Conectar

Ver Versão Completa : Para barros da Defender 90

Alexandre Zocrato
07/02/2007, 23:28
Amigos, vocês têm alguma solução para que a roda traseira da Defender 90 não arranque o parabarro em barranco quando se dá uma ré em algum obstáculo?
Desde já agradeço.

Alexandre Zocrato
22/02/2007, 11:09
Com tantos donos de Noventinhas aqui no fórum, ninguém tem uma solução para os parabarros trazeiros que, em caso de se dar uma ré em um obstáculo são comprimidos e puxados pelo pneu trazeiro?
Esse é um problema que só dá nas Noventinhas, pois as 110 têm o parabarros mais distante do pneu.
Espero que alguém possa ajudar a resolver esse problema.

Wallace
22/02/2007, 11:25
Tira e engrenagem da ré rs rs

Natanael Junior
22/02/2007, 11:54
Quando fomos à Patagônia, no caminho, os ventos cortantes de lá aproveitaram uma lasca do parabarro traseiro esquerdo do meu ex-noventinha, o Rabecão, e rasgaram-no rente à chapa de fixação. Removi os dois, e cortei fora o pedaço danificado. E repeti o procedimento no parabarro inteiro.
Resultado: Rabecão de "mini saia"! Os parabarros reduzidos nunca mais pegaram no pneu.
Dica estética: cortar a parte superiorda borracha, deixando intacta a logo land rover.
Dicas funcionais: Note que a borracha é fixada por rebites na chapa de fixação e a nova fixação pode ser feita com parafuso e porca ou com novos rebites. Usar uma chapa também atrás do suporte, fazendo um sanduíche com a borracha de recheio. Isso ajuda a prevenir que a borracha rasgue rente aos parafusos ou rebites.
Vai uma foto de como ficou o rabecão de mini-saia.
Abraço

Alexandre Zocrato
23/02/2007, 16:59
Natanael, muito obrigado.
Eu já até tinha visto algumas noventinhas com o parabarros cortado, mas tinham ficado muito feias. A sua ficou boa. Vou ver se faço algo assim.

Tirar a engrenagem da ré não dá, Wallace. Se ela a gente não consegue dar socorro para os CJ que ficam pelo caminho... Afinal, o que é um parabarro para ajudar um amigo, né?

ADAILTON
26/02/2007, 15:56
Não entendi! Porquê tu não saca fora os 4 aparabarros? Qual o problema, quando comprei a minha 90tinha a primeira coisa que fiz foi arrancar fora os 4.
Estéticamente fica bem mais bonita.

Adailton

Natanael Junior
26/02/2007, 16:57
Se anda onde tem muita areia, melhor manter pelo menos os dianteiros. Eles diminuem consideravelmente a areia jogada pelos pneus dianteiros nos discos e pastilhas traseiros. Pode parecer exagero, mas já tem relato de gente que dançou nas pastilhas traseiras em tempo recorde por causa disso.
E se vc anda em comboio, as traseiras economizam os para-brisas dos 'zé-roela' que insistem em andar colados...
Trocando os parafusos originais dos suportes(os originais são uma bosta - nem tanto os parafusos, mas as roscas que são danadas pra espanar), dá pra fazer um esquema "tirável e pôvel".
Também acho muito mais bonita sem os para barros.
Abraço

Alexandre Zocrato
26/02/2007, 19:01
Não entendi! Porquê tu não saca fora os 4 aparabarros? Qual o problema, quando comprei a minha 90tinha a primeira coisa que fiz foi arrancar fora os 4.
Estéticamente fica bem mais bonita.

Adailton

Adailton,
Eu, pessoalmente, acho que o parabarros compõe melhor o visual da noventinha. Mas gosto é gosto. Enquanto não acho uma solução, estou sem os parabarros traseiros.
Agora, em termos de utilidade, o parabarros evita a abrasão do material que é lançado pelas rodas na carroceria (areia, pedras, barro, etc), portanto, aumenta a vida útil da viatura.

Alexandre Zocrato
26/02/2007, 19:07
Se anda onde tem muita areia, melhor manter pelo menos os dianteiros. Eles diminuem consideravelmente a areia jogada pelos pneus dianteiros nos discos e pastilhas traseiros. Pode parecer exagero, mas já tem relato de gente que dançou nas pastilhas traseiras em tempo recorde por causa disso.
E se vc anda em comboio, as traseiras economizam os para-brisas dos 'zé-roela' que insistem em andar colados...
Trocando os parafusos originais dos suportes(os originais são uma bosta - nem tanto os parafusos, mas as roscas que são danadas pra espanar), dá pra fazer um esquema "tirável e pôvel".
Também acho muito mais bonita sem os para barros.
Abraço

Natanael,
Concordo com você. Tanto com a utilidade do parabarro, quanto em relação às roscas. Como elas entalaram, eu tive que consultar o conhecido engenheiro japonês (copiei de alguém aqui no forum) chamado "Natora". Agora, vou tentar uma nova solucionática para a problemática da fixação do parabarro. Estou pensando em colocar rebites de rosca (aqueles que têm uma rosca dentro) e prender a chapa do parabarro com parafusos nele. Assim deve ficar mais "tirável e pôvel". O que você acha?
Forte abraço

Natanael Junior
27/02/2007, 13:06
Acho a opção dos rebites excelente. Vou até providenciar algo parecido para o Patagón.
[]
Natanael

Toti
27/02/2007, 14:25
Eu optei em fixa-los com parafusos sextavados chave 10mm de aço inox com arruelas maiores do lado do parabarro ou seja, do lado da borracha. Fica bem acabado, os parafusos nunca oxidam e podem ser removidos a qqer hora.
Abs
Toti
Def90 - Rj

Acho a opção dos rebites excelente. Vou até providenciar algo parecido para o Patagón.
[]
Natanael

Toti
27/02/2007, 14:27
Correçao: Chave sextavada de 10 mm.

Loras
27/02/2007, 15:35
Utilidades a parte, minha experiência com parabarros não foi boa!!!:parede:

Atolado no capinzal, ao engatar a ré e efetuar breve recuo, notei certa dificuldade de tração...

Quando sai é que percebi o parabarros arrancado...

Constatei que sua borracha é muito boa, pois não saiu a toa. No entanto entortou completamente o mecanismo de fixação e chegou inclusive a amassar um pouco a lateral...:parede:

Ele é preso à longarina do chassis e a parte de baixo da lateral de alumínio. Para não correr o risco de danificar a funilaria em futuras empreitadas, resolvi arrancar os 04!!!:concordo:

Não tinha na Azulinha com pneus 33 e nem sentia falta. Por isso deixei a Endurance sem também!!!:!:

Agora um mecanismo retrátil ou desisntalável seria uma excelente alternativa. Resta a paciência de por e tirar toda vez que for passear...:mrgreen:

Abraço,

Alexandre Zocrato
28/02/2007, 01:45
Eu optei em fixa-los com parafusos sextavados chave 10mm de aço inox com arruelas maiores do lado do parabarro ou seja, do lado da borracha. Fica bem acabado, os parafusos nunca oxidam e podem ser removidos a qqer hora.
Abs
Toti
Def90 - Rj

A opção pode ser interessante, mas como fixou a porca?
O problema é a fixação da porca, pois o acesso é muito ruim na parte de dentro. A idéia do rebite se deve principalmente pela possibilidade de fixação de uma rosca no local, de forma a facilitar a instalação e desinstalação do parabarro.

Toti
28/02/2007, 15:37
A cabeça sextavada do parafuso fica na placa de fixaçao do para-barro, passa pelo para-barro, coloca a arruela larga e mete a porca. Não vejo dificuldade alguma!
Ou seja a porca fica para frente com arruelão e junto ao para-barro.
Chave 10mm em todas.
Abs
Toti

A opção pode ser interessante, mas como fixou a porca?
O problema é a fixação da porca, pois o acesso é muito ruim na parte de dentro. A idéia do rebite se deve principalmente pela possibilidade de fixação de uma rosca no local, de forma a facilitar a instalação e desinstalação do parabarro.

taraba
28/02/2007, 21:02
particularmente a defender fica bem mas agressiva sem o para barro , ainda mais se tiver pneus mud , se sair 1 arranca todos , essa é a minha solução , mas já vi pessoas colocarem uma cordinha preta na hora da trilha para deixa-lo esticado na direção do para choque traseiro para evitar esse preoblema , ñ vai parar tanto barro , mais também ñ vai ser arrancado pelos pneus:concordo:

land 110
100% lock arb

Alexandre Zocrato
28/02/2007, 22:50
É que o acesso para prender a placa de fixação no chassis é muito ruim. Chave nenhuma entra ali. Quando enferrujam ou agarram, rodam junto com a porca e só o "Dr. Natora" o tira!:putz:

É, acho que vou acabar prendendo com rebites de rosca para facilitar a retirada em alguns casos e dar uma encurtada nos parabarros traseiros, para evitar o "arrancamento" deles pelo pneu. Se ficar ruim vai ser ou sem nada ou cordinha nele (já tinham me sugerido a cordinha ou corrente prendendo o parabarro para cima em trilha). Dá até para prender na proteção das luzes traseiras.:pensativo: