Ver Versão Completa : Tipos de Tração
Srs.,
Andei lendo sobre tipos de tração ( Técnicas 4X4 Dpaschoal) part-time, integral etc...
E pelo que eu entendi só as Land e o Niva possuem tração integral, ou seja anda 4x4 em piso de alta aderencia (asfalto).
Será que existe a possibilidade de transformar um um sistema part-time em integral :?: :?: :?:
Eu sei que tudo é possível, basta ver as fotos publicadas no site, mas o que teria que ser mudado :?: :?:
Eu teria que colocar um diferencial no meio do carro, se sim teria que ter bloqueio :?: :?:
O sistema integral tem opção de 4x2 :?: :?:
Bem minhas perguntas podem parecer bestas (não é a Van) :shock: :shock:
Mas na minha opinião o sucesso de forum é esta troca de informações com gente que conhece bem o assunto na prática.
Sinceramente, estou aprendendo bastante a ponto de pensar em montar um jipe,mas isso é um projeto futuro, ainda tenho que ver e perguntar muito :D :D
Vamo la,
Pra adaptar algo, basta ter muita paciência e na maioria dos casos muito $$ que você consegue. Mas não vale a pena adaptar tração integral nos nossos 4x4s não. Pra que? O nosso sistema é muito melhor :-) Quando algum desses 4x4 integrais forem pegar uma estrada mais enlameada ou na trilha, eles precisam bloquear o diferencial central, que deixam eles iguais aos 4x4 como Samurais, CJs, etc.
Ah, e o sistema 4x4 integral não tem opção 4x2 (Desvantagem no meu ver, maior consumo de combustivel, maior desgaste de peças, etc).
[]s
Osvaldo
Basta colocar no carro 4x4 part-time uma t-case de um carro 4x4 integral. Pronto, conversão efetuada....... :wink:
Danniel Pizatto
25/03/2004, 10:22
E mesmo com o dif. central parece que não há uma distribuição de velocidade correta..
Meu cunhado tem uma Cherokee que é 4x4 Full.. Em manobras a baixa velocidade, da pra perceber que o eixo dianteiro gira mais devagar que deveria, deixando uma marca no asfalto... Mais desgaste de pneus
Mas que dá uma estabilidade violenta no asfalto, isso da..
E mesmo com o dif. central parece que não há uma distribuição de velocidade correta..
Meu cunhado tem uma Cherokee que é 4x4 Full.. Em manobras a baixa velocidade, da pra perceber que o eixo dianteiro gira mais devagar que deveria, deixando uma marca no asfalto... Mais desgaste de pneus
Mas que dá uma estabilidade violenta no asfalto, isso da..
Então o seu cunhado não está usando corretamente a t-case ou tem algo errado com ela. O diferencial central existe exatamente para acomodar as diferenças de giro entre os dois eixos.
Vê se ele não esteja usando o bloqueio central o tempo todo......
Abraços,
Danniel Pizatto
25/03/2004, 11:13
Vê se ele não esteja usando o bloqueio central o tempo todo......
Às vezes me pergunto se ela tem bloqueio central.. no manual não diz nada sobre isso.
A alavanca da T-case tá em 4x4 Full time, não tem mais nada pra mexer.... Acredito que so na reduzida ela bloqueia..
Pensando aqui, pode ser geometria de direção.. Mas uma vez, manobrando no cascalho, dava pra escutar o barulho de roda patinando/arrastando, não sei ao certo..
Quem tiver cherokee com essa mesma caixa pode dar algum esclarecimento?? É uma Grand Cherokee Laredo, 97
[]´s....
Oi Caio,
Errado, existem muitos outros veículos que podem andar em 4x4 no asfalto (Full-Time).
Alguns que lembro no momento, mas não generalize, pois alguns só são em algumas versões:
Cheorkee, Grand Cherokee, Libert, Pajero, Subaru, Mercedez, Audi, Unimog, L-200, Jaguar, Passat, Ferosa, EcoSport, Porsche, BMW, Picapes GM, etc...
Xiiii.... Osvaldo... só deu fora nessa (para variar...;-) )... que triste... os Full-Time tem muitas vantagens sim. E não preciso bloquear nada para uma estrada mais enlameada ou trilha... apesar de pode fazer também.
Tem opção de 4x2 sim... nem todos, mas muitos tem... como a minha.
Maior consumo onde?
Maior desgaste onde?
Acho que você muito a aprender caro Osvaldo.
Uma Cherokee Sport Automática quando em full-time envia 45 do troque para o eixo da frente e 55 para o eixo traseiro. A rotação depender se está em curva ou não. Ele eventualmente pode fazer algo similar quando não está em Full-time como o Bill falou ou até eventualmente quando se vira muito a direção... mas ai é o diferencial dianteiro que não consegue diferenciar.
No caso das Grand Cherokee elas não são 4x4 full-time realmente. Mas sim 4x2 com 4x4 sob demanda... ou seja, ela envia a tração para o eixo dianteiro conforme necessário. Neste caso pode acontecer em alguns casos ocorrer uma rotação indesejavel no eixo dianteiro.
Martin Melcop
25/03/2004, 11:49
L200 num pode ficar rodando com a 4x4 nao... ela vem com dif bloqueado...
Depois dessa eu devia me recolher aos meus aposentados e ficar quietinho, ma como sou chato :twisted: :
Quis me referir a usar 4x4 Full time em um CJ, como entendi no post do Caio. Para mim é besteira :-) :lol:
Maior desgaste: Um outro eixo, outro cardan, e outras rodando 100% nao causa maior desgaste do que se fosse apenas no traseiro, por ex :?:
Maior consumo: Para girar esse eixo a mais, voce vai consumir mais combustível, ou não :?:
E ultimamente to falando tanta besteira assim que todos os meus posts sao bola fora ? :oops: Acho que vou me ater a perguntas sobre computadores. Ops, mas aqui é um forum de 4x4 :mrgreen:
[]s aprendendo mais e duvidando de tudo.
Oi Caio,
Errado, existem muitos outros veículos que podem andar em 4x4 no asfalto (Full-Time).
Alguns que lembro no momento, mas não generalize, pois alguns só são em algumas versões:
Cheorkee, Grand Cherokee, Libert, Pajero, Subaru, Mercedez, Audi, Unimog, L-200, Jaguar, Passat, Ferosa, EcoSport, Porsche, BMW, Picapes GM, etc...
Xiiii.... Osvaldo... só deu fora nessa (para variar...;-) )... que triste... os Full-Time tem muitas vantagens sim. E não preciso bloquear nada para uma estrada mais enlameada ou trilha... apesar de pode fazer também.
Tem opção de 4x2 sim... nem todos, mas muitos tem... como a minha.
Maior consumo onde?
Maior desgaste onde?
Acho que você muito a aprender caro Osvaldo.
Uma Cherokee Sport Automática quando em full-time envia 45 do troque para o eixo da frente e 55 para o eixo traseiro. A rotação depender se está em curva ou não. Ele eventualmente pode fazer algo similar quando não está em Full-time como o Bill falou ou até eventualmente quando se vira muito a direção... mas ai é o diferencial dianteiro que não consegue diferenciar.
No caso das Grand Cherokee elas não são 4x4 full-time realmente. Mas sim 4x2 com 4x4 sob demanda... ou seja, ela envia a tração para o eixo dianteiro conforme necessário. Neste caso pode acontecer em alguns casos ocorrer uma rotação indesejavel no eixo dianteiro.
elmestizo
25/03/2004, 12:09
IMHO o desgaste existe, mas é insignificante...
... qto ao consumo, uma amigo meu tem um TR4 e o consumo é maior sim.. cerca de 10~15%!!!
elmestizo
25/03/2004, 12:13
Esqueci de dizer.. a TR4 vira quase que um Kart!!!
É isso aí, Oswaldo, aguenta firme aí!!! :D
Abraços gostando de ver o pesoal usar o fórum do jeito que se deve (IMNSHO),
Valeu pessoal,
Discussões construtivas são sempre bem-vindas, só fiquei com uma dúvida em relação a resposta do bill a respeito da instalação de uma T-case de um carro full-time. Quem faria a distribuição do torque do motor entre os eixos dianteiros e trraseiros :?: :?:
Eu não conheço muito bem o funcionamento da T-case, mas vou fazer uma pesquisa no forum para ver o que aparece.
Só aproveitando a boa vontade do pessoal a última pergunta:
É possivel atraves de válvulas e linhas paralelas criar um sistema de freio independente para as rodas traseiras :?: :?:
Será que simularia um bloqueio :?: :?: Tinha uns gurgelzinhos e fuscas que tinham o freio de mão independente,mas eram dois cabos.
Só fico pensando na questão de confiabilidade do sistema, para evitar sustos.
Grande Caio,
Sobre a questão dos freios, faz uma pesquisa no fórum que você encontra muita coisa sobre esse sistema que você está imaginando. :wink: :P
[s] pesquisados,
Valeu pessoal,
Discussões construtivas são sempre bem-vindas, só fiquei com uma dúvida em relação a resposta do bill a respeito da instalação de uma T-case de um carro full-time. Quem faria a distribuição do torque do motor entre os eixos dianteiros e trraseiros :?: :?:
.
A própria t-case faz a distribuição de força em qualquer 4x4. A diferença entre um part-time e um full-time é que no full-time a t-case conta com um diferencial também, assim dividindo o torque 50-50% entre a frente e a traseira. Agora, como o Wallace falou, há sistemas mais sofisticados que dividem em proporções diferentes, mas o conceito é igual......
Abraços,
Grande Bill,
Obrigado pela resposta agora ficou claro :lol: :lol: :lol:
Quanto aos freios nada como uma pesquisa para ver a diferença entre ideia e devaneio :oops: :oops: :oops:
[ ]´s ainda com muuuito para aprender!!!
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