Ver Versão Completa : Band não pega no frio!
Ney _Niterói
31/01/2007, 10:25
Prezados Toyoteiros,
Já tenho a minha Band a dois anos, e até hoje não consegui resolver o problema do arranque...
Sempre que esfria um pouco ela não pega... o motor gira pesado e simplesmente não pega!
Já troquei bateria (duas vezes), fiz algumas revisões na elétrica, fiz serviços no arranque (várias vezes)... e o problema continua!
Me falaram para fazer algumas "mandingas", mas não sei se realmente têm algum fundamento:
1) Tapar com a mão a entrada do filtro de ar para aliviar o peso do motor.
2) Borrifar benzina/éter ou WD-40 na entrada do filtro de ar.
Alguém já fez isto? Funciona mesmo??
Lembrando, o motor fica com pouco giro... parece bateria fraca, mas não é!!!
Abraços,
Ney
ivancgbsb
31/01/2007, 11:29
O que resolveu na minha foi uma revisao dos bicos injetores. Estavam vazando e "afogavam"
Tampar a entrada do filtro de ar ? Discordo.
Borrifar produtos ? Ja ouvi falar em car 80...mas nunca fiz nada disso.
qts amp é a sua bateria?
os motor mercedes são pesados pra virar mesmo, e o pessoal costuma por umas bateiras de 70 amp e realmente fica uma bo$#% pra ligar. tem que ser bateria de uns 130
qual ano da band,verifique qdo foi feita a ultima revisao de bico/bomba.
amperagem da bateria realmente influencia.ponto a ser verificado.
verifique se o alternador esta carregando.
tampar a entrada de ar,ligeiramente quando for dar a partida,ajuda,mas é necessario 2 pessoas,deixa a entrada tampada com a mao,quando o motor começar a girar,retirar-se a mao.
filtro de oleo muito sujo tbem pode prejudicar.
ate mais,
Tiago Passos
31/01/2007, 13:13
Ney tenho uma toyoda band curta ano 66 motor OM 324 famoso maçarico quando ainda não tinha revisado os sistema de aquecimento era só esfriar que naum pegava mesmo. Ja testei od dois metodos o de tampar com a mão funciona porém fui alertado por um mecãnico do risco de quebrar os aneis devido a pressão que occorre quando vc tira a mão não sei se procede! Já o segundo e exelente pode se usar car 80, wd-40 e WhitLub (não sei se escreve assim) mas realmente funciona mesmo so não pode é utilizar isso direto!
Abraços
Tiago Passos
David Brew
31/01/2007, 13:36
Frio.... em Niteroi???? ;-)
Meu 89 foi egual e eu fiz as mesmas coisas - sem nunca melhorar.
Finalmente coloquei mais uma bateria e nunca teve mais problemas.
Tapando a entrada de ar funciona mas sozinho no carro nunca consegui.
Noite frio tentava estacionar numa lomba - no final, na lomba pega facil, facil.
Mas tinha um ano quando meu lugar da noite era o ponto mais baixo numa estacionamento aberto - um ano bem interessante aquele!!
Boa sorte e compra mais uma bateria.
David
Chacal do Pantanal
31/01/2007, 13:43
A minha é 84 com motor OM 314, mesmo antes de substituir a bateria original pela atual de 125 Ah, nunca tive problemas com partida, mesmo nos dias mais frios (pode parecer que não mas em Campo Grande também faz frio) nunca tive problema com partida, um macete que sempre utilizei na minha, e sempre apertar o afogador (parada do motor) uma tres vezes antes de dar a partida é bater e valer.
Ney _Niterói
31/01/2007, 14:14
Obrigado pelas dicas!!
David: onde vc instalou a segunda bateria? ela fica liga permanentemente ou só usa em emergências?
Chacal: Esse macete do estrangulador tem algum fundamento ou é "simpatia"
Abraços
Ney
Ney
Se a tua Band é 82 prá baixo o problema é o teu motor de arranque(modelo JD), prá resolver só gastando entre 600 e 700 pilas e trocando pelo modelo novo (JF), não tem jeito, ou troca ou convive com o problema e dá-lhe bateria nova td ano...
A dica do estrangulador tem fundamento, se faz tempo que vc não revisa a tua bomba injetora e o avanço do automático tá meio ruim, ao apertar e liberar o estrangulador vc libera a peça e deixa passar mais diesel o que facilita a partida, dar umas bombadas no acelerador, mesmo com o motor desligado, pode ajudar um pouco...
Outro paliativo é misturar querosene no diesel porém com o tempo dá um detonis no sistema de alimentação de combustível...
[ ]´s
Marco Antonio
Chacal do Pantanal
01/02/2007, 08:23
Ney,
O Marco Antonio explicou o fundamento da "bombada" no estrangulador, mesmo após troca de bicos e regulagem da bomba injetora, adotei por hábito esse procedimento, mesmo quando fico com a viatura parada por vários dias não tenho problema com partida.
Engels Kbça
04/02/2007, 15:45
Ney tenho uma toyoda band curta ano 66 motor OM 324 famoso maçarico ...
Abraços
Tiago Passos
:putz: Essa é relíquia....aprendí a dirigí numa Band dessa, só que era 63, o motor era esse mesmo OM 324, injeção indireta...uma vela de pré aquecimento...já faz um bom tempo..:rolleyes:
Um abraço
Cabeça.
guilhermeabreu
04/02/2007, 22:36
NEY NITERÓI
Tive uma BAND 90 com motor OM-314 e que apresentava o mesmo defeito , e foi resolvido rápidamente com o BOMBISTA HONESTO , foi simplesmente mexido na bomba a TALA DE DÉBITO DE PARTIDA , não demorou nem 5 minutos e nem me cobrou nada .
Nunca precisei de usar 2 baterias , mas só usava bateria de 150 amp com corrente de partida de 900 ( não sei o que ) , acho que é 900 amperes de partida mesmo . É a bateria original das TOY BAND , mas são muito caras , tem uma outra opção que seria comprar uma bateria maior de caminhão com estas características que é bem mais barato , mas tem o detalhe de ter que trocar o local da mesma pois naquele espaço ela não cabe . Mas a bateria original de 150 amp e 900 amp de partida funciona bem , fiquei com minha BAND 4 ANOS e comprei apenas 2 bateria dessas , durou então 2 anos cada , que é o normal de qquer carro .
estyvybeykr
06/02/2007, 17:59
:-) Caro Ney meu sofrimento era o mesmo que o seu, porem a cerca de 03 anos adquiri uma bateria de 145 amperes, pasmen ela durou 03 anos e só agora em janeiro é que substitui por outra e ela cabe exatamente na caixa de batera, não havendo necessidade de adaptar uma outra em nenhum outro lugar, ou ainda adaptar uma de 150 amperes ¨de caminhão¨ embaixo do banco trazeiro, ou na frente proximo ao motor, se não resolveu seu problema e tiver interesse em resolver faz contato, um forte abraço a todos os toyoteiros.:dance:
joão k. chikui
07/02/2007, 21:09
Nei, ajudaria muito se vc dissesse o ano ou pelo menos o tipo de motor que vc tem.
Mas, se vc fizer chupeta e virar rápido e pegar. Coloca bateria maior(135 A ou 150) ou instala outra em paralelo, preferencialmente da mesma q vc já tem, e, cuja soma das amperagens alcance tipó 160 A.
Caso com chupeta ainda vire lento, trocar de eletricista e de motor de arranque.
Ney _Niterói
08/02/2007, 08:55
Caro estyvy,
Minha bateria é de 130 A e é nova (7 meses de uso) e me custou quase R$ 500,00!
Onde vc comprou esta de 145A e quanto custou?
Grande abraço!
ps: minha band é 1978 com motor OM-314
Ney
Dieselboy
08/02/2007, 09:17
Essa primeiramente ouvi e depois fui conferir pessoalmente de um produtor rural que era meu vizinho.
Segundo ele quando começava a época do pré-inverno seu trator já "desandava" em não querer mais funcionar pela manhã :putz: quem já teve oportunidade de ver a rusticidade dos velhos Ford 6600 sabe que não é tarefa nada fácil tentar dar tranco num pesado-pesado daqueles :shock: isso claro, considerando que exista uma ladeira que permita tal procedimento.
Eu insisti para que revisasse a parte elétrica (alternador, motor de arranque, cabos de alimentação, etc) mas ele me disse que já havia "feito" tudo e o problema teimava em reaparecer sempre que a temparatura ambiente caia um pouco.
Um dia ele me contou todo efusivo que havia encontrado uma "solução" para o problema crônico de seu trator, segundo ele bastava derramar um pouco de água fervente sobre a bomba injetora que seria "batata" .... era dar a partida e pegar na hora :shock:
NUNCA testei, porém dada a curiosidade fui conferir tal proeza numa manhã gélida de inverno e .... não é que funcionou mesmo? :shock:
Não sei explicar ou se há uma explicação racional para o fato, porém pelo que pude presenciar tal procedimento pelo menos no campo empírico obteve resultado.
A "dica" está dada, grande abraço a todos :concordo:
cristiano
08/02/2007, 17:50
Tem uma lenda que diz que aquele resalto na tampa do OM314 é para instalar uma vela aquecedora, mas não conheci ninguém que tenha feito, só gente que já ouviu ou viu.
O ideal era descobrir qual tipo de vela aquecedora é mais indicada... mas não consigo encontrar ninguém aqui que tenha feito isso.
ronaldo gabina
10/02/2007, 20:30
Pra resolver o problema, ligue o cabo do negativo da bateria diretamente no arranque.
Ronaldo Gabina
Araruama RJ
SW4 93/Band 89
Gabrielpol
10/02/2007, 21:18
Amigos, venho de um pais muito frio no inverno e uma das dicas que posso dar para quem nao tem vela aquecedora, e deixar uma lampada de 40 watts (incandecente, comum) pendurada, encostada no block do motor a noite inteira, capo fechado e claro.
O consumo de energia e desprezivel, e mantem a temperatura do motor-agua e ar estavel ao ponto de partida, funciona mesmo.
Na realidade a vela aquecedora esquenta o AR da camara de injecao e nao o diesel como pode parecer.
Da ate para utilizar um secador de cabelo direcionando o ar quente para a admissao, mas da mais trabalho.
Claro que nao e uma solucao definitiva mas da pouco trabalho, a maioria deve ter uma tomada na garagem, e bom utilizar um bocal ou porta-lampada de ceramica.
Abracos.
Costuma funcionar muito bem quando o problema não é eletrico ,sempre ligar o carro com o pé na embreagem , pois diminui o peso , assim nao vai rodar algumas engrenagens da caixa e ao mesmo tempo repicar rapidamente o pedal do acelerador enquanto o motor de arranque entra em funcionamento . mas vale lembrar que isso é paleativo pois a bomba com certeza está precisando de uma regulagem , manutenção especifica . no meu caso fui usando este metodo no OM 314 (608) até que um dia o motor desligou e nao pegava mais , resultado , o bombista afirmou que acumulo de particulas de água presente no oleo diesel a longo prazo prejudicou a bomba . a própria umidade relativa do ar (condensação) . daí a importancia de criar o hábito de drenar a água no filtro de combustivel . :concordo:
foto de modelos de motores nas toyotas de acordo com o ano .
cristiano
10/02/2007, 23:27
Para não ter problema com água na bomba injetora, é só adaptar um filtro decantador no sistema.
Dieselboy
10/02/2007, 23:58
Além disso também é imprescindível abastecer somente em postos que tenham filtro de diesel ligado à bomba e sobretudo conferir a situação do(s) posto(s) no site da ANP:
Segue o link:
http://www.anp.gov.br/petro/mapa_fiscaliza.asp
Aurelio Palma
01/05/2007, 08:31
Pessoal,
Só ressucitei o tópico para que tudo sobre o assunto fique junto.
Estava com o mesmo problema de partida pela manhã. Mesmo depois de verificar a Bateria (que está boa) e de "refazer" o alternador o problema persistia.
Levei a um BOM eletrecista aqui de Arujá que matou a charada: o parafuso que fixa a malha de aterramento do motor do arranque estava meio folgada. Com isso, havia perda de corrente ( a bateria chegava a ir para 8 Volts, na partida) e com essa perda, não pegava. Hoje de manhã está frio (18 oC) e pegou muito bem! Ufa! Problema resolvido.
É mais um ponto para os amigos que tem o mesmo problema, verificar.
abraço,
Obrigado pelas dicas!!
David: onde vc instalou a segunda bateria? ela fica liga permanentemente ou só usa em emergências?
Chacal: Esse macete do estrangulador tem algum fundamento ou é "simpatia"
Abraços
Ney
Ney,
Voce é de Niteroi. eu moro em Cabo Frio, basicamente as mesmas temperatura, Cabo Frio é até um pouco mais frio. Minha Band usa o OM 314. Pega de primeira em qualquer situação. Uma época ficou arrastada, a bateria deu pau, Troquei e nunca mais tive problemas. Uso uma de 130 Amp.
Ola Ney , aqui em Brasilia tambem faz frio e por sinal esta começando , bem na minha band 86 OM 314 fiz o seguinte : Bateria revisada sempre de preferencia de 8 em 8 meses , depois coloquei um cabo negativo da bateria direto no motor de arranque junto com o sistema original ou seja negativo ao chassis e outro no motor e troquei o alternador colocando um Bosch de 65 amper com caixa de voltagem moderna ou seja interna no mesmo retirando o sistema de caixa de voltagem que fica na parede de fogo , pronto so virar a chave e vrummmmmmmmmmmm . Isso ja se passaram uns 5 anos . Abraços
gbalero_URU
02/05/2007, 07:01
Hola amigos aca en Uruguay hace bastante frío en torno a los 3º y en pleno invierno por debajo de cero, tengo una band 82 y sufrí durante un buen tiempo el tema del arranque, pero empece a observar que esas dificultades no eran siempre con el frío incluso aveces arrancaba de primera algunos díias de mucho frío.
Revise todo lo que ustedes han planteado aca, y finalmente la llevé al bombista, en un par de horas y sin sacar la bomba le regulo no se que cosa del caudal de la inyección de partida, o algo asi.
La verdad estoy impresionado de como arranca en media vuelta de motor, luego de esto lamente no haber hecho este servicio antes, y haber sufrido el no saber si pega o no.
Un saludo desde Montevideo
Gerardo
guilhermeabreu
02/05/2007, 13:21
AÊ PESSOAL
Qdo tinha uma BAND 90 OM-314 , tb ficava ruim de pegar no frio , e o problema era o mesmo do amigo URUGUAIO GBALERO , que o problema era na TALA DE DÉBITO DE PARTIDA , em 5 minutos o bombista regulou , não me cobrou nada , e ficou 100% , virava com meia volta do motor .
blz Nei
sou de SG(seu vizinho),tenho 1 band 64 tb e enquanto ela estava c/ motor om324(motor original para este ano), ela só pagava bem quando eu acionava as velas de pré-aquecimento dela, se as suas velas nao estiverem funcionando,nos dias frios fica muito difícil de pegar(estas velas sao de fábrica para este motor), na minha as velas funcionavam e ela pegava bem em qualquer temperatura. vale lembrar que tem que revisar o motor de arranque(o jf é + potente que o jd), bateria,alternador e o terra do arranque. ou seja neste motor nos dias frios só pega bem , se a parte elétrica estiver em ordem, se as válvulas de aquecimento estiverem funcionando.
abcs
Horacio Balero
07/05/2007, 14:00
Hola esta es mi primera intervencion, les cuento que hace poco mas de un anio que tengo mi Bande y estoy muy contento con ella, es un vehiculo maravilloso que no se puede comparar con nada, por lo demas el problema del arranque lo estoy viviendo ahora y la solucion es la que les cuenta mi hermano gbalero URU, bueno ya quedo precentado un abrazo y Fuerza Toyoteiros en especial a los Bandeis.
joão k. chikui
07/05/2007, 21:35
Horacio, seja benvindo ao fórum 4x4 brasil. Onde fica Melo?
gbalero_URU
10/05/2007, 10:04
Hola bienvenido al grupo, no si hay antecedentes de que hayan hermanos en el grupo capaz somos los primeros
Horacio Balero
15/05/2007, 13:10
Bueno muchas gracias, esperemos a ver si entre los demas companieros de forum aparece algunos hermanos
André-4WD
06/06/2007, 15:33
Aqui tem mais uma vitima...
Já no segundo dia, matei a bateria tentando pegar. E olha que nao estava fazendo muito frio.. Onte tava bem pior e ela pegou.. hj não...
A minha bateria é de 110 amperes e desconhecida CCA.. nao tem essa informação na dita cuja. A marca é LIGHT... enfim deixei carregando em casa e tentarei de noite pegar:
- Vou usar primeiro o esquema do estrangulador
- depois borrifar D40 na entrada do filtro
Depois posto aqui..
abraços
andre
joão k. chikui
06/06/2007, 20:19
André
Antes de dar a partida , precisa dar um toque no acelerador, pois se tudo estiver funcionando, depois que vc estrangula, é como se a bomba ficasse "desarmada". Depois é só dar a partida , mesmo sem acelerar.
Veja se está virando rápido , ou pesadão.
Se estiver lento e pesadão, como imagino, veja se com uma bateria maior fica rápido. Se mesmo com bateria de 135Ah e uns 900 de CCA, virar pesado, é o caso de revisar motor de arranque em um bom eletricista.
André-4WD
06/06/2007, 22:01
João..
Fui orientado pelo ex-dono a ligar sempre pisando na embreagem e dar uma pisada de leve no acelerador. to fazendo errado?
Nesse caso, estrangulei as 3X e pisei na embreagem e acelerador..e continuo virando pesado.
Tá virando lento, pesadão...
TO pensando em retirar a bateria da rural ( 70A/ 650cca) e fazer a chupeta. Nas garagem da band nao consigo botar a rural lado a lado para fazer a chupeta com a rural com motor ligado, que seria o ideal.
Outra ideia que tive, foi pegar o cabo da chupeta e fazer esse aterramento da carcaça do alternador com a bateria usando o cabo, que é grosso.. e se funcionar, ai faço uma coisa definitiva..
sds
andre
joão k. chikui
06/06/2007, 22:09
André, a 1ª parte está correta, ao pisar na embreagem , livra o arranque de virar todas as engrenagens com oleo frio.
Não pega pq tá virando pesado , lento, o que faz com que falte calor (da rápida compressão) para a ignição do diesel.
Coloque em paralelo a tal bateria de 75 Ah, se virar rápido , era pq está faltando CCA para a partida a frio.
Se mesmo com 2 baterias virar lento , pode mandar o eletricista verificar aterramento , escovas , induzido, etc...
Pisar na embreagem tudo bem, mas acelerar com o motor frio desgasta demais o motor. Se tiver turbina então, é um crime...
Abraço.
Antonio.
André-4WD
07/06/2007, 18:10
Pessoal:
Estou dando uma carga lenta na bateria, logo mais tentarei liga-la.
Agora por curiosidade, eu peguei o multimetro e aferi a bateria. Estava marcando 12,3V. Ou seja, a principio, normal, em condições de uso.
Pergunto...
- Serah que a bateria estando mesmo com a voltagem esperada, ela possa estar com algum outro problema que nao permita a CCA alcancar o maximo da bateria??
abraços
andre
gbalero_URU
08/06/2007, 07:17
Hola, Andre
Estaba siguiendo con atención el problema que ustedes plantean, mas alla de lo que en algun momento comente de la regulación de la partida de la bomba, en el tiempo que tengo el band, he tenido dos veces que sacar el arranque para limpiarlo porque acumula pó de los carbones y luego de limpiarlo este gira mucho mas rapido, en el caso de mi band tengo una bateria de 200 A y el cable de tierrra directo al arranque.
pero la realidad es que los problemas de arranque desaparecieron con la regulación de la bomba y es tal que con 0º como esta mañana no llegas a darte cuenta si el arranque gira lento o rapido pues no completa una vuelta de motor que liga.
sufri tres inviernos el tema del arranque y cuando me parecia que girba lento le daba arranque un par de vueltas de motor esperaba 20 segundos y al dar arranque nuevamente giraba mas rapido.
Un saludo cordial Gerardo
RAFAEL TOSTES
08/06/2007, 10:47
Amigos,
Também estou sofrendo com o frio, minha bateria é de 130 A, deixei no eletricista para trocar as "escovas" e fazer um manutenção normal.
Foi diagnosticado que no cabo de aterramento estava perdendo 50% da "carga", estou colocando um cabo direto da bateria ao motor de arranque, fiz todos os testes na bateria e não há problema.
Deixei o brinquedinho na oficina e amanhã cedo vou dar partida na oficina e ver o que vai acontecer.
[]´s
joão k. chikui
08/06/2007, 11:12
Pisar na embreagem tudo bem, mas acelerar com o motor frio desgasta demais o motor. Se tiver turbina então, é um crime...
Abraço.
Antonio.
Antônio
Não é para ligar acelerado, mas sim dar um toque no acelerador para desestrangular a bomba. Essas bombas em linha são fantásticas do ponto de vista de durabilidade e baixo custo de manutenção, mas,não possuem solenóide de corta combustível e variador de ponto para compensar o motor frio(por isso que, mesmo quando novo, quando frio sai fumaça branca no escape).
André-4WD
08/06/2007, 19:22
Salve..
Estou aqui para contar minhas peripéicas como toyoteiro...
Depois de fazer tudo que era coisa, presumi que fosse o motor de arranque o problema. Resolvi empurrar e fazer pegar no tranco. Consegui.
levei na auto-eletrica e trocaram:
- escovas
- carvão
- embuchamento
- Parece que ficou bom!!!
Quanto ao procedimento de ligar, eu to fazendo assim:
- piso na embreagem
- dou uma pisada leve e rápida no acelerador
- viro a chave da ignicao
- e como por si só nao pega, eu dou uma segunda pisada leve no acelerador e qdo sinto que pega tiro fora...
Não sei se é assim o recomendavel, mas é como me acertei com a band, pelo menos por agora.
Abraçso
andre
Antônio
Não é para ligar acelerado, mas sim dar um toque no acelerador para desestrangular a bomba. Essas bombas em linha são fantásticas do ponto de vista de durabilidade e baixo custo de manutenção, mas,não possuem solenóide de corta combustível e variador de ponto para compensar o motor frio(por isso que, mesmo quando novo, quando frio sai fumaça branca no escape).
Ah bom, explicando com tanta propriedade, deu pra entender.
João, você que é de Cotia me explica uma coisa, aquele local para a prática de off-road em Caucaia do Alto (não me recordo o nome) ainda funciona?
Eu passo por cotia todos os fins de semana, quando vou para São Roque...
joão k. chikui
10/06/2007, 14:38
Antônio
O local se chama Off Track e ainda funciona sim, sob nova direção, e tem restaurante . Perdeu o arborismo e a grande tirolesa.
Se um dia quiser fazer uma trilha curta , mas boa ,tenho um amigo que tem uma fazenda em VGP , divisa com São roque, e tem um ponto muito alto , de onde se avista a paulista, SR, ibiuna , Cotia. E , só se consegue chegar lá em cima de 4x4 , mesmo pelo caminho melhor. Pelo caminho das pedras e do mato , mesmo com jeep bom , tem 2 pontos que só de guincho.
fazemos sempre acampamento lá, com churrasco , arroz , feijão, etc...
Qq interesse mande MP.
João,
Vou para São Roque quase todos os finais de semana. Na realidade é na divisa de São Roque com Ibiúna, já ouviu falar no condomínio Patrimônio do Carmo?
Cara, fiquei interessado nessa trilha que você me falou. Espera meu jipe sair da oficina, que podemos marcar algo pra "batizar" meu jipão...
um abraço.
Antonio.
joão k. chikui
10/06/2007, 20:51
Antônio
De lá do patrimônio do carmo se enxerga a fazenda que te falei. Fica um morro antes do radar da aeronáutica, aliás, o morro onde está o radar fazia parte da fazenda, mas , foi desapropriada.
É só dar um alo.
Aquele lugar é bonito mesmo.
Vamos marcar sim, me aguarde...
[]'s
Olha o papo de jipeiro: é "um morro" antes de tal lugar :D . As coordenadas são outras...:D
Ney _Niterói
11/06/2007, 16:47
Depois de fazer o aterramento direto na carcaça do arranque, resolvi o problema... mas só aqui em Niterói onde a temperatura não vai abaixo dos 15º C. Estive na Serra da Mantiqueira neste feriado (2º C) e o arranque virava lento... só pegava no tranco de manhã.
Creio que o problema seja mesmo da bateria, em alguns catálogos existem dois valores para CCA: um para 25ºC e outro para -18ºC, sendo o segundo muito menor que o primeiro.
Vou deixar como está, na proxima troca de bateria, vou optar por uma com CCA de 1300A ou 1500A
André-4WD
12/07/2007, 09:37
Salve...
SOU MAIS UMA VITIMA DO FRIO!!!
Depois dos reparos que fiz nao tive problema de arranque, MAS, hoje, o frio foi de lascar ( 0 grau, isso mesmo..) e agora tá 5 graus..e a band nao pegou!!
A bateria virou, virou, virou e nada. Tive que vir de busão para o trabalho.
O carro da patroa tb teve enorme dificuldade para pegar... na 3a. tentativa e se cuspindo, olha que eh gasolina~injetado...
Qdo o frio esta assim, o que tem que fazer??? jogar aguia quente no motor, como li num post???
abraços
andre
André, uma ótima alternativa é passar o inverno em Salvador...
joão k. chikui
12/07/2007, 12:35
André
É o que eu faria , não quer dizer que seja correto, mas como o frio já vai acabar, lá vai a receita:
Treine antes em local aberto e espaçoso, depois pode fazer na garagem.
Pare o carro numa pequena rampinha de madeira (40 cm de comprimento por 25 cm de altura). Quando o carro rolar , em 2ª simples dê um leve tranco ao mesmo tempo que dá a partida no motor de arranque.
Não vai forçar a transmissão, apenas vai ajudar o arranque a virar o motor mais rápido.
Assim que pegar(e vai pegar!) , pise na embreagem e ponha no P.M. para aquecer o motor.
Qdo o frio esta assim, o que tem que fazer??? jogar aguia quente no motor, como li num post???
Uma forma de facilitar o arranque é com o uso de óleo tipo WD, em spray, pulverizado na "boca" do motor ao mesmo tempo em que se dá a partida.
Pulverizar POUCA gasolina também dá o mesmo resultado.
Sds,
Sukys
André-4WD
14/07/2007, 01:00
Salve..
Hoje a temperatura aumentou (uns 15 graus) e a band pegou com muita facilidade...
Acho que vou ter seguir o conselho do folgado e me ir de muda pra Salvador..
abraços
andre
RAFAEL TOSTES
21/07/2007, 09:18
A minha band tbém tem problemas com o frio.
Quando estou sozinho e não tem quem me ajude a empurrar o brinquedinho, eu tampo a entrada de ar do snorkel com a mão, piso fundo no acelerador e dou a partida, a rotação do motor sobe e qdo pega solto o acelerador.
Funciona pq a minha bateria é 130A e o alternador foi revisado
Não aconselho a utilizar isso com frequencia, apenas na situação emergencial
[]´s
guilhermeabreu
21/07/2007, 12:05
VERIFICA COM O BOMBISTA A TALA DE DÉBITO DE PARTIDA , no meu caso resolveu qdo tinha BAND com motor OM 314 , e coloca BATERIA COM NO MÍNIMO 900 AMPERES DE CORRENTE DE PARTIDA .
AÍ ACABOU-SE PROBLEMAS COM PARTIDA NO FRIO , sem fazer força e/ou levar um estivador a tiracolo .
André-4WD
01/08/2007, 22:20
Salve,
estou eu novamente envolvido em tentar fazer a band funcionar de manha!! Ela simplesmente nao pega e a bateria morre rapido. Se nao pega na primeria tentativa posso esquecer e ir a pé para o trabalho.
Levei num eletricista: diagnosticou ALTERNADOR com problemas
Com o carro acelerado, manda cerca de 13V para a bateria, segundo ele o minimo aceitavel seria 13,5V
A bateria ta em media 12V e na hora da partida vai a 9,5 mas depois que pega vai a 12V novamente.
Minha pergunta é qtos V o alternador tem que mandar para a bateria carregar???
abraços
andre
joão k. chikui
01/08/2007, 22:30
André
13,8 a 14 Volts. esta queda para 9,5 V na partida pode significar bateria com pouca carga ou ruim.
André-4WD
02/08/2007, 11:16
Salve rapaziada...
Dando retorno das soluções adotadas.
Levei no eletricista hoje pela manha e foi trocado o regulador de voltagem (q segundo ele estaria errado) e dado um passe no coletor. Ficou 10!! Agora ele ta mandando entre 13,9 a 14,2V para bateria.
Levei numa loja de bateria e realmente ela está fraca, vou andar com ela agora que o alternador esta bom e avaliar se é caso para troca da bateria ou não.
Outra coisa que o eletricista falou foi do alternador original (35A) que vai ser fraco para tudo que pretendo colocar nela. (Faróis de milha, ar condicionado e guincho). Recomendou o do OMEGA.
abraços
andre
kggfranca
04/08/2007, 21:58
Pra resolver o problema, ligue o cabo do negativo da bateria diretamente no arranque.
Ronaldo Gabina
Araruama RJ
SW4 93/Band 89
:concordo: VALEU GABINA, QDO LI SUA DICA ACHEI MUITA LÓGICA, NORMALMENTE O PROBLEMA ESTA ONDE NÃO IMAGINAMOS, OS COLEGAS AURELIO PALMA E LUIS BLANCO DÃO A DICA NAS PROXIMAS PAGINAS COMO FOI NO MEU "LATA VEIA":
FUI DIRETO NA MALHA DE ATERRAMENTO P VERIFICAR, PUXEI E ELA SAI NA MINHA MÃO, ESTAVA CHAMUSCADA, GRANDE SINAL DE PERDA DE CARGA. DAI TROQUEI A MALHA R$4,00, E LANCEI UM CABO ADICIONAL DO NEGATIVO DA BATERIA AO PARAFUSO DE FIXAÇÃO DO MOTOR DE PARTIDA AO BLOCO DO MOTOR. PRONTO AGORA É SO VIRAR A CHAVE, MESMO NO FRIO DAS MANHÃS DESTE JULHO E AGOSTO/07 NÃ FALHA. COMO O MOTOR MERCEDES VIBRA MUITO ACHO, BOM TODOS OS COLEGAS CHECAREM PERIODICAMENTE A FIXAÇÃO DAS MALHAS, ABRAÇO A TODOS
Aurelio Palma
16/08/2007, 20:40
Caro João,
Segui sua recomendação de daru um pequeno "tranco" enquanto dou na partida e tem funcionado muito bem. Valeu.
Tenho uma dúvida: vi noutras mensagens a recomendação de conectar o cabo da bateria diretamente no motor de arranque. Isso que dizer que divo sair com um cabo para a carroceiria e OUTRO para o motor de arranque? Ou conecto somente no motor de arranque?
obrigado
Maurício Fernandes
16/08/2007, 22:33
bota uma baterias daquela de som com hiper amperagem sem ocupar espaço.
meu cj é diesel e tem duas baterias, após a reforma receberá uma destas:
http://www.autoz.com.br/shopping/loja/Detalhes/Default.asp?ProdutoID=17738&ItemID=1
Dieselboy
16/08/2007, 23:20
bota uma baterias daquela de som com hiper amperagem sem ocupar espaço.
http://www.autoz.com.br/shopping/loja/fotos/FotoMaior/17738_MAIOR.jpg
:shock: R$300,00 numa bateria de 90A? :shock:
Por um preço desses não compensaria uma Moura daquela série com prata ou até mesmo uma Heliar? :pensativo:
André-4WD
17/08/2007, 00:58
Colegas...
Andei sondando preços de bateria pois achei que ela seria a causa de nao pegar no frio, depois que arrumei o arranque.
A dificuldade das Bands é o suporte original da bateria, que limita a bateria que entra ali. Em todo caso, encontrei baterias com de 130 a 140A, com corrente de partida a frio em variando entre 900 a 1000A e na faixa dos 350,00 reais (marcas CRAL ou PAMPA). Ou seja, 50 R$ mais que essa de som, que é 90A e 700A de CCA.
abraços
andre
Ney _Niterói
17/08/2007, 09:23
Prezados,
Bateria HELIAR ou MOURA de 100AH (R$ 450,00):
dimenso~es: 33x17x24 cm3
CCA: 750A (-18ºC) - HELIAR
CCA: 970A (25ºC) - MOURA
Não recomendo baterias de 2ª linha.
Abraços
Ney - Band 1978
Junior Toyota
17/08/2007, 10:32
Pessoal,
Estou usando uma bateria Cral 140A e estive em Monte Verde em julho onde a band estava chegou a -1°C.E apos uma 05 tentativas a band funcionou fumaciando para todo lado ate esquentar mas a bateria aguentou a partida muito bem.
Detalhe a bateria esta com apenas 07 meses.
Abraço a todos
Junior
Maurício Fernandes
19/08/2007, 20:25
:shock: R$300,00 numa bateria de 90A? :shock:
Por um preço desses não compensaria uma Moura daquela série com prata ou até mesmo uma Heliar? :pensativo:
acredito que compensa, principalmente se considerar que ela tem o tamanho de uma de 60amp. e cabe no suporte origfinal
Maurício Fernandes
19/08/2007, 20:26
Colegas...
Andei sondando preços de bateria pois achei que ela seria a causa de nao pegar no frio, depois que arrumei o arranque.
A dificuldade das Bands é o suporte original da bateria, que limita a bateria que entra ali. Em todo caso, encontrei baterias com de 130 a 140A, com corrente de partida a frio em variando entre 900 a 1000A e na faixa dos 350,00 reais (marcas CRAL ou PAMPA). Ou seja, 50 R$ mais que essa de som, que é 90A e 700A de CCA.
abraços
andre
onde andré?
e o tamanho?
abraço,
mauricio
Aurelio Palma
31/08/2007, 22:16
Amigos,
Gostaria de agradecer ao Joao Chikui e a todos os outros colegas que deram dicas valiosas.
Finalmente a Band está pegando, mesmo nos dias mais gélidos.
Lá vai o cronograma de tudo o que foi feito, desde o inicio, para resolver esse problema.
set/2006- pegava com dificuldade. Foi trocada a bateria
maio/2007- Voltou a dar problema. "Refiz" o alternador e aperto do parafuso do aterramento do motor de arranque com o chassis (esse aperto estava folgado)
Jun/2007- problema voltou a persistir.
Ago/2007 - segui o conselho dos amigos e fiz o aterramento do Negativo da bateria diretamente no motor de arranque com fio de 50 mm2 e da carcaça do motor de arranque com o chassis, com fio de 25 mm2.
Problema resolvido. Mesmo nesses dias muito frios, pegou de primeira.
Obrigado a todos.
André-4WD
31/08/2007, 22:34
Mauricio:
Em porto alegre levantei os preços nas baterias pampa (ramiro barcelos quase voluntarios), que foi indicação do juarez da multipeças. E a bateria CRAL numa loja de baterias logo no inicio da bento gonçalves, quase defronte da imobiliaria azenha, que ofereceu a baterial CRAL de 140 A. Esta loja foi indicação do eletricista que arrumou o arranque.
O tamanho delas esta no trabalho, pois faço um bloco de anotaçoes com as coisas da band. Te envio na 2a, ok? mas elas cabem no suporte original.
sds
andre
André-4WD
31/08/2007, 22:36
Aurelio:
Otimo q funcionou. O problema eu ja identifiquei: eh na bomba ou bicos. Vou levar num bombista pra revisar o sistema.
AS vezes o estrangulador nao para o motor.. fica dificil de girar e duro de apertar. TEnho q descer, abrir capô, e puxar a alavanca do estrangulador com a mão. Tem algo ali q dá problema...
abraços
andre
Aurelio Palma
01/09/2007, 16:48
Andre,
Especificamente sobre o estrangulador, o mesmo acontecia comigo.O mecanico mudu a posição da mola no estrangulador lá no motor, e não houve mais problemas. Há duas posições para a mola, uma mais folgada e uma que impoe maior pressao.
abraço,
José Hamilton
06/09/2007, 09:13
Olá pessoal, estou iniciando no fórum 4x4 Brasil e já vou aproveitar todas estas dicas, pois já revisei o arranque, alternador, troquei bateria, mas ainda tem algumas alternantivas que ainda não fiz. Minha Band 89 está comigo há uns 5 anos e todo inverno é o mesmo problema. de tanto usar WD 40, a latinha já fica a postos entre o batente da porta e o compartimento da bateria. Costumo borrifar 4 a 5 segundos de WD e ir calmamente acionar a ignição. A última vez que utilizei o óleo foi em um passeio para Santa Catarina, agora em agosto, com um frio de uns 8 graus. Tirando este probleminha, rodei +- 3000Km e a Band voltou intácta.
Abraços a todos.
Ney _Niterói
06/09/2007, 11:26
Hamilton,
Faça o teste com a chupeta... se funcionar, é porque a bateria está (ou é) ruim!!
Tenho uma MAX LIFE 140 AH. No frio a band não pega... então faço a chupeta com a bateria do Fiesta, ela pega de primeira!
Mandei testar a bateria e ela está ok... mas é FRACA... possui cca de 400 A (conforme informado no site do fabricante).
boa sorte
Ney (Niterói)
André-4WD
10/09/2007, 19:09
Pessoal:
Mandei fazer bomba, foram trocados elemento, bicos, válvulas etc.. e não adiantou de nada. PIOR.. só ficou pior, antes nao pegava no frio, agora nem no calor pega (não adianta ir para Salvador mais...).
To largando no bombista de novo para ver o que aconteceu...
Por outro lado, ja observei 2X desde que comprei a viatura que o automatico dá uma falhada e só faz um TEC... e nao gira nada. Será que ele não é a causa de não pegar???
abraços
andre
José Hamilton
11/09/2007, 08:34
Ney,
obrigado pela dica. Acredito que o meu maior problema é a bateria fraca (100 Ah). Assim que ela pifar vou colocar uma mais potente. Até lá vou borrifando WD... Ainda bem que aqui em Niterói faz pouco frio. Ah! Se colocar um cobertor sobre o motor, melhora bastante! rsrsrsrsrs.
Abraços.
José Hamilton (Niterói)
Ney _Niterói
11/09/2007, 11:44
Hamilton,
100 AH são suficientes, preste atenção na corrente de partida. Deve ser pelo menos 950 A. Baterias de segunda linha tem corrente de partida muito inferior àquelas tradicionais (Moura e Heliar) com mesmo AH.
abraço
Ney
Ney _Niterói
11/09/2007, 11:54
André,
Minha band as vezes faz isso... ("tec") mas na segunda ou terceira tentativa sempre funciona (faz mais de ano que está assim). Se não funcionar de jeito nehum, faça ligação direta no arranque:
com uma chave de boca (parruda) feche um curto do automático (terminal com cabo que vem da bateria) para o terminal central do arranque... o mesmo vale se vc tiver problemas com a chave de ignição.
abraços
Ney
talha-mar
04/10/2007, 13:57
Olá pessoal, sou novo por aqui, mas mexo com Bands ha muitos anos, e já penei muito com esse problema. Moro em Rio Grande (RS) e aqui é comum temperaturas de menos de 10 graus. Realmente o problema é a capacidade de corrente de partida das baterias, mas os Amperes /Hora tambem contam. O arranque do motor Mercedes tem 4 HP, o que em 12 Volts dá +ou- 250 Amperes de consumo. Isso é meio teórico, pois baterias com capacidade de partida de 400A as vezes não dão conta. Nos caminhões Mercedinho 608 ou 709 a bateria é de 150 AH e funciona muito melhor, só que na Band não cabe.
A solução que encontrei para a minha Onça (Band 92 c/ motor OM364/4), que desde nova já custava a partir foi fazer um sistema de partida a frio. Retirei o coletor de admissão, furei e fiz rosca no centro de um ressalto que tem na frente e coloquei a vela de aquecimento do Perkins. Como na bomba injetora do Mercedes não tem a saída de diesel para essa vela, coloquei um tanque de carro a álcool ( com a bombinha elétrica ) e um botão no painel. Agora pode fazer frio que com 30 segundos de aquecimento sempre pega instantâneamente, sem judiar do arranque nem da bateria. Acreditem se quiserem, mas uma bateria Ajax com prata durou 6 anos, o que é uma raridade até em carros a gasolina.
Estou a disposiçao para ajudar em qualquer coisa que puder, podem perguntar, que terei o maior prazer em ajudar, sou apaixonado por Toyotas, essa é a segunda Band e minha esposa tem uma Hilux CD.
Abraço a todos, agradeço por tudo que aprendi nesse fórum
Henri
Junior Toyota
04/10/2007, 20:02
Henri,
Posta umas fotos da sua solução.......
Abraço
Junior
To achando confusão demais para por uma Band em funcionamento. Não pode. A minha funciona perfeitamente todos os dias do ano. Meu motor é o 314. Instalei uma bateria 145Ah e não me lembro da corrente de partida, mas está claramente especificada na bateria (no sabado vou ver, hoje estou fora). Ela é especificada na propria carcaça para um tipo de trator e outros vaículos do porte, inclusive Toyota Band. Paguei R$360, há uns 10 meses mais ou menos.
talha-mar
05/10/2007, 14:35
Olá Junior, vou tentar, mas ainda sou meio bugre nesse negócio de computadores. A vela de aquecimento do Perkins vc pode ver em lojas de peças para motores diesel ou revendas de tratores. É a mesma em todos os modelos mais antigos, inclusive nas D-20 c/ motor Q 20 B.
O Jaime tem razão, é meio complicado, a minha Band antiga que tambem era com OM 314 funcionava melhor, mesmo no inverno. No entanto comprei a atual com 26.000 km e no primeiro frio, até pegava, mas só depois de várias tentativas, com a bateria Heliar original com aprox. 1 ano. Aí o arranque é que apanha. O trator que se refere é o Massey Fergusson 8br e um modelo do Valmet, mas todo mundo modifica o suporte para botar as de 150 AH que inclusive são mais baratas.
Outra coisa importante a verificar é a cordoalha que faz aterramento do motor ao chassi, que com o tempo e a vibração vai se rompendo por dentro e chega a não conduzir mais, embora aparente estar inteira. Para quem mora no litoral ainda estraga mais rápido. A solução é trocar por um cabo como os da bateria e com bitola grande pois a queda de tensão em 12 volts é muito grande. Os próprios cabos da bateria tambem tem que ser grossos e em bom estado, pelo mesmo motivo.
Até a próxima
Henri
talha-mar
08/10/2007, 09:08
Oi pessoal, vamos ver se dá pra ver as fotos da minha "partida a frio".
Junior Toyota
08/10/2007, 20:24
Talha,
Obrigado pelas fotos.Eu também não tenho problemas na partida em dias frios mas segue ai mais uma opçao.
Grande Abraço
Junior
cristiano
12/10/2007, 14:29
Olá pessoal, sou novo por aqui, mas mexo com Bands ha muitos anos, e já penei muito com esse problema. Moro em Rio Grande (RS) e aqui é comum temperaturas de menos de 10 graus. Realmente o problema é a capacidade de corrente de partida das baterias, mas os Amperes /Hora tambem contam. O arranque do motor Mercedes tem 4 HP, o que em 12 Volts dá +ou- 250 Amperes de consumo. Isso é meio teórico, pois baterias com capacidade de partida de 400A as vezes não dão conta. Nos caminhões Mercedinho 608 ou 709 a bateria é de 150 AH e funciona muito melhor, só que na Band não cabe.
A solução que encontrei para a minha Onça (Band 92 c/ motor OM364/4), que desde nova já custava a partir foi fazer um sistema de partida a frio. Retirei o coletor de admissão, furei e fiz rosca no centro de um ressalto que tem na frente e coloquei a vela de aquecimento do Perkins. Como na bomba injetora do Mercedes não tem a saída de diesel para essa vela, coloquei um tanque de carro a álcool ( com a bombinha elétrica ) e um botão no painel. Agora pode fazer frio que com 30 segundos de aquecimento sempre pega instantâneamente, sem judiar do arranque nem da bateria. Acreditem se quiserem, mas uma bateria Ajax com prata durou 6 anos, o que é uma raridade até em carros a gasolina.
Estou a disposiçao para ajudar em qualquer coisa que puder, podem perguntar, que terei o maior prazer em ajudar, sou apaixonado por Toyotas, essa é a segunda Band e minha esposa tem uma Hilux CD.
Abraço a todos, agradeço por tudo que aprendi nesse fórum
Henri
Henri, parabéns pela iniciativa. Agora surgiu a dúvida se essa solução também serviria para os motores OM314, acredito eu que no caso deles teria que ser na própria tampa do motor. Já ouvi essa história de adaptar vela aquecedora, mas a fonte nunca aparecia.
Não entendo muito de velas aquecedoras, eu achava que elas só aqueciam o ar dentro do coletor, mas não sabia que utilizam diesel também. :pensativo: Essa do Perkins utiliza diesel e aquecem ao mesmo tempo? Quando você aperta o botão ela aquece e joga o diesel dentro do coletor do mesmo tempo, é isso? :rolleyes:
Mais uma vez, meus parabéns.
talha-mar
15/10/2007, 08:44
Oi Cristiano, obrigado, mas a idéia não é minha, li em uma revista que isso foi feito em uma F-1000 c/ motor MWM que foi usada um tempo na estação antártica brasileira.
Sim a vela aquece com uma resistência de 12 V e com o calor abre passagem para o diesel (na minha uso querozene) e isso acende uma chama dentro do coletor, aquecendo tudo. Normalmente 30 segundos são suficientes para o motor partir na primeira virada, mesmo estando perto de 0 graus. Já tive motor OM 314 mas não lembro bem do coletor, sei que os dutos são por dentro da tampa de válvulas e teria que ver um lugar adequado para a vela. Outra opção seria soldar uma rosca no tubo que fica entre a mangueira do filtro de ar e o coletor.
Abraço
Henri
Marcio Lutterbach
15/10/2007, 09:30
Boa Talha.Só faltou dizer o comprimento da resistência e qual a amperagem.Marcio.
talha-mar
15/10/2007, 12:08
Oi Márcio, a resistência já vem na vela e deve consumir uns 8 ampéres mais ou menos. Para não ficar muita carga na hora da partida, solto o botão que liga a bombinha e a resistência ao mesmo tempo em que viro a chave de ignição, como já está tudo aquecido pega na hora. Agora aqui o tempo aqueceu ( tem feito 15 a 17° de manhã ) e a bateria nova não tem 1 mês, ela até pega sem usar o sistema, mas usando se economiza arranque e bateria.
Abraços
Henri
André-4WD
30/05/2008, 12:54
Henri:
Show de bola!!! Acho que vou partir para esse sistema, pois hoje está mais frio (7 graus) e eu já fiquei sem a Band. Sorte que rural me salvou e não me deixou a pé.
O que notei hoje é que a bateria tem carga (deu 4 tentativas/ 15 seg), ficava virando mas nada de pegar, até matar a bateria.
Das soluções que foram mencionadas aqui no topico, só não verifiquei os cabos da bateria e cordoalha. O resto já verifiquei e troquei, se necessário.
Abraços
Andre
javali_albino
30/05/2008, 13:54
Olá Pessoal, sou novo no fórum, também tenho esse problema na minha band 91 curta !!!
e aqui é mt frio no inverno, moro na serra do Rio grande do Sul, coloquei uma bateria de 100amperes nova ha 2 semanas, sendo que o motor de partida esta ok !!! estou pensando em instalar uma vela aquecedora no coletor de admisão, alguém já tentou fazer isso ??? aqui esta o link para vcs verem o produto.... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74974710-_JM
abraço a todos os amantes de bandeirante
joão k. chikui
31/05/2008, 22:48
Javali
Essas velas que estão anunciadas nesse link são de antecâmara de motores diesel de injeção indireta. Muito diferente do sistema do Henry.
javali_albino
02/06/2008, 09:10
Olá João,
claro sei q um sistema diferente,
só queria a opinião dessas velas, pois não sei se funcionam bem !!!
valeu amigo !!!
gbalero_URU
02/06/2008, 10:31
hola amigos aca en Uruguay en esta epoca ya disfrutamos de madrugadas por debajo del 0º y la verdad que mi band con motor 314 arranca sipre el secreto esta en una regulacion que tiene la bomba en el frente la mia tiene ese vela que mensionan y la verdad desde el invierno pasado no la uso mas y ese invierno fue record en frios y yo salgo todos los dias a las 6 de la mañana, tambien es importante que el arranque gire rapido con el uso se va ensuciando y quedando lento mas si pasamos com agua casi tapando el motor, recomiendo limpiarlo0 una vez al año
espero mi comentario aporte algo, un saludo GERARDO
gilmar panzer
03/06/2008, 16:48
o arranque pode estar lento por causa das buchas do induzido! a minha troquei e ficou uma beleza , ma stbm ela não pega rdtr frio terrivel rsrssr!
Lvedovello
25/02/2009, 15:19
Toyoteiros, boa tarde.
O frio nem chegou direito e minha band já tá dando problemas na partida. Estou usando a mesmo bateria, marca Nuclear (nunca tinha ouvido falar até comprar a minha), há quase 2 anos ela é de 140 ah e CCA de 850. Ontem em pleno feriado de carnaval encontrei um auto-elétrico aberto e depois de alguns testes fui informado que a bateria está ok, porém o motor de arranque tá se arrastando pra virar de manhã.
Depois de ler os posts deste tópico acredito que o problema seja no motor de arranque. Anotei todas a dicas e hoje deixarei a viatura num auto elétrico para que ele me passe um veredito.
Depois conto os resultados.
Grande abraço,
Leandro.
Ney_Niteroi II
26/02/2009, 11:47
Lvedovello,
Antes de fazer qualquer coisa, testa uma chupeta na primeira virada pela manhã... se funcionar, o problema é da bateria...
Abs
Lvedovello
27/02/2009, 12:56
Então Ney, já tinha levado o carro em 2 postos de bateria para testá-la e nos 2 fui informado que a bateria estava legal.
Levei no auto elétrico e ele deu uma mexida geral no motor de arranque, fez uma limpeza, trocou o embuchamento e ainda colocou uma polia menor no alternador que agora está com aproximadamente 50 A, também foi dada uma carga na bateria.
A princípio o problema foi resolvido, é virar a chave e o motor gira livre, leve e solto! rs....
Aqui em Sampa nem tá fazendo frio ainda e tava difícil de ligar o carro, mas agora me parece que vai demorar um pouco pra eu começar a ter problemas novamente. Hoje de manhã virei a chave a nem sinal do motor virar pesado.
[]'s.
Mauricio Marques Santos
27/02/2009, 13:40
Ney, tudo bem ?
Tenho uma Bandeirates 1991, e vou muito para o sul de Minas (Itamonte) lugar mais frio?????
Bom, meu carro tinha este problema e simplesmente troquei o motor de arranque, e antes de ligar dou uma bombada no acelerador, tem funcionado.
Moro em Piratininga e estou querendo trocar minha corroceria de lata por uma de fibra, voce sabe de alguem que fez? Ja gastei uma fortuna com lanternagem.
Valeu !
Mauricio Marques
José Ordele
01/03/2009, 17:50
Considerando que eu adoro o frio, acho este o melhor tópico do fórum Brasil. Fico imaginando os amigos toyoteiros saindo cedinho com suas bands, muitas vezes pegando no tranco, fazendo chupeta. A verdade que este é um problema comum a todos os toyoteiros do sudeste e do sul. Acho que somente os amigos do norte e nordeste não estão acostumados com este tipo de problema.
J3ferson
01/03/2009, 18:05
Considerando que eu adoro o frio, acho este o melhor tópico do fórum Brasil. Fico imaginando os amigos toyoteiros saindo cedinho com suas bands, muitas vezes pegando no tranco, fazendo chupeta. A verdade que este é um problema comum a todos os toyoteiros do sudeste e do sul. Acho que somente os amigos do norte e nordeste não estão acostumados com este tipo de problema.
:-?:-?:-?:-?:-?:-?:-?
Caro amigo, as bands são carros muitos bom, nunca tive mas tenho uma toyotinha meu chapa nunca tive esse problema graças a Deus, sempre que viro a chave ela pega normalmente. :D:D:D:D
mecamaniaco
02/03/2009, 02:15
Minha Band sempre pega de primeira, sem problema algum! E olha que eu trabalho de madrugada e saio de casa as 00:00 e do trabalho as 6:30, ambos os horários o frio já está pegando, mesmo assim ela pega tranquilo!
Acredito que o problema de partida seja bateria e/ou cabos ruins. Até prq já tive outra toyota e também um caminhao 608 e eles tbm nunca deram problemas, mesmo em dias que dói até o osso de tanto frio.
Fe_jipeiro
03/03/2009, 09:03
Fala Dr. Lvedovello (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=15720),
Blza !?!?
Seguinte cara, Temos duas Bands em casa, uma com o OM 364 S e a outra com o OM 314 S, o 364 eh bem mais leve em comparacao ao 314, pode ficar meses parado que é somente bater na chave que pega. O 314 também pega muito facil sem ratiar e nada, porem precisa de boa bateria para isso no frio. Desde que seu motor de arranque esteje bom e sua bomba injetora tb, limpa e regulada, só resta mesmo a bateria. Se precisar trocar, coloque 2 de 65ah da moura (249,00 cada uma no Mercadocar) que vc terá de corrente a frio de 1340 ou se puder gastar 100 reais a mais coloque duas de 75ah(299,00 cada uma) que vc terá 1780 e garanto que com isso vc nao tera problemas com bateria.
Mas mesmo assim, é bom antes chegar e tentar realmente analisar de onde esta vindo esse problema....tipo, mal contato do negativo, fulga de corrente, etc ... Uma dúvida: quando ela pega, depois do sacrificio, ela fica soltando fumaca branca? e depois pára? qual é o comportamento do motor? Digo isso, pq já vi esse problema tb quando a bomba tá fechada demais, ocasionando falta de diesel necessario na camara para a partida a frio ...
Espero ter ajudado !!!
Abs,
Ney_Niteroi II
03/03/2009, 17:23
Felippe,
Sempre ouvi falar que o motor diesel (antigo) solta mais fumaça enquanto está frio. Nao é verdade????
abs!
Lucas Nassif
03/03/2009, 17:29
Felippe,
Sempre ouvi falar que o motor diesel (antigo) solta mais fumaça enquanto está frio. Nao é verdade????
abs!
Sim!
Fumaça branca/azul é normal em motores diesel mais antigos, quando estão frios.
Fe_jipeiro
04/03/2009, 08:25
Bom dia Ney_Niteroi e Lucas,
Realmente, um pouco de fumaça é normal, mas bem pouco, nada excessivo. Em casa, temos 2 bands, umas com motor 314 S e a outra com 364 S .. Ambas quando está muitoooooooooo frio, mas frio mesmo, soltam um pouquinho somente de fumaça branca/azul ao ligar, mas nada em excesso ... Em outras temperaturas, está fumaça não existe !
Abs,
joão k. chikui
04/03/2009, 12:53
Nei
Sairam motores diesel pré geração common rail , com bomba em linha , e , estas , diferentemente das bombas rotativas , não tem mudança de ponto em função de temperatura.
As rotativas mais atuais, qdo frio atrasam o ponto alguns graus e dá uma queima perfeita .
Portanto , uma leve fumaça branca qdo bem frio nas Band com Mercedes é normal.
Felippe,
abs!
Lvedovello
04/03/2009, 13:10
Fala Dr. Lvedovello (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=15720),
Uma dúvida: quando ela pega, depois do sacrificio, ela fica soltando fumaca branca? e depois pára? qual é o comportamento do motor? Digo isso, pq já vi esse problema tb quando a bomba tá fechada demais, ocasionando falta de diesel necessario na camara para a partida a frio ...
Espero ter ajudado !!!
Abs,
Fala Feilppe, blz?
O problema já foi resolvido, o auto elétrico deu uma geral no motor de arranque.
Então, com relação à bomba está tudo ok, sem fumaça branca/azul e com ótima marca na inspeção veicular aqui de são paulo atingindo (rotação de corte 3170 e opacidade de 0,98.
Mas de qualquer forma valeu!
Lvedovello
09/03/2009, 13:34
Então, o que estava acontecendo com a minha viatura que não queria pegar de manhã era água no cilindro!
A junta do cabeçote queimou e tava entrando água nos cilindros por isso de manhã ao tentar dar a partida o motor girava pesado.... Pelo menos foi o que foi dita pra mim.
Acho que agora não terei mais problemas.
[]'s!
Lucas Nassif
20/05/2009, 21:53
A minha hoje fez charme pra ligar de manhazinha, lá pras 6:30!!
Fui ligar e o motor girava pesado, e num pegava nem a pau. Tentei umas 4/5 vezes e nada. Não forcei pra não matar a bateria.
Na hora do almoço tentei de novo e pegou normal, só que na hora que pegou, ela soltou uma tora de fumaça preta no escape que vô te falar .... :D
fabiano soriano
25/09/2009, 11:56
Hola esta es mi primera intervencion, les cuento que hace poco mas de un anio que tengo mi Bande y estoy muy contento con ella, es un vehiculo maravilloso que no se puede comparar con nada, por lo demas el problema del arranque lo estoy viviendo ahora y la solucion es la que les cuenta mi hermano gbalero URU, bueno ya quedo precentado un abrazo y Fuerza Toyoteiros en especial a los Bandeis.
Hola Horácio, como andas?
Espero que todo bien, te pregunto una cosa, en este ajuste en la bomba que hiciste como se quedó el humo blanco en el momento de partir el motor en frio. Más humo blanco, menos humo blanco, el caudal de ajuste fue para más o para menos.
Gracias y Saludos
Bira IJC
22/12/2009, 17:51
Tópico bastante interessante!!!
Vez por outra minha band não pegava, fui descobrir que era mal contato na bateria, cuja braçadeira não encaixava direito o pólo positivo.
Meu motor é o 14b e troquei recentemente a bateria por outra de 75A e vira de boa.
Fiquei curioso de saber se é normal ele também soltar fumaça branca antes de esquentar, pela manhã?
Abraços!
Bira.
Vez por outra minha band não pegava, fui descobrir que era mal contato na bateria, cuja braçadeira não encaixava direito o pólo positivo.
Meu motor é o 14b e troquei recentemente a bateria por outra de 75A e vira de boa.
Fiquei curioso de saber se é normal ele também soltar fumaça branca antes de esquentar, pela manhã?
Abraços!
Bira.
Caro colega,
Segundo o manual do proprietário (para o motor MB - página 49), o gás branco indica excesso de óleo lubrificante nos cilindros. O gás incolor ou ligeiramente violeta é normal, enquanto o gás de cor preta é sinal de explosão incompleta (excesso de óleo combustível).
Verifique o nível de óleo lubrificante do motor e se não passou da troca.
Espero ter ajudado,
estyvybeykr
03/01/2010, 10:24
Minha band parada a mais de 02 anos esta com essa frescura agora tambem, não quer pegar.
Coloquei a bateria do carro de passeio da Dona encrença 60 amp. e pegou de prima.
Fiquei muito satisfeito, por descobrir que no minimo é uma carga na bateria, e principalmente que se tiver que trocar a bateria, colocarei uma de 100 amp que é muito mais barata.
hercilio.neto
04/01/2010, 22:48
Tive esse problema no dia 31. Aliás, já estava com esse problema a alguns dias.
Eu estava de saída para Santos, quando fui dar a partida e apagou todo o painel. Por sorte meu eletricista ainda estava aberto e resolveu para mim. O problema era o motor de arranque.
Trocou carvão, escova, ...e uns R$ 200,00 depois, tava tudo resolvido.
Agora é só apertar o "start" que o motor vira com gosto.
HERCILIO NETO
valmirjunior
20/01/2011, 13:08
No inverno experimentem colocar de 1% a 2% de gasolina junto ao diesel, isto abaixa o ponto de ignição do diesel.
Esta dica eu já usei, vi no site "energia nova" :dance:
Vou te ensina uma BOA que um bombista aqui da minha cidade teve o prazer de me ensinar:
Minha Band eu dava partida nela e só pegava na primeira, caso eu perdesse a a primeira partida, mas nem com Deus aqui na terra ela pegava novamente, daí ele ensinou o seguinte, enforcar a bomba injetora. VC APERTA ATÉ O FIM O AFOGADOR E SOLTA, DEPOIS ATOLA O PÉ NO ACELERADOR E SEGURA APERTADO E DE A PARTIDA... É FATALLLLLL A MINHA acabou o problema, tenta aí amigo e boa sorte!
minhastrilhas
21/01/2011, 19:38
Abraços!
Bira.
Bira,
minha Band é assim também... fumaça branca bem clara. Após um determinado tempo acaba. Em trocas de marchas com maior aceleração sai é uma fumaça preta. êita!!!!
abs
Alexandre
Lucas Nassif
21/05/2011, 22:59
Tempo frio chegando e o problema de ligar a Band de manhã chegando também.. :lol:
No fim do ano passado coloquei uma bateria de 150A no Toyotão, mas semana passada novamente ela só pegou no tranco. Motor gira pesado e não pega!
Agora devo mandar dar uma geral no arranque e ver se resolve o problema..
minhastrilhas
22/05/2011, 18:20
Tempo frio chegando e o problema de ligar a Band de manhã chegando também.. :lol:
No fim do ano passado coloquei uma bateria de 150A no Toyotão, mas semana passada novamente ela só pegou no tranco. Motor gira pesado e não pega!
Agora devo mandar dar uma geral no arranque e ver se resolve o problema..
Realmente...
... e com o frio vem também aquela pressão de óleo >10, aliás é normal? após alguns minutos esquentando, lógico, volta ao normal. Sabem se para o motor 14B é isto mesmo?
Estou com uma bateria moura 7A, corrente partida 850. Será que vai aguentar?
Valeu!
Alexandre
Prezados Toyoteiros,
Já tenho a minha Band a dois anos, e até hoje não consegui resolver o problema do arranque...
Sempre que esfria um pouco ela não pega... o motor gira pesado e simplesmente não pega!
Já troquei bateria (duas vezes), fiz algumas revisões na elétrica, fiz serviços no arranque (várias vezes)... e o problema continua!
Me falaram para fazer algumas "mandingas", mas não sei se realmente têm algum fundamento:
1) Tapar com a mão a entrada do filtro de ar para aliviar o peso do motor.
2) Borrifar benzina/éter ou WD-40 na entrada do filtro de ar.
Alguém já fez isto? Funciona mesmo??
Lembrando, o motor fica com pouco giro... parece bateria fraca, mas não é!!!
Abraços,
Ney
Acontecia comigo tb no frio. Depois de investigar um monte de coisas e descartar bateria , um mecânico ( muito honesto ) observou que o cabo do afogador ficava "mais preso" no frio. Sei que parece doideira, mas era isso mesmo e foi só fazer um ajuste que tudo ficou bom .