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Ver Versão Completa : F-75 para trilha dicas!!



caius J. A. D'Avila
07/02/2007, 11:37
Ola sou novo no forum mas tenho lido bastante os topicos.
Eu ja tive uma rural 61 azul e branca silples ,mas estou comprando uma F-75 traçada para trilha,sou de Miguel Pereira-RJ ,aqui temos algumas trilhas bem divertidas,para quem quiser vir.
As duvidas sao as seguintes:

O motor da F-75 6 cil é bom aguenta...?

Eu pretendo levantar a carroceria e fazer spoa pesso dicas!

Qual melhor pneu custo beneficio?

E reparos e reforços em chassis e carroceria tem alguma receita!





É melhor perguntar do que errar!!

Ricardo Bambhoo
07/02/2007, 15:57
Ola sou novo no forum mas tenho lido bastante os topicos.
Eu ja tive uma rural 61 azul e branca silples ,mas estou comprando uma F-75 traçada para trilha,sou de Miguel Pereira-RJ ,aqui temos algumas trilhas bem divertidas,para quem quiser vir.
As duvidas sao as seguintes:

O motor da F-75 6 cil é bom aguenta...?

Eu pretendo levantar a carroceria e fazer spoa pesso dicas!

Qual melhor pneu custo beneficio?

E reparos e reforços em chassis e carroceria tem alguma receita!

É melhor perguntar do que errar!!

1 - não conheço o motor 6cc original da F, mas pelo que vejo por ai é bom (é 6cc, mano !)

2 - minha opinião: se vai fazer spoa não mexa com os calços da carroceria, ja vai subir pelo spoa, que é uma alteração "meio complicada", dá uma fuçada (pesquisa) no fórum que vai achar alguma coisa.

3- pneu que tá fazendo sucesso e vou trocar os meus por eles é da 3 K pneus. Preço médio de R$ 400,00 - 450,00. não adianta economizar no pneu pois ele é o maior responsavel pelo bom desempenho do jipe (ou pela atolada que custou horas pra sair...)

4- meus reparos e reforços de chassis sempre são feitos por demanda: rachou, soldei. Percebi que o ponto mais fraco (talvez o unico !) do chassis é na parte da frente,por conta do peso do motor, talvez valha a pena um reforço na frente.

[]'s

caius J. A. D'Avila
07/02/2007, 16:42
Obrigado pelas dicas .
Cortar o chassis da f atras tem que mudar o q ?

Qual melhor roda livre para f ?

Quando o cambio e na coluna de direção como coloca ele no assoalho qual modficação?


Vamos lá!!!

Ricardo Bambhoo
09/02/2007, 10:38
Obrigado pelas dicas .
Cortar o chassis da f atras tem que mudar o q ?

Qual melhor roda livre para f ?

Quando o cambio e na coluna de direção como coloca ele no assoalho qual modficação?


Vamos lá!!!
Seguinte:

Na parte de trá do chassis há dois suportes laterais do tipo mão francesa. Caso corte o chassis, deve voce deve "refazer" estes dois suportes que serverm para segurar o impacto de colisão traseira.
Outro detalhe, se vai cortar chassis vai colocar caçamba menor tb, ou voce corta sua caçamba ou bota outra menor no lugar... (isto eu gostaria de fazer na minha tb). Este tipo de serviço pode ser feito em oficinas que "mexem" com chassis de caminhão.

Com relação a alavanca no assoalho, não tenho certeza, mas parece que o cambio continua o mesmo, mas deve comprar uma alavanca com as "coiseirinhas" que vem junto. Dá uma ligada no josewal4x4 e pergunta pra eles, ja vi que eles vendem esta tal alavanca de assoalho... (apesar de ser em SP, serve como orientação !)

espero ter ajudao.
Mas, cade os ruralzeiros daqui...

[]'s

Otávio Luiz
09/02/2007, 15:19
Para colocar o câmbio embaixo acredito (pois nunca fiz o serviço, minha F já veio assim) que precise trocar a tampa da caixa pela do Jeep...:pensativo:
Para trilha pense em:
:arrow: Pneuzão (grande) e com desenho bem agressivo
:arrow: SPOA (feixes por cima do eixo)
:arrow: Encurtar o chassis somente após o jumelo traseiro (esta é minha opinião pessoal ok? Tem gente que prefere tirar 20cm no entre-eixo também)
:arrow: Cortar (ou tirar, ou fazer uma tubular) a carroceria pra aumentar o ângulo de saída
É claro que uma mecânica confiável é tão importante como os demais itens, devendo inclusive o primeiro a ser feito...:concordo:

Mar Falado
09/02/2007, 17:41
Blz Caius...

Olha cara vai devagar, num adianta vc querer mudar a F75 inteira de uma vez só que naum funciona...vc quebra financeiramente ou fica louco, ou os dois.

O ideal é vc fazer pequenas modificações como roda-livre e pneu, e começar a andar, fazer as trilhas pra vc sentir as dificuldades, e ai sim partir pras mudanças.

Eu fiz o seguinte:

A minha é o motor original bf161 - 6cc, naum fuma, naum baixa óleo, portanto de motor eu estou bem, é um motor super confiável apesar de ser gastão, o cambio já esta embaixo com 4 marchas a frente e ré.

O acionamento da tração e reduzida original, uma alavanca embaixo do painel.


A 1ª coisa q troquei foi a roda-livre...a q tinha era automatica "original" da f, falhou quando eu + precisei dela. Coloquei a famosa AVM manual.

A 2ª coisa q fiz...PNEUS, comprei um bem agressivo, 100% off, com cravos laterais inclusive.

A 3ª, distribuidor, a minha era original com platinado, substitui pela do opala 6cc + moderna, com rotor, sem platinado, eu msm fiz a adaptação, aproveitei e instalei a bobina e a caixinha eletronica da distribuição dentro da cabine para evitar que molhe.

A 4ª, tirei o para-choque dianteiro e encurtei na traseira após os jumelos, com isso ganhei um bom angulo de entrada e saída.

A 5ª, snorkel, adaptei um snorkel, vedei muito bem o distribuidor e adaptei também os respiros "elevados" dos dois diferenciais e caixa de cambio para poder mergulhar a vontade em rios e lagoas.

a 6ª, adaptei as alavancas que acionam a tração e reduzida embaixo tambem, igual a dos jeeps, agora ficou 3 alavancas no açoalho.
(ATENÇÃO: A original da f, é uma alavanca só embaixo do painel, seria uma maravilha se naum fosse trocentas articulações. A tendencia é de começar desgastar e apresentar folgas nessas articulações, ai vc naum consegue engatar a reduzida...quando vc consegue engatar blz...ai o problema é na ora de desligar, vc naum consegue desligar o 4x4...e o pior aconteceu comigo, engatei a reduzida mas naum o suficiente devido as folgas, comecei a subir um morro...derrepente escapou a bendita reduzida...a sorte é q quando freei o navegador ja meteu o pé na alavanca que "re-engatou" de primeira e consegui sair do sufoco).
MUITA ATENÇÃO COM AS FOLGAS NESSA ALAVANCA.

a 7ª, adaptei uma caçamba q eu msm fiz, + estreita + curta + alta em relação as chassi, fiz com sobras de sucatas industriais. Ainda falta terminar.

a 8ª, fiz um para-barro traseiro de borracha, aprova de barranco.

a 9ª bem...ainda estou nela, deu um curto na fiação e torrou tudo, tô fazendo toda instalação eletrica nova, com caixa de fusiveis, chave geral, trocando a chave de seta, tudo com rele (setas, farois baixo/alto, farois de milha, buzina, etc), todo o chicote muito bem feito, os fios com terminais todos estanhados, aterramento de acordo mesmo, soldado e parafusado na caixa de farol e latarias em geral, vou padronizar os botões para ligar lanterna, farois, milhas, alerta etc.

ufa..cansei

+ tudo isso Caius foi como eu disse, andando, sentindo as dificuldades, correndo atras das $latinha$, e partindo pro abraço.

Algumas proximas tacadas:

- Molejo da Toyota;
- Freio a disco nas 4 rodas;
- Direção Hidraulica;
- Gaiola externa;
- Guincho na dianteira e traseira;
- Pneus 35";
- Rádio PY.

perfumaria

- ar-condicionado;
- som;

vlw

caius J. A. D'Avila
12/02/2007, 12:05
Muito obrigado pelas dicas,vou postando as mudanças da F-75.
Valeu mesmo!!!

Ricardo Bambhoo
13/02/2007, 08:24
Blz Caius...

Olha cara vai devagar, num adianta vc querer mudar a F75 inteira de uma vez só que naum funciona...vc quebra financeiramente ou fica louco, ou os dois.

O ideal é vc fazer pequenas modificações como roda-livre e pneu, e começar a andar, fazer as trilhas pra vc sentir as dificuldades, e ai sim partir pras mudanças.

Eu fiz o seguinte:

A minha é o motor original bf161 - 6cc, naum fuma, naum baixa óleo, portanto de motor eu estou bem, é um motor super confiável apesar de ser gastão, o cambio já esta embaixo com 4 marchas a frente e ré.

O acionamento da tração e reduzida original, uma alavanca embaixo do painel.


A 1ª coisa q troquei foi a roda-livre...a q tinha era automatica "original" da f, falhou quando eu + precisei dela. Coloquei a famosa AVM manual.

A 2ª coisa q fiz...PNEUS, comprei um bem agressivo, 100% off, com cravos laterais inclusive.

A 3ª, distribuidor, a minha era original com platinado, substitui pela do opala 6cc + moderna, com rotor, sem platinado, eu msm fiz a adaptação, aproveitei e instalei a bobina e a caixinha eletronica da distribuição dentro da cabine para evitar que molhe.

A 4ª, tirei o para-choque dianteiro e encurtei na traseira após os jumelos, com isso ganhei um bom angulo de entrada e saída.

A 5ª, snorkel, adaptei um snorkel, vedei muito bem o distribuidor e adaptei também os respiros "elevados" dos dois diferenciais e caixa de cambio para poder mergulhar a vontade em rios e lagoas.

a 6ª, adaptei as alavancas que acionam a tração e reduzida embaixo tambem, igual a dos jeeps, agora ficou 3 alavancas no açoalho.
(ATENÇÃO: A original da f, é uma alavanca só embaixo do painel, seria uma maravilha se naum fosse trocentas articulações. A tendencia é de começar desgastar e apresentar folgas nessas articulações, ai vc naum consegue engatar a reduzida...quando vc consegue engatar blz...ai o problema é na ora de desligar, vc naum consegue desligar o 4x4...e o pior aconteceu comigo, engatei a reduzida mas naum o suficiente devido as folgas, comecei a subir um morro...derrepente escapou a bendita reduzida...a sorte é q quando freei o navegador ja meteu o pé na alavanca que "re-engatou" de primeira e consegui sair do sufoco).
MUITA ATENÇÃO COM AS FOLGAS NESSA ALAVANCA.

a 7ª, adaptei uma caçamba q eu msm fiz, + estreita + curta + alta em relação as chassi, fiz com sobras de sucatas industriais. Ainda falta terminar.

a 8ª, fiz um para-barro traseiro de borracha, aprova de barranco.

a 9ª bem...ainda estou nela, deu um curto na fiação e torrou tudo, tô fazendo toda instalação eletrica nova, com caixa de fusiveis, chave geral, trocando a chave de seta, tudo com rele (setas, farois baixo/alto, farois de milha, buzina, etc), todo o chicote muito bem feito, os fios com terminais todos estanhados, aterramento de acordo mesmo, soldado e parafusado na caixa de farol e latarias em geral, vou padronizar os botões para ligar lanterna, farois, milhas, alerta etc.

ufa..cansei

+ tudo isso Caius foi como eu disse, andando, sentindo as dificuldades, correndo atras das $latinha$, e partindo pro abraço.

Algumas proximas tacadas:

- Molejo da Toyota;
- Freio a disco nas 4 rodas;
- Direção Hidraulica;
- Gaiola externa;
- Guincho na dianteira e traseira;
- Pneus 35";
- Rádio PY.

perfumaria

- ar-condicionado;
- som;

vlw
Falou tudo: 1o pneu e RL, aí vai pra trilha ver o que vai fazer primeiro. Se fizer tudo ao mesmo tempo 1o quebra e depois fica louco... A minha estou reformando faz uns 3 anos e ainda não acabou.

Mar falado, pretendo (e vou) fazer uma caçamba tipo a sua. Voce encurtou a traseira ?
E ainda pretendo "fechar" a lateral da nova caçamba com chapas e tampar o chão com madeira ou aquele piso de onibus de alumínio...

[]'s

caius J. A. D'Avila
13/02/2007, 11:49
É vou começar assim mesmo ,devagar e já tem até um amigo meu querendo montar uma tb ai vou pedindo ideia a vcs.

Quanto a estabilidade oq fazer para melhorar ,conciderando q a F vai ficar mais alta ela tende a tombar,pq eu já tive uma rural 61 q balançava muito?

Aqueles guinchos manuais bem baratinhos adiantão alguma coisa?




Valeu!!

ADRIO DIAS
13/02/2007, 18:32
Blz Caius...


A 3ª, distribuidor, a minha era original com platinado, substitui pela do opala 6cc + moderna, com rotor, sem platinado, eu msm fiz a adaptação, aproveitei e instalei a bobina e a caixinha eletronica da distribuição dentro da cabine para evitar que molhe.




MarFalado explica melhor essa adaptaçao do distribuidor do opala no Bf.Faz tempo que to pensando em fazer essa adaptaçao mas ainda nao tive grana pra comprar aquela que é vendida no ML.Na sua adaptaçao como ficou o avanço e a rotaçao(ja li alguns topicos aqui no forum sobre o assunto mas nao consegui chegar a nenhuma conclusao de como resolver este impasse).:(
Outra duvida que tenho é se voce notou alguma diferença quanto ao desempenhodo e na economia do BF.

Ahh e desculpa por desviar um pouco do assunto deste topico:mrgreen:

Valew!!!!!!!!!

Mar Falado
13/02/2007, 19:40
É vou começar assim mesmo ,devagar e já tem até um amigo meu querendo montar uma tb ai vou pedindo ideia a vcs.

Quanto a estabilidade oq fazer para melhorar ,conciderando q a F vai ficar mais alta ela tende a tombar,pq eu já tive uma rural 61 q balançava muito?

Aqueles guinchos manuais bem baratinhos adiantão alguma coisa?




Valeu!!

Fla Caius...

Estabilidade é um problema, um pneu um pouco + largo tipo 235/75/16 melhora consideravelmente, cuidado com pneus muito largos em trilhas tipo
265/75/15 tem muita area de atrito, vc finca o pé no acelerador porque ta patinando e derrepente ele acha terreno firme...oq acontece? o a F leva um tranco em todo o conjunto, diferencial, cardã, cambio...um dele vai quebrar.

SPOA eu desisti de fazer na minha...porque?

1º tem q rotacionar a "bola do diferencial" ou seja, vai ter que cortar o tubo, rotacionar e soldar novamente, porque senão vai estrangular a cruzeta do cardã, esta alteração requer paciencia e capricho;

2º ia ter um problema grave com o rolamento que vai no diferencial, porque o rolamento recebe lubrificação do proprio oleo do diferencial, e vc rotacionando a bola do diferencial, dificilmente vai haver lubrificação suficiente quando estiver no asfalto, ai o rolamento vai fundir.

3º inclinações laterais...a chance de tombar é muito grande.

Solução sem spoa:

1º na dianteira molas da toyota (a mais curta entre furos)
2º na traseira molas da S10
3º jumelo revolver

só isso a F já vai nas alturas, e com essas molas ganha-se +estabilidade +conforto.

Guincho manual:

Tipo "tifour" (não sei se é assim que se escreve), adianta sim, vc vai ficar bom de braço.

t+

Mar Falado
13/02/2007, 20:02
MarFalado explica melhor essa adaptaçao do distribuidor do opala no Bf.Faz tempo que to pensando em fazer essa adaptaçao mas ainda nao tive grana pra comprar aquela que é vendida no ML.Na sua adaptaçao como ficou o avanço e a rotaçao(ja li alguns topicos aqui no forum sobre o assunto mas nao consegui chegar a nenhuma conclusao de como resolver este impasse).:(
Outra duvida que tenho é se voce notou alguma diferença quanto ao desempenhodo e na economia do BF.

Ahh e desculpa por desviar um pouco do assunto deste topico:mrgreen:

Valew!!!!!!!!!

Bom vamos lá.

1º o rotor no distribuidor do BF gira anti-horário, no opala horario.
SEM PROBLEMAS

2º avanço a vácuo, eu mantive mas não vai funcionar no sentido anti-horário.

3º quando fui testar, deixei no ponto certinho, atraves de equipamento computadorizado, ficou xoxa, muito fraca msm, adiantei o ponto e pronto virou o bicho.

Notei sim diferença, anda melhor, responde mais rápido, partida melhor, não flutua em altas rotações, só não sei dizer a respeito de economia porque meu carburador tá pessímo.

Outro detalhe curioso só pra vc ter uma idéia, a caixinha eletronica da ignição que consegui é do opala 4cc, instalei e ta funcionando como um relógio, pode correr atras que dá certo, esses BFs aceitam tudo.

Fica muito + barato vc ir atras das peças e botar a mão na massa.

+- 250/280 reais.

vlw

caius J. A. D'Avila
13/02/2007, 22:03
Adrio dias não tem problema mudar o assunto pq ajuda a todos esta experiencia do Mar falado.E muito origado Mar falado por ajudar,este pneu 235/75/16 é o famoso 35"?

1º na dianteira molas da toyota (a mais curta entre furos).Qual ano?
2º na traseira molas da S10.Qual s10?
3º jumelo revolver.Este jumelo levanta a F ou da maior curso na suspenção?
E quanto deve custar isso tudo?

Valeu mesmo e desculpa por tantas perguntas!!

Mar Falado
14/02/2007, 16:57
Adrio dias não tem problema mudar o assunto pq ajuda a todos esta experiencia do Mar falado.E muito origado Mar falado por ajudar,este pneu 235/75/16 é o famoso 35"?

1º na dianteira molas da toyota (a mais curta entre furos).Qual ano?
2º na traseira molas da S10.Qual s10?
3º jumelo revolver.Este jumelo levanta a F ou da maior curso na suspenção?
E quanto deve custar isso tudo?

Valeu mesmo e desculpa por tantas perguntas!!

O pneu não é o 35". Esse de 35" é um monstro, ele da 35" de altura.
O 235 que falo é assim: 235 de largura (area em contato com o solo), 75 é a altura (tipo do solo até o inicio do aro), 16 o diametro do aro.

Outro detalhe importante sobre pneu muito grande é o seguinte, começa a faltar motor lembre-se vc terá 4 pneus no solo pro motor arrastar, consumo de combustivel aumenta, ou seja, tem seus prós e contra.

1º eu comparei numa Toyota Band de um amigo, ela é antiga 1984, mas pelo que sei só deve ter 3 tipos (comprimentos) de molas, seria o dianteiro da Toyota Bandeirantes que tenha a menor distancia entre os furos, deve girar em torno de 1020mm.

2º Traseiro da S10 cabine simples. (Não há necessidade de ser as mais novas por questões de custo).

3º o jumelo revolver ele é articulado aumentando consideravelmente o curso.

Detalhe: para trocar as molas precisará trocar tb os suportes dos jumelos.

Se quiser conversar com quem entende do assunto de molas:

www.molasff.com.br
e-mail : molasff@molasff.com.br

Rua Curuça, 82 - Vila Maria - Cep: 02120-000 - São Paulo-SP
Tel.: 11 6955 - 4685

Eles vão poder te dar as informações corretas sobre as molas da Toyota, jumelos, etc, é só vc dizer que quer adaptar em uma F75 as molas da Toyota, porque me parece que foram eles criaram esse Kit de adaptação.

O kit deve estar +- R$ 1.700,00 para as Fs.

Tendo dúvidas é só postar, é um prazer poder ajudar.

t+

caius J. A. D'Avila
14/02/2007, 21:28
Valeu Mar falado,mas como vc disse eu vou começar devagar .

Vc acha q com a suspenção da F mesmo da para fazer algumas trilhas,que devo fazer nela ?

Para trilhar com a F original alem de pneus e RL oq mas vc aconselha a fazer para não ficar no meio do mato?

Valeu mesmo!!!

Mar Falado
15/02/2007, 18:21
Valeu Mar falado,mas como vc disse eu vou começar devagar .

Vc acha q com a suspenção da F mesmo da para fazer algumas trilhas,que devo fazer nela ?

Para trilhar com a F original alem de pneus e RL oq mas vc aconselha a fazer para não ficar no meio do mato?

Valeu mesmo!!!

Suspensão:

A suspensão da F é boa vc pode fazer qualquer trilha, o unico problema é se estiver muito cansada a F tende a ficar mais baixa, ai qualquer morrinho encosta no meio dela (faz gangorra), isso é o unico problema.

Como saber se as molas estão cansadas: coloque a F no plano e verifique os jumelos, se eles estiverem muito pra frente as molas estão cansadas.

Para gastar menos vc pode mandar rearcar suas proprias molas, uma ou outra folha que esteja quebrada é trocada, troca tb as buchas e pinos.

Trilha:

1º Vc nunca deve sair sozinho, o ideal é no minimo 3 veiculos de trilha.
2º Comece com trilhas leves, um barrinho pra vc sentir o 4x4, uma subidinha pequena, com isso vc vai pegando confiança e é automatico, a cada trilha as dificuldades aumentam.
3º Ferramentas, lanterna, terminais de direção, panos, agua pro radiador, cinta pra reboque, arame e cerveja.
4º Com pneu e RL vc já vai pra trilha meio sossegado, a trilha vai começar a te "informar" o que precisa ser melhorado...derrepente vc esta numa inclinação lateral e o carburador começa afogar...vc já sabe melhorar a condição da boia, agulha etc.

Um detalhe importante, mantenha o nível do óleo do motor no máximo possível, para que nas inclinações mais fortes a bomba não pegue ar...

Dica: nas inclinações....um olho na frente outro na luz de óleo.

t+

Ricardo Bambhoo
16/02/2007, 07:45
Eu comprei o kit da FF e pelo que vi as molas de s10 são da mais moderna com "pastilhinhas" na ponta da lamina pra diminuir o atrito e fazer menos barulho.
Mas tem uma coisa importante: qd eu coloquei o kit deixei os amortecedores originais e na traseira quebrou. Precisei colocar amortecedores com mais curso de abertura. la foi mais grana, coloquei HDS nitro = 200 paus cada um. Valeu a pena. agora estou pra trocar os jumelos pelos revolver...

[]'s

caius J. A. D'Avila
24/02/2007, 10:35
Opa desculpa a demora mas carnaval sabe como é neh,obrigado pelas dicas vou mechendo aqui e perguntando.
Obrigado abraço.

Adriano Maguela
05/03/2007, 09:21
Galera, eu fiz a adaptação das alavancas de acionamento da tração e redução no assoalho da minha F-75, e listo abaixo o que foi necessário:
- Trocar o focinho da T-Case, pois a original é preparada para acionamento frontal, vindo por várias articulações com acionamento ou no volante ou embaixo do painel, a nova é a mesma do Jeep onde são necessárias duas novas alavancas
- Tem que abrir dois buracos no assoalho para as novas alavancas;
- e por ultimo colocar duas bolas de câmbio com as incrições das posições das alavancas: 4x2 / 4x4 - normal / neutro / reduzida e também a coifa de acabamanto com dois furos.

Custo total: + - R$ 600,00........ (mão de obra + peças)

um abraço

caius J. A. D'Avila
12/11/2007, 12:08
Ola pessoal do forum,depois de algum tempo longe estou de volta ,hoje vou comprar minha F-75 uma bege 74 caçamba de ferro ,roda livre ,motor Willys 3000 desmontado(trocar bronzinas e anel de segmento).Bom o q sei é isto,o cara esta pedindo 2000,00 é da zona rural aqui da cidade.
Assim q puder posto fotos.

dalmo cruz torres
12/11/2007, 13:41
Caius, uma boa dica ao comprar uma camionete, são duas as coisas que acaban deixando as reformas muito mais caras do que imaginávamos. 1° olha se o chassis está perfeito, sem trincas e bacalhaus, chassis desalinhado é um serviço dos mais difícil de consertar(e ficar bom), o segundo, que é onde vai mais dinheiro e dá mais dor de cabeça, olha com muita atenção o estado da lata da camionete. Funilaria costuma ficar uma boa grana. A minha camionete estava com a parte mecanica muito boa, mas a lataria, apesar de alinhada, tinha umas boas partes podres, já gastei mais de 3.5 pilas nela, e não mexi na carroceria ainda.
Quanto aos equipamentos, o ideal é v/c dar uma geral nela, conferindo rolamentos e folgas, e começar a usá-la. Dar umas voltas, pegar uns barrinhos leves e ver o que mais te encomoda. A F-75 tem muitos defeitos , mas as qualidades sobrepujam os defeitos. Se o motor dela estiver bom deixe ele mesmo. Lembre-se; trocar um BF 161( 6 cil. original) por um opala 151, por um motor 4 cil do jeep ou do maverik ou ainda o VW Ap, em termos de rendimento é a mesma coisa de trocar seis por meia duzia, ou por 3+3, ou por 12 dividido por dois , ou seja é tudo a mesma coisa. Essa troca só se justificaria se o seu motor não estivesse solução.
Ande com a camionete e resolva o que v/c acha mais importante, e o quanto v/c está disposto a mudar.
Eu tenho uma F-75 desde 1999, e ando na F-75 do meu pai desde que aprendi a dirigir, em 1990. Andei com as duas em todas as trilhas que os Jipeiros da região andam, inclusive nas mais enroscadas, e nenhuma das duas camionetes tinham grandes mudanças. Na minha camionete eu rodava com o motor 4.9i e o cambio de cinco marchas, mas com a suspensão completamente original, com freio a tambor e direção mecânica. Andei muito com ela assim, e depois de algum tempo da transformação do motor é que eu coloquei um jogo de pneus Fate 7.50-16". Imagina que eu usai por muito tempo pneus modelo militar 6.00-16 , pois eram pneus muito baratos e que cabiam no meu orçamento.

akio nishikawa
12/11/2007, 16:37
É vou começar assim mesmo ,devagar e já tem até um amigo meu querendo montar uma tb ai vou pedindo ideia a vcs.

Quanto a estabilidade oq fazer para melhorar ,conciderando q a F vai ficar mais alta ela tende a tombar,pq eu já tive uma rural 61 q balançava muito?

Aqueles guinchos manuais bem baratinhos adiantão alguma coisa?




Valeu!!
Boa tarde
caius J. A. D'Avila (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11026), no forum tem varias fotos de adaptaçoes para a F-75, eu mesmo ja tirei varias ideias pra minha F, pois tb. veio originalzona. Fui cortando, soldando, subindo, etc, mas nao fiz nada sem antes consultar os mestres do forum. Fui fazendo pouco a pouco, pra nao me perder e tambem ir testando as modificaçoes.Tudo foi feito aqui mesmo em minha loja, tenho uma oficina e um profissional que gosta de fazer essas modificaçoes;ainda falta muito pra minha ficar 10!Conte conosco e benvindo ao mundo 4x4!

caius J. A. D'Avila
13/11/2007, 09:53
Muito obrigado a todos vou fechar o negocio e tiro fotos da F e posto aqui ,vou andar um pouco e vou tirando minhas duvidas com vcs.
Obrigado .

caius J. A. D'Avila
14/11/2007, 19:24
Bom ,fechei o negocio ,dois dias de negociação e comprei a F-75 por 2200,00 + uma sela de cavalo usada(minha a 4 anos).A F e uma 75 4x4 amarela no doc (mas parece creme) pneus bons na dianteira e pessimos atras,caçamba de ferro e ferrugem azul?(no minimo a dela morreu)cabine boa e bem alinhada poucos podres,todos instrumentos do painel,caixa ,reduzida e traçao tudo em baixo,motor bom,(trocar bronzinas e anel),diferencial bom,chassis sem soldas (procurei bastante ainda não vi nehuma e o ex dono me garantiu SEM SOLDAS) alinhado e bom ate agora é isto vou tirar fotos dela amanha e posto aqui.

To procurando um nome para ela que tenha a ver com a negociaçao pq o cara e agarrado para negocio ele queria 2500,00 des de segunda -feira so hoje que ele deu desconto mesmo assim pouco,então aceito sugestoes.

Ricardo Bambhoo
17/11/2007, 16:22
To procurando um nome para ela que tenha a ver com a negociaçao pq o cara e agarrado para negocio ele queria 2500,00 des de segunda -feira so hoje que ele deu desconto mesmo assim pouco,então aceito sugestoes.
Pagou uma Merreca por ela.
a minha tb era desta cor e pintei de amarela...
[]'s

Loiro
17/11/2007, 17:33
Pagou uma Merreca por ela.
a minha tb era desta cor e pintei de amarela...
[]'s


Opa!!
Olha a sugestao de nome!! Merreca!! Legal.
A que eu to vendo nao sei que cor é, e depois dos upgrades ainda nao sei que cor pintar. To pensando em pintar toda de branco! Senao de azul com preto.
Abraço:concordo:

caius J. A. D'Avila
19/11/2007, 10:43
Obrigada pessoal,eu estive meio atarefado aqui mas logo posto fotos(estou muito empolgado)!!!

caius J. A. D'Avila
28/11/2007, 11:54
Demorou mas esta ai com a caçamba fora do lugar e ,bom do jeito q eu peguei sem fazer nada!!!

Ricardo Bambhoo
28/11/2007, 12:19
Demorou mas esta ai com a caçamba fora do lugar e ,bom do jeito q eu peguei sem fazer nada!!!
ta só o fiapo mesmo :mrgreen:. Mas reformando fica muito boa. A minha pretendo trocar a caçamba por outra menor. Vi uma no Pacaembu que tinha uma cacambinha de madeira tipo original, só que tinha a largura e comprimento reduzidos. a largura era a mesma do chassis. Ele tinha o chassis reduzido, cortado bem junto aos jumelos. vou fazer assim tb um dia...
veja a minha antes e depois da visita.
Guincho manual: eu acho que não serve pra nada. o cabo de aço é fininho que só a porra. Alem do mais, se o cabo arrebentar vai tomar uma chibatada daquelas, pois quem aciona o guincho está sempre pertinho dele, é muito perigoso.
[]'s

m souzasouza
31/10/2016, 13:50
Prezados,
aproveito o tópico para esclarecer algumas dúvidas.

estou olhando uma f-75 (já modificada para trilha) para comprar e fiquei com algumas dúvidas;

1- a tração e a reduzida estão acopladas em um único sistema e alavanca. ou seja; são duas únicas posições da alavanca; ou se aciona a tração e a reduzida junto ou ambas estão desligadas. Não há como acionar separado. Me parece que esse sistema só funciona bem para trilhas pesadas e de trecho curto. que acham?

2 - com a reduzida acionada e na lenta, o motor apaga. Já tive outras 4x4 diesel e mesmo sem acelerar, na reduzida a camioneta andava tranquilo. Será algum problema mecânico ou somente regulagem da lenta?

3 - o diferencial traseiro está bloqueado com solda. Para trilhas mais longas e para usar o cambão na estrada, me parece que não dá para usar este tipo de bloqueio. Bastaria eu trocar a caixa satélite?

obrigado.

antonio umino
31/10/2016, 15:01
Prezados,
aproveito o tópico para esclarecer algumas dúvidas.

estou olhando uma f-75 (já modificada para trilha) para comprar e fiquei com algumas dúvidas;

1- a tração e a reduzida estão acopladas em um único sistema e alavanca. ou seja; são duas únicas posições da alavanca; ou se aciona a tração e a reduzida junto ou ambas estão desligadas. Não há como acionar separado. Me parece que esse sistema só funciona bem para trilhas pesadas e de trecho curto. que acham?


O sistema original tem uma unica alavanca sob o painel. nela tem o engate da tração 4x2. (em cima) 4x4 neutro, e reduzida..

2 - com a reduzida acionada e na lenta, o motor apaga. Já tive outras 4x4 diesel e mesmo sem acelerar, na reduzida a camioneta andava tranquilo. Será algum problema mecânico ou somente regulagem da lenta?

com certeza deve se regulado a marcha lenta.....

3 - o diferencial traseiro está bloqueado com solda. Para trilhas mais longas e para usar o cambão na estrada, me parece que não dá para usar este tipo de bloqueio. Bastaria eu trocar a caixa satélite?

Para voltar ao original tem que trocar as planetárias ou a engrenagem satelite....

obrigado.


respostas acima
Bem vindo ao fórum.
abçs

m souzasouza
31/10/2016, 16:02
agradeço a acolhida.
obrigado pelas respostas
abs

Marcão Volux
01/11/2016, 08:52
Bom dia...

Seja muito bem-vindo ao Fórum...

Valeu... Abç...

Paulo Bahia
22/08/2017, 22:30
Pessoal boa noite, esse tópico aqui solucionou quase todas as minhas dúvidas....apesar de ser de muito tempo vejo que só tem fera aqui se tratando de F75. Obrigado.