Conectar

Ver Versão Completa : Relação Longa.....Oque fazer?

DSCAIXETA
12/02/2007, 00:48
Comprei meu jipe a apenas três semanas, já andei em trilha com ele duas vezes, ele é 59, 6cc orig. e cambio de 3 m orig., mas está com menos força que um 4cc, 3 m org. de um colega, diz eles que a ração é longa (o motor do meu é bom).
Dei uma olhada em vários tópicos, mas queria uma coisa mais resumida no meu caso, oq devo fazer trocar a relação coroa/pinhão, ou existe algum cambio mais reduzido?
Por exemplo f1000 ou c10 c20, são mais reduzidos?
Acho que fica mais barato um cambio do que dois diferencias ou duas relações.
A proposito não precisa pegar nem 50 Km/H é só pra trilha.

otavio_gomes
12/02/2007, 10:03
DSCAIXETA,

Parabéns pelo carro, tem a mais bela carroceria entre todos os CJ5. já veio com os diferenciais alongados!

Nas trilhas, você precisa aprender a usar a sua caixa de transferência. Experimente usar a tração e reduzida o tempo todo e vai se divertir.

Nota: tenho um CJ3A com o motor original "Willys go-devil" que tem muito menos potência que o motor BF161 "original nacional" e tenho os diferenciais alongados. Sempre nas trilhas, uso a reduzida. É melhor, para os obstáculos, andar na segunda marcha reduzida.

Nota 2: Não use a embreagem! Em nenhum enrosco você deve usar a embreagem. Se o motor morrer é que estava na marcha errada! Não use a embreagem. Mesmo nas arrancadas, em situações de baixa aderencia, ligue o carro já engatado em primeira ou segunda reduzida sem pisar na embreagem. Você vai se surpreender.

Por fim, lembre-se que o pedal mais à esquerda não serve no uso em trilhas pesadas, da mesma maneira que as alavanquinhas à direita da alavanca de marchas não servem para uso na cidade.

Boas trilhas.

Elmer_Jeep
12/02/2007, 10:31
DSCAIXETA,

Nas trilhas, você precisa aprender a usar a sua caixa de transferência. Experimente usar a tração e reduzida o tempo todo e vai se divertir.

Sempre nas trilhas, uso a reduzida. É melhor, para os obstáculos, andar na segunda marcha reduzida.

Nota 2: Não use a embreagem! Em nenhum enrosco você deve usar a embreagem. Se o motor morrer é que estava na marcha errada! Não use a embreagem.

Boas trilhas.

x2

Aqui na região em algumas trilhas ficam falando "oh, passei em 4x2", "nem precisa ligar a roda livre", etc, etc.
Com isso o cara vai forçando o carro sem necessidade, se foi feito pra tracionar usa tracionado caramba.

No meu que é diesel, relação curta, eixos blocados, fico tirando onda com a galera, andando reduzido e o motor "só contando" (em baixa rotação).

[]'s

DSCAIXETA
12/02/2007, 23:42
BLZ....
Obrigado pelas respostas, mas................
Dentro da cidade ( vcs tem que conhecer Machado, só morro ), tenho que vicar ligando a tração em várias ruas, principalmente se tiver tiver que arrancar, ou mudar da segunda para a primeira na subida, não sobe.
O cambio do maverik (mesmo da f100) é mais reduzido? qto vale R$ +ou-

Se fosse para alguém me indicar algum, qual seria?

Valeu

otavio_gomes
13/02/2007, 08:31
BLZ....
Obrigado pelas respostas, mas................
Dentro da cidade ( vcs tem que conhecer Machado, só morro ), tenho que vicar ligando a tração em várias ruas, principalmente se tiver tiver que arrancar, ou mudar da segunda para a primeira na subida, não sobe.
O cambio do maverik (mesmo da f100) é mais reduzido? qto vale R$ +ou-

Se fosse para alguém me indicar algum, qual seria?

Valeu

Dscaixeta,

no caso de sua caixa de marchas as relações devem ser:
1 - 2,798:1
2 - 1,551:1
3 - 1:1
re - 3,544:1

Várias caixas de marchas de 4 marchas terão a ultima marcha = 1:1 e as outras marchas mais próximas e a primeir a mais reduzida.
Assim, qq caixa de 4 marchas sincronizadas vai lhe servir.

Uma dica enquanto você não escolhe a sua caixa de marchas:

Como reduzir de segunda para primeira marcha num Jeep - "dupla embreagem":
esse processo serve para você conseguir engrenar a primeira marcha com o carro em movimento - você terá de ser habilidoso.
Considere o carro em movimento com a segunda marcha engrenada.
pise no pedal da embreagem - ponha em ponto morto - libere a embreagem - acelere o motor - pise no pedal da embreagem - engrene primeira marcha -
libere a embreagem.

Essa sequencia deve ser rápida e, visa acelerar o eixo primário da caixa de marhas para sincronizá-lo com a engrenagem da primeira marcha.

Eu utilizava meu Jeep com frequencia em BH e eventualmente (todos as vezes que ia para casa) precisava fazer essa dupla embreagem para vencer determinada subida.

Em outras situaçãoes (engarrafamentos) eu utilizava a reduzinda com as rodas-livres desengrenadas - o que me liberava duas marchas mais reduzidas que a primeira e o Jeep funcionava somente com a tração traseira - é perigoso essa manobra pois um tranco pode quebrar alguma coisa, pegue muito leve nessa situação.

Ainda em BH, a oficina que trabalha com as adaptações das caixas de marchas nos Jeeps é a tornearia Novo Progresso (31) 3462-4029

Um abraço,

Otávio.

DSCAIXETA
13/02/2007, 12:46
Otávio,

Valeu mesmo, muito obrigado!

Olha outra coisa, hoje descobri que a relação coroa/pinhão do jeep é 8:43, dividindo da 5,38 , esta relação é longa mesmo ou não?

Quanto maior a divisão da relação é mais reduzido?

Valeu...............

Vinicius_4x4
13/02/2007, 14:14
Essa relação aí é uma das mais curtas que tem .. senão me engano mais curta que esta só a 9/53 ou algo assim. Me corrijam se estiver errado.

Até!!

Elmer_Jeep
13/02/2007, 15:17
isso ae, o DSCAIXETA trocou as bolas...

Pedro Bachir
13/02/2007, 17:14
Otávio,

Valeu mesmo, muito obrigado!

Olha outra coisa, hoje descobri que a relação coroa/pinhão do jeep é 8:43, dividindo da 5,38 , esta relação é longa mesmo ou não?

Quanto maior a divisão da relação é mais reduzido?

Valeu...............

ospra!

uai, estranho... se o diferencial realmente tiver com 43/8 e o jeep tah fraco, provavelmente ou seus pneus são mto grandes ou o motor q tah falhando...

qual eh a medida dos seus pneus?

quanto maior o resultado da divisão mais reduzido eh o diferencial...

[]

DSCAIXETA
13/02/2007, 23:18
Também fiquei surpreso ao saber que ele é reduzido.

Acho que vou começar a procurar um cambio de f100, maverik 4 cil., da f1000 ou c10, c20 ou d40.

Uma outra dúvida, o cambio da f75 ou mesmo do jeep (4 marchas), com motor 4cil. é mesmo mais reduzido que o cambio original do 6 cil.?

Pedro o pneu é 750/16 frontiera (reformado).

Valeu pela ajuda..........galera

T +

Vinicius_4x4
14/02/2007, 07:37
Olha tchê! Eu tinha no meu jipe o motor BF 161 (6 cilindros) + caixa 4 marcha original + relação coroa/pinhão 43/8 + esses pneus frontieria 750/16 e não tinha muitos problemas com força no jipe não.
Embora não acredite que o seu problema seja a caixa, mas vai a informação - pelo o que me falaram a relação da primeira da caixa que eu tinha era mais longa que outras caixas 4 marcha. Parece que existe duas caixas 4 marcha willys, é isto? :pensativo:

Outra informação que considero importante - quando estava com a configuração citada acima, tinha um amigo com um jipe com motor 4 cilindro do maverick (beeem afinadinho por sinal) e este jipe andava melhor do que o meu.

[]´s

p.peleje
14/02/2007, 09:17
Olha tchê! Eu tinha no meu jipe o motor BF 161 (6 cilindros) + caixa 4 marcha original + relação coroa/pinhão 43/8 + esses pneus frontieria 750/16 e não tinha muitos problemas com força no jipe não.
Embora não acredite que o seu problema seja a caixa, mas vai a informação - pelo o que me falaram a relação da primeira da caixa que eu tinha era mais longa que outras caixas 4 marcha. Parece que existe duas caixas 4 marcha willys, é isto? :pensativo:

Outra informação que considero importante - quando estava com a configuração citada acima, tinha um amigo com um jipe com motor 4 cilindro do maverick (beeem afinadinho por sinal) e este jipe andava melhor do que o meu.

[]´s

Sim existem 2 relações diferentes de 4 marchas willys.
Cumplicado pra explicar, mas simplificando é assim: existe algumas F75 com estes 4 marchas de primeira marcha mais reduzida. O 4 marchas do OHC é mais reduzido que do BF161.

O que é andar melhor pra vc? Pode ter diversas interpretações. POde ser um jeep mais esperto no onroad, que desenvolve melhor em questão da velocidade, porém fraco no off. Como pode ser o contrário.

Se fosse eu, e se fosse manter o motor original, colocaria 4 marchas do OHC, deixaria 8x43 no diferenciais ou até mesmo 9x53 e ainda Kit3,1:1 na tcase em Low, para pneu 33" fica show de bola.

[]s

Peleje

Vinicius_4x4
14/02/2007, 12:25
O que é andar melhor pra vc? Pode ter diversas interpretações. Pode ser um jeep mais esperto no onroad, que desenvolve melhor em questão da velocidade, porém fraco no off. Como pode ser o contrário.

Sempre em trilha :twisted:. O meu jipe não se adaptou ao asfalto :mrgreen: e muuito menos eu. O meu jipe era bem forte, a única coisa que me queixava com a configuração antiga era que não conseguia subir as dunas mais altas nas trilhas da praia .. no mais era bom. Se bem que agora ... :mrgreen: :dance: ficou muito melhor!!

A minha dúvida é se a troca do câmbio resolveria o problema, a diferença é tão gritante assim entre as caixas?

[]´s

liberato
14/02/2007, 17:19
Sim existem 2 relações diferentes de 4 marchas willys.
Cumplicado pra explicar, mas simplificando é assim: existe algumas F75 com estes 4 marchas de primeira marcha mais reduzida. O 4 marchas do OHC é mais reduzido que do BF161.

O que é andar melhor pra vc? Pode ter diversas interpretações. POde ser um jeep mais esperto no onroad, que desenvolve melhor em questão da velocidade, porém fraco no off. Como pode ser o contrário.

Se fosse eu, e se fosse manter o motor original, colocaria 4 marchas do OHC, deixaria 8x43 no diferenciais ou até mesmo 9x53 e ainda Kit3,1:1 na tcase em Low, para pneu 33" fica show de bola.

[]s

Peleje

Não entedi o significado do " Kit3,1:1 na tcase em Low ", pois tenho pneus 32" e notei que meu cj-5 ficou sem força depois que troque os pneu.

p.peleje
14/02/2007, 20:19
Sempre em trilha :twisted:. O meu jipe não se adaptou ao asfalto :mrgreen: e muuito menos eu. O meu jipe era bem forte, a única coisa que me queixava com a configuração antiga era que não conseguia subir as dunas mais altas nas trilhas da praia .. no mais era bom. Se bem que agora ... :mrgreen: :dance: ficou muito melhor!!

A minha dúvida é se a troca do câmbio resolveria o problema, a diferença é tão gritante assim entre as caixas?

[]´s

Sim a diferença é grande. Tô procurando aqui no fórum para te dizer os números exatos, só que o link que eu tinha tá com problema.
Dá uma pesquisada que vc acha o número exato. o 4 marchas a primeira é 3,57:1, sei que a segunda é praticamente a primeira marcha do 3 marchas.

p.peleje
14/02/2007, 20:24
Não entedi o significado do " Kit3,1:1 na tcase em Low ", pois tenho pneus 32" e notei que meu cj-5 ficou sem força depois que troque os pneu.

3,1:1 é a relação do kit que o marcel faz para a tcase willys qdo está em reduzida, qdo está direto mantém o 1:1.

Vc aumentou o diâmetro dos pneus, significa que alongou a relação final. Dá uma pesquisada no fórum que está cheio de tópicos sobre isso. Para corrigir isso teria que alterar a relação de alguma parte, ou no câmbio, ou na tcase ou nos diferencias, precisa ver o que fica melhor pra vc.

Pedro Bachir
14/02/2007, 20:52
Sim a diferença é grande. Tô procurando aqui no fórum para te dizer os números exatos, só que o link que eu tinha tá com problema.
Dá uma pesquisada que vc acha o número exato. o 4 marchas a primeira é 3,57:1, sei que a segunda é praticamente a primeira marcha do 3 marchas.

ospra!

vo intrometer um bucado na cunversa doceis aqui.. hehehe

as relações são:

4 marchas do OHC: 1ª - 3,569:1, 2ª - 2,378:1, 3ª - 1,531:1, 4ª - 1:1

4 marchas do BF: 1ª - 2,991:1, 2ª - 1,992:1, 3ª - 1,39:1, 4ª - 1:1

3 marchas do BF: 1ª - 2,798:1, 2ª - 1,551:1, 3ª - 1:1

[]'s

m.vinicius
15/02/2007, 04:52
o pedrinho tá entrando na facu de mec e já tá sabendo dar pitacos com certeza, sua fonte de consulta é boa.

Vinicius_4x4
15/02/2007, 08:19
Então tah aí!!
A solução pro DSCAIXETA é esta .. caixa 4 marcha do OHC. Eu não tentaria adaptar outra caixa se não esta para não gastar dinheiro em adaptação .. até porque a caixa deve aguentar o tranco tranquilo. Mas isto também é opinião minha.

Outra informação que tenho sobre a minha configuração original - nas trilhas só andava em 2ª e 3ª reduzida, de vez em quando a primeira entrava em ação.

[]´s e também sempre dando pitacos para tentar ajudar os outros .. huahauhuahua :concordo:.

Pedro Bachir
15/02/2007, 10:53
o pedrinho tá entrando na facu de mec e já tá sabendo dar pitacos com certeza, sua fonte de consulta é boa.

opa! vlw! ó a minha fonte ae: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21870&highlight=rela%E7%F5es+cambios

hahaha mto boa essa tabela do excel, recomendo!

[]'s

DSCAIXETA
15/02/2007, 16:04
Tenho primeiramente que agradecer atodos a colaboração............Valeu mesmo galera!

Pedro sua informação foi ponta fina "de primeira".

Vinicius to contigo.
Já chequei a uma conclusão também, vou procurar a 4 m do OHC.

Galera t +, qualquer dúvida eu tiver futuramente eu mando no forum.

OBS: Pedro vc sabe de algum cambio destes em Lavras?

joão k. chikui
15/02/2007, 21:42
DSCaixeta
O clark 4 M das antigas F-1000, C-20 são fantásticos para Jeep.A 1ª e 2ª são bem curtas e as ultimas são longas. Tenho um no meu CJ 3A .
Os CL 2215 das C-20 novas são muito bons tb, inclusive com 5ª over.
Os Clarkete de chevette tb são excelente opção.
Quanto ao motor Geórgia(4 cil) andar bem, lógico que anda, afinal são 4 cil, mas com pistões enormes, comando no cabeçote, etc...

Pedro Bachir
15/02/2007, 23:52
Tenho primeiramente que agradecer atodos a colaboração............Valeu mesmo galera!

Pedro sua informação foi ponta fina "de primeira".

Vinicius to contigo.
Já chequei a uma conclusão também, vou procurar a 4 m do OHC.

Galera t +, qualquer dúvida eu tiver futuramente eu mando no forum.

OBS: Pedro vc sabe de algum cambio destes em Lavras?

d nada.. :mrgreen:

não sei não.. tinha o da F-75 daqui d casa mas meu pai vendeu...

como o joão falou ae, os clarks são mto bons também, mais robustos q o original...

a! não sei se vc jah sabe, mas o eixo piloto do cambio do OHC não serve no BF... =\

[]'s