Conectar

Ver Versão Completa : JPX ou CJ5. Iniciar em 4x4 com qual ?



fnfs
02/02/2007, 12:23
Galera,

Vou comprar o meu primeiro 4x4 quando estava quase certo de pegar um CJ5 um amigo me falou dos JPXs.
Agora fiquei na dúvida.
Quem já teve CJ5 e mudou para JPX e vice e versa?
Qual é melhor para quem esta iniciando?

Obrigado,

Fabio Nunes

Cacá
02/02/2007, 12:29
Oi Fabio, beleza?

Rapaz, eu nunca dirigi um JPX, mas mesmo se gostasse muuuuuito do carro, nunca venderia o meu CJ. Seria o meu 'outro' jeep, entendes? É uma escolha 100% emocional, então faça o que der mais prazer pra vc.

:concordo:


Abração,

Cacá - Valinhos.SP

leogc
02/02/2007, 15:32
Salve Fabio,

com certeza a sugestão do caca é a melhor....uma sugestão: procure o pessoal dos encontros de jipes, tente participar de uns passeios, converse com os proprietários e, principalmente, ande nos dois carros....

apesar do lado emocional (um dia ainda terei um CJ), não troco meu JPX por nada....ganha em conforto de qualquer jipe, naturalmente preparado para as trilhas....mas peca por alguns problemas mecanicos (totalmente contornaveis) e menor disponibilidade de acessórios (nada que não possa ser resolvido)....

abs

folgado
02/02/2007, 17:32
Em condições similares de mecânica e preço, ficaria com o tradicional Jeep CJ 5.
boa escolha.

NeRo
03/02/2007, 11:13
O que você quer fazer com a viatura?
São jipes completamente diferentes, tanto em concepção como manutenção.

Me diga o que quer fazer que te digo o que escolher. :mrgreen:

fnfs
05/02/2007, 20:44
O que você quer fazer com a viatura?
São jipes completamente diferentes, tanto em concepção como manutenção.

Me diga o que quer fazer que te digo o que escolher. :mrgreen:

Trilha leve, trilha pesada, trilha média.
Cantareira, Alphaville, ao redor de Sampa.

PS.: Estou olhando uns Samurais, mas acho que vou de CJ5.
Parece Fusca! Tem uns vinte fabricantes de peça foras as adaptações.

Cacá
05/02/2007, 21:45
... mas acho que vou de CJ5.



:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
:palmas: :palmas: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :palmas: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :palmas: :palmas:
:palmas: :palmas: :mrgreen: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :mrgreen: :palmas: :palmas: :palmas:
:palmas: :palmas: :mrgreen: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :mrgreen: :palmas: :palmas: :palmas:
:palmas: :palmas: :mrgreen: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :mrgreen: :palmas: :palmas: :palmas:
:palmas: :palmas: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :palmas: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

cesarsouza
05/02/2007, 23:36
CJ5 não é apenas pra "iniciar em 4x4", mas para permanecer, permanecer e passar para a próxima geração. CJ5 é assim...

NeRo
06/02/2007, 05:36
Bom... os outros já responderam. :concordo:

Denilsom
06/02/2007, 09:18
Galera,

Vou comprar o meu primeiro 4x4 quando estava quase certo de pegar um CJ5 um amigo me falou dos JPXs.
Agora fiquei na dúvida.
Quem já teve CJ5 e mudou para JPX e vice e versa?
Qual é melhor para quem esta iniciando?

Obrigado,

Fabio Nunes

Bom dia colega! se vc quer um carro para o dia a dia e fazer trilhas, e tem condiçoes compre um JPX ele e otimo tem uma otima suspensao, muitos falam mal do motor, mas nao sabem dirigir carro diesel.o JPX tem um manutençao mais cara em relaçao os Willys.

joão k. chikui
06/02/2007, 16:37
Fnfs ou algo assim
Tenho os dois, um 51 preparado e um Jota com AP2000 e Clark CL 2215 A. Acho os dois espetaculares no que fazem, porém o Jota faz com muito conforto.
Se realmente quiser comparar, mande uma mensagem que deixo vc testar os dois .

Cacá
06/02/2007, 16:51
Fnfs ou algo assim
Se realmente quiser comparar, mande uma mensagem que deixo vc testar os dois .
:palmas: Parabéns, João. Espírito de companheirismo nota 10!

Fnfs ou algo assim: essa oportunidade aparece 1 vez em cada mil :rolleyes:
Não perca!


[s],

Cacá

betocatu14
07/02/2007, 22:18
Olá fnfs particularmente pocha dificil não é/ bom eu já tive :vitara 97,CJ5 71,CJ5-80 ,Troller-99 Ap , Engesa 86 ,agora JPX-94 já viu deu para saber quais deste é melhor não é
1º luxo
2º versatil
3º // //
4º Bonito
5º bom e bruto
6º confortavel
porem cada qual tem suas qualidade agora vai do bolso , samurai e tão duro quanto cj e troller o cj se souber fazer fica outro carro ,
tenho o jpx e ainda não está do jeito que eu quero está original - o motor só depois vou melhorando

joão k. chikui
11/02/2007, 19:15
Fnfs
Talvez pelas respostas vc possa estar pensando que o JPX é um jeep apenas confortável.
O jota é um jeep estúpido de bom para trilhas pesadas,o único item que insistiram do começo até o fim e é fraco é o motor. O cambio , em 97 trocaram pelo excelente Clark CL 2215-A , similar ao 5 M da C-20.
Preparei meu CJ-3A apenas pq é uma paixão antiga , e queria um carro para ralar e não ficar com pena.
A oferta que te fiz, está de pé,moro em cotia e tem varias trilhas aqui perto.

fm_fowi
11/02/2007, 23:02
Kra também tenho um willys e um Jpx, e sinceramente não trocaria o meu jota pelo o willys, os 2 são otimos jipes, mas com o jota vc vai ter muito mais conforto e vai conseguir ir tão bem, talvez, até melhor nas trilhas que o willys.
Só que pra vc conseguir achar um jota bom num vai ser muito facil, e quem tem pede bem caro. E jota qnd tá +/- só dá dor de cabeça.

Abraços

Aldo JPX
20/02/2007, 17:46
Tenha os dois e tire sua proprias conclusões todos tem seus pro e contra, mas são otimo veiculo, tudo depende de sua ultilização.
Um abraço.
Aldo.

Lucas Nassif
20/02/2007, 19:27
IMHO, acho que vc deveria começar com os Willys! Afinal, eles sim que são um JEEP de verdade, pois o "resto" é Jipe!!! :D (nada contra os jotas, viu pessoal??)
Com os Willys, com certeza, vc vai aprender muuuuuuiiita coisa com eles, tanto de condução off-road, quanto de mecânica em geral! Quem tem Willys, sabe do que eu estou falando!

Tem qse um ano que tenho um CJ 67, já passei mta raiva com ele, gastei mta $$ nele, é duro, desconfortável, beberrão, etc, mas não troco ele por nada!!! Simplismente MAGAVILHOSOOO!!!

ABssssssssssssssss

Fabil
15/03/2007, 12:35
que me desculpem os CJteiros....

mas entre um JPX e um CJ5??? JPX sem pensar duas vezes... nao tem nem comparacao...
na minha opiniao o JPX só perde p/ um CJ em apenas um unico detalhe... Eixos carraro.. pq se fosse D44....

de resto um JPX bate um CJ em absolutamente TODOS os quesitos..
é só lembrar de que CJ é um projeto de 1940... e JPX é dos anos 80... num dá néh??

pega um JPX bem conservado que vc vai estar bem servido... so tome cuidado de nao pegar sucatas cheia de gambiarras senao é só dor de cabeca... ( se bem que nessas condicoes até fusca vira dor de cabeca...heheh)

joão k. chikui
15/03/2007, 22:00
que me desculpem os CJteiros....

mas entre um JPX e um CJ5??? JPX sem pensar duas vezes... nao tem nem comparacao...
na minha opiniao o JPX só perde p/ um CJ em apenas um unico detalhe... Eixos carraro.. pq se fosse D44....

de resto um JPX bate um CJ em absolutamente TODOS os quesitos..
é só lembrar de que CJ é um projeto de 1940... e JPX é dos anos 80... num dá néh??

pega um JPX bem conservado que vc vai estar bem servido... so tome cuidado de nao pegar sucatas cheia de gambiarras senao é só dor de cabeca... ( se bem que nessas condicoes até fusca vira dor de cabeca...heheh)

Fabil
O Eixo carraro é um senhor eixo, flutuantes, pesava contra a inexistencia de relação longa, mas agora já temos a 45:11 . A Bola é pequena , mas com 4 planetárias no lugar de 2, não é fraca.

Marcelo Lopes
15/03/2007, 23:36
Tá esperando o que prá testar ?? O João já ofereceu !!!

Vai sem medo ! E escolhe o que for melhor prá vc.

Fabil
16/03/2007, 11:54
Joao... noa disse que sao ruins..... mas é que achar pecas p/ eles aqui é bem mais complicado que dana...
principalmente relacoes.... enquanto carraro vc tem duas disponiveis , dana vc tem duzias...

T+

joão k. chikui
21/03/2007, 23:08
Joao... noa disse que sao ruins..... mas é que achar pecas p/ eles aqui é bem mais complicado que dana...
principalmente relacoes.... enquanto carraro vc tem duas disponiveis , dana vc tem duzias...

T+
Fabiano, quando comprei jota, 5 anos atrás, pensei:Assim que moer esse diferencial, ponho uns de rural com up grade(flutuante ).Mas, o que esse eixo aguenta é uma coisa séria. Com AP 2000, pode pisar sem dó.
O que não aguenta é tirar um motor de 17 mkgf de torque e colocar outro com 34 mkgf e achar que aguenta.

Policarpo
07/04/2007, 09:46
Bom dia pessoal!
JPX, CJ's, Troller, Engesa, Suzukis, Land....todos são excelentes e rendem comentários apaixonados por parte dos proprietários. Tenho CJ5 1962 e Trollert T4 2004.
Acho que para iniciar vc deve verificar seu orçamento e sua disposição p/ se envolver em reparos.
Eu tenho um CJ5 com uma configuração que acho de excelente relação custo-benefício p/ quem quer trilhas e não quer dor de cabeça...motor GM 4 cil (Opala), direção hidráulica Landau (adaptada na parte frontal do chassis) e Caixa da C-20 (4marchas)....o bicho encara qualquer trilha com JPX, Troller, Land....não apresenta corretivas expressivas, vc tem 200mil acessórios e peças alternativas e com ótimo consumo (média de 6,5km/l)
Mas o JPX é também uma excelente opção...tanto é que pretendo adquirir um...minha idéia é colocar um motor AP2000...meu amigo acaba de arrematar um modelo 1995 em um leilão da Polícia Militar por R$5mil aqui em BH....dá precisando de cuidados mas está funcionando (motor xud)....acho que com uns 8 mil ele irá ficar ótimo p/ trilhas....

Grande abraço!

Léo_Babiski
12/04/2007, 10:39
Caro Policarpo

Posso estar enganado mas JPX por R$5.000,00, acredito não ser esse o valor correto.
Tocando no assunto de leilão, estive nos dois últimos leilões do governo de MG.
O que constatei é que não vale a pena se aventurar em pegar um JPX em leilão (freqüento o palácio dos leilões faz tempo).
Os preços são impraticáveis.
Dá até pena dos arrematantes.
Hoje saiu um JPX 95/95, lona, muito enferrujado, detalhes nos chassis, motor condenado, quase 300.000 KM rodados, sem pneus... pela pequena bagatela de :shock: R$9.550,00 + docs :shock:.
O cara paga esse valor num carro fudido mas não paga R$ 14.500,00 em um J anumciado aqui no forum, não da para entender.
Mas, como JEEP não é investimento, existem pessoas que possuem din din sobrando...

Fabil
12/04/2007, 11:10
Policarpo...

se eu amigo arrematou um por 5mil e funcionando ele é um AZARAO... nao foi 15mil nao??? pq eu tb acompanho leiloes e os ultimos que vi de JPXs da policia é como o babiski disse, eram SUCATAS, LIXO, tudo detonado, canibalizado e tinha nego doido pagando 8mil, 9 mil e tudo lixo!!

Léo_Babiski
12/04/2007, 11:41
Nesse ultimo leilão foi mais negócio pegar uma Land 110 97/98 (canibalizada, aparentemente sem a caixa de transferência) por R$ 16.000,00 do que quase R$ 10.000,00 num J lona.

Em tempo: no próximo leilão tem, mais duas Land 110.

Correa
23/04/2007, 18:48
Caro amigo,
Como dito acima, são completamente diferentes. Tenho um JPX pois o CJ5 não me atenderia, ele roda por mês cerca de 1000 km no alfalto e 200 km estrada de terra (quando sol) e sempre carregado com mâe de 80 anos bagagem e dois cães, pode imaginar isto num CJ? ... e são quatro anos nessa balada e só foi rebocado uma vez e tem autonomia de no mínimo 800 km com um tanque de diesel
Pode ser que para seu uso o CJ seja mais apropriados, se minhas saídas tivessem até 60 km de casa, eu teria um CJ.
Tudo resume-se em prazer e custo benefício. Dá prá juntar os dois.

Chiari
16/04/2010, 09:41
Olá, escrevo pois já tive dois CJ`s-5 e hoje tenho um J.

Pra mim o CJ-5 não é um Jeep, é um mito, tal qual uma guitarra Fender por exemplo, e isso lhe confere características e uma beleza única.

Quando tive os CJ`s-5, isso no meu caso, só consegui deixá-los em condiçoes de trilha pesada após adaptar muitas melhorias, e praticamente ter que refazer ambos, isso porque os coitadinhos eram mais velhos que eu, e não há configuração mecanica que resista eternamente ao tempo e naturalmente precisam de reforma e alteraçoes.

Quanto ao J simplesmente me livrei do motor original, o XUD, em troca de um AP, calcei a suspensão, troquei os pneus e apertei o da direita, hehehe

Quanto a aptdão de ambos para trilha o J realmente impressiona, com pneu semelhantes o J vai onde não ia com os dois CJ`s. Volto a lembrar que essas não é uma opinião, é apenas uma constatação, e que respeito a opinião e experiencia de todos.

Porem o que me fez realmente trocar o modelo da viatura foi o conforto, tanto na trilha como no uso urbano. Com o J consegui convencer minha mulher a entrar no Jipe e fazer trilhas e viagens de 500Km com grau de reclamação intermediário, o que se tratando da minha mulher já me dou por satisfeito, hehehe.

Há um "causo" que vale a pena contar, quando cheguei com o J pela primeira vez no Jipe clube que frequento todo mundo só faltou me chamar de louco pra baixo, por ter trocado o CJ. Todo mundo acreditava que não era Jipe de trilha que não ia aguentar meu pezinho de chumbo etc etc, e hoje metade do pessoal está procurando um J pra comprar.

Bom é isso, acho que ambos são ótimas opçoes, boa sorte na escolha e compra da viatura!!!

gvogetta
19/04/2010, 02:21
Salve!

Já que reavivaram este tópico, vamos lá... Também tenho experiência com ambos :-P

CJ (Jeep Willys/Ford) é clássico, verdadeiro mito como já citaram vários companheiros. Realmente um excelente jipe, especialmente para trilhas com algum preparo. Não comporta viagens com conforto. O meu CJ, na época - primeira viatura 4x4 - (lá se vão 13 anos) - quase todo original e com pneus militares (candango) até ia bem na trilha. A manutenção não era cara mas era constante. Difícil um FDS de trilha ou passeio que não voltasse com algo quebrado. Acho que ná época o pé também não ajudava muito... :twisted:

JPX é outro nível, que me desculpem os amantes do clássico! Conforto em viagens/expedições e uma excelente suspensão no off road. Tem muita força (mesmo com power train original Peugeot/Carraro) que se estiver em ordem (o que é difícil hoje, dado o histórico de problemas e manutenção incorreta destes veículos) aguenta muito abuso... É pau prá toda obra!

Um Jota hoje repotencializado (MWM/Maxion - Eaton/Clark - Dana 44 - Bloqueio de diferencial), mantendo as características originais de sua suspensão, creio ser a melhor opção de jipe que se pode montar para uso misto - expedições e trilhas. :shock:



Abraço a todos,



P.S.: Sou bastante suspeito para falar de JPX. Os que me conhecem sabem... :oops:

netto mietto
19/04/2010, 08:47
adoro os cj acho lindo e maravilhoso + nao troco meu jpx por um.

COL
19/04/2010, 16:41
Cara compra um Niva!

Brincadeirinha, entrando no assunto do topico eu sou mais um JPX se vc quizer pegar aquele seu avô que adora uma pescaria e sacrificar seu bom e velho sabado de trilhas para levar ele para pescar naquele riozinho que fica uns 40Km da sua cidade cara ai vc vai sentir a diferença não so vc até o seu avô vai sentir a diferença.Por tanto vai de JPX, eu tenho um Niva não me desfaço dele mas tenho uma vontade de ter um JPX.

Aproposito Niva também não uma proposta tão ofensiva assim o meu vai no mesmo lugar onde aquele troller,JPX,CJ,Toyota,Vitara e outros vai.:-D

Bom mas gosto e gosto ne.Sobre tudo a decisão e sua.

Ta pensando oque meu Niva é fod*.

TTJPX
19/04/2010, 17:29
Eu também tive os dois, um CJ 69 com motor original 6cil e cambio 3m.
No meu ponto de vista os CJs apresentam os seguintes problemas, quando se pretende usar em viagens:
- Baixa velocidade em estradas (60, 70Km/h).
- Pouco fôlego do motor.
- Baixa autonomia (tanque 40l.).
- Alto consumo de combustível (6, 6.5Km/l.).
- Pouco espaço na dianteira para pessoas de maior estatura. O volante encosta na perna.
- Não tem espaço para bagagens.
- Vaza muito óleo da reduzida.

Em trilhas se comporta bem. Costuma não "pegar" quando para no meio do morro, porque afoga.
O meu so quebrou uma vez na trilha, suporte do jumelo da suspensão.

Meu jota tem motor original, repotencializado. Anda bem até 90Km/h. Média de consumo de 10Km/h. Tem espaço para bagagens (cabe uma mala grande). Tanque 80l (grande autonomia).

Enfim. Não vou ficar enumerando diferenças entre esses dois jipes.
O Willys é nostágico, chama muita atenção por onde passa. Vai bem na trilha e só.
Para uso misto, trilhas leves ou pesadas, viagens, é sem duvida o JPX.

abs
Wander
JPX Super XUD.
JPX TDI ATD.

RevS
23/10/2010, 05:20
Olá, escrevo pois já tive dois CJ`s-5 e hoje tenho um J.

Pra mim o CJ-5 não é um Jeep, é um mito, tal qual uma guitarra Fender por exemplo, e isso lhe confere características e uma beleza única.

Quando tive os CJ`s-5, isso no meu caso, só consegui deixá-los em condiçoes de trilha pesada após adaptar muitas melhorias, e praticamente ter que refazer ambos, isso porque os coitadinhos eram mais velhos que eu, e não há configuração mecanica que resista eternamente ao tempo e naturalmente precisam de reforma e alteraçoes.

Quanto ao J simplesmente me livrei do motor original, o XUD, em troca de um AP, calcei a suspensão, troquei os pneus e apertei o da direita, hehehe

Quanto a aptdão de ambos para trilha o J realmente impressiona, com pneu semelhantes o J vai onde não ia com os dois CJ`s. Volto a lembrar que essas não é uma opinião, é apenas uma constatação, e que respeito a opinião e experiencia de todos.

Porem o que me fez realmente trocar o modelo da viatura foi o conforto, tanto na trilha como no uso urbano. Com o J consegui convencer minha mulher a entrar no Jipe e fazer trilhas e viagens de 500Km com grau de reclamação intermediário, o que se tratando da minha mulher já me dou por satisfeito, hehehe.

Há um "causo" que vale a pena contar, quando cheguei com o J pela primeira vez no Jipe clube que frequento todo mundo só faltou me chamar de louco pra baixo, por ter trocado o CJ. Todo mundo acreditava que não era Jipe de trilha que não ia aguentar meu pezinho de chumbo etc etc, e hoje metade do pessoal está procurando um J pra comprar.

Bom é isso, acho que ambos são ótimas opçoes, boa sorte na escolha e compra da viatura!!!


concordo praticamente em tudo até na questao de fazer minha esposa entrar em um Jipe, meu interesse por esse tipo de carro ja vem de algum tempo porem nunca tive muito como realizar essa vontade mas agora decidi quero ter meu 4x4 (sonho de consumo Hilux 3.0 Turbo Diesel tanto faz se a cabine dupla ou a sw4 mas 130 mil ainda é algo bem distante quem sabe um dia ganho na mega) pois bem tive a mesma duvida entre o cj e o j

cj chama atençao por onde anda todos olham os j nao vi nenhum de perto mas pego como exemplo do pessoal do forum e isso me fez decidir que assim que tiver a oportunidade vou comprar um j pra mim... o do portugues ta bem bacana nas fotos... motor a disel da hilux 2.8 talvez compre um e va arrumaando conforme vai sobrando dinheiro, eh uma brincadeira cara porem creio que seja muito prazerosa ter uma viatura valente e confortavel... acho que essas sao as palavras que definem o J VALENTES E CONFORTAVEIS (nao falo por experiencia na causa e sim pelos comentarios e videos que vi)

paraujo98
12/03/2019, 22:56
Reativando o tópico. Sem dúvida concordo com os comentários do J ser mais moderno e confortável.

Estou atualmente montando um frankstein, pois para mim o visual do Willys é insuperável.... Chassis e suspensão de J, Carroceria alongada de CJ5, eixos de F-75, com flutuante e semi-eixo forjados, mwm sprint com caixa da s-10 e reduzida auverland do J...

A obra avançando, posto algumas fotos.

CamilaM
04/07/2019, 12:50
Depois de tudo que li até agora, tô louca para comprar meu Jota! O que vocês consideram mais relevante na hora de avaliar um carro? Tem alguns anunciados na webmotors, na faixa de 20 paus, mas ainda estou na dúvida... Como será único carro, o Jota atende melhor. Trilha cheguei a fazer passeios com o ex e foi isso que me despertou o amor. :)