Ver Versão Completa : Enfim o Engesa me achou
walter j riechelmann
05/02/2007, 20:58
:palmas: Depois de muita procura foi ele quem me achou, comprei de um cara aqui em SP que compra remates de leilões do governo , fui ver um jpx e ao chegar no galpão quem estava la sorrindo pra mim, um fase 2 88, era do Piaui, do SUS usado para fazer vacinacão, com certeza em lugares onde outros não chegavão nem :roll: pois tinha muitas ampolas na caixa de ferramenta, foi negociar e levar para casa ou melhor para a oficina...
Agora esta tomando vida novamente, logo estara nas trilhas :!::grin:
walter j riechelmann
05/02/2007, 21:04
No momento esta todo desmontado, fazendo funilaria e pintura, vou mandar as fotos dele antes e depois.....
Parabéns pela aquisição!
Comprei meu fase II 1989 também de um leilão da FUNASA, só que o meu era fumacê.
Está na reta final (pintura), com mecênica toda refeita, capota rígida e diversos acessórios...
Sucesso na empreitada que dá trabalho mas também muito prazer....
walter j riechelmann
05/02/2007, 21:48
Pode crer da muito trabalho, e vai muita grana tambem!!!!
O engesa ate que estava com a funilaria boa , o motor tem que colocar outro , mas comprei sabendo que estava travado, um 4 cilindro, mas so desta maneira para parar um engesa:-)
Mais um sambernardense Engeseiro!
Parabéns pela aquisição.
Abraço
Parabéns pela aquisição. Seja bem vindo ao clube dos felizes proprietários de Engesa.[]'s
Caro walter j riechelmann!
Em primeiro lugar, parabéns pela aquisição e, cuidado com a patroa, que certamente ficará com ciumes da atenção que dispensará ao novo brinquedo!:mrgreen:
Minha história é parecida, o meu éra da FUNASA, mais sem o fumacê, encontrei em um município vizinho, quando fui a um velório, pode?
Agora muita paciência, perceverança e conversas com o pessoal do FORUM, que poder.á esclarecer muitas de suas dúvidas, como aconteceu comigo.
Seje bem vindo!
Abraços.
Kim.
walter j riechelmann
06/02/2007, 18:47
Abraco a todos e obrigado pelas boas vindas!!!!!!!!
Com certeza a patroa ja esta com siumes, :-) :-) :-) :-)
No meu caso estou precisando de um motor, me oferecerão um perkis 4 cilindro vcs sabem se e so colocar no engesa ou precisa de alguma adaptcão e o motor fica bom no engesa!!!!!!!
Abracossss
O Perkins se estiver com a capa seca da D20 ou d 40 é PNP, ou seja, se encaixa perfeitamente na caixa 240v do engesa.
Você precisará reposicionar os calços do motor, cortanto e soldando novamente no chassis. Serviço mole mole para uma bom mecênico/soldador.
Se conseguir 2 Perkins em bom estado e preço me avise!
Sobre o que o carlos augusto veggi escreveu, X2:concordo:
Tinhamos uma A10 6cc, que colocamos um Q20B (perkins), foi p&p mesmo.
Somente uma observação, tem que trocar a relação de coroa/pinhão, pois a que se encontra ficará curta, muito torque e pouca, pouquíssima velocidade.
Quanto a isso o pessoal do FORUM te ajuda em qual é a melhor.
Abraços.
Kim.
walter j riechelmann
07/02/2007, 18:25
Oi Kim , estou a procura do motor Q20D, pois o $$$ me parece melhor apezar de ser dificil de achar..
No caso do engesa fase II tambem e preciso a troca da coroa e pinhão...
Abrssss......
Caro walter j riechelmann!
Independete de qual seje seu veículo, engesa, A20, C20, Silverado gasolina, F 250 gasolina, F 75, Jeep dentre outros, todos para trocar o motor para deisel tem que "alongar" a relação
Os motores a gasolina/álcool, tem o giro alto, chegando ou até mesmo passando dos 7000rpm, enquanto um motore a diesel chega somente a 4000rpm. (torque em baixo rpm).
POrtanto é necessário a troca de seu fase II.
Penso que uma 13x46 seria o ideal (mesmo da D20 turbo ou da F1000).
Converse com o pessoal do forum, sendo que há um tópico ns a cessão engesa sobre coroa/pinhão, só não mconsegui achar no momento.
Reacenda a discussão que será muito bem atendido.
Abraços.
Kim.
walter j riechelmann
07/02/2007, 19:23
Oi Kim desculpa a minha falta de conhecimento no assunto pois estou comecando agora, aproveitando a deixa eu tambem tenho que trocar na dianteira ....
Abraco.....
Ow, que isso!
Só quero te ajudar, nada mais.:oops:
O que quiz dizer e que existem pessoas mais técnicas do que eu participando do FORUM (em maiusculo por respeito a todos).
Sem pressão!:putz:
Se trocar uma, tem que trocar a outra, pois quando tracionado trabalhão em conjunto, na mesma rotação e velocidade, portanto se há uma relação na dianteira diferente da trazeira, dá zica, havendo a possibilidade de quebra ou da t-case ou de um dos diferenciais.
Na primeira foto é uma relação trazeira, onde foi colocado um bloqueio Macrotorque, é um D44.(F1000, Landau, Maverick, A C D/10 20, F75, Rural)
Na segunda foto e demais é o dif. dianteiro, um D30. (Opala, chevette, alfa romeu 2300(lembra?) e pampa 4x4 - é a relação usada)
Qualque coisa é só teclar.
Abraços.
Kim.
walter j riechelmann
07/02/2007, 20:06
O Kim desculpa eu, vc sabe me dizer se alem da troca da coroa e pinhão de ambos diferenciais eu tenho que trocar algo mais:-o
Abrss
Se trocar o motor, em relação a relação é só!
Tem que ver em relação a troca do motor em sí, tipo: capa seca, coxim, radiador e assim por diante.
Quanto ao D30, fale com o rodrigo camper, acabei de ver em sua assinatura uma 13x46 D30 a venda (coisa rara)
Abraços.
Kim.
walter j riechelmann
11/02/2007, 17:55
Aqui estou eu :parede: de novo ao abrir o cambio so encontrei o eixo piloto, sera que se eu colocar o cambio completo da toyota ou seja cambio, reduzida, e caixa 4x4, não seria melhor com o motor Q20D, e trocase a coroa e pinhão dos diferencias ficaria bom apezar do $$$$$
Alguem ja fez isto antes:!: :!: :!: :!:
betooliveira
12/02/2007, 21:14
Caro Walter;
Se você colocar o câmbio da Toyota de 4 ou 5 marchas com reduzida, a maior
vantagem seria justamente pela reduzida que na configuração original do Engesa é inexistente. Mas lembre-se que o motor Q20b depende de uma pequena adaptação para acoplar no câmbio Toyota. Considere também colocar todo conjunto Toyota: motor 14B (Band moderno)+Câmbio+T-case, esta é a configuração de meu Engesa e considero muito bom.
sds.
betooliveira
F186
14bturbo
walter j riechelmann
13/02/2007, 21:28
Oi Beto ja desisti do perkinho muinto peso e pouca potencia, estou a procura do mwm sprint, ja que vou ter que gastar, gasta uma vez so :!: :!: :!: :!:
O que vc acha deste motor fica bem no cambio toyota:?: :?:
Abraco......
betooliveira
15/02/2007, 20:52
Walter;
Para mim o mwm 2.8tdi é uma ótima alternativa de motor diesel para adaptar em um Engesa. Tamanho, peso e potência imbatível. O que tenho dúvidas é quanto ao torque em baixa rotação, muito necessário em trilhas, além do casamento das relações do câmbio e diferencial com sua curva de torque.
Quando comprei meu Engesa, ele estava com um motor 6cc e o câmbio da Toyota 5m. Tinha em mente adaptar um 2.8tdi, mas logo desisti em função do $$$$$. Achei um 14b da Toyota num preço interessante e logo pensei num conjunto original sem adaptações. Coloquei este motor e logo turbinei ele.
Estou satisfeito.
sds.
betooliveira
F186
14bturbo
walter j riechelmann
15/02/2007, 22:37
Oi Beto quanto vc pagou no 14B da toyota e a manutenção e barata acha peça facil:?: :?:
Abraço....
betooliveira
18/02/2007, 14:38
Walter;
Paguei R$ 7.000,00 no motor. Quanto a manutenção, é claro que não é nenhum perkinho, mas tudo que precisei até agora encontrei sem problemas e com um custo razoável. É um motor 3.6 litros bem elástico e com bom torque em baixa. Outra vantagem é que não tem correia dentada.
sds.
betooliveira
F186
14bturbo
walter j riechelmann
20/02/2007, 19:10
Oi Beto quando vc colocou o cambio e o motor da toyo teve que mecher no diferencial, trocou coroa e pião e o eixo carda teve que modificar:?: :?:
Abrs
betooliveira
20/02/2007, 20:51
Walter,
Troquei o diferencial dianteiro para Dana 44 e coloquei a relação 47x11 em ambos. Com relação ao cardã, tive que alongar uns 10 cm o traseiro e encurtar o mesmo no dianteiro em função do novo posicionamento do motor, visto que anteriormente tinha um 4.1 do Opala que ficava grudado na parede de fogo.
sds.
betooliveira
rodrigo camper
20/02/2007, 22:57
Quanto ao D30, fale com o rodrigo camper, acabei de ver em sua assinatura uma 13x46 D30 a venda (coisa rara)
Abraços.
Kim.[/QUOTE]
Valeu!!! Kim...
Tenho as fotos no tópico (venda de peças)
Walter,
Troquei o diferencial dianteiro para Dana 44 e coloquei a relação 47x11 em ambos. Com relação ao cardã, tive que alongar uns 10 cm o traseiro e encurtar o mesmo no dianteiro em função do novo posicionamento do motor, visto que anteriormente tinha um 4.1 do Opala que ficava grudado na parede de fogo.
sds.
betooliveira
Caro betooliveira!
Se não for pedir muito, estou procurando 2 11x47 para alongar meu 4.1S.
Troquei o motor, agora gostaria de aproveitar a potência e, não acho em canto algum por aqui.
Caso consiga algo, ou saiba de algo, gostaria que me falasse.
abraços.
Kim.
betooliveira
23/02/2007, 20:43
Caro Kim,
Por aqui também é "mosca branca" estas relações. Tem um desmanche no RS que, me parece, ter muitas peças. O site é www.steindorffviaturas.com.br.
Quem sabe você não encontra lá?
Seu câmbio é original? Se for, como a quinta é 1/1 acredito que a relação 47/12 ficaria melhor. Já tive uma F75 com 4.1s e relação 47/11 e, para mim, ficou curta pois o motor urrava um pouco na estrada.
sds.
betooliveira
walter j riechelmann
16/04/2007, 22:16
Ai pessoal esta quase nos finalmentes mas este quase vai longe e vai muita $$$$$ e muitos emprevistos, comprei um cambio com reduzida 4 marcha da toyo ou achava que tinha comprado pois o cara que náo vou citar nome mijou para traz e nem para dar uma satisfacão mas fazer oque nem so de palavra vive um homem, a males que vem p o bem achei um cambio 5 marcha da toyo com reduzida agora é mãos a obra:putz:
Logo logo estarei nas trilhas:x de vontade!!!!!
Ok Walter.
Boa sorte, seja bem vindo ao Fórum e não esqueça de postar as fotos passo a passo. Ok???
[ ]'s.
Edu filho do kim
21/09/2007, 22:21
Parabéns pela aquisição!
Comprei meu fase II 1989 também de um leilão da FUNASA, só que o meu era fumacê.
Está na reta final (pintura), com mecênica toda refeita, capota rígida e diversos acessórios...
Sucesso na empreitada que dá trabalho mas também muito prazer....
Que legal o meu pai tem o Engesa fase l.:oops::putz::idea:
Abraços
Edu filho do Kim
Edu filho do kim
21/09/2007, 22:30
:palmas: Depois de muita procura foi ele quem me achou, comprei de um cara aqui em SP que compra remates de leilões do governo , fui ver um jpx e ao chegar no galpão quem estava la sorrindo pra mim, um fase 2 88, era do Piaui, do SUS usado para fazer vacinacão, com certeza em lugares onde outros não chegavão nem :roll: pois tinha muitas ampolas na caixa de ferramenta, foi negociar e levar para casa ou melhor para a oficina...
Agora esta tomando vida novamente, logo estara nas trilhas :!::grin:
O meu pai tem um Engesa FI.:mrgreen: