica sim... falow

fabioaguilera
15/02/2007, 08:21
Os tubos foram usados de 2". Não sei que benefício isso traria no Niva, mas nos carros "street" a aplicação de tubos de 2 1/2" dá um "up" na velocidade final. No meu Kadett houve um ganho de aprox 7,5%, (de 200 p/ 215km/h no velocímetro) mas aí já outra história.... rs Aqui a gente se diverte à 20km/h ou menos.

Abraço

MariusJr.
15/02/2007, 13:10
olá... akela peça vc encontra em qq loja es escapamento,,,, é muito baratinha... e tipo, só fica mais cara q o arame q coloquei no meu... mas q fica mais certa fica sim... falow


Valeu camarada - gostei muito do arame...(tava pensando nisso:pensativo: ).
Inté.


Mário - BH
Nivampiro - ele:gasolina da boa;eu: pinga da ruim. Vamoquevamo.

emtsuhako
15/02/2007, 14:38
Aguilera, o que vc acha de redimensionar o escape para 4x1 ou 4x2x1??? Qual será a melhor configuração? Será que fica mais barulhento? Alguém conhece alguma oficina que faça esse serviço? E o custo?

Se aumentar a tubulação, aumenta o ruído???

fabioaguilera
15/02/2007, 21:28
Tem o famosíssimo "Giba" que faz coletores e escapes artesanalmente para turbos e aspirados em geral. Acho que fica em Santo André.

Entretanto isso é válido pra motor q anda rápido, não pra Niva. E fica barulhento pq evita-se o uso de abafadores para não neutralizar o ganho obtido com o redimensionamento do escape.

O escape do Niva é 4x2x1, é a configuração original de todos os carros de passeio 4 cilindros que conheço.
4x1 é unanimidade entre os mexidos.

No Niva acho que é dispensável tanto o barulho qto este tipo de "aprimoramento" do escape. Acho (opinião pessoal) melhor aproveitar e investir pra aumentar o conforto usando uma fita de amianto pra diminuir a transferência de calor e soldas bem feitas pra evitar corrosão e rachaduras.

emtsuhako
28/03/2007, 22:53
Colegas, o silenciador (abafador para alguns outros) do meu Niva furou... alguém sabe de que carro devo usar? Álias, que silenciador intermediário eu devo usar? E que silenciador de ponta (aquele que fica debaixo do porta-malas) devo usar? Gostaria de trocar por um o mais igual possível do original... e de preferência que reduza pra caramba o barulho!!! Tb gostaria de saber qto gastarei nessa brincadeira, incluindo trocando toda a tubulação que está descascando pedaços de metais de tão velho que tá...

emtsuhako
28/03/2007, 22:54
A tempo, qual catalisador eu posso utilizar no Niva, modelo 1991?

fabioaguilera
28/03/2007, 23:08
Camarada

As afirmações que farei são baseadas em 2 fontes: 1 cliente do escritório (Contabilidade) onde trabalho que fabrica estes componentes e o serviço que fiz no meu Niva na "Fire Fox" na Z/L em sp.

Fiquei desempregado por algumas semanas no início do ano e pude passar 1 dia inteiro cuidando do escape do Niva no supra referido auto-center. Escolhemos cuidadosamente abafador central, tubos e fizemos tudo artesanalmente com solda MIG. (Claro que antes de começar eu meti R$ 50,00 no bolso do mano que ia fazer o serviço lá.) Uma condição imposta por mim na ocasião do orçamento foi que eu pudesse participar ativamente (ops!) do serviço. Condição aceita (o dono da bagaça é jipeiro, tem um Engesa, e entendeu perfeitamente meu receio).

O abafador (peça central) e silencioso (lá no final do escape) devem ser decididos pela cilindrada do motor. O que faz um gol utilizar exclusivamente o do Gol e a mesma coisa acontece com todos os carros de rua é que o espaço embaixo do carro é especialmente projetado para receber a peça específica. Falta de espaço embaixo do Niva é coisa que não falta, né messss?

Vc pode usar qqer abafador de motores 1.6 que se acomode bem embaixo do russo. Eu usei o abafador do Gol e instalarei o silencioso do Uno 1.5 (as peças têm uma faixa de indicação: de 1.0 à 2.0 litros)

Veja o preço e o tamanho das peças pra decidir e acompanhe o serviço todo.

Quanto ao catalisador vale a mesma coisa sobre a cilindrada do motor. Neste ponto não posso ajudar mto, pois como utilizo álcool como combustível, removi o meu.


Abraços

Rones Jr
28/03/2007, 23:52
Sobre escapamentos....vejam isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55062095-silenciosos-termofibras-totalmente-em-fibra-de-vidro--_JM

emtsuhako
31/03/2007, 14:38
Aguilera, hj fui numa oficina e pedi um orçamento... o abafador (intermediário) vão usar da C-10... o silencioso (final) será do Corsa... ambos são no formato cilíndrico, iguais do original... o preço: R$240,00, com mão-de-obra. Os tubos permanecerão o mesmo, mas eu quero trocá-los, pois estão esfarelando. Acho que vai ficar muito caro nessa oficina. Será que vc poderia passar o endereço completo e telefone dessa oficina em que fizeram o seu? Como trabalho em Sampa, não seria problema levar aí. A propósito, qto ficou o serviço no seu Niva?

Rones, que achado!!! Silencioso de fibra de vidro é bom pq não enferruja. Meu receio é qto ao choque térmico qdo vc "mergulha" o Niva na água, mas o vendedor disse que não racha... bom, sei lá se é verdade, pq papo de vendedor...

NIVA4X4
01/04/2007, 16:13
no meu niva eu coloquei a marmita(parte central) a do corcelzinho antigo , e o abafador do monza ,e foi feito uma nova curva .E ficou muito bom .Mas tem que fazer a curva a do final que sai no abafador o rapaz que fez o serviço fez muito bem e saiu tudo por R$ 180,00 reais com cheque pré ,eheheh

Luciano SHAKALL
01/04/2007, 23:04
Amigos, tenho que refazer todo escapamento do niva, e gostaria de saber se ha problema de não colocar o 1º abafador indo direto até o abafador traseiro Cinho, problema mesmo não há (exceto o aumento de barulho), mas é conveniente que vc faça uma regulagem, pelo menos, na proporção da mistura ar/combustível após isso - coisa que deve ser feita também pra quem troca o coletor por um dimensionado e/ou substitui a tubulação por outra mais grossa (eiiiitaaa), ou ainda, quem troca o silenciador traseiro por um abafador esportivo. Inclusive, cuidado ao alterar o diâmetro da tubulação, para não "estrangular" o motor, ou faze-lo "perder compressão", rendendo pouco em baixa. Canos muito grossos, só são necessários em motores com alta taxa de compressão ou turbinados, que precisam - mesmo - de uma saída mais "livre".


Colegas, o silenciador (abafador para alguns outros) do meu Niva furou... Emtsuhako, silenciador e abafador são coisas distintas mesmo. Não lembro ao certo as diferenças, mas há algumas (Eu até tenho uma reportagemzinha que fala a respeito. Vou procurá-la depois...).


Tem o famosíssimo "Giba" que faz coletores e escapes artesanalmente para turbos e aspirados em geral. Fábio, ha pouco tempo eu entrei em contato com o pessoal da GIBA e eles me disseram não ter o "gabarito" para produzir coletores dimensionados para o NIVA. No entanto, se ouvesse como levar o carro até lá, eles produziriam (o que é "impossível" no meu caso, pois moro em Natal/RN).
A TRUCK Escapamentos Especiais vendia um coletor dimensionado 4x1 pra NIVA (ver 1ª figura anexa), mas não consigui entrar em contato com eles (via e-mail ou através do site - endereço na 2ª figura).

Luciano SHAKALL
01/04/2007, 23:11
Ah! Falando ainda de "escape dimensionado" - esqueci de falar - , algumas páginas na net mencionam o coletor de escapamento dimensionado do NIVA do CamaRAda Arthur “Porcão” (acho que ele era aqui do fórum, não?), como por exemplo: http://www.futriqueirosdoniva.com.br/meca/escapamento/default.htm (http://www.futriqueirosdoniva.com.br/meca/escapamento/default.htm) e em: http://trilha4x4.com.br/dica42.htm (http://trilha4x4.com.br/dica42.htm) .
Também não consegui entrar em contato com ele...

emtsuhako
01/04/2007, 23:21
Luciano, xá comigo!!! Esta semana irei pra Guarulhos e verei pessoalmente com eles, Truck, esse dimensionado. Poxa, se não for problema, vê se posta essa matéria de escapamento.

Niva4x4, marmita? É o termo oficial da peça aí no RJ? O legal do Fórum é isso, aprendemos os termos regionais... :)

fabioaguilera
02/04/2007, 09:21
Foi aqui que eu levei o FDP.

http://www.firefox.com.br/

Mas não na loja da Av. Renata. Fui na loja da Av. Vereador Abel Ferreira, próximo ao Shopping Anália Franco.

Abraços

Fábio Aguilera

Luciano SHAKALL
03/04/2007, 16:19
Silenciador e abafador são coisas distintas mesmo. Não lembro ao certo as diferenças, mas há algumas (Eu até tenho uma reportagemzinha que fala a respeito. Vou procurá-la depois...).Bom, não achei - AINDA - a tal reportagem sobre abafadores e silenciadores (suas diferenças, semelhanças, utilizações diversas e tal...), mas procurando-a, encontrei outras reportagems sobre escapamentos, escaneei e postei no "fórum de Downloads", pois acho que pode ser de interesse geral, blza?
O link é: ESCAPAMENTO (Matérias sobre Coletores, Abafadores, Silenciadores...) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27068)

PS. Ainda vou achar a outra...

AlexRib
03/04/2007, 22:49
Pessoal. Sou novo aqui no forum e essa é minha primira postagem. Se eu escrever alguma coisa que não devia, por favor, me perdoem.

No final do ano passado, eu mandei meu Niva para lanternagem para consertar alguns podres e fazer algumas adaptações. A principal delas foi retirar o fundo da mala e adaptar uma concavidade para o cilindro de gás. Ganhei a mala de volta!

Mas ao desmontar o carro, de baixo do fundo da mala, adivinhem o que eu achei? Pois é, o siencioso! Falei para o lanterneiro arrancar fora que depois eu encontrava uma solução.

Depois da lanternagem pronta, lá fui eu procurar onde colocar o silencioso e pior, QUEM faria esse serviço. Depois de procurar um pouco, encontrei no bairro de Cavalcante, zona Norte do Rio, uma empresa chamada Usicano que fabrica silenciosos para qualquer carro e ainda fazem adaptações como no meu caso (fazem o silencioso novinho e ainda fazem as curvas e soldas por onde o cano precisar passar).

Eles não são muito criativos... logo que eu tirei o carro da oficina, eu sabia que o serviço tinha uma pequena falha e que o cano iria bater na lateral fazendo barulho. Mas o cara disse que não e que eu podia confiar etc. Não deu outra... o cano começou a bater e eu voltei lá. Eles me atenderam numa boa. Dessa vez, fiquei junto com o cara dando algumas dicas do que fazer e o trabalho ficou MUITO bom.

Eu só não tenho o endereço exato eu não tenho, mesmo porque eu cheguei lá perguntando pela rua. Sei apenas que fica na rua Silva Vale, quase chegando na Estrada Velha da Pavuna. É super fácil de chegar.

Se alguém estiver precisando, eu posso procurar o telefone e endereço na nota fiscal de serviço. Difícil vai ser encontrar a nota.

emtsuhako
04/04/2007, 12:12
Shakall, muito boa as matérias!!! Ainda não passei na Truck... se não passar esta semana, talvez na semana que vem... mas é quase certeza que vou querer um 4x1!!! Isso se não for muito caro...

pedrodoniva
17/04/2007, 11:22
Galeraaa... o escapamento do azulzinho está todo furado, começando pelo começo,huehuaehauea

Tem um rombo bem perto do motor,fazendo um barulho muito desagradável...Que que eu faço?

Rones Jr
17/04/2007, 11:46
Hummm...se for a peça do coletor, ou vc compra um de Laika eu acho....ou vc manda fazer um na Truck...mas, acho que na Sarancar vc acha esta peça em boas condições...


Galeraaa... o escapamento do azulzinho está todo furado, começando pelo começo,huehuaehauea

Tem um rombo bem perto do motor,fazendo um barulho muito desagradável...Que que eu faço?

emtsuhako
17/04/2007, 12:19
Rones, Pedro e demais, a Aerocar tb faz essa parte de escapamento... para dimensionarem todo o escapamento com a colocação de dois abafadores do tipo turbo, orçaram em 480 latinhas... o que vcs acham? Se eu quiser escape dimensionado 4x1, serão mais 500 latinhas... Pretendo só o escapamento mesmo...

Rones Jr
17/04/2007, 12:26
Dizem, não tenho certeza....que o dimensionado é mais para potência...prejudicando o torque de nossos coleguinhas russos...sei não, mas se isto for verdade...as longas serras ficarão ainda mais longas...

emtsuhako
17/04/2007, 12:31
Rones, a própria Aerocar me informou que não compensa colocar um escape dimensionado 4x1, pois o ganho de potência é mínimo... Agora, qto ao escapamento dimensionado, isto é, reprojetado, parece que vale a pena... o bom é que eles refazem os suportes do escapamento e as flanges, o que torna mais fácil a substituição das peças, principalmente na troca dos abafadores... isso é opinião minha e não da Aerocar... o que vc acha???

Rones Jr
17/04/2007, 13:40
por este aspecto sim....mas vc precisa mesmo trocar tudo?

emtsuhako
17/04/2007, 22:55
Putz!!! Precisa sim!!! O cano tá esfarelando... o escape tb, mas por enqto vou mandar fazer só o escapamento, já que os abafadores tão podres...

Luciano SHAKALL
08/08/2007, 17:17
"... o silenciador (abafador para alguns outros) do meu Niva furou..."
"... silenciador e abafador são coisas distintas mesmo.
Não lembro ao certo as diferenças, mas há algumas (Eu até tenho uma "reportagemzinha" que fala a respeito. Vou procurá-la depois...)..."
"... se não for problema, vê se posta essa matéria de escapamento..."
Bom, não achei - AINDA - a tal reportagem sobre abafadores e silenciadores (suas diferenças, semelhanças, utilizações diversas e tal...), mas procurando-a, encontrei outras reportagems sobre escapamentos, escaneei e postei no "fórum de Downloads", pois acho que pode ser de interesse geral, blza?
O link é: ESCAPAMENTO (Matérias sobre Coletores, Abafadores, Silenciadores...) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27068)

PS. Ainda vou achar a outra...CAmaRAdas, achei - até que enfim :oops: - a tal matéria sobre a diferença de Silenciadores e Abafadores... Eu sabia QUE UM DIA eu achava... :mrgreen:
Bom, tá lá la seção de Downloads, blz? O link é: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=439181#post439181 .

[]'s

emtsuhako
09/08/2007, 08:20
Valeu Luciano!!! Muito elucidativa a matéria!!! Bom mesmo!!! E lendo a matéria,eu lembro que pedi ao Gilberto, da Aerocar, para redimensionar o escape para compensar uma possível perda de potência pela instalação de abafadores e/ou silenciosos diferentes dos originais... talvez em Novembro eu leve meu Niva lá e peça um serviço completo... aí posto o resultado da brincadeira.