PDA

Ver Versão Completa : Ajuda - Ranger 4x4 2002



cbarboza
31/01/2007, 13:19
Pessoal

Depois de 12 anos voltei ao mundo 4x4, adquiri uma Ranger 2002 Xl.
Antes dessa Ranger , tive (tenho desmontado) apenas jeep Willys, com isso tenho um problema que nunca havia me acontecido.
A minha Ranger quando esta engatada a 4x4 e faço manobra, aparentemente as rodas ficam travadas, sendo preciso desengatar e força o movimento para que volte ao normal.
Alguem passa ou passou por isso?

Aproveito para parabenizar o site e o forum que estão sendo de grande ajuda.

abs

Carlos
Ranger XL 2.8 CD - Original(ainda)

equipeminas4x4
31/01/2007, 15:36
Só qd vc vira q aparece esse problema ou em linha reta tb???
Rodas traseiras ou dianteiras???

[]´s

cbarboza
31/01/2007, 16:14
Marcel

Só esta acontecendo quando vira e quando esta engatada a 4x4, mas não sei te dizer qual esta travando.

abs

equipeminas4x4
31/01/2007, 17:56
Se estiver travando no dif. traseiro, pode ser seu bloqueio LSD q não tem mais os discos de atrito. Mas isso aconteceria mesmo em 4x2.
Se for diferencial diant., pode ser as planetárias, q foram para o espaço. Só desmontando pra saber.
Ainda existe a chance de ser coroa/pinhão, mas daria problema na reta tb e não só em curvas.

Não consigo ver outro problema ae, pelo menos sem ver o carro.

[]´s

dalmo cruz torres
31/01/2007, 19:22
Não sei se a Ranger tem o mesmo sistema no diferencial dianteiro que a S-10, mas se for o mesmo(com peças parecidas pelo menos) vai ser a Trizeta, quando ela está com algum defeito ela trava uma roda do eixo dianteiro quando reduzida e principalmente em uma manobra onde se esterça mais a direção, aí, se dermos marcha a ré ela destrava. Se isso estiver acontecendo, vai com fé que é a tal da trizeta(se a Ranger tiver a trizeta).

Luizinho
31/01/2007, 20:14
Lamento discordar dos colegas mais experientes, mas este comportamento da Ranger em manobras é normal. Ela não tem diferencial central e como o entre eixos é relativamente longo, há uma variação de velocidade entre um e outro que só pode ser compensada se o terreno for de baixa aderência. Esterça-la em terreno firme em 4x4 é arrasto na certa. A minha e outras que andei fazem isto, portanto recomendo não esterçar tuda a direção com 4x4 acionado sob pena de forçar algum componente.

Boa sorte e parabéns pela pick-up nova, mas não se esqueça de montar logo o Jeepinho.

Abraço.

dalmo cruz torres
01/02/2007, 10:32
É, concordo que o citado pelo Luizinho é bem possível, ainda ele sendo acostumado com a Ranger e já tendo visto isso em outras ocasiões....

equipeminas4x4
01/02/2007, 13:38
boa....


[]´s

cbarboza
02/02/2007, 14:33
Pessoal

Agradeço a todos, e neste fds farei um testes em terra, depois posto a resposta.

Valeu

9998hiro
10/05/2007, 07:15
Lamento discordar dos colegas mais experientes, mas este comportamento da Ranger em manobras é normal. Ela não tem diferencial central e como o entre eixos é relativamente longo, há uma variação de velocidade entre um e outro que só pode ser compensada se o terreno for de baixa aderência. Esterça-la em terreno firme em 4x4 é arrasto na certa. A minha e outras que andei fazem isto, portanto recomendo não esterçar tuda a direção com 4x4 acionado sob pena de forçar algum componente.

Boa sorte e parabéns pela pick-up nova, mas não se esqueça de montar logo o Jeepinho.

Abraço.

no meu caso, comprei a minha ranger 4x4 99 V6 faz um mes...
ando sempre com a traçao 4x4Hi, e nao parece travar nada...
notei nas curvas (principalmente nas de alta) que o carro fica extremamente firme.
nas manobras aqui de casa, mesmo com a 4x4Hi ligada, nao noto nenhum travamento, nem nenhum pneu arrastando, por nao ter o diferencial central...
será q o meu carro está com alguma peça "baleada"? equivalente a estar com a embreagem gasta?
se a traçao nao estivesse funcionando, eu nao notaria diferença nas curvas...
mas se estivesse funcionando, o carro deveria travar em manobras...
ou seja, meu carro está se comportando como se tivesse diferencial central! muito estranho.
com a 4x4Low ligada , em lugares com pouca traçao (tipo com grama molhada) tem vezes que se uma roda patinar, perco a traçao das outras! já ouvi falarem aqui no forum em um bloqueio para a ranger existe? aonde eu posso comprar e instalar?
sei q misturei varias perguntas, mas sao todas correlatas...
valeu! abraço a todos!!!

hiroshi

RABUGENTO
10/05/2007, 07:40
cbarbosa,


Não entendi se a roda está travando em "Hi" ou em "Low".

Já li aqui no forum que quando em "Low" não se deve esterçar muito a direção e que isso poderia levar ao travamento das rodas e até danificar algum componente. Cheguei então à conclusão que a reduzida so deve ser usada em linha reta ou quase...

Como tenho tido essa precaução, até agora não aconteceu comigo.

9998hiro
10/05/2007, 08:47
cbarbosa,


Não entendi se a roda está travando em "Hi" ou em "Low".

Já li aqui no forum que quando em "Low" não se deve esterçar muito a direção e que isso poderia levar ao travamento das rodas e até danificar algum componente. Cheguei então à conclusão que a reduzida so deve ser usada em linha reta ou quase...

Como tenho tido essa precaução, até agora não aconteceu comigo.

nao está travando em nenhuma! hahahahaha

edubelem
10/05/2007, 15:21
9998hiro,

Ela não trava e sim fica pesada em curvas, porem, se vc usa a tração em tempo integral, em superfície firme e seca (asfalto e cimento), é provável que a sua tração já tenha ido pro SACO, pois esta tração é para ser utilizada em momentos necessários, em superfícies lisas, off road(lama, grama terra, areia, etc...)e não para estabilidade on road.

[]'s

Walter L. L. Casitta
10/05/2007, 15:29
Tô achando que esse cara tá com as RLs bichadas... Ranger 4x4 99... Sei não...

9998hiro
10/05/2007, 15:47
Tô achando que esse cara tá com as RLs bichadas... Ranger 4x4 99... Sei não...

oq seriam RLs?
mesmo nao sabendo oq são essas RLs, devem estar bichadas mesmo! hahahahahah
oq devo fazer?

Walter L. L. Casitta
10/05/2007, 16:36
oq seriam RLs?
mesmo nao sabendo oq são essas RLs, devem estar bichadas mesmo! hahahahahah
oq devo fazer?

As rodas livres ficam instalas nos cubos das rodas dianteira e são acionadas a vácuo. A Ranger a partir de 2000 não tem mais. Essas RLs sem manutenção dão problema mesmo, mas tem solução. Tem um monte de tópicos dedicados a esse tipo problema. Da uma pesquisada aí...

9998hiro
10/05/2007, 16:57
As rodas livres ficam instalas nos cubos das rodas dianteira e são acionadas a vácuo. A Ranger a partir de 2000 não tem mais. Essas RLs sem manutenção dão problema mesmo, mas tem solução. Tem um monte de tópicos dedicados a esse tipo problema. Da uma pesquisada aí...

muito obrigaldo WALTER!
teria dica de qual palavra chave posso colocar na busca dos topicos relacionados? pois RLs é muito curta e ele nao filtra...

edubelem
10/05/2007, 17:07
muito obrigaldo WALTER!
teria dica de qual palavra chave posso colocar na busca dos topicos relacionados? pois RLs é muito curta e ele nao filtra...


roda livre ranger


[]'s, boa sorte,

RABUGENTO
10/05/2007, 17:48
nao está travando em nenhuma! hahahahaha

9998hiro,


Acho que voce se equivocou. Minha pergunta não foi para voce. Foi dirigida ao "cbarbosa"

Procure ler a mensagem inteirinha que voce entenderá melhor.