PDA

Ver Versão Completa : Revestimento térmico no teto

Nivoide
10/02/2007, 18:45
Moçada, resolvi abrir este tópico para complementar os tópicos sobre reforma e proteçao termica/ácustica do interior.

Estou mexendo no interior e não sei como desmontar e remontar o teto.

Tb não sei que material usar para substituir o material antigo, encardido e de má qualdiade.

Toda ajuda será bem-vinda!

Grato.

emtsuhako
10/02/2007, 19:13
Nivóide, para desmontar o teto eu não sei como faz, mas para vc tirar o forro vc terá que tirar todos os vidros e depois tirar uns grampos (que ficam escondidos pelas borrachas dos vidros) que vão preso a lataria... o forro vc pode pedir para um tapeceiro fazer... o isolamento vc pode usar feltro em que um dos lados parece piche... o lado piche vai pra baixo e o lado feltro vai colado no teto...

Nivoide
11/02/2007, 17:41
Edson, essa meleca de piche com feltro tá lotada no niva e é uma M. Penso e algo mais moderno, como espumas, aluminio, etc.

Qto aos grampos, vc está correto, mas não se se precisa tirar os vidros, se vc arrancar (risos)...o problema é montar depois. E aí como faz?

Outra coisa é que eu queria fazer o serviço e não mandar fazedr...custa muito caro.

Dieselboy
11/02/2007, 17:54
Sexta-feira numa loja de artigos de tapeçaria em Maringá vi um material similar ao Dynamat que utilizava na época que trabalhava com som automotivo.

O vendedor me disse que servia para isolar ruído e também calor, não sei dizer nada a respeito da qualidade ou eficiência do material, mas se for mesmo similar ao Dynamat será uma excelente opção.

Segundo me informaram o material é Argentino, sendo comercializado na forma de um rolo de borracha preta que vem com uma das faces adesiva a qual deve ser fixada à lataria do veículo.

Para que o material acompanhe as formas do assolaho ou teto deve-se moldá-lo com um soprador térmico (por isso disse que me lembra muito o Dynamat), o preço que me passaram foi R$ 14,00 (metro quadrado).

Caso alguém já tenha utilizado poderia postar um relato mais fidedigno acerca da qualidade deste material :concordo:

Demarques Ribeiro
11/02/2007, 20:21
Sexta-feira numa loja de artigos de tapeçaria em Maringá vi um material similar ao Dynamat que utilizava na época que trabalhava com som automotivo.

O vendedor me disse que servia para isolar ruído e também calor, não sei dizer nada a respeito da qualidade ou eficiência do material, mas se for mesmo similar ao Dynamat será uma excelente opção.

Segundo me informaram o material é Argentino, sendo comercializado na forma de um rolo de borracha preta que vem com uma das faces adesiva a qual deve ser fixada à lataria do veículo.

Para que o material acompanhe as formas do assolaho ou teto deve-se moldá-lo com um soprador térmico (por isso disse que me lembra muito o Dynamat), o preço que me passaram foi R$ 14,00 (metro quadrado).

Caso alguém já tenha utilizado poderia postar um relato mais fidedigno acerca da qualidade deste material :concordo:
Amigo, esse material da dynamat é bom mesmo?? Ele pega umidade??
Pq tô para ajudar uma amigo a reformar o niva dele e estamos na fase de escolher o material, já tinha usado no meu a manta asfáltica, mas dou nota média pois molha...Queria uma coisa mais moderna que ficasse fixa no assoalho mas ao mesmo tempo impermeável... aí eu faria os furos dos drenos...
ABs

alexandre roveri
11/02/2007, 20:46
Meu filho ! esquece revestimento do assoalho ! No assoalho somete tinta ! Pronto ! Nada mais do que tinta !
Talves um fundo betuminoso, mas manta não !
:stop:

emtsuhako
11/02/2007, 21:25
Nivóide, o feltro com piche tb tem aluminizado. O que vc menciona não é o que vem originalmente com o Niva? Se for esse, é um m. mesmo!!!

Dieselboy, eu vi um Hot com esse Dynamat... fiquei impressionado com a eficiência desse material, mas rapidamente esqueci da existência dele por causa do preço... caaaaaaro demais!!!

Demarques, se vc tiver dinheiro de sobra, compra o Dynamat mesmo... dá uma olhada no link: http://store-garage34.locasite.com.br/loja/produtos_info.php/manufacturers_id/126/products_id/2517?PHPSESSID=7fcac640f94dec99a357df277cb78a3e

Concordo com o Roveri... no assoalho só tinta... eu acrescentaria bate-pedra e emborrachador... manta só se for solta... se molhar, é só tirar a manta e deixar secar...

Dieselboy
11/02/2007, 21:38
Meu filho ! esquece revestimento do assoalho ! No assoalho somete tinta ! Pronto ! Nada mais do que tinta !
Talves um fundo betuminoso, mas manta não !
:stop:
O Dynamat pode ser utilizado em qualquer parte do veículo, sem problema algum :dance:

Para que tenham uma idéia na época que trabalhavamos (meu irmão e eu) com som automotivo, forrávamos alguns carros que participavam de campeonatos de qualidade com o intuito de minimizar vibrações internas, externas, amenizar a reverberação acústica, diminuir ruídos internos das portas, porta-malas, painel, etc e de "quebra" ainda evitar que o calor tornasse o habitáculo uma fornalha.

O resultado obtido é significativo, contudo o "problema" é o custo do material :putz: isso deve-se ao fato do material em questão ser importado (USA) :shock: sendo portanto cotado em dólar :putz:

O Dynamat era comercializado em São Paulo por uma importadora de equipamentos de áudio chamada Troy Imports, mas não me recordo o fone de contato, na verdade acho que numa mudança acabei perdendo nossa valiosa lista de fornecedores :putz: :parede: aliás diga-se de passagem, uma perda irreparável :parede:

A respeito do Dynamat, é um material à base de borracha, portanto impermeável, é disponibilizado em diversas espessuras, a mais "grossa" que utilizamos foi a Super-E (20 mm) para aplicar em nosso Kadett GSI que competiu em uma prova de SPL :dance: :dance:

Havia também outras marcas deste mesmo tipo de de material como o "road Killer" da marca Stinger e ainda da mesma marca também havia uma tinta denominada "Noise Killer" de coloração azulada que podia ser utilizada como base primária para amenizar os ruídos.

Somente utilizamos os 2 juntos (Noise Killer + Dynamat Super-E) em uma Ranger STX e no Kadett acima mencionado, ambos participantes de provas de SPL :palmas: neste caso podia-se fechar a caminhonete e ligar o som num volume alto que do lado de fora praticamente não ouvia-se nada, o fator que impedia nestes casos o isolamento total eram os vidros.

Até pensamos em substituí-los por acrílico de 20 mm, mas daí comprometeria demais a originalidade do veículo para uma futura revenda.

Dieselboy
11/02/2007, 21:44
Edson

:palmas: Na mosca :concordo: é esse mesmo o material ao qual me referi.

Mas pode sim passar no assoalho sem problemas :concordo:

Acabei de encontrar um link da própria Dynamat que mostra a diversidade de aplicações para o produto em questão, vale a pena conferir:

http://www.dynamat.com/

emtsuhako
11/02/2007, 21:54
Dieselboy, eu tenho esse site... tb tenho os catálogos da Dynamat... queria comprar, mas com o preço... apesar de ser de borracha, impermeável, existe o problema de formar umidade entre a manta e o assoalho... a solução para evitar isso é executar uma boa pintura no assoalho, passar emborrachador (ou bate-pedra) e colar muito bem a manta para não deixar qq espaço vazio... claro que os drenos teriam que ser fechados ou deixados furos na manta coincidindo com os furos dos dreno... eu prefiro a última opção. Esse material da Dynamat é mole, bem mole, diferente das mantas asfálticas... o fato de ser mole facilita a colagem no assoalho sem deixar espaços vazios que favoreçam a formação/acúmulo de umidade...

Sobre a Troy Imports, achei o site deles... segue link: www.troyimports.com.br

alexandre roveri
11/02/2007, 22:43
Antes de mais nada gostaria de salientar que o tópico começou como revestimento do teto e agora estamos discutindo o tratamento do assoalho !:parede: (merecia um novo tópico né:?: )
Eu não conheço esse tal produto Dynamat, mas não me parece lógico um assoalho de jipe que está sempre sujeito a ficar molhado receber uma manta que por ventura pode esconder uma umidade em algum canto ( num sei se estou sendo confuso), mas meu, uma manta sempre vai deixar uma fresta !!!!!!!!!
Veja bem, no assoalho do niva tem aqueles ve´s (recortes) pra drenagem d'agua , se essas porras não estiverem livres para respirar,vão aculular umidade com certeza !
O que eu sempre preguei nos foruns de niva é manter o assoalho bem raspados e com uma boa pintura , pois assim fica facil de verificar o "ressurgimento"do "maldito" e para proteção uma manta retiravel pra poder botar no sol pra secar
CAPITI:?:

Dieselboy
11/02/2007, 23:45
"... tb tenho os catálogos da Dynamat... queria comprar, mas com o preço ..."Realmente o preço é para "botar" qualquer um para correr :shock: :putz: achei que com o passar do tempo iria tornar-se mais acessível, me enganei :putz:

"... Esse material da Dynamat é mole, bem mole, diferente das mantas asfálticas... o fato de ser mole facilita a colagem no assoalho sem deixar espaços vazios que favoreçam a formação/acúmulo de umidade ..."
Se a aplicação for feita da maneira adequada a elasticidade do material aumenta bastante, por isso é necessário esquentá-lo com um soprador térmico. Fazendo isso o Dyanamat irá adquirir as propriedades elásticas de um "chiclete" preenchendo praticamente qualquer vão existente.

Mas atenção, se quiser um serviço bem feito vai exigir muita prática e sobretudo PACIÊNCIA .

Dieselboy
12/02/2007, 00:19
"... não me parece lógico um assoalho de jipe que está sempre sujeito a ficar molhado receber uma manta que por ventura pode esconder uma umidade em algum canto ( num sei se estou sendo confuso), mas meu, uma manta sempre vai deixar uma fresta !!!!!!!!!... "
Uma opção seria iniciar com placas de Dynamat de espessura fina, o que promoveria ainda mais a maleabilidade do material quando exposto ao calor.

Após a passagem de sucessivas camadas o assoalho irá adquirir um relevo mais plano que pode ser utilizado de base de assentamento para uma camada mais grossa.

Mas passar sucessivas camadas com certeza demandará alguns dias de trabalho árduo.

friedmann
12/02/2007, 08:23
caraca 1000 latinhas pra tirar o calor e ruído???
prefiro suar e usar um protetor auricular.... isso é doideira!

kemramone
12/02/2007, 09:34
< Esse material é realmente é ideal, só que como sempre o "perfeito" sai caro e nesse caso muuuuuuuuuuuuuuuito caro mesmo e acho que mesmo alguém tendo coragem $$$$ pra comprar esse produto não recomendaria a pessoa mesmo fazer o serviço pois como disse nosso camarada DieselBoy para o serviço ficar bom necessita-se desse tal soprador térmico que acho que deve ser uma espécie de secador de cabelos tamanho familia!! Rsrsrsrsrs abraços.

Dieselboy
12/02/2007, 10:01
"... Esse material é realmente é ideal, só que como sempre o "perfeito" sai caro e nesse caso muuuuuuuuuuuuuuuito caro ..."
Por esse motivo mencionei no início do tópico aquele material Argentino (que à primeira vista me lembrou um pouco o Dynamat) me pareceu uma boa alternativa em termos de custo/benefício, mas para ter certeza mesmo só testando.

Mas particularmente acho que R$ 14,00 por metro quadrado é um valor mais condizente com nossa realidade Brasileira.

"... para o serviço ficar bom necessita-se desse tal soprador térmico que acho que deve ser uma espécie de secador de cabelos tamanho familia!! Rsrsrsrsrs abraços ..."
Olha o "brinquedinho" aí, o que utilizávamos era o que aparece na foto da direita.

.................... http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/HG550V.jpghttp://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/HL1700.gif

Cavalcante
12/02/2007, 10:30
O meu eu chamo carinhosamente de soprador de cabelo de sogra, hehe.

emtsuhako
12/02/2007, 11:13
Dieselboy, por acaso vc sabe o nome desse produto argentino??? Seria igual ao do seguinte link: Benq-Siemens E61 Black Orange - GSM

Qto ao soprador térmico, quem não quiser problemas com a sogra... rsrsrs... tem um para vender no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-53511816-soprador-profissional-1400-wats-ate-500-graus-_JM

Dieselboy
12/02/2007, 13:13
Edson

Amanhã estarei em Maringá e poderei averiguar com exatidão o nome do referido produto e assim que possível postarei aqui no tópico.

Caso a digital tenha saído do conserto :putz: :putz: (queimou a CCD) vou aproveitar até mesmo para tirar umas fotos que servirão para dirimir quaisquer dúvidas.

:concordo:

Nivoide
12/02/2007, 18:20
Moçada, acredito que este material seja perfeito para o teto, mas nesse preço.

A proposito, vamo sfalar de teto?

emtsuhako
12/02/2007, 20:26
Dilmar e Roveri, a manta da Dynamat tb serve para substituir a manta original que vai no teto do Niva... só tem que ver se o adesivo aguenta o calor e não descola do teto...

Errei o link do produto que suponho que pareça com a manta argentina a qual o Dieselboy se refere... eis o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-46408989-_JM

Dieselboy, aguardo sua resposta qto ao nome do produto... Valeu!!!

Dieselboy
13/02/2007, 20:46
Pessoal

O nome do referido material é ISOMANTA da marca ISOCRYL. No entanto, pelo que pude observar, fiz o vendedor desenrolar metade do rolo ... hehehe ... este material não parece ter nada de Argentino :discordo: pois havia um telefone estampado numa das bordas com o código (11) ... ou seja com certeza sua procedência é de São Paulo.

Quando indaguei isto ao vendedor nem ele mesmo soube explicar :putz: :parede: como me disse outro dia que era importado? Pois é, essa eu também não entendi, mas pelo menos o nome descobri, caso alguém saiba mais "detalhes" por favor complemente as informações :concordo:

Dieselboy
13/02/2007, 20:56
Pessoal

Leiam atentamente a matéria que tem tudo a ver com o assunto em pauta.

Firestone além dos pneus
A empresa agora invade os canteiros de obras
com o desembarque no Brasil da área de
produtos para a construção civil

Por Joaquim Castanheira

O executivo Carlos Alberto Silva acompanha de perto a novela envolvendo a transposição do Rio São Francisco. Interesse profissional. Silva ocupa a presidência da filial brasileira da Firestone Building Products e a empresa poderá se tornar uma das principais fornecedoras de material para aquele que é considerado um dos maiores projetos de irrigação do mundo. Fabricante de um tal de EPDM, uma manta de borracha com grande capacidade de impermeabilização, a companhia seria a única no mundo com capacidade produtiva suficiente para atender à demanda gerada pelo projeto. O produto seria utilizado no leito dos canais de irrigação para impedir a absorção da água pela terra.

O negócio ainda encontra-se no campo das possibilidades, mas seria um excelente cartão de visitas para uma empresa que acaba de desembarcar no Brasil. A Firestone atuava timidamente por aqui, por intermédio de representantes. Agora, acaba de montar um time próprio de 25 profissionais, Silva à frente, inaugurou um centro de desenvolvimento e treinamento e está selecionando empresas em todo o País para aplicação do produto. Seu principal alvo é o setor de construção civil, no revestimento de lajes de grandes empreendimentos, como galpões industriais, fábricas, shoppings centers, edifícios comerciais, entre outros. Mas há um leque de aplicações para o EPDM, como lagos artificiais e piscinas. Uma variante do produto também é utilizada como isolante térmico.

O objetivo da Firestone para o mercado brasileiro é atingir um faturamento de US$ 60 a 70 milhões no prazo de cinco anos. Mas como a Bridgestone-Firestone, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, foi parar em canteiros de obras? Foi uma evolução das pesquisas para melhoria nos pneus. Delas surgiu um material ultra-resistente, depois batizado de EPDM, com elasticidade equivalente a 400% de seu tamanho original. As mantas também têm como principal matéria-prima a borracha. Sua resistência, segundo Silva, supera a de qualquer concorrente, do simples impermeabilizante (tipo Vedacit) até mantas asfálticas mais sofisticadas. Bom vendedor, Silva garante que seu produto possui vantagens inéditas. A principal delas é a durabilidade. “A vida útil atinge de 30 anos a 40 anos”, diz ele. Com esse argumento, a Firestone espera sensibilizar seus clientes, ou seja as empresas. “Hoje a palavra de ordem é reduzir custos. E o EPDM pode ser um fator de economia nos gastos com manutenção e climatização do ambiente”, afirma Silva. O Wal-Mart revestiu a laje superior de sua loja em Osasco com impermeabilizante e isolante térmico feitos com EPDM. “Desde então, eles utilizam apenas 40% da capacidade do ar condicionado, o que reduz a conta de luz”, diz Silva.

A Firestone já fechou dois grandes contratos no Brasil: a cobertura das fábricas da John Deere, no Rio Grande do Sul, e (claro) a de pneus da Firestone, em Camaçari (BA). Seu grande projeto na região, porém, será erguido na fronteira do Uruguai com a Argentina. Trata-se de uma gigantesca planta de papel e celulose, que enfrenta resistências da população local em função do temor de danos ao meio-ambiente. Apesar do crescimento da carteira de clientes, a construção de uma fábrica local só deve analisada dentro de alguns anos. Até lá, o produto será importado dos Estados Unidos. O câmbio atual estimula essa estratégia – e deve ser assim por um bom tempo. “Temos análises de diversas consultorias econômicas e as projeções do dólar vão de R$ 1,85 a R$ 2,45. Em qualquer caso, continuaremos competitivos”, diz. O maior desafio de Silva encontra-se em um velho hábito brasileiro: o telhado. “É um modelo importado da Europa, utilizado para evitar o acúmulo de neve. No Brasil, a laje impermeabilizada seria mais conveniente, pois amplia o espaço de utilização”,
diz Silva.

Fonte: Isto é Dinheiro de 15/03/2006.

Nivoide
13/02/2007, 22:05
Pensei nos seguintes materiais:

Lã de vidro 50 mm...mais barato, boa eficiencia termica e acustica;
Lã de rocha...mesma coisa mas melhor de se trabalha e mais caro que a 1a.
espuma aluminizada de teto: boa isolaçao termica e mais barato. Acho q seria bom usar com a là de vidro.
Fibra ceramica: a melhor opçao de todas, mas 50 reais o metro quadrado, contra 16 da fibra de vidro.

To optando ate agora entao, para isolar a parede corta fogo, teto e tunel central de la de vidro 50 mm de espessura mais um acabamento de espuma aluminizada por cima...Isola até 600 graus e absorve bem a vibraçao...A lã de vidro não absorve água, não apodrece e é porosa, ou seja, deixa a lata (emborrachada por baixo) respirar...

O q vcs acham?

Alguem sabe como montar e que revestimento usar no teto para acamento?

Demarques Ribeiro
13/02/2007, 22:24
galera, eu sou biólogo e as vezes trabalho embarcado em traineiras de pesca. para forrar o porão dos barcos aonde vai o gelo e os peixes eles fazer um sanduiche de fibra de vidro com polipropileno (acho que é isso) em forma de espuma. o barqueiro falo que se trata de um spray que em contato com o ar incha...acho que daria um bom isolante térmico para o teto e inclusive para as caixas de roda...
fica a idéia...
Abs

kemramone
23/02/2007, 15:07
Moçada, resolvi abrir este tópico para complementar os tópicos sobre reforma e proteçao termica/ácustica do interior.

Estou mexendo no interior e não sei como desmontar e remontar o teto.

Tb não sei que material usar para substituir o material antigo, encardido e de má qualdiade.

Toda ajuda será bem-vinda!

Grato.

< Camarada Nivoide veja esse link dessa loja em SP la tem tudo para vc reformar banco, revestimentos de teto igual ao original http://www.jbtecidos.com.br/ vai em produtos courvim e vc encontrará oq procura!!! abraços!!!!