PDA

Ver Versão Completa : Qual o macaco ideal para picapes?



Guilherme Costa
05/02/2007, 12:20
Depois de trocar meu BF33, não tenho dúvidas que tenho que substituir o macaco que vem na Ford Ranger 2001.

Estou querendo comprar um estilo garrafa (hidráulico) e surgiram algumas dúvidas:
1) Para uma picape o de 2ton resolve ou devo buscar um de 3ton?
2) Será que o de 1 estágio possui curso suficiente?
3) Quais as marcas confiáveis?

Grande abraço!

Guilherme Costa

Ric Mac
05/02/2007, 12:31
Guilherme,

Eu comprei um macaco de 12ton, assim não corro riscos.

abs

Walter L. L. Casitta
05/02/2007, 12:37
Os macacos hidráulicos têm a desvantagem de ser pesados, ter um curso pequeno que fica pior ainda quando se usa 33”. Prefiro o original que é leve não obriga a gente entrar debaixo da picape.

Pequeno jr
05/02/2007, 14:05
No dia q quebrou o rolamento da Ranger tive a pior experiência com o macaco original. Não sei se é pq ele nunca foi utilizado mas depois disso, tbm to atrás de um melhor.

dsamaz
05/02/2007, 14:16
O macaco da s10 eh sinistro.
Não eh daqueles hidraulicos. Parece que não agûenta mesmo...
Para piorar, quanto mais se eleva o carro, mais fino ele fica, parecendo q qualquer vento derruba o carro.

T+
Daniel

Bianor
05/02/2007, 19:50
Pessoal seus problemas se acabaram é só comprar o sensacional air jack que funciona pelos gases do escape com o motor em marcha lenta.
Para areia e lama é o bicho!
Para pedras a coisa complica.
Já tentei importar um sem sucesso.
Sera que algum colega tem uma via alternativa?
Deem uma olha na galeria do do link:
http://www.air-jack.com/armoured.asp
http://www.air-jack.com/comgallery.asp

emerson_dickel
05/02/2007, 22:14
Bah o pior que esse macaco que o Bianor Sugeriu é sinistro :)

Eu uso um Hidraulico marca Starfer :) (Paraguaio) mas muito bom :) de 6 toneladas.

Um grande abraço

offroad
06/02/2007, 06:12
Pessoal seus problemas se acabaram é só comprar o sensacional air jack que funciona pelos gases do escape com o motor em marcha lenta.
Para areia e lama é o bicho!
Para pedras a coisa complica.
Já tentei importar um sem sucesso.
Sera que algum colega tem uma via alternativa?
Deem uma olha na galeria do do link:
http://www.air-jack.com/armoured.asp
http://www.air-jack.com/comgallery.asp

putz ... sai fora dessa. tentei usar essa m$#d@ no baja do ano passado e soh passamos nervoso. nao funciona !!!
a melhor solucao eh um jacare.. + caro, maior, mas funciona.

abs

ramonpoa
06/02/2007, 08:57
entendo que no mundo dos primatas, o "macaco-prego", integrante em extinção fauna brasileira não deve ser usado, seja pela sua condição extintiva, seja pelo adjetivo "prego", que, de fato, nào combina com os pneumáticos...

heheh. deixando a baboseira de lado......
alguém disse aqui do original, que não deve ser descartado...
na Defender tenho um hi lift que, confesso, nunca usei...

acho aqueles hidráulicos com curso pequeno e os de curso maior sào um peso que nossa....

Independente disto, em trilhas sempre levo um calço de madeira, as vezes mais de um, é importante...

Comprei recentemente um jacaré portátil (dizem que nào aguenta, mas é só para levantar o carro e não para deixar ele lá em cima).. A esperança é que o jacaré me suje menos que o original na hora de trocar a roda... Coloquei um calço de madeira grande na caámba para escorar quando ele estiver "em cima", até hoje não usei.....

Em casa tenho um jacaré grande, que é uma beleza, pois troco os pneus frequentemente (trilha e on road)... mas é muito grande para carregar na caçamba....

Walter L. L. Casitta
06/02/2007, 09:59
Pois é. Os hidráulicos são os melhores, mas só pra usar em casa com as condições ideais do piso. Numa emergência o melhor é o original que é levezinho, só ocupa o espaço que foi feito pra ele dentro da picape e tem um monte de curso.

Edintruder
06/02/2007, 22:26
Eu uso em casa um macaco hidráulico para 4 toneladas, apenas soldei uma chapa curva para se adeqüar perfeitamente nos suportes dianteiros e no eixo traseiro sem riscos de escorregar, porém é necessário usar um pedaço de madeira em baixo para compensar a altura dos 33".

Walter L. L. Casitta
06/02/2007, 22:38
Eu tenho um Hid de 4T e levanta a Ranger com é nas costas. Tenho outro Hid jacaré que nem uso mais, desses que se compra em supermercado de 2T também, só que esse sofre pra levantar a Ranger. Esse último funcionava bem com Samurai e com automóveis pequenos.

Edintruder
07/02/2007, 22:27
O meu sogro me deu de presente um jacaré de 2tons porém não levantava a dianteria da Ranger, então devolvi e ele me deu esse de 4 tons que eu uso hoje.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
08/02/2007, 23:05
O meu sogro me deu de presente um jacaré de 2tons porém não levantava a dianteria da Ranger, então devolvi e ele me deu esse de 4 tons que eu uso hoje.

Cuidado com esses jacarés (lagartixa) de maleta de supermercado. As 2 toneladas devem ser: short tons. Há dias minha mulher ligou porque tinha um pneu murcho da Frontier e ela não sabia (macaco sou eu) tirar o estepe. Peguei a maleta do tal lagartixa (primeiro uso - e último) e fui ter com ela. Levantei a roda dianteira e saquei-a, só isso! Fui então baixar o estepe e... a dianteira arriou. Precisei usar o original, pela primeira vez também (o que levo nas trilhas é um garrafa de 6t e que não estava no carro). O lagartixa entortou a haste e já ficou por ali na calçada com maleta e tudo. Chamar aquilo de jacaré, é ofender até calango. O garrafa de 6t é Vonder, ou seja, xingling tb, mas tem aguentado. Só precisa usar um calço para o barro, mas até high-lift usa, né?
Alexandrino

ramonpoa
09/02/2007, 07:40
..... Chamar aquilo de jacaré, é ofender até calango.....

hehehe cara esses jacarezinho são bons prá levantgar corolla, audi, uno miller, eu até gosto (tenho 2)... mas realmente, uma pickup é danada...

itamar.vieira
09/02/2007, 09:57
Alexandrino,

o garrafa me parece uma boa opção...
Onde se compra um trem desses ? :parede:

Em auto-peças mesmo ?

[ ]s

itamar.vieira
09/02/2007, 10:02
Esse presta ?

http://www.nowak.com.br/loja/MaisProduto.asp?Produto=129


:?:

Ric Mac
09/02/2007, 13:36
Itamar,

Eu comprei na Soagra, em frente ao Prezunic do Recreio.
Foi uma garrafa de 12ton, paguei se não me engano $120.

itamar.vieira
09/02/2007, 17:00
Ricardo,

maravilha !
Pertim, pertim :)
Já usou esse macaco em trilha ?
Tem altura boa para a Frontier ou precisa calçar?
Curiosidade: 12ton é prá encarar a bagagem da família ? :)

Edintruder
10/02/2007, 13:37
Até macaco de garrafa do Paraguay presta. Não tem erro! Sendo de garrafa é bom!

Guilherme Costa
02/03/2007, 11:12
Comprei um garrafa Vonder 3 ton na Leroy Merlin, custou uns R$70,00. O Calço de madeira já ficava na picape, até pq mesmo no asfalto tinha que girar muito aquele "registro" do macaco original pra ele atingir altura suficiente.
Tinha pensado em um jacaré, mas como ele se desloca pra frente conforme levanta o veículo, não ia poder usar um calço quando fosse preciso.
Ainda não precisei trocar nenhum pneu, e espero demorar muito até poder contar minha experiência...

Grande abraço!

itamar.vieira
02/03/2007, 11:17
Guilherme,

acho que os garrafas de maior tonelagem são maiores e/ou tem o curso maior.
Daí acho que um 12ton é uma escolha melhor, não pelo peso, mas pela altura da pkp.

Será isso mesmo ?
Alô Ricardo ! Como fica o seu 12Ton na Frontier ?

[ ]s

Ric Mac
05/03/2007, 09:19
Itamar,

O meu ficou show de bola!
Levanta a bruta carregada, sem os excessos das l-200 por aí, sem problemas e sem esforço.
Para evitar o que mesmo ficasse solto ou bantendo, eu comprei uma daquelas caixas plasticas de ferramentas, paguei uns R$ 10 no carrefour barra, arranquei a tampa, fiz um "berço" de espuma para o macaco, e encaixei a mesma no exato local onde fica o macaco original atrás do banco traseiro.
Acrescentei semana passada ao kit, um pedaço de madeira de uns 10x15x5 para servir de base mas, ainda não usei.

QQr coisa me mande um pvt e marcamos para vc ver.

abs

itamar.vieira
05/03/2007, 11:41
Excelente idéia !
Menos uma tralha solta na caçamba.
Qdo. for partir p/ comprar vou querer ver ao vivo.

abração,