Ver Versão Completa : Lei sobre o engate, pode manter o original da L200?
lfferraz
31/01/2007, 19:09
Olá
Estive lendo bastante sobre essa lei que proibe o uso do engate, mas nao entendi ainda se posso continuar andando com o engate original da l200 2001.
Ele é removivel, não possui cantos cortantes, mas nao tem tomada.
E é original de fabrica.
alguem sabe como fica isso?
RODRIGUESLIMA
31/01/2007, 19:48
Também tenho uma L200 com engate original, e ja li sobre o assunto, se for original não tem problema, não ha necessida da tomada elétrica.
Também tenho uma L200 com engate original, e ja li sobre o assunto, se for original não tem problema, não ha necessida da tomada elétrica.
Pelo que eu entendi, é isso mesmo. Como o engate é original, não precisa ser feita nenhuma alteração.
Walter L. L. Casitta
31/01/2007, 20:33
Negativo. Tem que ter a tomada sim e tem que alça pra corrente.
Sendo removível então remove. Eu só uso o meu quando estou rebocando.
Waldir Carlos
31/01/2007, 21:05
Caramba, o meu não é original! O engate é removível, tem conexão elétrica, o pino- trava de segurança, não tem arestas e tal. Ainda não lí a tal legislação... vou retirá-lo e colocar a "tampinha". Putz, tudo bem que há exceções [... tipo engates grosseiros, feitos em oficinas de fundo quintal], mas esses caras aprontam cada uma, viu!
Foto: http://img.photobucket.com/albums/v499/wkarlos/L200_Traseira3.jpg
:putz::putz:
[]s
ramonpoa
01/02/2007, 07:41
pela resoluçào do Contran.... em sendo ORIGINAL... não há o que se preocupar...
mas o interessante da resoluçào é que o engate só pode ser instalado em carro com CAPACIDADE para rebocar... ou seja... aqueles que as montdoras atestam que tem capacidde de rebocar...
acho que aquele monte de uno mile com engate de reboque não devem se enquadrar nisto.........
Art 1º Esta resolução aplica-se aos veículos de até 3.500 kg de PBT, que possuam capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador, e que não possuam engate de reboque como equipamento original de fábrica.
Art. 2º. Os engates utilizados em veículos automotores com até 3.500 kg de peso bruto total deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.
.......
Art. 3º. Os fabricantes e os importadores dos veículos de que trata esta Resolução deverão informar ao órgão máximo executivo de trânsito da União os modelos de veículos que possuem capacidade para tracionar reboques, além de fazer constar no manual do proprietário as seguintes informações:
I – especificação dos pontos de fixação do engate traseiro;
II – indicação da capacidade máxima de tração - CMT.
Art. 4º. Para rastreabilidade do engate deverá ser fixada em sua estrutura, em local visível, uma plaqueta inviolável com as seguintes informações;
I – Nome empresarial do fabricante, CNPJ e identificação do registro concedido pelo INMETRO;
II – modelo do veículo ao qual se destina;
III – capacidade máxima de tração do veículo ao qual se destina;
IV – referência a esta Resolução.
Art 5º O instalador deverá cumprir o procedimento de instalação aprovado no
INMETRO pelo fabricante do engate, bem como indicar na nota de venda do produto os dados de identificação do veículo.
Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:
a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;
b) Quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar as seguintes
características: esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer; tomada e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera; dispositivos de iluminação, devidamente regulamentados.
Pequeno jr
01/02/2007, 14:12
Pela reportagem que passou no jornal da Record de Terça, os carros que tem engate original "TEM" que colocar uma tomada elétrica e a tal alça para corrente.
No caso das L-200 com engate orignal, deve ser instalado a tomada em algum canto. Na minha Ranger por exemplo, como fico com a bola virada para cima o tempo inteiro, vou instalar a tomada este fim de semana.
ramonpoa
01/02/2007, 14:17
Pela reportagem que passou no jornal da Record de Terça, os carros que tem engate original "TEM" que colocar uma tomada elétrica e a tal alça para corrente.
No caso das L-200 com engate orignal, deve ser instalado a tomada em algum canto. Na minha Ranger por exemplo, como fico com a bola virada para cima o tempo inteiro, vou instalar a tomada este fim de semana.
não me aprofundei na questão... mas o art. 6 da resolução diz que "quando instalado como acessório......." aí tem que cumprir.... já se é original do veículo....
ariel kleinubing
01/02/2007, 15:05
Engate x Placa
Caros Colegas. Levei uma multa na Ranger porque o engate original de fábrica (bolota) encobre a placa. Não adiantou argumentar com o puliça.
Então, mesmo que o engate seja o original, vai ter complicação porque ele encobre a placa.
Assim fica o dilema que nos causa a nossa legislação: o CTB diz que não se pode alterar as características originais do veículo, o engate da Ranger é original e se alterar estou sujeito a multa, se não alterar também porque encobre a placa. Ainda, posso manter pela resolução o engate original, mas ele encobre a placa e vou ser multado. Vais saber o que se fazer com uma lei destas. São os nossos legisladores e as suas trapalhadas. E o contribuinte que pague o pato.
Abraços.
Ariel
Grassmann
01/02/2007, 15:43
Engate x Placa
Caros Colegas. Levei uma multa na Ranger porque o engate original de fábrica (bolota) encobre a placa. Não adiantou argumentar com o puliça.
Então, mesmo que o engate seja o original, vai ter complicação porque ele encobre a placa.
Assim fica o dilema que nos causa a nossa legislação: o CTB diz que não se pode alterar as características originais do veículo, o engate da Ranger é original e se alterar estou sujeito a multa, se não alterar também porque encobre a placa. Ainda, posso manter pela resolução o engate original, mas ele encobre a placa e vou ser multado. Vais saber o que se fazer com uma lei destas. São os nossos legisladores e as suas trapalhadas. E o contribuinte que pague o pato.
Abraços.
Ariel
A Ranger NÃO tem engate original de fábrica.
O que acontece é que muita gente coloca uma bola de engate naquele furo no pára-choques. E, sinceramente, duvido que aquela chapa aguente 500kg de tração, que é o que normalmente se usa como capacidade de um engate decente.
E não pode encobrir a placa mesmo. O "puliça" tá certo. Se você comprou sua Ranger assim, experimente ir a uma concessionária e ver as 0km expostas. Nenhuma delas tem o engate (bola) colocado.
O que é considerado original de fábrica são aqueles engates que já fazem parte da estrutura do carro, a exemplo do que ocorre com alguns modelos de L200, Mercedes série M e outros.
A respeito do engate original, a Lei é clara... Não é preciso colocar tomada não! :discordo: :discordo:
Olha só:
Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:
Quer um conselho? Imprima a Resolução e leve junto com seu carro...
Entonces, o original (só o original) da L200 pode ser usado como veio no carro.
Minhocas
01/02/2007, 16:05
O que acontece é que muita gente coloca uma bola de engate naquele furo no pára-choques. E, sinceramente, duvido que aquela chapa aguente 500kg de tração, que é o que normalmente se usa como capacidade de um engate decente.
E não pode encobrir a placa mesmo. O "puliça" tá certo. Se você comprou sua Ranger assim, experimente ir a uma concessionária e ver as 0km expostas. Nenhuma delas tem o engate (bola) colocado.
O que é considerado original de fábrica são aqueles engates que já fazem parte da estrutura do carro, a exemplo do que ocorre com alguns modelos de L200, Mercedes série M e outros.
A respeito do engate original, a Lei é clara... Não é preciso colocar tomada não! :discordo: :discordo:
Olha só:
Eu fui parado a pouco tempo atras por um policial na rodovia e ele me alertou para o fato do engate na ranger tampar a placa o que poderia me causar multas, na hora mesmo eu virei a bolota pra baixo e assim ficou, os guardinhas não falaram mais...
Até mais...
ramonpoa
01/02/2007, 17:10
Eu fui parado a pouco tempo atras por um policial na rodovia e ele me alertou para o fato do engate na ranger tampar a placa o que poderia me causar multas, na hora mesmo eu virei a bolota pra baixo e assim ficou, os guardinhas não falaram mais...
Até mais...
MINHOCA... você tá colocando MINHOCAS na resolução... o colega doVigtara explicou muito bem..... o ENGATE da Ranger é originalmente SEM BOLOTA....
tanto é assim, que se viesse a bolota, a fábrica colocaria a placa em lugar diferente....
Walter L. L. Casitta
01/02/2007, 17:39
Olha só:
Aquele furo no pára-choque da Ranger é pra reboque sim e é reforçado pra isso tanto que nas Ranger anteriores a 97 vinha impresso ao lado do furo todas as informações sobre cargas permitidas tanto em Kg e Libras.
È permitido sim usa a bola naquele lugar desde que rebocando. Eu mesmo já fiz isso muito inclusive fui parado em focalizações e na tive problema.
Outra vez com a bola naquele lugar sem estar rebocando e um policial me deu a opção de retirar a bola naquela hora ou ser multado.
Grassmann
01/02/2007, 21:10
Aquele furo no pára-choque da Ranger é pra reboque sim e é reforçado pra isso tanto que nas Ranger anteriores a 97 vinha impresso ao lado do furo todas as informações sobre cargas permitidas tanto em Kg e Libras.
È permitido sim usa a bola naquele lugar desde que rebocando. Eu mesmo já fiz isso muito inclusive fui parado em focalizações e na tive problema.
Outra vez com a bola naquele lugar sem estar rebocando e um policial me deu a opção de retirar a bola naquela hora ou ser multado.
Walter,
Pode até aguentar a carga e pode até ser que o manual diga que pode instalar uma bola de reboque ali.
Mas que não é original do veículo, isso não é. E daí recai na opção "b" do artigo 6o. da resolução, ou seja, tem que atender uma série de requisitos, inclusive colocar instalação elétrica.
E, de qualquer forma, a placa nunca pode ser obstruída. Nunca...
Walter L. L. Casitta
01/02/2007, 23:25
Walter,
Pode até aguentar a carga e pode até ser que o manual diga que pode instalar uma bola de reboque ali.
Mas que não é original do veículo, isso não é. E daí recai na opção "b" do artigo 6o. da resolução, ou seja, tem que atender uma série de requisitos, inclusive colocar instalação elétrica.
E, de qualquer forma, a placa nunca pode ser obstruída. Nunca...
Não entendi. Vem de fábrica constando no manual e tem o furo pra bola com especificações e não é original de fábrica? O que mais precisa ter pra ser original de fábrica então?
Por acaso você é uma autoridade de transito? Ta falando igual a eles. Ta querendo me multar de qualquer jeito? Então multa...
lfferraz
01/02/2007, 23:45
Bom, então acho que ficou claro que o original pode...
Já imprimi essa resolução e grafei os trechos que falam que pode:
Art 1º Esta resolução aplica-se aos veículos de até 3.500 kg de PBT, que possuam capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador, e que não possuam engate de reboque como equipamento original de fábrica.
Walter L. L. Casitta
01/02/2007, 23:58
Vejam o que esta escrito no manual da Ranger:
“ Pára-choque de Estribo”
“O pára-choque de estribo é equipado com um engate integral e necessita apenas de uma extremidade esférica de 19mm de diâmetro. O pára-choque de estribo possui uma capacidade de 900Kg peso do trailer e 90Kg de peso de lança.
As capacidades nominais (indicadas neste manual) para o reboque de trailer com o pára-choque original de fábrica são válidas somente quando a extremidade esférica do engate do trailer estiver instalada diretamente no furo do pára-choque. Bla bla bla bla....”
Minhocas
02/02/2007, 07:33
Não entendi. Vem de fábrica constando no manual e tem o furo pra bola com especificações e não é original de fábrica? O que mais precisa ter pra ser original de fábrica então?
Por acaso você é uma autoridade de transito? Ta falando igual a eles. Ta querendo me multar de qualquer jeito? Então multa...
Com todo Respeito Grassmann, mas na minha ranger é original, o manual cita o parachoque de estribo como dito pelo Walter, e inclusive no proprio parachoque tem escrito, ao lado da bolota, os pesos que o mesmo consegue puxar.
Quando eu comprei a ranger, eu não fui lá furar o parachoque, comprar a bolota e alterar o manual para fazer tudo parecer original... Isso já veio nela, inclusive se você for numa concessionária e verificar numa ranger zerada, o furo no parachoque está lá, de fabrica, se está vindo com a bolota ai já é outra história...
[]´s sem recentimentos
Grassmann
02/02/2007, 07:40
Vejam o que esta escrito no manual da Ranger:
“ Pára-choque de Estribo”
“O pára-choque de estribo é equipado com um engate integral e necessita apenas de uma extremidade esférica de 19mm de diâmetro. O pára-choque de estribo possui uma capacidade de 900Kg peso do trailer e 90Kg de peso de lança.
As capacidades nominais (indicadas neste manual) para o reboque de trailer com o pára-choque original de fábrica são válidas somente quando a extremidade esférica do engate do trailer estiver instalada diretamente no furo do pára-choque. Bla bla bla bla....”
Walter,
Para ser original de fábrica, precisa vir incorporado ao carro. Não pode ser acessório, como a bola de engate no caso da Ranger. A bola precisa ser instalada depois, então é acessório.
Por acaso você já viu como é o engate de uma Mercedes M320? Depois que ver, vai entender o que é um engate original. Ele é incorporado (preso) ao veículo, é permanente e não pode ser retirado.
Se você procurar ver como é o engate da L200 vai entender. Ele nem bola tem, vem parafusado no carro entre duas partes do pára-choques.
Não entendo o porque de tanto rancor... Não leve as coisas para o lado pessoal...
Leia com calma a Resolução, leia com calma o próprio manual que você cita no seu post e verá que a interpretação é simples. É por causa de interpretações como a que você teve que existem tantos problemas com os guardas.
O local onde a Ford colocou aquele furo não é apropriado. A bola encobre a placa, e isso por si só já é contravenção. É proibido, vai gerar problemas com os policiais. Pra que procurar problemas? Melhor evitá-los...
Não quero entrar em discussão pessoal e sem fim, ok? Não quis ofendê-lo e nem quero comprar briga. Só quis mostrar que uma leitura com atenção pode evitar interpretações erradas, e que isso pode evitar muitos problemas. Se ainda tiver dúvidas, converse com alguma autoridade de trânsito (preferencialmente alguém que trabalhe com legislação) e vai ver o ponto de vista deles. Infelizmente, não adianta discordar deles. São eles que aplicam a Lei, e discordar só gera problemas pra você. Então...
J. G. Junior
02/02/2007, 08:07
Olá pessoal,
Bem... acho que das picapes do mercado a única que vem com engate original eh a L200, ou eu estou enganado??? Dentro do manual da L200 tem até um desenho mostrando esse engate. E esse engate eh muito seguro, pois eh preso na ponta do chassis. É um carro pra trabalho no campo, feito pra arrastar coisas ou outros veículos, portanto veio com esse engate.
Assim como nos carros mais antigos que tem cinto de 02 pontos e não foram obrigados a mudar para cinto de 03 pontos. É um equipamento original do veículo, portanto dentro da lei.
A minha veio com o engate militar, que eh muito mais seguro que o com somente a bola, mas pode ser usado somente a bola também.
Esse engate original da L200 "NÃO ENCOBRE" a placa, essa eh do lado direito do parachoque traseiro.
A Ranger, TOYOTA e S10, não tem engate original. Se colocar a bola no parachoque (Ranger) vai encobrir a placa mesmo e não tem segurança pra arrastar nada.
Não dá pra comparar o engate original com esse feitos em empresas "fundo de quintal". Tem que ter certificado mesmo.
Portanto, aconselho quem tem L200, tirar esse acessório não original e comprar um engate militar na MIT, pois eh somente tirar a "alça" ( vem na maioria das Mits) e fixar o "engate militar" no lugar. Mais elegante e seguro.
Abraços,
João Gualberto
L200 - L
ramonpoa
02/02/2007, 08:17
hehehehe... vi a resposta do Graxamann abaixo...... quanto a rancor, etc...
Claro que o Walter deve estar brincando.....(nào tenho procuraçào prá falar com ele) mas suas colocações são sempre bem humoradas....
o problema do REBOQUE é que a placa do veículo SEMPRE tem que ficar visível... tanto é assim que é comum quem puxa reboque com frequência ter que colocar uma placa na lateral do carro (que seja visualizada mesmo com o reboque) para a polícia parar de encher o saco.....
O art. 115 do CTB diz que o veículo deve ter placa dianteira e traseira, sendo esta última lacrada ao veículo....
Já o inciso VI do art. 230 do CTB estabele multa se o reboque COBRIR a placa do veículo, vejam....
Art. 230. Conduzir o veículo:
.......
IV - sem qualquer uma das placas de identificação;
V - que não esteja registrado e devidamente licenciado;
VI - com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa e apreensão do veículo;
Medida administrativa - remoção do veículo;
ariel kleinubing
02/02/2007, 08:38
Respeitando as opiniões em contrário, até porque não poderia ser diferente aqui no Fórum, acho que o engate da Ranger é original sim, pois não se pode aceitar que consumidor adquira produto com previsão de instalação de determinado equipamento sem que tal possa ser efetivamente utilizado legalmente e tal veículo, por certo foi aprovado pelos órgãos e autoridades competentes. SE TEM É PRA USAR E SE É PRA USAR TEM QUE ESTAR LEGAL POIS O VEÍCULO FOI APROVADO PARA SER FABRICADO E COMERCIALIZADO(inclusive eu passei por vistoria sem qualquer ressalva e com o engate alí no mesmo local).
Mas o principal, deixando de lado a questão da originalidade do engate da Ranger, é que nossa legislação, particularmente a de trânsito (CONTRAN, DETRAN - Resoluções) é totalmente contraditória, não somente quanto à este ponto, mas com relação a diversas outras matérias, pela imprecisão, falta de coerência e legalidade, o que inclusive deixa margem a diversas Ações Judiciais, que acabam por anular autos de infrações e procedimentos inconvenientes de tais orgãos. Daí minha indignação, não com policiais, mas com as normas que eles acabam tendo que cumprir por dever legal.
Abraços.
Walter L. L. Casitta
02/02/2007, 09:26
Pessoal, eu reproduzi o que ta escrito no manual da Ranger. O que mais vocês precisam pra acredita que a Ranger tem engate original?
O que não se pode fazer é passear de Ranger com a bola sem estar rebocando, mesmo assim eu já vi Ranger com a placa deslocada para a direita e com a bola instalada.
Quando se está rebocando em qualquer veiculo a placa esta sempre obstruda pelo trailer. Nesse momento não importa se a bola torna a placa ilegível já que tem um trailer muito maior que a bola escondendo a placa e pra compensar esse problema existe a placa do trailer.
hehehehe... vi a resposta do Graxamann abaixo...... quanto a rancor, etc...
Claro que o Walter deve estar brincando.....(nào tenho procuraçào prá falar com ele) mas suas colocações são sempre bem humoradas....
o problema do REBOQUE é que a placa do veículo SEMPRE tem que ficar visível... tanto é assim que é comum quem puxa reboque com frequência ter que colocar uma placa na lateral do carro (que seja visualizada mesmo com o reboque) para a polícia parar de encher o saco.....
O art. 115 do CTB diz que o veículo deve ter placa dianteira e traseira, sendo esta última lacrada ao veículo....
Já o inciso VI do art. 230 do CTB estabele multa se o reboque COBRIR a placa do veículo, vejam....
Art. 230. Conduzir o veículo:
.......
IV - sem qualquer uma das placas de identificação;
V - que não esteja registrado e devidamente licenciado;
VI - com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa e apreensão do veículo;
Medida administrativa - remoção do veículo;
Ramon,
Vc vai me desculpar, mas se eu tiver que fazer a minha placa traseira ficar visível enquanto estou puxando o reboque, terei que pedir para o detran colocar mais uns 3 metros de fio no lacre da placa para que eu possa colocá-la na parte de tráz do reboque.
Pessoal, eu reproduzi o que ta escrito no manual da Ranger. O que mais vocês precisam pra acredita que a Ranger tem engate original?
O que não se pode fazer é passear de Ranger com a bola sem estar rebocando, mesmo assim eu já vi Ranger com a placa deslocada para a direita e com a bola instalada.
Quando se está rebocando em qualquer veiculo a placa esta sempre obstruda pelo trailer. Nesse momento não importa se a bola torna a placa ilegível já que tem um trailer muito maior que a bola escondendo a placa e pra compensar esse problema existe a placa do trailer.
Walter, concordo com vc. A Ranger tem o mesmo conceito de engate que a Dakota.
ramonpoa
02/02/2007, 10:01
Ramon,
Vc vai me desculpar, mas se eu tiver que fazer a minha placa traseira ficar visível enquanto estou puxando o reboque, terei que pedir para o detran colocar mais uns 3 metros de fio no lacre da placa para que eu possa colocá-la na parte de tráz do reboque.
cheguei a me finar de tanto rir....3 metros de fio.... heheheheh
Akaprovic, quem fez a legislaçào nào fui eu... o máximo de culpa que temos, em conjunto, é que nós elegemos os ditos cujos e com nossos impostos é que são pagos os burocratas que fazem essas resoluções....
lfferraz
02/02/2007, 10:28
Em anexo fotos do engate original da L200.
Dá pra ver como a estrutura do carro é reforçada para o mesmo.
Grassmann
02/02/2007, 11:19
Respeitando as opiniões em contrário, até porque não poderia ser diferente aqui no Fórum, acho que o engate da Ranger é original sim, pois não se pode aceitar que consumidor adquira produto com previsão de instalação de determinado equipamento sem que tal possa ser efetivamente utilizado legalmente e tal veículo, por certo foi aprovado pelos órgãos e autoridades competentes. SE TEM É PRA USAR E SE É PRA USAR TEM QUE ESTAR LEGAL POIS O VEÍCULO FOI APROVADO PARA SER FABRICADO E COMERCIALIZADO(inclusive eu passei por vistoria sem qualquer ressalva e com o engate alí no mesmo local).
Ariel,
Vou botar mais lenha na fogueira.
Engate original é aquele que vem com o veículo, e não um acessório que é colocado dependendo da vontade co proprietário.
Experimente comprar uma M320 sem engate. Não existe. Neste caso, é original do veículo.
Se for interpretar conforme você cita, todos os carros de maior porte tem engate original, até porque todos eles vem com estrutura para fixação do mesmo, e citam em manual que pode ser instalado um engate.
O que estou tentando frizar é que, no entendimento de quem legisla e no entendimento de quem aplica a Lei, se o engate não vier instalado de fábrica, é acessório. E se é acessório, deve atender a Resolução, Artigo 6o. alínea "b".
Walter, se for assim, o engate da minha Scénic também pode ser considerado original? Mesmo sendo comprado à parte e sendo fabricado por outra empresa? O manual da Scénic também cita que pode ser instalado engate no carro, que a estrutura suporta a carga, ...
Bom, vou parar de "teimar" com vocês... Já estou passando por chato mesmo... Só estou frisando que de nada adiantam os argumentos que vocês estão colocando... A Polícia vai multar mesmo quem andar com o engate irregular... E se vocês ainda acham que estão certos, andem com o engate assim e pronto. Arquem com as multas, se incomodem, entrem com recursos,... Afinal, se tem uma coisa que eu aprendi é que a minha opinião de nada adianta quando se discute com uma força maior. E neste caso, a Polícia é sempre uma força maior... Afinal, são eles que tem a autoridade delegada pelo Estado para aplicar a Legislação. E neste caso, a opinião deles é a que mais importa. Ou vai teimar com um policial?
A propósito, vocês já conversaram com algum pra perguntar o que eles acham desta Resolução? Eu já...
PessoALL,
CASO 1: Tenho um L-200, onde pedi para instalarem o engate na concessionária. Eles retiraram a parte onde antes existia um gancho e colocaram a parte que permite o uso do engate com a cabeça remomível, com a tomada de força devidamente ligada, porém sem o gancho original, já que a peça onde ele estava foi substituida pela que contém a tomada e o engate. E ai? Estou dentro da legislação ou não?
CASO 2: Tenho um Troller que vem com o engate já instalado de fábrica porém sem a ligação elétrica e sem a cabeça removível, mas com uma alça para permitir a fixação da corrente de segurança. Já pedi para instalar a tomada elétrica e já comprei a cabeça com a bola para poder utilizá-lo.
Nos dois casos, a cabeça do engate está sempre guardada dentro do carro e só é instalada quando vou usar o reboque.
Pergunta: Estou DENTRO ou FORA da Lei?
ariel kleinubing
02/02/2007, 13:04
AKPG
Se você está certo ou errado, se irá ou não rodar dentro da lei, eu não sei (sequer nossos legisladores sabem).
O que sei, como já antes frizei, é que você PODE ser autuado de qualquer maneira, por uma ou outra coisa, pois o julgamento na maioria das vezes é subjetivo, dependendo da opinião da "autoridade" e baseado em "Resoluções", "Portarias" dúbias e questionáveis, o que no meu entender é o PROBLEMA.
Abraços
Walter L. L. Casitta
02/02/2007, 13:17
PessoALL,
CASO 1: Tenho um L-200, onde pedi para instalarem o engate na concessionária. Eles retiraram a parte onde antes existia um gancho e colocaram a parte que permite o uso do engate com a cabeça remomível, com a tomada de força devidamente ligada, porém sem o gancho original, já que a peça onde ele estava foi substituida pela que contém a tomada e o engate. E ai? Estou dentro da legislação ou não?
CASO 2: Tenho um Troller que vem com o engate já instalado de fábrica porém sem a ligação elétrica e sem a cabeça removível, mas com uma alça para permitir a fixação da corrente de segurança. Já pedi para instalar a tomada elétrica e já comprei a cabeça com a bola para poder utilizá-lo.
Nos dois casos, a cabeça do engate está sempre guardada dentro do carro e só é instalada quando vou usar o reboque.
Pergunta: Estou DENTRO ou FORA da Lei?
Alexander,
vai estar denntro da lei sem a cabeça com a bola e desde que não fique nada saliente pra machucar os pedestres ou arranhar os carros de terceiro, isso é a mesma coisa que não ter engate. Se andar com a cabeça e a bola sem reboque, vai ter que ter a tomada e tudo mais coma manda a lei.
Walter,
Então eu entendo que nos dois carros, eu estando com a cabeça/bola ou sem eles, eu estarei dentro da lei. Visto q tenho as tomadas funcionando corretamente e tão existem cantos vivos em nenhuma parte do engate.
Agora, resta saber se os féla da p%t@ vão interpretar desta forma.
Um abraço,
J. G. Junior
09/02/2007, 11:35
Corrigindo o que disse anteriormente nesse tópico.
Acho que o parachoque da Ranger aguenta puxar algo bem pesado sim... vou concordar com o Walter.
Vi filmagens da Ranger nos USA rebocando um barco, e com a bola no parachoque, exatamente como no Brasil.
Bem... mas o problema ainda está encobrir a placa.
Mas, como já foi dito aqui, se deslocar a placa para a lateral do parachoque o problema estaria resolvido. E será que os "guardinhas" vão concordar que o que foi feito é legal. Mudando o lacre da placa no Detran, acho que não tem como duvidar.
E o interessante é que não vai ficar nada saliente, nada que fique além do parachoque. Portanto dentro da lei.
Abraços,
J. Gualberto
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
10/02/2007, 09:20
Corrigindo o que disse anteriormente nesse tópico.
Acho que o parachoque da Ranger aguenta puxar algo bem pesado sim... vou concordar com o Walter.
Vi filmagens da Ranger nos USA rebocando um barco, e com a bola no parachoque, exatamente como no Brasil.
Bem... mas o problema ainda está encobrir a placa.
Mas, como já foi dito aqui, se deslocar a placa para a lateral do parachoque o problema estaria resolvido. E será que os "guardinhas" vão concordar que o que foi feito é legal. Mudando o lacre da placa no Detran, acho que não tem como duvidar.
E o interessante é que não vai ficar nada saliente, nada que fique além do parachoque. Portanto dentro da lei.
Abraços,
J. Gualberto
Na Frontier fiz isso que está no anexo. Sempre puxo Jeeps nas trilhas (ou eles me puxam). Já reboquei uma Toyota (carr. madeira carregada) por mais de 5 Km serra acima. Na última trouxe uma Rural no cambão até Paranaguá (uns 20 Km). Já dei trancos e o para-choque aguentou. Só não sei se está 'legal'.
Pode colocar a placa do lado, desde que seja iluminada.
Abraços
Alexandrino
Alexandre Costa
10/02/2007, 19:09
Prezados amigos,
Concordo com o Alexandrino,
Na minha ranger eu coloquei a placa na parte inferior, pelo menos no modelo 98, já existem os buracos para posterior utilização, é só utilizar parafusos com porca e arruela de pressão, e a iluminação é só adquirir uma peça externa, geralmente comercializado em loja de material auto elétrico por R$ 5,00 e fazer a instalação.
No meu manual, vem mencionando o poder de tração, logo considero que se já veio furado para aplicação do engate...não tem como não considerar original, e se vcs repararem...já existe um buraco em uma parte reforçada, que pode ser utilizada a corrente de segurança que o contran exige...agora se realmente for rebocar em rodovia, acho que vale o bom senso...tem que possuir a parte elétrica funcionando.
Abçs Alexandre.
renato_antunes
04/07/2007, 00:42
Meu irmão trabalha na Secretaria de Trânsito de Vitória e segundo ele o engate (bola) na Ranger não é original, visto que é instalado na loja como acessório, não é item de linha como cinto de segurança por exemplo. O fato encobrir a placa então é multa na certa.
Na Frontier fiz isso que está no anexo. Sempre puxo Jeeps nas trilhas (ou eles me puxam). Já reboquei uma Toyota (carr. madeira carregada) por mais de 5 Km serra acima. Na última trouxe uma Rural no cambão até Paranaguá (uns 20 Km). Já dei trancos e o para-choque aguentou. Só não sei se está 'legal'.
Pode colocar a placa do lado, desde que seja iluminada.
Abraços
Alexandrino
Na minha Frontier eu tinha exatamente a mesma coisa, mas quando fui fazer a vistoria o cara me disse que poderia atrapalhar a "leitura total da placa" do jeito que estava, resumo da ópera, retirei e instalei um suporte KEKO, agora tenho alem da bola um engate manilha da Todo Terreno para prender a cinta com segurança.
O problema é que no nosso país a lei não é muito específica o que permite interpretações e futuros pedidos de "presentes"..... Ou quem sabe um emprestimo para comprar gado como está em moda ultimamente.....
abs
segue umas fotos....
Alexandrino, veja como ficou a instalação do guincho XD9000i, agora quem tem tirado neguinho de enrrosco sou eu, hehehehe
abs