PDA

Ver Versão Completa : Atolado sozinho com guincho sem apoio



Nivoide
31/01/2007, 21:30
Moçada, outro dia me deparei com uma situaçao sinistra. Entrei em um banhado descampado e atolei. A única saída era para trás. Consegui sair usando pedras no eixo traseiro...mas se eu tivesse guincho, que é fixado na frente, como faria para me auto-socorrer? Não havia nada que pudesse servir de ancora...só aquela de enterrar um pneus, coisa assim...:rolleyes:

RegisCandeia
05/02/2007, 22:36
Leva uma âncora. A Ensimec vende umas prontas. Eu tenho uma feita em casa, com seis "espeques" de ferro com 70 cm, um "V" de ferro unido por uma manilha e uma marreta de 5 kg prá fincar no chão. O problema é tirar depois...

JrGurak
06/02/2007, 08:55
...mas se eu tivesse guincho, que é fixado na frente, como faria para me auto-socorrer? Não havia nada que pudesse servir de ancora...só aquela de enterrar um pneus, coisa assim...:rolleyes:

Uma boa é sempre ter o telefone dos amigos, afinal, amigo é pressas coisas:concordo:

ramonpoa
07/02/2007, 07:47
o procedimento é idêntico aqueles atolamentos na beira-mar, onde só tem areia e não tem ancoragem....

pegue seu estepe, cave bem fundo.... jogue o estepe de pé la dentro, com inclinação contrário de 45 graus, amarre o guincho no estepe (enterrado) e.... acione o guincho....

já fiz ancoragem com estepe uma vez... funcionou....

zoega
07/02/2007, 08:44
Algum tempo atrás eu ví um anuncio de uma âncora portatil para ser utilizada com guincho em veículos 4x4, mas não achei mais o anuncio.

Era um sistema que parecia uma pá invertida, que quanto mais tração mais ela afunfava na terra ou areia... Bem interessante...

Estou pensando em bolar um negócio desses e fazer, pois não foi só 1 ou 2 vezes que fiquei parado por falta de ponto de ancoragem do guincho...

ross
07/02/2007, 22:15
Âncora Ensimec.
Tenho e recomendo... Comprei com LeoValle aqui do Fórum.

http://www.ensimec.com/imagens/arl_anc.jpg

[]'s ancorados...
Paulo Ross

leovalle
08/02/2007, 02:07
Âncora Ensimec.
Tenho e recomendo... Comprei com LeoValle aqui do Fórum.

http://www.ensimec.com/imagens/arl_anc.jpg

[]'s ancorados...
Paulo Ross

Opa!

Chamou?!

:mrgreen:

Tá saindo o novo modelo que vem com o suporte pra prender no jipe (anexo)

[]'s

Nivoide
09/02/2007, 22:29
Ok, mas eu nao queria puxar para frente! Tinha de sair para trás! E ai?

zoega
09/02/2007, 22:36
Ok, mas eu nao queria puxar para frente! Tinha de sair para trás! E ai?

Joga o cabo do guincho por baixo do jeep...hehehe

Nivoide
10/02/2007, 18:49
Mas e nao vai arregaçar tudo por baixo?

zoega
11/02/2007, 01:12
Aí eu depende de cada caso...

Se o jeep tiver aquele cabeçalho roletado no guincho e um peito de aço, dá certo sem problemas.

O que pode acontecer é de ficar atolado e com o carro ''calçado'', ai não tem nem espaço pra jogar o cabo por baixo...

Mas tbm são situações de emergência, aí onde não tem outra alternativa vc começa a inventar pra não ter que voltar a pé ou passar a noite atolado...hehehe

zoega
13/02/2007, 22:38
Fiz uma âncora pra mim hoje...
Não ficou assim uma ''Brastemp'', mas tá valendo, ehehehe

Nivoide
17/02/2007, 17:45
Boa! E vc tem cavar um pouco ou o guincho puxando força ela para baixo?

zoega
21/02/2007, 12:18
Nivoide, tem que ficar alguém lá na ancora ''guiando'' ela, pra ela não deitar e inicialmente, fazendo peso pra ela fincar no chão.

E já deu pra sentir que a pá que eu fiz ficou pequena, vou ter que aumentar...Ela se enterra tudo, e quando eu aciono o guincho, chega a um ponto que vem fazendo uma vala e puxando toda a terra, hehehe

Felipe
21/02/2007, 22:12
pra ancorar vc pode fazer com uma estaca a partir de uma lâmina de um feixe de suspensão de caminhão, é só deixar a lâmina reta (um posto de molas faz isso fácil), numa extremidade fazer uma ponta e na outra fazer um furo. Na hora de usar, é só enfiar a estaca no chão (com ajuda de uma marreta) e prender o guincho no furo. Os contras são ter que andar com uma marreta e depois do uso largar a estaca la lá porque pra tirar ...

Hélio
21/02/2007, 23:28
....... Na hora de usar, é só enfiar a estaca no chão (com ajuda de uma marreta) ................

Tem que fincar bem, se não, quando o jipe sai do atoleiro ele fica preso na estaca :parede:



[]`procurando a melhor solução.....:pensativo:

folgado
06/07/2007, 23:08
Alguém sabe dizer se essa ANCORA DE SOLO funciona mesmo?
Eu nunca vi uma ser usada, e não consigo imaginar que na areia, por exemplo, dá para guinchar o jipe somente tendo a âncora de apoio.

[]'s. Antonio.

zoega
07/07/2007, 08:46
Alguém sabe dizer se essa ANCORA DE SOLO funciona mesmo?
Eu nunca vi uma ser usada, e não consigo imaginar que na areia, por exemplo, dá para guinchar o jipe somente tendo a âncora de apoio.

[]'s. Antonio.

Essa ancora de solo qto mais puxada, mais ela se enterra. Não sei te dizer como seria na areia, mas na terra, em solo relativamente firma funciona bem sim...

folgado
07/07/2007, 09:34
pois é, acho que uma âncora e um hi-lift são imprescindíveis...

leovalle
07/07/2007, 13:52
A Âncora de solo funciona sim e pra tirar, dependendo do solo, depois que vc sai do enrosco, basta puxá-la com o guincho.

Faço um esquema bacana pra vocês na SHD

http://www.ensimec.com/imagens/ancora-shd_bann.jpg

R$ 309,00 em 3 vezes ou
R$ 340.00 em 3 vezes (c/ bag em lona ou suporte)

Abs.

gnecchi
07/07/2007, 18:55
Leo,

Qual o tamanho da SHD recolhida? Qual o peso?
Como é esse suporte? acho que vc já postou foto dele, mas não vi nada no site da Ensimec.



[]'s

lomele
10/07/2007, 00:21
Se você tivesse um ponto de ancoragem atrás do jeep, bastaria usar uma patesca.
O problema é aonde iria fixar a patesca na frente para prender o guincho, se só tivesse ponto de ancoragem atrás.:idea:
Achei muito interessante este produto do léo, muito bem pensado e desenvolvido.
os testes realizados foram em quais tipos de terreno?

Luciano SHAKALL
10/07/2007, 02:51
" ... Ok, mas eu nao queria puxar para frente! Tinha de sair para trás! E ai? ..."


" ... Joga o cabo do guincho por baixo do jeep...hehehe ..."


"... Se o jeep tiver aquele cabeçalho roletado no guincho e um peito de aço, dá certo sem problemas.
O que pode acontecer é de ficar atolado e com o carro ''calçado'', ai não tem nem espaço pra jogar o cabo por baixo..."

E se o cabo "já estiver lá"? :pensativo:

Viajei agora num lance:
Um tubo que dê pra passar o cabo do guincho relativamente folgado (com gancho e tudo...). Esse tubo seria fixado - e protegido - embaixo do Jipe, indo da frente até a traseira. Dentro desse tubo, teria um cabo igual ao do guincho, com o comprimento mais ou menos do tamanho do tubo, e teria olhais e ganchos nas duas pontas. Tais ganchos ficariam presos de aguma forma que estivessem "sempre a mão" nas extremidades do tudo (e não no meio dele), mantendo o cabo do tubo relativamente esticado (mas não tensionado). O tubo poderia ter tampas para não encher de lama e areia. Quando acontecesse uma situação como a descrita pelo Nivoide, tiraria-se as tampas do tubo,
conectaria-se o cabo do guincho nesse cabo do tubo (através dos ganchos de ambos), e usaria o gancho da parte de trás do cabo do tubo para ancoragem... :dance:

[]'s viajantes...

Edintruder
10/07/2007, 12:34
Se der para puxar para o lado fazendo a volta acho que é melhor que passar o cabo por baixo.

Luciano SHAKALL
12/07/2007, 22:21
" ... Viajei agora num lance:

Um tubo que dê pra passar o cabo do guincho relativamente folgado (com gancho e tudo...). Esse tubo seria fixado - e protegido - embaixo do Jipe,
indo da frente até a traseira. Dentro desse tubo, teria um cabo igual ao do guincho, com o comprimento mais ou menos do tamanho do tubo,
e teria olhais e ganchos nas duas pontas. Tais ganchos ficariam presos de aguma forma que estivessem "sempre a mão" nas extremidades do tudo
(e não no meio dele), mantendo o cabo do tubo relativamente esticado (mas não tensionado). O tubo poderia ter tampas para não encher de lama e areia.
Quando acontecesse uma situação como a descrita pelo Nivoide, tiraria-se as tampas do tubo, conectaria-se o cabo do guincho nesse cabo do tubo
(através dos ganchos de ambos), e usaria o gancho da parte de trás do cabo do tubo para ancoragem... :dance:

[]'s viajantes..."

E aí, CAmaRAdas...
Alguém pode atestar a viabilidade técnica da coisa :grin: , ou "jogar um balde de água fria" de vez :( ?

[]'s preparados para as pedradas...

Alexandre Vaz Ferreira
15/07/2007, 23:23
Também fiquei curioso de ver como funciona este suporte da âncora...explica aí Leo:concordo:

[]s

Edintruder
22/07/2007, 18:51
E aí, CAmaRAdas...
Alguém pode atestar a viabilidade técnica da coisa :grin: , ou "jogar um balde de água fria" de vez :( ?

[]'s preparados para as pedradas...

Luciano,
Acho a idéia boa, tanto é que eu tinha vontade de fabricar um guincho instalado no centro do chassis da Ranger, atrás da Caixa de transferência aonde um cabo poderia sair pela frente ou pela traseira da caminhontete através de guias instalados ao longo do chassis.
Até andei bolando uma tomada de força por corrente junto ao cardan traseiro, aonde a força seria passada por uma luva de acoplamento manual por alavanca e o enrolar ou desenrolar seria mediante o giro do eixo cardam. Só serviria para a Ranger enquanto patinasse, pois não teria como funcioná-lo com a caminhonete parada. Seria um sistema muito simples e barato com uma mecânica descomplicada, porém não achei necessário pra mim fazer tal invento.

MARCELO VITARA SUBMARINO
11/09/2007, 15:32
Uma boa é sempre ter o telefone dos amigos, afinal, amigo é pressas coisas:concordo:


E se for lugar afastado de qualquer meio de comunicação, e sem sinal de CEL. Já me aconteceu uma vez, e só fui salvo graças aos meus grandes amigos Familia Bacalhau, que faziam a trilha ao contrario, senão tinha ficado por lá. Conselho - :discordo:NUNCA faça qualquer trilha sozinho, sem equipamentos, mesmo se for em estradões de terra. ou então leve sempre um cel by satelite. Abs

RegisCandeia
11/09/2007, 23:33
Olha o que passei nesse final de semana... atolei a Sedex num resto de lavoura de arroz... chão mole, parecido com banhado, mas com um agravante... umas "taipas" ou "barrancos" artificiais, feitos justamente para segurar a água, até mesmo em cima do morro. Assim, eu era obrigado a andar entre esses "barrancos", circulando o morro prá tentar chegar na parte de cima. Sem apoio para o guincho, consegui tirar a camionete do meu amigo, que estava mais atrás, com as pranchas de desatolagem. Depois, usei a camionete dele como âncora e saí com o guincho.
Seguimos no caminho e atolamos de novo, mais ou menos um quilômetro à frente. Só que dessa vez, prá piorar, a camionete dele ficou na "avenida" ao lado, ou seja, em posição lateral à minha e um pouco mais atrás, não dava para usar como âncora, e o que é pior... as pranchas ficaram no barro, lá atrás no primeiro atoleiro...
Depois de empurra-empurra, balança, patina, minha última jogada: murchei os pneus. Daí ela saiu, muito lentamente (centímetro a centímetro, incrível), de repente tracionou, e só parei quando consegui achar um lugar seco, uns duzentos metros longe. Como não tenho tanta espia no guincho, aproximei o máximo possível, dessa vez de frente, emendei duas cordas, uma cinta, um cordão de sapato, o tira do crachá do serviço, mais um zequinha agarrado no pára-choques, e conseguimos sair.

akio nishikawa
12/09/2007, 11:52
Olha o que passei nesse final de semana... atolei a Sedex num resto de lavoura de arroz... chão mole, parecido com banhado, mas com um agravante... umas "taipas" ou "barrancos" artificiais, feitos justamente para segurar a água, até mesmo em cima do morro. Assim, eu era obrigado a andar entre esses "barrancos", circulando o morro prá tentar chegar na parte de cima. Sem apoio para o guincho, consegui tirar a camionete do meu amigo, que estava mais atrás, com as pranchas de desatolagem. Depois, usei a camionete dele como âncora e saí com o guincho.
Seguimos no caminho e atolamos de novo, mais ou menos um quilômetro à frente. Só que dessa vez, prá piorar, a camionete dele ficou na "avenida" ao lado, ou seja, em posição lateral à minha e um pouco mais atrás, não dava para usar como âncora, e o que é pior... as pranchas ficaram no barro, lá atrás no primeiro atoleiro...
Depois de empurra-empurra, balança, patina, minha última jogada: murchei os pneus. Daí ela saiu, muito lentamente (centímetro a centímetro, incrível), de repente tracionou, e só parei quando consegui achar um lugar seco, uns duzentos metros longe. Como não tenho tanta espia no guincho, aproximei o máximo possível, dessa vez de frente, emendei duas cordas, uma cinta, um cordão de sapato, o tira do crachá do serviço, mais um zequinha agarrado no pára-choques, e conseguimos sair.
Palpite azedo:
Sera que se vc. fizesse uma ancora com um pedaço de pau da seguinte maneira: fixasse o cabo do guincho nele, abaixo da metade do comprimento desse pau,um pouco a frente da sua viatura, pedisse para o Zequinha segurar esse pau (no bom sentido) inclinando a parte superior uns 45graus em relaçao a vertical, para frente e ao tracionar o guincho, o pau nao funcionaria como uma ancora e assim haveria um ponto de apoio, desatolando com mais facilidade a viatura... deu pra entender??rs. Parpite azedo nao faz mal pra ninguem!rs

RegisCandeia
12/09/2007, 22:45
Entendi a idéia, e acho que funcionaria. O único problema era achar um pau que funcionasse (no bom sentido). O palanque mais próximo devia estar a uns três quilômetros de distância, devidamente preso na cerca...

Edintruder
14/09/2007, 08:34
A idéia do pau do zequinha (Ui!!!) pode dar certo se ele for o He-man!!!

akio nishikawa
14/09/2007, 12:11
A idéia do pau do zequinha (Ui!!!) pode dar certo se ele for o He-man!!!
Por favor nao citar diferenças raciais de Zequinhas ok? Se nao pode azedar de vez!!kkkkk

agropoks
05/10/2007, 08:37
entao, taa pensando em trocar o pau do zequinha pelo ferro do zoega... akela gambiarra mal feita dele axo que pode funcionar, mas pensava em fazer ela diferente pra "maça do amor". e pensava ssim: no final, onde ele soldou direto a pá, soldaria um tipo de travessa com alguns furos, e teria umas 3 pas diferentes pra cada tipo de terreno, pq uma pa mto larga pra areia nao entraria em alguns solos mais argilosos, e nem a pa estreita pra argila seguraria o peso da viatura na areia. dai dependendo do tipo de terreno era soh trocar a pa, parafusando ela nos tais furos da travessa. enteram ou qrem q desenhe? essa pa eu tava pensando em pegar uns discos de arado la no sitio pra fazer. eh resistente e todo sitiante tem uma coleçao de disco de arado quebrado, ou seja, eh de graça!

zoega, me empresta a solda de novo pra fz isso????


abraços! au revoir!

MARCELO VITARA SUBMARINO
26/10/2007, 18:28
entao, taa pensando em trocar o pau do zequinha pelo ferro do zoega... akela gambiarra mal feita dele axo que pode funcionar, mas pensava em fazer ela diferente pra "maça do amor". e pensava ssim: no final, onde ele soldou direto a pá, soldaria um tipo de travessa com alguns furos, e teria umas 3 pas diferentes pra cada tipo de terreno, pq uma pa mto larga pra areia nao entraria em alguns solos mais argilosos, e nem a pa estreita pra argila seguraria o peso da viatura na areia. dai dependendo do tipo de terreno era soh trocar a pa, parafusando ela nos tais furos da travessa. enteram ou qrem q desenhe? essa pa eu tava pensando em pegar uns discos de arado la no sitio pra fazer. eh resistente e todo sitiante tem uma coleçao de disco de arado quebrado, ou seja, eh de graça!

zoega, me empresta a solda de novo pra fz isso????


abraços! au revoir!

Não entendi nada com este vocabulario de Chat, favor traduzir para o portugues ou ingles ou françes. rsrsrsrs, esses mininu que fica o dia interim nos chat da vida ....

agropoks
25/12/2007, 16:05
nossa! faz dois meses que nao via o topico. concordo que faltou didatica na explicaçao...
ainda esse ano vou DESENHAR (nao, eu nao sei usar autocad e por isso vou fazer no paint brush. ou no papel e depois escanear) e posto aqui a o resultado.

Murillus
26/12/2007, 18:02
Palpite azedo:
Sera que se vc. fizesse uma ancora com um pedaço de pau da seguinte maneira: fixasse o cabo do guincho nele, abaixo da metade do comprimento desse pau,um pouco a frente da sua viatura, pedisse para o Zequinha segurar esse pau (no bom sentido) inclinando a parte superior uns 45graus em relaçao a vertical, para frente e ao tracionar o guincho, o pau nao funcionaria como uma ancora e assim haveria um ponto de apoio, desatolando com mais facilidade a viatura... deu pra entender??rs. Parpite azedo nao faz mal pra ninguem!rs


se for uma estaca de ferro tipo aquelas que se utiliza pra fazer o aterramento em casa talvez fosse mais seguro...

agropoks
28/12/2007, 13:06
deixa o desenho pra la...
a ideia é mais ou menos assim: ter uma haste fixa pra ancora, com a argola onde va passar o gancho do guincho. na outra ponta, em vez de uma pa unica (tanto faz se fixa ou dobravel), ter a possibilidade de trocar a pa, e em situaçoes de solo argiloso usar uma pa mais estreita, e no caso de solo arenoso, usar uma pa mais larga. ou seja, compensar a capacidade do solo em ser desestruturado com o tamanho da pa, e ter uma pa pra cada situaçao.
se ainda estiver complicado de entender, avisem que tento mais uma vez. mas a acentuaçao nao tem jeito... o problema eh no teclado.

gnecchi
28/12/2007, 19:11
:arrow:
deixa o desenho pra la...
a ideia é mais ou menos assim: ter uma haste fixa pra ancora, com a argola onde va passar o gancho do guincho. na outra ponta, em vez de uma pa unica (tanto faz se fixa ou dobravel), ter a possibilidade de trocar a pa, e em situaçoes de solo argiloso usar uma pa mais estreita, e no caso de solo arenoso, usar uma pa mais larga. ou seja, compensar a capacidade do solo em ser desestruturado com o tamanho da pa, e ter uma pa pra cada situaçao.
se ainda estiver complicado de entender, avisem que tento mais uma vez. mas a acentuaçao nao tem jeito... o problema eh no teclado.


:pensativo: :pensativo: Já que é pra carregar uma pá o negócio é levar a pá dimensionada para a situação mais crítica para o seu 4x4, pois desta forma vc sai de qualquer enrosco com apenas uma pá... sem ter que levar mais de uma para atender os vários níveis de terreno.

Se for levar toda a tralha pra trilha a lista não é tão grande assim, mas pesa e nem todos tem espaço pra isso:
:arrow: cinta de reboque de 6 metros;
:arrow: cinta de reboque de 3 metros;
:arrow: pelo menos 2 anilhas (eu carrego 4);
:arrow: Hi-lift e seus acessórios;
:arrow: patesca;
:arrow: chibanca... ou pá e enchada;
:arrow: prancha de desatolagem;
:arrow: pá de ancoragem.


[]'s com quase toda tralha embarcada.. ainda não tenho a prancha e a pá de ancoragem.

agropoks
28/12/2007, 19:25
:arrow:


:pensativo: :pensativo: Já que é pra carregar uma pá o negócio é levar a pá dimensionada para a situação mais crítica para o seu 4x4

ja to imaginando a cara que voces vao fazer, mas o meu nao é 4x4 nao! é um bajusca que ainda vou fazer o lift, e que tem guincho MANUAL na dianteira. minha preocupaçao com o guincho, alias, vem principalmente da minha necessidade de sempre estar ali do lado dele pra aciona-lo com a alavanca. imagina se um cabo de aço estoura! por isso uso uma fita de cinto de segurança de 7 metros, sempre com galhos e tapetes por cima.

Murillus
28/12/2007, 19:59
:arrow: cinta de reboque de 6 metros;
:arrow: cinta de reboque de 3 metros;
:arrow: pelo menos 2 anilhas (eu carrego 4);
:arrow: Hi-lift e seus acessórios;
:arrow: patesca;
:arrow: chibanca... ou pá e enchada;
:arrow: prancha de desatolagem;
:arrow: pá de ancoragem.




Só descordo do tamanho da cinta... eu uso uma de 06 e uma de 10 metros a ainda acho ewsta ultima (10) curta... acho que seria ideal uma cinta de 20 metros... assim vc pode usa-la em U dobratando a resistência...

Sugiro incluir um carpete velho... pois serve tanto pra deitar embaixo da viatura, quanto pra por em cima do cabo de aço ou ainda enrolar toda tralha...

E recentemente estou tb com uma cordinha de 50 metros por 12 mm...

gnecchi
28/12/2007, 20:32
Só descordo do tamanho da cinta... eu uso uma de 06 e uma de 10 metros a ainda acho ewsta ultima (10) curta... acho que seria ideal uma cinta de 20 metros... assim vc pode usa-la em U dobratando a resistência...

Sugiro incluir um carpete velho... pois serve tanto pra deitar embaixo da viatura, quanto pra por em cima do cabo de aço ou ainda enrolar toda tralha...

E recentemente estou tb com uma cordinha de 50 metros por 12 mm...


Mandou bem Murillus,

:concordo: :concordo: eu tb uso cinta de 10 metros, mas a de 6 metros é mais comum e já faz a função de unir a ponta do cabo do guincho com a ponta da outra cinta ou a ancoragem de outra viatura. Na turma que andamos sempre temos cinta sobrando, mas não devemos contar com isso, pois quando estivermos sozinho não tem pra onde correr.

No caso do carpete uso mantas de borracha que sobraram quando fiz os tapetes da viatura. É imprescindível a colocação de peso sobre o cabo do guincho e ainda assim não devemos ficar na linha de ação do cabo.

Além de corda sempre levo umas cintas catraca.... na última trilha do pinheirinho que fiz tive que amarrar a minha caixa de direção com o cabo do guincho e mais 02 cintas catracas... deixando assim a caixa de direção amarrada na longarina, pois o parafusos foram pro saco no meio da trilha!!!

Desde que vc saiba o que fazer é sempre bom levar um boa caixa de ferramentas e peças de reposição com correias, óleo de carter, óleo de freio e Direção Hidráulica. Na última trilha que fiz com o meu Engesa o diferencial dianteiro simplesmente soltou a tubeira da bola do Dana 30 !!! Tivemos que remontar tudo no meio do mato..... ainda bem que eu tinha todas as ferramentas, pois caso contrário só tiraria ele de lá com helicópitero de carga. :parede: :parede:


Massss mesmo que seja num Baja... se vc pode levar apenas uma pá de ancoragem para que levar duas :?:


[]'s

agropoks
28/12/2007, 21:15
a intençao na verdade nao era carregar as duas, mas ter as duas, e so levar a que fosse necessaria em cada tipo de trilha, ja sabendo o que se poderia encontrar. se for pra ter uma so, melhor uma grande que garanta a ancoragem na areia, mas justamente pelo tamanho ela pode nao entrar como deveria na terra argilosa e ate dobrar por seu ponto de apoio na haste de ancora estar muito longe da porçao enterrada da pa. tudo isso hipoteticamente... mas vi um post aqui no forum em outro topico que achei muito bom:
na teoria, tudo se explica e nada funciona:pensativo:
na pratica, tudo funciona, mas ninguem sabe porque:shock:
na trilha juntamos os dois: nada funciona e ninguem sabe porque!:parede:

bem que todos gostariam que existisse um unico veiculo que fosse bom pra asfalto e tambem pra rodovia, assim como gostariamos que existisse que existissem mulheres que fossem excelentes na cama e tambem na cozinha... mas nao é bem assim que funciona.

Pangella
03/01/2008, 20:59
Seria usar uma corda de 12mm, ancorada em um ponto traseiro e enrrolada parcialmente em um pneu traseiro no sentido contrario a rotação do mesmo.
Engate a ré, e peça a um amigo para orienta-lo na velocidade. Aos poucos, a corda traciona e começa a subir pelo pneus e levantando ele. Jogue debaixo, alguma vegetação ou pedra e continue acelerando lentamente até livrar a roda. Quando sair, puxe a corda pela lateral externa do pneu.
:grin: