Ver Versão Completa : Carroceria de fibra x Segurança
Ronaldo Petri
09/02/2007, 00:33
Galera, depois de ler todos os tópicos relacionados a carroceria de fibra e conhecer todos os prós e contras, e ainda levando em consideração que minha carroceria necessita de uma uma reforma geral, o mais vantajoso pra mim seria substituir a lata pela fibra e é assim que eu farei. Mas fiquei com uma dúvida com relação a segurança. Será que no caso de eu descer morro abaixo capotando, o santo antônio e a gaiola não vararia a fibra? Pode ser que eu esteja sendo trágico demais, mas conheço quem já desceu morro abaixo rolando igual uma peça cilíndrica e ele foi salvo por um santo antonio meia boca e um cinto 3 pontas. O que será que teria acontecido se a carroceria fosse de fibra? E quanto à viatura na estrada, por acaso perde estabilidade pelo fato de ser bem mais leve?
m.vinicius
09/02/2007, 04:42
ronaldo
1.-a fibra para carroceria é bem grossa e se quebraria em pedaços grandes
2.- toda gaiola deve ser presa no chassis inclusive o sto. tunico leia-se santo antonio, dessa forma não vai ferir ninguém, a não ser que esteja sem cinto.
3.- eu já rolei e se não fosse cinto de 4 pontas e gaiola eu teria ido pro saco!4.- partiria primeiro no santo antonio e JÁ ERA!
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
11/02/2007, 12:45
Galera, depois de ler todos os tópicos relacionados a carroceria de fibra e conhecer todos os prós e contras, e ainda levando em consideração que minha carroceria necessita de uma uma reforma geral, o mais vantajoso pra mim seria substituir a lata pela fibra e é assim que eu farei. Mas fiquei com uma dúvida com relação a segurança. Será que no caso de eu descer morro abaixo capotando, o santo antônio e a gaiola não vararia a fibra? Pode ser que eu esteja sendo trágico demais, mas conheço quem já desceu morro abaixo rolando igual uma peça cilíndrica e ele foi salvo por um santo antonio meia boca e um cinto 3 pontas. O que será que teria acontecido se a carroceria fosse de fibra? E quanto à viatura na estrada, por acaso perde estabilidade pelo fato de ser bem mais leve?
Ronaldo...
http://www.fiber4x4.com.br/garantia.htm
Alexandrino
Também tinha receio das carrocerias de fibra mas depois de alguns "testes" vi que são bem mais resistentes do que pensava.
Detalhe: Não enferruja!!
Abs.
Fibra pode não enferujar, mas pode ser hidroscopica, o que pode ser até pior.
E nem sempre é mais leve, depende da espessura da chapa de aço e de fibra comparadas.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
13/02/2007, 01:39
Fibra pode não enferujar, mas pode ser hidroscopica, o que pode ser até pior.
E nem sempre é mais leve, depende da espessura da chapa de aço e de fibra comparadas.
Desculpe Wallace, mas acho que não entendi bem o que você quis dizer... hidroscopia é a ciência (arte) de reconhecer a existência de águas subterrâneas...
Talvez você queira dizer higroscópica = que absorve água.
Mas aí não entendo a relação entre uma coisa e outra. Se a fibra absorve água, fica saturada e pára de absorver... em que e em quanto isso mudaria?
Ainda, a densidade (alguns preferem usar aqui o Pe) da fibra é inferior à (ao) do aço, mas é claro que as 'chapas' das duas têm espessuras diferentes.
Parece-me que, no geral, uma carroceria de fibra acabaria ficando um tanto mais leve que a regular de aço.
O que o Ronaldo Petri postou aqui foi uma dúvida quanto à segurança (em caso de capotamento e estabilidade). Ele já decidiu que vai colocar a de fibra. Citei um incidente com uma de fibra, cujas fotos e relato estão no site da fiber4x4. Salvo erro, tal jeep nem tinha gaiola, mas era uma carroceria monobloco o que muda totalmente de figura. Acredito que, para uma carroceria baixa (sem capota) a gaiola se faça imprescindível. Como isso é feito e onde esta vai ficar 'amarrada' sem comprometer a segurança é outra história.
Por outro lado, não se tratou de um roll-over contínuo, mas de um capotamento simples.
Quanto à outra dúvida do Ronaldo posso afirmar que, se de fato a de fibra é mais leve, a estabilidade melhora uma vez que estamos tratando de uma 'parte alta' do jeep e com isso baixamos o centro de gravidade.
Mas a fibra não é eterna... já vi em ferro-velho algumas carrocerias de Jeep e de Gurgel, apesar de as de Jeep serem bem mais antigas, parecem em melhores condições que as de fibra que sofrem muito com a ação do sol... ferrugem estas não têm, mas estão 'descascando' ou parecem fissuradas.
Ficam aqui as minhas dúvidas, que coloco à apreciação de quem entender disso.
Abraço
Alexandrino
É isso ai.
Quando a fibra absorve agua a sua resistencia fica comprometida.
Mas se bem selada não deveria ter tal problema.
Tem também o problema do UV que voce citou, mas ai é problema de pintura (ou de falta de).
A fibra para mim tem uma vantagem de permitir uma deformação antes de quebrar que deve ajudar na segurança ao absorver energia, mas quando quebrar ai deve perder para a lara que vai continuar se deformando.
Um problema de segurança que leva a fibra não se aceita em veiculo militares que se seus pedaços não aparecem em raio X.
Em tempo, não tenho nada contra o uso de fibra, só estou colocando informações que podem ser interesante para quem esta pesquisando.
m.vinicius
13/02/2007, 10:25
tenho um amigo que trabalha com fibra, vou confirmar mas depois de alguns anos de uso se repassa a resina e a carroceria puxa muita. mas se tiver uma boa pintura que não absorva raios UV teria vida mais longa?
felipemendes
13/02/2007, 22:01
2.- toda gaiola deve ser presa no chassis inclusive o sto. tunico leia-se santo antonio, dessa forma não vai ferir ninguém, a não ser que esteja sem cinto.
Pergunta meio besta:pensativo:: O Sto Antônio não prende na caixa de roda:?: Tem algum reforço por baixo ligando ao chassi?
Abraço!
Ronaldo Petri
14/02/2007, 00:38
Valeu pela ajuda galera!
Concluindo, como não pretendo instalar uma capota de fibra que é bastante resistete como vi na foto, acho que se quiser uma boa segurança a melhor coisa é instalar a gaiola e/ou santo-antônio no chassis, alguém aqui tem isso? nunca tive a oportunidade de ver um santo-antônio fixo no chassis. Esse lance da fibra ser higroscópica e da absorção de raios UV faz sentido, mas isso não é em curto prazo né? Pois um exemplo que pode ser citado são as pranchas de surf que também são laminadas com fibra e resina e que duram em média 6 meses para um cara (atleta) que coloca ela na água salgada todos os dias, depois disso ela já fica fraca.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
14/02/2007, 02:20
Valeu pela ajuda galera!
Concluindo, como não pretendo instalar uma capota de fibra que é bastante resistente como vi na foto, acho que se quiser uma boa segurança a melhor coisa é instalar a gaiola e/ou santo-antônio no chassis, alguém aqui tem isso? nunca tive a oportunidade de ver um santo-antônio fixo no chassis. Esse lance da fibra ser higroscópica e da absorção de raios UV faz sentido, mas isso não é em curto prazo né? Pois um exemplo que pode ser citado são as pranchas de surf que também são laminadas com fibra e resina e que duram em média 6 meses para um cara (atleta) que coloca ela na água salgada todos os dias, depois disso ela já fica fraca.
Realmente não é a curto prazo que vc vai notar isso. E ainda tenho dúvidas em relação a essa absorção de água. Tenho duas canoas de fibra. A mais velha está com mais de 20 anos e continua perfeita. Nunca a pintei. O peso dela era de 45 Kg (4,95 m) e agora está com... 45 Kg. Não faz água. Portanto não acredito nessa 'qualidade' higroscópica da fibra, pelo menos não aponto de comprometer a estrutura.
Quanto à gaiola... penso eu que a mesma deva estar solidária com o chassis para oferecer proteção. Em caso de capotamento, a fibra de deforma e depois quebra. A partir daí vai se desagregando. Se a gaiola/santantonio estiver presa à fibra (mesmo com reforços) vai criar pontos resistentes, quebrar a fibra e soltar-se do conjunto. Então, babau proteção.
É só a minha opinião.
Estou seriamente considerando a hipótese de trocar a minha lataria do CJ5 por uma de fibra. A lata está quase perfeita e sem muita ferrugem ou massa, mas como quero alongar o chassis para CJ6, preciso espichar a lata. Como o Leopoldo me recomendou, até penso em compar uma da Agromotor. Só vejo vantagens nisso, ainda mais que vivo no litoral. Já tive dois Gurgel e o único inconveniente era o barulho.
Abraço
Alexandrino
m.vinicius
14/02/2007, 04:37
Pergunta meio besta:pensativo:: O Sto Antônio não prende na caixa de roda:?: Tem algum reforço por baixo ligando ao chassi?
Abraço!
felipe eu acredito que 90% dos santo antonios não são presos ao chassis e sim com um reforço por baixo.
antonio luiz vou alongar meu jeep, mas sua carroceria é de lata e muito perfeita, então não vou troca-la por uma de fibra, mas esticar a dita um pouco.vc também disse do incoveniente do barulho nos gurgel seria barulhos da fibra?
Fixar o santo antonio no chasis pode não ser uma boa ideia.
Num formula a celula de sobrevivencia pode se separar do resto do veiculo em acidente.
Com o santo antonio fixo ao chasis ele deve ser forte para suportar toda a força que o chasis vai gerar no santo antonio em caso de capotagens.
O mais importante e fixar os cintos e bancos na mesma estrutura do Santo Antonio.
A agua que a fibra absorve pode se do ar mesmo.
Claro que se ficar agua em algum canto é pior, como uma ferrugem normal.
Sergio Antunes
14/02/2007, 17:44
Oi, Pessoal.
Não vou aqui entrar no mérito se a fibra é melhor ou pior por absorver água etc.
Eu tenho dois veículos de fibra... Um deles eu tenho a 19 anos e o outro a 12 anos.
O que eu tenho a 12 anos ainda está com a pintura original e em perfeito estado... Nada de bolhas etc.
Garanto que estão em melhores condições que muitos com menos de 5 anos de idade.
A resistência da fibra também é impressionante.
E bom lembrar que alem de carros, alguns caminhões, barcos, hélices etc; também são feitas de fibra.
Levando apenas em consideração os veículos que eu tenho, digo que gostaria que todos fossem de fibra de vidro.
Infelizmente o meu Jeep é de lata.
Abraços.
Sergio Antunes.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
15/02/2007, 00:26
felipe eu acredito que 90% dos santo antonios não são presos ao chassis e sim com um reforço por baixo.
antonio luiz vou alongar meu jeep, mas sua carroceria é de lata e muito perfeita, então não vou troca-la por uma de fibra, mas esticar a dita um pouco.vc também disse do incoveniente do barulho nos gurgel seria barulhos da fibra?
Parecia que o barulho do motor era ampliado pela fibra (tanto no X12 - lona - quando no 15 - pickup), mas quem tem carroceria de fibra no jeep pode opinar sobre isso. Claro que pode ser amenizado com amortecedores de som...
Eu também estou ainda pensando em 'esticar' a minha lata que está boa demais para ser jogada no lixo. Mas no momento estou estudando outras modificações no chassis, suspensão, etc. A carroceria, vai ficar para uma segunda fase do projeto.
Alexandrino
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
15/02/2007, 00:42
Num formula a celula de sobrevivencia pode se separar do resto do veiculo em acidente.
Com o santo antonio fixo ao chasis ele deve ser forte para suportar toda a força que o chasis vai gerar no santo antonio em caso de capotagens.
O mais importante e fixar os cintos e bancos na mesma estrutura do Santo Antonio.
A agua que a fibra absorve pode se do ar mesmo.
Claro que se ficar agua em algum canto é pior, como uma ferrugem normal.
Eu só não gosto da idéia de ficar pendurado num santantonio (taí porque odéio esse nome...) enquanto rolo serra abaixo com uma carroceria se despedaçando em placas cortantes. Se a gaiola for realmente como uma célula de fórmula, tudo bem. Presa (apoiada) simplesmente na fibra é que não dá... eu acho que não. Também se for presa ao chassis tem de ser considerada a mobilidade deste em relação à carroceria e a folga necessária. Se ficarem solidários, a fibra vai quebrar na primeira volta ao quarteirão.
Vejo muitas gaiolas que nem deveriam existir... sem qualquer projeto de funcionalidade ou conhecimento estrutural... e os caras pensam que estão protegidos!... Isto é sério demais... a segurança tem de vir sempre à frente...
Mas Wallace, fibra vs água, não deve interferir na escolha, penso que isso é irrelevante, tá legal?
Alexandrino
m.vinicius
15/02/2007, 04:36
O mais importante e fixar os cintos e bancos na mesma estrutura do Santo Antonio..
wallace, posso estar errado, só ouvi falar das normas da CBA, nunca li, mas lá a norma que a gaiola esteja presa ao chassis, quando digo gaiola é gaiola de segurança não acessorios tubulares que vendem por ai tipo bepo ou keko, que até o som gerado quando se bate nelas é espantosamente fraco!
Pessoal eu em nenhum momento falei que tenho nada contra a fibra.
O que estou alertando é que tem que ter alguns cuidados ou pode ter problemas, até com o UV como foi falado.
Vinicius, pelo que me lembro das normas da CBA ou FIA elas são feitas para veiculos formula, monobloco ou gaiola.
Não lembro de nenhuma norma de Santo Antonio para veiculos com chasis e carroceria.
Nos monoblocos ela é sim aparafusada no monobloco.
Mas não acho a melhor opção para veiculos com chassis.
Claro que ela pode e fixada também no chassis, mas pode não ser uma boa ideia fazer este ancoramento de forma parruda para resistir ao maiores impactos sem se soltar do chasis.
Talvez ver como é o regulamento da Formula Truck seja uma boa.
Pedro Bachir
15/02/2007, 11:58
ospra!
nos jipes mais preparados do trial a gaiola eh presa ond?
[]'s
Ronaldo Petri
16/02/2007, 00:26
ospra!
nos jipes mais preparados do trial a gaiola eh presa ond?
[]'s
Boa pergunta!
m.vinicius
16/02/2007, 04:14
wallace, posso estar errado, só ouvi falar das normas da CBA, nunca li, mas lá a norma que a gaiola esteja presa ao chassis, quando digo gaiola é gaiola de segurança não acessorios tubulares que vendem por ai tipo bepo ou keko, que até o som gerado quando se bate nelas é espantosamente fraco!
wallace eu disse gaiola, não sto.antonio e não sei se eu estaria muito seguro andando em um jeep, onde a gaiola estaria presa por uma chapa de ferro ou aço entre a fibra.
Oi, Pessoal.
Não vou aqui entrar no mérito se a fibra é melhor ou pior por absorver água etc.
Eu tenho dois veículos de fibra... Um deles eu tenho a 19 anos e o outro a 12 anos.
O que eu tenho a 12 anos ainda está com a pintura original e em perfeito estado... Nada de bolhas etc.
Garanto que estão em melhores condições que muitos com menos de 5 anos de idade.
A resistência da fibra também é impressionante.
E bom lembrar que alem de carros, alguns caminhões, barcos, hélices etc; também são feitas de fibra.
Levando apenas em consideração os veículos que eu tenho, digo que gostaria que todos fossem de fibra de vidro.
Infelizmente o meu Jeep é de lata.
Abraços.
Sergio Antunes.
Sergio, exemplos de veículos de fibra muito bem lembrados :palmas:.
Só alguns relatos de quem tem um Jipe com carroceria de fibra:
- Faz barulho pra caramba (na verdade o que mais faz barulho no meu é o suporte de galão)
- Já dei umas batidinhas de leve em pedras e barrancos fazendo trilha e no máximo deu uma riscada na pintura.
- O único lugar que a pintura ficou comprometida pela ação do tempo foi o capô (um antigo dono do meu jipe que comprou a carroceria morava no litoral de Santos), nunca foi pintado (cerca de 8 anos) e a pintura do capô está apenas com aparência de desgaste (meio opaca).
- O amigo que me convenceu a comprar o jipe com a carroceria de fibra tinha uma máquina Spray-up e fazia qualquer tipo de peça não estrutural em fibra, segundo ele a reparação é muito fácil para quem conhece o material (não é meu caso).
- Não tem nenhum pondo de desgaste anormal mesmo após 8 anos de uso
- Deve-se ter cuidado com parafusos para não espanar e fazer um buraco cada vez maior.
- A carroceria é da Agromotor, se eu fosse reformar um jipe hoje, com certeza compraria lá. Se bobear o valor das peças pintadas sai um pouco mais caro do que só pintar a lata (isto é um ponto para se pensar)
Espero ter ajudado. Se alguém quiser conhecer o meu jipe pessoalmente para ver esta questão da fibra estou à disposição.
Abs.
joão k. chikui
03/05/2007, 21:20
Ronaldo
Quanto a caixote com capota não sei ao certo , mas, carroceria integral em fibra como a da Adrenalama ou a do Edgar, posso dizer que as danadas resistem a capotamentos. Eu mesmo já presenciei alguns.
Segue algumas fotos de um tombo de cima de uma ponte que ruiu na trilha do 90.
A carroceria permaneceu intacta.
Ronaldo
Quanto a caixote com capota não sei ao certo , mas, carroceria integral em fibra como a da Adrenalama ou a do Edgar, posso dizer que as danadas resistem a capotamentos. Eu mesmo já presenciei alguns.
Segue algumas fotos de um tombo de cima de uma ponte que ruiu na trilha do 90.
A carroceria permaneceu intacta.
All,
Somente para complementar, as carrocerias da Adrenalama são feitas pela Fiber 4x4.
www.fiber4x4.com.br
Abraços,
Dirceu
PIRATADOM
03/05/2007, 22:42
A causa do hidrófilo geralmente acontece com o uso indevido do catalisador ,que misturado em pouca ou grande quantidade enfraquece a fibra prematuramente causando a absorção de h20 em abundância ,no caso das pranchas o contato com a agua é maior e sua durabilidade é menor,mas com certeza as carrocerias com um tempo mais duradouro(não são anfibias) sofrerão a mesma consequência, devido a mudança brusca de temperatura ou remendos,tornamdo-se menos resistentes e propicia a absoção do h20 devido as rachaduras e seu enfraquecimento ,com o decorrer do tempo:concordo:
Bem, acho que posso dar minha opiniao nesse quesito.
Minha carroceria é em fibra e a historia dela é a seguinte:
Comprei a carroceria completa em fibra e deixei ela guardada em minha casa pois nao podia fazer a pintura e a montagem naquele momento.
A fibra ficou parada por 1 ano inteiro pegando sol e chuva (ela estava sem pintura). Isso nao fez absolutamente NADA na fibra.
Evidentemente ela precisou de uma preparacao antes da pintura, foi preciso fazer algumas pequenas correcoes na fibra, possivelmente devido a forma estar com algumas pequenas imperfeicoes. Em toda a carroceria nao gastei meia lata de massa plastica para fazer as devidas correcoes.
Usei fundo PU importado (mais caro que aquele primer cinza, mas infinitamente melhor) e fiz a pintura.
Isso ja faz perto de 4 anos e a qualidade da fibra continua exatamente a mesma. Estou satisfeitissimo com a fibra, nenhuma ferrugem, nenhuma oxidacao, NADA!
Barulhos? Se eu disser que o Jeep é mais silencioso para andar do que o Gol 2006 do meu pai voces nao adreditam!
Que passa mais ruidos do motor pra dentro do habitaculo que a lata, isso é indiscutivel, porem como meu BF ainda é bem silencioso, isso nao me causa incomodos.
Tenho santantonio instalado nele, porem isso é uma coisa que me incomoda e muito, é obvio que em caso de uma capotagem o santantonio vai entrar pra dentro das caixas de roda e o perigo é grande. Fiz umas placas de metal sobre e sob os suportes do santantonio mas ainda quero melhorar isso.
Talvez fixar no chassis de alguma forma, sei la mas preciso trabalhar isso.
Sei que uma trilhas pesada nao da pra encarar, porque acho que uma grande torção pode danificar a carroceria nos pontos de fixacao.
Amigos meus tem a mesma fibra, fazem trilhas e dizem para encarar trilhas sem medo.
A manutencao da fibra é tranquila, e na percebi problema algum relacionado a agua.
Foi um consideravel dinheiro gasto, mas estou plenamente satisfeito
Eduardo Valaretto
04/05/2007, 13:21
Tenho duas campers, uma pouco utilizada e muito nova, a outra está comigo há mais de 10 anos. Neste período morei na Bahia (e ainda moro), próximo ao litoral e por cinco anos não tive garagem coberta quando morei em Ilhéus.
Só tenho elogios a tecer e se não fosse a paixão pelos engesa nunca mais teria carro de lata.
Também não considero a água um problema, temos uma piscina de fibra há 25 anos que está em muito bom estado.
É claro que nada é eterno, mas tenho certeza que se no lugar da camper fosse um carro de lata com meu uso nesses últimos 10 anos, ele já estaria no lixo há muito tempo.
Abraços,
Eduardo.
Luiz Marcos
20/06/2007, 23:13
Tô pensando seriamente em comprar uma carroceria de fibra, encontrei uma completa no site abaixo, sai por r$ 3.200,00, alguém conhece a qualidade? A marca é oxford:pensativo:
http://www.mercado-d.com.br/oxfordbr/conteudo/ (http://www.mercado-d.com.br/oxfordbr/conteudo/)
Tô pensando seriamente em comprar uma carroceria de fibra, encontrei uma completa no site abaixo, sai por r$ 3.200,00, alguém conhece a qualidade? A marca é oxford:pensativo:
http://www.mercado-d.com.br/oxfordbr/conteudo/ (http://www.mercado-d.com.br/oxfordbr/conteudo/)
Luiz,
Pelas fotos, estas carrocerias comercializadas pela Oxford são de fabricação da Fiber 4x4.
Entra em contato direto com eles - www.fiber4x4.com.br
Abraços,
Dirceu
To no segundo jipe e ainda não me decidi sobre esse aspecto. rs
vavarusso
13/06/2011, 10:13
Quais as fabricantes de carrocerias em fibra e qual a melhor. O site da fiber4x4 nao funciona, alguem sabe outro..? Quanto custa uma carroceria em fibra de boa qualidade?
4X4GARAGE
13/06/2011, 18:56
fiber sem duvida e funciona sim!!!!
[]s
vavarusso
13/06/2011, 19:58
[]s
Valeu Garage, o site da fiber funcionou.
Gostaria de saber se alguém aqui conhece as carrocerias da americam fibras?
vavarusso
14/06/2011, 09:02
[]s
Bom dia pessoal!
Qual a melhor medida do túnel de fogo entre 5cm a 20cm? Pra motor de opala 4cil qual a medida do túnel de fogo ideal?
vavarusso
14/06/2011, 09:07
Valeu Garage, o site da fiber funcionou.
Gostaria de saber se alguém aqui conhece as carrocerias da americam fibras?
A carroceria da fiber completa custa 4.500,00 latas, será que encontra de qualidade mais barato???
Quem souber dá a dica... Quanto se gasta em média com a reforma de uma carroceria de lata ???
vavarusso
14/06/2011, 09:37
Caros amigos tô pensando em colocar carroceria de fibra, entao pergunto como fixar de maneira segura stº antonio e bancos nesta carroceria?
Gaiola, nao tem outro jeito.
É minha proxima montagem hehe
4X4GARAGE
14/06/2011, 12:52
Caros amigos tô pensando em colocar carroceria de fibra, entao pergunto como fixar de maneira segura stº antonio e bancos nesta carroceria?
voce deve fazer os suporte dos bancos na gaiola,passando um suporte de fora a fora da carroceria,mas nao fiber sempre montei direto no chao dela e nao conheço nenhum caso dela romper na fixação!!!cada pé com 4 parafusos de 8 a 10 mm com dureza de 8.8 nao sai!
[]s
vavarusso
14/06/2011, 16:55
voce deve fazer os suporte dos bancos na gaiola,passando um suporte de fora a fora da carroceria,mas nao fiber sempre montei direto no chao dela e nao conheço nenhum caso dela romper na fixação!!!cada pé com 4 parafusos de 8 a 10 mm com dureza de 8.8 nao sai!
[]s
"voce deve fazer os suporte dos bancos na gaiola" Que gaiola vc fala? O meu nao vai ter gaiola!
Penso em colocar uma chapa por baixo onde é fixado os trilhos do banco. E outra lado externo inferior das caixas de rodas para o sto antonio. Será que fica seguro, pois acha que fixado apenas na fibra nao ficaria.
4X4GARAGE
14/06/2011, 17:01
primeiro voce vai ter que resolver a carroceria que vai por,pois a da fiber é muito diferente da original em todos os aspectos,portanto a fixação do sto antonio ser aoutra tb!
vavarusso
14/06/2011, 17:08
primeiro voce vai ter que resolver a carroceria que vai por,pois a da fiber é muito diferente da original em todos os aspectos,portanto a fixação do sto antonio ser aoutra tb!
Ah como tenho vontade de conhecer Natal! Sim! Garage qual a carroceria que mais se parece com a original. Vc conhece a qualidade da fiber?
4X4GARAGE
14/06/2011, 17:18
a minha é fiber,vou falar pra voce uma verdade,sem concorrente!!!
de primeirissima qualidade!!!
e as que mais se parecem com as originais são todas!!!mas nenhuma com medidas exatas e pra conhecer natal é só vir!!!casa ja tem!!!
[]s
vavarusso
14/06/2011, 17:31
Muito obr pela gentileza. Aqui tb temos muitas belezas naturais e estamos aqui.
Marcio Rossetto
15/06/2011, 11:49
297616 Pessoal , acho que fazer uma gaiola é uma questão de bom senso para quem anda de jipe na trilha e sobe morros , até porque há de 2 anos atrás capotei 4 vezes de um morro ou seja rolei, agora tombei de novo, só que na maciota. Novamente minha gaiola deu conta do recado e trata-se da mesma . Se for usar carroceria de fibra, obviamente os ferros tem que estar fixados no chassis, pois pior será eles cairem na cabeça da gente . Eu por exempo faria da seguinte forma : recortaria a parte de fibra, embaixo dos 6 pontos de fixação da gaiola e colocaria as bases direto no chassis . Segurança nao vê estética .
sapo_bonatto
29/06/2011, 10:18
alguem ai tem fotos dessa fixação da gaiola no chasis, nunca vi nada desse tipo ''ao vivo''
johnnyjeepeirosp
02/07/2011, 05:40
ronaldo
1.-a fibra para carroceria é bem grossa e se quebraria em pedaços grandes
3.- eu já rolei e se não fosse cinto de 4 pontas e gaiola eu teria ido pro saco!4.- partiria primeiro no santo antonio e JÁ ERA!
boas referencias...
na hora de fixar a gaiola ao paralama de tras , reveti o mesmo inteiramamente c chapa grossa ( distribui o peso e a fixaçao ) e la no fim , proximo a tampa traseira , acrescentei uma chapa na vertical , parafusada ao chassis ...
uso a carroça da fiber 4x4... mas ''seguro morreu de velho''...
abc a tds
joao sp sp
sapo_bonatto
04/07/2011, 10:12
fotos
alguem ai tem fotos dessa fixação da gaiola no chasis, nunca vi nada desse tipo ''ao vivo''
Tb gostaria de ver algumas fotos!
abraço.
Nada? Ninguém?
eu projetei a gaiola errado!!!! por isso aconteceu isso...
agora estrou projetando novamente do jeito correto com uma mao franceza direto no chassis!!1
e posso garantir que a fiber 4x4 é a melhor carroceria!!! no restante naum quebrou nada e nem trincou!!!!
37704537704637704737704837704537704637704737704837 7045377046377047377048
Refiz a gaiola novamente tudo com tubo de 3mm e com um suporte do tudo em diagonal mais reforçado e preso diretamente no chassis.
na carroceria da fiber se vc fizer o tubo que desce na diagonal com um comprimento maior, vc não irá conseguir tirar a gaiola.
Sobre a segurança, a carroceria da fiber é muito mais segura que qualquer outra... até mais que as de lata, pois na carroceria de lata quando capotei, entortou toda ela, que tive que trocar. Na da fiber quebrou porque eu errei no projeto.
GOSTARIA DE FAZER O SUPORTE NO CHASSIS NAS OUTRAS 4 PONTAS, PORÉM ESTOU EM DUVIDA POIS A FIXÃO, JÁ QUE A FOLGA , TERÁ DE SER MAIOR QUE DA CARROCERIA, POIS SENAUM IRA QUEBRAR TODA!!!
segue fotos!!
380277380278380279380280