Ver Versão Completa : Troca de CT Samurai 93 x Samurai 97
Renato Carvalho
08/02/2007, 09:36
Oi Galera,
Tenho um Samuca 93, com pneus 235/75/15. Obviamente, os pneus prejudicaram o consumo e o desempenho e eu pretendia resolver isso em breve com a X-Crawler.
Mas minha esposa está doida pra comprar um 97 (e, confesso, eu também gosto da idéia) porque quer uma suspensão mais confortável. Mas, nesse caso, o 97 irá herdar os pneus do 93 e sofrerá os prejuízos no consumo e etc.
Minha pergunta é:
==> É possível trocar as CTs dos dois carros? E qual a consequência em ambos?
Até onde sei, a simples troca já traria benefícios ao 97, mesmo antes de colocar a X-Crawler, correto?
Mas e como ficaria o 93?
Abração e obrigado,
Renato Carvalho
diogo ludovico
08/02/2007, 11:00
Boa escolha, tenho um 97, a pessoalmente, alem de mais macio eu o acho mais bonito do que os feixe.
Quanto a troca das t case, acho que problema não tem, pois esternamente as duas são praticamente iguais, mas seria uma exelente aquisição (samuka 97 + t case de feixe), o problema que vejo seria mais em relação a venda do 93, pois ele desvalorizaria por estar com uma t-case de 97 (corrente), fora que é o tipo de coisa que não se pode deixar de falar ao comprador :discordo: (imagina o cara comprar um kit x-crawler e se deparar com a t-case de correntes:twisted: )
Agora uma samuka 97 com kit x-crawler.....Ah se eu tivesse o $$$$$ necessário.......
lg_gustavo
08/02/2007, 14:02
São parecidas, mas terá que fazer adaptações nos cardãns...
...e não acho os Samurais com molas helicoidais tão mais confortáveis assim. A maior causa do desconforto é o entre-eixos curto.
[ ]s
diogo ludovico
08/02/2007, 14:22
:mrgreen: Realmente, a diferença é pequena e o problema dos "pulos" é que marca os samukas, mas as diferenças esteticas valem a pena, e como o que parece é que a ideia é um samuka 97 com "coração de feixe" então acho a combinação perfeita.
ricardo sabóia
08/02/2007, 14:36
Renato,eu passei pelo mesmo dilema :em Maio de 98,comprei um samurai MT94,daí a "muié" engravidou em 99 e me obrigou a comprar qualquer coisa que não fosse um samurai (ela reclamava demais dos pulos do samuca)!Em Janeiro de 2000, comprei um 97MT....,minha filha nasceu em Abril...,fizemos vários passeios....,a reclamação passou p/fallta de espaço....,coloquei um bagageiro....,mais um tempo e ela ficou doida pelo jimny;em Janeiro de 2003,compramos um jimny(estamos c/ele até hoje) e ela adora o jipinho e não pensa em trocá-lo ! A diferença de maciez entre os samurais, existe mas não é muita coisa não;é claro que o helicoidal é menos cansativo, mas pula também.Dependendo do seu bolso e do uso que faz,trocar um samurai por outro não vai melhorar muita coisa não,um samurai é um "samurai" seja feixe ou helicoidal.A troca de tcase é possível,bastando mexer nos cardãs;só com a tcase feixe,o samurai helicoidal vai ter uma redução em todas as marchas de aprox.6,5%, já que a relação de diferencial é um pouco mais curta no helicoidal.
Abs, Ricardo.
Renato Carvalho
08/02/2007, 14:56
Oi, pessoal,
Valeu pelas respostas.
Eu não sou marinheiro de primeira viagem. Já tive um Samurai 97 e, apesar de saber que isso é uma questão de opinião pessoal, acho que há bastante diferença entre as duas suspensões, sim.
Até posso aceitar a hipótese de que seja um caso específico no meu carro e que pudesse ser melhorado com algum trabalho, mas meu palpite é de que a diferença que sinto entre ele e o 97 não teria como ser muito diminuída. E acho que ela justifica a troca.
Quanto às dicas sobre a substituição da Tcase, me disseram que se, em vez de trocar só ela, eu mudar a Tcase + o cardan do câmbio + o suporte de um pelo outro, não é preciso nenhuma adaptação.
Alguém confirma? Mais alguma dica?
Abraço,
Renato Carvalho