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Ver Versão Completa : Qual é a melhor Ranger 2.5 , 2.8 ou 3.0 ?



MarBO
06/02/2007, 13:05
Pessoal
Apesar de saber das vantagens do motor 3.0 em relação a potencia e torque, estou em vias de comprar uma ranger e tenho estas duas opções. Gostaria de saber a opinião de voces sobre o assunto.
Abraços Marcelo

AKPG
06/02/2007, 13:37
Marcelo,
Eu não tenho Ranger e nunca dirigi uma. Mas vou te falar com sinceridade: acho que não existe dúvida nenhuma. Compra a 3.0. Este motor é du kct, pois tenho ele no meu Troller e ele não deixa nada a desejar.
Espere também para ver as opiniões dos amigos aqui do fórum que tem Ranger. Eles poderão te confirmar ou não a minha opinião.
Um abraço,

emerson_dickel
06/02/2007, 14:14
Opa guri, lá em casa temos as duas :) Temos uma Ranger 2006 3.0 e uma Ranger 2002 2.8, pelo fato da nossa 2.8 ser XLT ela tem TGV (Turbo de Geometria Variavel) que ajuda muito nas baixas rotações, agora o 3.0 depois de encher a turbina é o bixo :)

A 2.8 em 140 KM/H fica com o conta giros em 3000 RPM
A 3.0 em 140 KM/H fica com o conta giros em 2500 RPM

Ou seja a 3.0 demora um pouco mais para encher a turbina, mas depois que encheu é um avião, agora a 2.8 também não fica tão atraz.

Um ponto muito forte da 3.0 é o consumo, bem mais economica do que a 2.8 apesar da maior potencia, mas como a relação é mais longa acaba gerando menos ruido, e menor consumo.

Agora a 2.8 tem como grande trunfo a manutenção, filtro de Óleo Original na ford custa R$ 20,00 contra R$ 80,00 da 3.0, e coisas do tipo, ou seja tudo é mais caro na 3.0

Outro ponto importante é que a 3.0 não tem correia dentada (tem corrente de comando) ou seja uma coisa a menos para trocar ou incomodar :).


Mas recomendo em fazer um test-drive em ambas para sentir a caminhonete.

Pessoalmente eu irria de 3.0 :)

Miguels
06/02/2007, 15:48
A 3.0 não é aquela que bomba injetora elétrica? Se for, pode ligar nas concessionárias que tal bomba não existem no mercado de reposição, vai ter que esperar vir de fora...

rlpiantino
06/02/2007, 16:25
A 3.0 não tem bomba injetora.

dalmolin
06/02/2007, 17:01
Com a 2.8 vc passa uma lombada em 3ª, caindo o giro a 900-1000 rpm sem problemas. A 3.0 parece os uninho de auto escola se chacoalhando tudo.

Na 2.8 abre 1,5 volta na bomba gasta poco e anda bem.

Na 3.0 vai de unichip prah dah 1 volta e paga 3 mil. Eu soh compraria uma 3.0 se fosse andar naquelas retas sem fim no norte , porq a 2.8 a 170 parece q vai saltah fora os pistaum.

edubelem
06/02/2007, 18:11
A 3.0 não tem bomba injetora.

Tem sim, e é mecânica.

Miguels
06/02/2007, 19:07
A 3.0 não tem bomba injetora.

Justamente o que falei, a injeção é por dispositivo elétro-eletrônico.

edubelem
06/02/2007, 19:30
Justamente o que falei, a injeção é por dispositivo elétro-eletrônico.

A bomba injetora é mecânica, os bicos que ficam conectados ao raill que tem abertura eletrônica, bomba elétrica só uma de baixa pressão no tanque, p/ auxiliar na partida e evitar bolhas no sistema.

Eu passei diretamente da 2.5 p/ 3.0, andei na 2.8 por uma semana, mais acho que a 3.0é bem melhor, a questão do diferencial ser longo, é uma questão de costume, com relação a terceira, é verdade, não se passa em lombada na 3.0 de terceira, porem a segunda vai 30-40 km, sem forçar o motor e a terceira a 70 tb sem exigir demais, por tanto no final das contas vc acaba usado menos marchas, exemplo na cidade normalmente vc não engata quarta, pois de terceira a 60 km vc esta a 2000rpm, por tanto é uma questão de costume.

Claudio Alexandre
06/02/2007, 20:12
Qual é o consumo de cada uma delas? (2.8 e 3.0).

ricardortiz
06/02/2007, 20:59
Qual é o consumo de cada uma delas? (2.8 e 3.0).

Na minha 2.8:
- 11,0 km/l na estrada andando 120/130 km (com ar ligado);
- 9,5 km/l na cidade (com ar ligado).

Nunca andei em um 3.0 para comparar com a 2.8, mas estou mto contente com a minha pkp. Qdo for trocar, com certeza pegarei uma 3.0, já que é um motor mais potente e super moderno.

murilloaquino
06/02/2007, 21:16
Sem duvidas...so deixe de comprar a 3.0 se nao tiver $$...
se estiver disponivel, nao pense 2 x em pegar o motor eletronico

Pequeno jr
06/02/2007, 22:33
Qual é o consumo de cada uma delas? (2.8 e 3.0).

Claudio,
Nesse tópico ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25090 ) tem algumas informações de consumo d diversas camionetes do mercado, desde os motores 2.5 GM, ford e MIT aos 3.0 da Hilux e RAnger.

Edintruder
06/02/2007, 22:37
A bomba de diesel da 3.0 é mecânica com injeção controlada eletrônicamente através do tempo de abertura dos bicos. É um sistema que não requer muito cuidado pois não tem muitas peças móveis (essencial num motor para grande duração), apenas o caso do Unichip que limita os ajustes pessoais, porém ela original já possui muita força.

murilloaquino
07/02/2007, 11:51
A bomba serve apenas pra manter a pressao d 1600 bAR cosntante dentro da rail..
os bicos q tem o dever de injetar a quantidade correta d combustivel

MarBO
07/02/2007, 16:29
Pessoal

Agradeço as opiniões que foram muito uteis, vou tentar ir pra eletronica 3,0
Abraços
Marcelo

Marvila
05/03/2007, 21:39
Eu passei diretamente da 2.5 p/ 3.0, andei na 2.8 por uma semana, mais acho que a 3.0é bem melhor, a questão do diferencial ser longo, é uma questão de costume, com relação a terceira, é verdade, não se passa em lombada na 3.0 de terceira, porem a segunda vai 30-40 km, sem forçar o motor e a terceira a 70 tb sem exigir demais, por tanto no final das contas vc acaba usado menos marchas, exemplo na cidade normalmente vc não engata quarta, pois de terceira a 60 km vc esta a 2000rpm, por tanto é uma questão de costume.
E o fato dessas relações serem longas não aumenta o consumo ?
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

murilloaquino
05/03/2007, 21:46
pelo contrario...O consumo do motor diesel está intimamente ligado á rotaçao imprimida.Com relaçoes mais longas, teoricamente rotaçoes mais baixas...

shimomoto
06/03/2007, 23:32
pelo contrario...O consumo do motor diesel está intimamente ligado á rotaçao imprimida.Com relaçoes mais longas, teoricamente rotaçoes mais baixas...

É isso ai...rotação baixa e pé bem alto...

LLeeoo
07/03/2007, 10:22
O Murilo está certo. No common rail como o do motor 3.0 não há mais a bomba injetora mecânica, há apenas uma bomba que é basicamente um compressor, e a injeção é um duto único com injetores eletrônicos.

MarBO
07/03/2007, 16:38
Pessoal

Acabo de voltar para a Ranger, ja tive uma 2,8 passei pra l200 At (Grande bos#@) depois de varios problemas mudei pra sw4 com 7 lugares D+ porem a minha ano 2000 estava muito judiada e resolvi voltar pra Ranger 3,0
Tive de esperar um tempo pra receber a maquina e fui lendo e perguntando no forum e a teteia superou todas as expectativas:

Melhorou o motor mais potente e silencioso e economico
Suspenção mais macia e continua resistente
Silencio interno parece de um carro e voce nem percebe que esta a mais de 120
So continuou com o mesmo espaço interno que so perde pra Hilux

Bem por enquanto vou curtindo a novidade e passo maiores detalhes mais pra frente

Abraços

Marcelo

Eduardo Carvalho Almeida
21/11/2018, 22:51
Pessoal pretendo comprar um Ranger CD 4x4 Diesel usada de valor entre R$30.000,00 e R$40.000,00 para usar como veículo de apoio numa fazenda de pecuária. Nos anúncios de internet encontrei três opções de motorização: 2.5, 2.8 e 3.0. Basicamente gostaria de saber qual dessas três opções é a mais vantajosa, isto é, mais econômica e menor custo de manutenção.

sallespickup
22/11/2018, 14:24
pela potencia e facilidade de peças, na area rural EU procuraria uma 2.8 com bomba mecanica, se não me engano de 2002 a 2004, é bem mais forte que a 2.5, mais não tem as dores de cabeça com manutenção do internacional 3.0

Francisco Casal
22/11/2018, 16:18
Amigo, vejo da seguinte forma, no caso das ranger, todas elas são boas, o que manda mais no meu ponto de vista é o estado geral do carro, suas manutenções enfim, como dito acima, 3.0 é mais cara a manutenção mas é um canhão, 2.8 forte e manutenção mais barata e o 2.5 manutenção ainda mais barata, economico mas fica devendo um pouco em força. Se optar por uma 2.8 escolha o modelo com turbina TGV ela é um espetáculo!

Braúna
09/12/2018, 22:18
Já tive as três. A primeira com motor 2.5 era muito econômica, porém muito fraca. A segunda e melhor de todas era uma 2.8 XLT ano 2003 motor MWM power stroke forte, resistente e econômico. Baixa manutenção e excelente custo benefício. Agora a última a 3.0 XLT limited 2009 foi um fiasco. Comprei nova aqui em Campo Grande/MS. Com seis meses o rolamento da roda dianteira esquerda deu pau. Resultado: tive que trocar o cubo inteiro, pois o mesmo é blindado. As outras podiam trocar só os rolamentos e boa. Desgastes prematuros dos discos e pastilhas de freio. Falha no sistema de sensor de estacionamento(era novidade na época). Turbina pifou. Na minha opinião a 2.8 foi a melhor Ranger fabricada até hoje. Agora tenho uma Ranger(americana) 4.0 v6 1996.

Giuliano MO
11/01/2019, 17:32
Ontem eu estava falando com um mecânico sobre camionetes pois esotu procurando uma e ele falou que Ranger é pra focar nas 2.8!!
Mandou eu fugir das 3.0 pois ele falou que as peças são mais caras e difícieis de conseguir. A 2.8 acha tudo e muito mais barato.
Aí ele soltou aquela já conhecida de não pegar as 2.5 pq é mais fraca e tudo mais......
Conheço bem o mecânico pq a 11 anos atrás qdo ele abriu a oficina propria ele saiu de uma oficina onde trabalhou mais de 10 anos só em camionetes diesel multimarcas então tem muita experiência.

pytta
21/09/2020, 12:19
Bom dia, amigo sou novo por aqui.
estou querendo comprar uma ranger cabine estendida a diesel 4x4.
Pode me dar algumas dicas, como, 4x4 ou 4x2, motor 2.5 ou 2.8, algum secredo ou defeito desse modelo.
grato.

Sergio c
21/09/2020, 14:04
Eu iria de 4x4 e motor 2.8.
Bom dia, amigo sou novo por aqui.
estou querendo comprar uma ranger cabine estendida a diesel 4x4.
Pode me dar algumas dicas, como, 4x4 ou 4x2, motor 2.5 ou 2.8, algum secredo ou defeito desse modelo.
grato.

VOVÔ DO TROLLER
21/09/2020, 15:35
Eu iria de 4x4 e motor 2.8.
Idem...........

aomendes
28/11/2020, 14:21
Olá pessoal , tb estou a procura de uma ranger 2.8, mas a pergunta é : essa motor parece que foi descontinuado pela mwm (se eu não estiver enganado), agora em 2020 terei problemas para achar peças para esse motor ?

RicardoFLN
28/11/2020, 18:42
Olá pessoal , tb estou a procura de uma ranger 2.8, mas a pergunta é : essa motor parece que foi descontinuado pela mwm (se eu não estiver enganado), agora em 2020 terei problemas para achar peças para esse motor ?

Há exatos um ano transformei meu 2.5 em 2.8, e não passei sufoco algum pra encontrar as peças. Só as bielas que comprei usadas. Mas alguém de SP me disse que as conseguiu novas. Talvez tu não consigas mais comprar um motor desses zero na MWM montado, seja completo, seja parcial, mas as peças, procurando dá pra achar tudo!

Sds.

Francisco Casal
01/12/2020, 10:43
Parceiro... Compra a que vc conseguir encontrar em bom estado... Seja 2.5 ou 2.8, eu não compraria 4x2, apenas 4x4. Meu pai tem uma 2.5 4x4 2001, um espetaculo de picape, muito economica, e não é fraca a ponto de não poder carregar nada, ele é mais fraco se comparado ao 2.8

crmendesme
01/12/2020, 12:23
Boa tarde, uso uma 2.5 a 7 anos para trabalho, rodo em media 5000km´s mês e não tenho o que reclamar da viatura.Como o Francisco falou compre um que vá caber no bolso e em bom estado de conservação.

Junior84
02/12/2020, 01:30
https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/140682-minha-ford-ranger-2-8-2004-5-mexidas.html

tenho uma 2.8 à 7 anos.

O motor não é problema. Tive dificuldades na suspensão dianteira

Não é um foguete, mas não é lerda. consumo de 8 na cidade e 10 na estrada de forma leve.

Por diversos motivos, preferi a 2.8 na hora da compra.

fr2ves
12/02/2024, 12:45
Primeiramente é um prazer fazer parte deste fórum e este é meu primeiro post, então me perdoem se cometer alguma gafe.
Vamos lá, estou procurando uma Ranger e encontrei estes modelos os quais me interessei em comprar "Ford Ranger 2.5 4X2 TB Diesel 4p manual 2001 ou Ford Ranger 2009 3.0 xl 4x4 cs turbo electronic diesel 4p manual 2009" e gostaria de saber a opinião em qual seria a melhor escolha?[/COLOR]

Sergio c
12/02/2024, 13:07
Primeiramente é um prazer fazer parte deste fórum e este é meu primeiro post, então me perdoem se cometer alguma gafe.
Vamos lá, estou procurando uma Ranger e encontrei estes modelos os quais me interessei em comprar "Ford Ranger 2.5 4X2 TB Diesel 4p manual 2001 ou Ford Ranger 2009 3.0 xl 4x4 cs turbo electronic diesel 4p manual 2009" e gostaria de saber a opinião em qual seria a melhor escolha?[/COLOR] Bem vindo ao Fórum. Se tiver condições e se estiver muito boa de mecânica, eu compraria a Ranger 3.0 com tração 4x4. Muito melhor que a 2.5 e tração 4x2.

RicardoFLN
12/02/2024, 14:09
Primeiramente é um prazer fazer parte deste fórum e este é meu primeiro post, então me perdoem se cometer alguma gafe.
Vamos lá, estou procurando uma Ranger e encontrei estes modelos os quais me interessei em comprar "Ford Ranger 2.5 4X2 TB Diesel 4p manual 2001 ou Ford Ranger 2009 3.0 xl 4x4 cs turbo electronic diesel 4p manual 2009" e gostaria de saber a opinião em qual seria a melhor escolha?[/COLOR]

Então, camionete 4x2 é o pior dos mundos se tu não tiver a certeza absoluta que vais andar a vida toda em asfalto!
Se uma 4x4 já apanha de Uno Mille em subida enlameada, imagina uma 4x2....rsrs
Segundo, quanto ao aspecto motorização: se tu gosta de simplicidade, rusticidade e de manter mais dinheiro na carteira, procure as 2.5 e as 2.8. As 3.0 são uns canhão, mas já tem muito fiozinho indo em direção ao motor!! Vai depender do teu grau de alergia a cobre..... o meu é alto, portanto nem vidro elétrico é bem vindo aqui nas minhas áreas!

Boa sorte!
Sds.

peterjataigoias
14/02/2024, 11:33
Pessoal
Apesar de saber das vantagens do motor 3.0 em relação a potencia e torque, estou em vias de comprar uma ranger e tenho estas duas opções. Gostaria de saber a opinião de voces sobre o assunto.
Abraços Marcelo
Prezado, Marcelo tenho uma 3.0 Power Stroke, que inclusive hoje pela manhã deixei na oficina para trocar a Viscosa do radiador, dar uma olhada na bomba dàgua, conferir bicos, etc... Ela começou aquecer um pouco, quando exijo mais do motor na subida e está perdendo potência também na subida. Na minha avaliação este motor é excelente, ótimo torque, ótima potência ( o meu está com 200 CV).