PDA

Ver Versão Completa : Pneus 33' e eixo flutuante

israel teixeira
07/02/2007, 22:44
Colegas,

Estou usando pneus 33' na minha band. Entretanto, o que tem me deixado com medo é que verificando o fórum, na parte dos Jeep Engesa, alguns engeseiros afirmam categoricamente que com o uso de pneus acima de 31' o eixo semi flutuante quebrará. Pergunto, e na band se o uso for para estrada corre esse risco? Um colega nosso disse que o uso de freio a disco na traseira evitaria que caso ocorra uma quebra o eixo saia e o carro capote, isso é verdade? Aguardo suas contribuições!

cristiano
08/02/2007, 05:53
Israel, qual o ano da sua Band?

Realmente o uso do freio a disco na traseira impede que aconteça um acidente mais sério, já que o suporte da pinça é mais um item para ajudar a segurar tudo no lugar.

Existem problemas na instalação de pneus 33 em Bandeirante até 1982, porque possuem semi-eixos mais fracos (estria grossa). Então nessas sugiro não passar de 31 e rodas de 8 polegadas, de preferência 7 polegadas.

Gustavo Luis
08/02/2007, 07:16
Opa

Já tive 2 Bands com 33" e eixos flutuantes, e nenhuma delas quebrou nada. Pra mim Band é de 32" pra cima e não se fala mais nisso!

Outra opção são os 285 16r, que é um pneu bem legal tbm....

[]´s

Gustavo

israel teixeira
08/02/2007, 15:38
Israel, qual o ano da sua Band?

Realmente o uso do freio a disco na traseira impede que aconteça um acidente mais sério, já que o suporte da pinça é mais um item para ajudar a segurar tudo no lugar.

Existem problemas na instalação de pneus 33 em Bandeirante até 1982, porque possuem semi-eixos mais fracos (estria grossa). Então nessas sugiro não passar de 31 e rodas de 8 polegadas, de preferência 7 polegadas.

Minha Band é 1985, com motor OM314, pneus 33! x 12,50 x 15, estou com freio a disco na dianteira, 05 marchas. Gostaria de colocar os flutuante mas são muito caros. O freio disco na traseira poderia ser uma boa com pinça de Santana ou Tempra.

cristiano
08/02/2007, 17:47
Opa

Já tive 2 Bands com 33" e eixos flutuantes, e nenhuma delas quebrou nada. Pra mim Band é de 32" pra cima e não se fala mais nisso!

Outra opção são os 285 16r, que é um pneu bem legal tbm....

[]´s

Gustavo

Gustavo

Deve ser porque as suas eram acima de 1982, porque as antigas não aguentam pneus grandes.

joão k. chikui
08/02/2007, 18:38
Cristiano , pelo ano da sua, ainda usa o eixo dianteiro com manga de eixo fraca(aliás, não é fraca para o pneu que foi projetada, tipo 7.00-16).Tem um amigo que quebrou 6 .

taraba
08/02/2007, 19:52
falando em pneus, gostaria de saber se existe algum problema , usar pneus de marcas diferentes no mesmo carro , com o mesmo desenho e medida. ex: 265 75 r16 bf atrás e um pneu yokohama na frente ou em uma roda só da mesma medida e desenho 265 75 r16, lembrando que a viatura é 4x4 integral, abraços!!!!!

cristiano
08/02/2007, 19:58
Cristiano , pelo ano da sua, ainda usa o eixo dianteiro com manga de eixo fraca(aliás, não é fraca para o pneu que foi projetada, tipo 7.00-16).Tem um amigo que quebrou 6 .

João, essa informação de que os eixos até 1982 eram fracos eu tirei do site da Ensimec.

A expressão “ângulo de pressão” utilizado em estrias só foi mais utilizado nos anos 70 em diante. Nesta época se detectou, que uma inclinação da face de apoio das estrias influencia diretamente sobre a sua capacidade de transmissão de torque. Ao contrario, que a primeira vista parece ser mais robusto, estrias retas são tudo, menos eficiente, quando a assunto é transmissão de torque. Em função da geometria do dente reto, na raiz do dente concentra grande tensão de tração . Estas tensões muitas vezes sobrecarregar a secção, levando a falha por trincas. O que se descobriu nos anos 70, foi que com a gradativa inclinação dos dente, a força que tenta expelir o dente do seu alojamento tende a aumentar, mas as tensões dentro das estrias acabam sendo somente de compressão . Como as forças que tendem a expelir a estria são anuladas pela estria oposta, estas forças resultam na compressão do eixo. Isto resulta no fim das contas estrias mais robustas com capacidades superiores de transmissão de torque com dimensões reduzidas. A Dana adotou um ângulo de pressão de 60 graus, quando introduziu as 30 estrias em 1975. Já a Toyota por exemplo usa 90 graus em suas pontas de eixo desde 1982. Em pontas de eixo de competição, a grande maioria tende a utilizar estrias com 90 graus, em função da sua maior capacidade e robustez com reduzido perfil. Outro ponto que teve forte tendência foi a quantidade de estrias. Bem antigamente se acreditava que estrias grossas seriam muito mais robustas que estrias finas. Hoje se sabe que quanto mais estrias melhor, porque o torque transmitido é dividido pela quantidade de estrias e assim cada uma transmite uma fração do torque total. Pela lógica, quanto mais estrias, menos tensão em cada uma delas. Levando a quantidade de estrias ao infinito, acaba-se obtendo uma junção sólida, onde as moléculas do eixo encaixam entre as moléculas do furo estriado.

Fonte: http://www.ensimec.com/revista_mat3.htm

israel teixeira
11/02/2007, 16:02
Então, com estas informações quer dizer que quem tiver bands com eixo semi-flutuantes e pneus grandes( como o 33'x12.50) pode ficar tranqüilo, ou é melhor àqueles que não tiverem momentaniamente em condições de colocar um eixo flutuante, instalarem um freio a disco na traseira?

cristiano
13/02/2007, 07:00
Israel, minha conclusão prática que já tinha, somado com a informação teórica da Ensimec, Bandeirante até de 1982 pode rodar com pneus 33 com eixos semi-flutuantes sem tanto problemas, além dos normais.

joão k. chikui
21/02/2007, 12:36
Israel
Inicialmente desculpe, lendo em alguma resposta pensei que a sua era anterior a 79 , onde as manga de eixo são fracas. Mas , depois percebi que vc disse que a sua é 85.
Se fosse vc , colocaria disco na traseira , pois no caso (muito raro) de uma debulhada de rolamento, a roda fica presa pelo disco e pastilhas.

guilhermeabreu
21/02/2007, 16:23
Qdo tive minha BAND 90 , coloquei os 31" , outros amigos colcaram os 33" , mas tiveram que fazer vários ajustes para o 33 não roçar , e no fim de 2 anos , quase todos voltaram para os 31" , em nenhum caso foi feito a troca por ter quebrado eixo , e sim por dificuldade de ajustes na altura , roçarem , e se levantar muito perdia estabilidade , NO FINAL VOLTARAM PARA OS 31".

Este é o relato do que ocorreu aqui na minha cidade de CAMPOS-RJ , com os donos de TOY BAND curta aço e lona .

Hoje tenho um ENGESA com pneus 33" x 12,5" x 15" , que estou satisfeito e o BICHO ficou lindo com eles .