PDA

Ver Versão Completa : Lubrificação dos Mancais para o AP



Marcos ET
26/03/2004, 08:47
PessoALL, coloquei esta pergunta no outro tópico (AP em CJ 5), mas como ele já tá mto batido, resolvi abrir este, pois a dúvida é pertinente, desta forma, repito aki a pergunta:

Seguinte: cortando o eixo piloto do jeep e soldando no eixo piloto do AP, o bixo vai ficar muito comprido, podendo até flambar (entortar como uma vara de pescaria segura nas duas pontas), MAS existem dois mancais (um de rolamento e outro de bucha) entre o volante do AP e a emenda com o eixo piloto do cambio original do jeep que eram originalmente (no VW) lubrificados pelo óleo qye circulava dentro do diferencial (que foi retirado) e engrenagens do cambio VW... Agora que nao tem mais nada lá dentro, nao vai ter óleo pra lubrificar o mancal de bucha nem o rolamento, que é aberto), será que assim o piloto VW nao vai fundir com a bucha? como faço pra nao ter problemas?? encher toda a cavidade do diferencial e cambio com óleo vai dar mais de uns 10 Litros!! sen chance! alguém pode de mar uma ajuda aki?

Tow colocando um desenho aki para vcs verem quais os pontos "críticos" do meu problema....


[]'s esperando ajuda, e preocupado com o resultado.... :(

Fabio Cortez
26/03/2004, 14:06
Caro Marcos,

O meu CJ está com motor Ap 2.0 e nunca tive problema de lubrificação dos mancais. Acho desnecessária essa lubrificação, umas vez que o oleo que ficaria dentro da caixa do AP era para lubrificar o diferencial.

[]´s

Fábio Cortez

Marcos ET
26/03/2004, 20:05
Valeu Fábio, penso que nao haveria realmente problema, mas a lubrificação destes existe, feita por "salpico" gerado pela movimentação dos diferenciais e engrenagens do câmbio, que levam e espallham o óleo por todos os lados...

minha dúvida era se, uma vez aliviado a solicitação de carga no eixo, a falta de lubrificação nao daria problema, pelo visto nao dá. A quanto tempo vc tá usando o AP com esta capa seca??

valeu pela força!

leopoldo
26/03/2004, 21:10
Olá ET,

Para mim, a falta de lubrificação vai prejudicar a bucha e o rolamento.
Nenhum dos dois foram feitos para ficar ser lubrificação, que além da lubrificação em sí tem a função de resfriamento.

Mas isso nã é o único problema.

Eu acredito que essa modificação que fazem alongando o piloto é mal feita para começar.

A regra da boa adaptação diz que deveria ser um processo de acoplamento do piloto do jeep, só que todo mundo resolveu que a solda seria o melhor.

Errado.

Assim, não dá para voltar atrás e vocês CRIAM peças duvidosas.

Soldas alteram as propriedades dos aços temperados, para começar e o piloto é um desses aços.
Um eixo longo desses que antes era só sujeito a torção agora tem flexão tambéme quem sabe, a bentita flambagem se o comprimento não foi bem calculado. Mas isso é preocupação de projeto. Tá bom , que se dane, quando quebrar lá estão vocês atras de piloto de jeep e peças de AP.

O certo seria o piloto do jeep encaixado no eixo do AP, usando um acoplador, um entalhado brochado. E no caso das buchas e rolamentos originais, a substituição por rolamentos blindados.

Marcos ET
27/03/2004, 22:46
eh Leopoldo, sabe quando sabemos que tem algo errado, sabemos oq é e mesmo assim precisamos procurar outras pessoas pra poder apoiar nossos erros? pois eh... queria ouvir algo como "na prática, a teoria é outra" e coisa e tal, mas sabia que a falta de lubrificação daqueles mancais ia dar problema... (sem falar no eixo piloto).

No meu jeep, preferi nao cortar o dito cujo, mas este tá complicado, pois nao encontramos capa seca que possa ser tao facilmente usinada e adaptada quanto a dos motores GM... estes dias vi a capa seca do CHT, este sim fica fácil, ela é parafusada no cambio do Corcel que vi (nao sei o ano), mas o mecânico que estava na oficina me disse que nao existe similar para o AP, e cortar a capa seca nem pensar, como ela é feita de alumínio, e suas nervuras seriam retiradas... hum, nem precisa terminar!

nao tava querendo comprar o kit deep tec, será que alguém tem outra idéia melhor??

mais uma vz, obrigado pela força!!

Fabio Cortez
28/03/2004, 15:39
Com certeza o Alongamento do Eixo Piloto naum deve ser feita por qualquer um. O eixo piloto do meu CJ foi Alongado por um torneiro mecânico de confiança e eu acompanhei todo o processo. Ele usou solda especial (que não causa destemperamento do Aço) e além disso, para reforçar a peça, ele "encapou" o eixo com um tubo de aço fazendo com que o local da solda não fique vulnerável a qualquer tipo de dano.

Sds,

Fabio Cortez
28/03/2004, 15:41
Esqueci de responder. Estou usando essa adaptação a 1 ano e meio e rodo com meu CJ na cidade e em trilhas e nunca tive problemas.

Sds,

leopoldo
28/03/2004, 20:55
Solda de aço temperado sem afetar o aço soldado não existe.

Isso só pode ser história de torneiro !

Soldou...danou.

Mas é claro que não quebra como vidro, mas somente fique ciente que é um material mais fraco.

Em contra-partida, compensado pela menor potência/torque do motor.

Marcos ET
29/03/2004, 01:33
Verdade Leopoldo, visto que o arco voltaico tem que derreter o aço do eixo piloto para fundir ele com o metal e aditivos do eletrodo, mais o aço da outra ponta... a única saída seria uma Normalização (acho que é este o nome do tratamento térmico - já faz mais de 7 anos que nao vejo isso) para retornar o aço às características originais, depois temperar ele superficialmente, ou coisa parecida... aih sim, a peça melhora muito em resistência, mais o preço.....

[]'s tentando lembrar (mas nao conseguindo) como é que se dá um tratamento térmico "legal" num pedaço de aço....

mas... voltando a "Vaca Fria", alguém tem outra saída que nao seja o kit Deep Tec ?? :roll: