Conectar

Ver Versão Completa : Motor 2.8 S10 com cambio toyota e eixos toyota flutuante no engesa

NABO (RENATO)
07/02/2007, 07:58
Pessoal estou reformando meu engesa completo, pois quando comprei dava até medo de ver.Agora estou pensando em colocar motor 2.8 S10 , cambio 5 marchas com reduzida e diferenciais do toyota bandeirantes 98 ja com eixos flutuante . Gostaria de saber se tem alguem andando com um engesa nessa configuração e qual opinião aqui dos amigos engeseiros. Ainda não adquiri motor 2.8 mas eixos e cambio ja, eu tenho motor opalla 6cc, sera que compensa trocar ? Observação , pretendo utilizar o engesa para raid e passeios de leve a alta dificuldade. Valeu pessoal.

Angelo T. P.
07/02/2007, 08:20
Fala Nabo
estou c/ umas ideias de colocoar os eixos de toyota no meu Engesa futuramente.
A sua adaptação ja esta pronta? Deu muito trampo?

NABO (RENATO)
07/02/2007, 19:40
Ainda estou montando, primeiro limpei o eixo do toyota inteiro deixando so o tubo, tirando suporte do toyota , etc. Ai desenhei todos suportes do engesa, chapas em papelão, como molde e mandei numa serralheria pra recortar e agora estou colocando os eixos no lugar e pontiando solda ja no lugar pra depois soldar com um solda mig, é trabalhoso mas no final acho que vai valer a pena. Comprei os dois eixos e cambio 5 marchas de um toyota 98 completo por 7 mil com reduzida acho que valeu a pena, pois so um quit flutuantes esta em torno de 2 mil. Quero ver se logo posto algumas fotos.Não vejo a hora de testar. Valeu

Angelo T. P.
09/02/2007, 08:37
É isso ai Nabo!
pensei em comprar um kit flutuante p/ o meu, mas no final das contas acaba saindo mais caro do que pegar eixos de Toyota e adaptar!
Mande algumas fotos para vermos!

CAVESO
02/03/2007, 11:48
Pessoal,

Me ofereceram um powertrain (motor, caixa, transferência com reduzida) da Toyota band moderna (motor 14b).

Alguém sabe informar se com essa configuração dá pra eu usar os eixos originais engesa?

A bola central do diferencial traseiro casa com essa transmissão?

Elmer_Jeep
02/03/2007, 12:52
os eixos toyota tem o mesmo wms (largura de roda a roda) dos eixos engesa ??

[]'s

hugo.morais
02/03/2007, 13:51
Carlos,

Dá para usar sim, principalmente pq seu engesa é um fase II. Tive essa configuração na minha camper por mais 1 ano, a única coisa que vc terá que fazer é adaptar os cardans, pois a saída da caixa de redução será uma e no diferencial será outra.

Outra coisa que vc precisará fazer é um retrabalho no chassis para caber a caixa de marchas da Toyota ou então vc terá que colocar o conjunto (motor+caixa) na diagonal para que a caixa não bata no chassis. Procure aqui no Fórum que eu já expliquei o que foi feito na minha camper, caso não encontre pergunta de novo que eu explico.

Ah, hoje minha camper está com todo o conjunto da Band (motor, caixa, eixos, freios) e os eixos da toyota são mais estreitos do que o eixo do engesa, porém não quebram e nem voam roda Kkkkk.

[ ]s,

Hugo Morais

CAVESO
02/03/2007, 16:20

[]'s

Elmer Mangels (rs),

Sabia que alguém aqui do fórum tinha essa configuração montada em sua viatura, mas não me lembrei que fosse você.

Não sei se o WMS é o mesmo (parece que não é como explicado acima), mas o que me interessa mesmo saber é se a saída da transferência da toyota moderna é para o centro (para aqueles diferenciais onde o focinho é central) ou para aquele eixo onde o focinho é deslocado.

Tendeu?

Se for central, acho que dá para aproveitar meu eixos, não é isso?

CAVESO
02/03/2007, 16:22
Carlos,

Dá para usar sim, principalmente pq seu engesa é um fase II. Tive essa configuração na minha camper por mais 1 ano, a única coisa que vc terá que fazer é adaptar os cardans, pois a saída da caixa de redução será uma e no diferencial será outra.

Outra coisa que vc precisará fazer é um retrabalho no chassis para caber a caixa de marchas da Toyota ou então vc terá que colocar o conjunto (motor+caixa) na diagonal para que a caixa não bata no chassis. Procure aqui no Fórum que eu já expliquei o que foi feito na minha camper, caso não encontre pergunta de novo que eu explico.

Ah, hoje minha camper está com todo o conjunto da Band (motor, caixa, eixos, freios) e os eixos da toyota são mais estreitos do que o eixo do engesa, porém não quebram e nem voam roda Kkkkk.

[ ]s,

Hugo Morais

Hugo, valeu pelas dicas!

Adoraria poder colocar todo conjunto da band como você fez, mas, infelizmente meu salário não permite, rs.

Elmer_Jeep
02/03/2007, 17:00
Elmer Mangels (rs),

Sabia que alguém aqui do fórum tinha essa configuração montada em sua viatura, mas não me lembrei que fosse você.

Não sei se o WMS é o mesmo (parece que não é como explicado acima), mas o que me interessa mesmo saber é se a saída da transferência da toyota moderna é para o centro (para aqueles diferenciais onde o focinho é central) ou para aquele eixo onde o focinho é deslocado.

Tendeu?

Se for central, acho que dá para aproveitar meu eixos, não é isso?

Caixa de redução da band é com saída(dianteira e trazeira) na lateral direita da viatura, se for instalar no engesa vai ter que trocar o eixo trazeiro pelo modelo que tem o focinho deslocado.

[]'s

CAVESO
02/03/2007, 17:09
Bingo!

Valeu grandioso guru!

Kim
02/03/2007, 19:05
Pessoal,

Me ofereceram um powertrain (motor, caixa, transferência com reduzida) da Toyota band moderna (motor 14b).

Alguém sabe informar se com essa configuração dá pra eu usar os eixos originais engesa?

A bola central do diferencial traseiro casa com essa transmissão?

Caro amigo Carlos.

Uma coisa que deve ser citada é quanto a relãção coroa/pinhão.

Sei que seu engesa é 4cc, então usa 9x44, certo?

se colocar motor diesel, que tem seu torque em baixo giro, para andar a 100km/h, terá que esgüelar o motor.

O ideal para um motor a diesel seria 13x46.

Quanto à carcaça do diferencial, creio que a do Engesa FI é deslocada para a direita.

Abraços.

Kim.

CAVESO
02/03/2007, 19:12
Mais relação de diferenciais, mais molas de suspensão, mais, mais, mais....

Desisto! rs

Kim
02/03/2007, 20:43

[]'s

São levemente menores, porém maiores que o dianteiro da F75.

Tem um tópico na parte de engesa com todas as medidas, Engesa, F75, Toy. e Troller.

Abraços.

Kim.

Elmer_Jeep
03/03/2007, 08:32
toyota dianteiro não é maior que F75 dianteiro.

Tive que encurtar as canelas de um D44 dianteiro de F75 pra poder usar semi-eixos e homocineticas originais band.

Verifiquem novamente essas medidas, vou procurar o tópico pra olhar o q foi postado.

[]'s

hugo.morais
03/03/2007, 20:31
Carlos,

Apesar da caixa de redução da toyota ser deslocada dá pra usar muito bem com o eixo traseiro do fase II (usei assim por mais de 1 ano), pois o ângulo é muito pequeno e as cruzetas compensam a diferença. Vc só vai precisar refazer seus cardans.

Com relação ao relação de diferencial , isso vai depender dos pneus e motor que você usa. para vc ter uma idéia na minha camper com 14B, aspirado e pneus 33'' a relação 13x46 ficava muito longa, hoje com a relação da Band (10x37) e turbo o conjunto está muito bom. Diz ai a sua configuração que a gente dá uns palpites ;)

[ ]s,

Hugo Morais

CAVESO
03/03/2007, 20:41
Hugo,

Meu engesa é fase II e está com a mecênica toda original (motor gm 4 cil. alcool, transmissão e relações de diferenciais originais).

O que me foi oferecido: motor 14 b, transmissão e transferência Toyota (estavam numa band das mai novas).

Você que usou essa configuração, o que me diz desse motor?
econômico, resistente, manutenção fácil e barata?

A Transmissão nem precisa de comentários.

hugo.morais
03/03/2007, 20:53
Carlos,

O conjunto é muito bom e com tudo é de um mesmo carro, vc já tem um câmbio que não precisa ser feito flange e projetado para a curva de torque do motor. A manutenção do motor não é barata, mas em compensação esse motor é muito resistente e não é comum quebrá-lo, mas acredito que o Elmer possa contribuir mais do que nesse assunto.

Não me lembro se o Fase II saía com a mesma relação de diferencial das camper's (10x39 e 12x47), se sua relação for essa ela é perfeita para o seu carro e pneus 33'', senão vc terá que procurar uma relação dessas e um par de molas do engesa diesel. O resto da adaptação vc já deve saber, calços do motor, na minha usei o da F-1000, travessa da caixa de marchas e pequeno retrabalho no chassis e/ou colocar o motor torto no cofre do motor para caixa não bater no chassis.

[ ]s,

Hugo Morais

CAVESO
04/03/2007, 00:30
O Elmer sabe tudo mesmo de 14b!
Daqui há pouco ele emite seu relatório, rs.

Vou ver se consigo negociar com o cara o powertrain...

Loras
04/03/2007, 19:28
Amigo,

Somente uma divagação...

Diesel é econômico?:?:

Eu achava que sim...

Sabe quanto custa uma junta do 14B original??:?:

O preço de um motor opala 04 cilindros usado... R$ 400.00!!!:shock:

Descontando os outros motivos para tal, economia não é o motivo da adaptação...:pensativo:

Sempre quis um CJ diesel. Mas atualmente, após possuir uma viatura diesel, tenho mudado de idéia. Só é mais barato na hora de encher o tanque...:mrgreen:

Abraços e boa sorte na empreitada!!!:concordo:

GH
04/03/2007, 21:28
Fala Ricardo!

E aí, vendeu "nossa" azulinha?

Quero só fazer um adendo com relação ao seu comentário sobre economia do diesel.
Quando vc afirma que nem sempre traz economia, eu contraponho dizendo que sim, traz de verdade.

Mas depende muito do motor/viatura escolhidos...

No meu caso, saí da Camper 4.1 com 5 km/l de gasosa a 2,50 para a Hilux com 10 km/l de diesel a 1,90, ambas na cidade.

Mudei de R$ 0,50 para R$ 0,19 para rodar 1 km, isso é economia demais!!

E nesse um ano que tenho ela, com mais de 12.000 km rodados, não gastei nada em oficina, felizmente (tomara que continue assim por mais um bom tempo...)

Loras
04/03/2007, 21:39
Heck,

Ainda não vendi a Azulinha. Como o motivo não é financeiro, não acho justo torrá-la a toa. Você sabe mais que eu o quanto ela realmente vale!!!:!:

Concordo em partes com você...:concordo:

Vamos lá...:arrow:

Quanto custa o litro de um BOM óleo para motor diesel?

Quanto custa o filtro de diesel (combustível)? E o filtro de óleo?

Normalmente têm valores mais elevados quando comparado à gasolina. Além de exigir maior quantidade de lubrificante...

Tenho que a retífica de motores a diesel costuma ser beeeem mais cara também. Assim como retífica de bombas, revisão de turbina, etc.

O custo do km rodado não pode levar em consideração somente o preço do combustível...

Tenho que os gastos no final dependem mais da VIATURA, que do motor escolhido, como você bem observou.

Agora, a facilidade de operação e operacionalidade em condições adversas do motor diesel é indiscutível!!!:palmas:

Já o GNV...:idea:

Abraço,

Abraço,

NABO (RENATO)
05/03/2007, 08:03
Escutei o pessoal falando que o motor 2.8 mxm esta fazendo media de 10 a 12 km com litro , eu tinha 6cc opala a alcool estava fazendo 4,5a 5 km e outra coisa o motor e´mais carro, mas é dificil encomoda, pra quem usa no dia a dia compensa mas pra quem usa so pra sair os finais de semana e da uma brincada acho que ficaria ainda com opala. Logo vou postar umas fotos do engesa estou quase terminando de adaptar os eixos e a caixa no lugar.

Elmer_Jeep
05/03/2007, 08:15
Mais tarde comento sobre o 14B, na brincadeira de domingo à tarde acho q empenei a carcaça do diferencial dianteiro do meu Jeep... Vou olhar isso e depois colaboro poraqui.

[]'s

Loras
06/03/2007, 15:22
Eita!!!:putz:

Empenou sim que eu vi hoje...:mrgreen:

Enfim, acho que ainda prefiro o 4.1/S com GNV. Só peca na autonomia para grandes viagens...:concordo:

Ou talvez tudo isso seja abstinência da Azulinha!!!!:twisted:

Abraço,

guilhermeabreu
13/04/2007, 21:28
ELMER e KIM

CADÊ O TÓPICO COM AS MEDIDAS DAS BITOLAS DOS EIXOS DANA 44 e 30 , TOY , F-75 , TROLLER ? Etou numa agonia danada pra saber .

Outra pergunta ELMER , com eixos TOY no ENGESA , o pneu não roça por dentro da caixa de rodas não ? Uso pneus 33 com rodas BINNO BBS 10" com off-set de -44 .

CAVESO
14/04/2007, 00:53
Mais tarde comento sobre o 14B, na brincadeira de domingo à tarde acho q empenei a carcaça do diferencial dianteiro do meu Jeep... Vou olhar isso e depois colaboro poraqui.

[]'s

Elmer,

Não esqueça da minha caloi....

Elmer_Jeep
14/04/2007, 09:29
ELMER e KIM

CADÊ O TÓPICO COM AS MEDIDAS DAS BITOLAS DOS EIXOS DANA 44 e 30 , TOY , F-75 , TROLLER ? Etou numa agonia danada pra saber .

Outra pergunta ELMER , com eixos TOY no ENGESA , o pneu não roça por dentro da caixa de rodas não ? Uso pneus 33 com rodas BINNO BBS 10" com off-set de -44 .

Na época encontrei o tópico mas não salvei, e sinceramente não encontrei as informações concretas... :pensativo:

Sobre o problema das rodas rasparem na caixa de roda creio que vai acontecer, mas pode ser compensado essa diferença com espaçadores.

jájá eu volto com a resposta pro Carlos :concordo:

[]'s

Elmer_Jeep
14/04/2007, 10:20
Hugo,

Meu engesa é fase II e está com a mecênica toda original (motor gm 4 cil. alcool, transmissão e relações de diferenciais originais).

O que me foi oferecido: motor 14 b, transmissão e transferência Toyota (estavam numa band das mai novas).

Você que usou essa configuração, o que me diz desse motor?
econômico, resistente, manutenção fácil e barata?

A Transmissão nem precisa de comentários.

Não vou entrar na questão GASOLINA X DIESEL ok. Cada um deve saber a utilização de sua viatura.
Apenas um comentário, se eu tivesse um automóvel tão interessante quanto meu Jeep pra rodar durante a semana sem dúvida o Jeep seria Gasolina (V8, V6, L6), ficaria guardadinho e sairia da garagem apenas pra viajar e trilhar nos fds e feriadões. Maaas, como só tenho o Jeep pra locomoção urbana fico com a mecanica diesel mesmo. :lol:

Economia :concordo: , acho os números bons, 9 a 10km/Lt

Resistencia :dance: , sim, logo que saíram as primeiras bands 14B o povo falava mal, dizendo que o motor era fraco, que só trabalhava em "alta rotação" (se não me engano o torque pleno está na faixa dos 1400rpm, uma simples questão de saber usar o equipamento), diziam também que o motor não podia ver água que empenava as bielas (e qual é o motor que trabalha com água circulando na admissão rumo à camara de combustão :?: :parede: ) Aqui é comum atravessar rios pra chegar em algumas fazendas, sítios, etc daí o captador do filtro de ar bem atrás do farol dianteiro esquerdo chupava água e o motor ia pro brejo (literalmente)...tenho aqui na Retífica vários blocos danificados por consequencia de calço hidráulico, mas a culpa não é do 14B, afinal calço hidráulico nem Cummins (que até onde sei é considerado o melhor motor do mundo) aguenta...

Meu motor está com 130mil rodados e vai muito bem obrigado, esses dias tive um problema de aquecimento e após vários diagnósticos retiramos o cabeçote pra poder resolver com isso pude verificar a parede dos cilindros que está perfeita e tenho certeza que esse motor vai chegar aos 500mil numa boa (já tive uma band 96 0km que rodamos 400mil) rodo todo dia, faço trilha de todo jeito = lama, rochas, trechos alagados e nunca tive problemas quanto à utilização da viatura nessas condições :concordo: Meu pai tem o mesmo powertrain na F75, está beirando os 80mil km e até agora assim como no Prateado apenas óleo e filtros(ar,combustivel e lubrificante) substituídos corretamente.

Manutenção fácil e barata... :pensativo: :rolleyes:

Aí o bixo pega,

fácil até q é, basta ter experiencia com mecanica de motores e ferramentas adequadas :mrgreen: Eu tinha 20 anos quando fechei o motor do Prateado.

Barato não existe nada, todas as peças só valem a pena se forem TOYOTA JAPAN, já tem vários componentes genéricos no mercado mas a qualidade é inexistente... :putz:

Como o Loras disse anteriormente, uma junta de cabeçote saiu pra mim por 480 reais, atualmente estou precisando de uma bomba d'agua e a original custa 900... Uma vez, no transito uma band carroceria de madeira me fechou e dei uma encostada na trazeira dela, resultado a grade frontal do Prateado moveu e o radiador encostou na ventoína que despedaçou... uma ventoína original está beirando os 500 reais... :shock:

Então cara é isso, o motor é muito bom, aguenta abuso mas tem que estar com o bolso preparado pra algum problema inesperado...

Resumindo, para as futuras adaptações by RETÍFICA CENTRAL estou me rendendo aos MWM SPRINT. ;-)

[]'s

CAVESO
14/04/2007, 14:07
Valeu pelo completo relatório!

Pensando aqui na motorização...

CAVESO
14/04/2007, 14:08
....mas ainda inclinado ao maxion s4t Plus, que, quando acho é caro pra burro!

folgado
14/04/2007, 15:41
Elmer,
eu tenho uma Land Rover 2004, e estou colocando um motor MWM Sprint 2.8 no Jipe.
Para maior durabilidade dos motores, eu pretendo trocar o óleo e o filtro de óleo a cada 5.000 Km, e não dirigir em rotações elevadas. Pelo que pude ver, para motores diesel, essa é a receita para que durem muito.
Estou certo?
Há algo mais que você recomendaria?
Abraços.
Antonio.

Elmer_Jeep
14/04/2007, 17:16
Antonio, nas minhas viaturas o óleo e filtro são trocados à cada 3mil km, podem achar exagero mas eu conheço os motores por dentro e sei que pra um perfeito funcionamento, durabilidade e performance eles merecem um óleo em boas condições.

Quanto às rotações não há problemas, no 14B com torque de 27kg eu faço trilha numa boa só tocando o dedão no acelerador, sempre abaixo de 1000rpm e dá conta do recado. A galera adora ver o Prateado nas erosões, blocado, com 5Lb nos 35" e o motor só contando...

No mais é verificar sempre o filtro de ar e usar combustível de qualidade.

[]'s

guilhermeabreu
14/04/2007, 17:39
ELMER JEEP

Valeu pela resposta , mais outra dúvida : estes espaçadores maciços anunciado nas revistas de 3cm de espessura seria suficiente para as rodas não roçarem por dentro da caixa de rodas ? E na dianteira tb seria suficiente ? Em se tratando de eixos da BAND no ENGESA .

folgado
14/04/2007, 18:20
Elmer,
mais uma vez obrigado pelas respostas.
Só mais uma: óleo sintético ou mineral?
Valeu.
Antonio.

Elmer_Jeep
14/04/2007, 18:24
Guilherme, acho q de 4cm fica mais tranquilo, a TT4 fabrica, esses dias encomendei um jogo pra mim, tá viajando pelos correios...

Antonio, eu uso o mineral mesmo pois o sintético (na minha opinião) perde a viscosidade do mesmo jeito e sai mais caro pra trocar a cada 3mil km...

[]'s

guilhermeabreu
15/04/2007, 00:06
ELMER

Valeu amigo