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Ver Versão Completa : Regulador de pressão combustível Ranger.



Alexandre Costa
10/02/2007, 19:17
Prezados amigos,

Preciso de uma ajuda !

Como meu carro pega de primeira na parte da manhã, e no decorrer do dia demora uns 4 segundos, e vem rateando na lenta, fui orientado por um especialista para trocar o " regulador de pressão " . Comprei a peça e gostaria de instalar por conta própria...

Existe dificuldade ?

Aonde fica esta peça ? alguem poderia colocar uma foto ?

O carro está descrito na minha assinatura...de qualquer forma segue
Ranger 98 4.0 v6 gasolina com GNV

Aguardo a ajuda dos amigos !

abçs

Alexandre Costa

Márcio T
10/02/2007, 23:13
Olá, Alexandre.

O regulador de pressão de combustível fica na grade dos bicos injetores do lado do carona, logo abaixo do coletor de admissão de ar. Ficando de frente para o motor, está logo atrás da mangueira do radiador, do lado direito da tampa de óleo do motor. :putz: Se você tiver alguma dificuldade de encontrar, posso tirar uma foto e postar.

É possível substituir o regulador desconectando apenas a mangueira de água (você vai precisar de um alicate de pressão para abrir a braçadeira, que é bem "pesada") e afastando um pouco o chicote do sensor CPK, mas é necessário ter uma chave de catraca (o regulador é preso na grade por 2 parafusos de cabeça hexagonal de 10 ou 11 mm), chave de boca (acho que 11/16", para desconectar a tubulação de combustível), paciência, dedos compridos e mãos finas. :lol: A conexão de vácuo (embaixo do regulador) é somente encaixada. :stop: Como a linha de gasolina mantém pressão residual, deve-se ter cuidado quando desconectar.

:idea: Agora, é bem mais fácil - mas mais trabalhoso - se você retirar todo o coletor de admissão (você poderia aproveitar e fazer uma inspeção e limpeza geral).

:pensativo: Uma dúvida: Este sintoma (dificuldade de partida com o motor quente) realmente pode ser indicativo de falha no regulador de pressão :concordo: . Mas também pode ter diversas outras causas (filtro de ar sujo, leitura incorreta do MAF, etc.). A causa mais comum é fuga na linha de vácuo (o próprio regulador depende do vácuo para atuar corretamente). O regulador foi testado :parede: ? Seria indicado verificar se a linha de vácuo está íntegra e testar a pressão do sistema (na própria grade dos injetores tem uma conexão schrader para acoplar um manômetro). Como você já comprou o regulador, pode trocar e ver se resolve...

Um abraço e boa sorte. :dance:

Márcio Teixeira

Alexandre Costa
11/02/2007, 17:54
Marcio,

Obrigado pela ajuda !

Saberia me dizer como posso testar o regulador atual ? existe algum jeito ?
pois ele ainda está lacrado e na embalagem, acredito que possa trocar !

De qualquer forma...obrigado pela ajuda !!!

Abçs

Alexandre

Márcio T
12/02/2007, 21:53
Olá, Alexandre.

O regulador de pressão é uma válvula de diafragma. Funciona da seguinte maneira: Uma mola interna mantém a válvula fechada e não permite o retorno de combustível que está na grade de injetores para o tanque (mantém a pressão de injeção). A linha de vácuo "puxa" o diaframa no sentido contrário, tentando abrir a válvula e aliviar a pressão na grade. Assim, é "regulada" a pressão de combustível na grade de injetores.

Como havia comentado, a falha mais comum do sistema é na linha de vácuo, que pode estar com fuga. No regulador propriamente dito, pode acontecer a a ruptura do diafragma ou o "cansaço" da mola (ou travamento, etc.).

Vamos ao mais simples: Se houver ruptura do diafragma, vai passar combustível para a linha de vácuo - o que é fácil de perceber. Gire a chave na ignição (ON) sem dar partida, somente para funcionar a bomba de gasolina. Inspecione a linha de vácuo à procura de gasolina. Se encontrar, o diafragma está furado e é preciso substituir o regulador. A linha de vácuo sai da parte de baixo do regulador, vai sobre a grade de injetores e dá a volta por trás do motor. Do outro lado (lado do motorista), conecta-se ao coletor de admissão, junto com a mangueira do hidrovácuo, da PCV e do EGR.

Se não encontrar passagem de gasolina para a linha de vácuo, será necessário testar se o regulador está mantendo a pressão do sistema. P'rá isso, será necessário um manômetro conctado à grade de injeção. Existe uma conexão SCHRADER (parece uma válvula de pneu) na grade, mas não é muito fácil encontrar uma para o lado do manômetro.

Se você conseguir um manômetro e o conector, é só avisar que eu posto o teste. OK?

Um abraço.

Márcio Teixeira

Márcio T
12/02/2007, 21:56
Alexandre, esqueci do anexo. Ajuda um pouquinho...

Gouveia
13/02/2007, 19:14
Não sabia que esse sintoma de ratear na lenta era causado pelo regulador... quando tive problemas com ele foi num Gol GTI e ele falhava em qualquer rotação... na Lenta o que geralmente influencia é a IAC ou a MAF.

vivendo e aprendendo....

Walter L. L. Casitta
13/02/2007, 20:28
Não sabia que esse sintoma de ratear na lenta era causado pelo regulador... quando tive problemas com ele foi num Gol GTI e ele falhava em qualquer rotação... na Lenta o que geralmente influencia é a IAC ou a MAF.


Puts! O Gol GTI tinha o gerenciamento da injeção analogico. Isso não serve de referência nem pra outro Gol GTI :lol::lol::lol:

Márcio T
13/02/2007, 20:42
Não sabia que esse sintoma de ratear na lenta era causado pelo regulador... quando tive problemas com ele foi num Gol GTI e ele falhava em qualquer rotação... na Lenta o que geralmente influencia é a IAC ou a MAF.

vivendo e aprendendo....

Olá, Gouvêia.

Você tem toda razão :concordo:. Eu também apostaria que o problema está no lado do ar (filtro, IAC, MAF), porque a partida a frio é boa :pensativo:.

Mas o Alexandre já comprou o regulador, seguindo orientação de um especialista. Não seria educado :oops: nem inteligente :parede: simplesmente ele contestar o diagnóstico do cara. Por isso, ele quer testar o regulador.

Grande abraço!

Márcio Teixeira

Gouveia
13/02/2007, 21:20
Puts! O Gol GTI tinha o gerenciamento da injeção analogico. Isso não serve de referência nem pra outro Gol GTI :lol::lol::lol:

Sim, mas só os primeiros... :stop:

Alexandre Costa
22/02/2007, 09:18
Márcio,
Obrigado pela ajuda, e principalmente pelas fotos...inclusive gostaria de saber como vc as conseguiu, seria possível ?
Eu comprei o regulador, porém ele está lacrado, vou levar em outro mecânico para analisar o sistema de vácuo, depois retorno com o resultado.
Abçs

Márcio T
22/02/2007, 22:48
Olá, Alexandre.


...vou levar em outro mecânico para analisar o sistema de vácuo. :concordo:. Pelo que me pareceu, seu regulador de pressão foi "condenado sem provas". É pouco provável que esteja danificado. O problema que você descreveu deve estar relacionado com a leitura na admissão de ar. Experimente limpar os sensores MAF e IAT com um limpa-contatos de boa qualidade. O MAF (Mass Air Flow) mede o fluxo de ar na admissão. Fica imediatamente após o filtro de ar (em alguns compartimento para filtros redondos fica no próprio compartimento) e tem dois pequenos filamentos dentro de um venturi. Limpe os filamentos com o limpa-contato. O IAT (Intake Air Temperature) é um termistor que mede a temperatura do ar de admissão - use também o limpa-contatos. As informações destes dois sensores são indispensáveis para que o módulo possa calcular e manter a mistura de ar/combustível adequada. Isto dá p'rá fazer em casa. Se precisar, posto algumas fotos p'rá ajudar.

Aquela foto do motor estava no meu computador, mas acho que era de um tópico do explorerforum: http://www.explorerforum.com.

Um abraço.

Márcio Teixeira

Alexandre Costa
23/02/2007, 22:06
Márcio,

O sensor MAF ok, agora o IAT, onde fica ? e para apagar a memória do circuito o que devo fazer ? desligar a bateria por algumas horas ? e qual o limpa contatos que vc me indica ?

Abçs, e mais uma vez, obrigado pela ajuda !

Márcio T
23/02/2007, 23:20
Olá, Alexandre.


O sensor MAF ok, agora o IAT, onde fica? A partir do filtro de ar, vem o MAF e um "tubo", que vai até o corpo do acelerador. Neste "tubo" tem duas conexões laterais: Próximo ao MAF tem uma mangueira do suspiro da tampa das válvulas, próximo ao corpo do acelerador tem o sensor IAT, com 2 fios que vão para o chicote do PCM. Tem IAT que é só puxar, outro tem que torcer 90º. Veja no esquema anexado. Vou ver se tenho alguma foto mostrando o IAT.


para apagar a memória do circuito o que devo fazer? desligar a bateria por algumas horas? Bastam 15 minutos, mas não é preciso apagar a memória (a não ser que tenha acendido o CHECK ENGINE), porque o MAF e o IAT não geram código de erro. Lembre-se que toda vez que desconectar a bateria o PCM vai perder a configuração. P'rá reconfigurar corretamente, é importante dar partida sem nenhum acessório ligado (ar condicionado, etc.) e esperar o motor "se encontrar". Depois, dê umas voltas que o PCM vai reconfigurar tudo.


qual o limpa contatos que vc me indica? LPS CFC Free :concordo:


obrigado pela ajuda ! Vai custar um pacote de chuviscos! :dance: É brincadeira... É que eu morei 1 ano aí em Campos... Só que não tinha estátua de índio pelado! :oops:

[]'s

roberto.cardoso@ig.com.br
25/01/2012, 12:47
Pessoal,

Minha ranger esta apresentando sintomas de que o regulador de pressão não esta legal, com o motor quente a partida esta um pouco difícil e percebi gasolina na linha de vácuo.

Entrei no site da rockauto e vi que existe o regulador de pressão (segue o link More Information for MOTORCRAFT CM4713 (http://www.rockauto.com/catalog/moreinfo.php?pk=382258)) e o amortecedor de pressão (segue o link More Information for AIRTEX / WELLS 3G1005 (http://www.rockauto.com/catalog/moreinfo.php?pk=930042)). Alguém sabe a diferença? Aquela peça que fica na parte de cima do motor, perto da entrada de água é o regulador ou o amortecedor?

Abraços,

Feu
05/07/2016, 13:15
E ae, tenho uma ranger xlt 2001 v6 4.0 sohc 4x4, recentemente meu regulador (ou amortecedor) de pressão do combustivel começou a voltar combustivel na mangueirinha que vai no coletor, retirei ela do coletor e tampei as duas saidas para não ir combustivel no coletor. Quando fui olhar meu regulador ele so tem essa entrada de vacuo por cima, não sei se é a certa que esta aqui, quando procurei outras pra comprar, tem essa entrada por cima do vacuo e uma saida de retorno para o tanque por baixo. Um cara me disse que posso deixar a mangueirinha tampada mesmo que não altera em nada o funcionamento.
Alguem sabe se é verdade?
alguem sabe qual o regulador de pressão correto nesse motor? (se souber, se tiver fotos por favor enviar)
quantos BAR ele opera?

desde ja muito obrigado!!

Feu
07/07/2016, 17:06
532163

esse é o regulador certo, é o que esta na minha ranger e na de um amigo meu. Não tem retorno pro tanque, somente a entrada do vacuo que vem do coletor mesmo.

Alguem sabe onde acho pra comprar?? ja liguei em todos os fornecedores ford que conheço e não consegui, nem na internet.


532163

Marcelo Corradi
07/07/2016, 22:16
Olhou na Max Ford aqui em BH? Ele é diferente do regulador da V6 OHV?

Feu
08/07/2016, 10:09
e ae Marcelo!
Olhei sim, o Rafael esta olhando se acha alguma paralela pra mim, pois ele não tem no estoque.
Sim, ela é diferente da OHV.

Marcelo Corradi
08/07/2016, 18:58
e ae Marcelo!
Olhei sim, o Rafael esta olhando se acha alguma paralela pra mim, pois ele não tem no estoque.
Sim, ela é diferente da OHV.

Aí realmente apertou. Porque nem sucata desse motor tem pra tirar peça. Muito raro.
E quais os problemas a caminhonete está apresentando por causa do regulador?

Feu
11/07/2016, 16:58
E ae cara, esta voltando gasolina no caninho do vacuo, deve ter estourado o diafragma que tem dentro dele.
Achei essa peça somente no site RockAuto (http://www.rockauto.com) so que é em dolar ne, ainda deve cobrar taxas extras com certeza.
Mas como é muito raro acho ke vai ser o jeito.

Orleans
31/07/2016, 02:13
Encontrou o amortecedor de pressão?

Feu
31/07/2016, 20:02
sim. nos EUA. no brasil não achei. estou aguardando chegar.

Orleans
31/07/2016, 20:42
sim. nos EUA. no brasil não achei. estou aguardando chegar.
Demorei de ver esse tópico. Tinha uma solução, mas fez o certo.

Feu
01/08/2016, 11:35
Oke vc teria feito?
Algumas coisas ke ja descobri: ele opera em torno de 4.2 e 4.5 BAR.
O regulador que manda o retorno para o tanque fica no tanque mesmo, junto com o bomba de combustivel.

FraguinhaRS
11/02/2019, 01:33
Pessoal,
preciso trocar a bomba de combustivel da Ranger 4 cilindros 8 velas.

A dúvida e a seguinte:
Ela tem um regulador Ds 1136 na flauta da injeção e na bomba possui outra.

Como comprei o carro usado gostaria de saber se vai dois reguladores ou se e porque ja trocaram e colocaram de outro modelo.

codigo da peca no tanque
F87U-9C375-AA-REGULADOR na bomba

Obrigado.

Elmer_Jeep
11/02/2019, 11:00
[Tópico movido para seção correta]
Regras de Conduta do 4x4 Brasil (Leia antes de postar) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/announcements.html)

carlosbJr
15/05/2020, 15:55
Boa Tarde Pessoal, estou com uma Ranger 2001 gasolina 8 velas.

Ela veio com varias adaptações, e estou encontrando problemas na parte de conserto da injeção dela.
Sua motorização seria a 2.3, porém vi que as flauta e amortecedor de pressão dela é da Ranger 2.5.

Ela encontra-se com uma bomba externa nova do gol GTI, porém esta sem pressão na flauta, o que impede seu funcionamento.

O combustivel entra na flauta passa pelo amortecedor de pressão que fica fixo na flauta e retorna direto ao tanque, sem nada que mantenha a pressão.

Foi então adaptado um regulador de pressão antes do combustivel cair no tanque, porém como o regulador adaptado era de 3.0 bar, a camionete funciona porém da falta de combustivel.

Estou pensando em pegar no mercado livre um regulador de pressão da ranger 2.5 para adaptar, pois corresponde a 4.5 bar.

Minha duvida seria o seguinte: O regulador de pressão que estou vendo tem 2 saidas laterais e uma inferior (esse regulador não tem entrada para vácuo), alguem sabe me dizer se são 2 entradas e 1 saida ou o contrario? Sabem me dizer a localização de instalação original dele? Segue foto do referido regulador:

572422

Eu nem sabia que existia diferença entre amortecedor de regulador de pressão, só descobri quando vi que o amortecedor que vai na flauta não estacava o combustivel para geral pressão no sistema.

Abrçs