PDA

Ver Versão Completa : Diferenças entre Motores 4.1 GM ( Silverado, Omega, Opala )



Luis Assis
07/04/2003, 23:31
Pessoal,
Como ja ouvi algumas pessoas em dúvida sobre quais as diferenças nos motores da Silverado, do Omega e do Opalão, fiz uma pesquisa na Internet e o resultado é o que se segue...

Silverado X Omega ...

Os dois motores são basicamente os mesmos, a diferença é que o commando de válvula da Silverado é bem mais "manso", alem dos módulos de injeção e ignição serem devidamente ajustados para este comando. Com isso, a Silverado tem menor potência, no entanto maior torque em rotações mais baixas... Outra diferença esta no corte de combustivel, que no Omega ocorre a 6000 RPM e na Silverado ocorre a 5000 RPM

Vejam os Números:

- Omega: 168cv e 29.1Kgf a 4500 RPM
- Silverado: 138cv e 30.7Kgf a 2500 RPM

Conclusão:

O Motor de Silverado, alem de apresentar uma durabilidade maior, é mais indicado para o uso em jipes, pois ele despeja a cavalaria toda a um giro bem baixo...

Omega e Silverado X Opala 6 Cil...

O motor de 4,1 litros deriva do utilizado por décadas no Opala, mas sofreu alterações significativas no sistema de gerenciamento, com injeção multiponto seqüencial Bosch Motronic e ignição direta sem distribuidor; cabeçote, com dutos de admissão individuais em vez de geminados; comando de válvulas, com maior duração e cruzamento; pistões, mais leves e com bielas forjadas; molas e varetas de válvula, mais resistentes. Isso explica o ganho de potência de 38% diante dos últimos Opala a gasolina, produzidos em 1992


Espero ter ajudado :D
[]'s
Gustavo

Eduardo Souza
07/04/2003, 23:47
Mestre Luis Gustavo,



Os dois motores são basicamente os mesmos, o que muda? Comando de válvulas e programação da Injeção. E no Omega a gasolina corta com 6000 RPM e na Silverado a 5000 RPM Resultado, Motor da silverado com maior torque em baixo giro...

Está realmente meio confusa essa discussão. Será que não seria o momento de dar uma resumida - ou criar um FAQ - do assunto? E já que é de interesse geral, depois posta-lo numa área mais abrangente?
O tópico "motores' é sempre um assunto bem controverso - cada um dos que conhece a respeito (teoria e pratica) tem sempre uma opinião válida a colocar.

Grandes []'s

Eduardo Souza

fugger
21/04/2003, 22:59
Pessoal

:D Outra diferença do motor do OmegaX Silverado é que o primeiro possui carter com reservatório ( e bomba de oleo) virado para frente do eixo dianteiro, necessitando ser mudado para que possa ficar atras do diferencial, enquanto o da Silverado é igual ao BF-161 que possui carter com reservatorio (e bomba de oleo) na parte de tras.


:D Estou interessado em adaptar este motor em meu Jeep, mas tenho medo da eletronica embarcada por desconhece-la acabando por ficar na mão dos "profficionas" da area. Assim resolvi entrar em numa "cruzada" e me embrenhei na net em busca do esquema desta I.E.. Depois de muitos Cade?, Radix, e etc, localizei um site www.webmecauto.com :wink: , que possui um forum semelhante a este para os aficcionados ou profissionais de I.E. trocarem ideias e problemas, onde postei uma mensagem solicitando o tal esquema. :roll:

:D Para minha surpresa recebi resposta e adivinhem o cara era jipeiro (só podia)!!! :shock: :shock:

:D Ele me postou o tal esquema que estou anexando agora, não tive tempo ainda de analisa-lo mas parece que é tranquilo de entender. :D

fugger
21/04/2003, 23:36
:oops: Por motivos de limitações tecnicas (ainda não descobri se do forum ou do usuario) o esquema foi postado na seção de download do forum.

:) como o topico da mensagem incluia o 6cil do Opala tbem, vale ressaltar que este possuia cabaçote de ferro fundido e os d+ (omega e silverado) são de alumínio. Assim como os pistões e bielas são mais leves que os anteriores.
:wink:

Luis Assis
23/04/2003, 00:50
PessoALL,
Ainda no assunto motores GM 6 Cil ( Silverado, Omega e Opala ), gostaria de saber se alguem tem, ou onde posso encontrar a curva de torque destes propulsores... :?: :?:
Obrigado,
Gustavo

fugger
23/04/2003, 01:53
:D Gustavo

:D Novamente não consegui postar aqui, mas jah esta disponivel na area de download os arquivos com a curva de torque e de potencia do motor 250S e da Silverado.

Valeu?? :wink:

Luis Assis
24/04/2003, 00:39
:D Gustavo

:D Novamente não consegui postar aqui, mas jah esta disponivel na area de download os arquivos com a curva de torque e de potencia do motor 250S e da Silverado.

Valeu?? :wink:

Onde voce acha estas coisas que eu quase viro a noite nos sites de busca e não acho de jeito maneira!!!!!!! :D :D
Mas todo caso, valeu!!!! :D :D
[]'s
Gustavo

fugger
24/04/2003, 00:56
:D Gustavo

:D O negocio eh este mesmo, revirar a net entrando em sites de busca e entrando em todos os sites que contenham a palavra Jeep.

:D Outra dica eh buscar em sites de preparação de carros para corrida, e clubes tipo do Opala, D-20, etc.

:D sabe aquele esquema de Silverado? O cara que me arrumou eh da sua cidade Ribeirão Preto, se não me engano. :wink:

:D Mas eh isso, como nas trilhas um jipeiro ajudando outro(s).

renner
16/07/2004, 09:22
Existe motor de opala com Injeção eletronica? Qual o ano?

du
16/07/2004, 09:47
Renner,

Entendo que não existe, pelo menos Origina de fábrica não.

Abraços Du.

Jeep Amarelo
16/07/2004, 10:29
MOTOR DE OPALA COM INJECÃO ELETRONICA NUNCA EXISTIU, APROVEITANDO O TOPICO ALGUÉM SABE SE EXISTE ALGUMA DIFERENÇA ENTRE OS MOTORES DO OAPALA 6CC 92 E OS DA C20 FABRICADOS A PARTIR DE 93 A 97 SE NÃO ME ENGANO?

Paulo Eduardo
16/07/2004, 17:30
se não estou enganado, os da C-20 ja saíam de fábrica com tuchos mecânicos. quanto ao comando, não sei mas acho que é o do 250s.
ou seja.... saía com o 250s....

ah, a embreagem é maior, o motor de arranque é diferente e a capa tb.
isso é certeza pq meu motor é esse aí...


[]´s 4.1

renner
26/07/2004, 09:33
Qual o consumo de combustível do motor Silverado num CJ?

jsaraiva
23/10/2004, 23:11
Pessoal,
Como ja ouvi algumas pessoas em dúvida sobre quais as diferenças nos motores da Silverado, do Omega e do Opalão, fiz uma pesquisa na Internet e o resultado é o que se segue...

Silverado X Omega ...

Os dois motores são basicamente os mesmos, a diferença é que o commando de válvula da Silverado é bem mais "manso", alem dos módulos de injeção e ignição serem devidamente ajustados para este comando. Com isso, a Silverado tem menor potência, no entanto maior torque em rotações mais baixas... Outra diferença esta no corte de combustivel, que no Omega ocorre a 6000 RPM e na Silverado ocorre a 5000 RPM

Vejam os Números:

- Omega: 168cv e 29.1Kgf a 4500 RPM
- Silverado: 138cv e 30.7Kgf a 2500 RPM

Conclusão:

O Motor de Silverado, alem de apresentar uma durabilidade maior, é mais indicado para o uso em jipes, pois ele despeja a cavalaria toda a um giro bem baixo...

Omega e Silverado X Opala 6 Cil...

O motor de 4,1 litros deriva do utilizado por décadas no Opala, mas sofreu alterações significativas no sistema de gerenciamento, com injeção multiponto seqüencial Bosch Motronic e ignição direta sem distribuidor; cabeçote, com dutos de admissão individuais em vez de geminados; comando de válvulas, com maior duração e cruzamento; pistões, mais leves e com bielas forjadas; molas e varetas de válvula, mais resistentes. Isso explica o ganho de potência de 38% diante dos últimos Opala a gasolina, produzidos em 1992


Espero ter ajudado :D
[]'s
Gustavo :?:





Aqui jsaraiva

Tenho uma Silverado 1500 Cabine estendida instalei um motor 6 cilindros de Opala Carburação + Velas, pretendo mudar.

Gostei da Materia sobre os motores Silvera/Oega/Opala
Como posso mudar parao de Silverado, relação de consumo e partes elétricas???

Grato jsaraiva

DanielCardoso
24/10/2004, 20:18
Algumas coisinhas sobre isso:


http://www1.uol.com.br/bestcars/ct-silve.htm
por Fabrício Samahá


Silverado vs. Omega: diferenças no motor 4.100


Gostaria de saber como fazer uma Silverado 4.1 MPFI a gasolina ter uma saída mais veloz, sem prejudicar a vida útil do motor, e se o motor que a equipa é o mesmo do Opala e Omega 4.1. Se não, quais as diferenças?

Rodrigo Gelain
rodigo@uol.com.br
São Paulo, SP


O motor do Silverado a gasolina é o mesmo utilizado no Omega 4.100, mas com comando de válvulas bem mais "manso" e módulo de injeção e ignição devidamente ajustado a esse comando. A diferença explica a menor potência do pickup (138 cv a 4.100 rpm contra 168 cv a 4.500 rpm do Omega) e seu maior torque em rotação bem mais baixa (30,7 mkgf a 2.500 rpm ante 29,1 mkgf a 3.500 rpm do automóvel). Clique aqui para saber as diferenças dessa unidade atual para a utilizada até 1992 no Opala.

Substituir o comando e o módulo de gerenciamento do Silverado pelos do Omega é possível e pode ser feito com peças originais. Troque o comando de código 93.232.466 pelo 93.205.833, e o módulo 93.236.290 pelo 93.258.775. O resultado será a recuperação dos 30 cv perdidos na adaptação do motor ao utilitário, o que vai-se refletir em velocidade máxima e aceleração superiores. Mas haverá perda sensível no torque, o que talvez não corresponda à sua necessidade de "saída mais veloz". Para esse fim, sugerimos um remapeamento do módulo de injeção em oficina bem-reputada, com ênfase nas baixas rotações. Com um serviço bem-feito -- e, importante, específico para seu motor -- é possível melhorar ainda mais a curva de torque e deixar o velho seis-cilindros mais "esperto" para o tráfego urbano.


http://www1.uol.com.br/bestcars/ct/250s.htm

Como identificar o motor 250S do Opala


Hoje descobri um site inteiramente completo, atualizado e proposto a não só à abertura e leitura de seus interessantes artigos, como também à interatividade para com os seus usuários. A todos desejo parabéns e que também não sejam como outros que brevemente somem dos seus endereços da internet.

Gostaria que respondessem uma simples pergunta que até hoje ninguém me respondeu claramente: QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS MOTORES 250S E O 4.1 DOS OPALAS? E se possível, citar características particulares que podem ser vistas externamente ou apenas com a abertura da tampa de válvulas ou algo parecido.

Christiano Costa
Araras, SP
ursos_sp@terra.com.br



O motor 250S (250 polegadas cúbicas de cilindrada, o mesmo que 4,1 litros, arredondado) é uma versão mais potente do seis-cilindros tradicional que equipava o Opala e, depois, o Omega/Omega Suprema (de 1995 em diante) e o Silverado e o Grand Blazer a gasolina (até julho de 1999), todos estes com injeção multiponto Bosch Motronic e ignição estática, sem distribuidor.
Inicialmente, em 1976, trazia tuchos mecânicos, carburador duplo DFV, taxa de compressão de 8,5:1 e hélice do ventilador de quatro pás. A cor do motor era vermelha, contra cinza no normal. Mas no ano seguinte os tuchos voltaram a ser hidráulicos, pois os do tipo mecânico sempre produzem ruído. Nos dois casos o comando de válvulas era diferente do motor normal, de maior duração, um dos detalhes que promoviam a maior potência -- 135 cv contra 121 cv.

A primeira versão, que só permaneceu um ano, desenvolvia cerca de 140 cv. Houve uma, em 1974, que chegava a 153 cv e era destinada a competição somente. Vamos tentar obter os códigos dos motores junto à GM e depois informaremos. E não se preocupe, pois o Best Cars Web Site já está chegando ao terceiro ano de existência e crescendo cada vez mais.

Espero ter ajudado.

Apesar de ser ter registrado-me hoje, acompanho o exclente forum de vocês há muito tempo.

Ahhh, não tenho jipe, AINDA! Se tudo der certo, janeiro tou pelas trilhas deste belo Brasil!

NERI MATOS
19/12/2004, 22:38
ALEM DE MODIFICAÇÕES NO SISTEMA DE INJEÇÃO ETC... O BLOCO DO MOTOR DO OMEGA NÃO TEM O ENCAIXE PERFEITO PARA A CAPA SECA DA SILVERADO GASOLINA QUE PRATICAMENTE É O MESMO ENCAIXE DA CAPA SECA DO OPALA TODOS. O CAMBIO DO OMEGA, NÃO ENCAIXA NOS MOTORES 4.1 DOS OPALAS OU AINDA NOS MOTORES 4.1 SILVERADO. BOA SORTE E FELIZ NATAL E ANO NOVO A TODOS :D

Fernando 4100
24/11/2008, 20:16
Boa noite!

É o seguinte: Tem algumas informações erradas em alguns posts (não importa de quem).
O corte de giros no Omega é aos 5300 rpm, na Silverado é a 4900 e nos Opala normais é por volta dos 4300 rpm. Nos 250/S passa um pouco dos 5000 rpm, mas não vai ser muita coisa, pois a potência máxima é aos 4800 rpm, não havendo relação com o conta-giros "ilusório" que marca 7000 rpm.
Como profundo conhecedor de carros e motores, sugiro não levarem muito a sério o site conhecido como "bestAcars", pois tem muita, mas MUITA baboseira lá.
Uma delas é a de que a diferença dos motores era a cor, em que os motores normais eram de cor cinza. Está errado, na época dos 250/S não existiam motores cinza, estes foram existir apenas em 88, o último ano de produção do 250/S e ano em que este mesmo também se tornou cinza.
Mais ou menos a partir de 1995 e para o resto da existência de todo e qualquer 4100 da época dos Opala, é IMPOSSÍVEL saber se trata-se de 250/S sem analisar o comando de válvulas. Hoje em dia tudo quanto é tipo de salada de motores já foi feita, então a cor não justifica mais nada nesse sentido, apenas na questão da originalidade do carro. ;)

tiagoandres
21/01/2009, 16:07
seguinte, tenho um motor 4.1 da silverado
falta módulo e motor de partida, aqui onde moro, é difícil encontrar mecânico pra adaptar esse motor, pois a parte de injeção dificulta
a pergunta é: se eu voltasse ao "passado", e colocasse um carburador, distribuidor....do opala 6cil nesse motor, o q eu precisaria fazer?
será q preciso trocar o cabeçote ou é só trocar o coletor de admissão?
qto ao distribuidor, dá pra usar o mesmo, ou teria q colocar do opala? se sim, existe lugar no bloco para colocar?
desde já agradeço
só não vale me chamar de burro heheheheheh, mas por força maior acho q essa é a melhor solução pra mim

cRiPpLe_rOoStEr
29/03/2009, 23:34
para uso no omega o motor foi modificado pela lotus, que retrabalhou todas as peças móveis... a propósito: será que a versão usada pela silverado tb passou pela lotus?

fguerreiro
13/02/2011, 22:46
Alguém já transformou o motor GM 4.1 MPFI da Silverado/Omega/C20 para rodar com álcool?

Basta mudar o programa da injeção ou é melhor trocar bicos/velas/bomba de combustível e rebaixar o cabeçote?

Será que há ganho na potência?
Com gasolina potência e torque são respectivamente:
- Omega: 168cv e 29.1Kgf a 4500 RPM
- Silverado: 138cv e 30.7Kgf a 2500 RPM

Abraço

fugger
14/02/2011, 10:57
Alguém já transformou o motor GM 4.1 MPFI da Silverado/Omega/C20 para rodar com álcool?

Eu apenas troquei o chip, nada mais. Mas ainda estou em fase de teste, e comprei o chio desse cara aqui. Ele manja muito, mas resolva tudo antes, pois o pós venda dele não existe.

http://omegaclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=17&t=3034

[]´s

maico lapschies
14/06/2011, 12:07
Pessoal, bom dia!
qual diferença entre os motores opala 6cil que usam bielas 5,7" e 6" ? será que o bloco e o virabrequim são iguais?podendo assim usar tanto bielas 5,7" ou 6" com seus respectivos pistões?

[]´s

Elmer_Jeep
14/06/2011, 12:18
Os blocos são iguais, porém todos os de "biela longa" são de retentor no volante mas tb sairam alguns "biela curta" com retentor.
O curso do virabrequim é igual, apenas tem que verificar que até 1989 usam gaxeta e à partir dai são de retentor.

[]'s

maico lapschies
14/06/2011, 13:24
tenho dois motores,os dois são com retentor,um com biela curta e outro longa.
estou com os dois abertos,até levei o que tem a biela longa para retifica, só que o pessoal disse que seria dificil encontrar o esse pistão com preço bom, dai cotei preço em uma auto peças, conseguem por encomenda mas o preço é R$2900,00(pistão com anel). e o com biela 5,7" na faixa de R$1000,00.
será que tem alguma loja boa que venda pela net com preço melhor?
[]'s

daguzzoli
17/09/2012, 16:10
Pessoal,

Alguém sabe me dizer se o cambio clark 2205 (Cambio da C20) pega na capa seca do motor 4.1 do omega?

Já ouvi dizer que pega na capa seca do motor 4.1 da Silverado, somente o disco de embreagem sofre mudança na parte fresada.

Tenho um motor 4.1 de omega na mão só não fechei o negocio ainda por conta dessa duvida.

Abraços,

Elmer_Jeep
17/09/2012, 16:23
Bloco de omega tem o fundo diferente dos outros(opala/C20/silverado) mas ja tem flange no mercado compatível com os cambios clark.

[]'s

fugger
17/09/2012, 16:25
Bloco de omega tem o fundo diferente dos outros(opala/C20/silverado) mas ja tem flange no mercado compatível com os cambios clark.

Aqui tem

Veneno Used Racing Parts (http://www.venenoparts.com.br/classificados.htm)

[]´s

daguzzoli
17/09/2012, 16:34
Bloco de omega tem o fundo diferente dos outros(opala/C20/silverado) mas ja tem flange no mercado compatível com os cambios clark.

[]'s

Valeu Elmer,

Aproveitando a oportunidade parabéns pelo seu carro e o premio na promoção da Gama 4x4.

Você indicaria alguma loja ou marca de flange para essa adaptação, alem da flange sabe se precisa fazer alguma coisa no disco de embreagem?

Sou um dos donos da Gaiola das Loucas, você já andou pelo nosso tópico também.

Abraços e obrigado,

Elmer_Jeep
17/09/2012, 18:28
Valeu Elmer,

Aproveitando a oportunidade parabéns pelo seu carro e o premio na promoção da Gama 4x4.

Você indicaria alguma loja ou marca de flange para essa adaptação, alem da flange sabe se precisa fazer alguma coisa no disco de embreagem?

Sou um dos donos da Gaiola das Loucas, você já andou pelo nosso tópico também.

Abraços e obrigado,

Blz vei, parabéns a vcs tb pelo titulo.

Sobre marcas não sei te dizer qual a melhor, teria que dar uma consultada entre DeepTec e AdapBrasil e eles podem te informar se há necessidade de fazer algum ajuste no kit de embreagem pois essa parte não sei dizer pq nunca mexi num desses por aqui.

[]'s

Sadlowski
24/12/2012, 13:13
Blz vei, parabéns a vcs tb pelo titulo.

Sobre marcas não sei te dizer qual a melhor, teria que dar uma consultada entre DeepTec e AdapBrasil e eles podem te informar se há necessidade de fazer algum ajuste no kit de embreagem pois essa parte não sei dizer pq nunca mexi num desses por aqui.

[]'s


Fala Elmer, como vai ?? tudo certo??

Um tempo atrás vi que era possível identificar um motor da silverado tbm pela diferença da numeração do mesmo, parece que na numeração do motor da silverado tinha as letras "EA" ou "AE". Mas como estou procurando um motor da silverado pra comprar, fui atras de uma forma d ter certeza que seria um motor de silverado, buscando se a informação procedia. mas não encontro nada que confirme.

Vc sabe se realmente existe esta diferenciação ou somente abrindo o motor pra confirmar? tbm tem a numeração do módulo, mas este pode ter sido trocado ou não é possível ??

Desculpe se estou pedindo demais ou se existir algo aki no fórum, mas procurei tanto aki quanto nos foruns de opalas, omegas, picapes gm e etc...


PS: li o tópico todo do crocodilo, que que é aquilo heimmm. pqp.

abrass e feliz natal

Elmer_Jeep
24/12/2012, 16:10
Fala Elmer, como vai ?? tudo certo??

Um tempo atrás vi que era possível identificar um motor da silverado tbm pela diferença da numeração do mesmo, parece que na numeração do motor da silverado tinha as letras "EA" ou "AE". Mas como estou procurando um motor da silverado pra comprar, fui atras de uma forma d ter certeza que seria um motor de silverado, buscando se a informação procedia. mas não encontro nada que confirme.

Vc sabe se realmente existe esta diferenciação ou somente abrindo o motor pra confirmar? tbm tem a numeração do módulo, mas este pode ter sido trocado ou não é possível ??

Desculpe se estou pedindo demais ou se existir algo aki no fórum, mas procurei tanto aki quanto nos foruns de opalas, omegas, picapes gm e etc...


PS: li o tópico todo do crocodilo, que que é aquilo heimmm. pqp.

abrass e feliz natal

Cara, infelizmente não sei te responder, aqui não é muito comum ver os powertech 4.1 daí só sei identificar por dentro mesmo.

Valeu, 1 abraço;

Gui86
01/05/2013, 17:51
Boa tarde pessoal!
Acabei de comprar um motor de omega 4.1, li nesse topico que o reservatorio de oleo do motor do omega fica para frente e da silverado para tras. É facil fazer essa substituição? a furação dos reservatorios são as mesma no bloco?
Desde já agradeço as respostas

Sandro_Marcos
22/03/2014, 13:34
Oi amigo, não consegui encontrar as curvas de torque / potência, tem como repassar o caminho?


:D Gustavo

:D Novamente não consegui postar aqui, mas jah esta disponivel na area de download os arquivos com a curva de torque e de potencia do motor 250S e da Silverado.

Valeu?? :wink:

fugger
23/03/2014, 09:14
Oi amigo, não consegui encontrar as curvas de torque / potência, tem como repassar o caminho?

Infelizmente também não tenho mais estes arquivos, vou pedir pro ADM do fórum tentar recupera-los :concordo:

[]´s

Túlio Silva
31/10/2014, 02:02
Boa noitee pessoall.... tenho uma pick up f75, com motor do omega 4.1 e fuel tech ft300, cambio c10 3 marchas...só que o motor comeu o comando...e quero um conselho de voces...uso a pick up p/ trilhas e jeep cross...e estou em duvida c coloco o comando do omega mesmo ou coloco o da silverado...pq quero um motor com força e resposta rápida...tanto em baixa quanto em alta...

Outra pergunta... o motor do omega e mais taxado que o da silverado? e c eu colocar o comando da silverado no bloco do omega vou ter mais força e resposta rápida do que o comando do próprio omega? ou devo colocar outro tipo de comando? e c devo colocar outro tipo de comando, qual o comando que me aconselham colocar, e onde encontro?


desde ja agradeço se alguem puder me ajudar...

fugger
31/10/2014, 09:19
Boa noitee pessoall.... tenho uma pick up f75, com motor do omega 4.1 e fuel tech ft300, cambio c10 3 marchas...só que o motor comeu o comando...e quero um conselho de voces...uso a pick up p/ trilhas e jeep cross...e estou em duvida c coloco o comando do omega mesmo ou coloco o da silverado...pq quero um motor com força e resposta rápida...tanto em baixa quanto em alta...

Outra pergunta... o motor do omega e mais taxado que o da silverado? e c eu colocar o comando da silverado no bloco do omega vou ter mais força e resposta rápida do que o comando do próprio omega? ou devo colocar outro tipo de comando? e c devo colocar outro tipo de comando, qual o comando que me aconselham colocar, e onde encontro?


desde ja agradeço se alguem puder me ajudar...

N opções disponíveis... Veja um fornecedor

Veneno Used Racing Parts (http://www.venenoparts.com.br/classificados.htm)

Mas qualquer troca de comando demandará mudança no mapa de injeção.

[]´s

Buggyman
26/02/2016, 14:45
Ok, desenterrando o tópico... Parece que tem gente que conhece profundamente o motor 4.1 e minha dúvida é a seguinte: tenho um motor de A10 em um Belair 1954. Mas, como moro no interior, álcool é um problema pois, sendo pouco usado, está sempre velho nos postos de combustível. Este motor, já vi nas especificações, tem taxa de compressão de 10,0:1,0. Minha pergunta, como fazer para usar gasolina, qual giclagem adequada e quais velas usar? Será que com nossa gasolina com 1/4 de álcool dá para manter a taxa?

Agradeço aos amigos que se dispuserem a dar uma luz!

Se quiserem conhecer um pouco mais o carro: www.belair54.blogspot.com

Elmer_Jeep
26/02/2016, 15:44
Pode manter a taxa e troque as velas por uma com grau mais frio, vai precisar regular o ponto de ignição.
Sobre a giclagem do carburador já não sei informar. Minha área é diesel, mas já fiz alguns motores ciclo otto pra arrancada.

[]'s

marcelo1.correa
02/12/2018, 21:40
Amigo boa noite , vi neste seu antigo post sobre a colocação de carburador na silverado , deu certo ?? pergunto porque tenho uma silverado 97 e estou com muita dor de cabeça com a injeção e estou cogitando colocar carburador que até já tenho ...poderia me dizer o que vc teve que alterar : desde já agradeço

Danniel Pizatto
11/02/2019, 16:52
Olá, não creio que tal adaptação valha a pena, pois terá que utilizar o coletor do 4.1 carburado, que é incompatível com o cabeçote do 4.1 injetado.

jmcerutti
12/08/2019, 15:04
No site carrosnaweb a ficha da Silverado o motor aparece como 3 válvulas por cilindro e o do Omega 2.
Erro do site ou ninguém nunca tinha se tocado disso?

Chevrolet Omega CD 4.1 1998 - Ficha Técnica, Especificações, Equipamentos, Fotos, Preço (https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=3829)

Chevrolet Silverado DLX 4.1 MPFi 1997 - Ficha Técnica, Especificações, Equipamentos, Fotos, Preço (https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=1874)

fugger
12/08/2019, 15:22
Erro no site, os cabeçotes são iguais.

[]´s

joaomachado26
12/08/2019, 17:38
Olá fugger, ainda está com os beadlocks a venda?

Elmer_Jeep
13/08/2019, 08:59
No site carrosnaweb a ficha da Silverado o motor aparece como 3 válvulas por cilindro e o do Omega 2.
Erro do site ou ninguém nunca tinha se tocado disso?

Chevrolet Omega CD 4.1 1998 - Ficha Técnica, Especificações, Equipamentos, Fotos, Preço (https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=3829)

Chevrolet Silverado DLX 4.1 MPFi 1997 - Ficha Técnica, Especificações, Equipamentos, Fotos, Preço (https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=1874)

Devem ter confundido com a silverado MWM, pois no motor sprint 6 cilindros tem 18 válvulas.

fugger
13/08/2019, 09:11
Olá fugger, ainda está com os beadlocks a venda?

Conversamos por PVT pra não atrapalhar o tópico.