Conectar

Ver Versão Completa : Mp3 No Cj

Caiogaucho
01/02/2007, 16:37
PESSOAL,

COMPREI UM MÓDULO PARA UTILIZAR MP3 NO CJ, MAS GOSTARIA DE NÃO UTILIZAR O CABO (NO PLUG) E SIM ACOPLÁ-LO DIRETAMENTE NUMA ENTRADA USB (QUE SERIA ADAPTADA) PARA NÃO SÓ UTILIZAR A BATERIA COMO FONTE MAS TAMBÉM PRA FICAR MAIS PRÁTICO. nUM DESTES CANAIS DE COMPRA (SHOPTIME) VI ANUNCIADO UM CD/DVD PLAYER COM ENTRADA USB PARA MP3. SINAL QUE DARIA PRA ADAPTAR. ALGUEM SABERIA INFORMAR COMO FAZER????

[]'S

otavio_gomes
01/02/2007, 16:50
PESSOAL,

COMPREI UM MÓDULO PARA UTILIZAR MP3 NO CJ, MAS GOSTARIA DE NÃO UTILIZAR O CABO (NO PLUG) E SIM ACOPLÁ-LO DIRETAMENTE NUMA ENTRADA USB (QUE SERIA ADAPTADA) PARA NÃO SÓ UTILIZAR A BATERIA COMO FONTE MAS TAMBÉM PRA FICAR MAIS PRÁTICO. nUM DESTES CANAIS DE COMPRA (SHOPTIME) VI ANUNCIADO UM CD/DVD PLAYER COM ENTRADA USB PARA MP3. SINAL QUE DARIA PRA ADAPTAR. ALGUEM SABERIA INFORMAR COMO FAZER????

[]'S

Caio, o seu Módulo, é apenas um amplificador de áudio. Necessita de sinal analógico na entrada e auto-falates na saída.

Os tocadores de MP3 têm, normalmente, 2 saídas: uma digital (porta USB ou Mini USB) e outra analógica (plug P2 stereo - para fones de ouvido).

Considerando isso, para o seu amplificador fazer o que você quer, ele precisaria de uma entrada digital e comandos para, através do "amplificador", você escolher as suas músicas.

O mais viável a se fazer hoje é construir uma fonte regulada de 5v CC e dela levar a eletricidade para seu tocador de MP3 através de um conector USB. Na entrada do seu amplificador, instale outro cabo com um plug P2 stéreo para ligar na saida do seu MP3.

Se você for suficientemente habilidoso e tiver acesso a bons cabos, você pode faser um únio cabo bem flexível que se torna dois cabinhos na ponta para fazer as conexões no tocador de MP3.

Boa sorte em sua empreitada.

Otávio.

Caiogaucho
02/02/2007, 10:00
Otávio,
Quando se liga o MP3 no computador via USB, o som e a alimentação é simultânea, certo? Queria reproduzir este mecanismo no amplificador que como vc disse teria que ter uma fonte regulada de 5V CC. Não queria "cabos" entre o MP3 e o amplificador.

[]'s

m.vinicius
02/02/2007, 10:55
otavio qualquer amplificador para carro serve ou tem que ter um especial?

Cacá
02/02/2007, 15:02
Otávio,
Quando se liga o MP3 no computador via USB, o som e a alimentação é simultânea, certo? Queria reproduzir este mecanismo no amplificador que como vc disse teria que ter uma fonte regulada de 5V CC. Não queria "cabos" entre o MP3 e o amplificador.

A diferença é que os dados transmitidos pela USB são interpretados pelo driver do computador, normalmente o driver ASIO. O seu é apenas um módulo de potência e não tem circuito lógico para decodificar os dados. Se fosse apenas pela alimentação, sim, até seria possível reproduzir o mecanismo, mas reproduzir o som, só pelo sistema lógico. Vai de cabo mesmo, que eu saiba nao ha outra maneira.

:concordo:

Cacá - Valinhos-SP

Santoro
02/02/2007, 15:17
o q o caca falou ta certo , tenho mp3 no meu cj , mas eh o proprio som ! ah dispositivos q leem atraves de If , mas sao mais caros , n aco q valeria a pena .

m.vinicius
03/02/2007, 04:33
minha pergunta é. um modulo normal de carro eu posso fazer um cabo com pino p2 e ligar a saida do fone de ouvido do mp3 (pen-drive) ou tem que ser algum modulo especial?

Gilbertojipeiro38
03/02/2007, 07:54
nos meus jipes uso um modulo com entrada RCA e um cabo P2 para ligar no MP3 ou diskman

Cacá
03/02/2007, 09:38
minha pergunta é. um modulo normal de carro eu posso fazer um cabo com pino p2 e ligar a saida do fone de ouvido do mp3 (pen-drive) ou tem que ser algum modulo especial?
Normalmente pode-se ligar sem problemas. Porém, por questôes de casamento de impedancia (a saida do fone deve ter algo em torno de 32 ohms e a entrada do amplificador deve ser de 4 a 8 ohms), não é recomendável abrir o volume do player acima da metade. Mas que pode, pode, sem problemas. Vc tera que fazer (ou comprar) um cabo P2 stereo(fone) x Rca+Rca mono (ampli) e só.

Cacá
03/02/2007, 22:23
Vou aproveitar o tópico: quem já tem som no CJ, onde estão os falantes e quantos são? Alguém usa o sistema também para o PX?

Abraços sonoros,

Cacá

Eniomar
04/02/2007, 11:06
Vou aproveitar o tópico: quem já tem som no CJ, onde estão os falantes e quantos são? Alguém usa o sistema também para o PX?

Abraços sonoros,

Cacá

Segue anexado fotos com a solução que encontrei p/ meu jeep quanto ao mp3 e o local p/ autofalantes (ainda sem PX)

ribon
04/02/2007, 13:19
Não é melhor isso?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52700149-anti-roubo-amplificador-para-ipod-mp3-mp4-etc-para-carro-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-53287528-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-53196063-_JM

Alguem usa algum destes?

É bom?

[ ]´s

Eniomar
04/02/2007, 15:01
Não é melhor isso?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52700149-anti-roubo-amplificador-para-ipod-mp3-mp4-etc-para-carro-_JM

Alguem usa algum destes?

É bom?

[ ]´s

É uma questão de custo/benefício.
Eu já tinha um bom toca-fita que não interessava mais aos ladrões (e olha que os malandros aqui de floripa não perdoam nada hein!!).
Mesmo saindo com meu jipe todo aberto e estacionando no centro, nunca mexeram no toca-fitas (isso nos últimos 12 anos), então foi só pagar 10 pila pra instalar uma saída auxiliar do toca-fitas e fixar no painel.
Pronto, estava feito, direto do meu computador pro jipe.
Meu mp3 player tem 1gb de memória, posso sair tranqüilamente para meus acampamentos e ficar ouvindo música por uma semana sem repetir.
Pode apostar, pra quem já tem algum tipo de som instado na viatura, é a opção mais barata de ouvir arquivos mp3 no jipe.

scrat
04/02/2007, 20:31
Eu tenho pesquisado tambem sobre MP3 no Jeep sem nenhum toca-fitas ou Cd no painel.

No caso da saida de audio, é relativamente simples, pois ja ha amplificadores com saida RCA.Neste caso voce conecta um cabo RCA na ponta do amplificador e a outra ponta seria o do fone de ouvido.

Agora, para voce ter uma certa autonomia, seria necessário também que tambem tivesse uma forma de carregar o MP3-Player no proprio veiculo(para os MP3-Players com bateria, e nao pilha).

Não achei nenhuma caixinha que fizesse isso, mas seria necessário uma caixinha que mudasse a tensao de 12 V para 5V(que é do Ipod).

Essa caixinha poderia ter a saida USB somente para carregar o IPOD.

Estou tentando achar alguem que possa fazer uma caixinha dessa para mim.
Eu estava pensando em fazer uma caixa dessa com a entrada 12 V e a entrada RCA(do amplificador) e com as saidas para o fone de ouvido e com a saida USB(para carregar o ipod).

Cacá
04/02/2007, 20:46
Oi Scrat,

Não achei nenhuma caixinha que fizesse isso, mas seria necessário uma caixinha que mudasse a tensao de 12 V para 5V(que é do Ipod).
É essa aqui: http://www.hartronic.com.br/src/meanwell/mw6-dcdc-sd.html

... e com a saida USB(para carregar o ipod).
É isso aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52743857-cabo-usb-alimentaco-5-volts-com-plug-p1-funcionando-_JM ).[/quote]

:concordo: Abração,

Cacá

m.vinicius
05/02/2007, 04:37
gostei dos links do ribon, faço a mesma pergunta PRESTA?

Cacá
05/02/2007, 07:01
gostei dos links do ribon, faço a mesma pergunta PRESTA?

Olá, M Vinícius,

cara, essa pergunta só poderá ser respondida depois de usar os aparelhos. Prestar ou não-prestar é uma questão muito subjetiva. Pode funcionar sem quebrar, mas se o som for ruim, não presta. Pode ter ótimo som, mas quebrar em uma semana. Tambem não presta. Pode funcionar muito tempo e ter um bom som. Aí presta, mas com certeza paga-se um preço por isso.

Cacá - Valinhos.SP

ribon
05/02/2007, 07:10
Estou comprando um modulo destes... Assim que eu testar eu posto aqui...

[ ]´s

Cacá
05/02/2007, 07:14
Estou comprando um modulo destes... Assim que eu testar eu posto aqui...

Ribon, qual deles? Vc tá atento à impedância do módulo X impedância dos falantes?

Cacá

ribon
05/02/2007, 07:23
Cacá,

Eu ia pelo preço...

Mas como vejo que estende do assunto... Pela as especificações qual vc compraria?

Qual e quantos alto-falantes vc compraria?

[]´s

edwint
05/02/2007, 07:30
USE O CABO MESMO, acredito que no jeep devido a trepidações e o tira e poe mp3 , vc logo tera problemas com o usb, no meu jeep eu uso um cabo curto ligado na entrada RCA e nao tive, até hoje (mais de um ano) nenhum problema..

Cacá
05/02/2007, 08:05
Cacá,
Eu ia pelo preço...
Mas como vejo que estende do assunto... Pela as especificações qual vc compraria?
Qual e quantos alto-falantes vc compraria?
[]´s

Boas, Ribon, blz? Olha só, não gosto (nem posso) indicar uma compra pra vc, pois nao conheço nenhum deles. Pelo pouco que conheço e pelo que li nos anúncios, esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52700149-anti-roubo-amplificador-para-ipod-mp3-mp4-etc-para-carro-_JM aqui é o mais honesto e tem bons transistores, que respondem bem e nao esquentam muito. Nesse caso, como a saída é de 4 Ohms, vc precisará de falantes com a mesma impedância. Isso é importante, pois se vc usar falantes de 8 Ohms, por exemplo, pode queimar o módulo.
O que eu achei interessante neste módulo, é a entrada com Plug P2. Pelo que entendi, essa entrada já deve estar com a impedância compatível com a saída do MP3 player (isso o cara não descreve no anuncio, qual é a impedância de ENTRADA, vale a pena perguntar).

Quanto aos falantes: como eu sou velho, ou melhor, vintage, recomendo 4 Pioneer 6986. Mas lembre-se: a acústica do CJ é igual à acústica de uma gaveta vazia, tem uma puuut@ ressonância. Não sei especificar em que frequencias estão essas ressonâncias, mas na prática isso significa que a acústica não ajudará a compor aquela presenca de graves, como num Fusca. Ja 'ouvi' CJs com subwoofer e achei muito milho pra pouco bode. Por isso, sugiro que um kit básico de 4 falantes + potencia proporcione um bom aproveitamento em função do recurso acustico que temos em um Jeep. E se é pra recomendar mesmo, colocaria uma potência de responsa, também da Pioneer:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52859948-_JM

Cara, por fim, só mais uma coisa: e as caixas? Vc vai mandar fazer? Use madeira, de preferência compensado de 15 mm, revestimento interno com lã de rocha e borracha ou forração por fora. Se fizer uma caixa stereo, como aquela que o colega postou, é importante dividí-la ao meio para não cruzar as ondas graves e evitar o efeito de cancelamento de fase. Blz?

Acho que é só. Se eu lembrar de mais alguma coisa, posto aqui. E se vc quiser bater papo antes de comprar, é só mandar, tá bão?

Abraços sonoros,

Cacá

otavio_gomes
05/02/2007, 12:47

A saida do MP3 (plug p2 stereo) ou qualquer diskman é adequada para um módulo amplificador.
o que tenho é um TOJO gr80 que vale hoje R$100,00 no máximo, tem 4 saidas, um controle entre os canais dianteiros e traseiros, e 7 controles de equalização. trata-se de um amplificador da déccada de 70 ou 80 e continua funcionando.

Em uma boa loja de equipamentos de som, voce encontra módulos amplificadores de baixo custo e novos.

Um abraço,

Otávio.

otavio_gomes
05/02/2007, 13:05
Não é melhor isso?

Alguem usa algum destes?

É bom?

[ ]´s

O segundo item, é o mais barato e adequado ao uso nos jipes.

Porém, nenhum deles é completo para uso no mp3!

precisa de 2 partes :
1. a alimentação (5v cc em conector USB)
2. Um amplificador com conector para o portátil.

os itens anunciados no mercado livre atendem à segunda parte apenas.

A fabricação de um circuito de alimentação é extremamente simples, pode ser feita por qualquer técnico em eletrônica. Terá um regulador de 6volts (não existe o de 5) e dois diodos em série após o regualdor para diminuir a tensão de 6 para 5 volts. Precisa ainda de uma resistência para receber a diferença entre a tensão da bateria e a da tensão regulada.

Com o circuito pronto, providencie um cabo para o conector USB, e um interruptor para ligar/desligar o amplificador.

Boas trilhas.

Otávio.

Cavalcante
05/02/2007, 15:16
Pessoal, por R$ 100,00, ou até menos, vc pode comprar em qualquer loja de som da Sta Ifigênia um módulo com entrada RCA como este: http://www.falcon.com.br/produtos/ampli_rca.htm

Aí é só plugar a saída de fones do MP3. Ligar o MP3 direto a um módulo com impedância de entrada de 4 ohms pode queimar rapidamente a saída de fones do mp3, fora que vai distorcer com certeza.

Dica importante: um módulo não tem chave liga/desliga, mas tem uma entrada que vai ligada ao toca-fitas ou cd-player para que ele só fique ligado quando o aparelho estiver em uso. Se ligar esse cabo ao contato do carro, o módulo só ligará com a chave no contato e vc não corre o risco (aliás, certeza) de ficar sem bateria.

Eugenio Risovas Pirata
16/02/2007, 08:19
PessoALL

Para que tem um toca fitas, existe uma opção bem barata. Tratá-se de uma fita cassete conversora (sony cpa-9c).

Basta vc colocar ela no seu tocador de fitas e plugar o cabo que vem com nela no seu tocador de MP3 (p2 stério).

Custa 30 paus e é bom para mp3 que use pilha, que tem uma durabilidade infinitamente maior que os a bateria....

Também tem um modelo que vem com a entrada para recarregar baterias, sai um pouco mais caro, porém não muito....

Pretendo usar essa solução para o Jorjão....

Quem souber mais sobre isso...comente o assunto

Vlw

otavio_gomes
16/02/2007, 13:48
PessoALL

Para que tem um toca fitas, existe uma opção bem barata. Tratá-se de uma fita cassete conversora (sony cpa-9c).

Basta vc colocar ela no seu tocador de fitas e plugar o cabo que vem com nela no seu tocador de MP3 (p2 stério).

Custa 30 paus e é bom para mp3 que use pilha, que tem uma durabilidade infinitamente maior que os a bateria....

Também tem um modelo que vem com a entrada para recarregar baterias, sai um pouco mais caro, porém não muito....

Pretendo usar essa solução para o Jorjão....

Quem souber mais sobre isso...comente o assunto

Vlw

Olá, essa sua solução é boa e é a que está em uso no meu Jeep.
Uma fita adaptadora, uma fonte no acendedor de cigarros, um diskman (genérico) e um toca fitas velho debaixo do banco traseiro.

Não considero a melhor opção pois:
1. você mostra um toca fitas no carro
2. a fita adaptadora perde um pouco a qualidade do som (desprezivel considerando a qualidade do som dentro de um Jeep).
3. normalmente a potência não será suficiente para ter um som alto e claro.

como vantagens tem:
1. não se corre o risco de instalar alguma coisa errado. (para quem é leigo em eletronica / elétrica)
2. você aproveita aqueles aparelhos velhos da sua casa (não acredito que ainda fabriquem toca-fitas de alta qualidade)

Um abraço,

Eugenio Risovas Pirata
16/02/2007, 14:04
Otávio
Ok ...

Hj comprei a fita, essa sony que falei na msg anterior, qto aos falantes, me da umas dicas...

Onde pois os seus?
Embaixo do Painel?
É possível montar alguma coisa móvel, tipo cx que se fixem no Sto. Antônio e ou Gaiola?
Que falantes vc indica? e qtos?[ ] mudos

Teseu
16/02/2007, 18:05
Bem eu pra variar tava sem muita grana a solução foi facil e barata R$90 tudo, eu comprei dois alto falantes 6" triaxial 60w RMS por R$50.00 coloquei eles embaixo da armação do meu banco traseiro(banco mercedes 608) ai ele não aparece o amplificador eu fiz em casa ta ai o projeto

http://www.aaroncake.net/circuits/amp20w.htm

ele custou R$30 mais uns fios um cooles p/ resfriar ele e deu ai eu posso ligar mp3 player, disk man, notebook, fm, e até o meu celular com um adaptador. pode usar ele como pré amplificador de um amplificador booster com mais potencia ou ligar direto nos falantes q fica bem bom. eu escondi o amplificador encima da porta luvas do meu cj isso quer dizer q ta tudo invisivel fica só um fio com um plug q eu guardo dentro do porta luvas quando eu quero escutar é só tirar ele e ligar no mp3. simples e muito barato mesmo o circuito é simples de fazer na verdade foi o meu 1° projeto de eletronica uauhauhauhauhauhau eu olhei como se faz placa de circuito impresso e desenhei nele com caneta de retro pojetor ficou show.

Eugenio Risovas Pirata
17/02/2007, 22:43
Oi Teseu,

A solução que vc usou realmente é bem econômica, no meu caso, como tenho um toca fitas, acabara saindo +/- esse mesmo valor, pois a fita da conversão custa 30 contos, então estão faltando só os falantes....Que se tudo der certo, vou ganhar na vasca !!!

Eu pessoalmente não manjo nada de eletrônica....preciso ver como se instala essa Nhaca...o som não fica muito abafado estando em baixo do bco traseiro Teseu?

Vcs acham que alguém iria querer roubar um "toca fitas" ???:roll:

De qquer forma fica a dica pros amigos que não tenham o toca fitas ...

Vlw

[ ] sonoro

Chiari
20/02/2007, 09:32
E ai galera, ta muito bão o papo então vou levantar outra possibilidade.

No meu px, que é um cobra 19, tem uma entrada e uma saída de audio, ai vem a questão, alguem sabe sé é possivel ligar o MP3 nessa entrada e colocar algum falante na saída pra melhorar um pouco o som?

Abraço.

Cavalcante
20/02/2007, 21:29
E ai galera, ta muito bão o papo então vou levantar outra possibilidade.

No meu px, que é um cobra 19, tem uma entrada e uma saída de audio, ai vem a questão, alguem sabe sé é possivel ligar o MP3 nessa entrada e colocar algum falante na saída pra melhorar um pouco o som?

Abraço.

Chiarim,
O seu rádio tem duas SAÍDAS, e não entradas. Uma é pra ligar o PA (public adress). Nessa saída você pode ligar uma corneta fora do carro e soltar o pamonhas, pamonhas, pamonhas:-D :-D :-D com o rádio na posição PA.

A outra é para um alto-falante externo. Pode ser usada quando o rádio é instalado embutido, e o falante dele fica morto. Aí se instala um outro alto-falante em qualquer lugar, conectado a essa saída.

Chiari
21/02/2007, 10:21
O Cavalcanti, valeu, já ia fazer cagada.

Abraço.

Chiarim,
O seu rádio tem duas SAÍDAS, e não entradas. Uma é pra ligar o PA (public adress). Nessa saída você pode ligar uma corneta fora do carro e soltar o pamonhas, pamonhas, pamonhas:-D :-D :-D com o rádio na posição PA.

A outra é para um alto-falante externo. Pode ser usada quando o rádio é instalado embutido, e o falante dele fica morto. Aí se instala um outro alto-falante em qualquer lugar, conectado a essa saída.

Eugenio Risovas Pirata
21/05/2007, 18:07
É uma questão de custo/benefício.
Eu já tinha um bom toca-fita que não interessava mais aos ladrões (e olha que os malandros aqui de floripa não perdoam nada hein!!).
Mesmo saindo com meu jipe todo aberto e estacionando no centro, nunca mexeram no toca-fitas (isso nos últimos 12 anos), então foi só pagar 10 pila pra instalar uma saída auxiliar do toca-fitas e fixar no painel.
Pronto, estava feito, direto do meu computador pro jipe.
Meu mp3 player tem 1gb de memória, posso sair tranqüilamente para meus acampamentos e ficar ouvindo música por uma semana sem repetir.
Pode apostar, pra quem já tem algum tipo de som instado na viatura, é a opção mais barata de ouvir arquivos mp3 no jipe.

Boas Eniomar,

Eu tenho um cd player bem velhinho, mas ele não possui entrada auxiliar...onde mandou instalar a sua? Nas lojas que instalam som em carros? ou em uma eletrônica ???

[sonoros]'s

turboroe
22/05/2007, 00:30
ò, vou postar os meus conhecimentos pra dar uma ajuda pro povo:

A maioria dos módulos amplificadores tem sensibilidade de entrada incompativel com a saida para fone de ouvido dos mp3, diskman, etc...
Os módulos com entrada RCA até funcionam (apesar de o volume ficar baixo) mas custam caro.
então nao gaste uma grana num módulo amplificador.

20W (RMS, esqueça potência PMPO) é mais q o suficiente pra ouvir som no carro andando com ótima qualidade, então nao gaste com equipamentos caros só pq dizem ter 8192519W.

Tinha no ML uns amplificadores pra mp3 no carro baratos, mas agora nao achei mais, agora só tem uns caros.

Eu pretendo fabricar um amplificador específico pra mp3 usando a mesma tecnologia de saída de audio dos CD players pra carro, e uma fonte especial pra usar em mp3 ou discman a partir da bateria do carro nas próximas semanas.
Quando estiver pronto eu coloco aqui no fórum.

Uma opção pra quem ja tem radio FM no carro:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-56839465-transmissor-de-fm-carro-ipod-mp3-mp4-usb-p2-_JM
Ele envia as suas musicas num sinal de rádio e vc pega no radio do carro (só que fica com qualidade de rádio).

E pra quem tem toca fitas
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57452270-_JM
Vc coloca a fita no lugar e liga um cabo entre a fita e o MP3 (nao sei como fica a qualidade do som)

turboroe
22/05/2007, 00:37
A fabricação de um circuito de alimentação é extremamente simples, pode ser feita por qualquer técnico em eletrônica. Terá um regulador de 6volts (não existe o de 5) e dois diodos em série após o regualdor para diminuir a tensão de 6 para 5 volts. Precisa ainda de uma resistência para receber a diferença entre a tensão da bateria e a da tensão regulada.

Com o circuito pronto, providencie um cabo para o conector USB, e um interruptor para ligar/desligar o amplificador.

Boas trilhas.

Otávio.

Existe regulador 5 volts sim!!! por exemplo o 7805
baixa o datasheet dele, tem até o esquema de ligação pronto (só precisa do 7805, um capacitor 0.47u e um 0.1u pra fazer uma fontezinha basica).

Quanto ao alimentador USB, cuidado pois o USB tem tensão variavel e essa tensão é programada por software, então vc podera queimar seu MP3 se fizer uma fonte comum e ligar no usb dele.

O ideal é fazer uma fonte de 1.5v e criar uma "pilha" falsa com essa fonte.

CAVESO
22/05/2007, 00:58
Achei esse:

http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/Detalhes/Default.asp?ProdutoId=17478&ItemID=1&Key=CEJCIEBAOAKFTBBABBDOJPRBDBABAADBAJH&boletim=PR_20070518&parceiro=1911

O preço tá bão?

turboroe
22/05/2007, 01:06
Esse amp tem só 2 canais (ou seja, só 2 falantes)

Eu nao pagaria mais de 100 reais num amp pra mp3 pra 4 falantes.

Mas nao sei se tem isso no mercado.

Eu vou fazer um com controle de volume e talvez graves/agudos, pra 4 falantes e algo entre 25 e 50W rms específico pra mp3, nao vai sair muito caro. Só tenho q ter um tempinho livre pra fazer o circuito.

Depois posso fazer pro pessoal do fórum. Só nao posso garantir quando eu vou conseguir terminar o circuito.

otavio_gomes
22/05/2007, 15:43
Existe regulador 5 volts sim!!! por exemplo o 7805
baixa o datasheet dele, tem até o esquema de ligação pronto (só precisa do 7805, um capacitor 0.47u e um 0.1u pra fazer uma fontezinha basica).

Quanto ao alimentador USB, cuidado pois o USB tem tensão variavel e essa tensão é programada por software, então vc podera queimar seu MP3 se fizer uma fonte comum e ligar no usb dele.

O ideal é fazer uma fonte de 1.5v e criar uma "pilha" falsa com essa fonte.

VOcê tem toda a razão em relação ao 7805. É que tem mais de uma década que não faço um circuito impresso ou compro um componente eletrônico!

Quanto à fonte com terminal USB, levei em consideração o meu portátil que tem a sua alimentação a partir de um mini USB e, junto com o aparelho veio uma fonte de alimentação simples de 5v para alimentar o portátil pelo terminal mini USB.
O meu portátil, especificamente não tem como trocar a bateria de forma simples.

Então, acredito que para cada portátil deve ter um tipo de alimentação mais adequado.

Um abraço,

Otávio.

Luciano SHAKALL
22/05/2007, 16:58
"...Esse amp tem só 2 canais (ou seja, só 2 falantes)..."CamaRAda, ja vou adiantando que eu sou uma "nulidade" em elétrica/eletrônica, mas creio que, dependendo da impedância dos falantes, pode-se ligar esses dois canais
(por exemplo, esquedo e direito) a quatro falantes, utilizando ligações em paralelo, com os falantes do lado esquerdo (dianteiro e traseiro em paralelo) e do lado direito (falantes dianteiro e traseiro em paraleleo).

SUUUUUUUUUUUKYS.... Cadê você ????? :pensativo: :p

Cavalcante
22/05/2007, 20:13
Esse amp tem só 2 canais (ou seja, só 2 falantes)

Eu nao pagaria mais de 100 reais num amp pra mp3 pra 4 falantes.

Mas nao sei se tem isso no mercado.

Eu vou fazer um com controle de volume e talvez graves/agudos, pra 4 falantes e algo entre 25 e 50W rms específico pra mp3, nao vai sair muito caro. Só tenho q ter um tempinho livre pra fazer o circuito.

Depois posso fazer pro pessoal do fórum. Só nao posso garantir quando eu vou conseguir terminar o circuito.

2 canais de saída são uma coisa. Quantos alto-falantes vão se ligar nessas 2 saídas são outra completamente diferentes. Como o Lucianulidade :evil: disse acima, anus são anus, cuecas são cuecas. Se você vai fazer um amplificador de 2, 4 ou 64 canais, se não tiver algum tipo de enfrescador de som, como filtros, decoders (pode até ser um bom e velho doby prologic:mrgreen:), retardos ou coisa do gênero, os seus n canais vão reproduzir exatamente o mesmo som, 2 a 2, porque o sinal de entrada, que é o que vem do MP3, só tem 2 canais.

Fazer um controle de volume para que, se o mp3 já tem um? Quanto à impedância de saída do MP3, ela é da ordem de 32 ohms para de 0,5 a 1 W de potência, o que dá, nascoxamente, uma tensão da ordem de U = raiz(Z*P) = raiz (16 ~ 32) = 4~5V máximo (essa notação é linda, inventei agora:twisted:). Nada que seja prejudicial a qualquer entrada de circuito de amplificação, já que o nível de sinal aceito como padrão para linha é da ordem de 700 mV, e qualquer equipamento que tente querer prestar deve contar com um headroom de pelo menos 10x. No máximo vai se ter um bom punhado de distorção harmônica, nada que não possa ser resolvido com uma dosada adequada no volume. Como o objetivo do camarada que começou o tópico lá em cima é uma solução barata, rápida e prática pra ligar o MP3 dele no jipe, nada melhor que gastar 70 latas num módulo qualquer com entrada rca e ser feliz toda vida.

Em tempo: tá, não é o melhor dos mundos em termos de fidelidade... Mas quem disse que um MP3, mesmo o ipod, é um exemplo de fidelidade? Isso, como muuuuuuito sonzão de carro por aí de zilhões de reais (arriscaria 98,888888888%) é uma tranqueira em termos de resposta, mas ninguém aqui é audiófilo, então, pra ouvir uma musiquinha tá de bom tamanho. Sem contar que um jipe não é dos ambientes mais controlados do universo pra se OUVIR música. Tem momentos, ambientes e programas para o hi-fi, e momentos, ambientes e programas pro rádio gravador.

Cavalcante
22/05/2007, 22:04
Como o Lucianulidade :evil:
Leia-se: Como o Lucianulidade :mrgreen:

turboroe
22/05/2007, 22:28
CamaRAda, ja vou adiantando que eu sou uma "nulidade" em elétrica/eletrônica, mas creio que, dependendo da impedância dos falantes, pode-se ligar esses dois canais
(por exemplo, esquedo e direito) a quatro falantes, utilizando ligações em paralelo, com os falantes do lado esquerdo (dianteiro e traseiro em paralelo) e do lado direito (falantes dianteiro e traseiro em paraleleo).

SUUUUUUUUUUUKYS.... Cadê você ????? :pensativo: :p

Ta certo! esse amp é pra 2ohms. se tu ligar 2 falantes de 4ohms em paralelo por canal ele vai funcionar.
Mas o lance é q ele fornece 45W por canal, então tu vai ter 22,5W em cada falante.
22W da pra ouvir numa boa, mas nao da pra aumentar muuuuito o volume senao distorce.
O unico problema é se os teus 4 falantes nao forem de 4 ohms! aí ta ralado :mrgreen:

turboroe
22/05/2007, 22:41
2 canais de saída são uma coisa. Quantos alto-falantes vão se ligar nessas 2 saídas são outra completamente diferentes. Como o Lucianulidade :evil: disse acima, anus são anus, cuecas são cuecas. Se você vai fazer um amplificador de 2, 4 ou 64 canais, se não tiver algum tipo de enfrescador de som, como filtros, decoders (pode até ser um bom e velho doby prologic:mrgreen:), retardos ou coisa do gênero, os seus n canais vão reproduzir exatamente o mesmo som, 2 a 2, porque o sinal de entrada, que é o que vem do MP3, só tem 2 canais.

Fazer um controle de volume para que, se o mp3 já tem um? Quanto à impedância de saída do MP3, ela é da ordem de 32 ohms para de 0,5 a 1 W de potência, o que dá, nascoxamente, uma tensão da ordem de U = raiz(Z*P) = raiz (16 ~ 32) = 4~5V máximo (essa notação é linda, inventei agora:twisted:). Nada que seja prejudicial a qualquer entrada de circuito de amplificação, já que o nível de sinal aceito como padrão para linha é da ordem de 700 mV, e qualquer equipamento que tente querer prestar deve contar com um headroom de pelo menos 10x. No máximo vai se ter um bom punhado de distorção harmônica, nada que não possa ser resolvido com uma dosada adequada no volume. Como o objetivo do camarada que começou o tópico lá em cima é uma solução barata, rápida e prática pra ligar o MP3 dele no jipe, nada melhor que gastar 70 latas num módulo qualquer com entrada rca e ser feliz toda vida.

Em tempo: tá, não é o melhor dos mundos em termos de fidelidade... Mas quem disse que um MP3, mesmo o ipod, é um exemplo de fidelidade? Isso, como muuuuuuito sonzão de carro por aí de zilhões de reais (arriscaria 98,888888888%) é uma tranqueira em termos de resposta, mas ninguém aqui é audiófilo, então, pra ouvir uma musiquinha tá de bom tamanho. Sem contar que um jipe não é dos ambientes mais controlados do universo pra se OUVIR música. Tem momentos, ambientes e programas para o hi-fi, e momentos, ambientes e programas pro rádio gravador.

O lance dos canais eu quis dizer numero de falantes e tal
O controle de volume é pra o esquema ficar melhor. Eu to usando um amp sem volume e é um saco ficar pegando o mp3 e achando o botao do volume só com os dedos (pq eu mexo nele enquanto dirijo).
Sem contar que um potenciometro é bem melhor pra mudar volume, custa R$3 e daria pra acoplar direto no painel do jeep.

E olha só, o lance da impedância eu falo pq a maioria dos amplificadores não pega o sinal dos mp3, e ja vi muita gente comprando módulo e tentando ligar direto no mp3. só q nao funciona e aí o pessoal se f&@*.
Os amps com entrada RCA funcionam, mas quem tem reclama que o volume fica muito baixo. Além do mais nunca achei um amp com saida RCA barato.

Eu vo fazer o amplificador pra mim de qq jeito, pq o que eu tenho ta meio fraquinho, entao nao vai me custar passar o esquema pro pessoal! :-D

Varela
23/05/2007, 09:54
Vou complicar mais um pouco... hehehe
Tem jeito de ler musicas colocadas em um pen drive, pelo toca CD do carro????

Cavalcante
23/05/2007, 13:13
Tem dois jeitos: se o cd player tiver entrada usb (alguns da Sony e Pioneer, entre outros, já tem) ou se tiver um notebook com a saída de som ligada à entrada auxiliar do CD :)

Varela
23/05/2007, 16:59
Então teria como mandar instalar uma entrada USB?

turboroe
24/05/2007, 20:46
O USB do mp3 player funciona como um pendrive: só armazena as musicas. Pra vc ler as musicas pela USB vc precisa de um processador que leia a musica em formato de arquivo, interprete o MP3 e o transforme em sinal de áudio. Em outras palavras: vc precisa de um mini computador.
Se vc for bom em eletrônica e tiver bastante tempo livre isso pode ser feito, senão, só comprando um aparelho que faça isso de fábrica.

Uma outra idéia que eu tive é desmontar o mp3 player e mapear os botões dele fazendo um painel com todos os botoes e o visor e colocar esse painel no lugar do CD-player/radio comum (pode até ser um painel destacável).
Assim vc vai transformar seu mp3 player em um "radio de carro" e nao vai mais poder usá-lo como um mp3 player de bolso.

Mas, eu acho isso uma ótima idéia pq ladrão é a raça que mais cresce, e eu ja tive o azar perder meu cdplayer pra um ¨@¨&@%

Luciano SHAKALL
25/05/2007, 16:58
"...Como o Lucianulidade :evil: ..." "Leia-se: Como o Lucianulidade :mrgreen: "
Ah, agora sim... :lol: :lol: :lol: :lol:

Luciano SHAKALL
25/05/2007, 16:59
"...O USB do mp3 player funciona como um pendrive: só armazena as musicas. Pra vc ler as musicas pela USB vc precisa de um processador que leia a musica
em formato de arquivo, interprete o MP3 e o transforme em sinal de áudio. Em outras palavras: vc precisa de um mini computador..."Quer dizer que aquelas entradas USB de alguns CD Players (de fábrica) servem para "copiar as músicas para o aparelho", que as armazena em uma "memória interna"? :shock:
Eu "jurava" que ele lêsse direto da pen drive (ou Mp3 Player) plugado lá, como se fosse uma "fita cassete no deck"... :pensativo:

turboroe
25/05/2007, 21:28
Quer dizer que aquelas entradas USB de alguns CD Players (de fábrica) servem para "copiar as músicas para o aparelho", que as armazena em uma "memória interna"? :shock:
Eu "jurava" que ele lêsse direto da pen drive (ou Mp3 Player) plugado lá, como se fosse uma "fita cassete no deck"... :pensativo:

mais ou menos isso.
Elas nao copiam as musicas, apenas lêem o mp3 player (ou pendrive) como se fosse um cd cheio de arquivos mp3.
A parte de transformar o arquivo mp3 em som é toda feita pelo cd player/mp3, e não pelo mp3-pendrive
:idea: