Ver Versão Completa : Carburador desregulado... É possível regular sozinho ?
jeep4x4podre
02/02/2007, 21:44
Olá pessoal, estou com um probleminha básico...
O carburador Brosol 3E do meu jipe está desregulado, o que causa muito consumo de combustível tanto no gás e no álcool. Para se ter uma idéia, ele tá sofrendo para subir a rampa da garagem, vai perdendo força até quase morrer no fim da subida e quando ando no álcool, de vez em quando vem aquele cheiro forte de cana, provavelmente de combustível não queimado saindo pelo escape. Isso é um prejuízo e tanto ! O motor 4.1 já bebe que é uma beleza, não pode ver um bar que vai logo querendo invadir, imagina com um carbura desperdiçando combustível...
Embora saiba muito pouco de mecânica, gostaria de aprender um pouco sobre regulagens, será que existe um site, ou até aqui mesmo um tutorial bem explicadinho e com fotos, que ensine como deixar o carburador redondinho (tipo os tutoriais do ômega clube, muito bons por sinal...) ?
Será que o problema da rampa da garagem tem a ver mesmo com o carburador ? Não sei se isso tem muito a ver, mas o motor está com velas Bosch super 4, bobina Mallory e cabos MSD, tudo pra tentar economizar nem que seja um pouquinho de combustível. Pena que aquele projeto do motor a álcool pré-vaporizado não tenha saído ainda da fase de testes. Esse mercado de combustíveis é "flórida"...
É isso, obrigado a todos !
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
02/02/2007, 22:02
Turma!... Vamos ajudar este nosso novo amigo?
Claro que tem jeito Sr. Jeep4x4podre... já, já, a turma vai começar a dar as 'dicas' para subir a rampa. Afinal, para cima todos os santos ajudam...
Eu só posso lhe dizer: Jeep passa por qualquer coisa sem parar... menos por um posto de combustível.
Mas não desista dele.
Abraços
Alexandrino
Bruno-Coyote
02/02/2007, 22:50
velho
acooncelho leva num mecanico pq é chato reg. carbura
na parte do exceço da uma olhada na altura da boia
as vezes ela pega uma inclinaçao ai ela nao fexa a a agulha
agora di gasta muito alem de boia e agulha tem q conferir giclagem
leopoldo
02/02/2007, 22:59
no caso do AEHC, pode ser simples regulagem de altura.... vc inclina e o combustível jorra pelo respiro para dentro do venturi.
No caso do GAS, parece ser regulagem pois vc abre a borboleta e o volume consumido vai caindo, caindo e chega a um patamar mínimo e o motor .... emperra. Faça um teste na reta ... numa avenida , acelera bem ... não alivia o pé .... veja se acontece o mesmo do motor ir perdendo velocidade.
jeep4x4podre
02/02/2007, 23:38
Antonio: obrigado pela força, se depender do pessoal do fórum o jipe vai subir até parede...
Bruno: você tem toda razão, pelo pouco que eu vi, regular esse trem não é uma tarefa simples. Mas o que tem de mecânico cobrando uma infinidade de latinhas pra fazer o serviço...
Leopoldo: nem preciso dizer, vc sempre ajudando os jipeiros do fórum com explicações técnicas e precisas. com base nas suas dicas, coloquei um kit ponta de eixo T-Rex Bone e posso ficar tranqüilo que a roda traseira não vai me passar na estrada nunca.
Amigos, coloquei algumas fotos do carbura, quem sabe ajuda a esclarecer alguma coisa...
Aproveitando, vou fuçar esse GICLEUR ou GICLÊ pra ver se tem algo errado. Agulha também...
Se encontrar algum tutorial posto no fórum. Abraços !
Bruno-Coyote
02/02/2007, 23:53
uma mao lava a outra
esse carburador ta com cara q foi mexido a pouco tempo
vo pergunta prum amigo meu quais os gicles q ele ta usando
pra vc te uma noçao
;-)
pensei em pega na tabela mais axo q vai sai fora da regulagem d opala
bom nao sei vo ve amanha te falo
abraços:concordo:
Ei Podre... pelas fotos seu motor é turbo? se for TEM q trabalhar com 1 poko de excesso sim, caso contrario vai sentir cheiro de pistão derretido, contando q seja turbo, nao vai adiantar voltar a giclagem original pq ai o q vai acontecer é falta de cmb. na certa
abç.. :concordo:
Wilson
alexrib2005
03/02/2007, 13:47
Amigo, e um prazer tentar dar uma mão, para vc, minha sugestão e a seguinte tira o carburador fora, mas faz isso com tempo e calma, e sem umas cachaças na cabeça, RSRSRS, pois vai te dar um trabalham, então arruma um espaço para ti e desmonta o carburador tu mesmo, pois acredito se um mecanico mequetrefe, faz, porque nos que nos informamos, pesquisamos não vamos saber fazer, e limpa bem ele, dá uma olhada nos gigles, se são os que devem ser, pois o meu tava errado, tira a boia e já te aviso compra nova, pois a velha já foi pro pau, e monta ele com calma, dá uma ollhada nas juntas, nas entradas de ar falsas, que com certeza vc fará melhor que muito mecânico ai, coloca ele no lugar e regula ele como vc quer, seguindo as especificações e sugestões do fabricante. Quanto ao mais e um abraço. O meu ficou show, claro apanhei que nem boi na canga, mas consegui ficou um reloginho, tah um show, sugiro que faça isso, que além de tu aprender um monte, tu vai ter que fazer, para não ajudar a patroa pois tem desculpa de ajeitar a bagunça, RSRSRS, um abraço e boa sorte.
Bruno-Coyote
03/02/2007, 14:27
na tabela essa numeraçao nao to axando a 63201620
q é o q eu vi na foto me corrigiao si nao for
mais ai
nao é tao facil pra quem nunca mexeu como o alex disse
mais boa sorte (quem nao arrisca nao petisca)
wisao nao vi nada di trubo na foto, i eu nuca vi turbo nu gás si alguem ja me mostra pq meu amigo tem 2 opasla a gás i seria intereçante pra ele
mais vc ta certo ta parte de que nao pode da falta de combustivel ja mais nos carros turbo.....
continuo procurando
Bruno-Coyote
03/02/2007, 14:35
to fazendo uma tabelinha aqui nos q eu axo q chega mais proximo
Bruno-Coyote
03/02/2007, 15:01
pultz mo saco faze issu:roll:
ainda q eu resumi pacassss:lol:
aehaeiu espero q te ajude em alguma coisa
na tabela essa numeraçao nao to axando a 63201620
wisao nao vi nada di trubo na foto, i eu nuca vi turbo nu gás si alguem ja me mostra pq meu amigo tem 2 opasla a gás i seria intereçante pra ele
mais vc ta certo ta parte de que nao pode da falta de combustivel ja mais nos carros turbo.....
continuo procurando
Ok Bruno, akela tampa é mto parecida com a tampa de pressurização de carro turbo..
Bruno-Coyote
03/02/2007, 16:16
sim sim se chama mufla
wilsao maulz ai si deu a intender q eu tava insultando seu conhecimento
pelo amor de Deus, ate pq eu nao majo merda alguma
abraçoss
Flavio Miranda
04/02/2007, 18:36
Podre e All,
Em anexo tem uns arquivos sobre os motores 4.1 e seus carburas que eu acho uns dos melhores anexos aqui do Fórum. :palmas:
Foram enviados há uns meses atrás pelo Paulo Eduardo, tb jipeiro aqui do Forum, o qual eu agradeci muito. Então faço questão de repassar para os D+. ;-)
Se não ajudar nessa, certamente vai ser útil no futuro próximo.
[ ] s e bom proveito !:concordo:
PS.: tb estou criando coragem para "enfrentar" este carbura... quem sabe no Carnaval !!:rolleyes: :mrgreen:
alexrib2005
05/02/2007, 08:49
Bom senhores, não é fácil claro que e complicado, mais depois de pronto funcionando como um reloginho, vc olha para si e diz fui eu que fiz, não tem coisa melhor. A sensação de que vc que fez isso e muito bom.
Um abraço a todos.
Flavio Miranda
05/02/2007, 11:36
All,
Quem tem (ou teve ..) 4.1 a gasolina, qual o consumo na cidade e estrada ?
A Camper tá fazendo menos de 4 no uso misto....... e já teve mecanico que abriu, limpou, regulou, trocou gicles e aquela coisa toda !
[ ]'s