PDA

Ver Versão Completa : Como aliviar a direção do Niva?

lmazzucatto
07/02/2007, 07:34
Pessoal,

meu niva esta com a direção como veio ao mundo.. ou seja... esta deixando meus braços cada vez mais fortes!! :)

Qual a dica para aliviar a direção?

Instalar alguma cx de direção específica? usar a tal direção Francesa do Niva ( onde acho? )... enfim.. o que voces já fizeram para solucionar o problema?

Abraços

quacula
07/02/2007, 08:59
Olá camarada, eu dei uma volta no niva do Jossano, um camarado nosso q colocou uma direção do Opala.. cara... ficou muuuito loka, outra solução é a direção francesa... se nao me engano nos caras q fazem o kit aerocar tem,,, tinha um anuncio no mercado livre, mas nao tem mais... na sarancar tem, custa aaaacho que 350,00 aliviada...

Mas vou falar a verdade, acho melhor vc deixar a original e fazer academia, eu particularmente posso recomendar muito boas academias em SP... rs...

abraços

lmazzucatto
07/02/2007, 09:39
Olá camarada, eu dei uma volta no niva do Jossano, um camarado nosso q colocou uma direção do Opala.. cara... ficou muuuito loka, outra solução é a direção francesa... se nao me engano nos caras q fazem o kit aerocar tem,,, tinha um anuncio no mercado livre, mas nao tem mais... na sarancar tem, custa aaaacho que 350,00 aliviada...

Mas vou falar a verdade, acho melhor vc deixar a original e fazer academia, eu particularmente posso recomendar muito boas academias em SP... rs...

abraços

Certo, Certo... academia ta fora de cogitação.. hehehehe

to querendo mesmo é melhorar o carro pra patroa tambem poder andar...

Abraços

friedmann
07/02/2007, 10:41
Cara adapta logo uma de opala.... o meu tem e vc vira o volante com um dedo.....

lmazzucatto
07/02/2007, 10:48
Cara adapta logo uma de opala.... o meu tem e vc vira o volante com um dedo.....

como é a adaptação? Tem que fazer algum corte na lataria?

Já vi que a adaptação do setor de direção do maverick nescessita um corte no assoalho. Isso não me agradou muito...

Abraços

quacula
07/02/2007, 10:51
Cara vc falow tudo, deixar o carro com a namorada,... e se eu contar que comprei o meu niva exatamente pra ficar com a minha namorada???

AAAAaaa Eskeci de falar, ela é professora de Ed. Fisica, dá aula em uma das principais academias de Sao Paulo, na Bioritimo... e em outra, ela é professora de Body Pump e outros programas.. por isso mesmo comprei o meu niva.. assim ela qd nao está dando aula está treinando,,,,,

Hahahahahahaha....

mas a caixa do opala é mesmo muuuuuito boa, paaaaaaaaarece q sai por uns 1.000,00 não sei bem ao certo....

Gustavo Niva
07/02/2007, 11:35
E aquele lance de trocar uma bucha da caixa de direção por um rolamento?? não precisa mudar quase nada, só tornear a caixa pra caber o rolamento e me disseram que fica leve, sem desmultiplicar mais, e sem folga... mas nunca vi uma instalada... parece que é isso que o Albino tá anunciando por R$500 (o 1o produto em http://www.apoio4x4.com/servicos_adaptacoes_niva.asp) , mas se for feito na sua caixa deve ficar baratíssimo...

Peter
07/02/2007, 11:42
Na verdade é feito na sua caixa,porque é a base de troca!!!!!

Rones Jr
07/02/2007, 12:43
Eu uso a DH de Opala. Tem que fazer uma flange para fixar a Cx na lata do Niva. O maior problema está no Pitman, uma vez que as estrias são diferentes. Solução fabricar um pitmam (meu caso, mas por conta de contatos em Universidade e Siderurgíca) ou tornear a ponta de eixo da DH, que é mais prático, já que vc resolve de vez o problema. No mais é fabricar suporte para a bomba e ter uma direção leve, precisa e rápida. Dica: Caixa de DH do Opala até 82. As demais, apesar de ter fixação idêntica possuem as saídas hidráulica em posição que interfere nos pedais.

Outras opções:

1 - Francesa (tão pedindo 1.000 por ai)
2 - DH VW (o Bacelar tem o kit)
3 - Original aliviada, se na época que minha caixa deu pau já estivessem disponíveis eu tentaria esta.
4 - tomar todynho e aproveitar pra ficar sarado no verão, com a direção original!!!

Há fotos em meu flog do suporte da bomba e reservatório. Há dicas detalhadas no site nivasgerais4x4.

boa sorte,

lmazzucatto
07/02/2007, 12:50
Bom...

To achando que a melhor opção então é buscar a aliviada original...

Se algume souber quem tem pra vender num valor compatível com a realidade... por favor me avisa.

Agradeço a atenção de todos os camaradas...

Abraços

emtsuhako
07/02/2007, 21:49
Mazzucatto, a direção francesa o pessoal tb chama de aliviada... o Rones referiu-se a "original aliviada" que nada mais, nada menos é a adaptação de rolamento no lugar do embuchamento da direção original... dizem que fica quase uma direção francesa, está sim a "aliviada original"!!!

O Albino arrumou a minha caixa de direção francesa... estava com uma folga bem grande e, por vezes, ruim de esterçar... agora tá sem folga e esterçando que é uma beleza!!! Eu diria, sem exagero, que tá quase uma direção hidráulica!!! Ficou bem mais leve do que antes...

Gustavo Niva
08/02/2007, 05:20
Alguém já testou essa "original aliviada"??

lmazzucatto
08/02/2007, 07:15
Mazzucatto, a direção francesa o pessoal tb chama de aliviada... o Rones referiu-se a "original aliviada" que nada mais, nada menos é a adaptação de rolamento no lugar do embuchamento da direção original... dizem que fica quase uma direção francesa, está sim a "aliviada original"!!!

O Albino arrumou a minha caixa de direção francesa... estava com uma folga bem grande e, por vezes, ruim de esterçar... agora tá sem folga e esterçando que é uma beleza!!! Eu diria, sem exagero, que tá quase uma direção hidráulica!!! Ficou bem mais leve do que antes...

Será quer alguem tem esse esquema para eu poder usar na orientação ao meu mecãnico?

Voces já ouviram algo sobre a adaptação da direção do maverick?

Abraços

Rones Jr
08/02/2007, 08:30
Será quer alguem tem esse esquema para eu poder usar na orientação ao meu mecãnico?

Voces já ouviram algo sobre a adaptação da direção do maverick?

Abraços

Se for o esquema de aliviar com rolamentos nos lugares das buchas, acho que ao levar a caixa em uma recondicionadora das boas os caras vão saber do que se trata e fazer o serviço. A adaptação é interna na caixa e não externa. Por fora a caixa fica exatemente igual.

Quanto às de Maveco já ouvi sim falar e já andei. O que ouvi falar: tem que ser a do V8 e tem que fazer flange. Impressões ao dirigir: mais leve que a minha hidrúalica, porém tem que dar muito, mas muito mais voltas que o normal para esterçar.

Eu particularmente não gostei.

lmazzucatto
08/02/2007, 09:38
Tenho um amigo que tem a do maveco instalada.. vou pedir pra dar um avolta antes de partir para alguma opção.

Abraços

LFC
08/02/2007, 11:56
A caixa do Maverick V 8 é muito macia, tenho uma no meu Niva. A origem é o Bibe, de Curitiba (o tel dele era 41-3565047, não sei se mudou). É preciso dar mais voltas no volante, mas logo o motorista acostuma. Estou muito satisfeito com a adaptação.
Abs,
Luiz Fernando

Daniellopes
09/02/2007, 08:23
Camarada , tenho um niva com caixa de maveric, e é uma beleza. Muito macia na cidade e muito boa nas trilhas. já comprei o em poçante assim.Mas recomendo

Abraço
Daniel

lmazzucatto
09/02/2007, 09:04
E quanto a adaptação no carro?

Tem mesmo que cortar alí perto dos pedais para a peça se adaptar?

Voces podem me confirmar sobre isso e se realmente tive ro corte se não fica aberto..

Abraços

Vasquez
09/02/2007, 17:16
as buchas que são trocadas por rolamentos, são as que estão em vermelho?

Alguem saberia a medida ou seria apenas levar a uma casa de rolamentos?

Abraço
Ricardo

Mauricio Rossetto
13/02/2007, 07:09
Amigos, colocar rolamento na caixa de direção eu fiz....mas não ficou o que eu esperava e acho que vocês também não vão achar melhora.

Posto as fotos em breve do que eu fiz, mas continuo sonhando com uma direção mais leve e argh! sem a maldita folga!

LFC
13/02/2007, 16:24
E quanto a adaptação no carro?

Tem mesmo que cortar alí perto dos pedais para a peça se adaptar?

Voces podem me confirmar sobre isso e se realmente tive ro corte se não fica aberto..

Abraços
A caixa de direção adaptada do Maverick vem com uma flange para ser instalada no local original da caixa do Niva, sem cortes na lata.
O que deve ser feito, no entanto, é mandar o braço Pitman para o Bibe, pois ele vai diminuí-la e soldá-la para completar a adaptação. Na hora de instalar, será preciso dar um calor no braço Pitman para abaixá-lo um pouco de modo que os braços não batam no diferencial.
Eu me assustei com esse negócio de soldas, mas meu mecânico não ficou nem um pouco preocupado e não há relatos - que eu saiba - de qualquer acidente envolvendo esta adaptação. O Bibe a faz há muitos anos.
Ainda será preciso alinhar a direção.
O custo total não é baixo, mas eu realmente apreciei muito o resultado. Na lama fica muito mais divertido pq como o volante precisa ser mais esterçado, o motorista tem que ser bastante rápido para controlar o carro.
Mais uma vez digo que o motorista se adapta facilmente.
Abs,
LFC

LFC
13/02/2007, 16:28
Amigos, colocar rolamento na caixa de direção eu fiz....mas não ficou o que eu esperava e acho que vocês também não vão achar melhora.

Posto as fotos em breve do que eu fiz, mas continuo sonhando com uma direção mais leve e argh! sem a maldita folga!
Verifique se a folga não é tb decorrente das ponteiras (braços curto e longo da direção).
Abs,
LFC

Mauricio Rossetto
14/02/2007, 22:28
LFC, infelizmente não. Isso até virou obcessão para mim, pois depois que tive o trabalho de rolamentar a caixa, com a caixa na mão fiz um ajuste fino eliminando o máximo de folga mas quando viramos o volante, eis a folga: de 1 a dois dedos.
Meus terminais são Nakata de D20, mandei o torneiro refazer também a bucha do apoio direito sob medida e realmente a folga está na direção antes de mexer o conjunto que está super ajustado.

Rones Jr
15/02/2007, 08:11
Maurício,

qd vc instalou o rolamento vc trocou o setor? A folga da cx geralmente se encontra ali. Antes de trocar minha caixa original tentamos trocar o setor para aliviar, a folga desapareceu, mas não melhorou no peso, que era um dos objetivos. Uma dica se vc pensar em DH, tente achar a da Sportage, qd vi uma caixa dessas, pensei que fosse a original do Niva de tão pequena.

Boa sorte,

Rones

Nivoide
18/02/2007, 21:06
Custa caro, mas coloca do Bacelar e corra pro abraço....eu uso e recomendo! Vou pra trilha e volto com os braços interinhos, além de prontas respostas nos buracos, erosões e manobras!

Mauricio Rossetto
23/02/2007, 17:30
Rones, trocar o setor, como assim? Coloquei os rolamentos como pode ver nas fotos, ajustei para que não houvesse folga na caixa e só.

Rones Jr
23/02/2007, 22:08
Rones, trocar o setor, como assim? Coloquei os rolamentos como pode ver nas fotos, ajustei para que não houvesse folga na caixa e só.

Rosseto,

o setor é aquele eixo com engrenagem sem fim que faz par com outra pecinha que dá o movimento à caixa. A folga da caixa geralmente está neste setor sem fim e seu par, já que a força do movimento se encontra ali.
No site da Sarancar tem até foto do conjunto e preço.
Atc,
Rones

shuther4x4
23/02/2007, 22:15

Valeu Maurício! Você nem imagina o quanto eu queria ver umas fotos dessas pra entender o serviço.
Obrigadão mesmo.... estou até chorando de emoção!!
Abraços.
UHU!!!!

Vasquez
27/02/2007, 17:07
Rosseto,

o setor é aquele eixo com engrenagem sem fim que faz par com outra pecinha que dá o movimento à caixa. A folga da caixa geralmente está neste setor sem fim e seu par, já que a força do movimento se encontra ali.
Atc,
Rones

E aqueles roletes que vem junto com o kit da Sarancar? vão dentro do setor?
E os rolamentos de esferas tem como trocar?

Abraços
Ricardo

Rones Jr
27/02/2007, 17:20
Justamente o kit de reparo da Sarancar.

Mauricio Rossetto
01/03/2007, 13:32
Rones, o problema é que para trocar o eixo sem fim, o torneiro deverá desbastar até 28mm de espessura, pois terá que passar pelos dois rolamentos agulha que foram colocados na carcaça. Não estou com disposição (saco mesmo) para mexer nisso agora, vai ficar assim por enquanto.:rolleyes:

Rones Jr
01/03/2007, 14:14
Entendo!!! Podemos pensar é direção elétrica do Stilo e C3...parece qye elas vêm antes da caixa de direção...eu dirigi um C3 e achei fantástico.

Flugêncio
01/03/2007, 14:24
Rosseto,

Atc,
Rones

Muita folga tb pode ocorrer por desgaste do cardãnzinho que liga o volante a caixa de direção, já ví isto ocorrer.

shuther4x4
01/03/2007, 23:42
Entendo!!! Podemos pensar é direção elétrica do Stilo e C3...parece qye elas vêm antes da caixa de direção...eu dirigi um C3 e achei fantástico.

E aí é rezar pra que nunca dê problema!!!!!!
Pergunte pra algum meca especializado em caixa pra saber o que ele fala dessas!!!!

Vasquez
07/03/2007, 12:30
O novo mecanico que encontrei na minha city...que alias tem um niva e um laika e gosta dos russos, trocou o kit com sem fim , roldana e rolamentos e ficou EXCELENTE.... o segredo diz ele esta em colocar calÇos para compensar o desgaste e o sem fim nao encostar na caixa, sem isso mesmo trocando por um kit novo a caixa continuará dura.... Posso dizer que o cara fez um milagre... vc roda o eixo com a ponta dos dedos.... Muito mais macia que as "aliviadas" que se vendem na Sarancar por exemplo.

Vasquez

renepeter
08/03/2007, 22:38
O novo mecanico que encontrei na minha city...que alias tem um niva e um laika e gosta dos russos, trocou o kit com sem fim , roldana e rolamentos e ficou EXCELENTE.... o segredo diz ele esta em colocar calÇos para compensar o desgaste e o sem fim nao encostar na caixa, sem isso mesmo trocando por um kit novo a caixa continuará dura.... Posso dizer que o cara fez um milagre... vc roda o eixo com a ponta dos dedos.... Muito mais macia que as "aliviadas" que se vendem na Sarancar por exemplo.

Vasquez

Vasquez,
Seu mecânico disponibiliza isso para todos?? Quanto custaria??
Abraços

Vasquez
13/03/2007, 18:14
Agora já esta instalada e ficou bem melhor em algumas situações um pouco melhor em outras... Manobrando o carro parado não tem jeito é durinho mesmo porem em movimento, ficou muito mais agil e o volante volta facilmente depois de uma curva... na estrada faço as curvas sem esforço.
Acredito que com pneus novos melhore ainda mais.

Vasquez

Mauricio Rossetto
16/03/2007, 18:27
Amigos,
Estou agora em Paraty-RJ de Niva é claro, e no caminho ví um Niva vendendo em Cunha e parei para perguntar..... e conheci o Helio Garcia. O camarada é simplesmente fantástico em customização e reforma: imaginem que quando entrei em sua oficina estava lá um outro Niva sendo customizado por ele, onde recebeu lanternas e tampa traseira de carros nacionais (como do Niva 95) realmente incrível trabalho e perfeição. Estava também com teto solar e a mecânica? Debaixo do capô um motor Tempra de 110 cv, sistema de freio e coluna de direção tudo do Tempra, segundo tanque (debaixo da mala) e tudo muito bem feito, caixa de direção de Santana que achei muiiiito boa e de excelente instalação feita pelo Helio, realmente foi eleita a minha futura adaptação. A caixa com o carro parado se conseguia virar (chamei minha mulher para testar hehe) mesmo equipado com pneus 255 Scorpion..... Ele já preparou mais de 20 Nivas e realmente é um dos mecânicos (ele está mais para engenheiro projetista) melhores que já conheci. Respondendo uma pergunta acima, o Motor do Tempra foi feito pra caixa do Niva (hehe) encaixa perfeitamente, um para o outro. Se quiserem contactá-lo:

Helio Garcia

Cidade de Cunha (entre Rio e SP entra na altura de Guaratinguetá, anda 60 Km na estrada para Paraty)
12 3111-2363 Oficina

renepeter
16/03/2007, 19:40
E o que ele fez com os diferencias e caixa de transferência, será que não correm risco de quebras?? Não sei os valores de torque e potencia desse motor de tempra, mas deve ser bem maior que os do Niva original.
abraços,

Alemariano
30/03/2007, 17:08
Pessoar,
Será que se substituir as bichar por rolamentos a patroa fica mais feliz com o bicho? hehehe
quais os modelos de rolamentos utilizados ?

maque273
08/10/2010, 17:10
Gostaria da ajuda dos camaradas...

Depois de ler algumas postagens, antigas, sobre direção do niva, gostaria de saber qual a melhor relação custo benefício para adaptar no meu. Acabei de adquiri-lo e não veio com a caixsa de direção francesa. Vi algumas adaptações, maverick, santana, opala....qual seria a melhor opção?

Obroigado

guilherme

BACALHAU
08/10/2010, 20:43
Olha aí. Mais um "mineirim"... :palmas: :palmas: :palmas:

Guilherme, antes de tudo seja bem vindo ao "hospício". :concordo:
Você já chegou apertando a gente sem abraçar. :twisted:
Fica difícil dar esse tipo de opinião, mas, vai depender muito de quanto você tem para gastar e da mão-de-obra que você dispõe para fazer esse serviço.
Só dirigi NIVAs com as caixas originais (russa e francesa) então não sei dizer em termos de custo benefício qual seria a melhor adaptação.
Pelos relatos que já li, a do Maverick deixa o carro muito "bobo", perigoso até.
Quem colocou a DH do Santana está satisfeito, mas, as que me refiro foram colocadas pelo Rogério Bacelar em SP.
Já vi outras, de Opala, S10 e até de Gol (mecânica). Não sei se prestaram.
Eu tentaria achar uma Gemmer (francesa) por ser P&P. O problema é o alto preço que pedem quando aparece uma para vender.
Tem um gaúcho de "Pelotas" que estava adaptando uma de Santana, mas, acho que ele não conseguiu fazer a "curva".:twisted:
Tem um novato de SBO que tem em seu NIVA uma DH da D20. Ele prometeu as fotos para este FDS. Estou curioso, vamos aguardar.

Uma outra opção é você tentar dar uma melhorada na sua. Um bom torneiro mecânico não terá dificuldade.

Aguarde por aí que logo logo aparecem opiniões de quem tem mais experiência nesse assunto.

Boa $orte. :concordo:

maque273
17/11/2010, 12:01
Obrigado Camarada BACALHAU...

Contarei com a sorte....

Vou esperar mais alguma sdicas para fazer a minha.

Abraços das Gerais

fern148
17/11/2010, 13:32
Olá Quilherme,

Comprei uma caixa de Maverick, devo colocar ela na próxima semana. Depois coloco as minha impressões sobre esta nova caixa. Vamos ver se vai ficar um niva BOBO :)

Fern

vitxe
29/11/2010, 09:44
Ola Maque 237. Sou o Vitxe, novo por aqui. Encontrei uma opção legal para todos. A caixa de direção do LAIKA ou NIVA são iguais, exceto pelo posicionamento. A do Laika é mais apertada junto a suspensão. Dica: 1) Procure um BOM mecânico especializado em cx. direção (torneiro); 2) Nossa caixa é semelhante ao do opala (sem fim). 3) Mande roletá-la (princípio da francesa) como a Kombi. 4) Depois é só intalar. Gastei R$ 330,00, mas por ser Laika, há mais mão de obra do que no Niva. Esta é ao meu ver o melhor custo/benefício. Com certeza ira gostar muito.

CesarCowboy
29/11/2010, 13:12
Olá Camarada.
Caso decida em colocar uma cx hidraulica, lhe aconselho a colocar a do Santana.
Eu tenho a do opala, mas não indico. Ela cumpre o seu papel perfeitamente, porém, para instala-la vc terá que abrir um "rombo" entre os depais da sua viatura.
Já vi a instalação da cx. do santana realizada pelo Sr. Bacelar. O kit do Bacelar eu indico, agora a instalação realizada por ele não.

Boa Sorte

Abçs

Marcelo Cleto
29/11/2010, 14:09
Ola Todos....

Então amigo...para nao ter que fazer nenhuma barbeiragem no NIva....coloque a original francesa e seja feliz....

Abraços
MC>

COL
29/11/2010, 14:55
Já vi outras, de Opala, S10 e até de Gol (mecânica). Não sei se prestaram.

S10 eu garanto fica otimo.

tiaomsiq
04/12/2010, 22:40
as buchas que são trocadas por rolamentos, são as que estão em vermelho?

Alguem saberia a medida ou seria apenas levar a uma casa de rolamentos?

Abraço
Ricardo

Amigos o que devo fazer para meu NIVA distersar mais.
O meu esta distersando 15 Graus para a direita e para esquerda, ou seja, o giro vai precisa uns 30 metros enquanto do gol precisa apenas de uns 10 metros.
Aguardo respostas
tiaomsiq@hotmail.com

Flugêncio
04/12/2010, 22:52
Amigos o que devo fazer para meu NIVA distersar mais.
O meu esta distersando 15 Graus para a direita e para esquerda, ou seja, o giro vai precisa uns 30 metros enquanto do gol precisa apenas de uns 10 metros.
Aguardo respostas
tiaomsiq@hotmail.com

tiaomsiq,

No pitmam da direção tem 2 batentes que limitam o esterçamento das rodas, se colocarem os parafusos de fixação da caixa de direção com cabeças maiores ou inverterem a posição dos parafusos ( pontas pra dentro) diminuie ainda mais este ângulo.
Pneus grandes tb limitam o ângulo ao encostar na parte interna da longarina.

tiaomsiq
06/12/2010, 20:49
tiaomsiq,

No pitmam da direção tem 2 batentes que limitam o esterçamento das rodas, se colocarem os parafusos de fixação da caixa de direção com cabeças maiores ou inverterem a posição dos parafusos ( pontas pra dentro) diminuie ainda mais este ângulo.
Pneus grandes tb limitam o ângulo ao encostar na parte interna da longarina.

Amigo você falou a verdade sobre os limitadores.
Constatei também que a barra de direção esta pegando na flange de adaptação para motores AP (No meu caso, MOTOR ATD ELETRÔNICO).
Estou pensando em retirar material da flange, ou existe outra alternativa mais em conta?
Grato, tiaomsiq@hotmail.com

Flugêncio
06/12/2010, 21:14
Estou pensando em retirar material da flange, ou existe outra alternativa mais em conta?
Grato, tiaomsiq@hotmail.com

É possível que esta seja a solução mais fácil e econômica.

Chico Almeida
18/12/2010, 12:59
Gostaria da ajuda dos camaradas...

Depois de ler algumas postagens, antigas, sobre direção do niva, gostaria de saber qual a melhor relação custo benefício para adaptar no meu. Acabei de adquiri-lo e não veio com a caixsa de direção francesa. Vi algumas adaptações, maverick, santana, opala....qual seria a melhor opção?

Obroigado

guilherme

Bom dia, Maque.

Mandei e-mail sobre suas dúvidas e, qualquer coisa entra em contato.

Abraço,

Tanque Russo
18/12/2010, 14:04
ola amigos farei uma pergunta basica como faco para retirar a caixa e complicado? aminha esta com ferias e pesada demais vou comprar essas remanu mesmo.brigado gente

nearzero
11/02/2011, 11:55
Alguém já testou essa "original aliviada"??

O meu tem essa caixa francesa aliviada... Nao sei como funciona, mas dá para perceber que no primeiro quarto de volta somente que é aliviada e é muito leve mesmo, quase uma folga. Porém nunca dirigi um outro niva que não tivesse essa caixa para relatar...

edinhoh
27/02/2011, 21:22
A caixa do Maverick V 8 é muito macia, tenho uma no meu Niva. A origem é o Bibe, de Curitiba (o tel dele era 41-3565047, não sei se mudou). É preciso dar mais voltas no volante, mas logo o motorista acostuma. Estou muito satisfeito com a adaptação.
Abs,
Luiz Fernando

Camarada , tenho um niva com caixa de maveric, e é uma beleza. Muito macia na cidade e muito boa nas trilhas. já comprei o em poçante assim.Mas recomendo

Abraço
Daniel
A minha também é de maverick,adaptada pelo Bibe,
comprei o carro ja com ela e não tenho nada a reclamar.
Abçs

mar.celo
27/02/2011, 23:56
Esta semana foi trocada a caixa original pela francesa, e é outro carro não tenho do que reclamar. A diferença é enorme, eu não dirigi nenhum Niva com direção hidraúlica mas é bem provável que seja igual.
Até a patroa agora está dirigindo o Niva, com certeza vale o investimento.
Na verdade além da caixa de direção também troquei os pneus e os amortecedores, ficou outro carro:concordo:

Sds

skinnie
05/03/2011, 18:21
amigos, algumas dicas importantes, que podem fazer efeito:

*Óleo/valvolina na caixa de direcção e uma correcta afinação, ver este link (http://www.ladaniva.co.uk/baxter/resources/SteeringBox.htm)

*Pneus em dimensões moderadas e com pressões adequadas.
No âmbito dos pneus, posso dizer que a minha direcção mudou da noite para o dia quando troquei os meus pneus Fedima Fronteira (Reconnstruidos Portugueses com rasto igual ao BF AT) pelos General Grabber AT2 (Pneu novo), ambos com a mesma pressão...sendo que o Fedima era 195/80R15 e o Grabber 205/75R15.

Abraço

Julliano
05/03/2011, 20:10
amigos, algumas dicas importantes, que podem fazer efeito:

*Óleo/valvolina na caixa de direcção e uma correcta afinação, ver este link (http://www.ladaniva.co.uk/baxter/resources/SteeringBox.htm)

*Pneus em dimensões moderadas e com pressões adequadas.
No âmbito dos pneus, posso dizer que a minha direcção mudou da noite para o dia quando troquei os meus pneus Fedima Fronteira (Reconnstruidos Portugueses com rasto igual ao BF AT) pelos General Grabber AT2 (Pneu novo), ambos com a mesma pressão...sendo que o Fedima era 195/80R15 e o Grabber 205/75R15.

Abraço

Muito boas as dicas Skinnie! De fato o site do Baxter é uma referência em informação do nossos Nivas. Aproveito e deixo esse outro link com a sequência passo-a-passo da execução do serviço e verificação do nível do óleo da caixa de direção.

http://www.autoprospect.ru/vaz/21213-niva/19-2-zamena-masla-v-rulevom-reduktore.html

Outro ponto que me chamou a atenção é a pressão dos pneus, vou 'quotar' o site para abrir espaço a comentários

Tyre Pressure

Many owners run tyres at a higher pressure than the factory settings to lighten the steering (which not only makes it nicer to drive, but is kinder on the steering system components), especially if they're running wider than standard tyres. However, if you go too high your will risk loosing steering grip dramatically, and will overly wear your tyre in the centre.

I run my front 205-16 road tyres at around 38psi and the steering feels good and doesn't seem to have tyre wear associated with too higher pressure. Many others run their at between 32 and 40psi and report good steering etc.

Resumindo, muitos proprietários têm rodado com a pressão dos pneus maior do que a especificada de fábrica, especialmente se foi feito a troca dos pneus originais por pneus maiores. A justificativa é que tal procedimento torna a direção mais macia e é benéfico para os componentes do sistema de direção. A desvantagem é que se perde um pouco em aderência e se a pressão for excessiva há o desgaste prematuro no centro dos pneus.

Vou experimentar amanhã quando for ao posto aumentar um pouco a pressão dos pneus 225/70R15 do meu Niva. :)

skinnie
05/03/2011, 21:13
Muito boas as dicas Skinnie! De fato o site do Baxter é uma referência em informação do nossos Nivas. Aproveito e deixo esse outro link com a sequência passo-a-passo da execução do serviço e verificação do nível do óleo da caixa de direção.

http://www.autoprospect.ru/vaz/21213-niva/19-2-zamena-masla-v-rulevom-reduktore.html

Outro ponto que me chamou a atenção é a pressão dos pneus, vou 'quotar' o site para abrir espaço a comentários

Resumindo, muitos proprietários têm rodado com a pressão dos pneus maior do que a especificada de fábrica, especialmente se foi feito a troca dos pneus originais por pneus maiores. A justificativa é que tal procedimento torna a direção mais macia e é benéfico para os componentes do sistema de direção. A desvantagem é que se perde um pouco em aderência e se a pressão for excessiva há o desgaste prematuro no centro dos pneus.

Vou experimentar amanhã quando for ao posto aumentar um pouco a pressão dos pneus 225/70R15 do meu Niva. :)

Temos de começar pelo mais simples/barato antes de entrar em modificações intrusivas e caras :pipoca:
Eu ando com 35psi,contudo acho que preciso de aumentar um pouco..nos fedima fronteira andava com 33psi

suwds
27/02/2014, 07:49

Olá Rossetto, sou novo com o russinho. Comprei um 1991 que estava parado há muito tempo, ele ainda é todo original, mas está muito estragado e eu estou providenciando o estritamente necessário ele para ele poder andar, consertando embreagem, freio e direção. Está emplacado já no exercício 2014!

Estou com a caixa fora e totalmente desmontada, pretendo fazer um bom trabalho nela e é nisso que gostaria que me ajudasse. Da caixa somente não extrai as buchas e a roldana que ainda está "pinada".

Fiquei curioso ao ver suas fotos, pois na minha caixa de direção a roldana não é rolamentada! Ou pelo menos não consigo ver as esferas dos rolamentos de forma tão evidente como vejo em sua foto (PCDV0118).

Então estou com essa dúvida (não posso ver na minha agora, estou em viagem no momento), tem ou não rolamento na roldana original? Se não tem como fez?

Esse sua roldana foi substituída por uma nova, na foto vejo que possui uma inscrição de referência típica de rolamentos!