PDA

Ver Versão Completa : Demora a Pegar na L200 Sport

Marcello Ladeira
05/02/2007, 20:29
Caros, após um ano de uso intensivo (comigo é claro) minha L200 Sport 2004 passou a apresentar dificuldade ao dar a partida. Mesmo esperando a indicação de aquecimento das velas de pré-ignição apagar do painel giro a chave e só lá pela 10 girada do motor de arranque é que a bichona pega.

Depois de quente ela pega super rapido e, caso fique desligada, por cerca de 20 minutos, já apresenta novamente dificuldade em pegar. Fora isso o carro está normal, andando bem e consumo dentro do esperado.

O que vocês acham que é?

- Diesel? (uso Shell aditivado e sempre do mesmo posto);
- Filtro de combustível? (O carro acabou de sair da revisão, vou ver qual a marca do filtro que utilizaram);
- Velas de pré-aquecimento? (Ouvi dizer que pode ser as maledetas, é verdade que não é aconselhavel substituir somente a que estragou e sim todas as 4 de uma só vez? E o pior, cada uma custa mais de R$ 250,00).

E aí qual a opinião dos mais entendidos?

[]'s,

Walter L. L. Casitta
05/02/2007, 20:52
Quando o problema é causado pelas velas, sai muita fumaça preta quando o motor pega. Mas sendo a sua L200 com a bomba eletrônica eu não sei dizer vai acontecer da mesma forma.

Marvila
05/02/2007, 21:27
Marcello,

eu tive este "sintoma" aí na minha ex-L200 GL 00/00 e o diagnóstico foram as velas de pré-aquecimento mesmo. De fato, fui instruído a não substituir somente uma e sim todas as 4 (quatro).
No entanto, eu fui numa auto-peça e paguei R$ 80,00 pelas 4 (quatro). E olha que não tem muito tempo. Foi em março do ano passado. Se não estou enganado as da Besta dão direitinho. Resumindo: vá em uma autopeça e faça a cotação. O preço deve estar na casa dos R$ 100,00 as 4 (quatro). Mesmo não sendo as originais elas duram bastante.

Era isto !

Marvila
Ranger Limited 04/04

Pedro Freitas
06/02/2007, 00:17
Marcello, acontece isso na minha também. :concordo:

quando ela fica mto tempo parada sempre fico esperando a indicação de aquecimento das velas de pré-ignição apagar do painel 2X faço o mesmo procedimento e mesmo assim demorar a pegar.

e quando pega costuma ocilar o contagiro.
muitas vezes morre se não manter o pé no acelerador no giro certo.

depois que ela aquece é show de bola, nao acontece mais nada disso.

[]'s querendo resolver esse problema

RezendeDF
06/02/2007, 05:47
Marcelo,

Uma vez troquei as velas da minha antiga L200 que era uma GLS 01 e coloquei essa que o Marvila falou e não durou muito tempo.

Tinha que deixar aquecer duas ou três vezes (girar a chave e deixar a luz apagar) mesma sugestão do Pedro, aí ela pegava com facilidade.

Vi o mecânico fazendo o teste, ele tirou as 4 velas e ligou direto numa bateria que estava numa bancada. Das 4 velas 3 não aqueceram suficientemente. Como estavam fora do carro dava pra perceber nítidamente a diferença de aquecimento.

Então troquei por essas importadas da china mais realmente não duraram muito tempo.

Como você falou que se deixar o carro parado por 20 minutos e já demora a pegar, acho que não é problema de velas, talvez seje alguma coisa na bomba, acho que está desregulada/fora do ponto. Esse problema começou logo após a última revisão?

Abraço e boa sorte!

Marcello Ladeira
06/02/2007, 07:43
Não Resende não foi logo após a última revisão não e sim 15 dias depois da revisão.

Walter quando o carro pega realmente sai um volume de fumaça preto acima do normal.

Pedro a descrição do Resende casa bem com seu problema. Vou ver se amanha dou uma passada numa oficina Diesel que tem no trajeto Casa-Trabalho e peço para eles darem uma olhada. Depois posto o diagnóstico aqui.

[]'s,

Pequeno jr
06/02/2007, 07:43
Marcelo,
A L-200(2004) do meu pai e do tio da minha esposa(2000) tiveram esse problema quase que juntas. Como estava perto da revisão do carro do meu pai, o tio da minha esposa esperou o diagnostíco da autorizada para saber o que era. Resultado, as velas de pré-aquecimento. Na época na autorizada aqui no DF cada uma ficava em R$ 228,00. Eu tava em goiania nesse dia, meu pai me ligou e aproveitei para passar na Cotril e ver quanto custava la, era R$ 180,00. Comprei, voltei para Brasília, instalaram e até a venda do carro não deu mais problema.

Ja o Tio da minha esposa comprou as velas numa auto peças e foi muito barato. Para vc ter idéia, as 4 velas que ele comprou não pagava uma da autorizada. Resultado, contando com essa primeira vez, ele ja trocou duas vezes. Dizem que as velas queimam devido a dar a partida antes da Luz apagar, mas mesmo ele esperando a tal Luz apagar em todas as vezes que deu a partida as velas queimaram de novo.

Se é a bomba injetora no seu caso eu não sei, mas a do tio da minha esposa havia feito uma revisão completa de bomba meses antes de dar pela segunda vez o problema.

Boa sorte.

wagnerf
06/02/2007, 08:22
Marcello, leva lá no Rogerio Motors, ele vai olhar, aqui em BH vc acha autopeças que trabalha com primeira linha a bom preço.

Marcello Ladeira
06/02/2007, 08:49
Sei disso Wagner, mas não to podendo morrer em milzin não sô... to querendo comprar uma casa este ano e agora em Janeiro já morri no GPS + Revisão + IPVA + Alinhamento do Chassi, daki uns dias começa o Motorsports e morrerei no Trip Totem e nos hotéis - ou seja, só tô arrumando coisa pra gastar dindin... hehehehe

[]'s,

Pequeno jr
06/02/2007, 08:58
MArcelo,
To a dias tentando falar para minha esposa deixar eu comprar um Gol R$4500,00(Carro pronto) para participar de provas de Rally e ta brabo a coisa aqui em casa. A razão é essa .. compra do imóvel. o Ruim q so vou chegar a uma grana boa para dar d entrarda so ano q vem e para comprar o Gol eu iria conseguir fazendo uns sisteminhas para fora.

O Vida braba essa.

Marcello Ladeira
06/02/2007, 09:24
Pequeno o problema não são os 4500,00 da compra e sim o que vai depois da compra... prova aki, prova ali, quebra isso, quebra akilo... ôpa... to parecendo sua esposa... kkkk.

Pois é Pequeno, to pensando em usar a estratégia do seu tio... com todas as trocas que ele fez até o momento gastou menos que seu pai... hehehe.

[]'s,

Pequeno jr
06/02/2007, 09:50
Pequeno o problema não são os 4500,00 da compra e sim o que vai depois da compra... prova aki, prova ali, quebra isso, quebra akilo... ôpa... to parecendo sua esposa... kkkk.

Pois é Pequeno, to pensando em usar a estratégia do seu tio... com todas as trocas que ele fez até o momento gastou menos que seu pai... hehehe.

[]'s,

É verdade Marcelo. Eu q o diga. Não quero nem ter idéia de qto ja gastei com Arrancadas e Turismo 1600. Minha ultima prova foi de arrancada em Setembro de 2005 e depois disso vendi tdo.

A turismo queria continuar, mas so se fosse em Dupla e a maioria dos meus amigos estão quebrados, dai foi a idéia de participar de Rally pois iria colocar meu pai como Navegador e Paitrocinador. RS

Walter L. L. Casitta
06/02/2007, 10:09
Sei disso Wagner, mas não to podendo morrer em milzin não sô... to querendo comprar uma casa este ano e agora em Janeiro já morri no GPS + Revisão + IPVA + Alinhamento do Chassi, daki uns dias começa o Motorsports e morrerei no Trip Totem e nos hotéis - ou seja, só tô arrumando coisa pra gastar dindin... hehehehe

Pust! Tá que nem la em casa. To proibido de trocar a viatura enquanto não comprar uma moradia nova. É duro não poder trocar os brinquedos... Felizmente aqui na empresa tivemos que comprar um caminhãozinho Iveco e por enquanto estou me divertindo muito com ele...

Marcello Ladeira
06/02/2007, 10:22
Uai Walter então já somos pelo menos 5... podemos até montar um fórum dos 4x4_Em_Busca_de_Nova_Moradia.com.br... só que eu sei temos na mesma situação: Você, o Pequeno, o Wagner, o AKPG e eu. hehehehe.

[]'s,

Pequeno jr
06/02/2007, 11:03
Mas acho q estou em situação pior q a dos senhores.

Moro de aluguel num AP de 2qts de um amigo do meu pai. Pago muito pouco por ele e por isso estou juntando dinheiro para comprar o imóvel ou pelo menos dar uma boa entrada a uns 2 anos. O ruim é q nem todos mês eu coloco dinheiro na aplicação e as vezes até retiro dinheiro d lpa, quando aparecem as urgências.

Esse ano decidi, Diminuir todos os gastos. Tdos mesmo. Viagem so em necessidades, pois vcs sabem, é de grão em grão que a galinha come. Celular, saídas e agora entrou na lista até os carros(Ou Parati ou RAnger acho q vão embora)... tudo agora tem que ser bem pensado e evitar ao máximo, para se Deus quiser, comprar uma casa boa(Minha escolha) ou o AP(Escolha da Esposa) em 2008. Acho q vcs sabem, Brasília é surreal o preço de imóveis. Qdo viajo ao Rio, Nordeste, Tocantis e etc...vejo o preço de alguns imóveis muitos maiores e melhores que alguns aqui a um preço de 10 a 40%mais baratos q Brasília.

Se Deus quiser, vai dar tudo certo para todos nós.

ramonpoa
06/02/2007, 11:49
Já tive problemas com velas e, independente do inverno ou verão, a queima delas prejuica a partida...

um item essencial quanto a durabilidade das mesmas é NUNCA dar a partida antes de apagar o aquecimento, pois vão queimar na certa.

wagnerf
06/02/2007, 12:24
Uai Walter então já somos pelo menos 5... podemos até montar um fórum dos 4x4_Em_Busca_de_Nova_Moradia.com.br... só que eu sei temos na mesma situação: Você, o Pequeno, o Wagner, o AKPG e eu. hehehehe.

[]'s,

hehehe e olha que ainda nem casei, ( em breve ) to planejando dar adeus ao Vitara, tentar segurar a pkp o maximo possivel, mas sem ter dispesar, na medida do possivel.

Marcello se num tem como, ou se troca esta velas, ou compra um isqueiro, heheh pode ser também uma lanterna...

Brincadeira aparte, vamos hoje no final da tarde pegar a pkp e já olhar este carro seu.

bird
06/02/2007, 12:54
Caros,

nos motores eletrônicos não tem estas velas de pré aquecimento?

neste caso não tem nada que desgaste?

abs,
Renato XLT 3.0 2005

RezendeDF
06/02/2007, 14:28
Bird,

A L200 do colega pode ter bomba eletrônica, mais não é cammon-rail. A minha que é uma Outdoor HPE/07 ainda é bomba eletrônica.

O motor da MIT tá muito defazado!

ramonpoa
06/02/2007, 16:02
Caros,

nos motores eletrônicos não tem estas velas de pré aquecimento?

neste caso não tem nada que desgaste?

abs,
Renato XLT 3.0 2005

Motores eletrônicos tem vela de pré aquecimento sim....
tive uma tracker com motor pegeout eletrônico que eu mesmo troquei as bichanas....
a hilux nào olhei... mas toda vez que liga acende o sistema de pré-aquecimento, acredito que também a tenha, apesar de motor eletrônico também....

AKPG
06/02/2007, 16:32
Motores eletrônicos tem vela de pré aquecimento sim....
tive uma tracker com motor pegeout eletrônico que eu mesmo troquei as bichanas....
a hilux nào olhei... mas toda vez que liga acende o sistema de pré-aquecimento, acredito que também a tenha, apesar de motor eletrônico também....
No meu Troller 3.0 não acende nenhuma luz no painel que indique a existência da vela de pré-aquecimento. Não sei se existe isso nele não. Vou tentar descobrir.
Um abraço,

cbridi
06/02/2007, 20:57
Teu Troller 3.0, a exemplo da Ranger (desde o 2.5 Euro II), não tem as ditas velas.

Pequeno jr
06/02/2007, 22:27
Teu Troller 3.0, a exemplo da Ranger (desde o 2.5 Euro II), não tem as ditas velas.

X2 !!
Ja discutimos isso aqui um tempo atrás e a Ranger não tem essas velas.

Marcello Ladeira
07/02/2007, 21:11
O "Socorro" Wagner e eu matamos a charada ontem à noite... já havíamos testado todas as velas, o fuzível, o relé e a suspeita recaía sobre a o sensor de temperatura. Voltava pra casa e o carro começou a dar indícíos de falta de combustível, por sorte parei quase enfrente à um posto de gasolina - no mesmo momento liguei para o Wagner que havia acompanhado os testes.

Peguei 8 litros num saco e quando voltava para o carro vi uma poça debaixo do carro, pelo cheiro era diesel. Neste momento o Wagner chegava de Frontier. Abrimos o capo, procuramos a origem do vazamento e o Wagner viu que era a válvula de alívio do filtro de combustível. Coloquei o diesel no tanque, o Wagner apertou a válvula e fomos tentar pegar o carro... arriamos a bateria mas não conseguimos pois havia ar no sistema - havíamos chegado ao máximo de nossos conhecimentos... heheheh.

Hoje de manhã bastou tirar o ar que a pkp voltou à velha forma - andando muito e pegando de primeira. Fica aqui então a dica do que olhamos e, contratiando todas as suspeitas, o problema era extremamente bobo. Ainda bem que contei com a ajuda do Wagner e que o problema não ocorreu na estrada ou numa trilha. Aprendemos também que a L200 conta com uma bomba que retira o ar do sistema, ela fica na parte superior do filtro de combustível.

[]'s,

Pedro Bachir
08/02/2007, 01:40
Aprendemos também que a L200 conta com uma bomba que retira o ar do sistema, ela fica na parte superior do filtro de combustível.

todo motor diesel tem essa bomba e todos q eu jah vi são nesse lugar..

[]'s

Pequeno jr
08/02/2007, 10:28

[]'s

Alem disso, em alguns veículos existe tbm o sangrador de água no diesel. No caso da RAnger fica no abaixo do filtro de combistuvel.

Marcello Ladeira
08/02/2007, 11:02
Pois é Pequeno, foi este sangrador que estava mal enroscado no meu filtro, isso fez que com a km (700km) depois da revisão ele fosse afroxando até o ponto em que o Diesel começou a sair por lá e não ir para o motor.

[]'s,

AKPG
08/02/2007, 11:34
Marcello,
Que falta de atenção dos mecânicos hein!!! Se eu fosse vc entrava em contato com eles para reclamar. Ao que tudo indica, não apertaram o parafuso com a devida força e isto é um erro muito básico para terem cometido no seu carro. Imagina se vc estivesse viajando, no meio do nada, a noite e acontece um problema como este?

Um abraço,

wagnerf
08/02/2007, 12:02

[]'s

No MWM na Frontier não tem esta bombinha não, nele devesse afroxar o primeiro bico bater na chave até tirar o ar, segundo informações da consecionaria.

Alexandre, realmente foi um falha na revisão que o Marcello fez, agora imagina esta falha num carro a gasolina, que é muito mais inflamavel, seria muito perigos.

Na verdade fica mais um aprendisado, o carro do Marcello tinha todos os sintomas de queima, ou problema nas velas de pre-aquecimento, como disse o Walter até a fumaça quando pegava tava dando, mas na verdade ele tava ela perdendo pressão do filtro, até começar a perder diesel mesmo hehe.

Bom da proxima, já temo a receita para a sangria.

Abraço a todos.

Ric Mac
08/02/2007, 12:17
Nos MWM Não tem esta bomba e não sei como mas, se der ar no sistema, basta bater na chave e pronto.
O Macete nestes motores para sangrar o filtro é depois de sangrado, andar com ele por uns KM. Se não fizer isto, fica com ar e na proxima vez que for ligar, vai ficar batendo na chave algumas boas vezes!!!!!

abs

Walter L. L. Casitta
08/02/2007, 15:25
Ar no sistema não da trabalho mais não, é só tirar o ar do filto que na 3º ou 4º tentativa o motor pega... Pelo menos é assim na L200 e na Ranger...

murilloaquino
08/02/2007, 16:04
Eu acho q na maioria dos motores eletronicos, acabou com o prob do ar no sistema devido a uma bombinha d baixa pressao, q elimina o ar automaticamente

Walter L. L. Casitta
08/02/2007, 16:18
Eu acho q na maioria dos motores eletronicos, acabou com o prob do ar no sistema devido a uma bombinha d baixa pressao, q elimina o ar automaticamente

Em compensação os motores eletrônicos CR não ligam imediatamente. Tem que esperar alguns segundos pro sistema ficar pressurizado.

AKPG
08/02/2007, 16:23
Murillo,
Quando fui buscar meu Troller na concessionária, o carro estava com muito pouco diesel no tanque. Sendo assim, pedi para que me informassem como proceder caso acabasse o diesel.
No caso do motor 3.0 do Troller e da Ranger, basta desconectar o tubo que liga a saida da bomba de diesel até o sistema de injeção e ligar o contato. Feito isso, a bomba vai puxar o diesel do tanque até o ponto onde vc desconectou-a. Quando o diesel chegar, basta conectar novamente a mangueira e dar a partida. Depois de umas duas ou três tentativas, tá tudo resolvido.
Um abraço,

murilloaquino
08/02/2007, 16:56
Engraçado...
No manual da Ranger, fala que nao Ocorre mais entrada de ar no Motor.Nao tem q fazer procedimento nenhum.É so esperar um pouquinho e bater na chave q ela liga.A propria bom eletrica encarrega d tirar o ar do sistema

AKPG
08/02/2007, 16:59
Engraçado...
No manual da Ranger, fala que nao Ocorre mais entrada de ar no Motor.Nao tem q fazer procedimento nenhum.É so esperar um pouquinho e bater na chave q ela liga.A propria bom eletrica encarrega d tirar o ar do sistema
Murillo,
Sei lá então. Só se existem diferenças entre o sistema que tem no Troller e o que tem na Ranger.
Mas acho estranho isso. Imagina que entrou ar em toda a tubulação, entre o tanque e a bomba de diesel. Se não abrir a mangueira logo após a bomba, imagina o tempo que vai demorar para que o ar saia pelo common-rail (ou sei lá por onde que o ar vai sair).
Um abraço,

murilloaquino
08/02/2007, 17:02
Pois e...
Eu tb nao sei como sairá esse ar.Pod ser q antes do filtro de diesel, eles possuem um sensor, alguma coisa assim...
Nao tenho nem ideia de como é o sistema

AKPG
08/02/2007, 17:06
Então somos dois!!!!

murilloaquino
08/02/2007, 17:16
em algmas coisas eu acho q o motor da ranger é diferente do troller.
A mesma coisa acontece no MWM da s-10 e da troller, q mesmo sendo mecanico, existe algumas diferenças.Vc ja andou em alguma ranger Alexandre?

AKPG
08/02/2007, 17:24
Murillo,
Só andei nas antigas, de 4 ou 6 cilindros. Nunca tive a oportunidade de andar numa Diesel das novas.
Um abraço,

Walter L. L. Casitta
08/02/2007, 17:33
Pois e...
Eu tb nao sei como sairá esse ar.Pod ser q antes do filtro de diesel, eles possuem um sensor, alguma coisa assim...
Nao tenho nem ideia de como é o sistema

O ar sai pela tubulação de retorno...

Ronaldo Andrade
11/02/2007, 13:45
Em compensação os motores eletrônicos CR não ligam imediatamente. Tem que esperar alguns segundos pro sistema ficar pressurizado.

Isto mesmo Walter. :concordo:

Na Ram, que é CR, as vezes esqueço e dou a partida direto e ela não pega.
Tem de ligar a chave e esperar alguns segundos, depois dar a partida.

[s],

MadMax 93/93
19/01/2009, 19:16
Pessoal sou novo no fórum e a minha L-200 também está com esse pro de demorar a pegar quando está fria. Quando está quente pega numa boa. Testei os bicos e as velas e ambas estão boas. O mec dessa parte de bomba disse que podia ser carbonização das valvulas. Isso procede? Disse para usar um produto da stp antes engine flouxe (eu acho que é assim) antes da próxima troca. Deixar funcionando por uns 20 min e trocar o oleo e os filtros. O que acham. Sim, quando ela pega fica mancando (oscilando o rpm). Desde de já muito grato!!

SAPO-BOMBA
19/01/2009, 21:48
"Sim, quando ela pega fica mancando (oscilando o rpm)."

Isso tem cara de bico "abrindo o bico"... Ou pode ser B.I, combustível batizado, etc...

MadMax 93/93
20/01/2009, 11:34
"Sim, quando ela pega fica mancando (oscilando o rpm)."

Isso tem cara de bico "abrindo o bico"... Ou pode ser B.I, combustível batizado, etc...

Amigo, segundo a empresa que mexe na parte de injeção do meu carro (bosh service - local) se tivesse com a parte de injeção ruim ela faria tanto fria como quente, mesmo assim tiramos os bicos e colocamos no teste e estão em ordem.

Panca 4x4
31/12/2015, 12:19
Bom dia e já agora um feliz 2016 para todos os apaixonados por 4x4. A minha situação é a oposta ao colocada aqui por todos. Minha L200 2002 GLS/HPE apresentou um sintoma de ficar difícil de dar a partida quando quente. Pela manhã demora mas depois se eu for no banco, na padaria, etc, quando volto a dar a partida fica difícil, tenho que insistir várias vezes. Que eu fiz está semana: fui no eletrecista ver se era bateria, arranque ou alternador, nada disso tudo ok, mas mesmo assim colocou um cabo mais grosso do alternador para o positivo para gerar 100%. Saí e fui no mecânico e disse que o que faz ficar assim que era a junta do cabeçote, pronto comprei de amianto para motor 4D56 e colocamos, mas continuou da mesma forma difícil de dar partida. Enchi o tanque com S10 e coloquei bardhall limpa bicos para ver se melhora, por favor vocês mais experientes me ajudem com alguma uma dica, obrigado.

pedrocuba
16/02/2017, 15:57
Bom dia e já agora um feliz 2016 para todos os apaixonados por 4x4. A minha situação é a oposta ao colocada aqui por todos. Minha L200 2002 GLS/HPE apresentou um sintoma de ficar difícil de dar a partida quando quente. Pela manhã demora mas depois se eu for no banco, na padaria, etc, quando volto a dar a partida fica difícil, tenho que insistir várias vezes. Que eu fiz está semana: fui no eletrecista ver se era bateria, arranque ou alternador, nada disso tudo ok, mas mesmo assim colocou um cabo mais grosso do alternador para o positivo para gerar 100%. Saí e fui no mecânico e disse que o que faz ficar assim que era a junta do cabeçote, pronto comprei de amianto para motor 4D56 e colocamos, mas continuou da mesma forma difícil de dar partida. Enchi o tanque com S10 e coloquei bardhall limpa bicos para ver se melhora, por favor vocês mais experientes me ajudem com alguma uma dica, obrigado.

Caros,

estou com um problema semelhante. O carro quente/morno custa a pegar. Frio pega de primeira. O que eu suspeito é que seja bico travado aberto, que fica pingando no pistao e acaba por afogar o motor.

Vc conseguiu resolver o seu problema? Isso só passou a acontecer depois que coloquei diesel num posto especifico aqui, estava claramente batizada. Mas por sorte coloquei apenas 5 L, pois não confiava no posto. Porém já praticamente enchi o tanque com Diesel S-10 confiável e, apesar do carro está melhor, está com dificuldade na partida a quente, conforme relatei, e meio "xoxo".

Será que colocando um pouco de querosene pode melhorar? Será que tem como destravar os bicos? Será que é problema na BI?

qualquer ajuda será bem vinda!