Ver Versão Completa : Ipva 2007
Bom dia, pessoal! Algué já questrionou na fazenda estadual (RJ) sobre a alíquota de 4% aplicada à Ranger para pgto. do IPVA? Essa alíquota faz referência a veículos de passeio/caminhonetes, sendo a de utilitários de 3%. A Ranger não é considerada veículo utilitário (comercial leve)?? Também: o valor venal da minha ranger foi calculado em aprox. R$ 45.000, sendo que pela tabela FIPE ela está a aprox. R$ 47.500 -vale esclarecer que é aplicado uma alíquota diminuidora sobre o preço de mercado. Não seria questão de recorrer dos valores? Abraço a todos.
Miguels,
Veja a legislação do IPVA - RJ (Lei 2.877)
CAPÍTULO V
DA ALÍQUOTA
Art. 10. A alíquota do imposto é de:
I - 5% (cinco por cento) para embarcações e aeronaves;
II - 4% (quatro por cento) para automóveis de passeio e camionetas, exceto utilitários;
III - 3% (três por cento) para utilitários;
...
§ 1.º Para a aplicação do disposto neste artigo, define-se utilitário como veículo destinado ao transporte de carga, podendo transportar até 2 passageiros, exclusive o condutor.
Veja, para ser considerado utilitário seu veículo deve ser destinado ao Transporte de Carga (negócio) e transportar no máximo 2 passageiros fora o condutor. A sua Ranger, não atende com certeza a 1 critério (Cabine Dupla com capacidade de 5 passageiros) e provavelmente você utiliza a mesma para fins particulares.
Quanto ao valor venal você pode recorrer, protocolando na SEFAZ um pedido com dados que indiquem um valor menor que o indicado pela mesma, mas pelo que você mencionou não leva esta também não.
Abs
4% é sacanagem! A nossa compramos em MG e lá são 3%. Aqui no DF também são 3%.
Feliz mesmo são os donos das Dodges Ram, 1% é bão de mais sô.
abraço!
Waldir Carlos
07/02/2007, 13:18
É o Brasil! No estado onde resido pagamos 2%. Tenho amigos que moram em Vitória-ES... informações ainda não confirmadas dão conta que lá, no primeiro ano [picapes] paga-se apenas 1%... a partir daí, 2%. Inclusive, alguma pessoas que conheço, as quais têm domicílio no norte fluminense [ex.: Campos-RJ], dão um "jeitinho" de comprar ou emplacar carros na capital capixaba.
[]s
Beto Lacerda
07/02/2007, 13:47
em SP e RJ pick up dupla é carro para o ipva ...
e ta certo ou vc conhece algum dono de dupla p/ transporte de cargas ??
[]'s
4% é sacanagem! A nossa compramos em MG e lá são 3%. Aqui no DF também são 3%.
Feliz mesmo são os donos das Dodges Ram, 1% é bão de mais sô.
abraço!Aqui em SP a RAM paga 1,5%.
Grassmann
07/02/2007, 15:28
No Paraná, pick-ups pagam 1%. Demais carros 2,5%.
4% é roubo, independente do tipo de carro...
Ric Mac, obrigado por me lembrar da legislação. Como você pode observar pelas respostas dos colegas, não é a toa que o Rio de Janeiro tem fama de punir seus cidadãos com os mais altos impostos no país, em todas as áreas: ICMS, ipva, etc.
Miguels,
CAPÍTULO V
DA ALÍQUOTA
II - 4% (quatro por cento) para automóveis de passeio e camionetas, exceto utilitários;
...
§ 1.º Para a aplicação do disposto neste artigo, define-se utilitário como veículo destinado ao transporte de carga, podendo transportar até 2 passageiros, exclusive o condutor.
Veja, para ser considerado utilitário seu veículo deve ser destinado ao Transporte de Carga (negócio) e transportar no máximo 2 passageiros fora o condutor. A sua Ranger, não atende com certeza a 1 critério (Cabine Dupla com capacidade de 5 passageiros) e provavelmente você utiliza a mesma para fins particulares.
Quanto ao valor venal você pode recorrer, protocolando na SEFAZ um pedido com dados que indiquem um valor menor que o indicado pela mesma, mas pelo que você mencionou não leva esta também não.
Abs
É mesmo! Para o próximo ano certamente vou pensar nesse "jeitinho", no final de contas costumo viajar bastante para ES...
É o Brasil! No estado onde resido pagamos 2%. Tenho amigos que moram em Vitória-ES... informações ainda não confirmadas dão conta que lá, no primeiro ano [picapes] paga-se apenas 1%... a partir daí, 2%. Inclusive, alguma pessoas que conheço, as quais têm domicílio no norte fluminense [ex.: Campos-RJ], dão um "jeitinho" de comprar ou emplacar carros na capital capixaba.
[]s
Dieselboy
07/02/2007, 17:53
Pessoal
Como o Grassmann mencionou aqui no Paraná caminhonetes pagam 1% :dance: :dance: não é à toa que várias locadoras de automóveis e frotistas preferem emplacar seus veículos aqui no Paraná.
Imaginem a conta do IPVA para uma empresa que possui 20 carros emplacados em SP e outra que também tenha os mesmos 20 carros só que emplacados aqui no Paraná, só com a diferença já é possível amortizar a manutenção de alguns destes veículos por ano.
emerson_dickel
07/02/2007, 19:55
É eu tenho as 2 caminhonetes emplacadas no PR.
Como ela é de uso misto (Passageiros/Carga) no Detran fica como sendo utilitario.
Paguei já o IPVA 2007
Ranger XLT Cabine Dupla 2.8 ano 2002/2002 valor pago ano 2007 = R$ 446,00
Ranger XLT Cabine Dupla 3.0 ano 2005/2006 valor pago ano 2007 = R$ 606,00
Lembrando que esse valor foi o total, ou seja paguei com desconto de 15 % a vista, ou seja saiu a R$ 1052,00 das 2 caminhonetes no ano de 2007.
Dieselboy,
Não entendi. Consultei o Detran do PR é a alíquota para camionetes é de 2,5%. Confere?
Pessoal
Como o Grassmann mencionou aqui no Paraná caminhonetes pagam 1% :dance: :dance: não é à toa que várias locadoras de automóveis e frotistas preferem emplacar seus veículos aqui no Paraná.
Imaginem a conta do IPVA para uma empresa que possui 20 carros emplacados em SP e outra que também tenha os mesmos 20 carros só que emplacados aqui no Paraná, só com a diferença já é possível amortizar a manutenção de alguns destes veículos por ano.
Emerson, me explique isso de uso misto, aqui no Rio eu paguei pela Ranger 2002 cabine dupla R$ 1779,00.
É eu tenho as 2 caminhonetes emplacadas no PR.
Como ela é de uso misto (Passageiros/Carga) no Detran fica como sendo utilitario.
Paguei já o IPVA 2007
Ranger XLT Cabine Dupla 2.8 ano 2002/2002 valor pago ano 2007 = R$ 446,00
Ranger XLT Cabine Dupla 3.0 ano 2005/2006 valor pago ano 2007 = R$ 606,00
Lembrando que esse valor foi o total, ou seja paguei com desconto de 15 % a vista, ou seja saiu a R$ 1052,00 das 2 caminhonetes no ano de 2007.
emerson_dickel
07/02/2007, 22:10
Emerson, me explique isso de uso misto, aqui no Rio eu paguei pela Ranger 2002 cabine dupla R$ 1779,00.
Bom ela não é só para passeio, pois ela apesar de carregar 5 passageiros, também carrega 1 Tonelada de carga.
Ou seja é de uso misto (Passageiros + Carga)
No PR a legislação prega que utilitarios com capacidade de transportar carga (no caso 1 Tonelada ou mais) pagam 1 %
Mas essa é a regra aqui do PR, em SC por ex, da mesma caminhonete pagava 2 % (até eu transferir ela aqui para o PR) no caso da 2002, já no caso da 2006 quando compramos zero kilometro, já emplacamos no PR.
Isso varia da legislação de cada estado.
Um grande abraço
PQP!! Acabo de descobrir que aqui no RS somos ricos!! :evil: :evil:
Na minha velha e boa Ranger SuperCab 2000 paguei R$ 907,96!!! Já contabilizado o desconto pela antecipação do pagamento...
[]'s com o fiofó ardendo...
murilloaquino
07/02/2007, 22:26
Paguei 780 pela 1 parcela do ipva
Eu NAO paguei a vista os 1600 do ipva da L-200.
Voces sabiam de uma curiosidade? Muitos, mas muitos veiculos da prefeitura e do estado do Rio de Janeiro sao emplacados FORA do Rio... se nao me engano, no Paraná e em Minas tambem....
Os governantes sabem que o IPVA do Rio é escorchante !!!!
senhores
aqui em SP a S-10 98 cabine estendida gasolina é carro ou utilitario? qtos % é o IPVA?
to atras dela...
obrigado
RABUGENTO
08/02/2007, 07:38
Em São Paulo é 4% bem cobrados :(
RABUGENTO
08/02/2007, 07:39
No Paraná, pick-ups pagam 1%. Demais carros 2,5%.
4% é roubo, independente do tipo de carro...
Grassmann,
Comunico-te que estarei morando no teu endereço em 2008. :)
Joao Blasi
08/02/2007, 07:42
aqui em Minas Gerais, paga se 3%, a aliquota ja foi de 2%. a 250 dupla paga 1%.
Vamos lá! As multas de um carro emplacado em certo estado, cometidas em estados diferentes, "chegam" ao Detran de origem?
Walter L. L. Casitta
08/02/2007, 18:45
Vamos lá! As multas de um carro emplacado em certo estado, cometidas em estados diferentes, "chegam" ao Detran de origem?
Tenho uma que veio de Brasilia...
Waldir Carlos
08/02/2007, 20:13
Tenho uma que veio de Brasilia...
Carácoles, em novembro do ano passado, numa viagem que fiz na minha L-200, "atolei" o pé na BR-381/Fernão Dias [... trecho de BH para Sampa]. Não observei se tinha aqueles "olheiros" eletrônicos. De SP para o Rio, mandei pé no fundo trafegando na Via Dutra. As placas indicavam 110 km/h, mas passei um pouquinho [... 130-140 km/h], he, he, he.
Pior foi entrando no Rio. Na "Linha Vermelha", pensei que a velocidade permitida era 100 km/h e "subí" o pé para respeitar a lei. Essa semana, passando por lá de táxi, observei que as placas limitam em 90 km/h. Me ferrei?!
Até agora NÃO recebí nada em casa. A picape é emplacada em SE.
[]s
Se Sergipe estiver interligado à rede dos detrans, vai receber sim.
Pelo que sei, Com certeza, SP, RJ, MG, DF estão interligados e vc recebe a multa em menos de 30 dias. Passados os 30 dias, se receber, recorra por perda de prazo.!!!!!
abs
Segundo http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/20050805_03, até Agosto/2005 11 unidades da federeção faziam parta do RENAINF: Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraná, São Paulo, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal.
Eu sei que o RS e o RJ já entraram nessa lista, nesses Estados não tem mais jeito, a multa vai chegar na casa de quem cometer uma infração.
[]'s
RABUGENTO
09/02/2007, 11:50
É isso aí!
Olho vivo nas estradas e pé na tábua.
Na Dutra só vi alguns fixos perto de São Paulo/Guarulhos. Na baixada fluminense ali perto de Seropédica tem um fixo também junto da Policia Rodoviária. Dizem que tem alguns móveis mas não vi nenhum nas vezes que passei.
Na Anchieta e Imigrantes há vários fixos assim como na Anhanguera/Bandeirantes.
Rodovia D.Pedro entre Jacareí e Campinas tem pelo menos dois fixos de cada lado, fora os móveis.
BR101 dentro do Estado do Rio há alguns de 50 e 60 km bem visíveis assim como na Fernão Dias.
Ah! Antes que me esqueça. A Polícia Rodoviária Federal tem radares móveis dentro dos carros e também multam por ali.
De resto, fé em Deus e pé na tábua. :)
André Seibert
05/01/2015, 20:38
Galera sou novo aqui,tenho um carro pequeno e estou querendo pegar uma Ranger XLT 2007 ou uma S10 tbm 07/08 a gasolina,qual das duas vcs me indica q seje melhor e o ipva delas custa qto?sou da Bahia
BrunoDallanora2013
05/01/2015, 22:38
Miguels,
CAPÍTULO V
DA ALÍQUOTA
...
Abs
é assim ai ? 4 % ? bom aui no RS é 3% camioneta carro utilitario
caminhão e derivados 1%
20 anos a partir da data de fabricação não precisa mais pagar IPVA !
ainda pago bastante IPVA por uma F1000 97 4x4
meu Pai tem f250 2010 que é classificado como caminhão e paga só 1% ele ja paga bem menos que eu !
em 2017 eu deixo de pagar IPVA !