Conectar

Ver Versão Completa : Imprecisão do comp de bordo

bird
06/02/2007, 12:02
Caros,

a minha Ranger está fazendo médias de 11,5 (estrada e cidade) mas o comp de bordo diz 12,5...

aliás ele sempre erra cerca de 1 km para mais nas médias de consumo.

como é o de vcs?

será por conta do velocímetro sempre otimista da Ranger?

Renato
Ranger 3.0 XLT 2005/5

Walter L. L. Casitta
06/02/2007, 14:50
Caros,

a minha Ranger está fazendo médias de 11,5 (estrada e cidade) mas o comp de bordo diz 12,5...

aliás ele sempre erra cerca de 1 km para mais nas médias de consumo.

como é o de vcs?

será por conta do velocímetro sempre otimista da Ranger?

Tem que comparar com um GPS pra saber...

ramonpoa
06/02/2007, 15:59
os pneus são da medida original? quilometragem correta?

geralmente os carros que tive tinham precisão boa do consumo. O posto que abastece é sempre o mesmo? o contador de litragem da bomba do posto de combustíveis não tá inflado?

bird
06/02/2007, 19:09
os pneus são da medida original? quilometragem correta?

geralmente os carros que tive tinham precisão boa do consumo. O posto que abastece é sempre o mesmo? o contador de litragem da bomba do posto de combustíveis não tá inflado?

pneus originais...

já testei em diversos postos e sempre dá esta diferença de 1,0 km/l

edubelem
06/02/2007, 19:36
Não conheço um que funcione honestamente, C3, picasso, doblo, ... todos, todos são otimistas, eles servem apenas p/ vc der um parâmetro.

[]'s

murilloaquino
06/02/2007, 20:26
o meu sempre é pessimista...
hahaha...
andando na cidade ele marca sempre em torno d 8 a 8.5, mesmo ela dando em torno d 9.5 a 10.

Leonel Lousa
07/02/2007, 01:18
Na Dakota q tinha antes da Ranger, podia fazer a conta na calculadora q dava o mesmo tanto, as vezes quando o trajeto era cidade/estrada/fazenda, elel errava algo como 0,3 km/l.

RezendeDF
07/02/2007, 10:40
O único carro/pkp que comprei e que tivesse computador de bordo foi um Tempra 16V/Série Ouro.

O computador de bordo dele era 100% confiável.

Pede a um profissional que trabalha com instrumentos de painel para fazer a aferição do seu.

Márcio T
08/02/2007, 17:12
Olá, pessoal.

Por favor, me corrijam se eu estiver errado, mas acho que não há nenhum problema, exceto de precisão: No cálculo "manual", o consumo médio é obtido pela divisão da quilometragem percorrida pela quantidade de litros abastecida. Se o tanque for sempre completado da mesma maneira (carro nivelado, encher até a "boca", etc.), o resultado vai ser bastante preciso.

Já no cálculo "automático", a quilometragem percorrida é dividida por um valor estimado de litros resultante de uma medição indireta.

Reparem que uma das variáveis - a quilometragem percorrida - tem a mesma "origem" nos 2 métodos, o que descarta qualquer possibilidade de erro pelo tamanho dos pneus.

Um abraço.

Márcio Teixeira

ojaneri
08/02/2007, 17:26
Aproveitando, alguem sabe o erro no velocimetro e no hodometro para Ranger c/ 33?

Walter L. L. Casitta
08/02/2007, 17:38
Aproveitando, alguem sabe o erro no velocimetro e no hodometro para Ranger c/ 33?

O meu velocímetro nunca foi preciso com 31, 33 nem mesmo com o original. O melhor é você conferi com um GPS.

Márcio T
08/02/2007, 22:00

:idea: Tente nos seguintes sites: :arrow:

http://www.sapinhocambios.com.br/calculos.html
http://www.dakota-truck.net/TIRECALC/tirecalc.html
http://www.csgnetwork.com/tireinfo4calc.html

Jera
09/02/2007, 00:20
o meu tb marca errado. o ultimo tanque por exemplo no comp de bordo mostrou 11.4 e eu fiz na verdade 12.7.
mas em raras vezes o comp. foi confiavel. acho q umas 3 vezes no maximo.
eu acho q ele se confunde qnd rodamos na cidade e dps pegamos a estrada e voltamos pra cidade de novo. mas qnd só peguei estrada ele marcou +- certo.

dsamaz
09/02/2007, 10:22
Eita tche!

"Já no cálculo "automático", a quilometragem percorrida
"é dividida por um "valor estimado de litros resultante"
"de uma medição indireta."

Eita... Como o computador iria saber a qt litros resultante?? Pesando? Bóia?? E se tiver na subida a boia vai funcionar? Impossível... (Obs: e se a bateria acabar, como ele ia salvar as infos?)

Eh para isto que existe a sonda lambda e mais uns dois sensores no escapamento. Ela informa para o computador a mistura dos gases.
Tendo a informação da mistura e pressão o computador chega a uma variável do consumo - por padrões previamente estabelecidos.

T+
Daniel

Olá, pessoal.

Por favor, me corrijam se eu estiver errado, mas acho que não há nenhum problema, exceto de precisão: No cálculo "manual", o consumo médio é obtido pela divisão da quilometragem percorrida pela quantidade de litros abastecida. Se o tanque for sempre completado da mesma maneira (carro nivelado, encher até a "boca", etc.), o resultado vai ser bastante preciso.

Já no cálculo "automático", a quilometragem percorrida é dividida por um valor estimado de litros resultante de uma medição indireta.

Reparem que uma das variáveis - a quilometragem percorrida - tem a mesma "origem" nos 2 métodos, o que descarta qualquer possibilidade de erro pelo tamanho dos pneus.

Um abraço.

Márcio Teixeira

Márcio T
09/02/2007, 16:01
Eita tche!

"Já no cálculo "automático", a quilometragem percorrida
"é dividida por um "valor estimado de litros resultante"
"de uma medição indireta."

Eita... Como o computador iria saber a qt litros resultante?? Pesando? Bóia?? E se tiver na subida a boia vai funcionar? Impossível... (Obs: e se a bateria acabar, como ele ia salvar as infos?)

Eh para isto que existe a sonda lambda e mais uns dois sensores no escapamento. Ela informa para o computador a mistura dos gases.
Tendo a informação da mistura e pressão o computador chega a uma variável do consumo - por padrões previamente estabelecidos.

T+
Daniel

Olá, Daniel.

É exatamente isto que eu quis dizer com "medição indireta" ;-): Não há um medidor da quantidade de combustível consumida, que então precisa ser calculado (é melhor que "estimado" :concordo:) de maneira indireta.

:shock:. O PCM usa a informação do nível do tanque para calcular a autonomia.

:pensativo: O "consumo" é calculado pela quantidade teórica de combustível consumida por cada giro do motor, multiplicado pela quantidade de giros (RPM). Repare que qualquer mínima diferença entre o volume teórico de consumo por giro e o real deverá ser multiplicado por 2, 3, 4 mil por minuto! Por aí se percebe que o cálculo pode ser até simples, mas é impreciso e aproximado.

:discordo: Os sensores de oxigênio (sondas lambda) somente verificam se a mistura está rica ou pobre, o PCM se baseia nesta informação para corrigir a estequiometria (:putz:). Se você estiver com o pé embaixo, mas a proporção ar+combustível estiver OK, nenhum sinal vêm das sondas lambda.

Grande abraço.

Márcio Teixeira