Ver Versão Completa : Troco o motor ou troco o cambio?
Paulo Rodrigues de Souza
26/03/2004, 01:28
Pessoal preciso de um help!
Meu jeep está com o motor 2.3 OHC ford e o câmbio 3 marchas original. Por conta disso tenho achado meu jeep muito frouxo, não tem torque nenhum em baixa tanto é que dependendo da subida na cidade mesmo tenho q esguelar a primeira, para depois por segunda senão ele não sustenta a 2º marcha. Conversando com alguns mecânicos por aqui, eles disseram o seguinte: o cambio 3 marchas foi feito p/ o motor 6cc e não para o 4cc por isso ele não tem torque. O jipe com o motor 2.3 OHC saiu com cambio 4 marchas a partir de 76. Para resolver esse problema, ou vc troca o motor por um 6cc ou vc troca o cambio por um 4 marchas.
Daí a minha dúvida, qual seria melhor e mai$$$$$ viável trocar: o motor ou o cambio?
EduardoLang
26/03/2004, 02:34
Grande Paulo,
Vc já olhou a relação de seu diferencial??
Analise antes..
sds
dptucunduva
26/03/2004, 08:16
Daí a minha dúvida, qual seria melhor e mai$$$$$ viável trocar: o motor ou o cambio?
Câmbio.
Marcos ET
26/03/2004, 09:14
Paulo, blz??
Olha só, no jeep de meu amigo (que estamos montando o AP), estava com OHC e cambio 3M e funcionava blz, mas, com o tempo foi perdendo o torque e depois seu rendimento em alta tbem nao tava lá estas coisas... infelizmente, nao era só trocar o cambio, no caso dele era preciso retificar o motor pois, como as camisas e o kbçote estavam "frouxos" a compressão do motor foi lá pra baixo, o consumo aumentou consideravelmente e nem de 2ª reduzida o bixo encarava um barranco... resultado: estamos trocando o motor...
Outro amigo teve um problema de pouco rendimento no jeep, mas foi uma vez só, pois o cambio tava sem óleo (ou com água, nao me lembro) e o calor dilatou as engranagens que "agarravam" e fizeram o jeep ficar muito amarrado, mas nao creio que seja isso....
uma dica? dá uma olhada na compressão do motor, veja se as velas nao estao com óleo, se o escapamento nao tá com muita borra de óleo e coisa e tal...
nao acredito que seja o cambio, a relação de 1ª e última marchas sao iguais no de três e quatro marchas (tem alguns que a 4ª é mais longa), mas mesmo assim, no CJ deste meu amigo que estamos trocanto o motor, ele andava bem antes do motor dar problemas....
além do mais, dá uma olhada no diferencial, como o Eduardo falou...
sds 4x4!
Fala Gente... :D
Bom, já que vc quer trocar, troque o cambio primeiro. :D
Coloque um clark, 3 ou 4 marchas. :D
Se não resolver seu problema, pelo menos vai ter um cambio que aguenta até um V8. :D :D
Mas antes dê uma checada na relação do seu diferencial e no tamanho dos pneus que vc usa. :D
[]'s
Eugênio
leopoldo
26/03/2004, 12:35
O 4 cilindros OHC só saiu com o câmbio de 4 marchas com a 1º mais curta em relação ao câmbio de 4 marchas do 6 cilindros da Rural.
Os jeeps mais antigos...Motor Hurricane/Continental é que tinham o câmbio de 3 marchas.
Meu voto é :
1º) Coloque o câmbio de 4 marchas do jeep 4 cil OHC, mas preste atenção nisso, do OHC e não da rural.
É infinitamente mais simples (desde que você ache o câmbio) e é plug and play no seu o motor.
2º) Dependendo do $$$ e de onde você ache o kit, coloque a pedaleira suspensa também, o que vai requerer a caixa seca, suporte do rolamento da embreagem e a alavanca.
SE mais tarde você não ficar contente com o resultado, aí sim, pode pensar em vôos mais altos, com mais tempo, planejamento e $$$.
Paulo Rodrigues de Souza
27/03/2004, 03:08
Pessoal primeiramente obrigado pela força
Bem vamos lá...as velas não estão com óleo e nem o escape com borra. O cambio é novo foi feito há uns 6 meses pois não estava engatando mais a terceira. Os pneus são os argentinos na roda cromada da F1000.
Qto a compressão do motor, vou levar no mecânico pra ver.
O que me deixou encucado é a relação do diferencial; pode ser esse o problema pois ele tem uma final muito boa + de 100km/h embalado no pé.
Qual a relação do diferencial do jeep?...qual a da rural?
Supondo que a relação do diferencial que está nele seja a da rural, o cambio 4 marchas resolve o problema de falta de torque em baixa?
Qual a solução?
um abraço