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Ver Versão Completa : Motor, Cambio e reduzida



scrat
09/02/2007, 07:27
Pessoal,

Estou pensando em começar a preparar meu jeep para trilha.
Algumas coisas já fiz, como suspensão, disco nas quatro e caixa de direção do maverick

Estou com o motor original do 1981, acho que é o Georgia OHC e o cambio é de ranger (emprestado...hehe).

Gostaria de saber qual seria a melhor opção (relação motor-cambio, reduzida) para colocar o Yogi na lama. Ou seja, estou procurando o melhor conjunto de tracionamento...

O que eu estaria pesando nessa decisão pela ordem de prioridades seria: performance na lama - manutenção facil e barata - consumo de combustivel - valor da empreitada.

Algumas pessoas ja disseram para eu permanecer com o motor e só trocar o cambio, mas...vou aguardar os conselhos!!

Abraços a todos e logo logo nos encontraremos nas trilhas! (espero)

lucciano amaral
09/02/2007, 09:15
Amigo ao meu ver (minha opiniao) o melhor cambio para vc seria o da f1000 4 marchas, e seu motor é muito bom, abraços

scrat
09/02/2007, 09:23
hummm....como eu estou começando a ver isso, essa sua sugestão me gerou umas duvidas...rs
Como funcionaria a reduzida e a tração?
Teria que adaptar algo?

Guilherme Kyrillos
11/02/2007, 01:27
Scrat, saudações.
Troquei o motor OHC do meu CJ5 (retífica total orçada em 2.500,00) por um GM151 a gazolina (adquirido por 1.000,00 completo) para trabalhar em conjunto com um câmbio Clark 5m e a t-case original do CJ.
Fiz essa opção após lêr aqui no forum diversos relatos de companheiros que defendem que esse é um conjunto confiável para fazer trilhas, que proporciona baixa manutenção e grande durabilidade.
Realmente, estou muito satisfeito, é outro carro. MAS, recomendo que estude bem seu caso para não fazer um investimento tão grande substituindo o motor OHC quando, talvez, você apenas precise de um câmbio.
Abç.

m.vinicius
11/02/2007, 04:42
scart, vc ta sem cx transf.? o seu motor redondinho eu acho até melhor que o GM 151, mais cavalaria (pequena mas é mais), quanto ao cambio da ranger não conhwço, mas deve ser um cambio mais moderno, 5 marchas. susp., freio disco 4 rodas e direção aliviada, vc tá querendo o que para ir para trilha? só se tiver sem tração! só colocaria uma gaiola de segurança. já sabe pilotar? se não dá um jeitinho de aprender e soca a bota parceiro!!

scrat
11/02/2007, 21:10
Pois é Guilherme, isso mesmo que eu queria ouvir, realmente não sei se vale a pena trocar o motor...Ele parece que esta bom, o meu problema maior é o cambio!

Aí como vou ter que colocar um cambio, resolvi postar a minha duvida aqui já para não fazer um investimento agora trocando o cambio e logo depois fazer outro tendo que trocar o cambio e o motor!

m.vinicius, na verdade estou sem cambio e nada de tração...rs
O cambio que eu estou é ótimo...para andar na cidade pelo menos, mas ele é emprestado...

Eu preciso entender o que eu precisaria para deixar o Jeep com tração.
Pelo que eu entendi, preciso ter um cambio que já seja para tração 4x4 não é isso?

Qual seria um melhor cambio para isso? E reduzida, como eu faria?

É isso que estou querendo para ir na trilha!!! rs

felipemendes
12/02/2007, 11:33
Eu preciso entender o que eu precisaria para deixar o Jeep com tração.
Pelo que eu entendi, preciso ter um cambio que já seja para tração 4x4 não é isso?

Qual seria um melhor cambio para isso? E reduzida, como eu faria?


Se entendi bem, vc precisa de uma caixa de câmbio e uma caixa de transferência (também conhecida como t-case, reduzida, etc). A T-case é o que transfere o torque pros dois eixos (fora alguma solução alternativa). Uma solução relativemente barata que o pessoal usa (estou montando meu CJ3A assim) é a caixa de marcha do chevette com a reduzida do willys. Pra juntar as duas caixas, existem kits que vendem na donatti4x4.com.br ou na deeptec4x4.com.br. Pra juntar este conjunto ao seu motor, existe outro kit que vende por aí também.

Espero ter ajudado!

lucciano amaral
12/02/2007, 11:59
Eu colocaria logo um cambio da f1000 com a reduzida do willys, é garantido e fica show de bola pela resitencia e durabilidade do cambio da f1000. Como bem disse o amigo FELIPEMENDES tambem pode-se optar pelo cambio do chevete 1.6 com a reduzida willys, questao de gosto e de bolso tambem. Inclua-se no gosto e palavra resitencia tambem.

scrat
12/02/2007, 12:00
humm...entendi Felipe...então o cambio não precisa já ser de algum automovel 4x4...

O cambio do chevette aguenta uma trilha com o motor Georgia??

Já vou dar umas pesquisadas sobre estes kits que vc comentou e tambem na t-case

scrat
12/02/2007, 12:08
opa Luciano,
O cambio da F1000 é resistente e de facil manutenção ($$$).
Você sabe se tem kits também já prontos para o encaixe no motor como o do cambio do chevette?

Já notei que não compensa mesmo mudar o motor, vou permanecer com ele entao e só ver mesmo o cambio e a t-case!

m.vinicius
13/02/2007, 10:35
caixa de chevete bem mais barata, c20 ou a20 ou f1000 mais resistente e mais pesada, mais cara também! t-case ou taração a do cj é boa, mas de toyota mais resistênte (ideal para motores maior que o seu)

scrat
13/02/2007, 12:08
Legal m.vinicius,

Então vou fazer a alteração somente do cambio, ficará com o mesmo motor e a mesma t-case que é a do willys(se é assim que posso chamar a reduzida, eu pensei que eram coisas diferentes...).

Este será o conjunto (OHC+Cambio Chevette+t-case do wiilys) para começar a brincar nas trilhas então..

Agradeço a ajuda de todos! Me ajudaram bastante ...

Eugenio Risovas Pirata
13/02/2007, 12:35
Ai galera....

Mandei dar um tapa no câmbio do meu Jeep (tava pegando a 3 e 4 marchas), o motor é o original do 77 e parce estar bonzinho (ford OHC), o câmbio nem sei qual é...

Queria saber se fiz bobagem, por isso me custou 1550 contos !!!!$$$$!!!!!

Teria valido a pena comprar novo câmbio? tipo esses todos que citaram ai pra cima...(chevete, s10, A10, f1000....)???

Já sacaram que não manjo nada né???

:oops: [ ] durango:oops:

scrat
13/02/2007, 14:13
Nossa cara.....1550???

Realmente está caro....quando peguei esse meu da ranger emprestado é porque o meu original do willys estava todo quebrado e o cara me cobrou mó grana tambem, pelo fato de as engrenagens serem muito caras.

Por isso que abri este topico para saber o que eu poderia fazer.

Um cambio de chevette, o pessoal esta vendendo por ai ate por 250,00....
Seria interessante vc pesquisar...acho que valor menor que este vc consegue cambios muito bons!

Eugenio Risovas Pirata
13/02/2007, 14:28
É...:parede:
Então mifu....:parede: pq já autorizei a parada lá ...:parede:


Putz....
Vivendo e aprendendo....:parede:

scrat
13/02/2007, 14:36
Pouts....

Bom....o negocio agora é esperar um serviço muito bem feito e rezar para ser um cambio bom tambem!!

Estou achando provavel que o cambio seja o original....As engrenagens dele são muito caras...

Sorte !

Eugenio Risovas Pirata
13/02/2007, 14:49
Tomara amigo....Tomara mesmo !!!
E que dure uns bons anos !!!!

[ ] preocupados...mas não arrependidos !!!:concordo:

Guilherme Kyrillos
13/02/2007, 14:55
Legal m.vinicius,

Então vou fazer a alteração somente do cambio, ficará com o mesmo motor e a mesma t-case que é a do willys(se é assim que posso chamar a reduzida, eu pensei que eram coisas diferentes...).

Este será o conjunto (OHC+Cambio Chevette+t-case do wiilys) para começar a brincar nas trilhas então..

Agradeço a ajuda de todos! Me ajudaram bastante ...
Scrat, saudações.
Só não sei como você vai fazer pra arranjar uma urna para unir o OHC ao câmbio do Chevette.
Quanto a trocar o motor, defendo que só vale a pena fazê-lo se o OHC realmente precisar de retífica, pois trocar talvez seja mais barato que retificar.
Cada caso é um caso. NO MEU CASO, diante da necessidade de retíficar o OHC, optei por trocar o motor, e aí precisaria trocar também a urna em razão do câmbio original Ford, daí, JÁ QUE precisaria trocar a urna, troquei também o câmbio (já que o original vivia quebrando), e então já viu né?
Bom, gastos à parte, tenho um bom trem de força no CJ, que recebeu o apelido de FRANK (de Frankenstain).
Abraços.

scrat
13/02/2007, 15:04
Pois é cara.....eu tinha procurado algumas flanges e tinha certeza que ja tinha visto uma flange do OHC para cambio chevette....rs

Mas não era, me enganei...
Vou continuar buscando para ver se alguem tem esta flange, se não achar, vou procurar alguma solução que ja tenha uma flange, pois não tenho condiçoes de dedicar muito tempo correndo atras de medidas, torneiros e mecanicos! rs

Valeu pela informação....realmente nao tinha me dado conta!! rs

pmarcell
13/02/2007, 22:58
Scrat, se tivesse que aconselhar alguém para instalar uma mecânica num CJ, aconsekharia um motor 2.2 do Vectra ou S10 com a caixa (5m) da S10. O jipe vira o capeta, tanto na lama quanto na areia, sem contar com a economia e perfeição de funcionamento de um motor injetado. Ah, são motores leves, com componentes de alumínio. No meu CJ5 79 instalei um motor 2.0 FLEXPOWER.
Uma caixa da S10 revisada, com capa seca e flange para a transmissão willys custa 2 mil. Um motor completo uns 3 mil. E pronto, um jipe com mecânica moderna, super forte. Para vc ter uma idéia, nesse fim de semana exagerei na arrancada, e o carrdã traseiro torceu e quebrou. Eu uso pneus dynatork 31".
Tudo vai depender do que vc quer gastar.
Um abraço.

m.vinicius
14/02/2007, 04:50
Scrat, saudações.
Só não sei como você vai fazer pra arranjar uma urna para unir o OHC ao câmbio do Chevette.
Quanto a trocar o motor, defendo que só vale a pena fazê-lo se o OHC realmente precisar de retífica, pois trocar talvez seja mais barato que retificar.
Cada caso é um caso. NO MEU CASO, diante da necessidade de retíficar o OHC, optei por trocar o motor, e aí precisaria trocar também a urna em razão do câmbio original Ford, daí, JÁ QUE precisaria trocar a urna, troquei também o câmbio (já que o original vivia quebrando), e então já viu né?
Bom, gastos à parte, tenho um bom trem de força no CJ, que recebeu o apelido de FRANK (de Frankenstain).
Abraços.

pergunta: ohc não liga ao cambio do chevete por flanges? eu vi na donatti um kit destes pronto!

pmarcell o limite é o céu meu camarada! até que ponto as modificações vão? eu tenho um jeep que é saco sem fundo e outro básico. depois de 10 anos um toma toda a verba dos jeep. para fazer trabalhão destes vai muuita latinha.

scrat
14/02/2007, 07:02
Pmarcell, valeu pela dica!
Como o motor OHC ainda parece que vai aguentar um tranco, então optei por ficar com ele mesmo, assim não gasto tanto na troca do motor!

Futuramente, ou seja, quando o motor der problema (ja vi que a retifica deste motor não compensa), aí sua sugestão será de grande valia!!!

Guilherme, ontem andei sondando com o meu mecanico e parece que pode acontecer uma flange sim para motor OHC e cambio do Chevette, ele disse que seria viavel, mas tem que fazer algumas medições, mas nada que fosse tão dificil!

m.vinicius, procurei no donatti, deeptec, entre outros sites de revenda de peças e não encontrei esse kit, então...vai ter que ser mãos a obra e muitas latinhas mesmo!!!

COMANDOS 36
15/02/2007, 05:54
camarada a deep tec esta lancando esta flange aguarda u pouco e pega um produto testadoe de qualidade.

scrat
15/02/2007, 07:00
Isso é uma noticia muito boa!

Valeu Comandos 36....vou mandar um e-mail para eles...

felipemendes
15/02/2007, 12:48
Amigos,
Já postei esta pergunta em outro tópico, mas como não tive resposta, vou repetir: Alguém instalou a flange da Donatti com a caixa do chevette? Tem fotos? O preço está melhor que o da deeptec, mas não sei se há problema com desalinhamento entre a caixa de marcha e t-case.

[]s,
Felipe

scrat
15/02/2007, 13:01
Booooa pergunta....é certo que precisarei deste kit.....rs
Acredito que vindo da Donatti deva ser de boa qualidade....

alexrib2005
16/02/2007, 14:54
Scrat, se tivesse que aconselhar alguém para instalar uma mecânica num CJ, aconsekharia um motor 2.2 do Vectra ou S10 com a caixa (5m) da S10. O jipe vira o capeta, tanto na lama quanto na areia, sem contar com a economia e perfeição de funcionamento de um motor injetado. Ah, são motores leves, com componentes de alumínio. No meu CJ5 79 instalei um motor 2.0 FLEXPOWER.
Uma caixa da S10 revisada, com capa seca e flange para a transmissão willys custa 2 mil. Um motor completo uns 3 mil. E pronto, um jipe com mecânica moderna, super forte. Para vc ter uma idéia, nesse fim de semana exagerei na arrancada, e o carrdã traseiro torceu e quebrou. Eu uso pneus dynatork 31".
Tudo vai depender do que vc quer gastar.
Um abraço.

Grande pmarcell, também sou do Sul, e estou em Bento Gonçalves, onde vc fez essas alterações, em que oficina, manda o endereço, e onde consegui o motor e a caixa, e onde consegui as flanges. Um abraço amigo e espero a resposta, pois fiquei animado com as tuas modificações para fazer no meu Máximo...

scrat
16/02/2007, 15:02
Pessoal,

só para registrar, liguei para a DeepTec e realmente eles estão fazendo a flange para OHC-cambio chevette, provavelmente estão comercializando em 20 dias aproximadamente.

Obrigado a todos pelas informações, agora acho que conseguirei deixar o Yogi bom para pegar uns barros...rs