Conectar

Ver Versão Completa : Tipo de guincho usar F-75???



GabrielSchutz
01/02/2007, 11:31
Ola pessoal, estou querendo colocar um guincho eletrico na minha F, mas estou em duvida em qual por, sera que um 9000 aguenta ou tem que ser o 12000??? Quanto ao berço para guincho não achei nada pronto para f-75 na net alguem sabe onde posso comprar????

obrigado pela atenção

José Augusto
01/02/2007, 17:46
Gabriel, sou meio suspeito, mas se vai por um elétrico aconselho um 12000, pois a F75 é grande, o 9000 vai bem em CJ mas numa F75 pode ser pouco.

Quanto a base do guincho, que eu saiba para Rural ou F75, cada um faz o seu, na minha Rural alonguei o chassi para acomodar os feixes maiores e montar uma base para o guincho.

Bruno-Coyote
01/02/2007, 18:45
po ja que vai coloca, coloque logo um di 12000;-)

pultz eu ja vi mais nem sei onde vende o berço:pensativo:

abraços

Lama
02/02/2007, 18:12
Gabriel.

Se vai por guincho na F-75, por que não põe logo um mecânico?

Conheço alguns jipeiros que colocou o elétrico e depois acabou trocando pelo mecânico. Acho que se vc tem essa possibilidade, vc deveria pensar um pouco mais. Veja os prós e contras dos dois guinchos.

Tenho uma Rural e já estou estudando pra por um guincho mecênico da Ekron ou Ensimec. Acho que a maior vantagem do mecânico é que se o carro morrer e a bateria acabar, vc ainda consegue tirar ele pelo guincho na base da manivela.

Ah! guincho mecânico já vem com base e dependendo do choro acaba ganhando a instalação!!!


Abraço.

GabrielSchutz
05/02/2007, 12:04
Eu já pesquisei muito sobre os guinchos, e me decidi pelo eletrico pelo fato de ser mais barato, e não modifica nada so colocar e pronto, como não faço trilhas muito pesadas acho que o eletrico da conta, ele só vai ser uma garantia que vou sair do enrosco sem ter que ir atras de um trator.

Ricardo Bambhoo
06/02/2007, 14:48
Gabriel.

Se vai por guincho na F-75, por que não põe logo um mecânico?

Conheço alguns jipeiros que colocou o elétrico e depois acabou trocando pelo mecânico. Acho que se vc tem essa possibilidade, vc deveria pensar um pouco mais. Veja os prós e contras dos dois guinchos.

Tenho uma Rural e já estou estudando pra por um guincho mecênico da Ekron ou Ensimec. Acho que a maior vantagem do mecânico é que se o carro morrer e a bateria acabar, vc ainda consegue tirar ele pelo guincho na base da manivela.

Ah! guincho mecânico já vem com base e dependendo do choro acaba ganhando a instalação!!!


Abraço.
Vai ficar duas horas girando a manivela... mas sai...

[]'s

Ed
06/02/2007, 17:42
Eu já pesquisei muito sobre os guinchos, e me decidi pelo eletrico pelo fato de ser mais barato, e não modifica nada so colocar e pronto, como não faço trilhas muito pesadas acho que o eletrico da conta, ele só vai ser uma garantia que vou sair do enrosco sem ter que ir atras de um trator.

Gabriel tome cuidado, pois guincho elétrico não é só por e pronto!!!

vc tem q ter um alternador e uma bateria com maior potência, fiação pra guentar o consumo do guincho, etc.

não bote fé de que é só por e pronto, o barato pode sair caro!!!

[]'s

Wallace
07/02/2007, 12:54
Ed, depende do guincho eletrico.
Um Warn ou Hi-pull isso é correto, mas tem outros guinchos como o HDW 9000 G que isso não é necessário, justamente por ele ter o menor consumo de energia do mercado.
Em principio a menor bateria automotiva toca ele sem problemas.
Claro que uma bateria maior e com maior carga vai lhe permitir um uso do guincho direto por mais tempo.
Assim com o HDW 9000 G pode usar a bateria que tem se ela estiver em bom estado e depois quando for precisar trocar de bateria ai sim pode partir para a melhor que cober no veiculo.
Trocar o alternado pode judiar da bateria, pois quanto mais potente o alternador mais ele judia da bateria por fazer uma carga mais rápida.
E normalmente quem toca o guincho na pratica é mesmo a bateria.
Um bom guincho como o HDW 9000 G já vem com os cabos adequados para a instalação.

Ed
07/02/2007, 17:12
Ed, depende do guincho eletrico.
Um Warn ou Hi-pull isso é correto, mas tem outros guinchos como o HDW 9000 G que isso não é necessário, justamente por ele ter o menor consumo de energia do mercado.
Em principio a menor bateria automotiva toca ele sem problemas.
Claro que uma bateria maior e com maior carga vai lhe permitir um uso do guincho direto por mais tempo.
Assim com o HDW 9000 G pode usar a bateria que tem se ela estiver em bom estado e depois quando for precisar trocar de bateria ai sim pode partir para a melhor que cober no veiculo.
Trocar o alternado pode judiar da bateria, pois quanto mais potente o alternador mais ele judia da bateria por fazer uma carga mais rápida.
E normalmente quem toca o guincho na pratica é mesmo a bateria.
Um bom guincho como o HDW 9000 G já vem com os cabos adequados para a instalação.


ok, Wallace!!
falou muito mas não disse nada!!!
tá, um alternador maior judia mesmo da bateria!
mas na hora q vc precisa do guincho(lembre-se q é na maioria das vezes em emergências) certamente vc não vai usá-lo por apenas 60 segundos, o consumo, mesmo q mínimo de um guincho, irá zerar a bateria rapidinho!!!
principalmente se o alternador for =ou> q 60!(o q existe na maioria dos motores originais)

bom, não estou depreciando seu produto, mas é q todas as vezes q precisei do guincho foi pra usá-lo com toda a sua capacidade, então, mesmo q o consumo é mínimo prefiro não arriscar!!!!!

Então, Gabriel, na minha opinião se vai colocar elétrico(independente de qual marca e modelo), pode contabilizar uma bateria maior e um alternador de no mínimo 90ah!!!
ok?!

[]'s de quem não curte ficar na mão!

Lama
07/02/2007, 19:18
O fato é o seguinte, se quiser por um guincho meia boca pra te tirar de pequenos atoleiros, aconselho a gastar menos e comprar um guincho elétrico (quando digo "meia boca" não me refiro a marcas, até porque guincho elétrico é tudo meia boca!). Mas não compra novo não! dá uma procurada que vc acha fácinho alguém vendendo um usado por preço de banana, ou porque já cansou de queimar, ou porque resolveu por coisa melhor.

Conheço o pessoal da Ekron aqui de Curitiba e posso te dizer o seguinte:

*Já vi - com meus próprios olhos - um EK-12000lbs estourar um cabo de aço de 5/8" como se fosse um pedaço de barbante;

*um dos donos da Ekron - o Junior - tem uma Band com dois guincho, um na traseira e outro na dianteira. Segundo o que fiquei sabendo, quando ele foi fazer a Tranamazônica, teve que guinchar uma carreta que tinha dado um "L" no meio da estrada de terra - ou lama, como quiserem - o esforço foi tão grande que as longarinas da Band chegaram a esticar, isso mesmo, as longarinas da Band foram esticadas como dois pedaços de arame!!

Fora isso ainda tem algumas outras vantagens como:

*Guincho mecânico é tocado por uma tomada de força que é acoplada à caixa de transmissão e isso te dá o privilégio de ter opção de velocidade no eleamento do cabo - se estiver em 1° marcha o guincho recolhe o cabo devagar e se estiver em 4° marcha, por exemplo, o guincho recolhe o cabo mais rápido;
*você controla o guincho de dentro da cabine do jipe através da alavanca de engate da tomada de força, ou seja, uma única pessoa pode operar o guincho sem maiores problemas e riscos;
*se o jipe morrer e não pegar mais e a bateria arriar você tem a opção de utilizar o guincho através da manivela.

Meu conselho é procurar o pessoal da Ekron e da Ensimec e fazer várias perguntas sobre os produtos. Mas que guincho mecânico é muito superior que guincho elétrico, isso não há dúvidas. Se vc tem a opção de por guincho mecânico, não pense duas vezes.

Abraço.

leovalle
08/02/2007, 01:59
Gabriel,

Cuidado com algumas pérolas que lê aqui no fórum :parede:

leia o tópico abaixo e entenderá o que estou tentando alertar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25205

Sou fã de guinchos elétricos, apesar de saber que os melhores são os hidráulicos e depois os mecânicos. Entenda melhor, em questão de cumprir seu papel, que é de guinchar. Não é a toa que as pranchas e guindastes usam esse tipo (motor hidráulico).
O que não me agrada é a velocidade de serviço desses últimos, mas pelo que tenho acompanhado da galera fã da lama, que não é muito popular aqui nessas bandas, mas muito comum em SP e na região Sul, é que o mecânico (mais comum em jipes se comparados com os hidráulicos) que trabalha melhor nessa situação.

Voltando aos elétricos, o guincho tem que mostrar a que veio. Hoje o melhor local pra se avaliar o potencial de um guincho é no Rock Crawling, uma vez que se pode comparar os resultados em situações similares e em uso extremo, guardadas algumas diferenças de peso entre outras variáveis.
Os guinchos que ja ví dar show foram:
-Warn no Hulk ( 9.5 TI)
- Warn no Spider (? modelo)
- Palitão(Hipull 12000)

O velociraptor (9000 PRO)e o Kalango (8000 G) usam o Ramsey, mas como são modelos mais antigos e já estão bastante surrados já não estão tão eficientes. A grande vantagem dessa marca é que ele desliga automaticamente antes de queimar.
Para o campeonato de 2007,o Kalango vai receber um Warn 9.5 XP. Não sei a marca usada nos outros carros, mas um que trabalhou bacana também em Joinville foi o do Coyote.

A escolha é sua, mas que fique claro que você vai ter que usar um alternador de no mínimo 90A (Santana), mas o ideal seria um de 120A (Audi A3), pois é o bom alternador que protegerá sua bateria durante o uso. Por isso é que se pede pra acelerar o carro durante o uso do guincho, pois assim se descarrega a bateria o mínimo possível.

Uma dica que pouco se passa é que os guinchos puxam mais rápido nas primeiras camadas, portanto, uma boa distância, para deixar o carretel do guincho com menos cabo as vezes é a forcinha que faltava, quando se está muito perto, ou com carretel cheio :concordo:

Tá rolando:
promoção
Warn: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25056
ENSIMEC (Mecânico) http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25006

grupo

Ekron: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23057

O HDW o Escória tem um atendimento de 1º mundo. Não vende gato por lebre

Existem outras marcas, mas algumas prefiro não falar e outras nunca ví em ação.

Tenha em mente que a F-75 é pesada e um guincho pra ela tem que ser pelo menos 9000 libras



Eu já pesquisei muito sobre os guinchos, e me decidi pelo eletrico pelo fato de ser mais barato, e não modifica nada so colocar e pronto, como não faço trilhas muito pesadas acho que o eletrico da conta, ele só vai ser uma garantia que vou sair do enrosco sem ter que ir atras de um trator.

Realmente os elétricos são mais fáceis de instalar, mas como diz o Bill, não tem café de graça, pois demandam mais cuidado e manutenção. A vantagem de um mecânico é que provavelmente depois que ele for colocado em seu berço, provavelmente nunca mais sairá dele.

Hoje eu optaria num carro de trilha:
9.5 TI c/ indicador de temperatura - http://www.warn.com/truck/winches/src/9.5ti.shtml
ou
Powerplant HD (com compressor) - http://www.warn.com/powerplant_hp.shtml

Já no Rock Crawling, a belezura:
http://www.warn.com/truck/9.0R_winch.shtml

Boa Sorte e boa escolha :concordo:

billj
08/02/2007, 07:32
A explicação do Leo foi perfeito....

O Spider está com um guincho Warn 9.5 xp na frente e um Warn 2.5 ci atrás, ambos fornecidos e mantidos pela Winchtech.

O guincho traseiro é para uso em quadriciclos, mas vem sendo instalado em jipes de rockcrawling para controle de altura de suspensão, que é o que ele faz no Spider. O guincho dianteiro tem esta finalidade também, de controlar a altura do jipe. Mas quando for necessário puxar mesmo, faz isso melhor que qualquer guincho que já vi............ E puxa rápido, que para nós é muito importante.


Tem guincho mas barato por aí, isso é evidente. "You get what you pay for."


Abraços,

Bill

Wallace
08/02/2007, 13:37
ok, Wallace!!
falou muito mas não disse nada!!!
tá, um alternador maior judia mesmo da bateria!
mas na hora q vc precisa do guincho(lembre-se q é na maioria das vezes em emergências) certamente vc não vai usá-lo por apenas 60 segundos, o consumo, mesmo q mínimo de um guincho, irá zerar a bateria rapidinho!!!
principalmente se o alternador for =ou> q 60!(o q existe na maioria dos motores originais)

bom, não estou depreciando seu produto, mas é q todas as vezes q precisei do guincho foi pra usá-lo com toda a sua capacidade, então, mesmo q o consumo é mínimo prefiro não arriscar!!!!!

Então, Gabriel, na minha opinião se vai colocar elétrico(independente de qual marca e modelo), pode contabilizar uma bateria maior e um alternador de no mínimo 90ah!!!
ok?!

[]'s de quem não curte ficar na mão!O consumo maximo do HDW 9000 G é de 280 A.
Então vamos considerar um alternador de 60 como voce falou e uma bateria pequena de 60 Ah também.
Vamos considerar que o consumo do veiculo é de 20 A, assim sobram 40 do alternador.
Assim o guincho precisa de mais 240 A, que a bateria de 60 Ah pode fornecer por 15 minutos teoricamente se estiver na sua capacidade maxima.
Assim teria 15 minutos de trabalho do guincho em carga maxima o que normalmente é mais que suficiente, mesmo porque a tendencia não é trabalhar com a carga maxima todo o tempo.
Se a carga cair para 4 mil libras o consumo é somente de 170 A, ai voce teria quase meia hora de trabalho do guincho.
Ai se considera que não vai estar guinchando o tempo todo. já que vai ter que desenrolar o cabo para nova ancoragem, etc. Ai o tempo de uso do guincho é muito maior, chegando facil a 1 hora ou mais antes de precisar esperar para o alternador dar carga na bateria.
Eu tenho um cliente que usou um HDW 9000 G por mais de 3 horas com duas baterias.
O problema de falta de energia é normalmente com guinchos de consumo maior onde a bateria não consegue manter a alta amperagem necessária que o guincho pede.

Cavalcante
08/02/2007, 16:56
ok, Wallace!!
falou muito mas não disse nada!!!

Errado Ed, falou muito e só disse sandices...

Senão vejamos:



O consumo maximo do HDW 9000 G é de 280 A.
Então vamos considerar um alternador de 60 como voce falou e uma bateria pequena de 60 Ah também.
Vamos considerar que o consumo do veiculo é de 20 A, assim sobram 40 do alternador.
Assim o guincho precisa de mais 240 A, que a bateria de 60 Ah pode fornecer por 15 minutos teoricamente se estiver na sua capacidade maxima.

Confundir multiplicação com divisão é tão primário que dói... É Ah - ampere-hora (ou ampere VEZES hora) e não A/h - ampere/hora (ampere DIVIDIDO por hora).
A capacidade de descarga de uma bateria é dada por uma razão nominal de descarga em 10 horas, por convenção.
Deste modo, uma bateria que possa prover 10A em serviço contínuo (direto, sem sair de cima) de 10 horas terá capacidade de 10 x 10 = 100 Ah.
Este é o padrão para qualquer bateria.
Ah, então se eu tenho uma bateria de 60 Ah, isso quer dizer que ela pode fornecer 6 A direto por 10 horas, certo? Certo.
Então, se for por 1 hora só, eu posso tirar 60 A por 2 horas, 30 A, por meia hora 120 A etc, certo? ERRADO!!!!

O que eu disse acima é que, para descarregar a bateria do exemplo em 10 horas, devem ser consumidos 10 A continuamente durante todo esse período.

Mas esta razão de descarga não é constante, nem mesmo linear.

Existe uma característica de baterias, chamada de curva característica de descarga, que varia de modelo para modelo de bateria, aliás, também varia com a idade da bateria, mas tudo bem. Esta curva vem no manual da bateria e é ela que dá a razão de descarga da bateria.

Mas é bom saber que algumas baterias de 60 Ah podem se descarregar completamente em 1 hora se você consumir 30 A. E podem se descarregar completamente em 1 minuto se você consumir 45 A!!!! Basta ver a curva de descarga. Vai variar de modelo para modelo, mas não muito. Ou lembrar que se ficar "dando na chave" do carro por 10 minutos, já era a bateria...

Não precisa ser especialista pra saber que um troço que não aguenta com um motor de arranque por 10 minutos não vai aguentar um guincho por 15...



Assim teria 15 minutos de trabalho do guincho em carga maxima o que normalmente é mais que suficiente, mesmo porque a tendencia não é trabalhar com a carga maxima todo o tempo.

Este parágrafo deve ser enviado aos departamentos de marketing da Moura, ACDelco e outros. Fantástico! Vai vender bateria a rodo!!!!



Se a carga cair para 4 mil libras o consumo é somente de 170 A, ai voce teria quase meia hora de trabalho do guincho.
Ai se considera que não vai estar guinchando o tempo todo. já que vai ter que desenrolar o cabo para nova ancoragem, etc. Ai o tempo de uso do guincho é muito maior, chegando facil a 1 hora ou mais antes de precisar esperar para o alternador dar carga na bateria.
Eu tenho um cliente que usou um HDW 9000 G por mais de 3 horas com duas baterias.

Isso quer dizer somente que ele não usou o guincho por todo o tempo, mas sim ciclicamente. Só que se ele usasse o guincho direto, por 15 minutos, as 2 baterias dele iriam pro vinagre, do mesmo jeito... Ainda que fossem de 150 Ah...


O problema de falta de energia é normalmente com guinchos de consumo maior onde a bateria não consegue manter a alta amperagem necessária que o guincho pede.

O problema é não conhecer o equipamento e dar orientação errada para os outros...

Ed
08/02/2007, 17:09
Errado Ed, falou muito e só disse sandices...

Senão vejamos:



Confundir multiplicação com divisão é tão primário que dói... É Ah - ampere-hora (ou ampere VEZES hora) e não A/h - ampere/hora (ampere DIVIDIDO por hora).
A capacidade de descarga de uma bateria é dada por uma razão nominal de descarga em 10 horas, por convenção.
Deste modo, uma bateria que possa prover 10A em serviço contínuo (direto, sem sair de cima) de 10 horas terá capacidade de 10 x 10 = 100 Ah.
Este é o padrão para qualquer bateria.
Ah, então se eu tenho uma bateria de 60 Ah, isso quer dizer que ela pode fornecer 6 A direto por 10 horas, certo? Certo.
Então, se for por 1 hora só, eu posso tirar 60 A por 2 horas, 30 A, por meia hora 120 A etc, certo? ERRADO!!!!

O que eu disse acima é que, para descarregar a bateria do exemplo em 10 horas, devem ser consumidos 10 A continuamente durante todo esse período.

Mas esta razão de descarga não é constante, nem mesmo linear.

Existe uma característica de baterias, chamada de curva característica de descarga, que varia de modelo para modelo de bateria, aliás, também varia com a idade da bateria, mas tudo bem. Esta curva vem no manual da bateria e é ela que dá a razão de descarga da bateria.

Mas é bom saber que algumas baterias de 60 Ah podem se descarregar completamente em 1 hora se você consumir 30 A. E podem se descarregar completamente em 1 minuto se você consumir 45 A!!!! Basta ver a curva de descarga. Vai variar de modelo para modelo, mas não muito. Ou lembrar que se ficar "dando na chave" do carro por 10 minutos, já era a bateria...

Não precisa ser especialista pra saber que um troço que não aguenta com um motor de arranque por 10 minutos não vai aguentar um guincho por 15...



Este parágrafo deve ser enviado aos departamentos de marketing da Moura, ACDelco e outros. Fantástico! Vai vender bateria a rodo!!!!



Isso quer dizer somente que ele não usou o guincho por todo o tempo, mas sim ciclicamente. Só que se ele usasse o guincho direto, por 15 minutos, as 2 baterias dele iriam pro vinagre, do mesmo jeito... Ainda que fossem de 150 Ah...



O problema é não conhecer o equipamento e dar orientação errada para os outros...


Cavalcante, Simplismente perfeito!!!
te pago uma no paca quinta q vem!!!


eu acho q teoria é muito importante, mas se o cara não praticar, não existe argumento!

3 horas de guincho??

foi pra puxar um submarino??

[]'s

kemramone
08/02/2007, 17:18
Ola pessoal, estou querendo colocar um guincho eletrico na minha F, mas estou em duvida em qual por, sera que um 9000 aguenta ou tem que ser o 12000??? Quanto ao berço para guincho não achei nada pronto para f-75 na net alguem sabe onde posso comprar????

obrigado pela atenção

< Camarada Gabriel aqui tem uma F-75 com um de 9000lbs que o dono diz ser satisfatório, dai deva ser questão de gosto, quanto ao suporte essa cara diz que ele mandou fazer uma chapa tipo piso de ônibus com um puta reforço com umas barras que foram pressas no chassis vou ver se consigo umas fotos com ele e posto aqui pra ajudar o amigo!! abraços

Cotrim
08/02/2007, 23:40
Cavalcante,

Nem vou dizer que a sua explicação foi o máximo, pra não te deixar convencido.

Leo, ,

Obrigado pelo "O HDW o Escória tem um atendimento de 1º mundo. Não vende gato por lebre". Acredito que não devemos mentir ou "chutar" só para vender um produto, devemos acreditar naquilo que vendemos.

Atualmente o HDW é um dos melhores custo x benefício no mercado de guinchos elétricos, por isso foi a nossa escolha no momento de negociar.

[]'s

leovalle
09/02/2007, 07:14
Cavalcante,

Nem vou dizer que a sua explicação foi o máximo, pra não te deixar convencido.

Leo, ,

Obrigado pelo "O HDW o Escória tem um atendimento de 1º mundo. Não vende gato por lebre". Acredito que não devemos mentir ou "chutar" só para vender um produto, devemos acreditar naquilo que vendemos.

Atualmente o HDW é um dos melhores custo x benefício no mercado de guinchos elétricos, por isso foi a nossa escolha no momento de negociar.

[]'s

Escória,

Aprendí com meu pai que mais que criticar a gente tem que a prender a dar valor. :concordo:

O HDW é sim um dos melhores exemplos do "custo x benefício" e nunca disse o contrário, mas é exatamente como o Bill escreveu: você recebe pelo o que vc paga

[]'s

Wallace
09/02/2007, 12:05
Errado Ed, falou muito e só disse sandices...

Senão vejamos:



Confundir multiplicação com divisão é tão primário que dói... É Ah - ampere-hora (ou ampere VEZES hora) e não A/h - ampere/hora (ampere DIVIDIDO por hora).
A capacidade de descarga de uma bateria é dada por uma razão nominal de descarga em 10 horas, por convenção.
Deste modo, uma bateria que possa prover 10A em serviço contínuo (direto, sem sair de cima) de 10 horas terá capacidade de 10 x 10 = 100 Ah.
Este é o padrão para qualquer bateria.
Ah, então se eu tenho uma bateria de 60 Ah, isso quer dizer que ela pode fornecer 6 A direto por 10 horas, certo? Certo.
Então, se for por 1 hora só, eu posso tirar 60 A por 2 horas, 30 A, por meia hora 120 A etc, certo? ERRADO!!!!

O que eu disse acima é que, para descarregar a bateria do exemplo em 10 horas, devem ser consumidos 10 A continuamente durante todo esse período.

Mas esta razão de descarga não é constante, nem mesmo linear.

Existe uma característica de baterias, chamada de curva característica de descarga, que varia de modelo para modelo de bateria, aliás, também varia com a idade da bateria, mas tudo bem. Esta curva vem no manual da bateria e é ela que dá a razão de descarga da bateria.

Mas é bom saber que algumas baterias de 60 Ah podem se descarregar completamente em 1 hora se você consumir 30 A. E podem se descarregar completamente em 1 minuto se você consumir 45 A!!!! Basta ver a curva de descarga. Vai variar de modelo para modelo, mas não muito. Ou lembrar que se ficar "dando na chave" do carro por 10 minutos, já era a bateria...

Não precisa ser especialista pra saber que um troço que não aguenta com um motor de arranque por 10 minutos não vai aguentar um guincho por 15...



Este parágrafo deve ser enviado aos departamentos de marketing da Moura, ACDelco e outros. Fantástico! Vai vender bateria a rodo!!!!



Isso quer dizer somente que ele não usou o guincho por todo o tempo, mas sim ciclicamente. Só que se ele usasse o guincho direto, por 15 minutos, as 2 baterias dele iriam pro vinagre, do mesmo jeito... Ainda que fossem de 150 Ah...



O problema é não conhecer o equipamento e dar orientação errada para os outros...Cavalcante, voce esta equivocado.
Os testes é que normalmente são feito em periodos de 10 horas.
A capacidade da bateria é mesmo em Ah e 60 amperes horas significa extamente o que eu falei, ou seja, deve fornecer 60 A continuos em 1 horas, ou 120 em 30 minutos, ou 30 em 2 horas, etc.
No link uma fonte confiavel (wikipedia) que explica isso de forma simples e clara:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria

Cavalcante
09/02/2007, 18:42
Cavalcante, voce esta equivocado.
Os testes é que normalmente são feito em periodos de 10 horas.
A capacidade da bateria é mesmo em Ah e 60 amperes horas significa extamente o que eu falei, ou seja, deve fornecer 60 A continuos em 1 horas, ou 120 em 30 minutos, ou 30 em 2 horas, etc.
No link uma fonte confiavel (wikipedia) que explica isso de forma simples e clara:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria

Parece que você possui algum problema com interpretação de textos... Vamos ver um trecho do que sua fonte diz:


Uma bateria de 100 ampères-hora é avaliada assim para fornecer 5 A por 20 horas na temperatura ambiente. A eficiência de uma bateria é diferente em taxas diferentes da descarga. Ao descarregar-se em taxas baixas (correntes pequenas), a energia da bateria é entregue mais eficientemente do que em taxas mais elevadas da descarga (correntes elevadas). Isto é conhecido como a lei de Peukert

Já que a simples leitura não é suficiente, vejamos o que é a lei de Peurket, aliás, muito recente, de 1897, pra ser mais exato:

O sujeito que dá nome à lei observou o que nosso amigo Wallace ignora, ao estudar o comportamento de acumuladores químicos. Ele viu que a capacidade de fornecimento de corrente elétrica de uma bateria obedece à seguinte fórmula:

Cp = I^k * t
Onde Cp é a capacidade da bateria, em Ah, I é a corrente elétrica consumida, em ampere (A), t é o tempo de descarga, em horas (h) e k é a constante de Peukert da bateria, adimensional e característica de uma bateria, determinada por sua construção, componentes internos, etc, etc, etc. e portanto variável de uma bateria para outra.

Plote um gráfico de Cp(t) e obterá uma curva para uma dada bateria que é a curva de descarga desta bateria.
Em uma bateria IDEAL, k é 1.
Em baterias REAIS, k está entre 1,1 e 1,6, e quanto menor, melhor é a eficiência da bateria.

Isolando t na equação acima, temos

t=Cp/I^k

A lei de Peukert precisa ser ajustada para a indústria, considerando-se os diferentes tempos utilizados na especificação da carga de uma bateria (disse anteriormente que convencionalmente a carga vale para 10 h, mas nada impede que um fabricante use 20, 24, ou 6 horas, desde que isso seja especificado).

Depois do ajuste, e devidamente manipulada matematicamente, a lei fica assim:

t = R x ((C/R)^k)/I^k (chato de ler por causa da digitação, mas quem já escreveu uma fórmula no excel não deve ter muita dificuldade)

A nova variável, R, é justamente o período de tempo usado para especificar uma bateria, em horas.

Esta é a equação de descarga de uma bateria.

Pegando então uma bateria de 60 Ah, taxada a 10 horas (este dado é importantíssimo), que diz o nosso especialista em tudo que é mais do que suficiente para alimentar um HDW9000 a plena carga com 280 A. Como já disse anteriormente, isto significa que uma bateria dessas pode prover 6 A por 10 h em serviço contínuo. Supondo que a bateria tenha um k de 1,4 aplicando isto à fórmula acima, saem os tempos de descarga da bateria para alguns consumos, arredondados para cima, como segue:

Corrente (A) Tempo de descarga
6-------------10 h
10------------4 h 53 min
20------------1 h 51 min
60------------23 min
100-----------12 min
150-----------7 min
200-----------5 min
300-----------3 min

É só aplicar a fórmula... Sem segredo.

A propósito, vou tomar emprestada a assinatura do Ribon, se ele achar ruim, paciência, pago royalties em cerveja: "As vezes é melhor ficar calado e deixar que todos pensem que você um verdadeiro idiota, que abrir boca e não deixar dúvida alguma..."

Cavalcante
09/02/2007, 18:47
Pessoal, desculpem se postei muita matemática, sei que tem gente que não gosta, mas acho que quando se mata uma cobra o pau tem de ser mostrar o pau... Quem não gostar da matemática (eu não gosto de direito...) pode pular o meio e ir direto pro final...:-D

Beto Lacerda
09/02/2007, 18:57
guincho elétrico hj com melhor custoXbeneficio na minha opinioão é se associar a unroc .. paga o ano duma vez e compra um warn 9000 tabor na winchtech como associado unroc ..
vai ter um warn (made in usa) a preço de guincho chines e ainda por cima apoiando a nova e crescente modalidade do offroad nacional
fiz umas contas rapidas gasta uns 400 conto a mais que num china fazendo isso

[]'s

leovalle
09/02/2007, 20:02
"As vezes é melhor ficar calado e deixar que todos pensem que você um verdadeiro idiota, que abrir boca e não deixar dúvida alguma..."

Réplica?

http://pics.livejournal.com/teppanyaki/pic/0003z01y

Cotrim
09/02/2007, 22:06
Pessoal,

Fui ver o texto sugerido pelo Wallace e não acho que a Wikipedia seja uma coisa séria. Embora o texto esteja correto sobre a Lei de Peukert, existem algumas coisas bizarras no texto.

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
10/02/2007, 00:55
Onde anda o Mestre Sukys http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133 para participar nesse tipo de assunto:?:

[]s querendo aprofundar mais o tópico

Cavalcante
10/02/2007, 07:36
Alexandre, esse infelizmente se desligou do fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=186425#post186425

Uma pena. Tenho certeza que quem saiuu perdendo fomos nós que ficamos...

GabrielSchutz
12/02/2007, 08:22
Agora que já sei como funciona as baterias, digamos que eu tenha uma bateria de 90 aperes na minha F será que daria conta de um guincho 9000libras???? ou teria que trocar a bateria???? O meu alternador não sei de quantos aperes como faço para saber????

Obrigado a todos que estão me ajudando nesta questão

Cavalcante
12/02/2007, 10:17
Gabriel, é o seguinte: para saber por quanto tempo seu conjunto alternador/bateria vai conseguir tocar o seu guincho, você vai precisar dos seguintes dados: consumo do guincho a plena carga (varia de modelo para de guincho, ainda que seja da mesma marca e capacidade, por exemplo um Warn XD9000 tem consumo diferente de um Warn Tabor 9000), capacidade da bateria, em Ah, o k da bateria (esse número é mais complicado, você vai ter de levantar com o fabricante, mas um valor de 1,3 é razoável, e acredito que possa ser usado para que se tenha uma noção do tempo de uso) e o fator R que é o tempo tomado em consideração na hora de especificar a capacidade da bateria (também deve ser dado pelo fabricante da bateria, mas em baterias automotivas em geral R=10 h) e a capacidade do seu alternador.

O anexo tem uma planilhinha no Excel que faz as contas para você, baseado na lei de Peurket ajustada.

Lembrando que essa conta vale somente se demais equipamentos do carro (faróis, som, etc.) estiverem desligados e o motor ligado. Se os equipamentos forem ligados vc deve descontar o consumo deles da capacidade do alternador. A corrente de cada equipamento é dada pela potência dividida pela tensão, por exemplo, uma lâmpada de 55W consome 4 A a 13,8 V, que é a tensão quando o carro está ligado. Com o carro desligado, passa a ser 55/12 = 4,6 A. Some tudo que estiver ligado e terá o valor que deve ser descontado.

Após atingido o tempo máximo a bateria se descarrega, fazendo com que toda a carga do guincho caia sobre o alternador, que não aguenta e pode queimar. Ou o comando do guincho (solenóides, etc.).

Se forem 2 baterias idênticas, basta multiplicar por 2 a capacidade das baterias e colocar na fórmula. Se forem baterias diferentes o tempo será o dobro da média ponderada dos tempos obtidos para cada uma das baterias.

Antes que alguém fale que não se pode utilizar 2 baterias diferentes juntas, eu digo que pode, mas com um dispositivo de manobra para que as duas só fiquem conectadas juntas quando estiverem fornecendo energia. Mas isso é outro assunto, hehe.

GabrielSchutz
13/02/2007, 10:53
Ola Cavalcante, agora consegui compreender os caulos que tem que fazer, e por eles com certeza o mecanico e bem melhor, apesar de ser mais caro, agora outra pergunta, aqui oende eu moro nao tem niguem que meche com jeep, em campinas ou regiao tem alguem que venda o guincho mecanico e instala ele???? Desculpe tantas perguntas, mas as duvidas sao muitas

.

Cavalcante
13/02/2007, 21:14
Gabriel, perguntas e fórum são coisas que andam juntas. Vai se desculpar do quê? :-D :-D

Bom, eu não quis dizer com as contas que um guincho mecânico é melhor que o elétrico ou vice-versa. O que disse e sustento é que um guincho elétrico tal, com bateria tal e alternador tal, pode ser usado por tantos minutos. As demais conclusões são suas, e foi muito mais por isso mesmo que mostrei as contas. Pra que vc pudesse tomar uma decisão baseado nas suas necessidades e recur$os. E saiba, pelo menos do lado elétrico, o que pode ou não fazer com o guincho.

Eu mesmo tenho que me conformar em um guincho elétrico pra minha bicheira raivosa, mas tenho de saber os limites da configuração.

Agora pega o camarada de, sei lá, Samurai, que não tenha opção de guincho mecânico, e toca o sujeito a torrar bateria, ou solenóide ou alternador a dar com pau... Tudo porque o cara queria vender o guincho dele a qualquer custo, desde que seja dos outros...:stop:

Quanto a quem lhe forneça e instale um guincho mecânico, já que você se decidiu por ele, o Ribon e o Leo podem te ajudar muito mais do que eu. Isso tá fora do meu domínio...:-D

leovalle
13/02/2007, 21:37
Ola Cavalcante, agora consegui compreender os caulos que tem que fazer, e por eles com certeza o mecanico e bem melhor, apesar de ser mais caro, agora outra pergunta, aqui oende eu moro nao tem niguem que meche com jeep, em campinas ou regiao tem alguem que venda o guincho mecanico e instala ele???? Desculpe tantas perguntas, mas as duvidas sao muitas

.

O Ribon deve conhecer alguém da região :concordo: