PDA

Ver Versão Completa : Ipva 2007

Miguels
07/02/2007, 08:51
Bom dia, pessoal! Algué já questrionou na fazenda estadual (RJ) sobre a alíquota de 4% aplicada à Ranger para pgto. do IPVA? Essa alíquota faz referência a veículos de passeio/caminhonetes, sendo a de utilitários de 3%. A Ranger não é considerada veículo utilitário (comercial leve)?? Também: o valor venal da minha ranger foi calculado em aprox. R$ 45.000, sendo que pela tabela FIPE ela está a aprox. R$ 47.500 -vale esclarecer que é aplicado uma alíquota diminuidora sobre o preço de mercado. Não seria questão de recorrer dos valores? Abraço a todos.

Ric Mac
07/02/2007, 09:06
Miguels,

Veja a legislação do IPVA - RJ (Lei 2.877)

CAPÍTULO V

DA ALÍQUOTA

Art. 10. A alíquota do imposto é de:

I - 5% (cinco por cento) para embarcações e aeronaves;

II - 4% (quatro por cento) para automóveis de passeio e camionetas, exceto utilitários;

III - 3% (três por cento) para utilitários;

...

§ 1.º Para a aplicação do disposto neste artigo, define-se utilitário como veículo destinado ao transporte de carga, podendo transportar até 2 passageiros, exclusive o condutor.

Veja, para ser considerado utilitário seu veículo deve ser destinado ao Transporte de Carga (negócio) e transportar no máximo 2 passageiros fora o condutor. A sua Ranger, não atende com certeza a 1 critério (Cabine Dupla com capacidade de 5 passageiros) e provavelmente você utiliza a mesma para fins particulares.

Quanto ao valor venal você pode recorrer, protocolando na SEFAZ um pedido com dados que indiquem um valor menor que o indicado pela mesma, mas pelo que você mencionou não leva esta também não.

Abs

Loyer
07/02/2007, 12:42
4% é sacanagem! A nossa compramos em MG e lá são 3%. Aqui no DF também são 3%.
Feliz mesmo são os donos das Dodges Ram, 1% é bão de mais sô.
abraço!

Waldir Carlos
07/02/2007, 13:18
É o Brasil! No estado onde resido pagamos 2%. Tenho amigos que moram em Vitória-ES... informações ainda não confirmadas dão conta que lá, no primeiro ano [picapes] paga-se apenas 1%... a partir daí, 2%. Inclusive, alguma pessoas que conheço, as quais têm domicílio no norte fluminense [ex.: Campos-RJ], dão um "jeitinho" de comprar ou emplacar carros na capital capixaba.

[]s

Beto Lacerda
07/02/2007, 13:47
em SP e RJ pick up dupla é carro para o ipva ...
e ta certo ou vc conhece algum dono de dupla p/ transporte de cargas ??
[]'s

Wallace
07/02/2007, 14:08
4% é sacanagem! A nossa compramos em MG e lá são 3%. Aqui no DF também são 3%.
Feliz mesmo são os donos das Dodges Ram, 1% é bão de mais sô.
abraço!Aqui em SP a RAM paga 1,5%.

Grassmann
07/02/2007, 15:28
No Paraná, pick-ups pagam 1%. Demais carros 2,5%.
4% é roubo, independente do tipo de carro...

Miguels
07/02/2007, 17:21
Ric Mac, obrigado por me lembrar da legislação. Como você pode observar pelas respostas dos colegas, não é a toa que o Rio de Janeiro tem fama de punir seus cidadãos com os mais altos impostos no país, em todas as áreas: ICMS, ipva, etc.

Miguels,

CAPÍTULO V

DA ALÍQUOTA

II - 4% (quatro por cento) para automóveis de passeio e camionetas, exceto utilitários;

...

§ 1.º Para a aplicação do disposto neste artigo, define-se utilitário como veículo destinado ao transporte de carga, podendo transportar até 2 passageiros, exclusive o condutor.

Veja, para ser considerado utilitário seu veículo deve ser destinado ao Transporte de Carga (negócio) e transportar no máximo 2 passageiros fora o condutor. A sua Ranger, não atende com certeza a 1 critério (Cabine Dupla com capacidade de 5 passageiros) e provavelmente você utiliza a mesma para fins particulares.

Quanto ao valor venal você pode recorrer, protocolando na SEFAZ um pedido com dados que indiquem um valor menor que o indicado pela mesma, mas pelo que você mencionou não leva esta também não.

Abs

Miguels
07/02/2007, 17:24
É mesmo! Para o próximo ano certamente vou pensar nesse "jeitinho", no final de contas costumo viajar bastante para ES...

É o Brasil! No estado onde resido pagamos 2%. Tenho amigos que moram em Vitória-ES... informações ainda não confirmadas dão conta que lá, no primeiro ano [picapes] paga-se apenas 1%... a partir daí, 2%. Inclusive, alguma pessoas que conheço, as quais têm domicílio no norte fluminense [ex.: Campos-RJ], dão um "jeitinho" de comprar ou emplacar carros na capital capixaba.

[]s

Dieselboy
07/02/2007, 17:53
Pessoal

Como o Grassmann mencionou aqui no Paraná caminhonetes pagam 1% :dance: :dance: não é à toa que várias locadoras de automóveis e frotistas preferem emplacar seus veículos aqui no Paraná.

Imaginem a conta do IPVA para uma empresa que possui 20 carros emplacados em SP e outra que também tenha os mesmos 20 carros só que emplacados aqui no Paraná, só com a diferença já é possível amortizar a manutenção de alguns destes veículos por ano.

emerson_dickel
07/02/2007, 19:55
É eu tenho as 2 caminhonetes emplacadas no PR.

Como ela é de uso misto (Passageiros/Carga) no Detran fica como sendo utilitario.

Paguei já o IPVA 2007

Ranger XLT Cabine Dupla 2.8 ano 2002/2002 valor pago ano 2007 = R$ 446,00
Ranger XLT Cabine Dupla 3.0 ano 2005/2006 valor pago ano 2007 = R$ 606,00

Lembrando que esse valor foi o total, ou seja paguei com desconto de 15 % a vista, ou seja saiu a R$ 1052,00 das 2 caminhonetes no ano de 2007.

Miguels
07/02/2007, 20:50
Dieselboy,
Não entendi. Consultei o Detran do PR é a alíquota para camionetes é de 2,5%. Confere?

Pessoal

Como o Grassmann mencionou aqui no Paraná caminhonetes pagam 1% :dance: :dance: não é à toa que várias locadoras de automóveis e frotistas preferem emplacar seus veículos aqui no Paraná.

Imaginem a conta do IPVA para uma empresa que possui 20 carros emplacados em SP e outra que também tenha os mesmos 20 carros só que emplacados aqui no Paraná, só com a diferença já é possível amortizar a manutenção de alguns destes veículos por ano.

Miguels
07/02/2007, 20:55
Emerson, me explique isso de uso misto, aqui no Rio eu paguei pela Ranger 2002 cabine dupla R$ 1779,00.

É eu tenho as 2 caminhonetes emplacadas no PR.

Como ela é de uso misto (Passageiros/Carga) no Detran fica como sendo utilitario.

Paguei já o IPVA 2007

Ranger XLT Cabine Dupla 2.8 ano 2002/2002 valor pago ano 2007 = R$ 446,00
Ranger XLT Cabine Dupla 3.0 ano 2005/2006 valor pago ano 2007 = R$ 606,00

Lembrando que esse valor foi o total, ou seja paguei com desconto de 15 % a vista, ou seja saiu a R$ 1052,00 das 2 caminhonetes no ano de 2007.

emerson_dickel
07/02/2007, 22:10
Emerson, me explique isso de uso misto, aqui no Rio eu paguei pela Ranger 2002 cabine dupla R$ 1779,00.

Bom ela não é só para passeio, pois ela apesar de carregar 5 passageiros, também carrega 1 Tonelada de carga.

Ou seja é de uso misto (Passageiros + Carga)

No PR a legislação prega que utilitarios com capacidade de transportar carga (no caso 1 Tonelada ou mais) pagam 1 %

Mas essa é a regra aqui do PR, em SC por ex, da mesma caminhonete pagava 2 % (até eu transferir ela aqui para o PR) no caso da 2002, já no caso da 2006 quando compramos zero kilometro, já emplacamos no PR.

Isso varia da legislação de cada estado.

Um grande abraço

cbridi
07/02/2007, 22:17

PQP!! Acabo de descobrir que aqui no RS somos ricos!! :evil: :evil:
Na minha velha e boa Ranger SuperCab 2000 paguei R$ 907,96!!! Já contabilizado o desconto pela antecipação do pagamento...

[]'s com o fiofó ardendo...

murilloaquino
07/02/2007, 22:26
Paguei 780 pela 1 parcela do ipva

JairoM
08/02/2007, 01:34
Eu NAO paguei a vista os 1600 do ipva da L-200.

Voces sabiam de uma curiosidade? Muitos, mas muitos veiculos da prefeitura e do estado do Rio de Janeiro sao emplacados FORA do Rio... se nao me engano, no Paraná e em Minas tambem....

Os governantes sabem que o IPVA do Rio é escorchante !!!!

diniz
08/02/2007, 02:14
senhores

aqui em SP a S-10 98 cabine estendida gasolina é carro ou utilitario? qtos % é o IPVA?
to atras dela...

obrigado

RABUGENTO
08/02/2007, 07:38
Em São Paulo é 4% bem cobrados :(

RABUGENTO
08/02/2007, 07:39
No Paraná, pick-ups pagam 1%. Demais carros 2,5%.
4% é roubo, independente do tipo de carro...

Grassmann,

Comunico-te que estarei morando no teu endereço em 2008. :)

Joao Blasi
08/02/2007, 07:42
aqui em Minas Gerais, paga se 3%, a aliquota ja foi de 2%. a 250 dupla paga 1%.

Miguels
08/02/2007, 18:21
Vamos lá! As multas de um carro emplacado em certo estado, cometidas em estados diferentes, "chegam" ao Detran de origem?

Walter L. L. Casitta
08/02/2007, 18:45
Vamos lá! As multas de um carro emplacado em certo estado, cometidas em estados diferentes, "chegam" ao Detran de origem?

Tenho uma que veio de Brasilia...

Waldir Carlos
08/02/2007, 20:13
Tenho uma que veio de Brasilia...

Carácoles, em novembro do ano passado, numa viagem que fiz na minha L-200, "atolei" o pé na BR-381/Fernão Dias [... trecho de BH para Sampa]. Não observei se tinha aqueles "olheiros" eletrônicos. De SP para o Rio, mandei pé no fundo trafegando na Via Dutra. As placas indicavam 110 km/h, mas passei um pouquinho [... 130-140 km/h], he, he, he.

Pior foi entrando no Rio. Na "Linha Vermelha", pensei que a velocidade permitida era 100 km/h e "subí" o pé para respeitar a lei. Essa semana, passando por lá de táxi, observei que as placas limitam em 90 km/h. Me ferrei?!

Até agora NÃO recebí nada em casa. A picape é emplacada em SE.

[]s

Ric Mac
09/02/2007, 08:48
Se Sergipe estiver interligado à rede dos detrans, vai receber sim.
Pelo que sei, Com certeza, SP, RJ, MG, DF estão interligados e vc recebe a multa em menos de 30 dias. Passados os 30 dias, se receber, recorra por perda de prazo.!!!!!

abs

cbridi
09/02/2007, 09:58
Segundo http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/20050805_03, até Agosto/2005 11 unidades da federeção faziam parta do RENAINF: Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraná, São Paulo, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal.

Eu sei que o RS e o RJ já entraram nessa lista, nesses Estados não tem mais jeito, a multa vai chegar na casa de quem cometer uma infração.

[]'s

RABUGENTO
09/02/2007, 11:50
É isso aí!

Olho vivo nas estradas e pé na tábua.

Na Dutra só vi alguns fixos perto de São Paulo/Guarulhos. Na baixada fluminense ali perto de Seropédica tem um fixo também junto da Policia Rodoviária. Dizem que tem alguns móveis mas não vi nenhum nas vezes que passei.
Na Anchieta e Imigrantes há vários fixos assim como na Anhanguera/Bandeirantes.
Rodovia D.Pedro entre Jacareí e Campinas tem pelo menos dois fixos de cada lado, fora os móveis.
BR101 dentro do Estado do Rio há alguns de 50 e 60 km bem visíveis assim como na Fernão Dias.
Ah! Antes que me esqueça. A Polícia Rodoviária Federal tem radares móveis dentro dos carros e também multam por ali.
De resto, fé em Deus e pé na tábua. :)

André Seibert
05/01/2015, 20:38
Galera sou novo aqui,tenho um carro pequeno e estou querendo pegar uma Ranger XLT 2007 ou uma S10 tbm 07/08 a gasolina,qual das duas vcs me indica q seje melhor e o ipva delas custa qto?sou da Bahia

BrunoDallanora2013
05/01/2015, 22:38
Miguels,

CAPÍTULO V

DA ALÍQUOTA

...

Abs

é assim ai ? 4 % ? bom aui no RS é 3% camioneta carro utilitario

caminhão e derivados 1%

20 anos a partir da data de fabricação não precisa mais pagar IPVA !

ainda pago bastante IPVA por uma F1000 97 4x4

meu Pai tem f250 2010 que é classificado como caminhão e paga só 1% ele ja paga bem menos que eu !

em 2017 eu deixo de pagar IPVA !