PDA

Ver Versão Completa : Pneus Mud x Guincho. Qual primeiro???



André Centurion
01/02/2007, 20:26
Meu Troller não tenho guincho e meu pneu é um AT 31" meia vida.
No final da semana passada, num passeio pelo sul de Minas Gerais (região de Itamonte / Itatiaia, na serra da Mantiqueira, (Estava sozinho, pois era um simples passeio!).
Tive um pouco de dificuldade de passar em estradas totalmente devastadas pelas fortes chuvas, e medo de ficar atolado, abortei meu plano original em algumas passagens. Era estradas abertas de fazendas, mas neste dia, o pessoal do campo estava isolado, carro passeio não estava passando, uma toyota hilux caiu num barranco e ficou, o meu dançou bastante.

Daí Pensei:
1) Se eu estivesse com um MUD 33" entraria nos lugares que acabei desistindo de ir, mas será que, mesmo com esses pneus, num atoleiro maior, eu também ficaria atolado e daí Fod#@#u?
2) Agora outro ponto: com um guincho, mesmo com essa merda de pneu nada me segurava, mas será que se eu atolasse eu teria pontos para ancorar?

O Ótimo e ter os dois, mais qual será o bom para se ter primeiro, nestas condições? Uma coisa por vez né!

André Centurion
T4 2002 - Mogi das Cruzes

AKPG
01/02/2007, 20:40
André,
Isso depende muito de cada um. Eu mesmo já tive esta dúvida e já me decidi sobre o que fazer no meu Troller, mas talvez depois deste seu tópico eu até mude minha opinião.
Vc também vai ver que estas suas dúvidas irão gerar algumas polêmicas. Mas este é o objetivo aqui do fórum. Ouvir diversas opiniões para tentar chegar a alguma conclusão (e olha q as vezes discutimos mmmuuuuuuiiiito e não chegamos a nenhuma. Mas o q vale é a intenção).

Bom, eu acabei de comprar um T4 2007 e minha intenção é:
- Primeiro colocar um guincho Warn 9.5 TI e comprar todos os demais equipamentos necessários (âncora, patesca, cintas e etc)
- Depois colocar os pneus MUD 33. Na verdade eu quero colocar 35 mas acho que vai ser muito trabalho e acho q vai atrapalhar para usar o carro no dia-a-dia. Porém isso só vou decidir na hora q tiver grana pra trocá-los.
- Por último, quero colocar bloqueios ARB nos diferenciais dianteiro e traseiro.
Isso sem contar os demais itens que precisamos comprar e que são tão importantes quando os três itens acima, mas que se formos colocar um a um, a lista iria ficar interminável.

Na situação que vc comentou, se vc tivesse com guincho e com uma âncora, mesmo sem pneus, vc teria conseguido passar. Veja bem, não vi as condições do terreno, mas pelo q vc descreveu acho q estes equipamentos teriam sido suficientes para ESTA situação. Pq no off-road é assim: Cada caso é um caso.

Abraços e espero que este tópico sirva também para ratificar a minha ordem de "aquisições"!!!!

Wallace
01/02/2007, 22:02
Eu sempre falo que primeiro o guincho, pois ele vai te tirar dos enroscos, enquanto pneu, bloqueio etc muitas vezes pode fazer voce entrar num enrosco maior ainda.
Mas claro que tem que conseguir ancorar o guincho em algum lugar.

Eliseu
02/02/2007, 08:55
André,
eu iria primeiro de guincho, pois entre pneu 31 e 33 a diferença não é monstruosa. Quanto ao fato de ser pneu AT, baixa um pouco a pressão (para umas 18 libras) no fora de estrada que vc compensa o fato dele não ser Mud.[]'s

Pagani
02/02/2007, 09:16
AE !!

Amigo se o bom senso prevalecer o guincho é a primeira aquisição...

Mas como a maioria de jipeiros não tem bom senso...

Trocamos, eixos, motor, cambio bloqueios, pneus e por ultimo o guincho.

Meu caso...

[]´s não esperando o bom senso prevalecer...

Marcelo R. A. da Cunha
02/02/2007, 10:29
Guincho + http://www.ensimec.com/anc.htm.

:concordo:

[]'s

Marcelo

FABIO RODRIGUES
02/02/2007, 13:46
Em Primeiro Lugar Hj, Eu Colocaria O Guincho(essencial) E Tb Pneus Recapados Tipo "3k" Ao Inves Dos Mud, Que Em Trilhas Com Muita Lama ,te Deixam Na Lama Literalmente!!! Acho Basico Num Veiculo Para Trilhas, Estes Dois Itens.ainda Mais No Troller Q Tem Uma Grande Tendencia A "ancorar" Na Lama Profunda!!! Com Relacao Aos 33" E Uma Faca De Dois Gumes, Pois Vc Ganha Em Altura(muita Lama E Erosoes) E Perde Em Articulacao Da Suspensao!!! O Que Pode Ser Fator Para Vc Ficar Preso Tb!!!

Marcelo R. A. da Cunha
02/02/2007, 13:56
Guincho + http://www.ensimec.com/anc.htm.

:concordo:

[]'s

Marcelo

Sobre

a

http://www.ensimec.com/anc.htm.

Esqueci de citar QUE EU TENHO E RECOMENDO, principalmente para quem muitas das vezes anda sozinho que nem eu.

[]'s

Marcelo

romeu
02/02/2007, 15:34
Como o wallace falou, quanto mais vc equipa o carro, mais "macho" vc fica, mais merda vc faz, e mais vc se vê em situações que só guincho e deus pra te tirar de lá haha

Então, põe um guincho primeiro, pq com pneu vc vai fazer uma trilhinha vai achar que o carro tá foda e no primeiro atoleiro que vc ver, vai fazer questão de entrar pelo lado mais foda, aí não preciso nem falar o que vai acontecer.

Eu fiz isso em campos do jordão, se eu tivesse sozinho, estaria lá até hoje, agora eu tenho guincho.. hehe

Walter Carlos Brossel
02/02/2007, 16:32
Como diz um amigo jipeiro: Guincho é igual Isordil. Pode ser que vc não precise, mas se precisar e não tiver um por perto...fudeu.
Um abraço!

Ronaldo Andrade
04/02/2007, 10:28
Como diz um amigo jipeiro: Guincho é igual Isordil. Pode ser que vc não precise, mas se precisar e não tiver um por perto...fudeu.
Um abraço!

Walter

Muito boa esta !!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :concordo:

Abs,

Ronaldo Andrade
04/02/2007, 10:31
Em Primeiro Lugar Hj, Eu Colocaria O Guincho(essencial) Com Relacao Aos 33" E Uma Faca De Dois Gumes, Pois Vc Ganha Em Altura(muita Lama E Erosoes) E Perde Em Articulacao Da Suspensao!!! O Que Pode Ser Fator Para Vc Ficar Preso Tb!!!

Fábio

Não entendi o que quis dizer. :pensativo:
Por que vai perder em articulação com os 33"?

Por que vai pegar em algo ou o que?

[s],

Xavier
04/02/2007, 15:42
Anrdré,
Contrariando a maioria, eu calçaria melhor o carro com um bom jogo de Muds, o que te daria uma segurança maior em locais como os que voce descreveu e para fazer o que voce estava fazendo (passeio por estradas de terra em condições precárias). Com um pouco de prática, treino e bom senso, voce passa por quase tudo sabe exatamente por onde não deveria nem tentar. Com pneus 1/2 vida e guincho, a tendência é voce arriscar mais e acabar se metendo em complicações desnecessárias. Usar o guincho é legal. Mas, lembre-se que voce vai precisar de alguém para ajudá-lo nesta hora e que, depois de 3 ou 4 "guinchadas", a coisa começa a ficar cansativa.
Se for para se meter em trilhas de verdade, o raciocínio é o mesmo: primeiro, os pneus. Supondo que voce só vai se meter em trilhas mais complicadas junto com outras pessoas devidamente equipadas, melhor voce ter bons pneus que vão ajudar a passar melhor e, de vez em quando ser cintado ou guinchado por outro carro, do que ficar entupindo a trilha a todo o momento (devido a pneus medíoces) e ter que se guinchar o tempo todo.
...aberta a temporada de discordâncias, discussões, etc....
X

Flavio Miranda
04/02/2007, 17:10
André,

Mesmo com TODOS os equiptos, NUNCA vá para a trilha ou local que não conhece bem ou teve recentes informações, SOZINHO !!!!!! No minimo em 2 ou 3 jipes.

Receita é receita... a dona de casa faz comida sem receita e fica ótima, se eu seguir uma receita 100%, ninguém come a gororoba... Ou seja, BOM SENSO e experiência no uso do equipto que vc já tem contam muito.

Se vc usar um guincho de forma errada, frita ele rapidinho, acaba com a bateria e até pode sofrer um acidente. Se usar direito, é uma excelente ferramenta que vai te dar uma "sobrevida" com estes pneus até poder troca-los.

O Troller já vem com bloqueio traseiro 75%. Claro que o 100% da Ensimec ou concorrentes na trilha é bem melhor. Eu tenho feito trilha com a Camper, tenho eixos de Troller 2002 com LSD 75% e sinceramente não tenho reclamacoes.

Faltou vc dizer qual será o uso do Troller. Se vai ficar dedicado para trilhas medias/hard, uns pneus Marisco 31" (quase 33" na prática e custam $ 320 cada) ajudam MUITO ! Os 33" são o limite do Troller, sem mexer muito. Acima disso, a relação custo x beneficio não é boa...
Mas aí vc tem que colocar o 'tijolo' atrás do acelerador ou amarrar a perna direita no cambio, pois quando os cravos acham uma pedra, toco, solo firme, depois de ficar rodando em falso, pode quebrar algo com facilidade.
Já vimos até amigo da turma que tombou CJ na reta praticamente sem erosão, pois estava acostumado tocar o jipe com pneus gastos e trocou por Frontiera (ou Argentino !?!?? não lembro...) . Pé embaixo e um 'morrinho artilheiro' e ... já era... ! O problema foi derrubar a cerveja e o gelo do isopor....!!!!

[ ] s e boas compras.

Ronaldo Andrade
04/02/2007, 21:48
Anrdré,
Contrariando a maioria, eu calçaria melhor o carro com um bom jogo de Muds, .
Usar o guincho é legal. Mas, lembre-se que voce vai precisar de alguém para ajudá-lo nesta hora e que, depois de 3 ou 4 "guinchadas", a coisa começa a ficar cansativa.

... , melhor voce ter bons pneus que vão ajudar a passar melhor e, de vez em quando ser cintado ou guinchado por outro carro, do que ficar entupindo a trilha a todo o momento (devido a pneus medíoces) e ter que se guinchar o tempo todo.
...aberta a temporada de discordâncias, discussões, etc....
X

Xavier,

Parabéns pela lucidez. :palmas: :palmas: :palmas:

Muito bem colocado. :concordo:
Primeiro equipamento ==>> bons pneus

Como disse o Flavio, tudo depende do uso que vai dar ao carro e da sua tocada.
Se vai usar no dia a dia, viajar, o setup é um.
Se vai ser dedicado à trilhas, pode radicalizar um pouco mais e prejudicar o andar na rua.
Nunca usei estes pneus recapados, então fico na dúvida. São razoáveis nas ruas e estradas? :pensativo:
Nas trilhas sei que são, mas me parecem inseguros no asfalto.

Melhor ter dois jogos de pneus.
É o que faço.

[s]

Loras
04/02/2007, 23:41
Eu também sou a favor dos pneus...:pensativo:

Por uma questão de segurança!!! Pneus em ordem são essenciais!!!:!:

Imagina a viatura escorregar no precipício por falta de aderência...:parede:

Penso que é melhor comprar pneus adequados antes, e aprender os limites da viatura sem guincho. Aproveite para "extrapolar" quando estiver bem acompanhando... caso contrário, aborto!!!:concordo:

Depois compre o guincho. Conhecendo o limite dos pneus, não force a viatura desnecessariamente!!!:dance:

Andei em lugares ruins durante bons tempos com a Azulinha somente com pneus Mud 33. Baseado na minha experiência, os colocaria como prioridades novamente...

Na minha rotina de uso as situações em que pneus fazem mais falta que o guincho são a maioria!!!

Abraço,

ross
06/02/2007, 03:09
Também acho que pra sua necessidade os pneus seriam prioridade... Segurança em primeiro lugar. Sem contar que passar os obstáculos sem guincho é muuuuuuito mais prazeroso!!!

[]'s
Paulo Ross

AKPG
06/02/2007, 07:25
Também acho que pra sua necessidade os pneus seriam prioridade... Segurança em primeiro lugar. Sem contar que passar os obstáculos sem guincho é muuuuuuito mais prazeroso!!!

[]'s
Paulo Ross
Com certeza é muito mais prazeroso e também muuuuuuito mais perigoso se vc estiver sozinho e sem guincho.

FABIO RODRIGUES
06/02/2007, 10:51
Fábio

Não entendi o que quis dizer. :pensativo:
Por que vai perder em articulação com os 33"?

Por que vai pegar em algo ou o que?

[s],


ronaldo,
meu troller com pneus 33" at, ja pega nos bracos da suspensao, quando eu saio na rampa do meu predio, em uma inclinacao de uns 25*. O ideal ao meu ver seria que ele tivesse a carroceria um pouco elevada talvez 1.1/2" e talvez rodas com um offset diferente das atuais!!! que sao as originais!!! por isso eu acho que os pneus 33" num troller original, nao sao tao necessarios em termos de performance... pelo menos quando eu faco trilhas com veiculos tb originas de fabrica nao vejo diferenca,agora se tiver um jeep com pneus 39,5" na minha frente, ferrou tudo ne!!! ai, so no guincho mesmo!!! ahahah!!! um abraco!!!

ps: ronaldo seu jeep e show de bola , gostaria muito de ver uma viatura como a sua fazendo trilha!!! vc esta muito longe da divisa rj x sp? poderiamos marcar uma bocaina quem sabe? um abraco!!!

rafaelsouza
06/02/2007, 11:52
Amigo
Partindo do principio de que VC tem juizo suficiente para não fazer trilha sozinho ...
é preferivel equipar o seu troller com pneus MUD primeiro pois como vc vai estar com uma galera se acontecer de vc atolar mesmo com os muds a galera te tira do enrrosco. depois vc toma mais um folego e pôe um bom guincho na viatura
bom ta ai a minha opinião
e se precisar eu vendo os dois
tanto pneu como guincho
abraços

Ronaldo Andrade
11/02/2007, 14:06
ronaldo,
meu troller com pneus 33" at, ja pega nos bracos da suspensao, quando eu saio na rampa do meu predio, em uma inclinacao de uns 25*. O ideal ao meu ver seria que ele tivesse a carroceria um pouco elevada talvez 1.1/2" e talvez rodas com um offset diferente das atuais!!! que sao as originais!!! por isso eu acho que os pneus 33" num troller original, nao sao tao necessarios em termos de performance... pelo menos quando eu faco trilhas com veiculos tb originas de fabrica nao vejo diferenca,agora se tiver um jeep com pneus 39,5" na minha frente, ferrou tudo ne!!! ai, so no guincho mesmo!!! ahahah!!! um abraco!!!

ps: ronaldo seu jeep e show de bola , gostaria muito de ver uma viatura como a sua fazendo trilha!!! vc esta muito longe da divisa rj x sp? poderiamos marcar uma bocaina quem sabe? um abraco!!!

Fábio

Ontem fiz uma trilha famosa por aqui, que se chama Buraco do Camel, e até tinha um pessoal ai da sua terra (Rio) que cruzamos pela trilha.
Comigo foram um Samurai e um Troller, ambos muito bem preparados.
O Troller estava com 33" recapados, que acho no final deve até dar umas 34", e o dono, o Lubento, que tem bastante prática de trilha, disse que estava podendo comparar os pneus com os meus.
Chegou a conclusão que a altura do chão, ou seja, pneus maiores, fazem muita diferença. É a única forma de não pegar o diferencial no chão.
Hoje 35" é o minimo nas trilhas por aqui, pois estão cada vez mais cavadas.
Só os samucas podem usar menores, pois têm bem menos peso e bitola, podendo escapar melhor dos facões.
Relamente o Troller estava com rodas com offsets diferentes da original e protanto bem mais largo, praticamente da mesma largura do meu TJ.

Abraços

Ronaldo

FABIO RODRIGUES
12/02/2007, 22:58
Fábio

Ontem fiz uma trilha famosa por aqui, que se chama Buraco do Camel, e até tinha um pessoal ai da sua terra (Rio) que cruzamos pela trilha.
Comigo foram um Samurai e um Troller, ambos muito bem preparados.
O Troller estava com 33" recapados, que acho no final deve até dar umas 34", e o dono, o Lubento, que tem bastante prática de trilha, disse que estava podendo comparar os pneus com os meus.
Chegou a conclusão que a altura do chão, ou seja, pneus maiores, fazem muita diferença. É a única forma de não pegar o diferencial no chão.
Hoje 35" é o minimo nas trilhas por aqui, pois estão cada vez mais cavadas.
Só os samucas podem usar menores, pois têm bem menos peso e bitola, podendo escapar melhor dos facões.
Relamente o Troller estava com rodas com offsets diferentes da original e protanto bem mais largo, praticamente da mesma largura do meu TJ.

Abraços

Ronaldo




ronaldo,
eu vou tentar entrar em contato com o lubento e trocar uma ideia com ele sobre essas medidas, pois estou com um jogo de 33 at e um outro de 31 murd !...:parede: :parede: :parede: (....que eu sinceramente nao saio mais de casa com eles para fazer trilha!) que vou mandar recapar logo apos o carnaval! e dependendo das impressoes que ele me passar sobre os 33" recapados, talvez mude meu conceitos sobre pneus 33" x curso de suspensao!!!!:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: !!! agora me diz uma coisa o "fapinha tava com 39,5" e mesmo assim ficou preso!!! vc acha q se seus pneus fossem do tipo "recapado"3k,etc.. conseguiria passar por aquela situacao??? vlw!!!
PS: as fotos estao show!!! coloquei de fundo de tela e estao fazendo maior sucesso la no trabalho!!!

Ronaldo Andrade
13/02/2007, 22:11
Fábio,

Talvez com pneu mais agressivo que os meus e pé em baixo, quem sabe ...

Só fazendo o teste pra ver.

Abs,

FABIO RODRIGUES
14/02/2007, 20:54
Fábio,

Talvez com pneu mais agressivo que os meus e pé em baixo, quem sabe ...

Só fazendo o teste pra ver.

Abs,

Ronaldo,
vou seguir seu conselho , meu mecanico ja esta investigando, ele tem alguns conhecidos em sp que ja fizeram o camel varias vzs e todos foram unanimes em apontar o 33' COMO A MENOR medida possivel para enfrentar buracos como o camel!!! e logo, logo estarei calcando os 33" recapados na viatura!!! pois as experiencias que tive com os 31" mud foram decepcionantes!!!! realmente ,o eixo rigido ,acaba sendo o calcanhar de aquiles dos nossos jipes!!! ainda mais em trilhas com samurais e pajeros!!! vlw!!! abracoooosssss!!!