Ver Versão Completa : Invenção mortífera? ou pode funcionar?
Marcos ET
12/02/2007, 12:15
PessoALL, sei que voces podem até ter medo quando sou eu quem abre um tópico... mas eu simplesmente "tenho que perguntar"... hehehehe
Seguinte: estou montando (finalmente!!!!) meus eixos de F.75 no CJ3A... o eixo dianteiro é muito bom, fantástico... a bitola é perfeita! mas o eixo traseiro.... bom, sem comentários! (é muuuuuuito mais largo!)
Entao vamos à idéia: Atualmente eu uso o eixo original do CJ3A (canela fina) com a tubagem consideravelmente mais fina que a tubagem do eixo da F.75.... tenho um par de eixos da F.75 e meus eixos originais... entao, estive pensando em cortar a tubagem do eixo da F.75 no tamanho necessário, retirando as pontas com espelhos de freios e tudo mais, ficando só o tubo mesmo.
Depois disso, penso em pegar meus eixos dianteiros originais (canela fina) e cortar também, ( o esquerdo eu cortaria logo após o suporte de molas e o direito na junção com a boa do diferencial) para poder "enfiar um tubo dentro do outro" e depois terminar o serviço com solda. assim, terei um eixo traseiro de F.75, com as pontas de eixo dianteiras do CJ3A cortados e soldados na medida exata da bitola do eixo dianteiro da F.75......
Depois disso tudo, como eu encontrei mais um par de semi-eixos dianteiros da F.75 num FV.... entao, eu montaria estes semi-eixos dentro da "nova" carcaça (híbrida de F.75 com CJ3A)...
Bom, depois de tanta idéia estranha (e motivo de várias pedradas, eu sei...) eu justifico que pensei nesta montagem por alguns motivos:
1. Um tubo dentro do outro (tubo do "canela grossa" revestindo o tubo do "canela fina") vai aumentar a resistencia da solda;
2. Semi-eixos dianteiros totalmente flutuantes sao mais resistentes que os traseiros, pretendo usar aqueles mancais sólidos da ENFER e montar um suporte fixo para centrar as rodas traseiras alinhadas (nao vai ter caixa de direçaõ queném o jeep do Leopoldo);
3. Eu encontrei os semi-eixos dianteiros da F.75, opor este motivo, montando os tubos na bitola do eixo dianteiro, eu nao teria que "soldar" um semi-eixo no tamanho exato, pois ja tenho este pronto...
Espero que vcs tenha entendido a engenhoca... por favor tenham paciencia nas respostas.. rrsrsrs sei que vem muita pedrada por aih! (eu ainda nem peguei as medidas internas dos tubos, nem sei se eles vao entrar "um dentro do outro"... quero saber dos prós e contras antes de cortar os eixos).
grande abraço!
Marcos
Não é mas simples vc usar um de rural?
[]´s
Thiago Rodeghel
12/02/2007, 13:08
Por que não vende esses de F75 ou troca eles por eixos do CJ5 canela grossa. Muito mais fácil...
[s]
troca o da f75 pelo da rural, que é do mesmo tamanho do dianteiro
Elmer_Jeep
12/02/2007, 17:34
sei que voces podem até ter medo quando sou eu quem abre um tópico...
Isso não é nenhuma novidade...
[]'s
fernandov8
12/02/2007, 18:30
Ola tudo bem acho que voce pode usar o eixo trseiro da rural que é igual ao diant da f 75. Oeixo da f 75 tras. é o mais largo da linha e diferente do da rural.
Marcos ET
12/02/2007, 18:43
hehehehe Calmae Galera!
Claro que eu já pensei em simplesmente usar o eixo da Rural... o problema é que já encontrei vários eixos de F.75 e absolutamente nenhum eixo da Rural.... este é um dos motivos pelo qual estou pensando em montar esta adaptação.... o outro motivo é aproveitar os cubos totalmente flutuantes do eixo dianteiro, pra ganhar em resistencia mecanica.
Thiago, eu nao trocaria meus "canela fina" pelos de CJ5... eles sao mais frágeis... no meu caso, o que me move para a troca é o aumento da bitola do jeep... pra ele ficar mais largo! (nao tao largo quando as medidas do eixo traseiro da F.75)
se alguem aih souber quem tá afim de trocar um eixo de F.75 por um de rural.. é na hora... mas como eu sei que isso nao vai acontecer, bom... já sabem o resto da história... pessoALL, eu moro num lugar que nao tem estas coisas todas... sai muito caro pra mim mandar buscar um eixo de outro Estado.... mais caro que mandar adaptar um eixo assim... por isso é viável em questao de $$, só nao sei (ainda) em questao mecanica. Por aqui é muito complicado de encontrar um eixo de rural, os poucos que eu vi, ainda estavam rodando e era da rural "mocha" 4x2... com a bola do diferencial no centro!
[]'s a todos! lembrando que é de "pedra em pedra" que construimos um castelo! hehehehehe que venham as pedradas, elas sao sempre bem-vindas (ja que o bom senso, no meu caso, tá meio estranho)
Rogério Tortato
12/02/2007, 19:31
sabe qual a diferença entre um eixo traseiro da rural (da 4x4), do eixo traseiro da f75? somente 10cm no tubo mais comprido.
assim, se tá tão difícil achar um eixo de rural e voce está disposto a fezer "estripulias", talvez seja mais fácil apenas diminuir 10cm em um dos tubos do seu eixo da f75, no mais longo. (o mais curto é exatamente igual).
acho que qualquer torneiro faz isso.
depois é só achar ou comprar um semi eixo de rural, o mais longo, e pronto.
abraços.
Flavio Miranda
12/02/2007, 20:45
Larga mão destas merdas de eixos diferentes e coloca 2 de Troller com freio a disco nas 4 e o KCT ! Mas o 6 FUROS hein !!! O 5 furos, esquece...
Pergunta para o Ramiro Bin Loco e o Bill se não é a melhor alternativa...
[ ] s
Thiago Rodeghel
13/02/2007, 00:59
hehehehe Calmae Galera!
Thiago, eu nao trocaria meus "canela fina" pelos de CJ5... eles sao mais frágeis... no meu caso, o que me move para a troca é o aumento da bitola do jeep... pra ele ficar mais largo! (nao tao largo quando as medidas do eixo traseiro da F.75)
Errado
Se trocar por eixos de CJ5 canela grossa, vai ter a mesma resistencia da F75, inclusive se quiser tbm pode monta-los com eixo flutuante atrás e colocar as homocineticas, só muda a bitola mesmo.
Se não me engano o eixo do CJ5 é mais largo q do CJ3, precisa ver... mas q tbm seria uma boa pra vc seria...
[s]
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
13/02/2007, 03:10
hehehehe ET de Palmas... (podia ser de Varginha, né?)
Você escreve, mas parece que nem todos lêem tudo... a turma geralmente esquece das dificuldades que você pode enfrentar, estando aí tão longe. Aí vêm sugerir até rotor de helicóptero... ou uma torneira para andar a jato.
Vamos ver se eu ajudo...
1- Você quer trocar os eixos do CJ 3 por outros com a bitola da Rural (diant da F75 = Rural) É isso?
2- Você tem eixo traseiro da F75 (Rural+uns 10 cm) que fica muito largo.
3- Esta pergunta é minha - Você acha por aí eixos de CJ5, canela grossa ?
Vamos lá, então:
Você sabe que tanto na Rural como na F75 a caixa do diferencial fica praticamente centrada no eixo enquanto nos CJs é deslocada. Não é mesmo?
Também sabe (porque o mestre Leopoldo já citou aqui) que há vantagem nessa descentralização do diferencial.
Minha sugestão:
1- Você pega esse eixo traseiro de F75 e corta o tubo do lado curto do Jeep para que a 'bola' fique mais ou menos alinhada com a saída da Tcase. O corte seria entre o suporte do feixe de molas e a 'bola' do diferencial e não entre o feixe e a roda (vai ter de reposicionar esses suportes).
Claro que, antes de cortar, você tem de ter em mãos uma ponta de eixo do CJ5 (só não sei dizer se a mais curta ou mais longa - você terá de medir) a tal de 'canela grossa' e que tenha as mesmas estrias da F75.
2- Você usa como referência a bitola dianteira da Rural e adapta a ponta de eixo escolhida do CJ5. Ponta-de-eixo você NÃO pode cortar, mas a manga (tubo) da carcaça, você pode encurtar e soldar. O resto, rolamentos, etc, você monta normalmente. É possível que até fique um pouco mais curta (ou mais larga) que a dianteira, o que não será tão inconveniente. (Toyota, e a própria F75 têm diferenças, assim como a maioria dos carros).
Não insira o tubo do 3A no tubo da F75, isso não vai funcionar.
Em tempo (dois tempos) 1- o Reslima está com pontas de eixo de Rural para vender e 2- lembrando que o eixo traseiro do aero-willys é igual ao da Rural (só que se da Rural já é mosca branca, do aero é barata sorocabana)
Alexandrino
Podem mandar as pedradas.
Marcos ET
13/02/2007, 11:10
Saudações PessoALL!
Flavio, claro que eu queria colocar eixos do Troller, cambio 5Marchas, Pneus 35" freio a disco nas quatro rodas, Diferencial Auto-Blocante, Motor GM 2.2, Direçao Hidráulica da Hillux nova, molas da Bandeirante montadas em SPOA (este vem em breve!), ar-condicionado (na minha cidade, faz 47°C) e mais um monte de outras coisas que sonho.... mas no momento, devido à "lei orçamentaria para 2007", só posso trocar os eixos pelos que já tenho (comprei eles ano passado)
Thiago, eu sei que a resistencia dos eixos da F.75 e dos "canela grossa" (CJ5) sao iguais (mesmo rolamento nao é?) ocorre que os eixos "canela fina", com rolamentos conicos e chaveta, oferecem uma resistencia maior que estes daih... (putz, nao lembro onde eu vi a tabela de resistencia de esforço mecanico) e, infelizmente, pra montar estes eixos totalmente flutuantes, só o kit sai o dobro do preço dos eixos completos!!!
Rogério, eu tirei várias medidas do eixo da F.75, mas nao percebi que somente o lado "mais longo" (lado esquerdo) é maior... nao havia pensado nesta sua idéia... gostei disso....
Antônio, a minha intenção é justamente esta... trocar os eixos originais do CJ3 por outros da RURAL.... o problema é que eu nao encontro nada da Rural aqui... nem mesmo fotografia, quanto mais peças pra ela! e os eixos do CJ5 sao praticamente da mesma bitola... nao muda quase nada....
O eixo traseiro da F.75 que eu tenho, a bola do diferencial é deslocada para o lado, praticamente na proporção dos eixos originais.... e eu sei da vantagem que isso gera, por isso pretendo ser o mais fiel possível quanto ao posicionamento do diferencial.
Já havia pensado na sua sugestao, só que medindo bem, vi que nao dá muito certo, pois a medida final resulta em um semi eixo direito que nao existe por aih..... desta forma, eu teria que mandar fzer um! a nao ser que eu faça o lado direito ficar do mesmo tamanho que os do CJ5.... isso significaria um deslocamento da bola do diferencial mais "para fora" do centro que o original.... ela praticamente ficaria onde passa o feixe de molas que, para isso, teria que ser posicionado fora do chassis... nao é?
Bom, vou verificar um pouco mais as minhas possibilidades, enquanto isso, aguardo maiores pedradas..... só lembrando que nao pretendo montar um Jeep RC... apenas pretendo aumentar um pouco a bitola do bixo... (pra montar ele "SPOAdo"...
valeu pela ajuda! agradeço a todos!!
GustavoRisso
13/02/2007, 17:13
Coloca logo o trazeiro de F75... e o dianteiro de Rural com um espaçador de roda... e tenta usa uma roda que não tenha off set negativo.... tipo de F1000.... Pronto! Resolvido! Já tem quase tudo na mão e não tem mais os problemas de budget!
[]s renegociando o budget para 2007...
Flavio Miranda
13/02/2007, 21:37
Marcos ET,
Fui bastante enfático pois já vi amigos inventando estas soluções temporárias e no final acabam gastando mais....
Ou vc não vai querer colocar freio a disco em breve !? Aqui em SP, um kit para CJ passa dos $ 600.... para 1 eixo !!!
E mais... com tanta adaptação, o que vc faz quando quebrar uma ponta de eixo ?
Se com as medidas originais, vez ou outra já vai pro saco em trilha, imagina com essas gambiarras !?
Alexandrino,
Em Palmas, ele não vai achar NADA disponível. Quanto mais eixo de Aero Willis...!!!! Nem em SP vc consegue eixos de Rural, Aero e até CJ canela grossa com facilidade ! Como em quase todos os Estados, ele vai ter que 'importar' se SP, BH, RJ ou Sul.
[ ] s pensando na Lei Orcamentária de 2007, 2008.....
Marcos ET
16/02/2007, 15:39
Marcos ET,
Fui bastante enfático pois já vi amigos inventando estas soluções temporárias e no final acabam gastando mais.... Ou vc não vai querer colocar freio a disco em breve !?
(...)
E mais... com tanta adaptação, o que vc faz quando quebrar uma ponta de eixo ?
Se com as medidas originais, vez ou outra já vai pro saco em trilha, imagina com essas gambiarras !?
[ ] s pensando na Lei Orcamentária de 2007, 2008.....
É meu amigo... a "coisa nao é mole nao" hehehehe A questao do Freio a disco eu nao me preocupei mto, pois já uso os ditos a algum tempo... ia simplesmente efetuar o "transplante" dos eixos velhos para os eixos "novos"... penso que nao terei problemas com isso (ou eu tou esquecendo de alguma coisa???)
Eu sei que quanto mais adaptamos uma coisa, mais complicada de resolver se quebrar... por isso nao queria alterar muito as peças sensíveis à solda, como os semi-eixos, que na minha idéia (que já está sendo abandonada) eram originais dianteiros (devido aos "munhoes traseiros" com pontas totalmente flutuantes) da F.75... sem soldas...
mas tudo bem, tou vendo que o bom senso que me falou (quem mandou cheirar tanta gasolina antes de escrever no fórum?!?) foi manifestado no fórum... só nao sei se é mto boa a idéia de usar espaçadores no eixo dianteiro.... ainda nao sei bem....
mesmo assim, agradeço aos colegas pelas observações!
bom carnaval a todos! (pois o meu vai ser no Jalapao! hehehehe "Expedição Jalapão - Carnaval 2007" do Palmas Jeep Clube!!!!)
menongoes
08/03/2012, 13:01
PessoALL, sei que voces podem até ter medo quando sou eu quem abre um tópico... mas eu simplesmente "tenho que perguntar"... hehehehe
Seguinte: estou montando (finalmente!!!!) meus eixos de F.75 no CJ3A... o eixo dianteiro é muito bom, fantástico... a bitola é perfeita! mas o eixo traseiro.... bom, sem comentários! (é muuuuuuito mais largo!)
Entao vamos à idéia: Atualmente eu uso o eixo original do CJ3A (canela fina) com a tubagem consideravelmente mais fina que a tubagem do eixo da F.75.... tenho um par de eixos da F.75 e meus eixos originais... entao, estive pensando em cortar a tubagem do eixo da F.75 no tamanho necessário, retirando as pontas com espelhos de freios e tudo mais, ficando só o tubo mesmo.
Depois disso, penso em pegar meus eixos dianteiros originais (canela fina) e cortar também, ( o esquerdo eu cortaria logo após o suporte de molas e o direito na junção com a boa do diferencial) para poder "enfiar um tubo dentro do outro" e depois terminar o serviço com solda. assim, terei um eixo traseiro de F.75, com as pontas de eixo dianteiras do CJ3A cortados e soldados na medida exata da bitola do eixo dianteiro da F.75......
Depois disso tudo, como eu encontrei mais um par de semi-eixos dianteiros da F.75 num FV.... entao, eu montaria estes semi-eixos dentro da "nova" carcaça (híbrida de F.75 com CJ3A)...
Bom, depois de tanta idéia estranha (e motivo de várias pedradas, eu sei...) eu justifico que pensei nesta montagem por alguns motivos:
1. Um tubo dentro do outro (tubo do "canela grossa" revestindo o tubo do "canela fina") vai aumentar a resistencia da solda;
2. Semi-eixos dianteiros totalmente flutuantes sao mais resistentes que os traseiros, pretendo usar aqueles mancais sólidos da ENFER e montar um suporte fixo para centrar as rodas traseiras alinhadas (nao vai ter caixa de direçaõ queném o jeep do Leopoldo);
3. Eu encontrei os semi-eixos dianteiros da F.75, opor este motivo, montando os tubos na bitola do eixo dianteiro, eu nao teria que "soldar" um semi-eixo no tamanho exato, pois ja tenho este pronto...
Espero que vcs tenha entendido a engenhoca... por favor tenham paciencia nas respostas.. rrsrsrs sei que vem muita pedrada por aih! (eu ainda nem peguei as medidas internas dos tubos, nem sei se eles vao entrar "um dentro do outro"... quero saber dos prós e contras antes de cortar os eixos).
grande abraço!
ola boa tarde a todos.. fica muito bom tenho um cj3 assim a bastante tempo, o fato de vc ter bitolas diferentes ...dois trilhos... o roda traz nao passar no mesmo lugar q as dianteiras muda td nas trilhas vc vai passar e subir em lugares q teus amigos nao conseguem mesmo quando pega a bola do diferencial dianteiro a trazeira empura. abçz!!
Claudio Maggioni
08/03/2012, 16:07
É meu amigo... a "coisa nao é mole nao" hehehehe A questao do Freio a disco eu nao me preocupei mto, pois já uso os ditos a algum tempo... ia simplesmente efetuar o "transplante" dos eixos velhos para os eixos "novos"... penso que nao terei problemas com isso (ou eu tou esquecendo de alguma coisa???)
Eu sei que quanto mais adaptamos uma coisa, mais complicada de resolver se quebrar... por isso nao queria alterar muito as peças sensíveis à solda, como os semi-eixos, que na minha idéia (que já está sendo abandonada) eram originais dianteiros (devido aos "munhoes traseiros" com pontas totalmente flutuantes) da F.75... sem soldas...
mas tudo bem, tou vendo que o bom senso que me falou (quem mandou cheirar tanta gasolina antes de escrever no fórum?!?) foi manifestado no fórum... só nao sei se é mto boa a idéia de usar espaçadores no eixo dianteiro.... ainda nao sei bem....
mesmo assim, agradeço aos colegas pelas observações!
bom carnaval a todos! (pois o meu vai ser no Jalapao! hehehehe "Expedição Jalapão - Carnaval 2007" do Palmas Jeep Clube!!!!)
Amigo, vou te dar uma ideia que fiz no meu jeep qdo inventei de por eixos de F75 nele.....é mais pratico, porem não sei se vai ser a melhor solução, pra mim resolveu!!!! Pegue as rodas dianteiras e positive elas no maximo, e as traseira negative elas tbm no maximo...pronto, estara com os 2 eixos na mesma bitola....abraços!!!!!