PDA

Ver Versão Completa : Grandes Duvidas No Cambio Automatico

jmquiroga
04/02/2007, 20:07
Sei que ja tem alguns tópicos relacionado a isso , mas gostaria de mais apoio , tenho um vitara mecanico 97 todo equipado , por força maior terei que devolve-lo pra loja e comprar outro , como irei passar todos os acessórios para o outro , procurei , o melhor que eu achei foi um automatico lindo , mais novo que o meu , carro de madame , me interessei muito , mas irei colocar nele , calços de suspenção de 2,5"" , carroceria de 2" , pneus geninho 1001 235/75 , e parachoques de aço ... no meu vitara ficou show , infelizmente não pude testar em uma trilha de verdade ,... agora fiquei com um pouco de medo , o vitara automatico parece mais delicado , é verdade ?? , será que com 4 pessoas no carro , da´pra encarar uma subida facilmente em estrada de terra ??? , não tenho dinheiro para trocar a relação coroa e pinhão , que dizem que o vitara automatico é mais fraca , então tem que ser a do automatico mesmo , eu achei que o pneu maior no meu vitara deixou ele um pouco mais xoxo na saida , mais depois achei ele até mais confortavel para dirigir , a relação das marchas ficou mais compridas , melhor de passar .... bom , posso ficar sossegado em comprar um automatico ??? , poderei fazer algumas trilhas medias e até pesadas com ele ??? , nem que tenho que usar o guincho ?? ..... agradeço todo mundo que possa me ajudar ...

jmquiroga
05/02/2007, 10:55
outra pergunta , e se ele for 16valvulas , isso melhora a situação ?? piora ?? , aumenta o consumo ?? as peças basicas do carro como filtros , muda ?? , encarece a manutenção ??? aguardo

Demarques Ribeiro
05/02/2007, 11:29
Fala amigo!
Eu posso dar minha opinião de quem tem as duas opções em casa (um 93 manual e um 98 aut ambos 3p). Cara o manual parece que tem mais gás! Anda mais do que o aut. Fiquei puto pq o aut é meu e o manual da minha avó...Aí chamei ela para um tira teima offroad, levei os dois para as dunas do peró e cheguei a uma conclusão: no 4x4H e 4x4L nas mesmas situações se equiparam, pois na areia ao invés de andar no D (drive) andei na 2... Ambos tem suas vantagens...Aut = conforto, porém vc vai ter uma retomada lenta...Manual: o inverso...
Nas mesma rotação (3500) no manual em estrada faço quase 110km/h, no aut faço quase 100km/h.
Sobre a manutenção, meu mecânico (Zézuki, cara phoda! Era chefe de oficina da antiga Raion, concessionária suzuki aqui no rio...) falou que com a manutenção preventiva dificilmente terei problemas com meu aut.
Para finalizar, meu veredito: Automático APROVADÍSSIMO!!!
Como não sou um cara de varar os 140km/m nas estradas, só mais o meu aut!!!
Abs
qq coisa me manda uma mensagem em PV para trocar umas idéias!

jmquiroga
05/02/2007, 21:09
muito obrigado demarques , com meu vitara mecanico com pneus 235 e 1,80m de altura , eu não ando nem a 100km/h , pq parece que o carro vai sair voando , então com relação a velocidade nem é meu problema , ja que vc disse quie é ótimo , estou mais sossegado ... se alguem mais tiver alguma opinião , com relação a consumo e o 16valvulas ??? ....

Demarques Ribeiro
06/02/2007, 08:29
Mais uma vez vou dar minha opinião. Hj se eu estivesse comprando o carro eu teria escolhido o 16v. Acho que o aumento do consumo compensa os 15 cv a mais...
Segue informações tiradas do site planetaoffroad.com
3 portas (81cv)
Consumo:
estrada: 13,9 km/l
5 portas (96cv)
Consumo:
estrada: 12,3 km/l

Sobre as peças básicas, acredito que não tenha muita diferença de preço entre elas. Já a sobre a manutenção não tenho como opinar. Se quiser entre em contato com o Zé da Zézuki (21-32925104) fale sobre mim (ele é um grande amigo meu) e pergunte sobre a manutenção do 16v, com certeza ele te dará uma resposta sincera (o cara é mt honesto).

Grassmann
06/02/2007, 09:05
Demarques,

Estes dados de consumo devem ser do carro manual. O automático "bebe" um pouco mais.

Eu tenho um Vitara 1.6 16V automático, e ele nunca atingiu estes patamares de consumo. Fazia 6,5km/l na cidade e 11km/l na estrada. Depois que coloquei uns pneus 235/75R15 nele, o consumo mudou muuuuiiiiito. Na cidade tá fazendo 5,8km/l e na estrada 8,5km/l (!?). Acho que o arrasto dos pneus maiores, somado à força que o carro tem que fazer pra compensar o aumento do diâmetro fazem com que o motor trabalhe mais carregado, o que aumenta o consumo.

Quanto à manutenção, não vejo grandes diferenças em relação ao 8V. Claro que se precisar abrir o motor, deve gastar mais. Mas quantas vezes o motor é aberto durante a vida útil do carro? As demais peças são muito parecidas com as do Vitara 8V. Pastilhas custam quase a mesma coisa. Os amortecedores custam a mesma coisa. Velas, filtros, são parecidos. Até hoje não gastei nada de absurdo em manutenção com o meu Vitara (Estou com ele desde abril/06). Já rodei 12mkm.

A minha decisão pelo 5 portas foi clara. Tenho 2 filhos e preciso de espaço para carregar umas tranqueiras. E tinha preferência por carros que permitissem acesso mais fácil ao banco traseiro, além de permitir que as janelas abrissem totalmente. A idéia era permitir um contato maior com a natureza durante nossos passeios. Já imaginou duas crianças atrás de um vidro, parecendo que estão engaioladas?

Não me arrependo em nenhum momento da decisão de compra. O automático vai bem em trilhas, mesmo aquelas mais pesadas. O que limita o uso do veículo é o curso de suspensão e a altura em relação ao solo, e não o motor ou tipo de câmbio. Em todas as situações em que fiquei na trilha foi porque o Vitara encostou os diferenciais no chão e não foi possível prosseguir. Já passei por muitos atoleiros em que outros carros ficaram. Como o carro é leve, ele passa tranquilo em lama. Só não pode encostar o fundo...

Respondendo diretamente ao Jmquiroga:

O automático tem uma relação de primeira marcha um pouco mais longa que o manual. Isso realmente faz com que o carro seja um pouco mais lento na saída que o manual. Com pneus maiores, realmente o carro vai ficar meio xoxo na saída. Tenho percebido que em trilhas ele parece mais fraco, mas o motor tá dando conta do recado. E em trechos mais íngremes, mesmo sem precisar aumentar a aderência, eu uso a reduzida. Compensa um pouco a perda de torque. Mas que perde, perde. Meu carro tá com pneus 235/75R15 desenho MUD. Tem aproximadamente o mesmo diâmetro dos seus Geninho 1001. E, apesar de sentir que o carro tá fraco, ele tem dado conta do recado.

O ideal seria trocar a relação de diferenciais ou as engrenagens da T-case. Mas isso custa muitas latinha$... Por enquanto, vou levando do jeito que está...

Novamente, eu gosto do automático. Não trocaria por um manual, mesmo para uso em trilhas.

jmquiroga
06/02/2007, 10:21
obrigado novamente pelas informações , pelo que vi vcs falam sempre que o 16v é 5 portas , no anuncio do vitara que eu vi , ele é 16v e 3 portas , tmb achei estranho ... mas td bem , ja estou convencido a pegar o automatico se tudo der certo , e quem sabe daqui a um ano eu fincancio com a RC4x4 uma reduzida no diferencial e acaba os problemas , ou coloco um gnv para rodar na cidade , pq esse 5,8km/l que vc citou assusta , ta parecendo o willis 51 , 6 cilindros do meu colega ... abraço ..

Grassmann
06/02/2007, 11:03
...pelo que vi vcs falam sempre que o 16v é 5 portas , no anuncio do vitara que eu vi , ele é 16v e 3 portas...

Jmquiroga,

FUJA dos Vitaras 1.6 16V 3 portas!
FUJA!
Eles não foram importados diretamente pela Suzuki, e sim por importadores independentes. O motor 16V deles é diferente do motor 16V dos 5 portas. E nestes casos, quando ocorrer problemas, você vai ter que importar peças...
Já postei por aí, mas vai de novo... Os Vitaras importados pela Suzuki foram:
3 portas - 1.6 8V (somente)
5 portas - 1.6 16V e 2.0 V6
Todas as versões com opção de automático e mecânico.
O Vitara 5 portas era importado como Sidekick até 95 e como Vitara até 98. Os 3 portas só foram importados com o nome de Vitara. Os Sidekicks 3 portas também eram oriundos de importação independente.

Veja bem, não estou dizendo que os carros são ruins. Existem dois problemas principais:
1) Os carros não passavam pela "tropicalização", ou seja, não eram adaptados para nossa gasolina misturada ao álcool. Isso pode acarretar alguns desgastes prematuros em relação aos importados oficialmente;
2) Falta de peças de reposição. Como motor e acabamentos são diferentes dos importados oficialmente, e o volume de importação destes carros era pequeno, não há peças. É adaptação na certa, ou uma busca sem fim por peças importadas...

...ou coloco um gnv para rodar na cidade...
Veja bem nos tópicos já existentes. Vitara com gás costuma dar muitos problemas de adaptação. Além do que parece que detona o sensor MAF, e essa peça é cara pacas!
Outra coisa, GNV significa perda de rendimento. Se você já tá preocupado com o carro ficar xoxo com pneus maiores, imagina quando colocar pra rodar no GNV...
GNV = menos potência, mais peso extra. Vale o investimento? Acho que não. Fiz umas contas esses dias, e pra recuperar o investimento no kit, eu precisaria rodar uns 28.000km. Eu rodo 15.000km por ano. Significa que teria que rodar 2 anos só no GNV, sem porta-malas pra compensar o investimento. No meu caso, definitivamente não valeria a pena. Sei que o kit aqui em Curitiba é mais caro do que em SP ou RJ, mas mesmo assim teria que rodar muito pra compensar...

jmquiroga
08/02/2007, 07:33
graças a deus , era erro de digitação , o vitara não é 16v , é o 8v normal mesmo ..... obrigado por todas as informações

Pirilampo
18/05/2007, 11:15
Pessoal, preciso da ajuda de vocês...
Tô coletando informações com os caras que acho que conhecem mais de jipes e um deles me falou desse tópico.

Como sei que o pessoal aqui ajuda mesmo, ai vai:

Tô ha um bom tempo procurando um vitarinha.
Ontem achei um muito inteiro 97, branco, 8v, 3p, motor sequinho, couro, interior impecável, pneus com 2 meses de uso....
O cara tá vendendo porque tá com moleque novo e não tem espaço pra carregar a tralha.

Já seria meu se não fossem dois detalhes que me deixaram meio com pé atrás:

1 - Tá com 170.000 km rodados.
2 - É automático 3x.

O que vocês acham???

nanito
11/07/2007, 19:52
Aí pessoal!! Peguei um Vitara automático a pouquíssimo tempo e estou desvendando todas as mãnhas do carro. Mas tenho uma dúvida qto ao rpm dele a 100km/h que chega a 3800. Isso é normal?! Os pneus dele são 235/75 R15.

chrisb
12/07/2007, 14:57
Isso é normal ;)

e pode acelerar mais que ele anda mais
hehehe

Demarques Ribeiro
15/07/2007, 17:24
Aí pessoal!! Peguei um Vitara automático a pouquíssimo tempo e estou desvendando todas as mãnhas do carro. Mas tenho uma dúvida qto ao rpm dele a 100km/h que chega a 3800. Isso é normal?! Os pneus dele são 235/75 R15.

opa!
meu vitara é automático tb...é essa faixa de rpm mesmo...eu ando na casa dos 4000rpm em estrada...
abs

nanito
16/07/2007, 12:50
pessoal,

troquei algumas mensagens com o pessoal do www.clubekazuki.com.br (http://www.clubekazuki.com.br) e me recomendaram que eu desse uma revisada na pressão do óleo do câmbio, pois uma baixa pressão poderia causar um efeito parecido com o disco da embreagem patinando. Ainda me disseram que os Vitaras 1.6 8v a 100 km/h têm a rotação por volta dos 2800 rpm.

Já mandei o meu pra revisão, sabe como é né, carro velhinho. Vai que seja isso mesmo. Mas acho estranho que vários proprietários de Vitaras me falaram que é normal os 3600/3800 a 100 km/h. Daí vai ser coinscidência das brabas!!

Quarta eu já terei a dúvida resolvida (espero).

[]´s

n0gs
16/07/2007, 14:20
O meu 1.6 8v tb fica na faixa dos 100Km/h a 3800...
a 4000 fica entre 100 - 120 no reto....
meus pneus são 205/75/15

chrisb
16/07/2007, 15:48
Será?

sei não heim, depois você fala pra nois o resultado dessa regulagem de pressão aí....

abs

pessoal,

troquei algumas mensagens com o pessoal do www.clubekazuki.com.br (http://www.clubekazuki.com.br) e me recomendaram que eu desse uma revisada na pressão do óleo do câmbio, pois uma baixa pressão poderia causar um efeito parecido com o disco da embreagem patinando. Ainda me disseram que os Vitaras 1.6 8v a 100 km/h têm a rotação por volta dos 2800 rpm.

Já mandei o meu pra revisão, sabe como é né, carro velhinho. Vai que seja isso mesmo. Mas acho estranho que vários proprietários de Vitaras me falaram que é normal os 3600/3800 a 100 km/h. Daí vai ser coinscidência das brabas!!

Quarta eu já terei a dúvida resolvida (espero).

[]´s

Faccioli
16/07/2007, 16:33
Boa tarde à todos, não pude deixar de responder essa, com a experiência de fazer um câmbio auto à pouco tempo e estar no meus segundo Vitara auto, eu digo...

"Gastou dinheiro à toa"

Não existe esse negócio de revisar pressão de óleo, é simples, puxe o freio de mão e acelere, se a rotação subir muito e o carro não arrancar, câmbio patinando, então são os discos de compozite...

rotação só tem duas coisas que influenciam, disco patinando e pneu de medida diferente ao original...

a rotação fica em torno de 3500 giros nos 100 km/h, 4000 giros nos 120 km/h e assim por diante, viajo tranquilamente nos 5000 giros em 140 km/h e ja fui tranquilo até 6000 giros...

e é bom saber que câmbio auto, diferente do manual tem sim manutenção periódica, (trocar óleo e filtro a cada 40000 km) só... mantendo o nível de óleo , pode andar que não da pau... (para constar, o cambio do vitara pra quem não sabe é GM, o mesmo dos opalas e diplomatas... fica mais fácil achar o filtro...)

E digo mais, ja to no meu segundo vitara, e não pego manual por nada...

abraços à todos...

arlei_vitara
16/07/2007, 17:23
pessoal,
[]´s

:discordo: :discordo:
Ô meu........desencana disto.........este "conselho" que te passaram neste tal de clube sei-lá-oque-zuki não procede.........confere o nível do ATF e pronto.....
Ah, de onde os caras tiraram esta info de que o Vitara a 100 km/h deve estar a 2800rpm ??? PURO CHUTE !!!!!!!!!!!
Usando técnica ok, e pegando as relações de câmbio e diferenciais, e já corrigindo o fato de teu Vitara estar com pneus 235/75/15, e calculando, temos para as 2800 rpm, teóricos 83,7 km/h......ou seja no velocímetro deveria marcar uns 85 / 90km/h, no máximo.
Como disse algum colega antes...............amigo, não gasta $$$$ a toa nem vai atrás (ops.........) de tudo que falam na internet, inclusive estas bobagens que acabei de escrever :concordo:

[ ]s de Vitara NOVO............

chrisb
17/07/2007, 09:19
lembrando que existe uma PEQUENA diferênça no seu velocímetro, já que seu pneu é maior que o original.

nanito
17/07/2007, 10:28
hmmmm, não sei não. Essa história do velocímetro não cola pra mim. Já testei com GPS e com lombada eletrônica e o meu velocímetro tá bem certinho.

A não ser que o antigo dono tenha feito alguma regulagem de velocímetro, não Arlei?!

hehehehe!!

Mas já to mais tranqüilo, muita gente já me falou dessa história da rotação alta. Na real que o pessoal da "técnica" clube kazuki se enganou na digitação e queria escrever 3800 e não 2800 rpm rsrsr :mrgreen:s

Fiz o teste do freio de mão e o carro não levantou RPM, então acredito que meus discos estão ok!

A revisão vai ser só na semana que vem, porque "as peças não chegaram", hehehe!!

[]´s

arlei_vitara
17/07/2007, 10:34
Mas já to mais tranqüilo, muita gente já me falou dessa história da rotação alta. Na real que o pessoal da "técnica" clube kazuki se enganou na digitação e queria escrever 3800 e não 2800 rpm rsrsr :mrgreen:s
[]´s

Ah Bão !!!!!!!!!!!!!!!!! Agora tá tudo explicado......... :concordo:

[ ]s,

Demarques Ribeiro
17/07/2007, 12:50
O pessoal que tá andando de 235/75 no vitara aut...tão gostando ou ficou mt xoxo?
abs

arlei_vitara
17/07/2007, 12:58
Tchê,
Tô no meu segundo Vitara com esta configuração..........não fica MUITO xoxo não, no começo vc. estranha um pouco, se estiver habituado com o Vitara com pneus pequeninhos........ mas logo acostuma e fica numa boa. Vale 100% a pena pelo maior vão livre e capacidade off-road na viatura.

[ ]s,

chrisb
17/07/2007, 13:37
Pois é.... mas na TEORIA tinha de ser assim....

mas como sabemos, na prática, a teoria é outra.. hehehe

abs

hmmmm, não sei não. Essa história do velocímetro não cola pra mim. Já testei com GPS e com lombada eletrônica e o meu velocímetro tá bem certinho.

[]´s

Zepi
19/07/2007, 15:21
Amigos,
Passei por algo parecido quando troquei meus pneus originais da rural (que são bem finos) por outros 235/75 R15-30".
Na hora que troquei vi que o carro ficou mais pesado...logo que saí da loja fui viajar,e no meio do caminho encontrei as rodas de liga que queria...e fiz metade da viagem com rodas de alumínio...aí senti que o carro ficou mais leve novamente...
Peguei a de ferro e a de liga...nossa tem muita diferença....

Abs

pboratto
03/08/2007, 16:05
Qual a diferença de funcionamento das teclas de OVER DRIVE e a de POWER nos Grand vitara automáticos ?

Grato

quetiver
15/08/2007, 10:58
Existe um certo receio de offroad automático, mas na minha opinião é bem melhor que manual, primeiro porque não tem embreagem pra queimar. Vc encosta a viatura em um barranco e no "L" acelera até subir e o que acontece é o óleo do conversor esquentar e passar pelo radiador pra resfriar. Se não pudesse fazer isso, trator não usaria cambio automático.

Grassmann
15/08/2007, 11:41
Power = Se selecionado, faz com que as mudanças de marcha aconteçam em regimes de giro mais elevados. É como se fosse um regime esportivo de troca de marchas.
Overdrive = Desliga a "quarta marcha". Em situações onde não se deseja que a última marcha seja engatada, como em subidas de serras ou ultrapassagens, pode-se ligar o botão overdrive. Ele faz com que o carro mantenha o uso somente das 3 primeiras marchas.

Se você usar o botão power e a alavanca de marchas na posição "2", o carro sai sempre em segunda marcha, muito útil quando se está em locais com pouca aderência e necessita-se sair em uma marcha mais "alta".

O que eu uso? Uso muito o power pra subir a serra e quando quero exigir mais do motor. O overdrive usei poucas vezes. Sair em segunda uso com certa frequência em trilhas, com a reduzida engatada.

Agora me diga uma coisa, você procurou no manual? Tem tudo isso lá...

brandtoffroad
19/08/2007, 17:32
Pessoal.. O que vocês fazem quando estao subindo um barranco e o carro vai perdendo forca perdendo forca. no caso do manual voce poderia dar uma acelerada e sair deslizando a roda, que as vezes é preciso. Mas no AT não dá pra fazer isso, dá até da ( colocar no N acelerar e jogar pra D ), mas com certeza deve ser muito prejudicial ao conjunto, as vezes preciso fazer isso mas sei que não é certo. Inclusive acho que foi por isso que meu jipe quebrou a planetária do diferencial dianteiro.Acelerar com o pé no freio também nao adianta pois o giro não sobe. Ou seja, acho que nao tem solução né? é descer tudo e subir embalado denovo?

Rones Jr
12/10/2009, 02:43
Uma dúvida: A CA de 3M é GM...e a 4M? É a mesma do Corsa 1.6 automatic? Esta 4M é eletronica ou toda mecânica como as 3M?